You are on page 1of 54

Planejamento de marketing digital [Nome do cliente]

Verso 1
[ESSA VERSO SER A PRIMEIRA VERSO ENTREGUE E DISCUTIDA COM O CLIENTE. A PARTIR DESSA PRIMEIRA REUNIO QUE O CLIENTE DAR SUAS OPINIES A RESPEITO DO QUE FOI ESCRITO E PLANEJADO E UMA VERSO FINAL SER ENTREGUE ALGUNS DIAS DEPOIS]

Metodologia 8Ps do Marketing Digital


O presente planejamento de marketing digital apresentar para a marca [NOME DO CLIENTE], como atuar na internet de modo a transform-la em uma ferramenta de negcios. A metodologia utilizada para o desenvolvimento de toda a estratgia foi a dos 8 Ps do Marketing Digital, uma das nicas metodologias de marketing digital e a mais utilizada em faculdades, agncias e empresas no Brasil e j em alguns pases do mundo. Apresentarei nesse planejamento o passo a passo para a execuo de aes de marketing digital de forma abrangente, incluindo anlise digital do mercado, relevncia de contedo, plataformas, campanhas de comunicao digital e interatividade com pblico-alvo.

Os 8 Ps do Marketing Digital O modelo 8 Ps baseia-se em explorar de forma sinrgica as melhores ferramentas que a internet oferece hoje para o mercado com o objetivo de estruturar sistematicamente o que atualmente feito de forma emprica e amadora pela maior parte das empresas.

1P: PESQUISA

Nesse primeiro P, mostrarei a pesquisa realizada para levantar os hbitos de busca dos usurios Descobrir o que as pessoas buscam no Google descobrir quais as intenes compra do mercado e as prprias motivaes dos consumidores. Essa pesquisa permite traar um perfil bem preciso do pblico-alvo para saber, como alcan-lo de maneira mais efetiva. Tambm mostro a pesquisa sobre o pblico-alvo em blogs, fruns e redes sociais para entender suas necessidades e desejos. Aps cruzar as duas informaes, traamos um perfil preciso do consumidor com relao as suas buscas e estaremos prontos para o prximo P.

2P: PLANEJAMENTO

Na metodologia, o 2P o prprio planejamento de marketing digital que tem em mos. importante que este projeto seja validado e aprovado, para ser uma diretriz para todos os envolvidos em sua implementao. Mudanas aps a aprovao deste projeto ficaro por conta de pequenos ajustes e devero ser conversadas entre ambas as partes. O documento que tem em mos ir auxiliar toda a equipe quanto ao passo a passo das aes de marketing digital.

3P: PRODUO

Essa parte explicar como ser a fase de desenvolvimento do site. Nessa etapa transformamos o planejamento em algo tangvel e visvel para o mercado a plataforma do site. Nessa etapa apresentarei todo o detalhamento para o desenvolvimento da plataforma, desde o escopo do wireframe do site, at seu layout e escopo. importante que o projeto do site seja aprovado de forma definitiva para que o site posteriormente siga suas diretrizes e no haja mudanas ao longo da produo, o que evita o retrabalho e minimiza os problemas com prazo.

4P: PUBLICAO

Aps o site estar com toda a sua estrutura pronta, ser importante alocar uma equipe de jornalistas para escrever o contedo do site segundo critrios de otimizao para o Google e segundo tcnicas persuasivas para o consumidor. A publicao de contedo dividida em trs etapas: - Contedo no site, antes institucional, contedo contedo e propaganda); do site ser publicado para vendas (contedo misturando

persuasivo

- Publicao de contedo em outros sites (como YouTube, SlideShare e outros). - Publicao contnua de contedo no prprio site, principalmente para melhorar o posicionamento no Google; A veiculao de contedos, no s no prprio site da empresa, mas tambm em sites colaborativos os sites cones da web 2.0 - de importncia vital para que sua empresa tenha sua marca difundida por toda a web gerando credibilidade e presena na web.

5P: PROMOO

Dependendo dos objetivos de marketing da empresa, a etapa da promoo muito importante para gerar buzz no mercado. So essas aes que geram resultados de venda a curto prazo e com maior credibilidade. O 5P discutir quais as aes de comunicao que a empresa dever fazer para divulgar a sua marca, sempre em conjunto com o 6P para que a marca seja viralizada por meio de campanhas com um vis cooperativo maior do que seu carter competitivo.

6P: PROPAGAO

Uma vez que a empresa tem contedo relevante para o consumidor, que foi gerado no 4 P, e aes promocionais, desenvolvidas no 5 P, importante propagar tais atividades em redes sociais, fruns, blog e afins alm de fazer com que as aes do 5P sejam divulgadas pessoa a pessoa de diversas maneiras de divulgar sua marca pela web se aproveitando o alto Grau de Atividade do Consumidor o consumidor atuando como vendedor da marca.

7P: PERSONALIZAO

A empresa deve, no somente atrair continuamente novos clientes, mas vender cada vez mais para clientes antigos, atravs do

marketing de relacionamento via web, fidelizando e vendendo mais produtos e servios para clientes que j conhecem a empresa. O 7P mostra como que o cliente dever fazer campanhas de e-mail marketing para fidelizar clientes e se relacionar com eles de forma contnua.

8P: PRECISO

A maior vantagem da internet a capacidade de mensurao de resultados de toda e qualquer ao realizada. A partir do momento que sua empresa comear a mensurar tais resultados, conhecer melhor o pblico-alvo e volta-se para o primeiro passo melhorando, a cada ciclo, as aes dos outros Ps. O 8P mostra ao cliente o que deve mensurar continuamente e quais os resultados esperados, nos baseando nas pesquisas feitas no 1P, principalmente com relao a volume de buscas de palavras-chave no Google. Caso a sua empresa queira contratar a continuidade desse trabalho, ter um relatrio mensal de posicionamento de cada uma de suas palavras-chave no Google, alm do nmero de visitantes no site (em comparao com o ms anterior) e outros dados relevantes que sero apresentados a cada 30 dias (a partir dos primeiros 30 dias do site no ar).

Equipe sugerida: A Publiweb sugere a criao de uma equipe de web que contemple, minimamente: - analista de redes sociais: cuidar de todas as interaes da marca com o pblico-alvo a partir das redes sociais e cuidar tambm das campanhas de e-mail marketing. - analista SEO: cuidar de toda a parte de SEO do site fazendo com

que ele fique bem pocionado no Google. Esse profissional tambm cuidar das campanhas de links patrocinados. - analista de mtricas: esse profissional cuidar de toda a anlise do Google Analytics e outras ferramentas de mensurao das aes de marketing digital. Ele dever ter interao com os outros profissionais, pois ser ele que ir mostrar os resultados favorveis ou no para cada uma das aes implementadas. O ideal que essa equipe se reuna pelo menos uma vez por semana para alinhar as aes e os resultados obtidos com reunies rpidas, de 10 minutos diariamente. Cada P discutido abaixo deve ser estudado por um ou mais membros dessa equipe segundo tabela a seguir. Analista de Redes sociais 1P 2P 3P 4P 5P 6P 7P 8P Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Analista de SEO Analista de mtricas Gerente de marketing

O objetivo do trabalho de planejamento atual :

[ESCREVER QUAL O OBJETIVO DO TRABALHO, SEJA AUMENTAR O TRFEGO DO SITE, AUMENTAR O NMERO DE CONVERSES OU OUTRA. DEIXE O OBJETIVO CLARO PARA QUE O CLIENTE SAIBA EXATAMENTE QUAL O OBJETIVO DO TRABALHO, PORM, AINDA SEM NMEROS ESPECFICOS, APENAS CONCEITUALMENTE]

e todo o documento atual foi pensado para atingir tais objetivos.

Pesquisa (1P)
A introduo do 1P dever falar um pouco sobre o mercado, o segmento. Escreva 3 ou 4 pargrafos. Algumas reportagens sobre o mercado ir lhe dar algumas informaes, porm, o que mais ir lhe dar mais informaes sobre o que escrever aqui ser o prprio cliente na reunio de briefing.

Pblicos-alvo
Os pblicos-alvo do [NOME DO CLIENTE] e so de [LOCAL], [IDADE], [COMPORTAMENTO], [ESTILO DE VIDA] ETC. UTILIZAR ALGUMAS REPORTAGENS PARA APOIAR OS ARGUMENTOS QUE UTILIZAR POSTERIORMENTE. DEIXE AS REPORTAGENS EM ITLICO E COM UMA DIAGRAMAO DIFERENCIADA.
Fonte: http://[CITE A FONTE DA REPORTAGEM]

[EXPLIQUE BREVEMENTE SOBRE O QUE FOI LIDO NA REPORTAGEM ANTERIOR DE FORMA CONCLUSIVA PARA QUE O CLIENTE ENTENDA O QUE TAL REPORTAGEM TEM DE LIGAO COM SEU NEGCIO E PARA QUE ENTENDA O QUE VOC CONCLUIR A RESPEITO DO NEGCIO DELE POSTERIORMENTE. NO COLOQUE TODAS AS REPORTAGENS QUE ENCONTRAR, MAS SIM, AS MAIS RELEVANTES PARA AS CONCLUSES QUE VOC TIROU A PARTIR DE VRIAS FONTES: REPORTAGENS, BUSCAS DE PALAVRAS-CHAVE E REDES SOCIAIS]

REPORTAGEM 2.
Fonte: http://[CITE A FONTE DA REPORTAGEM 2]

[EXPLICAO CONCLUSIVA SOBRE A REPORTAGEM 2]

REPORTAGEM 3.
Fonte: http://[CITE A FONTE DA REPORTAGEM 3]

[EXPLICAO CONCLUSIVA SOBRE A REPORTAGEM 3]

Estudo do comportamento de buscas


A busca de palavras-chave tem intima relao com as intenes de compra de um determinado target. Podemos observar tal relao de inteno de

compra com buscas tomando como referncia uma palavra-chave simples e intuitiva: brinquedos. A poca do ano em que mais se compra brinquedos a poca de fim de ano. justamente nessa poca que temos um aumento de buscas pela palavra-chave brinquedos no Google, como mostra o grfico a seguir, que relaciona o nmero de buscas no Google com a poca do ano.

Visto isso, para entendermos o comportamento do pblico-alvo, estudaremos o seu comportamento de buscas. Cada busca feita na internet um indcio do que est sendo procurado ou indcios sobre inteno de compra, como j mostrado. O buscador de maior prestgio no pas uma tima de pesquisa de mercado. No Brasil [VERIFICAR O PAS EM QUE O CLIENTE EST INSERIDO] observamos na figura 1, que os sites mais acessados so, em ordem decrescente: Google.com.br, Google.com, Facebook e YouTube. Esses sero os principais sites que focaremos as aes de marketing digital ao longo desse planejamento.

