You are on page 1of 12

Coordenao do Curso de Administrao

Relatrio de Visita Tcnica empresa SUPER TERMINAIS Ind. Com. Ltda.

Outubro de 2012
1

Coordenao do Curso de Administrao

Relatrio de Visita Tcnica Empresa: SUPER TERMINAIS Ind. Com. Ltda.

Atividade complementar das disciplinas Logstica Empresarial e Comrcio Exterior, do 6 perodo, turmas A e B. Raimundo Nonato de S. Morais professor.

Manaus Outubro de 2012


2

APRESENTAO A visita tcnica foi realizada no porto Super Terminais, localizado no bairro Colnia Oliveira Machado. A visita ocorreu no dia 10/10/12, no horrio das 15h30min s 19h30min sob a coordenao do professor das disciplinas, Raimundo Nonato Morais. Contou com as seguintes participaes, conforme lista de presena: Perodo/Turma 6. A 6. B Disciplinas Logstica Empresarial Comercio Exterior Quant. de alunos 25 18

A recepo na empresa foi feita pelo senhor, Dr. Joabe de Frana Barros, gerente operacional e senhora, Sandra Pacheco Farias, supervisora de documentao. Os objetivos da visita foram: - visita in loco a uma zona primria; - entraves no desembarao aduaneiro em um porto em Manaus; - logstica de transporte nos rios da Amaznia; - sistema de conteinerizao e unitizao (armazenagem e movimentao de containers); e - transporte de cargas do porto ao polo industrial de Manaus (PIM). A seguir, so sumarizados relato sobre a empresa e os resultados da visita. Manaus, outubro de 2012.

_________________________________ Raimundo Nonato Morais


professor

O PORTO SUPER TERMINAIS O Super Terminais um terminal privativo de uso misto que iniciou suas atividades em 4 de outubro de 1996, localizado prximo ao Polo Industrial de Manaus, devidamente autorizado e regulamentado pelos rgos responsveis tais como: Marinha do Brasil, Receita Federal, ANTAQ, SPU e demais rgos anuentes. Inicialmente situado em uma rea de fundeio, o Grupo Super Terminais, antevendo o desenvolvimento da cidade de Manaus e por sua vez o congestionamento crescente do centro da cidade, decidiu se posicionar de forma estratgica ao lado do distrito industrial, atravs de uma estrutura diferenciada capaz de melhorar o abastecimento das fbricas e do comrcio da cidade e arredores. Possui um per flutuante com 180m de comprimento, inicialmente construdo em 2004, que permite a atracao e operao de dois navios simultaneamente. Hoje, com o aumento do tamanho dos navios devido ao avano das importaes para atender o Polo Industrial de Manaus (PIM), houve a expanso do comprimento do per para 360 metros. Conta, ainda, com um terminal de contineres vazios em uma rea privilegiada do Polo Industrial de Manaus (PIM) para concentrarmos todas as unidades vazias e, assim, diminuir o preo do frete no retorno desses contineres para o Armador e tambm na retirada para exportao, internao e para o embarque de cargas nacionais. Visando um atendimento melhor e com mais rapidez nas retiradas e nas entregas de carga desembaraadas em zona primaria e vice-versa, para atender esta demanda de clientes e transportar essas mercadorias, surgiu em 2006 a Super Trans, uma empresa que se tornou comprovadamente um referencial de qualidade no transporte de contineres na cidade. rea 104,000 m rea total alfandegada; 9.000 m Armazns; 3.000 m Escritrios.

Vista area do porto Super Terminais

Vista area do per do porto Super Terminais

Vista area ampla do porto Super Terminais

Equipamentos

Reach Stacker (empilhadeiras) no ptio

Vista do pier

Cavalo mecnico

Reach Stacker Kalmar (empilhadeiras) 45 ton, at 5 de altura. Reach Stacker Terex (empilhadeiras), 45 ton, at 5 de altura. Reach Stacker Terex (empilhadeiras), 45 ton, at 6 de altura. Empilhadeiras electrica Hyster Triplex para 2.5 ton. Empilhadeira a diesel Hyster, duplex para 5 ton. Top Loader Kalmar (guinchos motorizados), 8 ton, at 8 de altura. Top Loader Hyster (guinchos motorizados), 9 ton, at 8 de altura. Top Loader Kalmar (guinchos motorizados), 10 ton, at 9 de altura. Chassis de 2002 e 03 eixos. Chassis de 4002 e 03 eixos. Carretas Bas. Cavalos mecnicos Titan 19.320. Veculos tracionadores Tug Masters Kalmar.
5

Mdia operacional: 50 movimentos por hora com 3 ternos.

