You are on page 1of 2

Universidade de Braslia Ncleo de Engenharia de Produo Gabriel Toti - toti@megadelta.com Consultor em TI Megadelta Informtica www.megadelta.

com

Breve Resumo de C2C

O C2C, ou Costumer to Costumer (Consumidor para Consumidor), o sistema de relacionamento mais recente dos trs citados neste trabalho. Consiste em transaes entre os prprios consumidores, que hora fazem papel de compradores, ora de vendedores, atravs de sites que promovem esta interao e arrecadam com porcentagens dos negcios realizados ou valores fixos por operao. Os maiores exemplos deste modelo so os sites de leilo eletrnico, como o Ebay, o Mercado Livre e o OLX, onde os usurios compram e vendem itens novos ou usados atravs de suas plataformas. Os negcios so realizados atravs de leilo tradicional, de preo mnimo a ser atingido ou valor fixo do produto/servio. Inicialmente os negcios eram realizados em sua maioria atravs de leiles, normalmente de produtos usados. A ideia do negcio era que os consumidores vendessem o que no os interessava mais, enquanto compravam o que no interessava mais a outros usurios do site. Um site C2C que representa bem esta ideia o Enjoei.com, plataforma na qual os participantes vendem e compram principalmente peas de vesturio que no so mais usadas. Com o passar do tempo muitas pessoas (e empresas) identificaram um potencial mercado nos sites de leilo online, transformando-os basicamente em grandes lojas online onde se encontram a venda item de praticamente todos os segmentos do mercado. De acordo com o Mercado Livre, dados de 2011 revelam que noventa por cento das transaes so realizadas a preo fixo e oitenta por cento correspondem a produtos novos. Isso revela que, nos maiores sites de C2C, comea a acontecer um B2C, uma vez que as empresas vendem aos consumidores finais. Uma das grandes vantagens do C2C a variedade de itens que se pode encontrar em um mesmo lugar. O fato do modelo aceitar que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, anuncie no site, cria uma grande convergncia para as plataformas, tornando-as assim grandes lojas de departamento online, com a facilidade da buscas refinadas. Por outro lado, um grande desafio das empresas que aglutinam todos estes vendedores garantir a segurana das transaes, tanto no aspecto financeiro quanto no que tange a entrega das mercadorias. No Brasil, por exemplo, a legislao que protege o consumidor extramente rgida com as empresas, garantindo que o canal de venda seja responsvel solidrio com um vendedor, em caso de processo judicial.

Os desafios podem ser superados com o uso da prpria tecnologia, buscando-se parceiros da rea de segurana e trabalhando-se em conjunto com os agentes financeiros. Um bom exemplo so os sistemas de pagamento online surgidos nos ltimos anos, como o PayPal, o Mercado Pago e o PagSeguro, ferramentas que realizam a intermediao das transaes, garantindo que o vendedor receba o pagamento, enquanto o comprador recebe o que comprou. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e a atualizao dos sistemas de bancos e administradoras de carto de crdito, cabe as plataformas de C2C trabalhar em conjunto com os demais agentes para garantir cada vez mais segurana a seus usurios, conquistando assim mais e mais clientes em um mercado que s tende a crescer.

You might also like