[FORNECER DADOS ATUAIS SOBRE A ABRANGNCIA DO GOOGLE, DA SUA QUANTIDADE DE PESQUISAS E PARA MOSTRAR AO CLIENTE QUE O GOOGLE HOJE UM REPOSITRIO DE VONTADES HUMANAS E QUE L-LO LER A PRPRIA SOCIEDADE, SEUS DESEJOS E NECESSIDADES] Estudar as buscas feitas no Google pela palavra-chave desejada nos dir qual o comportamento do consumidor e qual a sua sazonalidade. Analisando a busca no Brasil pelas palavras [PALAVRA-CHAVE 1], [PALAVRA-CHAVE 2] ETC. no Google entenderemos melhor a sazonalidade de busca por cada uma dessas palavras-chave. Utilizaremos para isso a ferramenta do Google Insights, que pe em um grfico o nmero (percentual) de buscas versus tempo, como observado nas imagens a seguir: [COPIAR E COLAR IMAGENS DE BUSCAS DO GOOGLE INSIGHTS COM PALAVRAS-CHAVE MAIS GENRICAS, AS QUE SERO UTILIZADAS NAS FERRAMENTAS DE PALAVRAS-CHAVE. SE O CLIENTE FOR UMA EMPRESA DE CONTABILIDADE, PROCURE POR CONTABILIDADE, ESCRITRIO CONTBIL E ESCRITRIO CONTABILIDADE, CONTABILIDADE]. [CONCLUSO SOBRE CADA UM DOS GRFICOS]

Ferramenta de Palavras-chave do Google


A seguir apresentamos uma tabela com as palavras-chave mais buscadas no Google (no Brasil) que pertenam ao universo semntico pertencente ao

segmento do cliente. Mostro os 150 primeiros resultados e destaquei em amarelo os resultados mais relevantes. [ABAIXO MOSTRO UMA TABELA J TRATADA NO EXCEL COM VRIAS PALAVRAS-CHAVE E OS DADOS DURANTE OS LTIMOS 12 MESES. AQUI VOC6E IR GERAR PESQUISAS DE DIVERSAS PALAVRAS-CHAVE NA FERRAMENTA DE PALAVRAS-CHAVE, EXPORTE TODAS OS RESULTADOS DADOS PELO GOOGLE, JUNTE TUDO EM UMA S TABELA DE EXCEL, CLASSIFIQUE PELO NMERO MDIO DE BUSCAS NOS LTIMOS 12 MESES E MOSTRE AS 150 OU 200 PALAVRAS-CHAVE MAIS RELEVANTES. COLOQUE A TABELA COM AS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES NO PRPRIO PLANEJAMENTO, COM 20 OU 30 PALAVRAS E DEIXE TODAS AS OUTRAS EM UM ARQUIVO ANEXO PARA QUE O CLIENTE POSSA VER TODAS AS PALAVRAS E TALVEZ VERIFICAR OUTRAS PALAVRAS IGUALMENTE IMPORTANTES QUE VOC NO ESCOLHEU POR FALTA DE CONHECIMENTO DO MERCADO]

Palavrachave [algarve] [algarve holidays] [albufeira] [algarve hotels] [peniche] [portugal holidays] [portimao] [sagres] [tavira]

jun/1 0 368. 000 201. 000 165. 000 110. 000 74.0 00 74.0 00 49.5 00 40.5 00 49.5 00

mai/1 0 246. 000 135. 000 135. 000 110. 000 110. 000 60.5 00 49.5 00 49.5 00 40.5 00

abr/1 0 246. 000 110. 000 110. 000 110. 000 90.5 00 60.5 00 49.5 00 40.5 00 49.5 00

mar/1 0 246. 000 165. 000 135. 000 135. 000 90. 500 60. 500 60. 500 40. 500 49. 500

fev/1 0 246. 000 135. 000 135. 000 110. 000 74.0 00 60.5 00 40.5 00 33.1 00 40.5 00

jan/1 0 246.0 00 201.0 00 135.0 00 110.0 00 74.0 00 74.0 00 40.5 00 33.1 00 33.1 00

dez/0 9 135. 000 60. 500 90. 500 49. 500 74. 000 27. 100 33. 100 27. 100 18. 100

nov/0 9 135. 000 74.0 00 74.0 00 60.5 00 90.5 00 27.1 00 33.1 00 33.1 00 22.2 00

out/0 9 135. 000 90. 500 74. 000 49. 500 90. 500 33. 100 40. 500 33. 100 22. 200

set/0 9 201.0 00 165.0 00 90.5 00 90.5 00 74.0 00 49.5 00 40.5 00 49.5 00 33.1 00

ago/0 9 368. 000 246. 000 201. 000 135. 000 110. 000 74. 000 60. 500 60. 500 60. 500

jul/09 450.0 00 201.0 00 201.0 00 135.0 00 90.5 00 74.0 00 74.0 00 49.5 00 60.5 00

[MOSTRE OS RESULTADOS DE BUSCA QUE O GOOGLE D PARA AS BUSCAS DE CADA UMA DAS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES PARA QUE O CLIENTE TENHA A PERCEPO DE QUEM SEUS CONCORRENTES NA PRIMEIRA PGINA DO GOOGLE] Os resultados para a 1 pgina do Google em algumas das palavras-chave mencionadas so os seguintes: [MOSTRO UM EXEMPLO A SEGUIR] Resultados para hoteis em algarve
Pestana Algarve Hotis: Alojamento em Hotis 4 e 5 estrelas no Algarve Pestana Algarve Hotis, frias em hotis 4 e 5 estrelas no Algarve, um dos melhores destinos de Golfe da Europa e com as melhores praias de Portugal. www.pestana.com Home Hotis Europa - Em cache - Similares Booking.com: 471 hotis em Algarve, Portugal. Reserve agora o seu ...

27 jul. 2009 ... Poupe at 75% em hotis de Algarve, Portugal. Reserve on-line, pague nohotel. Leia comentrios do hotel e escolha a melhor oferta para a ... www.booking.com/region/pt/algarve.pt.html - Em cache - Similares Algarve Hoteis Hotis com Home Page. Euros/Dia (Quarto Duplo). CS So Rafael, So Rafael beach, Albufeira. 134-207. Sheraton Algarve , Pine Cliffs, Albufeira. desde 130 ... www.portugalvirtual.pt Portugal Alojamento - Em cache - Similares Hoteis no Algarve Todos os hotis do Algarve com as suas descries. Temos vrias unidades hoteleiras sua disposio para satisfazer as suas necessidades, ... www.hoteisnoalgarve.com/ - Em cache - Similares HOTIS Costa Algarve, praias de Costa Algarve, HOTEL Costa Algarve ... Hotis nas praias de Costa Algarve, Reservas de hotis nas praias Costa Algarve em Destinia.com pode fazer a sua reserva de hotis nas praias de Costa ... destinia.com/hotels/costas/hoteis-em...algarve/.../pt - Em cache - Similares Hotel Jupiter Hoteis portimao reservar hoteis Algarve promoes ... Hotel Jupiter Algarve hotels praia da rocha portugal ferias economicas perto do mar hoteis Algarve promoes praia da rocha booking portimao apartamentos ... www.hoteljupiter-algarve.com/ - Em cache - Similares Alojamento na Algarve [Algarve Portal] Acomodao na Algarve: hoteis, apartamentos e vilas para ferias, resorts. www.algarve-portal.com/pt/hotels/ - Em cache - Similares Hotis Algarve - 310 hotis em Algarve | Hotelopia 27 mar. 2009 ... Hotis Algarve, Portugal - Reserva o teu hotel em Algarve. Grande oferta de alojamento econmico em Algarve. Melhor preo garantido. www.hotelopia.pt/portugal/algarve/ - Em cache - Similares SOLVERDE Hotel, HOTEL ALGARVE CASINO, HOTEL APARTAMENTO, HOTEL CASINO CHAVES, HOTEL SOLVERDE ... Saber Mais, Concertos 2010. Casinos do Algarve Saber Mais ... www.solverde.pt/ - Em cache - Similares Hotel Aldeia Hotel em Albufeira Algarve Hotel da Aldeia Albufeira, a 500mts da Praia, 2km do centro de Albufeira. Com piscina, jardim, restaurantes, bar, tnis, clube crianas. www.hoteldaaldeia.com/ - Em cache - Similares

[CONCLUSO SOBRE O RESULTADO DE BUSCAS MOSTRADO]

2P: Planejamento
O 2P o prprio planejamento que tem em mos, portanto no precisando ser desenvolvido uma vez que o 2P est distribudo por todo esse documento. [NA REALIDADE, O 2P FALARIA SOBRE POSICIONAMENTO E SEGMENTAO, UM MATERIAL DE MARKETING MAIS APROFUNDADO, PORM, NESSE PLANEJAMENTO, NO VAMOS CHEGAR A TAL PONTO. VAMOS NOS LIMITAR AOS ASPECTOS PURAMENTE DIGITAIS DO NEGCIO]

3 Produo:
Um dos pontos principais no desenvolvimento do site ser o trabalho de posicionamento no Google do site nas respectivas palavras-chave pertinentes ao negcio. importante que elas estejam corretamente diagramadas na pgina e haver uma pgina para cada uma delas, como ser descrito a seguir no escopo do projeto. Misso crtica do site Um site no deve ser simplemente um folder eletrnico ou um carto de visitas. Um site uma ferramenta para gerar negcios. A misso crtica do site justamente o que o site deve gerar para que a empresa aumente a sua quantidade de negcios realizados. A misso crtica do site [ESCREVER A MISSO CRTICA DO SITE]. [ESCREVER UMA INTRODUO SOBRE O QUE O SITE DEVER TER. A BASE PARA TAIS OBSERVAES SERO AS REPORTAGENS LEVANTADAS NO 1P COM RELAO. ESCREVA 2 OU 3 PARGRAFOS PARA INTRODUZIR O ASSUNTO DO 3P: O QUE DEVER SER FEITO NO SITE]

Escopo do site
O escopo de execuo do projeto tem a funo de centralizar e padronizar todas as informaes necessrias para o desenvolvedor e demais envolvidos em sua realizao , a fim de tornar o processo de implementao dos projetos o mais coeso, linear e eficiente possvel. O projeto de execuo composto por 6 (seis) etapas que sero descritas a seguir.

Etapas de execuo do projeto 1. Briefing e pesquisa sobre quais os pontos mais relevantes para o
pblico-alvo; 2. Escopo das pginas do site (levando-se em conta a estratgia de SEO e o CMS);

3. Criao de wireframe da pgina principal levando-se em conta o que


mais relevante para o pblico-alvo;

4. Layout da pgina principal;

Gerenciador de Contedo (CMS): SEO


Meta Tags (Mdulo Meta Description)

Esse mdulo permite trabalhar otimizao especficas para cada seo do projeto.

usando

palavras

chaves

Administrao gerencivel de contedo especfico para cada seo do projeto.

Em todo o contedo do site, as estratgias de SEO devem seguir as diretrizes abaixo: [ IMPORTANTE EXPLICAR A PARTE DE BAIXO J DANDO EXEMPLOS DE COMO CADA UM DESSES CRITRIOS SER APLICADO SOBRE O SITE DO CLIENTE FALANDO DE COMO SER O TTULO DE ALGUMAS PGINAS, COMO SER A META-TAG, QUAL SERO AS PALAVRAS UTILIZADAS NOS LINKS INTERNOS E TEXTOS NCORAS] O mais importante saber que o Google avalia cada pgina por meio de critrios objetivos e, a partir deles, atribui uma pontuao para cada pgina que indexa em sua classificao. Abaixo mostraremos quais so os principais critrios para que o site fique bem otimizado no Google. Page-Rank Um dos critrios mais importantes para o Google o chamado Page-Rank. Para o Google, a web , alm de uma rede de pessoas, uma rede de pginas que se interconectam. Quanto mais interconectadas estiverem as pginas do site, melhor vistas pelo Google elas sero. Em relao ao PageRank de um site, importante que haja links externos apontando para ele que tenham relevncia para seu negcio. Para o Google importa a quantidade de links, mas tambm a qualidade destes. A qualidade de um link a partir de um site est diretamente ligada importncia que o Google d para esse site, mas tambm relevncia desse site para seu negcio. Essa relevncia dada principalmente pelo universo semntico comum entre os dois sites. As palavras-chave comuns, principalmente. Por exemplo, seria ideal que o site da sua empresa tivesse diversas outras pginas externas relacionadas com hotelaria com links apontando para o seu site. A tcnica de se conseguir links para um site se chama link building (literalmente, construir links externos apontando para o site). fundamental

