You are on page 1of 20

O gnio de Euler na matemtica e na fsica Carlos Fiolhais Centro de Fsica Computacional e Departamento de Fsica Universidade de Coimbra 3004-516 Coimbra

tcarlos@teor.fis.uc.pt

O suo Leonard Euler (1707-1783) (Fig. 1) um dos maiores gnios de todos os tempos na Matemtica e na Fsica. A ocasio da passagem dos trs sculos depois do seu nascimento serviu, na Sua assim como na Rssia e na Alemanha (os pases onde ele viveu e trabalhou durante longos anos), para prestar homenagem a um raro talento. A sua obra brilha no sculo das luzes, o sculo que viu ser consolidadas e ampliadas as duas grandes criaes cientficas do sculo anterior, que esto intimamente associadas - o clculo infinitesimal e a mecnica de Newton.

Fig. 1 Retrato de Leonard Euler da autoria do pintor suo Emanuel Handman, 1756.

A marca mais notvel da obra de Euler a sua prodigiosa quantidade. Entre livros e artigos, ela inclui mais de 800 itens, um nmero absolutamente singular na histria matemtica. Nunca ningum escreveu tanto como ele, nem antes nem depois. A Opera Omnia de Euler que pretende reunir toda a sua obra num conjunto de cerca de 80 volumes ainda no est, quase trs sculos aps os trabalhos originais, completa. Curiosamente, foi no sculo XVIII que apareceram tambm os mais prolficos criadores de msica: os autores barrocos Johann Sebastian Bach (16851750) e George Philipp Telemann (1681-1767) e Joseph Haydn (1732-1809)

escreveram cada um deles uma obra musical que um msico de hoje teria dificuldade em copiar durante o tempo da sua vida. O mesmo se pode dizer da obra de matemtica e fsica de Euler. Tal como esses compositores cultivaram vrios gneros musicais, tambm Euler se dedicou a vrios ramos da matemtica e da fsica, deixando a sua marca indelvel em todos eles.

Fig. 2 Cronologia de Leonhard Euler (extrada do Arquivo de Euler em linha, http://www.math.dartmouth.edu/~euler/) Nascido na cidade de Basileia, na fronteira entre a Sua e a Alemanha, o jovem Euler (Fig. 2) viveu em Riehen, uma pequena localidade perto dessa cidade (na altura, uma cidade cosmopolita e muito desenvolvida do ponto de vista cientfico; basta lembrar que a primeira edio no estrangeiro da Opera do nosso maior matemtico, Pedro Nunes, foi publicada em Basileia em 1566). O pai era um pastor protestante e a me era filha de um pastor da mesma religio. Com essa tradio familiar, no admira que ao jovem Leonhard estivesse destinada, atravs de adequada preparao, uma carreira eclesistica. Contudo, o jovem cedo revelou o seu invulgar talento para a matemtica. Por sorte os pais tiveram a oportunidade de lhe proporcionar uma educao proporcionada por um dos melhores matemticos desse tempo, Johann Bernoulli (1667-1748), que deu aulas particulares a Leonard juntamente com o seu prprio filho, Daniel Bernoulli (1700-1782). A famlia dos Bernoulli (Fig. 4), que tinha fugido da Blgica para a Sua devido a perseguies aos protestantes, famosa na histria das cincias por vrios dos seus membros terem seguido carreiras e carreiras bem sucedidas na matemtica e na fsica. Durante um sculo, destacaram-se oito Bernoullis nessas disciplinas!

Fig. 3 As imperatrizes Catarina I e Catarina II da Rssia

Euler foi o que se pode chamar uma criana prodgio. Em 1720, com apenas 13 anos, entrou na Universidade de Basileia para a se formar em Filosofia passados trs escassos anos. O seu primeiro artigo cientfico, escrito aos 19 anos (em 1726), intitulava-se Constructio linearum isochronarum in medio quocunte resistente (Construo de curvas iscronas lineares num meio resistente). O original foi escrito em latim, que era a lngua franca da cincia da poca; a maioria dos trabalhos de Euler foram alis tambm escritos em latim. Tratava-se de um problema de clculo de mnimos, um tipo de questes que na poca estava muito em voga. Mas nem por isso Euler teve facilidade em arranjar o primeiro emprego.

