You are on page 1of 5

CENTRO UNIVERSITRIO DA FUNDAO EDUCACIONAL DE BARRETOS

ENGENHARIA ELTRICA

LABORATRIO RELATRIO DE AULA PRTICA

DISCIPLINA: Qumica Aplicada PROFESSOR RESPONSVEL: Norberto Luiz Amsei Junior DATA DO EXPERIMENTO: __/__/__ TTULO DO EXPERIMENTO:

TURMA: L1 ou L2 DATA DA ENTREGA: __/__/__

NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO

RA

NOTA

BARRETOS, 2012

1. INTRODUO Dever ser feita, no mximo, em uma pgina e meia e no mnimo uma pgina. Este tpico traz a descrio da teoria necessria ao entendimento da prtica e da
discusso dos resultados. Deve ser uma sntese prpria dos vrios livros e/ou artigos consultados. Evite rodeios. O objetivo do trabalho deve aparecer no ltimo pargrafo da introduo, podendo ficar separado desta para maior destaque.

2. MATERIAIS E MTODOS O item Materiais e Mtodos uma descrio completa da metodologia utilizada, que permite a compreenso e interpretao dos resultados, bem como a reproduo do experimento por outros alunos. Pode ser dividido em trs partes: 2.1. Materiais: apresentao de todos os materiais, vidrarias e na realizao do experimento, exceto

equipamentosutilizados

reagentes, na forma de itens. Exemplo: Tubo de ensaio mdio, 1 bquer de 200 mL, 1 proveta de 100 mL, bico de Bunsen e 1 centrfuga. 2.2. Reagentes: soluo aquosa de NaOH 0,1 mol L-1, soluo aquosa de HCl 0,5 mol L-1, sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4. 5H2O), etc. 2.3 Procedimento: consiste em descrever o procedimento executado (incluindo-se modificaes que tenham sido feitas no decorrer do experimento em relao ao procedimento originalmente proposto) para a realizao do experimento. Neste item, no devem constar quaisquer observaes experimentais, pois, as mesmas fazem parte dos Resultados e Discusso. Use o tempo verbal de maneira apropriada e impessoal (determinou-se, transferiu-se, coletou-se). Apresentar nesse item um esquema (desenho) da montagem experimental em funcionamento.

3. RESULTADOS E DISCUSSO Esta a parte mais importante do relatrio e descreve os principais resultados obtidos em aula, na seqncia em que o procedimento foi realizado. Neste item so apresentados os resultados de forma objetiva e lgica, acompanhados de uma anlise crtica dos mesmos, com base nos conceitos qumicos envolvidos. Devem-se incluir com clareza todos os clculos efetuados e os resultados obtidos podem ser apresentados na forma de tabelas ou grficos, de modo a comunicar melhor a mensagem. Compare os resultados obtidos com o que era esperado com base na teoria (descrita na Introduo) ou em resultados j publicados. Se os resultados diferem do que era esperado, na discusso deve-se procurar explicar porque, refletindo sobre possveis fontes de erro. Indique sempre as unidades usadas nas medidas. Discuta (explique) cada observao experimental (mudana de cor, aquecimento, turvao, etc.) e os resultados obtidos (massa final, rendimento, ponto de fuso, etc.). Analise as fontes de erros, a exatido e preciso da anlise, sempre que possvel compare com a literatura ou com informaes sobre a amostra. A discusso a parte do relatrio que exige maior maturidade do aluno. 4. CONCLUSES

Sntese pessoal (do grupo) sobre as concluses alcanadas com o trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. No apresente nenhuma concluso que no seja fruto de discusso do seu grupo. 5. REFERNCIAS Livros e artigos usados para escrever o relatrio, bem como endereos eletrnicos. Devem ser indicados cada vez que forem utilizados, seguindo-se as regras da ABNT.

OBSERVAES: O trabalho deve ser escrito modelo de papel A4 com letra Times New Roman 12 e espacejamento 1,5. As margens superiores e esquerda com 3,0 cm e as margens direita e inferior 2,0 cm. O relatrio dever ser enviado VIA E-MAIL ou entregue o PENDRIVE no dia estabelecido. No sero aceitos relatrios fora do prazo estabelecido.

You might also like