You are on page 1of 10

Apresentao Essa apostila uma traduo. Algumas coisa acrescentei para voc entender melhor.

. No final dela h um glossrio de termos tcnicos. Para ver melhor as figuras, basta apenas aumentar nas abas as mesmas. Passo 1: Escolhendo o EQ Quando vamos escolher o EQ para masterizar, procure um dedicado para o processo (geralmente no seu preset o mesmo possue essa funo).H muitos hardware e o software no mercado que so escritos como para s essa funo mas qualquer EQ descente pode ser usado para isso, tem que haver integridade de som e por isso um EQ linear a melhor opo, dizer que um equalizador melhor que outro contraditrio. A masterizao no ir transformar uma msica mal mixada numa coisa de outro mundo assim como uma mixagem no consegue fazer o mesmo com uma msica mal gravada. O EQ abaixo alm de ser linear tambm analisador de espectro (analyser).

Figura: Logic Phase EQ altamente provvel que voc j tem algo em seu plugin coleo que atenda a esses critrios. Voc pode at ter algo que vem com um de sua DAW (programa multi pista). Linear Logic "Phase EQ, por exemplo, certamente adequado assim como FabFilter que um excelente Pro Q plugin tambm. Fabfilters

Figura: Fab Filter Pro Q Passo 2: Modos, latncia e modelos fsicos. Antes de chegarmos em todas as tcnicas de equalizao vamos ter um olhar pouco para as vrias opes muito mais avanadas plugins podem oferecer. A primeira coisa a pensar o nosso algoritmo de equalizao est usando. A maioria do funcionamento de um EQ vai usar uma coisa chamada distoro de fase para criar o efeito final (phase distortion) o que essencialmente, adiciona rudo ao sinal que uma maneira

muito brutal de aumentar o som (como se fosse um Pink Noise). A vantagem que muitas vezes ele pode adicionar o carter e induz a valores de latncia extremamente baixa devido pequena quantidade de recursos da CPU usa esse processo.

A maioria das aes no ser de fase linear e ir introduzir um certo nvel de distoro. Este tipo de som e spero e pronto e o EQ est muito bem durante ajustado durante o mixer especialmente em elementos no essenciais. Na realidade, estes plugins podem reduzir o uso de CPU e ajudar a manter um mnimo de latncia, de modo geral. Quando se trata de dominar, podemos querer ser um pouco mais seletivo pois uma abordagem mais refinada muitas vezes necessrio.Voc pode ter ouvido de equalizadores de fase linear. Sem falar muito em qualquer matemtica, estes plugins usam um processo que cria absolutamente nenhuma distoro na aplicao do processo. Isto significa que so perfeitos para masterizar, mas o processamento de nmeros extra significa latncias altas, altos processos de CPU. claro que a masterizao esta raramente apresenta um problema nas suas mixagem at que tenha sido concluda.

Linear phase EQ oferece transparncia Se voc tem a opo use um EQ linear plugin de uma verso padro. A maior parte dos programas possuem plugins fracos para sua funo. Existem algumas situaes em que voc pode querer considerar usar um EQ que realmente compromete o percurso do sinal um pouco, isso geralmente de dB em dB. Alguns equalizadores usam a modelagem fsica para recriar um som de hardware especfico e este modelo nos d um som de vlvula que ns amamos, mas, na realidade, essas qualidades so apenas sons de anomalias aleatrias e de saturao (ou seja, distoro) introduzidas pela modelagem algoritmos.

Usando physical modelled equaliser pode conseguir um som parecido com o valvulado. Ento, a pergunta que voc tem que fazer pra si mesmo se quer um equalizador que faa um som colorido caracterstico, limpo ou transparente. A escolha mais criativa e os resultados so subjetivos, mas se voc estiver em dvida aqui, eu aconselho um modelo linear phase , bom e limpo. Quando se trata de dominar a transparncia geralmente a melhor opo. Passo 3: Menos mais Quando se trata de aumentar ou atenuar as freqncias na masterizao, menos realmente mais. No s voc deve estar usando pequenas quantidades de EQ, mas tambm baixo os valores de Q. Isto significa que estamos a trabalhar com grandes pinceladas largas e em ltima anlise devemos ser capazes de manipular o nossa masterizao sem excesso de colorao, ou qualquer de outra freqncia sensacionalistas ou overload (sobre carga). Geralmente h nenhuma regra rpida e fcil de se dominar, mas como um guia se voc estiver adicionando mais de cerca de 3 h 4dB em qualquer banda de freqncia voc pode querer pensar sobre o por qu? altamente provvel que a necessidade de equalizao extrema na fase de masterizao significa que algo est errado no nvel de mistura. Lembre-se, na maioria dos casos, voc pode voltar e alterar as coisas e esta muitas vezes uma abordagem muito mais saudvel do que a adio de grandes quantidades de processamento.

