You are on page 1of 8

ANOTAES DE LINGUSTICA LITERRIA E DO TEXTO

Guimares, Elisa. A articulao do texto. 7.a. ed. Srie Princpios. So Paulo: tica, 1997. Contexto: elemento estrutural do texto. Situao comunicativa: texto-contexto. Texto: complexo; existe no processo global de comunicao. Contexto intratextual imediato: unidade. Contexto intratextual acumulado. Contexto intratextual total. Eis o contexto formal ou verbal. Contexto real ou externo: grupo real, cultura etc. Contexto extraverbal (extralingustico). O receptor deve conhec-lo para interpretar o texto. Ato locutrio: produzido como regras. Ato ilocutrio: pode influenciar o comportamento do receptor. Ato perlocutrio: responsvel pelo efeito produzido no receptor ou no alocutrio. Universo de discurso: encerra o contexto extraverbal imediato. Texto (sin. Discurso): enunciado qualquer, dito ou escrito. No caso de no limitao pela linguagem verbal, um processo que engloba as relaes sintagmticas de qualquer sistema de signos (p. 15). Objeto aberto, ligado ao contexto extraverbal. totalizao em funcionamento (Delhs & Filliolet, 1975, p. 56 apud p. 15). Tipologia de acordo com a forma de estruturao (estruturas internas): texto descritivo, narrativo e dissertativo. Porm, ainda que haja uma dominante, os textos podem ser mistos e alternantes. Tipologias de acordo com a participao do emissor e do receptor: objetivo e subjetivo (mediante dados contextuais extralingusticos). Tema: ncleo informativo fundamental ou elemento em torno do qual se estrutura a mensagem (p. 17). Daqui se parte uma resenha, um resumo etc. a recriao, isto feito pelo receptor (que ser, posteriormente, emissor). Receptor: Condensao semntica. Emissor: Expanso semntica. Funes integrantes e equivalentes no processo comunicativo.

Da relao autor-leitor, pode-se classificar o discurso como: Autoritrio: A pretende que L faa. Factivo: A pretende que L seja. Cientfico: A pretende que L saiba. Persuasivo: A pretende que L creia. Elementos da significao do texto ou elementos temticos. Ligados por Relaes lgicas (expanso do texto) e Relaes de redundncia (fixao ou iterao do tema ao longo da sucesso do texto). Marca vaivm: um elemento do texto determinando pelo que lhe segue e anuncia o que sucede. A coerncia do texto resulta da sintonia entre as relaes lgicas e as relaes de redundncia (p. 25). O encadeamento de tais relaes, no seio do todo, capaz de transformar o eixo de sucessividade em concatenao (p. 25). Prticas intertextuais: o meio onde o texto se insere e onde estabelece relaes com outros textos, com o j escrito. As operaes metalingusticas: discurso que tem como seu objeto o cdigo lingustico. Hiponmia: um elemento lexical contido num conjunto maior (lrio em flor, p.ex.). Hiperonmia: um conjunto maior que sobreordenado a um elemento (peixe para lambari, p.ex.). Anfora conceitual: economia ou condensao que alivia a carga lingustica dos elementos de retomada, ao mesmo tempo em que preserva a unidade de contedo do texto (p. 33). Dada uma ideia ampla, se a retoma e, ento, interpreta. As elipses sempre se articulam com situaes e, por isso, mais mostram do que velam: insinuam aquilo no seio do que se inscrevem. Elas articulam texto e contexto; por isto, so importantes fatores da coerncia textual. O verbo fazer um hipernimo verbal, assim servindo como substituto para verbos que exprimem ao e no sendo, por sua restrio, um substituto universal para os verbos. Situao semelhante ocorre com o pronome ele, um hipernimo para sujeitos do gnero masculino. Em suma, so categorias justapostas e, por isto, mais amplas que as imediatamente inferiores. Anfora: recapitulao de algo que j apareceu no texto por um substituto (Joo morreu. Ele era, contudo, um bom homem). Catfora: prvia da apario de algo no texto por um substituto (Ela vir, a doce Amanda). Ambas as funes formam a difora.

