You are on page 1of 4

Ficha de Produto Edio de Abril de 2011 N de identificao: 05.

311 Verso n Sikacryl-S

Sikacryl-S
Mastique acrlico para selagem de juntas e fissuras interiores com pouco movimento
Descrio do produto
Sikacryl -S um mastique elasto-plstico monocomponente baseado numa disperso acrlica. Sikacryl -S no escorre e est especialmente concebido para a selagem de juntas em interiores com baixa amplitude de movimentos. Selagem em interiores de juntas de ligao com pouco movimento em bases como beto, argamassa, fibrocimento, tijolo, placas de gesso, alumnio, PVC, madeira, etc. Selagem de juntas perimetrais de janelas, portas, peitoris, tubagens de PVC, paredes e tectos falsos, etc. Sikacryl -S tambm adequado para selagem de fissuras (no imersas). Baixo odor. Fcil de aplicar. Boa aderncia a bases como beto, madeira, etc. Permite movimentos at 10% da largura da junta. Elevada durabilidade.

Construction

Utilizaes

Caractersticas / Vantagens

Dados do produto
Aspecto / Cor Fornecimento Armazenagem e conservao Branco. Cartuchos de 300 ml, em caixas de 12. O produto conserva-se 24 meses a partir da data de fabrico, na embalagem original no encetada, a temperaturas entre +10 C e +25 C. Conservar em local seco e ao abrigo da luz solar directa.

Dados tcnicos
Base qumica Massa volmica Formao de pele Velocidade de polimerizao Movimento da junta Escorrimento Temperatura de servio Disperso acrlica. Aprox. 1,55 kg/dm . Aprox. 20 minutos (+23 C / 50% h.r.). Aprox. 2 mm/24 horas (+23 C / 50% h.r.).
3

(DIN 53479)

Capacidade de acomodar um movimento de junta at 10% da sua largura. Estvel, no escorre. Mnima: -25 C. / Mxima: +70 C. (ambiente seco).

Sikacryl-S

1/4

Propriedades fsicas / Mecnicas


Dureza Shore A 22 6 aos 28 dias (+23 C / 50 % h.r.).

Informao sobre o sistema


Pormenores de aplicao
Consumo / Dimensionamento das juntas Dimensionamento da junta: A largura da junta deve ser dimensionada em funo da capacidade de movimento do mastique. Geralmente a largura da junta dever ser > 10 mm e < 15 mm. Deve ser mantida uma relao largura: profundidade de aprox. 2:1. Largura Profundidade 10 mm 10 mm 15 mm 8 mm

Para juntas triangulares os lados devem ter no mnimo 7 mm. Comprimento da junta (m) = 300 ml Largura (mm) x Profundidade (mm) Largura (mm) x Profundidade (mm) 1000 ml

Rendimento / m de junta =

Fundo de junta: Utilizar apenas como fundo de junta cordes em espuma de polietileno de clula fechada consultar a Ficha de Produto de Cordo Sika . Qualidade da base Limpa e seca, homognea, isenta de leos e gorduras, poeiras e partculas soltas. TInta, leitana de cimento e outras partculas friveis devem ser integralmente removidas. Normalmente a aplicao de primrio dispensvel. Em bases porosas (beto, gesso, madeira) se for necessrio misturar Sikacryl -S com gua (proporo 1:1 at 1:5) e utilizar esta mistura como primrio. Sobre plsticos e pinturas testar a aderncia antes da aplicao de Sikacryl -S. Ferro e ao devem ser protegidos previamente com primrio anticorrosivo.

Preparao da base

Condies de aplicao / Limitaes Temperatura da base Temperatura ambiente Humidade da base Mnima: +5 C. / Mxima: +30 C. Mnima: +5 C. / Mxima: +35 C. A base deve apresentar-se seca.

Sikacryl-S

2/4

Instrues de aplicao
Aplicao Sikacryl -S fornecido pronto a aplicar. Aps correcta preparao da junta e da base de aplicao, inserir o fundo de junta Cordo Sika at profundidade necessria (ver respectiva Ficha de Produto). Inserir a embalagem na pistola e extrudir Sikacryl -S na junta, assegurando-se que o mastique fica completamente em contacto com os lados da junta. Efectuar o enchimento da junta evitando a ocluso de bolhas de ar. necessrio extrudir firmemente Sikacryl -S contra os lados da junta para assegurar uma boa aderncia base. Utilizar fita adesiva de ambos os lados da junta para um acabamento impecvel. Remover a fita enquanto o mastique ainda se encontra fresco. Para conferir um acabamento superficial liso do mastique passar o dedo ou uma esptula com gua e sabo sobre Sikacryl-S logo aps aplicao. O mastique fresco pode ser removido com um pano molhado. Limpeza de ferramentas Limpar todas as ferramentas e equipamento com gua imediatamente aps a utilizao. Material curado/endurecido s pode ser removido mecanicamente Ensaiar a compatibilidade de pinturas para o revestimento de Sikacryl-S de acordo com a norma DIN 52452-4. No aplicar directamente sobre bases facilmente corrosveis como metal branco, ferro, etc. Podem ocorrer variaes na colorao do mastique devido a exposio a elementos qumicos, temperaturas elevadas, radiao UV (especialmente na cor branca). No entanto esta variao de cor no afecta o desempenho ou a durabilidade do produto. No recomendvel a aplicao durante variaes trmicas elevadas (movimentos durante a cura do mastique). No utilizar Sikacryl-S na vedao de vidros, juntas em pavimentos, juntas em sanitrios, sobre mrmore, pedra natural, juntas de dilatao ou em juntas permanentemente imersas. No utilizar em bases betuminosas, borracha natural, cloropreno, borracha EPDM ou sobre materiais construtivos segreguem leo, plastificantes ou solventes que possam atacar o mastique. Todos os dados tcnicos referidos nesta Ficha de Produto so baseados em ensaios laboratoriais. Resultados obtidos noutras condies podem divergir dos apresentados, devido a circunstncias que no podemos controlar.

Importante

Nota

Sikacryl-S

3/4

Risco e segurana Medidas de segurana Para informaes complementares sobre o manuseamento, armazenagem e eliminao de resduos do produto consultar a respectiva Ficha de Dados de Segurana e o rtulo da embalagem. "O produto est seguro na C Seguros XL Insurance Switzerland (Aplice nCH00003018LI05A), a ttulo de responsabilidade civil do fabricante". A informao e em particular as recomendaes relacionadas com aplicao e utilizao final dos produtos Sika so fornecidas em boa f e baseadas no conhecimento e experincia dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condies normais, de acordo com as recomendaes da Sika. Na prtica, as diferenas no estado dos materiais, das superfcies, e das condies de aplicao em obra, so de tal forma imprevisveis que nenhuma garantia a respeito da comercializao ou aptido para um fim em particular nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal podero ser inferidas desta informao, ou de qualquer recomendao por escrito, ou de qualquer outra recomendao dada. O produto deve ser ensaiado para aferir a adequabilidade do mesmo aplicao e fins pretendidos. Os direitos de propriedade de terceiros devero ser observados. Todas as encomendas aceites esto sujeitas s nossas condies de venda e de entrega vigentes. Os utilizadores devero sempre consultar a verso mais recente da nossa Ficha de Produto especfica do produto a que diz respeito, que ser entregue sempre que solicitada..

Construction

Sika Portugal, SA R. de Santarm, 113 4400-292 V. N. Gaia Portugal

Tel. +351 22 377 69 00 Fax +351 22 370 20 12 www.sika.pt

Sikacryl-S

4/4

You might also like