You are on page 1of 12

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

PALAVRA E IMAGEM: TRANSVERSALIDADE NA ARTE

Ricardo Guimares designer grfico e artista visual Mestrando em Artes Visuais - MAV EBA - UFBA

RESUMO Este artigo trata da relao da palavra com a imagem nas artes visuais a partir da identificao de alguns aspectos e obras de parte da produo artstica no sculo XX. Na aproximao da pintura com a poesia, da poesia com a pintura e as decorrncias dessa produo. Palavras-chave: palavra, imagem, transversalidade. ABSTRACT This article studies the relation words-image in visual arts taking into consideration some specific aspects and artistic works from the twentieth century. It dedicates special attention to the consequences of the close relation between painting and poetry, and vice-versa, poetry and painting. Keywords: words, image, transversality.

A partir da atuao como artista visual, da experincia como compositor musical vivenciando o uso da palavra em letras de canes, as lyrics para a lngua inglesa, e como designer grfico utilizando os recursos da atual tipografia digital, venho desenvolvendo um trabalho de pesquisa de mestrado na linha de processos criativos em artes visuais com o foco na relao da palavra com a imagem e suas decorrncias.

Este artigo traz algumas referncias que tm servido de base para o desenvolvimento dessa pesquisa. Com um enfoque no sculo XX, faz um breve comentrio sobre algumas caractersticas desse perodo procurando identificar a partir de algumas obras a aproximao, presena e relao da palavra com a imagem nas artes visuais. Da palavra em direo a imagem pelos poetas e o caminho inverso, principalmente, pelos pintores. O termo palavra utilizado aqui, est no sentido de texto escrito.

1140

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

IMAGEM PALAVRA

Quando no Renascimento, os pintores comearam a assinar e dar ttulo s suas obras o faziam quase sem interferncia formal. A palavra no deveria fazer parte da composio plstica. Esta esteve presente em outros momentos e de outros modos na histria da arte, mas no sculo XX que adquire outra inteno e maior dimenso.

No sculo XX, com a modernidade e a busca de algo que no fosse o tradicional, ampliaram-se os movimentos de aproximao entre as diversas formas de expresso notadamente entre as artes visuais e a poesia. Perodo de questionamentos, experimentos e descobertas de novas possibilidades que se prolongou at o final do sculo passado.

O estadunidense Clement Greenberg, um dos crticos de arte mais influentes desse perodo, defendeu que a arte continuidade e que equivocado pensar no modernismo como um movimento de ruptura, tanto em proposta como em resultado. Incontestvel atestar as transformaes incitadas e conquistadas pelo que foi discutido e produzido nesse momento e nos diversos contextos em que o pensamento moderno transitou.

O modernismo, movimento que se instaurou junto crise da modernidade, revelou uma preocupao particular com a linguagem. O desenvolvimento de novos cdigos, significaes, metforas, assinalou a representao atravs do instantneo, do congelamento do tempo e sua transitoriedade (...) (GRUSZYNSKI, 2007, p34)

Baudelaire foi talvez o primeiro crtico moderno e Kant, considerado o primeiro modernista por sua tendncia autocrtica. Uma crtica, no no sentido de subverso, mas de conhecimento, auto-reflexo. Nessa busca artstica atravs da auto-reflexo foram se proliferando os manifestos e movimentos. Os diversos ismos encontrando suas crenas em verdades absolutas que se mostraram momentneas e efmeras com o passar do tempo, mas que foram norteadores para muito do que se construiu nos momentos seguintes.

1141

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

Havia uma grande e bem sedimentada tradio naturalista a ser destruda pela arte moderna. Modernismo e antinaturalismo andaram juntos. Diferentemente da renascentista, porm, no havia para a arte moderna modelos a seguir ou a reavivar. (TASSINARI, 2001).

Tassinari ressalta que o olhar para o Oriente e frica, muito presentes em Picasso, por exemplo, se deu mais como investigao e no como modelo referencial.

Do Essencialismo ao Neoplasticismo a crena em uma nova arte pairava na produo, pesquisa e argumentos dos artistas negando o passado. No Neoplasticismo buscou-se a reduo, a criao de assimetrias, a juno com o espao e, tambm, a ausncia da sensao de profundidade. Na modernidade o seu Antiilusionismo procurou negar a perspectiva, o claroescuro e os grandes temas. Pela ausncia dos grandes temas, defendeu a questo da visualidade sem um significado externo.