Fig. 4 Johann ( esquerda) e o seu filho Daniel Bernoulli ( direita), com uma rvore genealgica parcial da famlia Bernoulli (no meio).

Fig. 5 A Academia das Cincias de So Petersburgo, na Rssia. O antigo edifcio da Academia hoje um museu (o Kunstkammer).

Acabou por o encontrar no estrangeiro. Juntando-se ao seu colega e amigo Daniel Bernoulli e ao irmo deste Nicolau (II), respondeu em 1727 a uma chamada efectuada por Catarina I (1684-1727), que governou a Rssia aps a morte do esposo de 1725 a 1727 para um lugar na recm-formada Academia de Cincias de So Petersburgo (Fig. 5), mais tarde Academia de Cincias da Rssia. Em Portugal era, recorde-se, o tempo em que se completava a construo da Biblioteca Joanina, na Universidade de Coimbra, mandada erguer pelo rei D. Joo V e cuja construo tinha comeado em 1917. So Petersburgo era, como o prprio nome indica, a cidade fundada em 1703

pelo czar Pedro o Grande. A Academia dessa cidade foi, por sua vez, fundada por ele em 1724. Euler ocupou um lugar de professor de Medicina (no esqueamos que em tempos anteriores tambm Galileu Galilei e, entre ns, Pedro Nunes tinham estudado medicina), mas no demorou a obter um lugar de assistente de Matemtica (ainda em 1727, em substituio de Nicolau, que faleceu nesse ano) e depois de professor de Fsica em 1731 e tambm de Matemtica (foi o prprio lugar de Daniel, porque este entretanto regressou Sua). Em 1734 casou com Katherine Gsell, uma sua filha de um artista que tambm residia em So Petersburgo (que, na altura, atraa, portanto, no s cientistas mas tambm artistas). Dela viria a ter 13 filhos, dos quais s cinco chegaram idade adulta. Katherine faleceu em 1773, tendo Euler casado pouco depois com uma meia-irm dela, de quem no teve descendentes. Em 1734 Euler publicou o seu primeiro livro: Mechanica (Fig. 7) (Mecnica), uma obra notvel por juntar pela primeira vez os trabalhos principais de Newton (1643 - 1727) e de Leibniz (1646 - 1716) nessa rea da fsica. Os Principia Mathematica de Newton continham raciocnios muito geomtricos e o clculo diferencial newtoniano recorria a uma notao prpria, mais complicada do que a de Leibniz (esta basicamente a notao que ainda hoje se utiliza). A disputa entre Newton e Leibniz sobre a primazia na criao do clculo infinitesimal foi seguida por uma polmica sobre o lugar de Deus do mundo (havia enorme diferena entre o Deus diligente de Newton, que tinha se intervir amide no mundo para efectuar algumas correces, e o Deus preguioso de Leibniz, que descansava para sempre depois de ter feito o trabalho inicial de criao!). Essas disputas impediram que tivesse ocorrido antes uma sntese entre as duas formas de clculo que, no fundo, eram confluentes.

Fig. 6 O imperador Frederico II da Prssia e o edifcio actual da Academia de Cincias de Berlim.