280 tomadas para Contineres frigorificados. Comprimento do Per: 360m comprimento x 22m Boca x 4m pontal. Ponte de acesso: 200m. 3 Guindaste LIEBHERR. Calado 35m com rio na seca e 50m na cheia. Controle operacional informatizado de ltima gerao. timas prticas de gerenciamento. Certificaes Possui duas Certificaes ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004. Operaes porturias Opera cargas conteinerizadas, cargas de projetos e cargas soltas sejam nacionais ou importao com uma equipe de profissionais treinados, cujo comprometimento e segurana garantem a qualidade dos nossos servios e a fidelidade dos nossos Clientes. O Plano de Segurana das Instalaes Porturias do Terminal possui um Sistema de CFTV contemplando em torno de 100 cmeras fixas e mveis 24h, bastes para serem feitas rondas eletrnicas noturnas, barreiras fsicas, cercas, muros, vigilncia ostensiva nos GATES 24h e catracas eletrnicas. Ainda, conta com um SITE que permite aos Armadores e Clientes informaes ON LINE sobre sua carga.

Navio atracado espera do carregamento da carga.

A VISITA TCNICA Partida O grupo se dirigiu ao Super Terminais em nibus cedido pela a empresa Eucatur, cesso sem nus viabilizada pelo aluno Jadiael, Adm. 6. B. (fotos 01 e 02).

Foto 01

Foto 02

Chegada e Identificao Seguindo as rgidas normas de acesso as instalaes do Super Terminais, todo o grupo foi previamente identificado na portaria. (Fotos 03, 04 e 05).

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Recepo O grupo foi recebido pelo anfitrio, o sr. Joabe Barros, advogado com ps-graduao em direito martimo, gerente operacional e sra. Sandra Pacheco, supervisora, ambos funcionrios do Super Terminais. (Foto 06 e 07).

Foto 06

Foto 07 prof. Raimundo ao lado do Dr. Joabe

Passeio no ptio O incio da visita se deu com um passeio no ptio do porto, a fim de identificar os equipamentos utilizados na movimentao da carga e tipos de containers. (Fotos 08, 09, 10 e 11).

Foto 09

Foto 08

Foto 08

Foto 09

Foto 10

Foto 11

Palestra Em seguida, o anfitrio reuniu o grupo no alto de um morro tendo ao fundo o per do porto com um navio atracado (foto 12) e proferiu uma palestra (foto 13 e 14) abordando dois assuntos: I- o despacho aduaneiro no porto Super Terminais (zona primaria), e II- a logstica de transporte no polo industrial de Manaus.

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Resultados A partir da visita (e palestra proferida pelo anfitrio), ao grupo de alunos foi dada a possibilidade de constatar in loco: Operao de um porto; Tipos de produtos importados e exportados pelo PIM a partir do Super Terminais; Tipos e capacidade de containers; Sistema de armazenamento e movimentao de cargas; Identificao do porto Super Terminais como rea de zona primria; rgos atuantes locais no desembarao aduaneiro no porto Super Terminais; Parametrizao de cargas para fins de desembarao; Tipos de navios e calado (profundidade dos rios amaznicos); Dificuldade da logstica de transporte: o modal aquavirio; o frete; o calado na Barra Forte e Tabocal; o tipos de cargas e transporte rodovirio; o congestionamento do trnsito no entorno do PIM. Esse o relatrio.

10

ANEXO 01 - Fotos

grupo de alunos na Recepo da empresa em companhia com Dr. Joabe

grupo de alunas com funcionrios da empresa

11

Prof. Raimundo e o Dr. Joabe

funcionrios do Super Terminais

12

You might also like