You are on page 1of 10

CURSO: Automao Robtica e Controlo Industrial Ano: 2013 Turma: ARCI11.

12

DISCIPLINA: Instrumentao Industrial II Grupo N: 5 Nome: Cristina Isabel Fernandes Lopes Nome: Jos Ricardo Tavares Silva N 02 N 10

Objectivos
Criar um circuito ponte de Wheatstone Utilizar AMPOP como amplificador de sinal

Esquema de Ligaoes:

Esquema 1 Esquema de ligaes utilizado

Termstor
Um termstor um tipo de resistor cujo valor varia com a temperatura. O termo vem da juno das palavras temperatura e resistor. A variao de resistncia dos termstores com a temperatura pode atingir vrios pontos percentuais por grau centgrado. Esta maior sensibilidade est contudo associada a um comportamento fortemente no linear. Existem basicamente dois tipos de termstores: NTC um termstor que a resistncia diminui com o aumento da temperatura. PTFC um termstor que a resistncia aumenta com o aumento da temperatura. Um resistor comum, que no um termstor tem o valor do coeficiente de temperatura Prximo do zero, o que significa que no varia com a temperatura! Os NTCs apresentam uma srie de vantagens para a medio e controle de temperatura. Ele um sensor com alta sensibilidade podendo medir variaes de at centsimo de C. Apresenta um baixo custo e tem uma resposta em tempo rpido. Apresenta a desvantagem de no ser linear, o que fora a utilizao de um sistema para fazer o ajuste de temperatura em funo da resposta. E tambm devido a sua caracterstica de variar negativamente a resistncia com o aumento da temperatura pode assumir um carcter destrutivo, pois com a diminuio da resistncia vai aumentando a circulao de corrente que por sua vez produz maior aquecimento e assim por diante. Para este problema no ocorrer utilizou-se ponte de Wheatstone. Sua resistncia segue uma variao exponencial negativa conforme frmula abaixo:

Onde: R = resistncia medida R0 = resistncia a temperatura T 0

= Coeficiente da exponencial T = temperatura de medio (Kelvin) T0 = temperatura de referncia (Kelvin) Os termstores do tipo NTC podem ser classificados sob quatro tipos principais. O primeiro, de pequenas dimenses fsicas, servem para operao em baixa potncia, usados para controle de circuitos atravs de algum sistema amplificador de sinal. O segundo, de grandes dimenses fsicas, operando em altas potncias, controla directamente um determinado circuito, sem sistema amplificador. O terceiro tipo so os termstores em bloco, onde as correntes que eles transportam praticamente no afectam os seus valores de resistncia elctrica - so usados no brao de uma ponte para proporcionar uma compensao da temperatura ambiente para um outro termstor que est sendo usado para leitura. O ltimo tipo o termstor aquecido indirectamente, onde o material semicondutor aquecido por meio de um filamento que tem valor desprezvel de coeficiente de resistncia temperatura.

Ponte de Wheatstone
A ponte de Wheatstone a configurao mais utilizada em instrumentao e medida. Um ou vrios elementos da ponte de medida podem ser utilizados para interligar sensores cuja impedncia varia com a grandeza a medir. No equilbrio tem-se:

A resistncia a medir vale: Se RD infinita, R 2 = R3 = R4 = R e R1 = R+R:

A sensibilidade mxima se o detector unir o n as duas maiores resistncias com o n das duas menores resistncias. Na ponte de Wheatstone activa a tenso de sada do Ampop varia linearmente com a variao de resistncia (R).

Neste caso mesmo para variaes de resistncia significativas no existe erro de linearidade e a sensibilidade duas vezes superior. Muitos sensores usados em instrumentos de medidas apresentam a configurao em ponte. o caso de sensores de temperatura e presso que consistem em pontes de Wheatstone as quais so desequilibradas em funo da grandeza que est sendo medido. Estes sensores possuem portanto duas sadas que devem ser aplicadas a amplificadores operacionais de modo a fornecer uma tenso ou corrente proporcional ao valor da grandeza medida. No basta, entretanto, fazer a ligao a um amplificador operacional para se ter o desempenho desejado para o circuito.

Amplificadores
utilizado para converter sinais fracos ou de nvel baixo, em sinais de nvel mais elevado, suficiente para serem facilmente medidos ou transmitidos.

