You are on page 1of 7

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.

MANUEL PINTO VASCONCELOS

BIOLOGIA 12 ANO
Prova escrita de avaliao 1 Outubro 2010
Componente Terica
A espcie humana, tal como a maioria dos animais, reproduz-se sexuadamente, originando, de gerao em gerao, indivduos semelhantes mas nicos. 1. A figura 1 A e B representam esquematicamente os aparelhos reprodutores masculino e feminino, respectivamente.

A FIGURA 1

1. 1.Faa a legenda dos nmeros 2, 3, 4 e 5 da figura 1 A e 2, 4, 5 e 6 da figura 1 B. 1.2. Identifique os rgos relacionados com as seguintes afirmaes, indique o nmero da estrutura e a respectiva figura A ou B. a) rgo percorrido pelo gmeta feminino, logo aps a ovulao. b) Canal que transporta os espermatozides dos epiddimos uretra. c) rgo oco e musculoso, em forma de pra, no interior do qual se desenvolve o novo ser. d) Produz estrognios. e) glndula anexa do sistema masculino e que envolve o segmento inicial da uretra. f) gnada masculina. 2. A figura 2 representa: A. parte de um corte efectuado num testculo de mamfero, evidenciando as inter-relaes hormonais. B. a variao da quantidade de DNA, no decurso da meiose.

FIGURA 2

2.1. Refira uma funo desempenhada pelas clulas 7. 2.2. Das clulas germinativas referenciadas no esquema A da figura 2 e com base no grfico B, indique as que possuem uma quantidade de DNA equivalente a: 2.2.1. 2C 2.2.2. 1C 2.2.3. 1/2 C 2. 3. As setas R, S e T referem-se interveno de hormonas, no processo esquematizado. 2.3.1. Identifique essas hormonas. 2.3.2. A produo de testosterona controlada por um mecanismo de retroaco positiva. Comente esta afirmao. 2.3.3. O caritipo da clula indicada pelo nmero 1, na figura 2, 44A+XY. Indique os caritipos possveis para as clulas representadas pelo nmero 5. 2.4. Identifique as clulas representadas que sofrem espermiognese. 3. Analise os documentos 1 e 2 e responda s questes. Documento 1 Esquema representativo da oognese

Documento 2 A descoberta da funo do ovrio, em mamferos, deve-se a Rgnier de Graaf: assim, a funo geral dos testculos femininos gerar ovos, nutri-los, lev-los maturidade; eles servem, portanto, mesma finalidade que os ovrios das aves. Logo eles devem ser chamados de ovrios, de preferncia a testculos, pois no apresentam semelhana alguma, em forma ou contedo, com os testculos propriamente ditos.
R. de Graaf (1672)

3.1. Identifique as fases da oognese representadas por I, II, III. 3.2. Identifique as estruturas representadas pelos algarismos 1 a 5. 3.3. Seleccione a opo que permite completar a frase, de modo a obter uma afirmao correcta. Os glbulos polares so (A) clulas diplides, com uma grande quantidade de citoplasma que entram em degenerescncia. (B) clulas diplides, com uma pequena quantidade de citoplasma, que entram em degenerescncia. (C) clulas haplides, com uma grande quantidade de citoplasma, que entram em degenerescncia. (D) clulas haplides, com uma pequena quantidade de citoplasma, que entram em degenerescncia. 3.4. A afirmao de R. Graaf gerar ovos relativamente ao ovrio , na realidade, incorrecta. Refira a afirmao que deveria ser feita. Justifique a sua resposta com os dados do esquema do documento 1.

4. Existe uma actividade cclica do ovrio e, simultaneamente, uma evoluo cclica da parede uterina. O esquema A representa a maturao dos folculos no ovrio e o grfico B traduz a evoluo do endomtrio (ciclo uterino).