ter um contedo interessante e relevante para o mercado para que uma boa quantidade de sites externos aponte para o site em questo. Critrios de otimizao O Google tem um enorme conjunto de critrios que ele deve aplicar sobre cada pgina para que a pontue e, assim, as classifique. Esses critrios so a base da classificao. Descubrindo os critrios, trabalhando cada um deles melhor do que seus concorrentes o fazem possvel ficar melhor posicionado no Google. Existem duas categorias de critrios, os critrios internos, que dizem respeito sua prpria pgina, e os critrios externos, que dizem respeito ao ambiente no qual o site se encontra na web. Os critrios internos so como as variveis controlveis do marketing voc tem poder de mud-las quando desejar, portanto, so passveis de manipulao. Podem ser listados como critrios internos, o ttulo da pgina, as metatags, as palavras-chave contidas no contedo do site, os links internos de uma pgina para outra, as palavras em negrito e como texto ncora, a URL (endereo da pgina), a idade do domnio e vrios outros, que podem estar visveis ou no para o usurio, mas certamente visveis para o rob do Google. Em todos esses critrios, o ideal que a palavra-chave principal a palavra que dever ser trabalhada em todas as pginas do site - estejam presentes. Por exemplo, a palavra-chave [PALAVRA-CHAVE PRINCIPAL DO CLIENTE] deve estar presente no ttulo das pginas, na URL, em textos ncoras e outros locais, como ser descrito a seguir. Alm dos critrios internos, mencionados anteriormente, h tambm os critrios externos, por exemplo: a quantidade de sites que tem link externo para seu site, a importncia e a relevncia de cada um desses links, a quantidade de pessoas que visita seu site por meio da busca natural do Google dentre outros, de mais difcil manipulao. Links Externos Dentre todos os critrios, percebe-se que o critrio de links externos um dos mais importantes. Percebe-se tambm que o Google tem dado muita importncia para uma gradual e crescente quantidade de links externos para o site. Quanto mais natural for o acrscimo de links externos, mais pontos o Google atribui ao site. Qualquer quantidade anmala de links que apaream de um dia para o outro pode significar para o Google algum site utilizando-se de alguma tcnica ilcita, que penaliza o site e prejudica sua classificao. Um link externo obtido simplesmente com um site qualquer apontando um link para o site em questo. O ideal que o link esteja em uma palavra-

chave, como por exemplo. Considere que em um site qualquer, tenha o texto ...um [PALAVRA-CHAVE] que vale a pena conhecer .... Nesse exemplo a palavra [PALAVRA-CHAVE], fazendo parte de um texto, um link que aponta para o site. Esse texto chamado de texto ncora. Quanto mais palavras-chave como texto ncora espalhadas em sites diversos mais pontos o Google atribui ao para as palavras-chave dos textos ncoras. No exemplo anterior o Google atribuiria uma determinada pontuao para o site quando algum usurio digitasse a palavra-chave no campo de busca. O ideal construir (link building) esses textos ncora em diversos sites ligados ao segmento do cliente. O texto ancora tambm pode ser construdo a partir da isca digital. Quanto mais sites fizerem tal referncia, mais o Google atribuir pontuao na palavra-chave. Resumindo a estratgia: - Obter parcerias com diversos sites de modo que eles faam um link para o site com as palavras-chave que interessam para a empresa, como j observado nas listas de palavras-chave que j foram apresentadas. Uma das maneiras de conseguir tal link utilizando um esforo conjunto entre assessoria de imprensa e o departamento de TI da empresa. - Obter referncias para as iscas digitais (explicadas mai frente) conseguindo os links de sites que referenciam o site. Ttulo da pgina Para o Google, o ttulo da pgina que fala sobre o que a pgina fala. Por isso mesmo, o buscador atribui uma importncia bem alta para este critrio. importante que todas as pginas de seu site tenha um ttulo relevante a ela e que cada pgina tenha um ttulo diferente. importante que a palavra-chave principal do site esteja entre as primeiras palavras do ttulo. importante tambm que a palavra-chave que est no ttulo da pgina esteja tambm ao longo do contedo da pgina, como veremos mais adiante. Outro ponto importante com relao ao ttulo a quantidade de caracteres. O ideal que tenha entre 60 e 70 caracteres. Implantar a ferramentas para webmasters do Google. Essa ferramenta dir quais os problemas com relao a otimizao do site que o Google encontra nele. Alguns dos problemas que o Google aponta em um site com relao a um ttulo : ttulos muito longos (mais de 70 caracteres), ttulo muito curtos (com 1 ou 2 caracteres, por exemplo), ttulos ausentes (pgina que no tem ttulo nenhum) e ttulos no explicativos (que as palavraschave que esto no ttulo no se encontram em nenhum local do contedo da pgina).

Todos esses problemas apontados faz com que o Google tire pontos do site. Tags <h1>, <h2> etc. O cdigo HTML tem vrios elementos de programao que so importantes para que sejam utilizados no desenvolvimento do site. A tag <h1> uma delas. Essa tag nomeia o ttulo do texto que est dentro da pgina. As tags <h2>, <h3> etc, devem ser utilizadas tambm para subttulos. H indcios que essas tags esto ganhando cada vez mais fora perante o Google. Quanto mais organizada a estrutura de tags, melhor para o Google ler o site. Metatags No cabealho do cdigo da pgina do site tem diversas instrues e informaes que voc pode inserir, chamadas metatags. Desde metatags sobre quais as palavras-chave daquela site at o idioma so passveis de serem colocados. As metatags perderam um pouco da importncia ao longo do tempo devido possvel manipulao de seus dados. H duas metatags que so bem importantes para a pgina (cada pgina deve ter um texto nico para cada uma das metatags) description e keywords Voc no deve exagerar na quantidade de caracteres de nenhuma delas reservando cerca de 160 caracteres para a metatag description e cerca de 5 palavras para a metatag keywords. Contedo no texto que sua pgina contm que est boa parte do contedo que ser lido e classificado pelo Google. Sendo assim, o texto de cada uma de suas pginas se constitui em uma tima ferramenta para ser trabalhada na otimizao do site. Faa com que cada pgina de seu site tenha foco na otimizao de uma s palavra-chave. importante fazer um mapa com todas as pginas do site e determinar que pgina vai ser referncia em que palavra-chave. Uma vez escolhida a palavra-chave de uma determinada pgina, tal palavra deve estar no ttulo, nas tags <h1>, <h2>, <h3>, deve estar nas primeiras linhas do texto, deve estar distribuda uniformemente por toda a pgina, devem ter textos-ncora (link) de outras pginas que contenham tal palavra, mas que no sejam a pgina referncia de tal palavra.

importante que essa pgina tenha a palavra-chave no mximo uma vez por pargrafo (sendo que um ou outro pargrafo pode no ter a palavrachave) e que cada pargrafo tenha de 4 a 6 linhas entre 70 a 90 caracteres. Utilize sinnimos da palavra-chave. O Google j reconhece sinnimos e palavras afins. J falamos anteriormente sobre a importncia dos textos ncoras. Eles so fundamentais na estrutura do site porque aumentam o Page Rank de uma pgina devido uma estrutura de links internos. Uma informao pertinente que o Google s l um link de uma pgina para outra. No adianta repetir diversas vezes o mesmo link para uma mesma pgina. O Google ir ignorar a maioria e s ir ler um deles. Utilize, ento, links com textos ncoras diferentes para pginas diferentes. Algumas palavras-chave podem, inclusive, estar em negrito, pois o Google considera que uma palavra em negrito tem uma importncia maior do que as outras que no esto. importante no exagerar. URL A pgina deve ter uma URL amigvel com a palavra-chave em questo. URL amigvel um endereo da pgina que tenha um texto indicativo em vez de um cdigo PHP. Por exemplo, www.[DOMNIO DO CLIENTE].com.br/ [DIRETRIO]/[PALAVRA-CHAVE] uma URL amigvel. www.[DOMNIO DO CLIENTE].com.br/ secoes.asp?id=6&idFoto=179 no uma URL amigvel. [NESSA PARTE ANTERIOR, EXPLIQUE PARA O CLIENTE O QUE UMA URL AMIGVEL UTILIZANDO ELE PRPRIO COMO EXEMPLO] Uma dica desenvolver o gerenciador de contedo do site de modo que o ttulo de um texto seja o ttulo da pgina, a tag <h1> e a URL amigvel. Imagens As imagens tambm podem contribuir para a otimizao da pgina. Cada imagem tem um nome de arquivo igual palavra-chave([PALAVRACHAVE].jpg, por exemplo) e pode ter uma tag alt associada, tambm com a mesma palavra-chave. O texto que circunda a imagem (no cdigo HTML) tambm deve conter a palavra-chave da imagem algumas vezes para que o Google interprete a imagem como uma referncia em determinada palavra. Toda a produo de textos do site dever seguir essas diretrizes de contedo para que o site seja cada vez melhor lido pelo Google. Uma boa posio no Google nas palavras-chave mais relevantes para o negcio uma das melhores estratgias de trfego.

Base de dados Informao de contato (Mdulo Database)

Possibilita uma fcil edio das informaes de contato. Esse mdulo configura o destino dos formulrios de contato e armazena todas as entradas no painel gerenciador. Quando o usurio enviar uma mensagem atravs de qualquer formulrio de contato o administrador da ferramenta ser automaticamente informado, o contato ficar armazenado no painel gerenciador e o usurio receber um e-mail de confirmao de contato.

Disponibilidade de administrao dos seguintes campos [ESCREVER QUAIS OS CAMPOS QUE O BANCO DE DADOS TER. POR EXEMPLO: NOME, E-MAIL, CIDADE, ESTADO, QUAL SERVIO ESCOLHEU ETC. ESSA SEGMENTAO VAI DEFINIR O 7P E VAI DEFINIR COMO SERO AS ISCAS DIGITAIS PARA CAPTAR TAIS DADOS IMPORTANTES PARA A CONSTRUO DO CLIENTE]

Wireframe
Uma das etapas mais importantes a definio do wireframe do site. De acordo com o que o pblico-alvo precisa ter em termos de informao e qual a misso crtica desenvolvemos um wireframe que ser analisado posteriormente. [MOSTRAR WIREFRAME E ANALIS-LO PONTO A PONTO. INTERESSANTE MOSTRAR O WIREFRAME UM POUCO MAIOR EM UM ARQUIVO ANEXO PARA O CLIENTE. A DEFESA DO WIREFRAME QUE TORNAR O PROCESSO DE LAYOUT MUITO MAIS TRANQUILO DE SE FAZER, COLOCANDO OS PONTOS DE DVIDA SOBRE CORES E IMAGENS, NO MAIS SOBRE A ESTRUTURA. O WIREFRAME PODE SER FEITO NO MOCKFLOW]

Layout
A partir do wireframe, desenvolveu-se um layout inicial da pgina principal do site. O layout e a sua defesa so mostradas a seguir. [MOSTRAR LAYOUT E O TEXTO DA SUA DEFESA PARA CADA PONTO DO LAYOUT. A DEFESA DO LAYOUT IMPORTANTE PARA QUE O CLIENTE ENTENDA SOBRE CRITRIOS OBJETIVOS PORQUE CADA ELEMENTO EST ONDE DE FATO EST. SE O MENU EST NA VERTICAL DO LADO ESQUERDO, DEVE HAVER UMA DEFESA PARA ISSO.