Alguns equalizadores so somente uma fonte de alcance limitado para a adio de band. Se voc olhar a preciso do clssico Universal Audios precision mastering EQ por exemplo, voc vai notar que no h apenas o botes de ganho de 0,5 dB, mas tambm existe apenas a opo de adicionar at 8 dB em cada banda. Isso no nada comparado com o de 20 dB + em alguns modernos plugins de EQ so capazes. Passo 4: belas curvas

Bem como pequenas quantidades de ganho e corte voc tambm deve tentar manter o valor baixo do comando 'Q' (paramtrico) na masterizao. Isto significa suave curvas arrebatadoras e evitar picos desnecessrios. Esta abordagem sutil juntamente com pequenas quantidades de impulso nos d a compensao bem transparente. Baixos pontos de Q deixa o som mais transparente.

Passo 5: o corte final Uma parte da masterizao equalizao que extremamente importante o bom uso de bom um filtro (high pass filter) . Isso algo que um monte de novatos esquecem e isso pode afetar o seu resultado final que em algumas maneiras no nada bom. Mesmo os maiores sistemas de s vo at 30Hz que baixo, muito baixo. Seu campo grave, campos mdios graves , vai ficar em torno de 40Hz e subwoofers (sub graves) ativos perto de 30-35Hz. Com tudo isso em mente que geralmente bastante sensvel ao filtro abaixo de cerca de 30Hz, se voc sente isso muito alto, ento tente mover para baixo a 25Hz.

Cortando as frequencia sub graves voc de mais energia a msica Freqncias baixas se movem muito lentamente e, embora voc no pode ouvi-lo pode empurrar uma enorme quantidade de energia para dominar processadores, forando-os a lidar com isso. Isso pode causar confuso geral em todo caminho do sinal, mas especialmente problemtico para o limitador de final (brickwall), roubando-a da capacidade de produzir a sonoridade importantes. Tenha certeza que voc est com um high pass filter no lugar para essas freqncias no aparecerem depois no meu caminho.

Compressores multibanda H um truque na masterizao que poucos engenheiros de som comentam. Chama-se Compressor Muti Banda (Multiband Compressor).

Figura: Multi Band Compressor Cubase Esse plugin ou perifrico, tem os comandos de um equalizador paramtrico ou linear e tambm os controles de um compressor normal. Sua ao que ao mesmo tempo que voc mexa numa determinada freqncia voc tambm comprima a mesma acrescentando sempre um volume igual a banda. Isso evita o seguinte: se voc usar um equalizador entre 1 kHz a 2 kHz veja o que acontece com as outras freqncias:

FREQNCIA 1 kHz 1.2 kHz 1.4 kHz 1.6 kHz 1.8 kHz 2 kHz

EQUALIZADOR 0 dB + 3.5 dB + 6 dB + 3.4 Db + 2.2 dB 0 dB

COMP.MULTIBANDA 0 dB 0 dB 0 dB 0 dB 0 dB 0 dB

Como voc pode ver quando passamos um equalizador as freqncias so atingidas com aumento ou reduo de dB. Com um compressor multibanda tudo permanece no mesmo volume. Porm isso, no significa que voc possa usar s compressor multibanda, apenas que ele pode resolver o que equalizador no consegue. No caso da masterizao como est tudo misturado o compressor multibanda nos ajuda a resolver conflitos de freqncia sem aumentar freqncias indesejadas.

Figura: multiband compressor PSP Vintage Warmer. Muitas finalizaes podem se revolver dando fora aos mdios, primeiro na faixa de 400 Hz a 800 Hz e depois de 1 kHz a 6 kHz e a melhor soluo aqui passar um compressor multibanda.