Em 1741 Euler moveu-se da corte da Rssia para outra corte no menos importante, a corte da Prssia, em Berlim, ocupada pelo imperador Frederico II, o Grande (17121786). Na prtica, e embora no tendo ocupado o cargo de Presidente da Academia das Cincias da Prssia (fundada em 1700 por Leibniz, hoje Academia das Cincias de Berlin - Brandenburg), Euler sucedeu na direco dessa instituio ao francs Pierre-Louis Maupertuis (1698 - 1759), o autor do princpio da aco mnima como um axioma unificador da mecnica. A se conservaria, numa fase muito produtiva da sua vida, at ao ano de 1766. Datam dessa poca dois livros notveis para o desenvolvimento do clculo infinitesimal Introductio in Analysin Infinitorum (Introduo Anlise de Infinitos) (Fig. 7) e Institutiones Calculo Differentiales (Fundamentos do Clculo Diferencial), publicados respectivamente em 1748 e 1755 (neste ano deu-se o grande terramoto de Lisboa). na primeira dessa obra que se encontram a famosa frmula de Euler para a exponencial de um imaginrio puro, que tem como caso particular famosa identidade de Euler que relaciona os dois nmeros irracionais mais conhecidos, o pi e o nmero de Euler, com o nmero imaginrio puro e o nmero real -1 (esta identidade tem sido considerada uma das mais belas expresses matemticas de todos os tempos). De resto, Euler foi o introdutor de vrias notaes matemticas que ainda hoje se usam: o smbolos pi e e so dele, assim como o i. Em Berlin escreveu um livro que hoje um clssico da divulgao cientfica: Cartas a uma Princesa Alem(publicado mais tarde, em 1768). Porm, em 1766, devido a algumas dificuldades na relao com o imperador (Euler no era muito conversador e no brilhava na corte, como outros cientistas e filsofos que frequentavam o palcio imperial basta referir o francs Voltaire), Euler volta Rssia, onde agora a imperatriz Catarina II, a Grande (1729-1796) (Fig. 3). Continuou a o seu labor cientfico, sem nunca abrandar o ritmo. Publicou em 1768 o livro Institutiones Calculo Integralis (Fundamentos do Clculo Integral). Apesar da sua deficiente viso (tinha cegado do olho direito em 1738 devido realizao de experincias de ptica baseado na experincia, Euler defendia a teoria ondulatria da luz, da autoria do holands Christiaan Huygens (1629-1695). Em 1766 cegou do outro olho devido a doena oftalmolgica. Um retrato a leo (Fig. 1) mostra Euler com uma deficincia no olho direito (Frederico II chamava-lhe pouco amavelmente o meu ciclope). Ficou clebre a frase que proferiu quando cegou completamente: Agora tenho menos distraces. Publicou em So Petersburgo em 1772, o ano da Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra, um livro sobre o movimento do nosso satlite natural: Theoria Motuum Lunae (Teoria do movimento da Lua). Faleceu subitamente aos 77 anos por acidente cardiovascular nessa cidade, onde hoje est sepultado, num dia em que tinha no s trabalhado como brincado com um seu neto.

Fig. 7. Frontispcio do livro de Euler Mechanica, So Petersburgo, 1736 (esquerda) e Lombada e frontispcio do livro de Euler Introductio in Analysin Infinitorum, Lausanne, 1748. A edio original em dois volumes (direita)

Da enorme obra fsico-matemtica de Euler, quero destacar as que so, na minha opinio, as suas trs maiores contribuies nessa rea: 1) Mtodos numricos para a resoluo de equaes diferenciais. 2) Clculo variacional. 3) Estudo dos movimentos de trs corpos celestes. No ser demais destacar a importncia de cada uma delas. O mtodo de Euler o mais simples para a resoluo de equaes diferenciais ordinrias, mas est na base dos outros mtodos que servem para tratar no computador equaes daquele tipo. O clculo variacional, por seu lado, um captulo da matemtica estabelecido por Euler, que tem tido uma influncia crescente na formulao das teorias fsicas: no apenas a mecnica de Newton se pode deduzir de um princpio de aco mnima (as chamadas equaes de Euler-Lagrange, cuja deduo se faz a partir de um princpio variacional, so equivalentes s equaes de Newton) como o mesmo se passa na generalidade dos outros ramos da fsica (modernamente, as teorias de campo resultam de um princpio de aco mnima). Finalmente, Euler inaugurou o tratamento do problema astronmico de trs corpos, simplificando-o e descobrindo solues particulares, estando por isso na base da moderna teoria dos sistemas dinmicos (s no incio do sculo XX o francs Henri Poincar (1854-1912) haveria de ver que o caos est escondido no cu). Vejamos com algum pormenor cada uma delas. 1) Mtodos numricos para a resoluo de equaes diferenciais

Fig. 8 Os criadores do clculo infinitesimal e grandes rivais: Isaac Newton ( esquerda) e Gottfried Leibniz ( direita)

Fig. 9 Grficos que descrevem o movimento da queda de um corpo largado do repouso sem (1) e com (2) resistncia do ar. De cima para baixo representam-se a

posio, a velocidade e a acelerao, todas em funo do tempo. O comportamento semelhante no incio, mas muito diferente no final.