O LAYOUT PODE ENTRAR J NA PRIMEIRA VERSO DO PLANEJAMENTO OU APS A APROVAO DO WIREFRAME POR PARTE DO CLIENTE. EU PREFIRO MOSTRAR O WIREFRAME E O LAYOUT LOGO NA PRIMEIRA VERSO MAS APRESENT-LOS EM SEPARADO EM UMA REUNIO, PORQUE O CLIENTE DEVE PRIMEIRO ENTENDER O QUE O WIREFRAME TRAZ EM TERMSO DE PRIORIDADE DE CADA ELEMENTO NO SITE, PARA DEPOIS ENTENDER QUAL O LAYOUT DE CADA UM]

Isca Digital
Nas laterais do site, constando em praticamente todas as pginas haver a rea destinada ao que denominamos iscas digitais. Uma isca digital um arquivo destinado a fazer a captao de e-mails de pessoas que fazem parte do pblico-alvo do negcio. Uma isca digital funciona da seguinte maneira: Cria-se um contedo que interesse ao consumidor. Por exemplo, em uma empresa que vende moda tanto pela internet ou s fisicamente o consumidor que entra em seu site, naquele momento, est procurando por solues em roupas para si prprio ou para presentear. A empresa pode criar um e-book em PDF sobre moda inverno 2011, j que a palavra moda inverno j se detectou que muito buscada no Google, logo tem relevncia para o mercado. Esse PDF traz vrias dicas para esse consumidor para que ele saiba qual a moda para o inverno em 2011, com fotos, texto e indicaes de outros sites. O PDF poder ter umas 20 ou 30 pginas, ter uma capa que mostrar uma pessoa com uma bela roupa e o ttulo Moda Inverno 2011 em destaque, como se fosse um livro. A empresa deseja segmentar o pblico entre mulheres e homens adultos, ento 2 e-books em PDF, moda inverno 2011 feminino e moda inverno 2011 masculino. Cada um desses e-books ficar um bem prximo ao outro em praticamente todas as pginas, para que o usurio escolha se deseja fazer o download do masculino (provavelmente um usurio homem) ou do feminino (provavelmente um usurio mulher). Ao lado de cada e-book haver um boto Faa o download gratuitamente. O e-book dever ter junto de si um breve texto explicativo, como E-book com as tendncias da moda 2011 com as mais belas peas e combinaes para voc arrasar nesse inverno ( importante usar adjetivos, no s caractersticas). Quando o usurio clicar no boto para o download, abre-se uma janela pedindo o seu e-mail (e nome, se necessrio. Quanto menos campos melhor). Explique que o link para o download ser enviado para o seu e-mail. Automaticamente o link para download do e-book enviado para o e-mail do usurio. O usurio faz o download e assim, a empresa consegue um e-mail segmentado entre pblico masculino e pblico feminino que visita seu site. No mercado de moda, a segmentao por sexo essencial. Os e-mails que fizeram o download so e-mails vlidos.

Como observamos na busca por palavras-chave, vrias palavras nos mostram que o consumidor procura por [PALAVRAS QUE O CONSUMIDOR BUSCA]. Desse modo, a isca digital ser [EXPLICAR QUAL SER O ARQUIVO A SER CRIADO PARA SER A ISCA DIGITAL QUE O CONSUMIDOR IR FAZER O DOWNLOAD].

Site map
Na parte superior direita, estar o link pra o sitemap, diretamente linkada para uma seo interna com um menu de acesso a todas as pginas, o usurio poder clicar e acessar diretamente cada seo interna do projeto.

Campos: menu com todas as pginas estilo rvore (home + internas) Link: ../cada pgina ser linkada a sua respectiva seo Comportamento: clicvel

Menu do site
Localizado [DIZER A LOCALIZAO DO MENU NO SITE], atravs dessa rea que o usurio tem acesso s pginas internas do site. O menu ter os seguintes campos: [FAZER LISTA COM TODOS OS ITENS E SUBITENS DO MENU] ITEM 1 ITEM 2 ITEM 3 SUBITEM 3.1 SUBITEM 3.2 SUBITEM 3.3 SUBITEM 3.4 ITEM 4 SUBITEM 4.1 SUBITEM 4.1.1 SUBITEM 4.1.1.1

SUBITEM 4.1.1.2 SUBITEM 4.1.2 SUBITEM 4.2 ITEM 5 [EM CADA UM DOS ITENS E SUBITENS, ESCREVER UMA BREVE EXPLICAO DE 1 OU 2 LINHAS SOBRE O QUE FALA A PGINA PARA A QUAL O LINK REMETER O USURIO. IMPORTANTE QUE HAJA NO MXIMO 3 NVEIS PARA QUE O ROB DO GOOGLE E O USURIO CHEGUE A TODAS AS PGINAS COM NO MXIMO 3 CLIQUES]

Descrio detalhada
Passaremos a descrever a seguir pgina a pgina com detalhamento maior para que o wireframe das pginas internas seja entendido de maneira clara. Nesse planejamento s haver o wireframe das pginas internas, porm, no apresentaremos o layout dessas pginas at que o layout da pgina principal seja aprovado. O layout das pginas internas seguir o wireframe e a linha de design da pgina principal. ITEM 1 DESCRIO DA PGINA RELATIVA AO ITEM 1 DO MENU WIREFRAME DA PGINA RELATIVA AO ITEM 1

ITEM 2 DESCRIO DA PGINA RELATIVA AO ITEM 2 DO MENU WIREFRAME DA PGINA RELATIVA AO ITEM 2 [DESCREVER PGINA A PGINA COM SEU RESPECTIVO WIREFRAME. A DESCRIO DAS PGINAS DEVER SER FEITA COM TEXTO, BULLETS DE MODO A EXPLICAR O QUE CADA ELEMENTO DO WIREFRAME IMPORTANTE QUE O SITE CARACTERIZAM O SITE 8PS: CONTENHA ALGUMAS PARTES QUE

- PGINAS DE DEPOIMENTOS: EM TODAS AS PGINAS HAVER UMA REA LATERAL QUE SER DESTINADA A MOSTRAR UM DEPOIMENTO COM NOME DO DEPOENTE, CIDADE E UF. ABAIXO DESSE DEPOIMENTO HAVER O LINK LER MAIS DEPOIMENTOS QUE REMETER O USURIO PARA A PGINA QUE CONTM TODOS OS DEPOIMENTOS COM PAGINAO E 10 DEPOIMENTOS EM CADA PGINA. TOME COMO EXEMPLO O SITE

WWW.MEUMOVELDEMADEIRA.COM.BR QUE TEM MUITOS DEPOIMENTOS OU O SITE WWW.ENGENHARIADEVENDAS.COM.BR. - CONTATO: O CONTATO SER FEITO POR MEIO DE DUAS ETAPAS. UM FORMULRIO SIMPLES EM TODAS AS PGINAS PEDINDO SOMENTE NOME E E-MAIL COM UM BOTO PROSSEGUIR. QUANDO O USURIO CLICA EM PROSSEGUIR ELE REMETIDO PARA A PGINA DE CONTATO COM TODOS OS CAMPOS (CIDADE, ESTADO, MENSAGEM ETC.), PORM, COM OS CAMPOS NOME E E-MAIL J PREENCHIDOS E UM TEXTO PARECIDO COM CASO TENHA TEMPO, PEDIMOS QUE PREENCHA OS CAMPOS RESTANTES, CASO CONTRRIO, ENTRAREMOS EM CONTATO. O FORMULRIO DE CONTATO DEVE CONTER TODOS OS CRITRIOS PASSADOS NO CURSO E NOS SLIDES QUANTO FORMULRIOS DE CONTATO (PGINA DE XITO, BOTO IMPRIMIR, AHBILITAO DO TAB PARA PASSAR DE CAMPO EM CAMPO ETC.)

Rodap Localizado na parte inferior de todas as pginas do site, encerra a estrutura do projeto. Essa rea reservada para informaes de contato e assinatura de direitos autorais e dos desenvolvedores do projeto.

Campos: endereo, telefone e e-mail / textos de direitos autorais / assinatura dos desenvolvedores Links: as informaes de contato estaro linkadas com a seo de contato do projeto (../contato). Cada uma das redes tambm ter o seu respectivo link e assinatura estar linkada com o site dos desenvolvedores Comportamento: clicvel, direciona o usurio a uma pgina interna ou externa ao projeto.

Call to action
A misso crtica para ser atingida necessita de um funil de vendas, mesmo que ele seja composto de uma ou duas etapas. O funil de vendas em uma empresa de servios em que a misso crtica pedido de oramento, composta por: entrar na pgina de oramento > preencher a ficha > enviar a ficha. O boto enviar o boto que faz com que a misso crtica seja atingida. Esse um boto de call to action. Um boto de Prosseguir em um formulrio de contato em duas etapas, como j explicado aqui nesse planejamento, um boto de call to action. o boto ou o link que chama o usurio para tomar uma atitude que a empresa quer que ele tome. O boto de Call to action deve instigar o clique. lgico que ele sozinho no muito eficiente. preciso que todo o site direcione o usurio para clicar nele. Um exemplo de Call to action pode ser visto no site

www.imoveisavenda.com.br em que o site direciona o usurio a clicar no chat online com o corretor. Os botes de Call to Action da sua empresa sero: - [LISTAR OS BOTES DE CALL TO ACTION QUE O SITE TER. SER NESSES BOTES QUE VOC VAI MEDIR A TAXA DE CONVERSO DO SITE PARA CADA MISSO CRTICA] Cada boto de Call to Action dever ter a possibilidade de testes A/B, ou seja, testes com o usurio para saber qual boto atrai mais cliques. Os testes A/B sero mensurados com o auxlio da ferramenta Google Website Optimizer, que dever ser corretamente configurada para esse fim

Testes A/B
Como mencionado no item anterior, os testes A/B devero ser feitos com os botes de Call to Action, mas tambm com os seguintes elementos do site para mensurar qual deles aumenta a taxa de converso no atingimento da misso crtica. [LISTAS OS ELEMENTOS DO SITE QUE NECESSITARO TER UM TESTE A/B OU MULTIVARIVEL. GERALMENTE ESSES ELEMENTOS SO A IMAGEM DA TESTEIRA DA PGINA PRINCIPAL, A DISPOSIO DOS ELEMENTOS DA PGINA, PRINCIPALMENTE O FORMULRIO, A FOTO QUE ILUSTRA ALGUNS PRODUTOS OU SERVIOS ETC.]

Etapas do projeto
O projeto dever ser dividido em 13 etapas, sendo que algumas dessas esto sendo entregues nesse planejamento e outras sero implementadas pelo desenvolvedor:

1. Planejamento (entregue nesse documento) 2. Desenvolvimento de layout da pgina principal (entregue nesse
documento) 3. Aprovao do layout da pgina principal (Prazo do cliente)

4. Desenvolvimento dos layouts das pginas internas (Prazo estimado: 2


semanas aps a finalizao do etapa relativa ao item 3). Os layouts das pginas internas s comearo a ser desenvolvidos aps a aprovao do layout da pgina principal por parte do cliente. Tais layouts usaro todos os elementos utilizados na pgina interna para manter a coeso da identidade visual do site. [ IMPORTANTE SINALIZAR AO CLIENTE QUE O PRAZO DE UMA ETAPA S COMEA A CONTAR APS O CUMPRIMENTO POR PARTE DELE DA ETAPA ANTERIOR. COMO O PLANEJAMENTO, NA MAIORIA DAS VEZES, SER

FEITO POR UM CONSULTOR QUE NO TER O FORNECEDOR DE DESIGN, ESTIME O PRAZO MAS, DEIXE CLARO QUE S UMA ESTIMATIVA DE MERCADO, MAS CADA FORNECEDOR TER O SEU PRPRIO PRAZO. ESSE PRAZO EST SENDO FORNECIDO S PARA QUE O CLIENTE TENHA UMA LEVE NOO DO TEMPO TOTAL DE DESENVOLVIMENTO DO SEU PROJETO] 5. Aprovao dos layout das pginas internas (Prazo do cliente) 6. Desenvolvimento do site somente no HTML (Prazo estimado: 4 semanas aps a finalizao da etapa relativa ao item 5)

7. Aprovao do HTML (testes de navegao e usabilidade. Prazo por

parte do cliente) [NESSA ETAPA O SITE DEVER TER ALGUM CONTEDO VERDADEIRO E CONTEDO FICTCIO (LOREM IPSUM DOLOR SIT). TOME MUITO CUIDADO PARA NO ESCREVER CONTEDO FICTCIO QUE PAREA VERDADEIRO E DEPOIS ESQUECER DE TROCLO NA PUBLICAO DO SITE] demanda). Dependendo da demanda do cliente, tais ajustes podero ser cobrados ou no a parte. Caso o ajuste pedido seja diferente do que j foi aprovado anteriormente no layout da pgina, ser cobrado.

