You are on page 1of 52

Evoluo da Terra

Unidade 06 Pg. 30 41
marciobredariol@gmail.com

Eras Geolgicas
A histria do planeta divide-se em eras geolgicas, perodos, pocas e idades, no sendo proporcional a durao entre elas. No Brasil, as eras geolgicas ocorreram na seguinte escala, da mais recente mais antiga: Cenozica, Mesozica, Paleozica e Proterozica.

Eras

Perodos Quaternrio Holoceno Pleistoceno

Tempo decorrido (1.000 anos)

Caractersticas no Brasil Sedimentao da Amaznia, Pantanal e Litoral. Grandes abalos tectnicos. Terrenos na Amaznia, rio Parnaba e litoral do Nordeste. Grandes migraes de animais.

Caractersticas Gerais Caracterizao das formas de relevo atuais. Aparecimento do homem e das atuais formas de vida. Configurao dos atuais oceanos e continentes. Enrugamentos alpinos e formao das grandes montanhas atuais. Extino dos rpteis gigantescos e desenvolvimento excepcional dos mamferos. Desenvolvimento de plantas semelhantes s que atualmente conhecemos. Formao das cadeias montanhosas da atualidade (Alpes, Andes, Rochosas, Himalaia, Atlas e da frica Oriental).

1.000 -

Atualidade

Cenozica Tercirio Plioceno Mioceno Oligoceno Eoceno 12.000 23.000 55.000 35.000

Formao de bacias do ParanUruguai, Tocantins-Araguaia e So Francisco. Formao de desertos no planalto Meridional. Derrame de lava (deserto de Botucatu). Mesozica Secundrio Cretceo Jurssico Trissico 135.000 180.000 220.000

Intenso trabalho de eroso e sedimentao. Erupes vulcnicas em muitos pontos da Terra. Desenvolvimento excepcional dos moluscos e rpteis gigantescos. Primeiros mamferos e aves. A diviso em dois do continente de Gondwana (Afro-Brasileiro e ustralo-Indo-Malgaxe). No hemisfrio norte forma-se o continente Atlntico Norte e tambm o Sino-Siberiano, a partir do continente Laursia. Rochas metamrficas e sedimentares. Desenvolvimento notvel da vida, principalmente no mar. Na terra aparecem invertebrados e gigantescas florestas. A parte slida do planeta dividia-se em cinco continentes: Gondwana, Algonquiana, Angara, Terra Escandinava e Terrnia. Diastrofismos e orognese (movimentos tectnicos de amplitude mundial que modificam o modelado da crosta terrestre). Formao dos Apalaches, Alpes Escandinavos, macio da Floresta Negra.

Primrio Superior Permiano Carbonfero Primrio Mdio Devoniano Siluriano

270.000

350.000

400.000

430.000

Paleozica Primrio Inferior Ordoviciano Cambriano

Intensa eroso dos terrenos brasileiros Incio da formao das grandes bacias sedimentares brasileiras com a acumulao de sedimentos entre nossos escudos e ncleos. O continente americano fazia parte do gigantesco continente gondwnico. Grandes abalos orognicos em nossos terrenos. Jazidas de carvo mineral no sul do Brasil.

490.000

600.000

reas restritas do Brasil: srie Minas, Itacolomi e Lavras (sudeste brasile iro). Proterozica (Pr-Cambriano) Algonquiano Arqueano Mais de 2 bilhes de anos atrs Incio da formao dos ncleos e escudos brasileiros.

Rochas magmticas e metamrficas. Movimentos orognicos e vulcanismo intenso. Formao dos escudos e ncleos. Rochas magmticas e metamrficas. Existiam apenas os continentes Indo-Afro-Brasileiro e Arqueondico.

O interior da Terra
O homem conhece, por meio de perfuraes, apenas aos primeiros quilmetros da camada terrestre. Abaixo destes primeiros quilmetros so as ondas ssmicas que revelam conhecimentos sobre o interior do planeta. A propagao das ondas ssmicas varia de velocidade e trajetria, de acordo com as caractersticas do meio elstico em que trafegam.