O clculo diferencial e integral, criado praticamente em simultneo por Newton e por Leibniz, surgiu da necessidade de descrever quantitativamente os movimentos de corpos tanto na Terra como nos cus. Newton conseguiu erguer-se aos ombros de dois gigantes: Galileu (1564-1642), que tinha estudado o movimento da queda dos graves na Terra, e Kepler, que tinha estudado o movimento dos astros no cu. A equao fundamental da dinmica a uma dimenso uma equao diferencial de segunda ordem Fx = ma x com Fx a fora a, m a massa e a a x x acelerao de um corpo qualquer, pode escreverse na forma de duas equaes diferenciais de primeira ordem
dv x = Fx dt

dx = vx dt
Estas duas equaes descrevem na perfeio o movimento de queda vertical de um corpo que simplesmente largado de uma certa altura. Galileu, embora no tendo feito a experincia lendria da queda dos corpos do cimo da torre de Pisa, pode ser considerado o pai da Fsica no sentido em que foi o primeiro a dar consistncia matemtica s leis da Fsica (O Livro da Natureza est escrito em caracteres matemticos, escreveu ele). E uma das primeiras leis da fsica exemplificava a simplicidade e a elegncia que a matemtica proporciona s afirmaes da Fsica A lei da queda dos graves (que Galileu descobriu no em experincias de queda dos graves na vertical, que so demasiado rpidas superfcie da Terra, mas sim em experincias em planos inclinados, que permitem um controlo adequado da acelerao) pode, no caso de um corpo que simplesmente largado da origem das coordenadas, escrever-se

v x = gt
x= 1 2 gt 2

com g a acelerao da gravidade (constante num dado local e praticamente constante superfcie da Terra). , de facto, mais conciso escrever a segunda das equaes anteriores do que dizer que as distncias percorridas por um objecto so directamente proporcionais aos quadrados dos tempos. Na prtica, graas s foras de resistncia do ar, a anterior lei do movimento x= x(t) s se verifica aproximadamente, verificando-se ser tanto melhor quanto mais perto se

estiver incio da largada do corpo (para um corpo esfrico no ar, as foras de resistncia do ar so proporcionais ao quadrado da velocidade do corpo e, quando a velocidade pequena, so desprezveis face fora da gravidade ou peso). A Fig. 9 exemplifica a diferena entre a queda de graves sem e com resistncia do ar. Sem resistncia do ar, a velocidade directamente proporcional ao tempo ao passo que, com resistncia do ar, a velocidade , de incio, directamente proporcional ao tempo para depois diminuir e passar a ser constante (quando a fora de resistncia do ar iguala o peso, a fora resultante fica nula e a velocidade passa a ser constante esta chama-se ento velocidade terminal). Por sua vez, no caso de haver resistncia do ar, a posio apenas proporcional ao quadrado da velocidade no incio do movimento, passando depois a crescer linearmente com a velocidade (regime de velocidade terminal). Existe uma expresso analtica para a velocidade e para a posio no caso que estamos a tratar de queda de um corpo na vertical com uma fora de resistncia do ar proporcional ao quadrado da velocidade. A frmula, que no muito conhecida, mas que se encontra no famoso manual de Courant de clculo diferencial e integral (R. Courant, Differential and Integral Calculus, John Wiley), reduz-se, no caso de o coeficiente de resistncia do ar ser nulo, lei do movimento mais simples de Newton que se aprendem no ensino secundrio. Mas a lei de Newton inclui os dois casos (e todos os outros!). E precisamente o clculo diferencial e integral que permite obter as leis do movimento, que so solues da equao diferencial de Newton. Nos dois casos h possibilidade de integrao analtica (isto , a soluo representada por funes conhecidas). Em geral, quando a fora qualquer, tem de se recorrer a mtodos numricos. Ora, o primeiro mtodo numrico deve-se precisamente a Euler. No problema matemtico geral da equao diferencial com a forma dy = f ( x, y ) dx com a condio inicial y ( x = 0) = y 0 , Euler dividiu o eixo das abcissas em muitos intervalos iguais h e substituiu a funo desconhecida y (x) em cada instante por um valor adivinhado com base na tangente da funo no instante anterior: y i +1 = y i + f ( xi , y i )h com y i = y ( x = ih) = 0,1,... O erro ser obviamente tanto menor quanto menor for o intervalo de tempo escolhido. No caso da mecnica, a varivel independente o tempo, isto , h = t , podendo escrever-se para a velocidade