8. Ajustes pedidos pelo cliente (prazo a ser calculado de acordo com a

9. Implementao do CMS (prazo estimado: 8 semanas aps a aprovao da etapa relativa ao item 8). Nessa etapa ser feita toda a parte de insero dos critrios de SEO baseados em programao. Nessa etapa tambm ser feita a insero do cdigo do Google Analytics e ferramentas para webmaster. 10.Insero de contedo (prazo estimado: feito em paralelo com a etapa relativa ao item 9). Nessa etapa ser feita toda a parte de insero dos critrios de SEO baseados em contedo. 11.Testes de navegao por parte do fornecedor (prazo estimado: 1 semana aps a etapa relativa ao item 10) 12.Aprovao final do projeto (prazo do cliente) 13.Publicao do site (prazo estimado: 1 semana aps a aprovao final etapa relativa ao item 13).

4 Publicao:
Um site sem contedo no tem funcionalidade. Uma parte do contedo do negcio deve ser cadastrada no prprio site segundo as guidelines de otimizao para o Google aqui j apresentadas. Quanto mais contedo o site contiver, melhor. Quanto mais palavras-chave o site tiver ao longo de suas pginas, melhor tambm para a leitura feita pelo Google. Outra parte do contedo do site deve ser feita em sites de web 2.0, com possibilidades de insero de contedo. Resumindo os dois pargrafos anteriores, temos dois tipos de contedos para a marca: a) Contedo insite Contedo institucional (Nossa empresa, nossos produtos etc.) Contedo persuasivo de vendas (elementos persuasivos que aumentam a probabilidade de converso como depoimentos, autoridade etc, explicados mais adiante) Contedo das iscas digitais (j explicados) b) Contedo outsite Contedo a ser inserido nas mdias sociais (Flickr, YouTube, Yahoo Respostas etc.) que devero ser embedados no site

Contedo institucional
O contedo institucional do site dever mostrar a empresa por meio das pginas, j mencionadas no menu, listadas a seguir: Nossa empresa: Nossas instalaes: [ESTOU CITANDO ESSAS DUAS PGINAS S COMO UM EXEMPLO, MAS O IDEAL QUE O CONTEDO INSTITUCIONAL APRESENTE A EMPRESA, SUA HISTRIA, SUA EQUIPE ETC. ESSE CONTEDO SER RETIRADO DOS MATERIAIS INSTITUCIONAIS DA EMPRESA, SER UM CONTEDO LEVANTADO NA REUNIO DE BRIEFING E OUTROS VECULOS COMO JORNAIS E INTERNET. ESSE CONTEDO TER A RESPONSABILIDADE DE MOSTRAR PARA O CONSUMIDOR QUE A EMPRESA SLIDA, RESPONSVEL, COMPETENTE]

Contedo persuasivo
importante que o site se utilize de elementos persuasivos para aumentar a probabilidade do usurio atingir a misso crtica. A seguir listamos os elementos persuasivos que podem ser trabalhados e uma breve explicao de como ele ser trabalhado no site da sua empresa: 3.1.1 Autoridade [ESCREVER AQUI QUAIS ELEMENTOS PERSUASIVOS QUE O SITE TER. POR EXEMPLO: SELOS, PRMIOS E CERTIFICAES QUE O CLIENTE TEM, DEPOIMENTOS DE GRANDES CLIENTES ETC. ESSES ELEMENTOS DE AUTORIDADE SAIR DE UMA CONVERSA COM O CLIENTE NA REUNIO DE BRIEFING] 3.1.2 Prova social [OS ELEMENTOS DE PROVA SOCIAL SO BASICAMENTE DEPOIMENTOS DE CLIENTES, MAS TAMBM PODEM SER NMEROS DE FS NO FACEBOOK COM UM PLUGIN SOCIAL INSTALADO NO SITE (COMO NO MEU BLOG), NMERO DE SEGUIDORES NO RSS DO BLOG, NMERO DE OPINIES POSITIVAS EM UM PLUGIN DO TRIP ADVIDSOR ETC. TUDO QUE REMETA A UM GRANDE NMERO DE PESSOAS ENDOSSANDO A MARCA] 3.1.3 Comprometimento [MOSTRAR PARA O CLIENTE COMO ELE DEVER CRIAR RELACIONAMENTO COM O SEU PBLICO-ALVO. NA REUNIO DE BRIEFING, IMPORTANTE QUE O CONSULTOR LEVANTE JUNTO AO CLIENTE SE ELE J POSSUI MAILING DE SEUS CONSUMIDORES/CLIENTES. CASO ELE TENHA ISSO, OS ARGUMENTOS DE COMPROMETIMENTO J PODERO SER UMA PGINA DESTINADA AOS CLIENTES QUE TENHA INFORMAES PERTINENTES A ELES. AS ISCAS DIGITAIS REPRESENTAM UMA AO DE COMPROMETIMENTO. NEWSLETTER TAMBM] 3.1.4 Afinidade [A AFINIDADE DIZ RESPEITO AO QUE O SITE TER PARA FALAR A MESMA LINGUAGEM DO PBLICO-ALVO. SE O PBLICO-ALVO DO SEXO FEMININO ENTRE 25 E 40 ANOS, O SITE DEVER TER FOTOS DESSE SEGMENTO. SE O PBLICO-ALVO FALA UMA LINGUAGEM MUITO TCNICA, ESSA SER A LINGUAGEM UTILIZADA NO SITE. AQUI O CONSULTOR EXPLICAR O QUE O SITE DEVER TER PARA GERAR EMPATIA COM O PBLICO-ALVO GERANDO AFINIDADE COM ELE A PARTIR DO QUE ELE ] 3.1.5 Nmeros

[ESTATSTICAS, PERCENTAGENS, NDICES ETC. NA REUNIODE BRIEFING SERO LEVANTADAS TODAS AS ESTATSTICAS QUE O CLIENTE POSSUI PARA QUE ISSO SEJA VEICULADO NO SITE] 3.1.6 Reciprocidade [CIRAR MEIOS PARA QUE O CLIENTE ENTREGUE ALGO GRATUITAMENTE. UMA REA DE CONTEDO, UM MS GRATUITO DE UMA ASSINATURA DE UM SOFTWARE OU UMA REVISTA, UM ARQUIVO GRATUITO (AS ISCAS DIGITAIS ENTRAM NESSA CATEGORIA) ETC. O QUE O CLIENTE TEM QUE PODE OFERECER GRATUITAMENTE AO USURIO DO SITE PARA QUE ELE SINTA QUE A EMPRESA J EST LHE GERANDO VALOR SEM COBRAR NADA POR ISSO] 3.1.7 Escassez [O QUE A EMPRESA PODE MOSTRAR EM TERMOS DE ESCASSES PARA VALORIZAR O SEU PRODUTO OU SERVIO. VAGAS LIMITADAS, PROMOO POR TEMPO LIMITADO, S AT AMANH, S RESTAM 10 VAGAS ETC.]

Blog
O Blog deve estar dentro do site, em plataforma Wordpress, mas no com oum subdomnio do Wordpress como http://[DOMNIO DO CLIENTE].wordpress.com/. O domnio deveria ser como: http://www. [DOMNIO DO CLIENTE].com.br/blog/ O blog deve estar integrado ao layout. O blog dever concentrar todas as novidades, notcias, fotos, vdeos etc. O blog deve ser um canal de relacionamento com o cliente. No blog dever ter os widgets do Twitter, o plugin social do Facebook, Flickr e outros. A seguir, apresentamos alguns plugins que podero ser utilizados no site e no blog. Em ordem, apresento os plugins do Facebook, Twitter e Flickr.

O blog, cada vez mais tem sido um canal de lifestreaming para os leitores que acompanham a vida da empresa por esse canal. A pgina do Facebook cada vez mais tem assumido esse papel tambm. A frequncia ideal de insero de contedo no blog no mnimo uma vez por dia. O blog dever ter, no somente notcias sobre a empresa (promoes, preos, notcias institucionais), mas principalmente, notcias sobre o segmento Por exemplo, se a empresa fosse um hotel na regio de Bzios, as notcias seriam sobre as praias e os lugares para se ir em Bzios. Se a empresa fosse uma loja que vendesse bicicletas, o blog deveria falar sobre o ciclismo, dicas de trilhas, entrevistas com campes de ciclismo etc, no sobre a empresa em si. O blog deve conter esse tipo de contedo, mas tambm fotos ou links para produtos ou servios que a empresa vende. Sempre deve conter propaganda no contedo e contedo na propaganda. [EXEMPLIFIQUE ISSO UTILIZANDO O NEGCIO DO CLIENTE DANDO UM DIRECIONAMENTO MAIS CLARO PARA ESSA ESTRATGIA]

Badge
H uma ttica de contedo para aumento de Page Rank que a criao de badges, como se fossem adesivos que os consumidores copiam e colam em seus blogs e sites para exprimir um estilo de vida (Como eu amo ces ou consulte sempre um advogado), porm, que tem um link que remete ao site da marca, criando um link e aumentando a quantidade de links externos (leia-se, page-rank). Veja na imagem a seguir o badge da Zappos. Quanto mais badget espalhados pela internet, mais links apontando para o site.

[ANALISAR SE A MARCA DO CLIENTE UMA MARCA AMADA O SUFICIENTE PARA AS PESSOAS QUEREREM COLAR UM BADGE COM O NOME DO CLIENTE

EM SEUS BLOGS OU SE O CLIENTE APOIA ALGUMA CAUSA SOCIAL QUE PODE SE TRANSFORMAR EM UM BADGE (POR EXEMPLO, TER UMA PGINA EM SEU SITE QUE APOIE UM HOSPITAL DO CNCER E TER UM BADGE EU APOIO O HOSPITAL DO CNCER COM UM LINK PARA A PGINA QUE FALA SOBRE ISSO). CASO NO HAJA POSSIBILIDADE DE TRABALHAR ESSA TTICA DE LINK BUILDING, RETIRAR ESSE ITEM 3.14 TODO]

Contedo Outsite
A primeira ao em termos de contedo a ser feita o cadastramento do site em diretrios de sites. H vrias listas espalhadas pela internet. Esse trabalho pode ficar por conta do consultor, porm, ter um investimento a parte. [ IMPORTANTE INFORMAR AO CLIENTE QUE AO CRIAR NOVAS PGINAS E COLOCAR O SITE NO AR, AS PGINAS ANTIGAS DEVEM SER DIRECIONADAS COM REDIRECIONAMENTO 301 PARA AS NOVAS PGINAS. ESSE UM TRABALHO DE FORMIGUINHA E O CONSULTOR DEVE DEIXAR CLARO QUE SE ISSO FOR FEITO POR ELE, HAVER UM INVESTIMENTO A PARTE DEVIDO AO TAMANHO VARIVEL DO TRABALHO EM FUNO DO TAMANHO DO SITE DO CLIENTE] A seguir apresentaremos uma lista de sites de web 2.0 e o que fazer em cada um deles. Tais sites tm um Page-Rank muito alto perante o Google e com isso, so encontrados facilmente na primeira pgina do buscador para uma determinada palavra-chave. Estando com fotos, vdeos, slides etc. nesses sites e trabalhando as mesmas palavras-chave que sero trabalhadas no prprio site, aumenta-se muito a probabilidade de ser encontrado. Mesmo que o site da sua empresa no seja encontrado em uma determinada palavra, um desses sites pode ser encontrado. Na imagem a seguir podemos observar a busca universal do Google. Estar nesses sites pode significar ser melhor encontrado no Google.