A correta interpretao do registro destas ondas por sismogramas, permite inferir valores de velocidade e densidade tanto em rochas no estado slido, ou parcialmente fundidas, como aquelas prximas da superfcie ou em grande profundidade. Assim, possvel comprovar suposies sobre o estado dessas estruturas externas.

Camadas da Terra

http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4B/Eneralte/figuras/terra1.gif

Crosta: A parte menos densa e mais consistente das camadas que compem a Terra. Constitui-se de duas camadas: o Sial parte externa de 5 a 25 km de profundidade e o Sima parte interna com at 60 Km.

No Sial encontramos elementos qumicos que concentram 90% dos minerais que formam as rochas do subsolo da crosta, como silcio, alumnio, oxignio e ferro.

Abaixo do Sial vem o Sima que uma camada basltica, com predominncia da rocha vulcnica basalto, onde dominam os elementos qumicos silcio e magnsio. A litosfera dos oceanos tem cerca de 5 km e s apresenta o Sima, da as ilhas ocenicas serem de natureza basltica.

Manto: O manto constitui 83% do volume e 65% da massa do nosso planeta. Est abaixo da crosta e apresenta-se em estado pastoso (material magmtico), entre 60 e 3.000 km de profundidade, e 2.00o a 3.500C. Tal material magmtico est sempre em movimento so as correntes convectivas, que podem ser ascendentes (do manto para a crosta) e descendentes (da crosta para o manto).

Tais movimentos resultam nas diferenas de temperatura das camadas internas da Terra e influenciam nos deslocamentos das placas tectnicas e agentes internos do relevo (tectonismo, vulcanismo e abalos ssmicos).

As presses exercidas pelo magma sobre a crosta terrestre provocam mudanas na superfcie terrestre.

Ncleo: O ncleo a parte interna mais densa e quente (4.000 a 5.000C) da Terra, com presses altssimas (cerca de 3 milhes de vezes maior que ao nvel do mar). Apresenta duas divises: ncleo externo em estado fluido (entre 3.000 e 5.000 km) e o interno tambm chamdo de semente em estado slido. Ambos so formados de materiais pesados (nquel e ferro, justificando outro nome: Nife), alm de oxignio junto com o enxofre.

Placas Tectnicas e Deriva Continental


Ao se observar a superfcie de nosso planeta, tem-se a impresso de que ela lisa, plana, apresentando certa homogeneidade. Essa imagem equivocada, pois a Terra apresenta uma superfcie rugosa e, do topo at o centro, possui vrias camadas. A camada mais importante para ns, seres vivos, uma pequena casca conhecida como litosfera a superfcie slida do planeta, que atinge no mximo 50 km de espessura. E mesmo essa camada no inteira, estando fragmentada em vrias partes, chamadas placas tectnicas.

Elas recebem esse nome porque relacionamse com os movimentos ocorridos na superfcie (movimentos tectnicos), que as empurram umas contra as outras. Abaixo da litosfera (tambm conhecida como crosta terrestre), encontramos uma camada de material derretido conhecida como magma, cuja movimentao provocar colises ou separaes das placas.

Nos locais para onde as correntes de magma confluem, temos a provvel formao de uma cordilheira (1). Essa formao um processo conturbado, podendo causar terremotos ou o surgimento de vulces. Esse o caso de toda a costa oeste da Amrica do Norte e do Sul, onde o encontro da placa da Amrica com a do Oceano Pacfico fez surgir a Cordilheira dos Andes e as Montanhas Rochosas. O mesmo ocorreu no encontro da placa do subcontinente indiano com a da sia, fazendo surgir o Himalaia, que cresce 5 cm por ano.