v x ,i +1 = v x ,i + a x ,i h
e para a posio

xi +1 = xi + v x ,i h

Hoje em dia, existem mtodos mais sofisticados do que o de Euler, nomeadamente o mtodo de Runge e Kutta proposto no incio do sculo XX pelos matemticos com esses nomes. Porm, em 1981, foi proposta uma modificao muito simples do mtodo de Euler que o melhora substancialmente, devido a cancelamento de erros. Trata-se do mtodo de Euler modificado ou de Euler-Cromer (A. Cromer, "Stable solutions using the Euler approximation", American Journal of Physics 49, 455 (1981)) que aparece em muitos livros de Fsica Computacional. Partiu, curiosamente, de um erro de uma aluna universitria norte-americana que, ao programar a equao para actualizar a posio, usou a nova velocidade, acabada de calcular, em vez da antiga. Esse erro, ao contrrio do que acontece com muitos outros, revelou-se muito frtil. Ele mostra como um algoritmo pode ser melhorado no aumentando nem o tempo de clculo nem a complexidade do programa.

Fig. 10 Substituio, na aproximao de Euler, do valor de uma funo pelo valor da tangente que passa pela abcissa anterior. 2) Mtodos variacionais

Fig. 11. Princpio do tempo mnimo aplicado a um raio de luz que passa do ar para a gua. O raio incidente aproxima-se da normal no ponto de incidncia na gua.

Um exemplo era o problema da braquistcrona: a curva que corresponde ao tempo mnimo de descida de um corpo entre dois pontos afastados horizontalmente: a soluo a ciclide, a curva que descrita por um ponto na circunferncia da base um cilindro quando este rola sobre uma mesa. No sculo XVI o francs Ren Descartes ( 1596 - 1650) tinha estudado o fenmeno da refraco, que consiste no desvio de um raio luminoso quando muda de meio. Essa refraco obedece a uma lei que hoje est tambm associada ao nome de Snell. Mas pode ser descrito de uma maneira muito simples pelo princpio do tempo mnimo. A luz no vai em linha recta de um ponto de um meio para um ponto de outro meio simplesmente porque a velocidade da luz diferente nos dois meios. A luz no vai pelo caminho mais curto, mas sim pelo caminho de tempo mais curto. Foi o francs Pierre de Fermat (1601-1665), o mesmo do clebre ltimo teorema de Fermat, quem formulou este princpio do tempo mnimo. Muitos problemas de mnimo surgiram ento tendo Euler fornecido contributos decisivos ao clculo variacional, o ramo ento emergente da matemtica que trata esse tipo de questes. O francs Pierre Maupertuis tentou dar a um princpio de mnimo a dignidade de um axioma da mecnica. Mas ele, impregnado de ideias religiosas, alimentou uma viso quase mstica desse princpio. Alm disso, a quantidade que ele tentou minimizar no era a mais adequada para a universalidade do princpio. Foi um contemporneo de Euler, o francs Joseph-Louis Lagrange (1736-1813) quem definiu uma quantidade a aco que o integral no tempo entre os instantes inicial e final de uma funo, a funo lagrangiana ou simplesmente lagrangiano (diferena entre a energia cintica e a energia potencial). A minimizao dessa quantidade conduz directamente s equaes de Newton. As equaes de minimizao de qualquer quantidade chamam-se equaes de Euler mas, no caso particular da mecnica, fala-se em equaes de EulerLagrange. O mtodo variacional to poderoso que se utiliza, como um princpio unificador, no electromagnetismo, na teoria quntica, na teoria da relatividade, etc. De um modo geral, usado em teoria de campos. Na moderna teoria unificada de campos procura-se uma aco, quer dizer uma funo lagrangiana, cuja minimizao origine as equaes dos campos.

Fig. 12. Pierre Maupertuis, o criador do princpio de aco mnima e Academia das Cincias de Berlim

Fig. 13 Experincia de procura do tempo mnimo sendo a escolha entre uma rampa em linha recta e uma rampa com a forma de uma ciclide.