- Flickr, Picasa, Twitpic [LISTAR QUAIS AS AES SE FOR PERTINENTE QUE O CLIENTE DEVER TER NESSES SITES BASEADOS EM FOTOS]. - YouTube, Vimeo [LISTAR QUAIS AS AES SE FOR PERTINENTE QUE O CLIENTE DEVER TER NESSES SITES BASEADOS EM VDEOS] - SlideShare [LISTAR QUAIS AS AES SE FOR PERTINENTE QUE O CLIENTE DEVER TER NESSE SITE BASEADO EM SLIDES] - Yahoo Respostas [LISTAR QUAIS AS AES SE FOR PERTINENTE QUE O CLIENTE DEVER TER NESSE SITE BASEADO EM PERGUNTAS E RESPOSTAS] - Wikipedia [LISTAR QUAIS AS AES SE FOR PERTINENTE QUE O CLIENTE DEVER TER NESSE SITE] - Google Maps [VERIFICAR SE O CLIENTE J ENCONTRADO NO GOOGLE MAPS OU NO E DAR AS DICAS DE COMO OTIMIZAR SEU LINK NO PLACES DO GOOGLE PARA A PALAVRA-CHAVE PRINCIPAL]

5 Promoo:
O 5P descreve as campanhas que a empresa dever fazer para gerar leads por meio de seu prprio esforo e atividade (leia-se: investimento). As campanhas, porm, no podem visar apenas divulgao da marca, mas sim, ser propagada pelos consumidores que a recebem. Quanto maior o coeficiente viral da campanha, mais o 5P ir trabalhar em conjunto com o 6P, visto mais adiante. As ferramentas para se trabalhar o 5P so inicialmente duas: - Links Patrocinados - Campanhas promocional por meio de hotsites e divulgao online/offline

Links Patrocinados
Se o cliente optar por fazer uma campanha de links patrocinados, ser necessria uma contratao a parte uma vez que essa uma rea que exige no s a criao da campanha, mas tambm a sua manuteno. Nesse planejamento sero dados alguns direcionamentos para que o cliente crie uma campanha de links patrocinados inicial que j ir gerar resultados, contudo, uma campanha mais abrangente e maior ser objeto de um estudo mais aprofundado e maior dedicao de tempo do consultor. Inicialmente importante configurar o cdigo de converso para mensurar converses vindas das campanhas de links patrocinados. Primeiro, clique na aba Ferramentas e relatrios

Posteriormente, para obter o cdigo da pgina de converso para mensurar o resultado gerado pelos links patrocinados clique na aba cdigo

Nessa pgina, voc poder copiar o cdigo para o site e passar a medir a quantidade de converses que os links patrocinados traro para o seu negcio. A pgina que medir converso ser a pgina da misso crtica. Por exemplo, se a misso crtica for contatos de consumidores, logo, uma converso significa um contato, a pgina que indica que a misso crtica foi atingida a pgina de xito obrigado pelo seu contato. Inicialmente, esse planejamento est descrevendo uma campanha nica com valor de investimento mensal de R$1.800 divididos entre os diversos

grupos de anncios e palavras-chave (o que representa um valor de aproximadamente R$60,00 por dia). preciso pagar um boleto gerado na prpria plataforma do Adwords. A verba demora cerca de 2 dias para que seja acusada na conta do Google e a campanha comece a ser veiculada. Definies da campanha

Na aba Campanhas, clique na aba detalhes. Nesta aba os itens devero estar definidos segundo o exposto a seguir. Local: [DEFINIR LOCAL DA CAMPANHA. BRASIL, S SO PAULO, BRASIL E PORTUGAL ETC.] Idioma: [ESCOLHER IDIOMAS DE ACORDO COM O PAS QUE O CLIENTE EST VEICULANDO SUA CAMPANHA. BOM ACRESCENTAR O IDIOMA INGLS AO INVS DE DEIXAR SOMENTE PORTUGUS] Redes e dispositivos: a campanha deve ficar com os seguintes campos assinlados.

Aparelhos: todos. Lance e oramento: inicialmente as definies desse campo devero estar como na ilustrao a seguir.

Oramento: R$60,00/dia (para um oramento de aproximadamente R$1.800/ms)

Nas configuraes avanadas, teremos as seguintes configuraes: Data de incio: [ESCOLHER A DATA DE INCIO] Data de trmino: [ESCOLHER A DATA DE TRMINO, SE HOUVER UMA. GERALMENTE ESSA OPO UTILIZADA NO CASO DE CAMPANHAS COM DATAS DETERMINADAS COMO NATAL, DIA DAS MES, NAMORADOS ETC. EM CAMPANHAS INSTITUCIONAIS ESSA DATA NO PREENCHIDA] Programao dos anncios: Inicialmente o anncios aparecer todos os dias durante todo o dia, porm, ao longo das primeiras 2 ou 3 semanas importante que o cliente monitore a quantidade de converses por hora e dia da semana para saber quais os dias e horrios que mais trazem resultados para o negcio. A partir dessa informao, os horrios e dias em que os anncios sero veiculados precisam ser redefinidos de modo a gerar o maior retorno possvel sobre o investimento. Na tabela a seguir, damos a sugesto de 4 grupos de anncios (com dois anncios em cada grupo, para verificar qual o melhor anncios em termos em converso em cliques e converso em vendas no Teste A/B). Caso sua empresa deseje que configuremos essa campanha ou que faamos uma campanha mais elaborada, deve ser orado a parte. [NA TABELA A SEGUIR VOC DEVE DESCREVER OS PRIMEIROS ANNCIOS PARA O CLIENTE. ESCOLHA 4 PALAVRAS-CHAVE IMPORTANTES, CRIE UM GRUPO DE ANNCIO PARA CADA UMA (COM DOIS ANNCIOS EM CADA GRUPO), ESTIME O CPC (POR MEIO DA PRPRIA FERRAMENTA DO GOOGLE). CASO O CLIENTE QUEIRA QUE VOC DESENVOLVA MAIS ANNCIOS, DEVER SER COBRADO A PARTE. FIZ UM GRUPO DE ANNCIOS COMO EXEMPLO A SEGUIR]
Grupo de anncios Hotel Fazenda
CPC mdio estimado R$0,40 - R$0,48 Total de visitas estimadas 20 - 25 Total de custos estimados R$44,39 - R$54,26 Custo mensal R$1.331,70 - R$1.627,80

Anncios
Hotel Fazenda 35 min SP Traga seus filhos para brincar aqui Pacotes Especiais para as Frias www.HotelSantaMarta.com.br Hotel Fazenda 35 min SP Traga seus filhos para brincar aqui Sauna, Piscina, Recreao www.HotelSantaMarta.com.br

Palavras-chave [hotel fazenda] [hotel-fazenda] [hotelfazenda] [hotel fasenda] [hotel-fasenda] [hotelfasenda] [fazenda hotel] [fazenda-hotel] [fazendahotel] [fasenda hotel] [fasenda-hotel] [fasendahotel]

Grupo 2
CPC mdio estimado R$xx - R$xx Total de visitas estimadas xx - xx Total de custos estimados R$xx - R$xx

Anncio 1

Palavras-chave Anncio 2

Custo mensal R$xx - R$xx

Grupo 3
CPC mdio estimado R$xx - R$xx Total de visitas estimadas xx - xx Total de custos estimados R$xx - R$xx Custo mensal R$xx - R$xx

Palavras-chave Anncio 1

Anncio 2

Grupo 4
CPC mdio estimado R$xx - R$xx Total de visitas estimadas xx - xx Total de custos estimados R$xx - R$xx Custo mensal R$xx - R$xx

Anncio 1 Palavras-chave

Anncio 2

[O RESUMO DE CPC MDIO, TOTAL DE VISITAS ESTIMADAS, TOTAL DE CUSTOS ESTIMADOS E CUSTO MENSAL QUE APRESENTADO LOGO ABAIXO DO NOME DO GRUPO DE ANNCIOS OBTIDO PELA FERRAMENTA ESTIMADOR DE TRFEGO NA ABA FERRAMENTAS E RELATRIOS] Custo total mensal para os 4 grupos de anncios mostrados acima: De R$1.740,00 a R$1.920,00 [VALOR FICTCIO S PARA EXEMPLIFICAR QUE VOC DEVE FAZER A CONTA PARA O CLIENTE]

Campanha promocional
A outra opo que uma empresa tem de fazer divulgao em um incio de trabalho de marketing digital por meio de campanhas. A seguir, h uma ideia de uma campanha promocional para ser implementada. Prmio: [CASO TENHA ALGUMA EXCELENTE IDEIA QUE NO PRECISE DE PRMIO, SER MELHOR PARA O CLIENTE, PORM, CAMPANHAS BVIAS E FCEIS DE SEREM CRIADAS SO BASEADAS EM GANHO DE PRMIOS DE ACORDO COM ALGUMA META DE DESEMPENHO COMO POR EXEMPLO, SER O PRIMEIRO EM ALGUMA DISPUTA. A DESVATAGEM DESSE TIPO DE CAMPANHA, J VIMOS: COEFICIENTE VIRAL BAIXO. O IDEAL QUE LEIA A MAIOR QUANTIDADE POSSVEL DE CASES PARA ADAPTAR ALGUMAS

DAQUELAS IDEIAS PARA O CLIENTE. LEIA OS CASES DA SUA APOSTILA DE CASES QUE FOI ENVIADA PARA O MAILING DOS ALUNOS DO CURSO] Tempo de campanha: [ IMPORTANTE DEFINIR O TEMPO QUE NO PODE SER NEM MUITO LONGO A PONTO DAS PESSOAS ESQUECEREM DA CAMPANHA, NEM MUITO CURTO A PONTO DE S UMA PARTE PEQUENA DEMAIS DO MERCADO DESCOBRI-LA. GERALMENTE QUANDO MELHOR O PRMIO, MENOS TEMPO VOC VAI PRECISAR PARA ESPALHAR A CAMPANHA. QUANTO MAIS COOPERATIVA, MAIOR O COEFICIENTE VIRAL E MENOS TEMPO VOC VAI PRECISAR PARA DIVULG-LA] Mecnica da campanha: [EXPLICAO SOBRE A CAMPANHA] [ IMPORTANTE QUE NA REUNIO DE BRIEFING VOC TENHA OBTIDO INFORMAES O SUFICIENTE DO CLIENTE PARA SABER O QUE ELE PODE OFERECER DE PRMIO, DE DESCONTO, DE GRAA ETC. ESSES SERO AS SUAS ARMAS PARA CRIAR AS CAMPANHAS PROMOCIONAIS COOPERATIVAS]

Divulgao baseada em contedo


A melhor maneira de divulgar a sua empresa basear s divulgao em contedo de qualidade. Quanto melhor o contedo, mais a marca ser divulgada como uma referncia. Essa estratgia tem muito a ver com criar reputao da empresa frente ao mercado e fazer com que a marca se espalhe a partir do prprio consumidor. Digamos que sua empresa seja uma revendedora de equipamento esportivo para tracking. Digamos que sua empresa venda calas especiais para caminhada, bssola, botas, garrafas de gua prprias para o esporte e outros acessrios. O importante no falar sobre a empresa e nem sobre os produtos, mas sim sobre o esporte. Sua empresa poderia ter um blog (j mencionado anteriormente) sobre as melhores trilhas separadas por cidade, por grau de dificuldade e por tempo de caminhada. O blog poderia ter tambm as melhores fotos tiradas em cada trilha. O contedo do blog, porm, est limitado ao prprio blog a no ser que algum o copie. A divulgao baseada em contedo parte do mesmo princpio de divulgar uma camada superior a da venda do simples produto (vender o esporte ao invs da bicicleta, por exemplo), porm, em um contedo que as pessoas possam baixar gratuitamente (sem deixar o email, e essa a diferena para uma isca digital, pois o intuito espalhar a marca e no obter mailing). O contedo pode ser, para a empresa de tracking, um mapa das melhores trilhas no Ibarapuera. Ou ento uma tabela de perda de calorias de acordo com o tempo de caminhada. Ou um aplicativo para iPhone sobre calorias, mapa ou a rdio tracking. lgico que o contedo deve ter a marca da empresa em evidncia, pois o contedo foi feito para divulgar a marca. de

qualidade e o preo que o consumidor pagar para baix-lo gratuitamente a divulgao da empresa. Para a sua empresa, seguindo essa linha de contedo feito a ideia para divulgao baseada em contedo a exposta a seguir: [ESCREVER UMA IDEIA DE CONTEDO PARA A DIVULGAO DA EMPRESA]