A arte realista, naturalista, havia dissimulado os meios, usando a arte para ocultar a arte; o modernismo usou a arte para chamar ateno para a arte. (FERREIRA e MELLO)

PERCURSO

Em boa parte da obra do artista ingls Joseph M. William Turner a forma indefinida dos objetos (as cores e as caractersticas individuais de cada elemento invadem uma as outras criando a sensao de que existe apenas um todo) deixando obscuro o tema pela sua abstrao.

Paul Czanne com A Ponte de Maincy de 1879 a 1880 ainda traz o espao perspectivo. As mudanas se do no processo. No h cortes to visveis, pois a estrutura ainda est atada tradio da representao. No entanto, j h uma sinalizao para uma abstrao e de uma pintura como construo.

Exemplos como o de Monet que isolou a feitura do quadro do seu tema caracterstico desse perodo de questionamentos dos processos de 1142

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

representao. O moderno um ideal, uma busca no necessariamente de um fato. Para os impressionistas, a obra deveria funcionar na retina do espectador.

No Balco Manet libertou a pintura do paradigma do espelho e da janela com o uso do balco na qual a ao da viso reincorporada ao corpo do observador.

Picasso quando pintou Les Demoiselles dAvignon em 1907 deu um passo definitivo em direo ao desenvolvimento do cubismo e da abstrao moderna. possvel identificar caminhos que a arte seguiu adiante, pela estrutura acadmica desconstruda e pela aproximao com a frica e o Oriente.

A modernidade movida utopia. Dos novos modos de habitar e de viver de uma sociedade que se reconstri movida a locomotivas, uma burguesia crescente e um espao pblico que se configura na diminuio do espao privado. a crena na racionalidade que solucionar todos os problemas. O futurismo foi movimento que mais se adaptou ou traduziu essas condies de fora da cincia e da tecnologia. Marinetti, mentor do futurismo era poeta de origem. Foi um momento em que a literatura se aproximou muito das artes plsticas. Tanto pelo convvio dos seus mentores, como pela prpria construo de suas obras. No raro seus protagonistas eram pintores e poetas.

H no sculo XX uma reintegrao das palavras no discurso plstico, quando elas irrompem no espao do quadro, ao mesmo tempo em que a visualidade dos signos lingsticos e do espao da pgina resgatada pelos poetas. (VENEROSO)

Paul Klee na sua identificao com o trao incorpora a palavra buscando romper a barreira entre os signos lingsticos e os elementos plsticos. pelo cubismo, futurismo e surrealismo, ainda com o carter de complementaridade da idia de negao clssica, que a palavra aparece principalmente pelas colagens, mas j com a abertura de suas possibilidades expressivas artsticas. 1143

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

Na urbanidade com seus grafismos, marcas, impressos em geral (de jornais a bilhetes de trem), partituras musicais, embalagens, na paisagem da cidade e na obra dos artistas cubistas e futuristas. A seguir, comeam a pintar textos sobre as telas. Segue-se com a palavra de transgresso dos grafites como em Basquiat. A palavra em garatujas como em Klee: meno a letras do alfabeto.

Picasso incorpora em sua obra materiais tidos como no artsticos, com a palavra presente nessas produes. Em 1912, apresenta Natureza morta com cadeira de palha. A Palavra vai adquirindo mais importncia. O

equilbrio na fuso das coisas e espaos proporciona uma troca de aspectos entre o que slido e o que vazio. O espao ganha solidez e as coisas se espacializam. Com a colagem, o espao moderno ultrapassa o espao naturalista. Tambm com as colagens as palavras so incorporadas aparecendo como elementos visuais. O reforo da conquista do espao que no o do claro-escuro.

Como disse Roland Barthes "O significado a representao psquica de uma coisa e no a coisa em si" O surrealista Ren Magritte em A traio das imagens isto no um cachimbo de 1929 traz a palavra que ultrapassa a funo de legenda ou ttulo. Ela integrante da obra e por ela que a obra ganha o seu significado pela afirmao provocativa e

humorada. Ainda aqui, no entanto, o texto um complemento da imagem. Ele est a servio dela.

1144

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

O caminho da palavra na sua aproximao e integrao com as artes visuais e o dilogo com a msica e com variados recursos tecnolgicos foi ampliando a sua origem lingstica em formatos e resignificaes.

