You are on page 1of 11

ATIVIDADE DE QUIMICA REVISO GERAL PARA PROVA DE RECUPERAO REVISO FINAL

01) Pesquisas recentes sugerem uma ingesto diria de cerca de 2,5 miligramas de resveratrol, um dos componentes encontrados em uvas escuras, para que se obtenham os benefcios atribudos a essas uvas.

Considerando a frmula estrutural da molcula dessa substancia, de acordo com essa frmula, o resveratrol um: a) cido orgnico de formula molecular C14H3O3. b) Triol de frmula molecular C14H3O3. c) Polifenol de frmula molecular C14H12O3. d) cido orgnico de frmula molecular C14H12O3.
02) Em uma das Etecs, aps uma partida de basquete sob sol forte, um dos alunos passou mal e foi levado ao pronto-socorro. O mdico diagnosticou desidratao e por isso o aluno ficou em observao, recebendo soro na veia. No dia seguinte, a professora de Qumica usou o fato para ensinar aos alunos a preparao do soro caseiro, que um bom recurso para evitar a desidratao.

Soro Caseiro Um litro de gua fervida Uma colher (de caf) de sal Uma colher (de sopa) de acar Aps a explicao, os alunos estudaram a solubilidade dos dois compostos em gua, usados na preparao do soro, realizando dois experimentos: I. Pesar 50 g de acar (sacarose) e adicionar em um bquer que continha 100 g de gua sob agitao. II. Pesar 50 g de sal (cloreto de sdio) e adicionar em um bquer que continha 100 g de gua sob agitao.

Aps deixar os sistemas em repouso, eles deveriam observar se houve formao de corpo de cho (depsito de substncia que no se dissolveu). Em caso positivo, eles deveriam filtrar, secar, pesar o material em excesso e ilustrar o procedimento. Um grupo elaborou os seguintes esquemas: Analisando os esquemas elaborados, possvel afirmar que, nas condies em que foram realizados os experimentos, (A) o sistema I homogneo e bifsico. (B) o sistema II uma soluo homognea. (C) o sal mais solvel em gua que a sacarose. (d) a solubilidade da sacarose em gua 50 g por 100 g de gua. (E) a solubilidade do cloreto de sdio (NaC) em gua de 36 g por 100 g de gua.

03) O grfico abaixo mostra a curva de solubilidade para diversos sais inorgnicos. A anlise do grfico permite concluir que a quantidade mnima de gua, em gramas, a 10 C, necessria para dissolver 16 g do sal A igual a:

a) b) c) d)

12 20 36 48

04) Matar clula tumoral pode ajudar na propagao do cncer


No adianta s matar o cncer: preciso fazer isso do jeito certo, ou a morte das clulas tumorais s serve para que a doena continue firme. A mensagem no muito animadora o principal resultado do trabalho de um pesquisador da USP, que mostra a importncia de atacar no apenas o tumor, mas tambm a rea aparentemente saudvel que o circunda. Em experimentos com camundongos, o pesquisador da USP verificou que algumas das clulas responsveis por proteger o organismo so justamente aquelas encarregadas de manter o cncer em atividade. Os dados

vieram ao tratar os camundongos cancerosos com um quimioterpico bem conhecido, a dacarbazina. Segundo o pesquisador, a dacarbazina consegue levar morte muitas clulas do cncer, mas muitas vezes no capaz de eliminar o tumor. Folha Online, 25/08/2009

A estrutura da dacarbazina est representada acima e a respeito dela correto afirmar que Dado: massa molar em (g/mo) H = 1, C = 12, N = 14 e O = 16 a) a sua massa molar equivalente a 184 g/mo. b) o composto apresenta os grupos funcionais cetona e amina. c) h a presena de um tomo de carbono assimtrico. d) existe somente um tomo de carbono secundrio. e) no forma ligaes de hidrognio intermolecular. 05) A gripe suna, influenza A (H1N1), tem sido assunto de destaque nos noticirios de TV, em 2009. O fosfato de oseltamivir, comercializado com o nome de Tamiflu, o medicamento recomendado pela OMS (Organizao Mundial da Sade) para combater a gripe suna. A estrutura qumica do oseltamivir apresentada na figura.