Nos locais onde as correntes se separam (2), podem ocorrer o afundamento do terreno e o surgimento de rachaduras. O magma que por a fluir vai-se amontoando, fazendo crescer uma nova montanha. o caso da Cadeia Dorsal Atlntica, que se originou do fundo do Oceano Atlntico.

Movimentao do Magma

http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/placas_tectonicas.aspx

As placas podem eventualmente deslizar sobre a superfcie em direes opostas, separando partes da litosfera como ocorre na Amrica do Norte, nas proximidades da cidade de So Francisco, onde a falha de Santo Andr vai destacar a Pennsula da Califrnia do continente americano, levandoa para o meio do Oceano Pacfico.

Considera-se que h na superfcie terrestre 15 placas formando a litosfera. O seu movimento foi percebido j no sculo XVII, quando, ao se observar o contorno dos continentes, vrios pensadores imaginavamnos como um gigantesco quebra-cabea. Essa teoria foi aprofundada no comeo de nosso sculo, quando o meteorologista alemo Alfred Wegener criou a Teoria da Deriva Continental. Segundo ele, h aproximadamente 200 milhes de anos todos os continentes estavam juntos, formando uma s unidade que chamava de Pangia.

As foras interiores comearam entretanto a empurrar as grandes placas, formando h 180 milhes de anos duas grandes unidades: a Laursia, ao norte (constituda pelas atuais Amrica do Norte, Europa e sia), e a Gondwana, ao sul (com a Amrica do Sul, frica, Austrlia, ndia e Antrtida). A continuidade do processo resultou na posio que os continentes apresentam atualmente.

http://atlas.snet.gob.sv/atlas/files/sismos/TeoriaDerivaContinental.html

Esse processo, entretanto, no cessou. Sabe-se que os continentes continuam separando-se velocidade de 5 cm por ano, permitindo imaginar, para daqui a 50 bilhes de anos, uma distribuio completamente diferente.

Principais Placas Tectnicas da Crosta Terrestre

http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/placas_tectonicas.aspx

Tipos de Rochas
Sendo a crosta terrestre a base da estrutura geolgica da Terra, vrias rochas passam a compor esta estrutura e distinguem-se conforme a origem: 1.Rochas magmticas (gneas ou cristalinas): formadas pela solidificao do magma, material encontrado no interior do globo terrestre. Podem ser plutnicas (ou intrusivas, ou abissais), solidificadas no interior da crosta, e vulcnicas (ou extrusivas, ou efusivas), consolidadas na superfcie.

Rochas Magmticas

Granito
http://www.drm.rj.gov.br/admin_fotos/dedo_de_deus/4.jpg

2.Rochas sedimentares: formadas pela deposio de detritos de outras rochas, pelo acmulo de detritos orgnicos, ou pelo acmulo de precipitados qumicos.

3.Rochas metamrficas: formadas em decorrncia de transformaes sofridas por outras rochas, devido s novas condies de temperatura e presso.

Mrmore Rocha metamrfica de composio calcria. Rocha Sedimentar Varvito


http://revistaturismo.cidadeinternet.com.br/Dicasdeviagem/imagens/itu06.jpg

www.baccaro.com.br/pedras/ler_texto.asp?id=24

Ciclo das Rochas ou Petrognese

e-geo.ineti.pt/.../guiao_litoteca/capitulo4.htm

A disposio destas rochas determina trs diferentes tipos de formaes: Escudos antigos ou macios cristalinos So blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos so constitudos por rochas cristalinas (magmtico-plutnicas), formadas em eras prcambrianas, ou por rochas metamrficas (material sedimentar) do Paleozico, so resistentes, estveis, porm bastante desgastadas. Correspondem a 36% da rea territorial e dividem-se em duas grandes pores: o Escudo das Guianas (norte da Plancie Amaznica) e o Escudo Brasileiro (poro centro oriental brasileira).