Figura: Waves C4 Tiny Box (pequena caixa) o nome que o engenheiros de som usam para abranger as freqncias de 400 Hz h 800 Hz. nessa area onde nosso ouvido sofre mais fadiga. Muitas vezes sua mixagem ou master pode estar com excesso dessas freqncias ou falta das mesmas.

Outra maneira de masterizar 1.Abra uma pista estreo e no seu programa multi pista (com a msica mixada j pronta) ou faa um render to new track (copiar para nova pista) todo seu mix. Procure usar a resoluo mxima de sua placa de som. Por exemplo. 24 bits 48 KHz. 2.Mixe a trilha com o mximo de volume sem picos, sem usar compressor ou limiter. D preferncia pra ficar entre 2.5, 1.0 ou 0.9 Db. 3.O primeiro plugin que se coloca o compressor. O compressor deixar o som uniforme e tentar casar os sons. Um longo Attack, tempo de Release e um menor ratio que faz mgica acontecer. Use um bom compressor (isso importante) pois o mesmo deve conservar o som original da pista, coloque o plugin num novo buss. 4. Voc ir precisar de um eq linear, para ajustar o low end e o high end, porm algumas vezes necessrio aumentar ou diminuir alguma freqncia (geralmente as medianas dependendo o caso) sempre usando Q. Depedendo da freqncia onde voc ir mexer ir mexer tambm um(uns) determinado(s) instrumento(s). Alguns Eq Lineares so especialmente dedicados a masterizao. (D preferncia a um que tenha analyser junto. 5. Com o equalizador corte tudo abaixo 30 Hz (criando um brickwall) para remover rudos indesejveis. 6.Com um compressor multi banda voc pode trazer para frente ou pra trs as partes que voc acha que esto baixas ou altas. Ele uma excelente ferramenta de auxlio para o equalizador. 7.Muitas vezes necessrio passar um plugin de Stereo Enchancer para o som sair corretamente nas caixas de som, porm no uma regra, s quando h necessidade. Para isso, tente primeiro s passar o plugin nas freqncias de 500K a 20 K. 8. Crie um brick wall (entre 30 Hz e 18K) e force as freqncias a subir com um limiter, usando os ajustes (sugesto): Input 7.50 Db, Output 0.10 Db, release 14.1, porm isso depende muito do limiter que ir usar. 9.Quando voc exportar para o CD (ou MP3) precisar passar um dither. Os CDs s aceitam dither de 16 bits, mas se for exportar para wave, pode manter o formato de 24 bits.

Comparao de CD PROFISSIONAIS Excesso de baixo com alguma inconsistncia No est bom como no CD principalmente nos mdios. Sem ataque (punchy) como no cd. AMADORAS OU NOVATOS No est alto como faixas comerciais apesar de ter sido comprimido A msica est barulhenta, dura e machuca os ouvidos e volumes elevados. Baixo fraco assim como o Kick (bumbo) e o kick desaparece alm de embolar. Imagem incosistente entre as duas canes Bateria fraca exceto quando o som est ou somente em uma. alto. O som dentro de um carro no soa bom Som somente com uma dimenso e chato, como nos monitores do estdio. embora os instrumentos tenha sido posicionados com pan (direito/esquerdo) Os mdios so firmes e granulados Tudo junto soa confuso e sem definio O som no est grande ou com 3 Som soa diferente no carro, baixo dimenses como o CD. estourado, sem presena e abafado.Balano entre canais fica fora e sai da fase.
A razo que me levou a fazer este pequeno exerccio era lhe dar uma sensao de que as aes corretivas que voc pode tomar para obter as faixas at a qualidade de um CD comercial.O uso correto de plugins de udio fornece solues, pelo menos parcialmente, a todas as questes acima.O uso correto de plugins de udio fornece solues, pelo menos parcialmente, a todas as questes acima. Naturalmente, se o seu equipamento de gravao de no acompanhar o ritmo, ou se as faixas no foram registrados tambm em primeiro lugar, voc vai ter alguns problemas (quanto melhor o equipamento mais fcil de resolver esse tipo de conflito) pois os melhores plugins no mundo no ir corrigir um severo som digital / analgico (embora eles ainda vo melhorar dramaticamente o resultado final principalmente na sada de som) e claro problemas como material mau gravado, vocais desafinados, instrumentos fora de tempo e mau desempenho dos msicos assim no h plugin que resolva isso.No pense que um grande estdio com os melhores equipamentos podem resolver esses problemas que listamos, a diferena usar as "ferramentas" que solucionem os problemas. A maioria dos estdios tem mania de cortar perto de 60 hz para favorecer os vocais mais os mesmo enfraquecem a caixa da bateria, porm o som do baixo ir soar bem com "high end" na maioria do sistemas de som. Voc pode se surpreender ao descobrir (dado que voc tem equipamentos descentes) que o som do estdio no muito diferente do seu, porm eles sabem muito melhor quando um som fraco ou no.