Na estrutura qumica do oseltamivir, so encontrados os grupos funcionais orgnicos oxigenados: a) cido carboxlico, aldedo e ter. b) cido carboxlico, ter e amina. c) amida, aldedo e ster. d) amida, ter e ster. e) amina, ter e ster.

06) A PREDNISONA um glicocorticide sinttico de potente ao anti-reumtica, antiinflamatria e antialrgica, cujo uso, como de qualquer outro derivado da cortisona, requer uma srie de precaues em funo dos efeitos colaterais que pode causar. Os pacientes submetidos a esse tratamento devem ser periodicamente monitorados, e a relao entre o benefcio e reaes adversas deve ser um fator preponderante na sua indicao.

Com base na frmula estrutural apresentada anteriormente, qual o nmero de tomos de carbono tercirios que ocorrem em cada molcula da prednisona?

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6

e) 7

07) Dentre os componentes do cigarro, encontram-se a nicotina que interfere no fluxo de informaes entre as clulas, a amnia que provoca irritao nos olhos e o alcatro, formado pela mistura de compostos como o benzopireno, o crizeno e o antraceno, todos com potencial cancergeno. Sobre o benzopireno, cuja estrutura qumica apresentada a seguir, correto afirmar que a molcula formada por:

08) Observe o grfico a seguir.

A quantidade de clorato de sdio capaz de atingir a saturao em 500 g de gua na temperatura de 60 C, em grama, aproximadamente igual a (A) 70 (B) 140 (C) 210 (D) 480 (E) 700 * Observe o grfico para responder as questes 9.

9) A soluo indicada pelo ponto A e o tipo de dissoluo do dicromato de potssio so denominadas,


respectivamente: a) insaturada e endotrmica. b) insaturada e exotrmica. c) saturada e endotrmica. d) supersaturada e endotrmica. e) supersaturada e exotrmica.

10) O grfico representa as curvas de solubilidade de alguns sais em gua.

De acordo com o grfico, podemos concluir que (A) a substncia mais solvel em gua a 40 C o nitrito de sdio. (B) a temperatura no afeta a solubilidade do cloreto de sdio. (C) o cloreto de potssio mais solvel que o cloreto de sdio temperatura ambiente. (D) a massa de clorato de potssio capaz de saturar 200 mL de gua, a 30 C, de 20 g. 11) Observe o grfico a seguir, que representa a variao da solubilidade de sais com a temperatura. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmaes, feitas por um estudante ao tentar interpretar esse grfico.

( ( ( ( ( (

) O cloreto de sdio e o sulfato de ltio apresentam solubilidade constante no intervalo considerado. ) No intervalo de O C a 100 C, a solubilidade do iodeto de potssio aproximadamente duas vezes maior que a do nitrato de sdio. ) O nitrato de prata o sal que apresenta o maior valor de solubilidade a O C. ) A solubilidade do iodeto de potssio a 100 C aproximadamente igual a 200 g/L. ) Quatro dos sais mostrados no grfico apresentam aumento da solubilidade com a temperatura no intervalo de O C a 35 C. ) A 20 C, as solubilidades do cloreto de sdio e s sulfato de sdios so iguais. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo,

(A) V - F- V - F - F - F. (B) F - V - F - V - F - F. (C) F - F - F - F - V - V. (D) V - F - F - V - F - V. (E) F- V - V - F - V - F.

12) Segundo as estruturas dos compostos descritos a seguir, quais deles no so aromticos?

vez que, depois do carbono e do hidrognio, o oxignio o elemento qumico de maior presena nesses compostos. O comportamento qumico e demais propriedades desses compostos esto diretamente relacionados maneira como os elementos qumicos citados se apresentam nas molculas das diferentes substncias. A xilocana, ou lidocana, um composto oxigenado que

13) As funes orgnicas oxigenadas constituem uma grande famlia de compostos orgnicos, uma

apresenta a propriedade de atuar como anestsico local. A frmula estrutural desse anestsico representada a seguir.
Em relao xilocana, INCORRETO afirmar que a) apresenta frmula molecular C14H22ON. b) apresenta sete tomos de carbono com hibridizao do tipo sp2. c) tem quatro tomos de carbono primrio. d) tem quatro ligaes . e) possui cadeia carbnica mista e heterognea.

14) A atividade bactericida de determinados compostos fenlicos deve-se, em parte, atuao desses compostos como detergentes, que solubilizam e destroem a membrana bacteriana. Quanto menor for a solubilidade dos compostos fenlicos em gua, maior ser a ao anti-sptica.