(Em geral, anafrica uma referncia a algo que no est presente no texto, mas que supostamente sabida). Esses substitutos so casos de pr-formas. Em suma, elas estabelecem uma referncia de identidade com elementos, ou situados no texto ou identificados extratextualmente, mediante nosso conhecimento do mundo ou do contexto situacional (p. 37). A adequao do universo semntico (referencial) de um texto define a sua coerncia e isto se d, claro, dentro de um sistema (por exemplo, o que coerente em um texto fantstico no o em um cientfico). Trata-se da consonncia entre referentes textuais e referentes situacionais (p. 39); em suma, contedo e sistema. Mas, o contraste possvel, dentro de um sistema, ao se indicar, por meio de alguns elementos, a negatividade de um trecho em relao estrutura tpica do texto, isto , o anormal em detrimento do normal hegemnico. A coeso efeito da coerncia. A coeso se deve a um plano prvio de estabelecimento do texto e gerado pela sucesso linear de unidades lingusticas relacionadas. A coeso liga-se s relaes de significado que existem em um texto (p. 43). Refere-se aos modos de conexo dos elementos ou componentes textuais. Forma e funo: integrado no todo que a forma, qualquer elemento passa a desempenhar uma funo, e essa funo determina o seu significado no todo em que se integra (p. 43). Estrutura: a rede de dependncias e implicaes que um elemento mantm com todos os outros, no conjunto em que se encontra (p. 43). A estrutura , ao mesmo tempo, um conjunto, as partes desse conjunto e as relaes que ligam essas partes. , portanto, o objeto estruturado e o conjunto das relaes que estruturam o objeto (p. 44). Toda estrutura em relao a (alguma coisa); relao entre pelo menos dois objetos. So sinonmias de estrutura: construo, arranjo, sistema. Nessa interao dinmica entre unidades, o todo figura como qualitativamente distinto da soma mecnica das partes: no decorre de um complexo aleatrio de unidades, mas de uma harmonizao de unidades que se diferenciam e delimitam reciprocamente (p. 43). No nvel sinttico, as estruturas fixam relaes ou de equivalncia ou de hierarquia, ou seja, de coordenao e de subordinao (p. 45). Na coordenao, os dois elementos coordenados, colocados em sequncia, devem ter a mesma funo circunstancial. As coordenadas devem pertencer ao mesmo universo de discurso (uma ter por tema a outra e, quando juntadas, formarem um todo etc.). A coordenao pode ser explcita (por meio de conjunes e, mas, ou, pois etc. ou advrbios assim, ento etc.) ou implcita por simples justaposio.

Ainda na faixa especfica da sintaxe, os termos ser articulam num processo hierrquico de funes e valores o processo de subordinao (p. 46). Partes do texto e sua integrao Ttulo Pode ter funo factual e de chamada (de natureza prtica) e tambm funo potica e expressiva. A organizao do discurso jornalstico condiciona-se por um princpio de relevncia: os ttulos, o cabealho e o ordenamento do texto no so cronolgicos nem lgicos, mas determinados por um princpio de primazia os aspectos mais importantes figurando em primeiro lugar (p. 51). Os subttulos (em qualquer texto) tambm desempenham funo semelhante do ttulo, podendo facilitar a apreenso do contedo. O ttulo pode exercer funo anafrica (remeter a um suposto saber no contido no texto) e mais comum catafrica (remeter a um saber contido no texto, que ser desdobrado nas prximas linhas). Tpico frasal ou ncleo-frase: enunciado que sintetiza a idia essencial do pargrafo (p. 54). Arroladas as frases-ncleos ou os tpicos frasais, traa-se, conseqentemente, o esquema das linhas fundamentais de onde se poder partir para o exerccio de resumo do texto (p. 54). O pargrafo a unidade de compreenso da globalidade do texto (p. 54). Lembremos que a macroestrutura identifica-se como o significado global do objeto do texto, enquanto a microestrutura se concretiza em relao a frases ou seqncias isoladas de um texto. (p. 64). Macroestrutura: relao ao conjunto do texto em plano semntico. Superestrutura: o mesmo, mas em plano sinttico.

Agora outro livro: PIRES, Orlando. Manual de teoria e tcnica literria. 3.a.ed. Rio de Janeiro: Presena, 1989.

Estruturalismo
Sintagmtico: sucessivo (diacronia). Paradigmtico: simultneo (sincronia). Estrutura: conjunto de elementos que se relacionam de tal forma que qualquer modificao de um deles, ou de uma relao entre eles, provoca uma modificao nos outros elementos ou nas relaes existentes. (p. 72). Denota inter-relaes entre as unidades do conjunto, sendo relaes mtuas e de dependncia (solidariedade). Sistema: denota um conjunto que regido e sustentado por tais interrelaes. (p. 72).

