You are on page 1of 3

O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, atravs das suas necessidades.

O homem primitivo era caador e selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Atravs destas necessidades surgem invenes como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. O teatro primitivo era uma espcie de danas dramticas colectivas que abordavam as questes do seu dia a dia, uma espcie de ritual de celebrao, agradecimento ou perda. Estas pequenas evolues deram-se com o passar de vrios anos. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os mitos comearam a evoluir, surgem danas mimticas (compostas por mmica e msica). Com o surgimento da civilizao egpcia os pequenos ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos. Cada mito conta como uma realidade veio a existir. Os mitos possuam regras de acordo com o que propunha o estado e a religio, eram apenas a histria do mito em ao, ou seja, em movimento. Estes rituais propagavam as tradies e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. Na Grcia sim, surge o teatro. Surge o ditirambo, um tipo de procisso informal que servia para homenagear o Deus Dioniso (Deus do Vinho). Mais tarde o ditirambo evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, danavam, contavam histrias e mitos relacionados a Deus. A grande inovao deu-se quando se criou o dilogo entre coreutas e o corifeu. Cria-se assim a aco na histria e surgem os primeiros textos teatrais. No incio fazia-se teatro nas ruas, depois tornou-se necessrio um lugar. E assim surgiram os primeiros teatros.

Alguns exerccios teatrais, dinmicas, brincadeiras...


Ol! Hoje, mexendo em alguns papis antigos, achei vrios exerccios que dava para um grupo de juvenis, h alguns anos atrs numa oficina teatral! Pensei em compartilhar alguns! Quem sabe vc esteja precisando de algumas idias!

Jogo de aquecimento: Convencionar tres comandos (bater palmas, uma jia, um estalo, uma piscada..etc...) A cada um desses comandos dado, o grupo, que estar em roda, de p, far uma ao. Ex: Quando o prof. der uma palma, todos imitam um animal. Quando der um estalo, todos correm at certo canto da sala. Quando der uma piscada todos rolam no cho em seguida levantam e do um pulo!

jogo fala um nome bate nas costas, bate nas costas fala um nome: Funciona assim: Se eu falar um nome, essa pessoa ter que bater nas costas do seu amigo ao seu lado. essa pessoa que recebeu o tapa, dever falar um nome! E assim por diante!

um jogo muito gostoso, animado, ajuda a descontrair, alm, claro, de treinar a concentrao, agilidade, pr-atividade, ateno!

soltando a criatividade: O prof/ monitor levar vrias imagens recortadas de revistas, ou poesias, letras de msica, objetos. Os intens levados devero ser colocados no meio da roda. Os participantes devero escolher cada um uma imagem (ou outro item os quais citei). Depois em dupla, essas imagens devero ser juntadas, e cada dupla dever apresentar uma cena teatral, seguindo os estmulos dados pelas imagens!

Poetando: O prof/monitor levar vrias msicas por extenso. Cada grupo, dupla ou individuo escolher uma msica e dever recit-la com determinado sentimento, que tambm pode ser sorteado. Ex: recitar a msica X com sentimento X (msica parabens a vc, com sentimento de raiva)!

Perguntas doidas, respostas malucas: CAda pessoa receber dois papeis em branco, de preferencia de cores diferentes. No primeiro papel a pessoa dever escrever uma pergunta. E no outro a resposta dessa pergunta. Depois todas as perguntas e todas as respostas devero ser recolhidas pelo monitor e embaralhadas. Cada pessoa ento receber dois papis e ler em pblico a pergunta e a resposta! Sai umas coisas bem engraadas!

Contando um conto com imagens: Usando as imagens levadas pelo professor, cada um pegar uma imagem. Todos sentaram em roda. Uma pessoa comear uma histria tendo base sua figura escolhida. Ao comando do professor, outra pessoa dever continuar essa historia, dando sentido ela, porm inserindo a sua imagem no contesto!

Tambm com imagens pode ser feito um estudo da personagem, conforme a imagem escolhida. Um questionrio pode ser dado pelo professor, como nome, idade, sonho, etc... Cada aluno ir compor sua personagem atravs do estimulo da imagem escolhida. E a partir da pode-se fazer uma conversa em plenrio, para discusso de como pra cada um criar uma personagem. Tambm poder ser feito algumas cenas, com ou sem fala. Sozinho ou em dupla!

Enfim!

You might also like