Bacias Sedimentares: So depresses relativas, preenchidas por detritos ou sedimentos de reas prximas. Este processo se deu nas eras Paleozica, Mesozica e Cenozica, contudo ainda ocorrem nos dias atuais. Associam-se presena de petrleo, carvo, xisto e gs natural. Corresponde a 64% do territrio, constituindo grandes bacias como a Amaznica, a do Meio-Norte, a do Paran, a So-franciscana e a do Pantanal Mato-grossense e outras pequenas bacias.

Dobramentos Modernos: So estruturas formadas por rochas magmticas e sedimentares pouco resistentes; foram afetadas por foras tectnicas durante o Tercirio provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras. Em regies como os Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, o Atlas e o Himalaia, so freqentes os terremotos e as atividades vulcnicas. Apresentam tambm as maiores elevaes da superfcie terrestre. Os dobramentos resultam de foras laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras. As falhas resultam de foras, presses verticais ou inclinadas, provocando o desnivelamento das rochas resistentes.

O que o solo?
Conceito: De acordo com a pedologia (pedon = solo + logia = estudo), ... solo a coleo de corpos naturais dinmicos, que contm matria viva e resultante da ao do clima e da biosfera sobre a rocha, cuja transformao em solo se realiza durante certo tempo e influenciada pelo tipo de relevo (LEPSCH, 2002).

O solo importante para a vida de todos os seres vivos do planeta, pois, dele que retiramos grande parte de nossos alimentos, e sobre ele, na maioria das vezes, construmos nosssas casas.

Fatores de formao
- Clima; - Organismos; - Material de origem; - Relevo e - Tempo.

Como os seres vivos ajudam na formao dos solos?


Seres vivos animais e vegetais, como insetos, minhocas, plantas, etc, assim como o prprio homem, ajudam no desenvolvimento do solo. Eles ajudam misturando matria orgnica (restos de vegetais e animais mortos) ao material solto e macio em que se transformou a rocha. Essa mistura de material orgnico ao solo proporciona alimentos as plantas que vivem no planeta.

Alm disso, os seres vivos quando morrem tambm se misturam ao material macio e solto, formando o solo.

Desta maneira, o solo pode ser representado pela seguinte expresso:

SOLO = Rocha + Clima + Tempo + Relevo + Organismos

Como o solo organizado?


O solo dividido em diferentes camadas, denomiandas horizontes de solo. O primeiro horizonte , na maioria das vezes, o mais escuro, pois, nele que plantamos nossos vegetais. Os vegetais e os pequenos animais, quando morrem se misturam a este horizonte de solo dando a ele colorao mais escura.

Horizontes do Solo

www.dct.uminho.pt/pnpg/gloss/horizontes.html

Transformao da Superfcie da Terra


As irregularidades da superfcie terrestre constituem o que chamamos de relevo. Entre os diferentes aspectos apresentados pelo relevo terrestre podemos distinguir quatro tipos principais: Montanhas; Planaltos; Plancies; Depresses.

Os denominados agentes do relevo, so os responsveis por sua conformao no decorrer dos milhes de anos. Existem agentes denominados internos tectonismos, vulcanismos, abalos ssmicos e os agentes externos, que atuam na transformao do relevo formado pelos agentes internos. Entre os agentes externos destacamos a chuva, o vento, os mares, os organismos vivos, etc.

Agentes Internos
Tectonismo: Resultam das presses vindas do interior da Terra e que agem na crosta.

Quando a presso vertical, os blocos continentais sofrem levantamentos, rebaixamentos, fraturas ou falhas. Chamamos os movimentos resultantes da presso vertical de epirogenticos.

Quando a presso horizontal, so formados dobramentos ou enrugamentos que do origem s montanhas. Tais movimentos horizontais so chamados de orogenticos.

www.geobusca.net/terremoto.htm

Vulcanismo: Chama-se vulcanismo as diversas formas pelas quais o magma do interior da Terra chega at a superfcie slido, lquido ou gasoso. Esses materiais se acumulam num depsito sob o vulco at que a presso gerada faz com que ocorra a erupo. As lavas correm pelo edifcio vulcnico alterando e criando novas formas de paisagem.