Crticos formalistas da arte, como Greenberg, tiveram dificuldade quando as artes plsticas comearam a utilizar muito os objetos do cotidiano. Enquanto a vida se estetizava a arte se desestetizava.

Quando o tema da pintura passou a ser a prpria pintura essa teoria foi perdendo sua funo. A obra percebida pelo seu aspecto visual no mais abarcava o que passou ento a ser produzido artisticamente.

Com Fools House de 1962, o norte-americano Jasper Johns visualiza um novo espao. A arte e a vida se confundem e dessa fuso a palavra participa como um elemento visual carregado de seus significados originais como escrita, mas no mais como somente complemento da imagem. Ela est definitivamente incorporada s artes visuais como mais um recurso expressivo visual e sgnico. a negao ps-moderna da subordinao de um a outro.

Em 1965, Kossuth declarava que a nica coisa que o artista pode fazer refletir sobre o conceito de arte, sobre seu ser em si, visto que j no pode existir nenhuma relao entre o trabalho do artista e o pragmatismo da sociedade. (ARGAN, p. 590).

A arte fechada em si, sem funo no mundo. Visualiza-se a Arte Conceitual. A esfera entre a ao e o discurso.

Enquanto o francs de origem polonesa, Roman Opalka, pinta obsessivamente nmeros e alguns entendem que sua obra era o tempo, outros, como o italiano Emilio Isgr prope um novo sentido a um texto literrio a partir de seu puro e simples apagamento.

Nos Estados Unidos Jackson Pollock se interessou pela cultura oriental e sua caligrafia, de onde buscou um gesto mais expressivo para a criao artstica. 1145

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

A quebra de limites rgidos entre as diferentes linguagens um prenncio da ps-modernidade. So objetos que passam a estar entre a pintura e a escultura, com a presena do efmero, do acidental e non-sense bem caractersticos do dadasmo.

No final do sculo XX o desenvolvimento das tecnologias e a banalizao e saturao do uso da imagem, num sentido mais amplo, abre mais um espao para a presena da palavra que depois se amplia com os recursos de animao, com o sonoro e as possibilidades dos recursos digitais. Na ps-modernidade a transversalidade das linguagens se amplia.

PALAVRA IMAGEM BRASIL

Enquanto a discusso ps-moderna ferveu na Europa e nos Estados Unidos o Brasil convivia com o longo perodo da Ditadura Militar. A dcada de 50, no entanto, foi um perodo de densas discusses. Os diversos manifestos reforaram a idia de um movimento modernista brasileiro. Dos anos 20 de Di Cavalcanti, Portinari, Tarsila e Brecheret que retornam ao Brasil vindos do pscubismo, do fauvismo e da arte construtiva europia e chegando trinta anos depois com Lygia Clark, Helio Oiticica com seus parangols, o concretismo e Ferreira Gullar com o interesse na experincia (fenomenologia da percepo) do neoconcretismo e a poesia concreta com o trio de paulistas.

A poesia concreta, ao trabalhar de forma integrada o som, a visualidade e o sentido das palavras, incorporou a palavra definitivamente no mbito das artes plsticas nacionais. Em 1952, Dcio Pignatari e os irmos Augusto e Haroldo de Campos lanam a revista literria "Noigandres", origem do Grupo Noigandres que iniciou no ano seguinte o movimento da poesia concreta. Junto a Jos Lino Grnewald e Ronaldo Azeredo, eles resgataram alguns dos poetas modernistas e simbolistas como Sousndrade, o Mallarm baiano Pedro Kilkerry e Oswald de Andrade, um dos mentores da Semana de Arte Moderna. 1146

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

Esse reduzido grupo construiu uma teoria e uma obra que ainda continua se desdobrando ao longo desses mais de 50 anos do nascimento da poesia concreta, em renovados experimentos e ampliaes. As influncias se refletem na obra de poetas, artistas visuais e msicos e nos artistas multimdias, aqueles que incorporaram a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a utilizao dos recursos tecnolgicos mais recentes na sua criao artstica.