Fig. 14 A ciclide a braquistcrona. A figura mostra trs tipos de ciclide, que so as trajectrias percorridas por um ponto na circunferncia giratria ou por outros, situados na direco radial, mas que distam do centro menos ou mais do que um raio.

Fig. 15 O lagrangiano e as equaes de Euler-Lagrange (do lado esquerdo) e JosephLouis Lagrange, criador dessa quantidade e dessas equaes ( esquerda). 3) As equaes de Newton encontraram aplicaes quer nas equaes da queda dos graves na Terra quer nas equaes do movimento dos astros no cu. Mas o chamado problema de Kepler, que descreve o movimento de um planeta e do seu satlite ou de uma estrela e um planeta e que tem soluo analtica bem conhecida (a rbita uma elipse) no tem, de facto, correspondente exacto nos cus. A Lua no gira apenas volta da Terra: gira volta da Terra, que por sua vez gira em volta do Sol (Fig. 16), existinndo interaces entre todos estes astros. Do mesmo modo a Terra no descreve exactamente uma rbita elptica em torno do Sol, pois os outros planetas do sistema

solar o maior dos quais Jpiter perturbam a rbita terrestre. Os problemas em mecnica celeste no so de dois corpos (para os quais existe uma soluo analtica, pois se reduzem ao problema de um corpo em torno de um centro de fora), mas de trs e mais corpos. Pois foi Euler quem, pela primeira vez, considerou o problema de trs corpos, propondo uma modelao simples desse modelo. Considerou o caso em que a massa de um dos astros se pode considerar desprezvel em comparao com a dos outros dois. Um exemplo um planeta que gravita em torno de uma estrela dupla (duas estrelas semelhantes que giram em torno uma da outra). No sistema de eixos rotativo solidrio com a linha que une as duas estrelas, o planeta descreve uma trajectria que pode ser determinada pelas leis de Newton, desde que a fora seja no apenas a fora da gravidade mas que se incluam alm dela foras no inerciais. Esse problema de trs corpos o chamado sistema de Euler. Euler estudou um caso particular de trajectrias em linha recta. Foi s no final do sculo XIX que o matemtico francs Henri Poincar, ao estudar o problema dos trs corpos, vislumbrou que havia solues caticas, isto , solues extraordinariamente sensiveis s condies iniciais. No final do sculo XIX o rei scar II da Sucia tinha oferecido um prmio a quem resolvesse o problema dos n corpos celestes. Poincar ganhou esse prmio, apesar de no ter resolvido completamente a questo. Uma soluo na forma de uma srie (evitando o tratamento dos casos de coliso) foi alcanada pelo matemtico finlands Karl Sundman em 1912. Mais modernamente, esse resultado foi generalizado a mais do que trs corpos pelo matemtico chins Qiudong Wang no incio dos anos 90 (The Global Solution of N-body Problem, Celestial Mechanics 50 (1991) p. 73). Mas a soluo na forma de sries pode no ser til na prtica (devido a convergncia demasiado lenta), sendo por isso necessrios mtodos numricos.

Fig. 16 Sistema de trs corpos celestes: o Sol, a Terra e a Lua, numa gravura astronmica antiga. A Lua gira em volta da Terra que, por sua vez, gira em volta do Sol.

Fig. 17 O problema dos trs corpos restrito ou problema de Euler. Os corpos de massas M 1 e M 2 encontram-se fixos, criando o campo no qual se move o corpo de massa m, que muito pequena em comparao. E em Portugal? Entre ns o sculo XVIII foi tambm um sculo de luzes. Os trs reis do nosso sculo XVIII foram D. Joo V (1689-1750), que reinou a partir de 1707, D. Jos (1714-1777), que como sabido, tinha os seus poderes delegados no poderoso primeiro-ministro Sebastio Jos de Carvalho e Melo, o Marqus de Pombal (16991782), e D. Maria I (1734-1836), a rainha que demitiria o Marqus e que, como sabido, depois de um comeo de reinado auspicioso (deve-se a ela a fundao da Academia das Cincias de Lisboa em 1779) viria a enlouquecer, entregando a regncia do reino a seu filho. A cincia em Portugal durante o perodo barroco foi dominada pelas duas nicas universidades da poca, a de Coimbra e a de vora (esta extinta em 1759, com a expulso dos jesutas pelo Marqus de Pombal).