FIGURA 3

4.1. Ordene os seguintes fenmenos, que ocorrem nos folculos durante a sua maturao. A - Aparecimento da camada granulosa. B - Aparecimento de vrias cavidades na camada granulosa. C - Formao da cavidade folicular. D - Proliferao de clulas foliculares que rodeiam o ocito I. E - Diferenciao da teca externa e da teca interna F - Formao de uma camada acelular, constituda por substncias orgnicas. 4.2. Indique a regio do grfico correspondente: 4.2.1. ao incio da regresso do corpo amarelo. 4.2.2. a espessura da parede uterina no momento em que ocorre a ovulao 4.2.3. o desenvolvimento da mucosa uterina aps a nidao. Justifique. 5. O grfico da figura 4 representa a variao da espessura do endomtrio, assim como das hormonas ovricas A e B, em dois ciclos distintos X e Y. 5.1. Indique o nome das hormonas A e B. 5.2. Indique qual dos ciclos, X ou Y, corresponde a uma gravidez. Justifica. 5.3. O ciclo das hormonas A e B mantido por um sistema de retrocontrolo entre (seleccione a opo correcta). A Ovrio, tero e hiptalamo. B Ovrio, placenta e tero. C Ovrio, hipotlamo e hipfise. D Placenta, hipfise e tero. 5.4. Ordene a seguinte sequncia de acontecimentos na mulher. A Ovulao; B Formao do corpo amarelo; C Desenvolvimento dos folculos ovricos; D Menstruao; E Regresso do corpo amarelo.
Figura 4

6. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas regulao hormonal na mulher. A - Quando a concentrao de estrognios no sangue muito baixa, o hipotlamo estimula a hipfise a libertar a hormona FSH para a corrente sangunea.

B A progesterona a hormona responsvel pela ocorrncia da ovulao. C A hormona FSH apenas actua nos ovrios. D Quando a quantidade de estrognios e no sangue muito elevada, a hipfise aumenta a secreo de FSH e LH, atravs de um mecanismo de retroaco negativa. E A hormona LH estimula o desenvolvimento do corpo lteo. F A etapa em que existe uma maior concentrao de estrognios no sangue a fase do corpo lteo. G A menstruao ocorre quando a concentrao de estrognios e de progesterona no sangue elevada. H Imediatamente aps a ovulao, verifica-se um pico nas concentraes de FSH e LH no sangue. I Os folculos ovricos possuem receptores para a GnRH e so estimulados por esta hormona para produzir estrognios.

7. A figura 5 representa: A- Fecundao B- Etapas do desenvolvimento embrionrio.

Figura 5 7.1. Faa a legenda das letras referenciadas em A. 7.2. Refira qual a funo da estrutura B, do esquema A. 7.3. Atribua a cada uma das fases, assinaladas de I a VII da figura A, uma das seguintes etapas do processo de fecundao. A - Cariogamia B Ligao das protenas da cabea do espermatozide aos receptores proteicos do gmeta feminino. C Formao da membrana de fertilizao. D Aproximao do espermatozide ao ocito II. E Entrada no ncleo do espermatozide no citoplasma do vulo. F Degradao da zona pelcida pelas enzimas acrossomticas. G Fuso das membranas plasmticas dos gmetas. 7.4. Faa a legenda dos algarismos 3, 4, 7 e 8 referenciados em B.

8. A figura 6 mostra um corte no tero quando j se formaram os anexos embrionrios. 8.1.Atribua a cada um dos nmeros da figura 6 o termo correcto que identifica a estrutura. 8.2. A cada uma das funes a seguir referidas, faa corresponder uma das estruturas da figura 6. a) Assegura a fixao e nutrio do embrio. b) Cavidade com lquido que protege e permite a livre movimentao do embrio. c) Sintetiza hormonas especficas. d) Conjunto de vasos sanguneos que conduzem o sangue do feto para a me e da me para o feto. e) Cavidade materna onde se aloja o embrio. f) rgo cujas contraces contribuem para expulsar o feto durante o parto. Figura 6

