You are on page 1of 4

Teoria da Integral

SANTA HELENA DE GOIS 2012

TEORIA DA INTEGRAL A Integral surgiu atravs do desenvolvimento das tcnicas do Clculo, com a necessidade de se calcular reas, volumes e comprimentos de arcos.

1. A Integral de Riemann O conceito de integral na geometria refere-se rea sob o grfico de uma funo, sendo assim ela possui limitaes. No sculo XIX, descobriu-se que a geometria no estava bem fundamentada, e o conceito de integral fundamentou-se na aritmtica, passando a ser definida como o limite de uma soma. Seguindo a definio de rea em geometria, Arquimedes resolveu a rea de uma figura com permetro curvo como o crculo, usando um segmento de parbola e aproximando figuras simples como o quadrado ou retngulo por uma sequencia infinita de polgonos. Esse procedimento foi de extrema importncia, pois atravs dele pode-se entender melhor o processo de desenvolvimento da integral.

Fonte: internet

Considera-se o problema de definir a rea da figura delimitada pelo grfico de uma funo positiva f, pelo eixo dos x e por duas retas x=a e x=b. Primeiramente considera-se a soma das reas de uma srie de retngulos como ilustrado abaixo, obtidos da seguinte maneira: dividimos o intervalo [a,b] em n subintervalos iguais, de comprimentos . Sejam

os pontos dessa diviso, chamada de partio do intervalo[a,b]. Em seguida, dentro das parties, nos subintervalos escolheremos pontos quaisquer e nomearemos de e assim sucessivamente. Dessa maneira formamos n retngulos, todos com base e alturas dadas por f( ,f( .

Ao dividir os intervalos em vrios subintervalos pode-se obter a soma das reas dos retngulos, representada pelo nmero , dado por:

ou

Fonte: internet

Tomando temos que

como a soma de uma sequencia infinita,

se aproxima de um valor limite, medida que n cresce acima de

qualquer nmero dado, tal valor considerado a rea da figura delimitada pelo grfico de f, pelo eixo dos x e pelas retas x=a e x=b. O limite assim obtido chamado de integral de f no intervalo [a,b], a qual indicada com o smbolo:

Por definio tem-se:

Fonte: internet

As somas

so chamadas de somas de Riemann e a integral definida

como a integral de Riemann. Continuidade Uniforme e o Teorema de Heine

O teorema de Continuidade uniforme afirma que toda funo contnua num intervalo fechado integrvel nesse intervalo. Em correspondncia a qualquer , possvel determinar um , vlido para todo ponto x=a onde se considere a continuidade. x D, y D,

O teorema de Heine complementa o teorema da continuidade uniforme, onde toda funo contnua num intervalo limitado e fechado I=[a,b] uniformemente contnua.

You might also like