Os amplificadores operacionais amplificam a diferena de tenso aplicada nas entradas V+ e V-

Dimensionamento

R1 = ? R2 = 1k R3 = 0.6k R4 = 0.070k R1. 0.070 = 1. 0.6 R1 = 1. 0.6/ 0.070 R1 = 8.57k

Material Utilizado
2 Fontes de tenso Amplificador operacional Termstor Resistncias R 3 = 1 K e R2 = 1 K Potencimetro R 1 = 100 k Multmetro digital 2 LEDs Vs=-Vs= +/- 5 V Fios de ligao Placa de ligaes

Calculos:
Valores Tericos Calibrao da ponte Vi = 5V Componente R1(potencimetro) R2 R3 R4(sensor) Valor Lido (K) 1,548 0,604 0,932 0.076 Valor Lido (V) 4,65 4,65 0,358 0,360

Quando as resistncias tm valores que esto na proporo R 3/R1 = R4/R2 ela estar em equilbrio e a tenso de sada ser nula.

Devido alta sensibilidade do termstor no conseguimos ter uma tenso de sada diferencia V sd igual a zero, assim no podemos comprovar a relao acima definida.

O funcionamento da ponte Wheatstone de mais fcil compreenso quando feita uma analogia desta com a chamada ponte hidrulica. Um esquema grfico das duas pontes apresentado na figura abaixo.

Na ponte de Wheatstone, geralmente, a condio para que o galvanmetro apresente deflexo zero, condio de estado de equilbrio, que AD = BC. Se A, B, C e D apresentarem resistncias iguais, no existir corrente a passar atravs do galvanmetro, G, mas qualquer mudana na resistncia de A far com que o galvanmetro sofra uma deflexo. Na ponte hidrulica, se as resistncias dos tubos, A, B, C e D forem iguais, o medidor de vazo de gua no mostrar nenhum movimento, mas qualquer aumento ou diminuio no dimetro, ou seja, na resistncia de A far com que o medidor de vazo de gua, H, se mova. Quando Led Verde est acesso Vi Vo 8.7 mV 2.44 V 280

Quando Led Vermelho est acesso Vi Vo 22.5 mV 2.03 V 90

Descriao do trabalho
1- Montou-se o circuito ponte de Wheatstone. 2- Colocou-se a ponte em equilbrio igualando o Vsd a zero. No foi possvel igualar Vsd a zero, porque o termstor muito sensvel temperatura. 3- Adicionou-se ao circuito o amplificador e os dos LEDs (colocados de maneira paralela e inversa). Tivemos de mudar a placa de ligaes devido ao mau contacto.

Conclusao
Comparando os valores tericos com os valores experimentais os valores esto um pouco diferentes devido a termos cometido um erro de termos medido a resistncia no potencimetro com as fontes ligadas. Devido a esta pequena falha reparamos que o valor terico do potencimetro era: R1 terico= 8.57 Ohms R1 obtido= 1.548 Ohms Tambm no conseguimos colocar a tenso de sada a 0 devido grande sensibilidade do termstor. Com os nossos valores medidos obtemos:

Penso que os nossos resultados no esto muito diferentes do terico apesar de haver sempre algum erro associado medio. Apesar de termos medido a resistncia do potencimetro com a tenso ligada, penso que se estivesse desligada no ia fugir muito ao valor terico. Tivemos algumas dificuldades na montagem do circuito porque a nossa breadboard estava avariada e tivemos que trocar por outra. Na ligao dos fios penso que devido a termos colocado fios a mais ligamos a fonte mas o circuito continuava aberto. Penso que este trabalho foi muito pertinente pois assim conseguimos perceber melhor como funciona uma ponte de Wheatstone e como funciona um termstor. Neste trabalho os objectivos foram atingidos pois conseguimos montar o circuito e ligando os leds vimos que se a temperatura subisse muito conseguamos verificar a mudana do LED verde para o LED vermelho. Esta disciplina assim como instrumentao 1 foi muito produtiva para nos pois alimos bem a matria com a parte pratica tendo sempre pelo menos um trabalho pratico por cada matria.

Referencias bibliograficas
http://ltodi.est.ips.pt/joseper/IM.htm http://www.das.ufsc.br/~marana/public/Instrumenta%E7%E3o/temp2.pdf http://ltodi.est.ips.pt/joseper/IM/Pontes%20de%20Medida.pdf http://www.clubedaeletronica.com.br/Eletronica/PDF/Ponte%20de%20wheatstone.pd f http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigosdiversos/4204-ins167.html http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/multisim-11 http://www.nepae.feis.unesp.br/Apostilas/Extensometria%20basica.pdf

You might also like