Localizao dos Vulces

http://www.escolavesper.com.br/images/placas_tectonicas_vesper.JPG

Abalos Ssmicos ou Terremotos: Vibrao que se origina das profundezas da crosta. A vibrao propaga-se pelas rochas por meio de ondas ssmicas. O ponto onde se inicia o terremoto o hipocentro. O ponto da superfcie da Terra onde ele se manifesta o epicentro. Os sismgrafos so os aparelhos que medem as ondas ssmicas, e a intensidade dada pela Escala Richter, que mede a quantidade de energia liberada em cada terremoto.

Agentes Externos
Intemperismo: Conjunto de processos fsicos, qumicos e biolgicos que atuam sobre as rochas provocando a sua desintegrao ou decomposio. Intemperismo Fsico ou Mecnico: Os corpos sofrem variaes no volume devido temperatura. Os coeficientes de dilatao so diferentes devido variedade de minerais que formam as rochas. Num mesmo mineral h geralmente mudanas no coeficiente. A variao da temperatura produzida pela insolao durante o dia e resfriamento a noite pode ser bastante grande.

Intemperismo Biolgico: O crescimento das razes vegetais pode provocar a desagregao de uma rocha desde que esta possua fendas por onde penetrem as razes, e desde que a resistncia oferecida pela rocha no seja muito grande; minhocas, formigas, cupins e roedores que constroem buracos, fazem com que o solo seja afofado, mais facilmente removido, facilitando a penetrao de outros agentes na decomposio das rochas.

Intemperismo Qumico: Implica em transformaes qumicas dos minerais que compem a rocha. O principal agente do intemperismo qumico a gua. Os feldspatos e micas so transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado.

Relevo Relevo Brasileiro


O relevo de todas as partes do mundo, assim como o relevo brasileiro, apresenta salincias e depresses oriundas das eras geolgicas passadas. Estas salincias e depresses conhecidas como acidentes de primeira ordem configuram as montanhas, planaltos, plancies e depresses; alm desses acidentes existem outros menores: as chapadas, as cuestas e as depresses perifricas.

MONTANHAS: Grande elevao de terreno formada por ao de foras tectnicas. Originam-se a partir de dobras, falhas ou vulces; quanto idade, podem ser antigas, como as serras do Mar e da Mantiqueira, ou recente, como a Cordilheira dos Andes, dos Alpes e do Himalaia. PLANALTOS: Superfcie mais ou menos plana e elevada em relao s reas prximas, delimitadas por escarpas; o processo de desgaste supera o de deposio de materiais.

PLANCIES: Superfcie mais ou menos plana, de natureza sedimentar, predominando os processos de deposio de sedimentos. Existem dois tipos de plancies: as costeiras (junto ao litoral) e as continentais (interior dos continentes). DEPRESSES ABSOLUTAS: Pores do relevo mais baixas que o nvel do mar; no Brasil no h ocorrncia deste tipo de depresso; porm, existem as depresses relativas, mais baixas em relao s terras prximas e acima do nvel do mar.

CHAPADAS: Planalto de rochas sedimentares apresentando topografia tabular. CUESTAS: Presentes no planalto Meridional. So formas assimtricas de relevo, formadas pela sucesso alternada de camadas rochosas cuja resistncia varia de acordo com o desgaste. DEPRESSES PERIFRICAS: So reas deprimidas formadas pelo contato entre terrenos sedimentares e massas cristalinas. So comuns nos planaltos brasileiros.

Bibliografia
Anotaes pessoais. DINIZ, Amarildo. Geologia. Educafro Rumo Universidade. Campinas: Cia da Escola, 2005. pg. 119 120. SEM AUTOR. Material do professor. Unidade 06 Evoluo da Terra. Maring: Liceu. pg. 30 41. http://www1.curso-objetivo.br/ http://www.ambientebrasil.com.br/

You might also like