Questo Cotao Questo Cotao

1.1. 8 5.3. 8

1.2. 9 5.4 8

2.1. 8 6. 9

2.2 12 7.1 6

2.3.1. 2.3.2 2.3.3. 9 7.2 7 9 7.3. 7 8 7.4. 4

2.4 8

3.1 9 Total - T 200

3.2. 5

3.3. 6

3.4. 9

4.1 10

4.2.1 4.2.2. 8 8

4.2.3 10

5.1 6

5.2 9

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. MANUEL PINTO VASCONCELOS

BIOLOGIA 12 ANO
Prova escrita de avaliao 1 Outubro 2010

Componente Terico-prtica
1- A figura 1 mostra um corte esquemtico de uma estrutura estudada. Os nmeros de 1 a 5 representam clulas sequenciais. A figura 2 traduz a variao do teor de DNA ao longo de um processo de diviso celular, a meiose.

Teor em DNA

100

50 25
a b c d e

Tempo

Figura 2 Figura 1

1.1. Identifique as clulas de 1 a 5. 1.2. Faa a correspondncia possvel entre os nmeros de 1 a 5 e as letras do grfico. 1.3. Relativamente s clulas assinaladas com o nmero 1, correcto afirmar que (A) so haplides (B) foram originadas por meiose (C) possuem 46 cromossomas (D) so espermatdeos (E) possuem 23 cromosomas (transcreva a letra da opo verdadeira) 1.4. Relativamente s clulas representadas pelo nmero 5, incorrecto afirmar que (A) so clulas haplides (B) possuem 23 cromossomas (C) os seus cromossomas so formados por dois cromatdeos (D) resultam de um processo meitico (E) nenhuma das anteriores (transcreva a letra da opo verdadeira) 1.5. A figura 3 representa esquemas de uma diviso celular. A cada nmero das afirmaes que referem transformaes ocorridas no processo da figura 1, faa corresponder uma letra da figura 3. I- passagem de 2 para 3 II- passagem de 3 para 4 III- clulas 2 IV- clulas 3
Figura 3

2. Na espermiognese verifica-se: (A) (B) (C) (D) (E) crescimento, meiose, perda de citoplasma e formao do flagelo. perda de citoplasma, formao do flagelo e do acrossoma, alongamento da cabea. mitoses sucessivas, meiose, formao do flagelo e do acrossoma, diferenciao, reduo do nmero de cromossomas, formao do flagelo e do acrossoma multiplicao, crescimento, meiose e diferenciao. (transcreva a letra da opo verdadeira) 3. O esquema da figura 4 representa um corte longitudinal de um ovrio.

3.1. Estabelea as correspondncias possveis entre as expresses seguintes e os nmeros do esquema. A Folculo de Graaf B Corpo amarelo C - Folculo primrio D Ocito II
Figura 4

3.2. Indique as etapas do ciclo ovrico que correspondem respectivamente s fases A, B e C. 3.3. O ovrio esquematizado no pode pertencer a uma mulher grvida porque: (A) ocorreu ovulao. (B) o corpo amarelo degenerou. (C) o ocito II foi recebido pelo pavilho da trompa. (D) formou-se o corpo amarelo. (transcreva a letra da opo verdadeira) 4- A uma fmea de chimpanz desprovida de ovrios foi ministrada, desde o tempo t 0 at ao final da experincia, uma certa dose de estrognios. No momento t1 foi injectada uma dose suplementar dessa hormona. Os grficos da figura 5 traduzem as variaes das concentraes de estrognios e de LH desse animal. 4.1. Explique como se pode interpretar a variao de LH aps ser ministrada a primeira dose de estrognios. 4.2. Explique a variao do teor de LH aps a injeco suplementar de estrognios, no momento t1, classifique este mecanismo controlo. 4.3. Numa fmea normal, aps o momento t1, ocorreria: a. Crescimento de um folculo. b. Formao de um folculo primordial. c. Degenerao do corpo amarelo. d. Ruptura do folculo maduro.

Figura 5

Questo Cotao

1.1 5

1.2. 10

1.3. 8

1.4. 1.5. 8 15

2. 8

3.1. 8

3.2. 6

3.3 6

4.1 10

4.2 10

4.3 6

Total - TP 100

You might also like