You are on page 1of 1

Atividade Leishmanicida, Composio e Citotoxidade do Essencial das folhas de Guatteria citriodora Ducke (Annonaceae)

1 1 2

leo

Diego de Moura Rabelo (PG), Jefferson R. A. Silva (PQ), Ana Cludia F. Amaral (PQ), Humberto R. 3 1 4 Bizzo (PQ), Jaqueline de Arajo Bezerra (PG), Renilto Frota Corra (PG), Valdir Florncio da Veiga 1 1 Jnior (PQ), Maria Lcia B. Pinheiro * (PQ).
Departamento de Qumica UFAM, Manaus - AM LQPN FIOCRUZ, Rio de Janeiro - RJ 3 Embrapa Agroindstria de Alimentos, Rio de Janeiro RJ 4 Centro de Apoio Multidisciplinar UFAM, Manaus - AM * lbelem@ufam.edu.br
2 1

Palavras Chave: Annonaceae, Guatteria citriodora, leo essencial

Introduo
Guatteria citriodora Ducke uma espcie amaznica da famlia Annonaceae. conhecida popularmente como envira-amarela ou laranjinha, ocorre em floresta pluvial de terra firme com distribuio nos estados do Amazonas e Par, bem como nas Guianas, Suriname, Bolvia, Equador, 1 Colmbia, Peru e Venezuela . Estudos da composio qumica dos leos essenciais de vrias espcies da famlia Annonaceae destacam o xido de cariofileno e o espatulenol como marcadores quimiotaxonmicos para as espcies dos gneros Guatteria, Xylopia e Duguetia. As espcies do gnero Guatteria so utilizadas popularmente como antiparasitrias vermfugas e inseticidas. Vrios usos populares j so comprovados, como as atividades antimalrica, antiparasitria e antiviral. Alm de suas atividades biolgicas, grande o interesse em leos essenciais de plantas da Amaznia, especialmente os que se apresentam aromticos e com potencial indstria de perfumes e cosmticos. Neste trabalho foram estudadas a atividade leishmanicida e a citotoxidade em Artemia salina Leach do leo essencial obtido das folhas dessa espcie no Municpio de Maus, no Estado do Amazonas. Anlises por cromatografia em fase gasosa com acoplamento a espectrmetro de massas permitiram a identificao dos constituintes desse leo.

isopulegol (3,1%), geranial (2,5%), geraniol (2,3%), acetato de citronelila (2,1%), neral (1,8%) e linalol (1,6%). Entre os sesquiterpenos foram identificados a-copaeno (3,3%), xido de cariofileno (3,0%), -cariofileno (1,3%) e o espatulenol (1,1%). Os ensaios de citoxidade utilizando Artemia salina Leach foram realizados atravs de tcnica multipoo, com os leos solubilizados em Tween-80 e testados, em triplicata, em quatro concentraes: 1.000, 500, 100 e 10 g/mL. Nas duas doses menores no foi observada a morte das larvas. Na maior dose, entretanto, foi observada a morte de 100% dos nuplios. Os ensaios realizados com a dose de 500 g/mL mostraram um ndice de letalidade de 94,5%. Segundo Meyer (1982) um ndice de letalidade superior a 30% nessa dosagem indicativo de citoxidade do material analisado. Quando analisado quanto sua atividade leishmanicida atravs do mtodo MTT o leo mostrou-se ativo, com concentrao inibitria mnima (CIM) contra L. guyanensis foi igual a 12,1 1,5 g/mL.

Concluses
Os resultados dos estudos qumicos e biolgicos do leo essencial desta espcie confirmaram o potencial do gnero Guatteria, como fonte promissora de compostos bioativos.

Resultados e Discusso
Aps a obteno em clevenger, o leo essencial de Guatteria citriodora extrado das folhas secas foi submetido secagem em sulfato de sdio anidro resultando em um rendimento de 1,5%, com densidade igual a 0,8815 g/mL. A anlise por cromatografia em fase gasosa acoplada espectrometria de massa (CG-EM) revelou a presena de 77,1% de monoterpenos e 15,1% de sesquiterpenos, correspondendo a 86,2% de compostos identificados. Os principais constituintes do leo so os monoterpenos citronelal (25,5%) e o citronelol (22,4%). Foram observados ainda os monoterpenos neo-isopulegol (8, 3%),

Agradecimentos
CAPES pela bolsa de Mestrado de D.M.R., CNPq e FAPEAM. ____________________
1 Mobot. Missori Botanical Garden-w3-Tropicos [Arquivo capturado em 4 de janeiro de 2008]. Disponvel via mobot.mobot.org/cgi-bin/search_vast?name=Guatteria+citriodora 2 Meyer, B. N.; Ferrigni, N. R.; Putnam, J. E. R.; Jacobsen, L. B.; Nichols, D. E.; M claughlin, J. L. Planta Medica, 2008, 45, 31-34.

You might also like