1)A maioria dos "Track Base plugins" se baseam em noise gate, depois EQ e depois compresso. 2)Se voc no tem idia o que seguir a maioria dos engenheiros de som tratam o mesmo da seguinte: primeiro limpeza do som, segundo equalizao, limpeza entre 50 hz e 60 hz com equalizador, equalizao final, efeito e compresso. 3)Plugins piratas costumam sempre dar problemas.....E muitas vezes um plugin caro no resolve seu problema... Procure usar a musicalidade para resolver seus problemas. 5)Uma dica sobre reverb: produtores usam bastante o recurso de colocar reverb a partir de um determinada freqncia: bateria de 20 hz a 2.3 khz, baixo 80 hz a 300 hz, guitarra de 250 hz a 5.1 khz e voz 200 hz a 7.2 khz. A maioria dos reverb tem uma funo CUT above (cortar sobre) high above (subir sobre). Exemplo: Cut above: 200 Hz, High Above: 2.3 hz

DICAS 1)Tenha certeza que tudo foi gravado decentemente, pois no h como corrigir isso na mixagem. 2) Tudo funciona por etapas: gravao, mixagem, master. Se seu computador no suporta muitos plugins ao mesmo tempo faa tudo por etapas. Primeiro grave, Segundo faa a mixagem somente com equalizadores e efeitos e com auxiliares sem plugins. No master pode at ter um limiter para aquecer o som Faa um render dos auxiliares, e separe por pista. Isso se chama (pr master). Faa um render do pr master e um arquivo s e da faa a mixagem. Siga o fluxograma abaixo:

Bumbo Caixa Xipo Baixo Teclado Guitarr a Voz

Aux Bateria Aux Ritmo Aux Voz Pr Master Master

GLOSSRIO NOME Pink Noise EQ Parametric Eq Linear Phase Distortion Mixer/Mix Latency CPU high pass filter Brickwall Attack Release TRADUO Barulho Rosa Equalizador Paramtrico Equalizador Linear Distoro de Fase (em plugin) Mixagem Latncia Processador Filtro de alta Freqncia Idem Atacar Soltar O QUE Rudo usado antigamente nos LP para aumentar o volume na masterizao. quase imperceptvel. Equalizador que trabalha com curves com 3 controles distintos (ganho, largura, tipo de curva) Equalizador que trabalha em curva, porm somente em linha. O mesmo no altera as freqncias prximas. um clculo matemtico que um plugin usa para tentar imitar um som de vlvula. Etapa onde se ajusta a gravao. Atraso de som ajustvel. Processador do computador Quando este filtro est ativo, somente as freqncias a partir de 1 kHz passam por ele. Cria uma parede no som, dependendo seu ajuste, deixa mudo as freqncias acima ou abaixo. Comando que ataca o som na entrada Comando que solta o ataque do som na sida

Stereo Enchancer Input/output High End Low End

Idem Entrada/Sada Final Agudo Final Grave

Plugin ou configurao de pan que espalha o som pelo campo estreo. Entrada ou sada de aparelhos ou instrumentos. Geralmente o High end se faz perto de 16 kHz e o Low end em 30 Hz, com um brickwall ou equalizador.

Sobre o autor Rafael o Kh Dantas compositor, mixador, masterizador, guitarrista, tecladista e vocalista. Dedica-se ao estudo de novas tecnologias na msica, traduzindo apostilas, livros, trocando idias com outros msicos e sempre de olho no que o mercado oferece em matria de equipamentos e plugin. Acesse seu blog: Palco Kh Home Estdio dedicado a home studio e a pequenos estdios, onde a cada 2 dias posta matrias sobre composio, gravao, mixagem, masterizao, produo alm de dividir suas histrias e as histrias que ouviu no mundo da msica. Mande suas sugestes para melhorar nossas apostilas! Escreva para palcokh@yahoo.com.br Abraos!

You might also like