Do maior rigor construtivo, em relao s experincias grficas de futuristas e dadastas maior concentrao vocabular e nfase no carter no-discursivo da poesia com a supresso ou relativizao dos elos sintticos explicitao da materialidade da linguagem sob os aspectos visual e sonoro, transitou entre os estratos verbais e no-verbais. Artistas vo buscar no texto, alm da sua visualidade, a sua materialidade.
Ao mesmo tempo em que artistas plsticos enfatizam a visualidade e a materialidade da escrita em seus trabalhos, tambm os poetas tm se encaminhado na direo de uma conscientizao da pgina como parte constituinte do poema e na explorao da visualidade e da materialidade da escrita. H, no sculo XX, uma reintegrao das palavras no discurso plstico, quando elas irrompem no espao do quadro ao mesmo tempo em que a visualidade dos signos lingsticos e do espao da pgina resgatada pelos poetas. (VENEROSO, 2002, p. 81-89).

PALAVRA IMAGEM

Antes, o poeta simbolista parisiense Mallarm concebeu o poema, na confluncia do painel visual e da partitura musical, intitulado Un coup de Ds (traduzido por Augusto de Campos como Lance de dados) publicado na revista Cosmpolis em 1897. Influenciado pelos ideogramas chineses construiu uma complexa estrutura de ramificaes e entrecruzamentos com uso de tipos diversos em novas posies e caminhos utilizando o espao grfico de forma mais ampliada. Valorizou os espaamentos, os brancos, enfim, a visualidade da palavra.

O romano Guillaume Apollinaire, em 1914, com seus Calligrammes estabeleceu ainda que sem brilhantismo, uma relao fisionmica entre as 1147

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

palavras e o objeto/recipiente por elas representado. Foi um entusiasta do cubismo e de artistas como Picasso e Matisse.

O poeta e crtico norte-americano Ezra Pound, atravs dos noventa e cinco Os Cantos (de 1925 a 1972) estabeleceu relaes diretas da poesia com a msica. Buscou dizer o mximo possvel com o mnimo de palavras. Insistiu na afirmao de que a poesia est mais prxima da visualidade e da msica do que da linguagem verbal.

O tambm poeta e pintor norte americano Edward Eastlin Cummings que assinava e.e. cummings (assim, em caixa baixa) conciliou a sutileza ao rigor liberando o vocbulo de sua grafia, multiplicando as direes e as dimenses da leitura.

Com as novas tecnologias, a palavra passa a ocupar um espao que ultrapassa a dimenso verbal, com o som e imagem como elementos integrantes que traduzem o seu carter interdisciplinar com significados ampliados pela sua forma e cor, pela presena e ocupao do espao e pelo movimento que a torna ainda mais dinmica.

A expresso criada por James Joyce verbivocovisual sintetiza bem a proposta da poesia concreta. Importante ressaltar que os experimentos da palavra em aproximao e conjuno com a imagem no vem do sculo XX. O ovo de Smias de Rodes de 300 a.C. considerado o primeiro

poema visual. ele o primeiro poema simultanesta, uma vez que o 1 verso a primeira linha; o 2, a ltima linha; o 3, a segunda; o 4, a antepenltima e assim por diante, at a linha final (central). A obra ovonovelo de Augusto de Campos de 1956 faz referncia explcita ao ovo de Rodes

1148

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

A palavra pensada e construda de diferentes formas. Um exemplo o conceito de escrita automtica, associada mais aos surrealistas que buscavam chegar ao inconsciente de cada indivduo, libertando-se das convenes, tambm utilizada pelos dadastas como procedimentos aleatrios e criao pelo acaso.

O originalmente poeta Augusto de Campos construiu uma obra que valorizou a utilizao de recursos tecnolgicos e a interao da poesia com a msica e a conseqente reconfigurao visual e sgnica. Utiliza de diversos recursos como o holograma, o laser, a palavra como objeto, e a luz associada com o som. De sua origem modernista, suas experincias se incorporam s idias psmodernistas de apropriaes e com carter interdisciplinar.

Outro

exemplo

significativo

artista

multimdia

Arnaldo

Antunes.

Assumidamente discpulo dos poetas concretos, ele um dos artistas contemporneos brasileiros que d a palavra uma importante dimenso na sua obra artstica sem ser necessariamente associada poesia nos seus moldes mais tradicionais.

O catalo Joan Brossa foi outro poeta/artista desse caminho da palavra com sem tom irnico em seus poemas-objetos surrealistas influenciado pelos ready made de Duchamp e pelo construtivismo dadasta de Kurt Schwitters.