Divulgao baseada em oportunidade


A mdia de massa constantemente fala sobre produtos pertencentes a sua indstria e isso gera uma grande busca no Google por tais palavras. importante a empresa estar preparada para aproveitar essas buscas. Por exemplo, quando o Globo Reprter lanou a reportagem de que farinha de banana verde um timo e saudvel remdio para emagrecer, a busca no Google por Banana verde, alcanou picos de mais de 10 vezes maiores do que a mdia da busca por tal palavra nos ltimos anos. As empresas que perceberam esse movimento e fizeram um simples anncio de links patrocinados comprando a palavra banana verde conseguiram deslocar uma grande quantidade de consumidores para seu site. As empresas que poderiam se beneficiar desse movimento seriam todas as empresas pertencentes indstria do emagrecimento, j que as pessoas que foram procurar pela palavra banana verde no Google estavam interessadas na palavra-chave porque viram a reportagem que mostrava que farinha de banana verde ajudava a emagrecer. Para a empresa estar preparada para se aproveitar desses movimentos gerados pela mdia de massa, basta assinar um clipping de suas diversas palavras-chave por meio do Google Alertas (www.google.com.br/alerts) para notcias que saem no Google Notcias. As 20 principais palavras que sugiro que sua empresa monitore no Google Alertas so: [ESCREVER AS 20 PRINCIPAIS PALAVRAS-CHAVE QUE O CLIENTE DEVER MONITORAR EM UMA CONTA DE E-MAIL NO GOOGLE ALERTAS. NO ESCREVER PALAVRAS TO GENRICAS QUE TENHA UMA ENXURRADA DE NOTCIAS TODO O DIA (COMO ESPORTE, OU SO PAULO) E NEM PALAVRAS TO ESPECFICAS QUE NO TENHA NOTCIA NENHUMA AO LONGO DO ANO (COMO ANURIO DE EMPRESAS DE RADIOFREQUNCIA NO ESTADO DO TOCATINS OU COISAS ASSIM). EU RECOMENDO USAR O GOOGLE ALERTAS PARA SI MESMO ANTES DE PASSAR AS PALAVRAS PARA O CLIENTE] importante que uma vez que sua empresa detecte um movimento no mercado uma notcia em um programa de grande circulao que contenha uma palavra-chave da sua indstria e que provoque buscas no Google

algum da empresa possa rapidamente confeccionar um anncio de link patrocinado apontando para uma pgina recm criada no blog que traga contedo sobre o assunto e um formulrio de contato para mais informaes ou ento um anncio que j aponte direto para um produto ou servio. Para tornar isso vivel, necessrio um CMS fcil de operar, conhecimento bsico para se montar um anncio de links patrocinados e criao de formulrios (aconselho o MailChimp). Caso sua empresa deseje que ns faamos esse monitoramento e ao rpida gerada pelo movimento da mdia de massa, ser algo que podemos conversar em separado a esse documento.

6 Propagao:
O 6P tem foco na propagao de contedo (e, consequentemente, das marcas) por meio das mdias sociais, principalmente Facebook e Twitter, devido ao grande volume de pessoas que cada vez mais adere a essas plataformas e divulgam o que gostam por meio delas. O 6P se apoia no alto grau de atividade do consumidor para que o prprio consumidor seja o vendedor da marca para seus pares uma comunicao confivel e muito mais efetiva do que a comunicao da empresa chegando at ele. O 5P e o 6P caminham juntos, principalmente quando falamos em divulgao por meio da divulgao de contedo. Algumas dicas iniciais: - Registre o perfil da empresa em todas as mdias sociais pertinentes ao negcio. Procure utilizar sempre o mesmo nick para todas as redes, tanto nas grandes redes quanto nas redes de nicho. A seguir sugerimos uma lista de mdias sociais que sua empresa deve ter o perfil regitrado: [LISTAR TODAS AS REDES SOCIAIS QUE O CLIENTE DEVE TER UM PERFIL, INCLUINDO-SE TWITTER, FACEBOOK, YOUTUBE, SLIDESHARE (SE FOR O CASO) E OUTRAS REDES DE NICHO. VERIFICAR QUAIS AS MELHORES REDES PARA O FORMATO DE MDIA QUE O NEGCIO DO CLIENTE TEM: FOTO, VDEO, SOM, TEXTO, SLIDES] - Crie uma estrutura para cuidar da comunicao via mdias sociais. Como falado no incio desse planejamento, importante ter um analista de mdias sociais (que ser contratado por meio das prprias mdias sociais) [VERIFICAR SE ESSA DICA SE APLICA. TALVEZ O CLIENTE J TENHA ESSE PROFISSIONAL] - Aprenda a operar com ferramentas de integrao entre redes sociais, como o ping.fm. Desse modo sua empresa poder fazer atualizaes em vrias redes ao mesmo tempo poupando esforos repetidos. O prximo passo a anlise do perfil da empresa nas pginas das principais mdias sociais, destacadas abaixo:

Facebook
Atualmente o Facebook uma das mais eficientes ferramentas de relacionamento com o mercado-alvo, caso este esteja no Facebook (e quase todo mundo est). Ter uma estratgia clara para o Facebook essencial para um bom trabalho do 6P.

Anlise da Pgina de Fs: [ANALISAR SE O CLIENTE POSSUI UMA OU NO, SE ELA UMA PGINA PADRO OU ELABORADA (SUGERIR FAZER UMA PGINA DE FS ELABORADA NO PAGEMODO OU OUTRO SOFTWARE SIMILAR), SE ELE CONFUNDE PGINA DE FS COM PGINA DE PERFIL. SE TEM POUCOS OU MUITOS FS (REPRESENTANTO MUITO OU POUCO CAPITAL SOCIAL), SUGESTES PARA AUMENTAR A QUANTIDADE DE FS (COMO COLOCAR O PLUGIN SOCIAL DO FACEBOOK EM TODAS AS PGINAS DO SITE OU UMA CAMPANHA PARA AUMENTAR A QUANTIDADE DE FS), VERIFICAR SE EST INTEGRADA COM O TWITTER (PARA FACILITAR A ATUALIZAO) E VERIFICAR SE ISSO PERTINENTE NO NEGCIO DA EMPRESA. VERIFICAR SE A PGINA EST ABANDONADA OU ATUALIZADA COM FREQUNCIA. ANALISAR O CONTEDO QUE POSTADO. O IDEAL QUE A EMPRESA TENHA A PGINA DE FS, MAS TENHA TAMBM UMA PGINA DE PERFIL DO EMBAIXADOR DA EMPRESA, AQUELE QUE DIVULGA A MARCA, QUE GERALMENTE O DONO DA EMPRESA. A ESTRATGIA DE TER O DONO DA EMPRESA COMO A PESSOA QUE DIVULGA A MARCA DA EMPRESA D MUITO CERTO PORQUE O CLIENTE TEM MAIOR PENETRAO NA MDIA, UMA VEZ QUE VIRA FONTE DE MATRIAS. ESSA UMA TTICA QUE EU MESMO UTILIZO E QUE TEM MUITOS OUTROS EXPOENTES COMO BILL GATES, MICHAEL DELL, RICHARD BRANSON, TONY HSIEH E, LGICO, STEVE JOBS. MUITOS EMPRESRIOS NO GOSTAM DE APARECER E PORTANTO NO VO QUERER SEGUIR ESSA ESTRATGIA. NO INSISTA. UMA QUESTO PESSOAL. SE A EMPRESA TIVER UMA PGINA DE PERFIL AO INVS DE PGINA DE FS, APESAR DO FACEBOOK J TER UMA FUNCIONALIDADE QUE TROCA AMIGOS PARA FS, AINDA NO UMA FUNCIONALIDADE QUE EST DANDO CERTO EM TODOS OS CASOS. MELHOR LER MAIS SOBRE OS PROBLEMAS ANTES DE INDICAR AO CLIENTE TAL AO. Anlise do que as pessoas tem falado sobre a marca no Facebook: [ANLISE DA MARCA NO FACEBOOK. POSTAGENS, OPINIES, ETC.] importante que os novos contedos que forem veiculados no blog sejam veiculados no Facebook, para que sejam propagados pelos fs e amigos. Ao fazer isso, utilize sempre imagens no post do blog para que essa imagem aparea no post do Facebook e chame mais ateno dos usurios que estiverem logados naquele momento.

Twitter
O Twitter atualmente uma das melhores ferramentas para se trabalhar na divulgao de uma marca. Para isso, inicialmente preciso ter uma conta no Twitter [PROPONHA AO CLIENTE INTEGRAR A CONTA DO TWITTER COM A CONTA DO FOURSQUARE E DO FACEBOOK, SE FIZER SENTIDO PARA A ESTRATGIA DE COMUNICAO DELE. USE SUA CONTA INTEGRADA PARA

PERCEBER ALGUNS PROBLEMAS DE DUPLICAO DE CONTEDO NESSA OPERAO E COMO CRIAR UMA ESTRATGIA PARA EVIT-LO]. Estratgia de comunicao: Dicas rpidas de alimentao saudvel com links (encurtados) para os posts no blog, onde esto as dicas na ntegra. [ESCREVA QUAL A ESTRATGIA QUE O CLIENTE DEVE SEGUIR. H VRIAS: VEICULAR NOTCIAS (COMO O TWITTER DO IDGNOW, DO G1 ETC.), VEICULAR DICAS SOBRE O SEGMENTO DELE (DICAS SOBRE CICLISMO, DICAS SOBRE TRACKING, DICAS SOBRE GASTRONOMIA) DENTRE OUTRAS. IMPORTANTE TAMBM PLANEJAR A FREQUENCIA DE POSTAGENS, NEM TANTOS QUE IRRITEM OS SEGUIDORES, NEM TO POUCOS QUE NO MARQUEM PRESENA PARA OS SEGUIDORES. CADA MERCADO TEM UMA QUANTIDADE IDEAL. GERALMENTE NOTCIAS TEM MAIOR QUANTIDADE DE POSTS POR DIA] Frequncia: Entre 5 e 10 tweets por dia entre 09h e 23h. [ IMPORTANTE TAMBM DIZER AO CLIENTE QUE OS POSTS NO DEVEM SER VEICULADOS SOMENTE NO HORRIO COMERCIAL. O IDEAL QUE OS TWEETS ACOMPANHEM O RITMO DA INTERNET E SEJAM VEICULADOS DURANTE DIA E NOITE] Utilize ferramentas para agendar seus tweets. Assim, voc pode deixar contedo programado para ser postado em determinadas horas do dia, sem precisar entrar e sair toda hora do site. Procure postar os contedos mais importantes entre s 10h e 11h da manh, pois so os horrios em que a rede social recebe o maior nmero de acessos. Algumas ferramentas de possuem a opo de agendar tweets: - http://www.twaitter.com - http://www.tweet-u-later.com - http://www.tweetfunnel.com - http://twittontime.com - http://twuffer.com - http://cotweet.com - http://www.dynamictweets.com - http://futuretweets.com - https://www.socialoomph.com Perfil dos Tweets: proprietrio da empresa. As publicaes do Twitter da empresa devem utilizar um encurtador de URL (sugerimos o bit.ly) para controlar a quantidade de retweets, cliques e

outras mtricas importantes. A seguir uma tela que mostra a mensurao de um encurtador de URL para um link especfico.

