You are on page 1of 20

EXERCCIOS DE FOTOGRAFIA TENDO COMO BASE O TRABALHO DE STEPHEN SHORE THE NATURE OF PHOTOGRAPHY

Nosexercciosqueseseguem,osalunosdevemutilizarasgrelhasanalticasdescritasnaanlisedo trabalhodeStephenShorenvelfsico;nveldarepresentao;nvelmentaldeformaacriarentreos objectosrepresentadosnasimagensfotogrficasdeterminadasrelaesquereforamasideiase emoesdanarrativavisualsobreoespaodaRibeira.Istosignifica,entreoutrascoisas,exploraros seguintesnveisderepresentao:Profundidade/achatamentodaimagem;Enquadramento/moldura; Tempo/velocidadeobturao;Planodefoco/profundidadedecampo

1 - No captulo em que Shore explica o conceito de opacidade ou achatamento da imagem versus profundidade apontado o facto da imagem de fotografia criar relaes entre os objectos que no existiam antes de eles serem fotografados. Procure no espao da Ribeira um determinado cenrio e fotografe-o a partir de diferentes pontos de vista de forma a criar relaes entre objectos e/ou as pessoas que ajudem a comunicar as suas ideias e percepo sobre o lugar.

2 Shore chama a ateno para o facto de existirem dois tipos de moldura | enquadramento em fotografia: activa e passiva. Tire duas ou mais fotografias de diferentes situaes no espao da Ribeira ilustrando estes conceitos. Procure criar diferentes relaes entre objectos e/ou as pessoas que reforcem as ideias que pretende comunicar sobre esse lugar.

3 Congelada, Extrusiva - Desfocada Tempo morto ou parado so trs formas diferentes de revelar o tempo atravs da fotografia. Tire uma srie de fotografias do espao e das pessoas na Ribeira, explorando estes conceitos de forma a reforar as ideias da sua narrativa visual.

4 O foco na imagem cria uma ordem de importncia no espao de representao porque cria um plano de foco nesse espao. Este plano de foco faz com que os elementos sujeitos desse plano - se separem do restante contedo da imagem. Crie uma srie de fotografias a diferentes espaos, objectos e pessoas na Ribeira que explore a noo de focagem, reforando os aspectos que considera mais importantes para a sua narrativa visual.

5Emseguida,mostrmosasfotografiasutilizadasparailustraraaulasobreShoreeasqueShore utilizounoseulivro.Depoisdeestudaressasimagens,reflictasobreapertinnciadasimagensutilizadas naaula.Penseemseguidanassuasprpriasimagens.

Imagens utilizadas Nvel fsico: Horizontalidade ou verticalidade dos elementos retratados podem ser reforados pela forma do suporte de papel (formato horizontal ou vertical).

Aula

Profundidade achatamento da imagem


Shore

Aula

Enquadramento moldura: passiva vs activa


Shore

Aula

Lot 196 Walker Evans Mississippi River Steamboat

1936 Vintage print

Tempo - velocidade obturao Shore

Linda Connor - Sleeping baby - Kathmandu, Nepal, 1980 Aulas

Plano de foco / profundidade de campo


Shore

P.H. Emerson - During the reed harvest, 1886

Aulas

Robert Adams 'Longmont, Colorado', 1979 (printed 1990)

Espao da representao profundo e um espao mental pouco profundo


Shore

Espao de representao pouco profundo e um espao mental profundo

Aula

Espao da representao curto e o espao mental ser recessivo


Shore

Espao de representao profundo e o espao mental pouco profundo


Shore

Modelos extremos so os rgidos e condicionados (s reconhecem o que se adapta ao modelo) e os abertos e flexveis (capazes de acomodar diversas percepes).
Rgidos

Flexveis

You might also like