Na dcada de 80, Mira Schendel, sua registrada Myrrha Dagmar Dub, se estabelece no Brasil em 1949 passa a explorar as relaes verbais e visuais, criando uma gramtica absolutamente particular. Em seu trabalho cada letra tem um mistrio contido no seu prprio desenho.

TRANSVERSALIDADE

Muitos so os artistas que passaram a utilizar a palavra em suas obras seja como mais um elemento ou como base para suas criaes. Alguns, no intuito de ultrapassar o sentido semntico, outros num olhar focado na visualidade da 1149

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

palavra, na desconstruo da escrita, nas relaes entre imagem e palavra e outras formas que essa conjuno permitir. Os limites entre as linguagens artsticas esto cada vez mais tnues e sutis. Os pontos de contato se ampliam e as definies so mais complexas. a busca pela dissoluo de fronteiras, cada vez mais imprecisas e diludas nas linguagens artsticas, seja, vdeo, fotografia, desenho, pintura, poesia, performance, instalao ou pintura. Transversalidade e hibridismo so alguns termos que nos fazem compreender melhor e definir essas caractersticas da contemporaneidade Se a profuso de imagens produzidas na contemporaneidade est

escancarada no nosso olhar cotidiano, cada vez mais se percebe que as definies entre o que verbal e o que no , vo ficando mais complexas.

Inflacionadas pela sua propagao invasiva, as imagens vo ocupando cada vez mais espao em nosso cotidiano, no mais ilustrando os textos, mas se propondo como textos, culminando na expanso dos processos da visualidade e da visibilidade imagtica. (GUIMARES, p. 1). (...) o cdigo hegemnico deste sculo no est nem na imagem, nem na palavra oral ou escrita, mas nas suas interfaces, sobreposies e intercursos, ou seja, naquilo que sempre foi do domnio da poesia. (SANTAELLA, 1992-1993, p49)

A palavra traz em sua estrutura o som, a organizao interna de relaes e a conseqente produo de significados. Quando se amalgama com a imagem e se transformam em outra linguagem, e com os novos recursos tecnolgicos que nos permitem criar outras relaes espaciais e temporais, ento, as possibilidades de criao artstica so enormes.

1150

18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas Transversalidades nas Artes Visuais 21 a 26/09/2009 - Salvador, Bahia

REFERNCIAS AGRA, Lucio. Histria da arte do sculo XX. Idias e movimentos. So Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, 2006. ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. So Paulo: Cia das Letras, 1980. BARTHES, Roland. A cmara clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980. CAMPOS, Augusto e Haroldo de e PIGNATARI, Dcio. Teoria da poesia concreta. Textos crticos e manifestos 19501960. Cotia: Ateli Editorial, 2006. DANTO, Arthur C. Aps o fim da arte. A arte contempornea e os limites da histria. So Paulo. Edusp, 2006. FERREIRA, Glria; MELLO, Ceclia Cotrim de (org., apres. e notas). Clement Greenberg e o debate crtico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. GRUSZYNSKI, Ana Claudia. A imagem da palavra. Retrica tipogrfica na psmodernidade. Terespolis: Ed. Novas Idias, 2007. GUIMARES, Luciano. A cor como informao. A construo biofsica, lingstica e cultural da simbologia das cores. So Paulo: Ed. Annablume. 3 edio, 2004. GULLAR, Ferreira. Etapas da Arte Contempornea. Do cubismo arte neoconcreta. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 1999. SANTAELLA, Lcia. Revista USP - Palavra, Imagem e Enigmas. Dossi Palavra/Imagem. n. 16, pp. 36-51, dez./1992-fev./1993. SANTAELLA, Lcia. Teoria geral dos signos. So Paulo: Ed. Thomson Pioneira, 2000. TASSINARI, Alberto. O espao moderno. So Paulo: Cosac & Naify, 2001. VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Impurezas textuais: uma abordagem das relaes entre texto e imagem na Arte do sculo XX. Anais do 15 Encontro da ANPAP. Salvador: Ed. ANPAP, 2006.

CURRCULO RESUMIDO Ricardo Guimares, designer grfico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciado em Educao Artstica com habilitao em Artes Plsticas pela Universidade Catlica do Salvador (UCSal), mestrando em Artes Visuais, linha de pesquisa em Processos Criativos pelo Programa de Ps-Graduao em Artes Visuais UFBA, artista visual, msico, escritor e educador.

1151

You might also like