You are on page 1of 36

RADIOLOGIA DE EMERGNCIA E TRAUMA

URGNCIA

uma situao que requer assistncia rpida, no menor tempo possvel, a fim de evitar complicaes e sofrimento. So exemplos de urgncia: dores abdominais agudas e clicas renais.

EMERGNCIA

todo caso em que h ameaa iminente vida, sofrimento intenso ou risco de leso permanente, havendo necessidade de tratamento mdico imediato. Alguns exemplos de emergncias so a parada cardiorrespiratria, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversveis e at ao bito.

PACIENTE POLITRAUMATIZADO

O politrauma uma sndrome decorrente de leses mltiplas, com reaes sistmicas que podem levar falha ou a disfuno de rgos ou sistemas vitais no diretamente lesados pelo trauma.

EPIDEMIOLOGICAMENTE, O TRAUMA REPRESENTA, ATUALMENTE, A TERCEIRA CAUSA MORTE MUNDIAL.

Segundo as estatsticas, em um dia mdio, 170.000 homens, mulheres e crianas sofrem traumatismos, e aproximadamente 400 morrem como resultados de suas leses. Leso acidental o maior assassino de pessoas entre as idades de 1 a 44 anos.

Para Tashiro e Murayama(2001), a vtima do trauma considerada parcialmente grave, pois seu estado poder se deteriorar rapidamente atingindo varias partes do organismo e colocando o individuo em risco de vida. Apesar dos esforos das equipes responsveis pelo atendimento ao politraumatizado, as taxas de morbidade so assustadoras. Nos politraumatismos a mortalidade classificada em trs nveis subseqentes: imediata, precoce e tardia.

Imediata: As mortes so relativas s que acontecem logo aps o acidente devido a leses cerebrais graves, traumatismos cervicais e leses em grandes vasos ou corao. Precoce: refere as mortes ocorridas dentro de duas horas aps o trauma, causadas por traumatismos cranioenceflico, torcico, abdominal e hemorragia; Tardia: relacionam ocorrncia de septicemia e falncia mltiplas dos rgos, podendo tambm estar ligada ao traumatismo cranioenflico.

O atendimento ao paciente de politraumas tem como principal objetivo a diminuio e, se possvel, a abolio de sequelas do trauma evitando assim as complicaes que levam ao bito.

Obs: caracterstica do trauma ir alm do contexto hospitalar, pois engloba a participao de equipes na cena do acidente, passando pela fase hospitalar, at a existncia de programas de reabilitao paras vtimas.

ATENDIMENTO DA VTIMA
Atendimento pr-hospitalar Chamada coleta de dados precisos Envio da equipe Cincia do cenrio distribuio para a capacidade instalada

ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR
Equipe observa: Segurana do local/equipe; Mecanismo de trauma/ gravidade; Nmero de vtimas.

SUSPEITAR DE TRAUMATISMO
Suspeitar de traumatismo grave em: Quedas > 6m Colises a mais de 32 km/h Expulso da vtima do veculo Morte de um ocupante do veculo Danos graves ao veculo

EXISTE SITUAO CRTICA?


Exame primrio pr-hospitalar Existe situao crtica? Sim Procedimentos crticos

No

Transporte

AVALIAO INICIAL
Durante a avaliao inicial so identificadas e tratadas as condies que oferecem risco de vida ao paciente, obedecendo s seguintes prioridades: area - obstruo das vias areas e controle da coluna cervical boca-boca - respirao circulatrio - alterao da circulao e controle da hemorragia dficit neurolgico exposio completa do paciente

PROCEDIMENTOS CRTICOS:
Desobstruo de vias areas; Conteno de grandes hemorragias; Ocluso de ferimentos aspirativos de trax; Ventilao pulmonar; Descompresso de pneumotrax hipertensivo.

OBSTRUO DAS VIAS AREAS

O politraumatizado pode ter suas vias areas obstrudas devido a queda da lngua quando inconsciente, presena de corpos estranhos, restos alimentares, sangue ou hematomas e edema da laringe por traumatismo direto. Deve-se suspeitar de obstruo das vias areas principalmente naqueles pacientes com TCE, trauma bucomaxilofacial e na regio cervical. O diagnstico de obstruo das vias areas deve ser realizado de forma imediata. O primeiro contato deve ser atravs de uma pergunta ao paciente. A ausncia de resposta implica alterao do nvel de conscincia e uma resposta verbal apropriada indica que as vias areas esto permeveis, a ventilao intacta e a perfuso cerebral adequada.

RESPIRAO
A permeabilidade da via area no assegura uma respirao adequada. As condies traumticas que mais frequentemente comprometem a respirao so: Pneumotrax hipertensivo Pneumotrax aberto Hemotrax Afundamento torcico com contuso pulmonar Hrnia diafragmtica traumtica

CIRCULAO

Avalia-se o estado de perfuso tecidual atravs do pulso, da colorao da pele e do enchimento capilar. Geralmente, quando o pulso radial palpvel, a presso sistlica est acima de 80 mmHg. A presso arterial, a palidez cutnea e a sudorese so parmetros que ajudam no diagnstico. Quando o volume de sangue circulante se reduz pela metade ou mais, a perfuso cerebral torna-se comprometida, levando o paciente perda da conscincia. Ao contrrio, se o paciente encontra-se orientado e consciente, podemos presumir que a volemia suficiente para manter a perfuso cerebral. A causa principal de instabilidade hemodinmica no politraumatizado a perda sangunea.

DFICIT NEUROLGICO
O estado neurolgico rapidamente avaliado verificando o nvel de conscincia e o estado das pupilas. A avaliao do nvel de conscincia realizada pelo tipo de resposta ao estmulo verbal e ao doloroso. Deve-se observar se as pupilas esto isocricas e fotorreagentes. A deteriorao do estado neurolgico pode indicar a presena de leso intracraniana ou a diminuio da oxigenao do SNC.