Com relao s solubilidades dos compostos fenlicos I, II e III, em gua, identifique a opo correta: a) I menos solvel que II e II menos solvel que III. b) II menos solvel que I e I menos solvel que III. c) II mais solvel que I e I mais solvel que III. d) I mais solvel que II e II mais solvel que III. e) I menos solvel que II e I mais solvel que III. 15) Nas indstrias de couro, encontram-se presentes alguns agentes qumicos potencialmente nocivos; dentre
eles, os representados a seguir:

Os nomes oficiais desses compostos, na ordem dada, so: a) benzeno, xileno e tolueno. b) benzeno, tolueno e p-xileno. c) toluol, benzil e fenol. d) benzil, toluol e m-xileno. e) benzeno, tolueno e o-xileno. 16) O pentano, C5H12, e um dos constituintes do combustivel utilizado em motores de combustao

interna. Sua sintese, a partir do carbono grafite, e dada pela equacao:

Determine a entalpia (H) da reacao de sintese do pentano a partir das seguintes informacoes:

17) De modo a diminuir a poluio e a concentrao de gases nocivos sade e ao meio ambiente nos
grandes centros urbanos, a indstria automobilstica americana, em meados dos anos 1970, comeou a fabricar os primeiros carros equipados com catalisadores como itens de srie (no Brasil, os primeiros carros equipados com catalisadores surgiram em 1992 e, somente a partir de 1997, o equipamento foi adotado em todos os veculos produzidos no pas). O catalisador tambm impulsionou a utilizao da gasolina sem chumbo (chumbo chumbo tetraetila), visto que a gasolina com chumbo contamina o agente catalisador usado no conjunto, destruindo sua utilidade e levando-o a entupir, alm dos danos que o chumbo provoca sade humana. Em catalisador automotivo, ocorrem vrias reaes qumicas, sendo uma das mais importantes: Dados:

18) A equao abaixo representa um grande problema causado pela poluio atmosfrica: a desintegrao lenta e gradual que ocorre nas esttuas e monumentos de mrmore (CaCO3), exercida pelo cido sulfrico formado pela interao entreSO2, o oxignio do ar e a umidade.

19) O besouro bombardeiro espanta seus predadores, expelindo uma soluo quente. Quando ameaado, em seu organismo ocorre a mistura de solues aquosas de hidroquinona, perxido de hidrognio e enzimas, que promovem uma reao exotrmica, representada por:

O calor envolvido nessa transformao pode ser calculado, considerando-se os processos:

Assim sendo, o calor envolvido na reao que ocorre no organismo do besouro (A) 558 kJ.mol1 (B) 204 kJ.mol1 (C) + 177 kJ.mol1 (D) + 558 kJ.mol1 (E) + 585 kJ.mol1

20) NO(g) + O (g) NO2(g) Embora as variaes de entalpia tenham sido medidas e organizadas em

tabelas, possvel calcular a variao de entalpia de reao, H, para uma reao a partir de valores de variao de entalpia tabelados. Assim, no necessrio fazer medies calorimtricas para todas as reaes qumicas. Dessa forma, o clculo da variao de entalpia para a equao qumica que representa a reao entre o xido de nitrognio (II), NO(g), com o oxignio atmico, O (g), pode ser feito com base nas variaes de entalpia das equaes termoqumicas I. NO(g) + O3(g) NO2(g) + O2(g) Ho = 198,9kJ II. O3(g) 3/2 O2(g) Ho = 143,3kJ III. O2(g) 2 O (g) Ho = 495,0kJ A partir dessas consideraes sobre a variao de entalpia de uma reao qumica, correto afirmar: 01) A variao de entalpia da equao termoqumica I representa um processo exotrmico. 02) A variao de entalpia da reao qumica entre o NO(g) e o oxignio atmico O (g) igual a 551,6kJ. 03) A variao de entalpia de reao entre o NO(g) e o oxignio atmico, O (g), depende apenas da energia dos reagentes. 04) A energia de ligao O O o calor liberado na ruptura de 1,0mol dessa ligao, de acordo com a equao termoqumica III. 05) A variao de entalpia associada s equaes qumicas II e III representam o calor de formao, respectivamente, de O2(g) e de O (g).

You might also like