Gneros literrios
Epopia: Epos = canto, narrativa; poieo = fazer. uma composio literria em forma narrativa que mescla fato histrico, lendas, mitos, heris e deuses, sob uma atmosfera do fantstico. Em geral, uma composio que d forma ao popular e, em sua estrutura textual, envolve o canto ao heri vitorioso. Estrutura: 1. Proposio: o poeta expe o assunto que vai cantar. 2. Invocao: o poeta pede o auxlio das musas para a sua empreitada. 3. Dedicatria: o poeta dedica o poema. 4. Narrao: desenvolvimento da ao. 5. Eplogo: o poeta considera a ao exposta, tira as suas concluses e as declara. O heri da epopia, a rigor, no constitui uma individualidade; mais se aproxima da personificao duma individualidade. O fundamento est no fato da epopia ter tido sempre como objetivo um destino comunitrio e no o de um indivduo solitrio (p. 150). No drama o essencial a ao tudo se dirige a ela. Na tragdia, os personagens no agem para imitar caracteres; mas assumem caracteres para efetuar certas aes. Por isso se pode dizer que o cerne da tragdia est na fbula e nas aes. E mais: das chamadas unidades trgicas unidade de lugar, de tempo e de ao a nica verdadeiramente inviolvel a unidade de ao (p. 168). A tragdia a imagem da unilateralidade: A parbola da tragdia traada partindo de uma desordem ou desequilbrio (hamartia) que se produz no interior de determinada ordem (moral, social) at atingir a recuperao dessa ordem (nmesis), mediante o sacrifcio do heri. Na linha parablica do heri, at a sua queda, existe um momento crucial em que, gozando da liberdade de tomar decises, ele escolher justamente aquela que o conduzir morte. O heri, prisioneiro de sua hybris (nimo soberbo,apaixonado, obsessivo ou arrojado), s consegue ver esse caminho, enquanto o pblico percebe uma soluo feliz que o heri poderia ter adotado (M. Pagnini apud p. 169). Tomada como um paradigma mtico, a tragdia a mimesis do sacrifcio: o heri deve morrer, mesmo que sua morte seja dolorosa, pois esta representa, para a humanidade, uma perspectiva de justia ou de esperana. (p. 169). Quando se destri a razo fundamental da existncia de um ser humano, quando desaparece uma causa final e nica, nasce o trgico. O trgico a exploso do mundo de um homem, de uma classe, de um povo. (p. 171). O riso a paixo decorrente da transformao sbita de uma expectativa densa em nada (Kant). [...] O criador cmico cria a tenso para desfaz-la em seguida. (p. 171). A tcnica de flashback, em literatura narrativa, chamada de analepse: uma viso para trs (recordao). O seu contrrio, o flashforward chamado de

prolepse: uma antecipao (uma que temporal: narra-se o futuro como decorrncia do passado; no importa se o futuro j aconteceu ou no, mas o que o antecede necessariamente desemboca nele; assim, pode ou no ser um pressgio, ou as duas coisas podem se misturar e confundir o leitor). O fantstico A narrativa fantstica apresenta a intromisso do misterioso, do inadmissvel, na estabilidade do cotidiano. Procura instaurar uma hesitao prolongada entre uma explicao natural e uma explicao sobrenatural para um mesmo acontecimento. Portanto, pode ser dito que no passa de um jogo em torno dos limites entre o natural e o sobrenatural. Cria um acontecimento estranho, capaz de levar o personagem e o leitor a um estado de incertezas e exigindo uma leitura que no seja nem potica nem alegrica. A presena da psicologia no universo ficcional veio esvaziar a narrativa fantstica (T. Todorov). (p. 207). O estranho e a estranheza (sensao) so marcas do fantstico. A explicao racional apenas aparente, mas na diegese (no mundo interno, ficcional por essncia) no admitida tal explicao: o irracional predomina.

Narrativa
Conto O conto apresenta um nico ncleo narrativo (p. 177). A estrutura narrativa do conto se volta s aes e no para os caracteres (p. 177). Tem como principal caracterstica uma forte concentrao da ao, do tempo e do espao (p. 177). Novela Apresenta mais de um ncleo narrativo, apresentados justapostamente. Nessa sucessividade de ncleos, a continuidade do fluxo narrativo obtida pela permanncia de um ou mais personagens, pela substituio do protagonista por um parente ou amigo, pela conservao do espao ou do ambiente. A novela fundamentalmente dinmica e antianaltica. Narra a ao dentro de uma estrutura objetiva, plstica e horizontal, e a esse plano se restringe. [...] O ritmo narrativo acelerado, pois as aes predominam sobre a pintura de caracteres. (p. 177). Romance Vrios ncleos narrativos. Os ncleos no so sucessivos, mas simultneos. O romance apresenta o homem como indivduo, como entidade autnoma1. Para o romancista, haver sempre um objetivo a ser atingido: obter a sensao de veracidade da sua estria, expondo, assim, o leitor aos efeitos da empatia. (p. 178). O tempo do romance o presente psicolgico (que no o presente verbal). A novela de TV , na verdade, um romance-folhetim. O tema ao qual deverei me dedicar mais o estudo do personagem. O personagem no dever ser inventado, nem copiado, mas descoberto na prpria gnese da estria, de onde ele se ir revelando percepo do artista criador. Sua ao ter que ser imprevisvel, antes do relato, e considerada inevitvel, depois de relatada. Da as duas caractersticas fundamentais da ao narrativa: imprevisibilidade e inevitabilidade. (p. 187).

Para romper com isto, antes uma novela?

You might also like