EXPOSIO

Deve-se retirar todas as vestimentas do paciente, o que permitir e facilitar a avaliaao global do mesmo.

RESSUSCITAO
As fases de ressuscitao e avaliao inicial so realizadas simultneamente. O objetivo desta etapa tem a finalidade de assegurar o metabolismo aerbio das clulas , atravs da manuteno de uma perfuso adequada. A oxigenao e a reposio volmica so os meios utilizados para atingir estas metas. Durante a ressuscitao, realizam-se reavaliaes repetidas dos parmetros vitais para averiguar a eficcia das medidas adotadas.

AVALIAO SECUNDRIA

Cabea-Couro cabeludo, ferimentos e deformidades. Olhos-Dimetro das pupilas, reflexo fotomotor, hemorragias conjuntivais, ferimentos ou corpos estranhos e acuidade visual. Orelha-Presena de sangue ou lquor. Exame neurolgico-Escala de Coma de Glasgow para detectar alteraes de conscincia e acompanhar sua evoluo. Exame dos ossos da face e cavidade oral Regio cervical-Face anterior e posterior, cartilagem tireide, traquia, apfises espinhosas da coluna cervical. Trax- Regio anterior e posterior, ferimentos , deformidades, respirao paradoxal, clavculas, arcos costais, enfisema subcutneo. Auscutar as bulhas cardacas e o MV. Abdome- Escoriaes, hematomas , equimoses (leso intra-abdominal) , dor palpao e RHA. MMSS, MMII e ossos da bacia- Fraturas e leso neuro-vascular. Na avaliao secundria devem ser realizados os exames ginecolgico e o toque retal, procura de sangramento, espculas sseas, flutuao da prstata e ferimentos da vagina ou reto. Utilizam-se as sondas nasogstrica e vesical quando no contra-indicadas. A indicao de exames subsidirios, procedimentos diagnsticos e a necessidade da participao de especialistas so avaliadas nesta etapa.

BIOMECNICA DO TRAUMA
Avaliao da Cena

Insegura

Segura

Remover para local seguro

Exame primrio T< 2 min

EXAME DA VTIMA
Exame primrio + Exame secundrio < 10 min Exame Secundrio: Sinais vitais SAMPRE (Sintomas, Alergias, Medicaes, Passado, Refeio e Eventos) Exame detalhado da cabea aos ps Nvel de conscincia: AVDI (Alerta/estmulos Verbais/Dor/Irresponsivo)

TRIAGEM COM 2 ASPECTOS:


1 O nmero de pacientes no excede a capacidade dos cuidados disponveis: Pacientes com leses graves so cuidados primeiro; 2 O nmero de pacientes excede a capacidade de cuidados disponveis: Pacientes com maior chance de sobrevivncia so tratados primeiro.

NOS EUA : 60 MILHES DE FERIMENTOS POR ANO: 145.000 mortes; 30 milhes requerem tratamento mdico; 3,6 milhes requerem hospitalizao; 9 milhes so ferimentos incapacitantes onde 300.000 sero de incapacidade definitiva e 8.700.000 de incapacidade permanente.

DOENA COM DISTRIBUIO TRIMODAL :


1 pico = morte em segundos minutos - poucos podem ser salvos campanhas de preveno.
2 pico = morte em minutos at vrias horas.

3 pico = morte aps vrios dias ou semanas.

REGRAS GERAIS NO ATENDIMENTO AO POLITRAUMATIZADO


A Todo politraumatismo apresenta leso de coluna cervical at prova em contrrio - Colar cervical + fixao lateral;

Verificar permeabilidade das vias areas corpos estranhos, fraturas da face, mandbula, traquia e laringe.

B A Ventilao envolve funo adequada dos pulmes, parede torcica e diafragma. Pneumotrax hipertensivo; Trax instvel; Pneumotrax aberto; Hemotrax macio.

PNEUMOTRAX HIPERTENSIVO
Desenvolve-se quando o ar proveniente do(s) pulmo(es) ou do meio ambiente (pneumotrax traumtico) passa para a cavidade pleural, com a possibilidade de que este possa ser comprimido devido a um mecanismo valvular. Numa fase inicial, o colapso parcial do pulmo pode no ter sintomas.

TRAX INSTVEL

PNEUMOTRAX ABERTO;

Quando existir comunicao do espao pleural com o ambiente.

HEMOTRAX MACIO
Hemotrax o derrame e presena de sangue na cavidade pleural. comumente o resultado de feridas penetrantes. Tambm pode resultar de qualquer trauma brusco que rompa a vasculatura.

C Hemorragia a predominante causa de morte ps trauma passvel de tratamento rpido e efetivo. Toda hipotenso ps-traumtica deve ser considerada de origem hipovolmica at prova em contrrio; Nvel de conscincia; Cor da pele - sinal precoce; Pulsos - sinal precoce; Hemorragias.

D Avaliao neurolgica rpida: A- Alerta V- Responde estmulos verbais D- Responde estmulos dolorosos I- Irresponsivo

Alterao dos nveis de conscincia por uso de drogas um diagnstico de excluso

E Retirar toda a roupa avaliao completa; Cuidados com a hipotermia.

CONCLUSO
O traumatizado deve ser considerado como um paciente prioritrio, pela potencialidade de sua gravidade, pois pode ter suas funes vitais deterioradas em curto perodo de tempo, uma vez que o trauma grave frequentemente produz leses em vrios rgos dependendo do mecanismo de acidente e da regio anatmica do organismo que foi atingida.

You might also like