Fig. 18 Interior da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, comeada a construir em 1717 e concluda em 1728.

Fig. 19 A Universidade de Coimbra no sculo XVIII (gravura da poca). O edifcio ligado Igreja da S Nova, no lado espquerdo, o Colgio de Jesus. Do outro lado encontra-se o Colgio das Artes.

Fig. 20 Edifcio principal da Universidade de vora (Colgio do Esprito Santo) e retrato do Marqus de Pombal, que a mandou encerrar. O acontecimento mais marcante da cincia em Portugal no sculo XVIII foi talvez a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra que teve lugar em 1772. Foi nesse ano que foram criadas duas novas Faculdades as Faculdades de Matemtica e de Filosofia que tinham uma certa ligao entre si. Entre os nomes mais marcantes dos primrdios da Faculdade de Matemtica contam-se Anastcio da Cunha e Jos Monteiro da Rocha. Os dois matemticos, que no se entenderam muito bem, foram dos primeiros professores de Matemtica na Faculdade com esse nome em Coimbra. O primeiro escreveu o notvel tratado de 1782 Principios Matemticos (Principes Mathmatiques, na traduo francesa que saiu em 1811) tendo sido tambm poeta. Na parte final da sua vida foi perseguido pela Inquisio (o escritor moderno Aquilino Ribeiro escreveu sobre o assunto o romance O Lente Penitenciado). O segundo estudou num colgio de jesutas no Brasil, pas onde escreveu um livro descrevendo

as suas observaes do cometa Halley. Esteve na base do estabelecimento do Observatrio Astronmico da Universidade de Coimbra, que, aps se terem gorado outros planos, acabou por ser construdo perto da Biblioteca Joanina, no ptio da Universidade.

Fig. 21. Os Principios Mathematicos de Jos Anastcio da Cunha e sua traduo em francs.

Fig. 22 Quadrante astronmico da Universidade de Coimbra e gravura do Observatrio Astronmico da mesma Universidade, no Ptio da Universidade.

A esses matemticos no foi estranha a obra de Euler, seu contemporneo. Anastcio da Cunha refere a frmula de Euler. Mas h outras ligaes entre Portugal e o grande matemtico suo. Na poca do Marqus (e at antes) vrios portugueses notveis

estiveram exilados. So os chamados estrangeirados, destacando-se entre eles o nome de Antnio Ribeiro Sanches (Fig. 23). Mdico de origem judaica nascido em Penamacor e formado na Universidade de Salamanca, trabalhou na corte da Rssia de 1731 a 1947, no tempo de Catarina II, provvel que a tenha encontrado Euler. ele o autor das Cartas sobre a Educao da Mocidade (1760), que influenciaram as reformas educativas do Marqus de Pombal. No gigantesco arquivo de Euler que est em crescimento na Internet encontra-se referncia a cartas entre Leonhard Euler e aquele notvel sbio portugus, escritas entre 1740 to 1766. Essa correspondncia compreende cinco cartas, das quais duas foram escritas por Euler. Por outro lado, Euler foi scio correspondente da Academia de Cincias de Lisboa, tendo o Marqus de Condorcet, no elogio fnebre que lhe fez na Academia de Cincias, de Paris referido essa afiliao.

Fig. 23: Antnio Ribeiro Sanches: retrato e frontispcio de uma edio moderna da sua obra mais conhecida (trata-se de uma edio digitalizada na Internet, no stio da Biblioteca Nacional, http://purl.pt/148).

Bibliografia para saber mais sobre Euler: - William Dunham (1999), Euler: The Master of Us All , Mathematical Association of America, Washington DC. - Emil A. Fellma (2007), Leonhard Euler, traduzido do alemo por Erika Gautschi and Walter Gautschi, Birkhuser, Basel. - Andreas K. Heyne, Alice K. Heyne, Elena S. Pini, and Tahu Matheson (2007) Leonhard Euler: A Man to Be Reckoned with , Birkhauser, Basel (banda desenhada)

- Paul Nahin (2006). Dr. Euler's Fabulous Formula, Princeton University Press, New Jersey: Princeton.

You might also like