[ANALISE QUAL DAS MDIAS SOCIAIS A SEGUIR SO RELEVANTES PARA O CLIENTE E ESCOLHA QUAIS IRO PERTENCER AO PLANEJAMENTO]

YouTube
O YouTube atualmente o segundo maior buscador aps o Google. Os consumidores procuram no YouTube todo tipo de informao, mas principalmente informaes do tipo como fazer. importante criar um canal da empresa para veicular todos os vdeos. Os vdeos sero veiculados no YouTube, depois disso, embedados no blog ou site da empresa. A pgina do blog que contm o vdeo ser divulgada nas redes sociais, principalmente Facebooke Twitter. [APRESENTAR ALGUMAS ESTRATGIAS SOBRE VDEOS NO YOUTUBE]

SlideShare
A plataforma colaborativa de slides est cada vez mais em evidncia na internet. O SlideShare pode conter tanto apresentaes de palestras, sequncia de fotos ou qualquer outro material que possa ser posto em uma apresentao. [APRESENTAR ALGUMAS ESTRATGIAS SOBRE SLIDES]

Orkut
Para a empresa que atinge um pblico um pouco mais jovem, classe C, o Orkut a melhor opo, porm, com poucas ferramentas de divulgao a no ser por banners e anncios. [APRESENTAR ESTRATGIAS PARA O ORKUT]

Yahoo Respostas
Crie um profile para a empresa no Yahoo! Respostas e busque constantemente suas keywords nestas redes sociais. H um nmero imenso de pessoas buscando por informaes e fazendo perguntas sobre os mais variados tipos de empresa. Voc ter toda a liberdade para entrar em contato com estas pessoas, descrever os servios e demais informaes sobre a empresa, ainda, aguardar a resposta destas pessoas que estaro sempre avaliando a qualidade da sua sugesto/resposta; Utilizar o Yahoo! Answers Monitor, criado pela Mestre SEO (somente para assinantes Mestre SEO) que serve como uma ferramenta de busca e monitorao de palavras-chave. Voc recebe periodicamente por e-mail tudo que est sendo citado sobre uma determinada keyword. Por exemplo: sempre que algum citar hotel no Rio de Janeiro, seja numa pergunta ou numa resposta, o link vir para o seu e-mail, facilitando a monitorao e a interatividade com os usurios. No responda apenas s perguntas de pessoas que esto buscando alguma empresa como a sua falando sobre a sua marca. Procure responder perguntas sobre dicas de lazer, segurana, gastronomia ou qualquer outra informao que caiba marca responder. Assim, o seu perfil ganhar mais credibilidade e no ser taxado apenas como um perfil comercial de SPAM, que visa apenas vender servio; [APRESENTAR ESTRATGIAS DE RESPONDER PERGUNTAS NO YAHOO RESPOSTAS]

7 Personalizao:
Nesse planejamento, iremos discutir o 7P focando em campanhas de e-mail marketing. Devemos sempre pensar em e-mail marketing como uma newsletter de contedo em HTML que gera valor para quem o recebe por meio de contedo relevante. Na mesma linha do contedo que deve ser veiculado no blog ou no site, o email marketing tambm deve, antes de divulgar a marca por meio de emails promocionais que s tentam vender algo, agregar contedo de qualidade de forma segmentada. O mailing para o qual sero enviados os emails ser levantado por meio das iscas digitais, mailing de clientes e outras formas de opt-in de pessoas que deixaram seus e-mails expontaneamente. No se deve comprar listas de e-mails. J falamos bastante ao longo do planejamento sobre as iscas digitais. fundamental construir o prprio mailing para que as aes sejam efetivas.

Segmentao
Cada base de segmentao deve criar uma campanha diferente. Analisando o mercado-alvo, vemos que uma das principais segmentaes deve ser por: [ANALISAR E APRESENTAR QUAIS OS CRITRIOS DE SEGMENTAO QUE O CLIENTE DEVE TRABALHAR. PODE SER DISTNCIA QUE O CONSUMIDOR MORA DA EMPRESA, SEXO, IDADE, SE TEM FILHOS OU NO, SE J COMPROU NA LOJA OU NO ETC. CADA NEGCIO PEDIR UMA SEGMENTAO DIFERENTE.] Para fazer uma boa campanha de e-mail marketing, preciso ter um bom mailing segmentado. No adianta enviar um mesmo e-mail para centenas de milhares de pessoas ao mesmo tempo, uma vez que cada uma dessas pessoas tem comportamentos de compra diferententes. Segmentar fundamental. As iscas digitais e as perguntas a se fazer a qualquer cliente ou consumidor que entre para o mailing por vontade prpria deve contemplar tais critrios. Sugerimos adquirir, caso ainda no tenha, uma plataforma de e-mail marketing que administre os contatos para no perder o controle do mailing com a quantidade crescente de contatos sendo gerados dia a dia. A plataforma sugerida a do Mailchimp (http://mailchimp.com). Uma das aes para se trabalhar com a segmentao no Mailchimp criar listas diferentes para cada segmento. Cada lista ir conter um grupo de emails para que se envie uma comunicao distinta para cada grupo.

A imagem a seguir mostra o Mailchimp com diversas listas criadas, cada uma com seu prprio nmero de e-mails, campanhas e outras caractersticas.

Mensura de resultados
A ferramenta mensura todos os e-mails que foram enviados. Alm da empresa poder implementar o cdigo do Google Analytics (ao que recomendamos para ter maior controle de toda a campanha e assim poder saber o que deu certo e o que no deu), voc conseguir descobrir quem abriu o e-mail, quantas vezes, quem no abriu e at o perfil do Facebook dos assinantes da lista. A figura a seguir mostra um exemplo de tela de mensurao de resultados

Estratgia de e-mail marketing


Sempre com o raciocnio de que o cliente tem que ter total autonomia para fazer o que quiser em termos de internet sem precisar saber programar, a ferramenta do Mailchimp tem dezenas de templates prontos para que o cliente crie sua mensagem de e-mail facilmente. Esse o primeiro ponto importante: a sua empresa deve dominar a ferramenta para ganhar autonomia. A estratgia para campanhas de e-mail marketing ser criar iscas digitais e outras tticas para construir mailing de consumidores opt-in, segment-los de acordo com os critrios j descritos para ento enviar e-mails de contedo periodicamente. Os e-mails devero ser em HTML com links que levem o cliente para o site ou para o blog. O contedo do e-mail deve ser sempre relevante para o pblico-alvo, enviando newsletters de contedo ao invs de e-mails promocionais. Para cada 4 ou 5 e-mails de contedo podese enviar um e-mail com um apelo mais promocional. Uma estatstica saudvel para isso manter o contedo promocional somente em 20% das comunicaes. Tema central dos e-mails: [APRESENTAR QUAL O TEMA DOS E-MAILS QUE SERO ENVIADOS. POR EXEMPLO, GASTRONOMIA, CICLISMO ETC.] Periodicidade: [APRESENTAR A FREQUNCIA DE ENVIO DOS E-MAILS. UM POR SEMANA, TODA TERA E QUINTA ETC.]

Detalhamento dos e-mails: Newsletter de contedo em HTML com template simples da ferramenta Mailchimp falando sobre [ASSUNTO] com texto e vrios links apontando para contedos do blog. Programao sugerida para os prximos 10 envios: [ESCOLHER UM SEGMENTO, O MAIS REPRESENTATIVO, PARA MOSTRAR O QUE FAZER NOS PRXIMOS ENVIOS. ISSO TTULO DE EXEMPLO PARA O CLIENTE, PARA QUE ELE ENTENDA O QUE DEVE FAZER PARA OS OUTROS SEGMENTOS] 1 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 10/jul 2 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 17/jul 3 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 24/jul 4 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 31/jul 5 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 07/ago 6 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 14/ago 7 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 21/ago 8 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 28/ago 9 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 05/set 10 envio - assunto: [ESCREVER 2 ASSUNTOS SUGERIDOS PARA TESTE A/B] Data: 12/set Os e-mails podem ser programados para serem enviados em determinada data sem que para isso voc ou qualquer colaborador da empresa tenha que ficar preocupado com isso aps a programao. O assunto do e-mail parte essencial do sucesso da campanha de e-mail marketing. O assunto o que faz com que o usurio abra o e-mail ou no. Se a base de e-mails for muito grande (com pelo menos 5.000), recomendase fazer um teste A/B com o assunto para ver qual que tem maior efetividade em taxa de abertura. A ferramenta do Mailchimp tem tal funcionalidade e j faz o teste automaticamente. Os assuntos sugeridos so apenas alguns que foram pensados para envio, mas nada impede que tais contedos sejam mudados ao longo dos envios

de acordo com o marketing de oportunidade, ou seja, caso haja alguma reportagem ou notcia que os consumidores passaro a procurar na internet. Assuntos que contiverem as palavras que os consumidores estiverem procurando vo aumentar a taxa de abertura do e-mail. preciso escrever os e-mails evitando-se algumas palavras e seguindo algumas regras para que o e-mail no caia na caixa de spam. H uma tabela de pontos na qual um e-mail caracterizado ou no como spam que deve ser lida antes de se escrever o texto do e-mail. (http://emailmarketing.virid.com.br/whitepapers/tabela-de-pontos-dasregras-antispam/).

8 Preciso:
Como j mencionamos no planejamento, uma das primeiras atitudes a serem tomadas com o desenvolvimento do novo site implantar o cdigo do Google Analytics e as ferramentas para webmasters (Como o Google Analytics j est implantado, deve-se apenas tomar o cuidado de continuar com a mensurao no novo site, sem perder os dados anteriores ou sem gerar descontinuidade). Com essas duas ferramentas implantadas, comear uma nova etapa do trabalho que ser a mensurao dos resultados, o que deu certo e o que no deu, para crescer em ciclos contnuos melhorando cada vez melhor a taxa de converso. Alguns indicadores de resultado que devem ser medidos: [APONTAR QUAIS OS INDICADORES DE RESULTADO QUE O CLIENTE DEVE MENSURAR SEMANA A SEMANA. PODEM SER ELES: VISITANTES NICOS X VISITAS, PGINAS DE ENTRADA, PGINAS DE SADA, TEMPO NA PGINA ETC. VER OS CRITRIOS NO SLIDE DO 8P DO CURSO DE CERTIFICAO. ESCOLHA QUAIS OS 3 OU 4 INDICADORES MAIS RELEVANTES PARA O NEGCIO DO CLIENTE. QUAIS INDICADORES VO DE FATO DIZER SE ELE EST EVOLUINDO OU NO] O trabalho maior nessa primeira fase do trabalho entender perfeitamente o pblico-alvo e implementar o novo site para que ele aumente o trfego de modo a poder medir o resultado com muito mais preciso. importante tambm medir o nmero de converses geradas ms a ms. Ser isso que dir se o trfego est se transformando em clientes e negcios para a empresa. Consegue-se programar tal mtrica no Google Analytics. O trabalho de mensurao um contnuo. No 1P vimos qual o volume total de buscas que o negcio atingir, uma estimativa da quantidade de visitas no ms (se o site estiver nas primeiras posies do Google nas palavraschave que sero trabalhadas), qual a quantidade de negcios gerados dada uma taxa de converso mdia do setor. O que temos que fazer esperar pela implementao do planejamento para verificar se estamos atingindo a meta ms a ms ou no. Esse o trabalho do consultor de marketing digital verificar a execuo do projeto de acordo com o que foi planejado. Caso deseje este trabalho de continuidade com o que foi planejado, temos certeza de que o projeto que tem em mos ser implementado com muito mais eficincia.

Concluso:
[A CONCLUSO SUA. CAPRICHE PARA DIZER OS RESULTADOS ESPERADOS UTILIZANDO NMEROS - AO MXIMO QUE PUDER MOSTRANDO QUE O RESULTADO FATO SE O QUE FOI PLANEJADO FOR REALMENTE FEITO. AQUI QUE VOC DEVE FECHAR O PLANEJAMENTO COM CHAVE DE OURO PARA GANHAR O CLIENTE]

You might also like