You are on page 1of 6

Civilizao Hebraica 1. Como se desenvolveu o povo hebreu?

Os Hebreus (actualmente conhecidos por Judeus) eram um povo de pastores nmadas de origem semita que habitava nas proximidades de Ur, na Sumria, por volta de 2000 a.C. Cerca de 1900 a.C., guiados por Abrao, saram da Mesopotmia e instalaram-se na Palestina, a Terra Prometida. Por volta de 1700 a.C. emigraram para o Egipto, onde foram escravizados. Cerca de 1300 a.C., conduzidos por Moiss, regressaram novamente Palestina. 1.1. Diz em que consistiu o xodo. O xodo consistiu na fuga dos Hebreus do Egipto e retorno sua terra de origem, liderados por Moiss. 2. Refere a formao do estado de Israel. J na Palestina, os Hebreus formaram as 12 tribos de Israel, lideradas pelos Juzes. Mais tarde, organizaram-se num reino unificado, o reino de Israel, com capital em Jerusalm. 2.1. Refere os reis que se destacaram. Reis Saul, David e Salomo. Salomo foi responsvel pela prosperidade econmica que se fez sentir em Israel e pela construo do templo de Jerusalm. 3. Explica o que aconteceu aps a morte de Salomo. Aps a morte de Salomo o reino dividiu-se em dois, o Reino de Israel, com capital em Samaria, e o Reino de Jud, com capital em Jerusalm. Estes reinos sofreram vrias invases por parte dos Assrios, dos Babilnicos, dos Persas, dos Gregos e dos Romanos. A partir da conquista dos Romanos, verificou-se a disperso dos Hebreus pelo mar Mediterrneo, designado por Dispora. Posteriormente, os Hebreus espalharam-se por todo o Mundo, levando formao de vrias comunidades. 4. Caracteriza a religio hebraica. Os Hebreus acreditavam num Deus nico, Jav ou Jeov, criador do Homem e do Universo, ou seja, uma religio universal e de um Deus espiritual. Como tal, praticavam o monotesmo e o messianismo (aguardam a vinda de um Messias). O livro sagrado do judasmo a Tora que corresponde ao Antigo Testamento da Bblia crist. A histria do povo hebraico e os princpios fundamentais da sua religio, os Dez Mandamentos ou Declogo, encontram-se na Bblia, no Antigo Testamento, e, segundo a tradio, foram revelados por Deus a Moiss, no Monte Sinai, durante o xodo do povo hebraico. Civilizao Fencia 1. Indica a situao geogrfica da Fencia. A Fencia situava-se numa estreita faixa costeira compreendida entre o Mediterrneo Oriental e as montanhas do Lbano. A norte est a Sria e a sul a Palestina. 1.1. Indica as principais cidades fencias. Ugarit, Biblos, Sdon e Tiro. 2. Porque razo os Fencios se tornaram marinheiros e comerciantes. A posio estratgica dos Fencios permitiu uma intensa actividade mercantil pelo Mediterrneo, onde fundaram feitorias e colnias. Desta forma, dominaram o comrcio no Mediterrneo durante cerca de mil anos, sendo considerados os maiores comerciantes e marinheiros de todas as civilizaes da Antiguidade.

3. Qual era a mais importante colnia Fencia? Cartago, que dominava todo o comrcio do Mediterrneo Ocidental. 4. Indica as principais actividades dos fencios. Como a agricultura era escassa, desenvolveram a actividade artesanal, com a produo e exportao de objectos de metal e de vidro, de cermica, de armas, de ferramentas, de jias e de tecidos de l. Destacaram-se, tambm, na construo de navios. 5. Diz o que sabes sobre a escrita Fencia. A escrita fencia um sistema de escrita simples e prtico. formado por 22 sinais, que representavam sons, ou seja, uma escrita alfabtica que deu origem ao alfabeto actual. 6. Indica as principais regies de negcios dos Fencios e os produtos comerciados. Da Pennsula Ibrica traziam ferro, chumbo, prata e cereais; das ilhas Britnicas traziam estanho e do Norte de frica pedras preciosas e marfim. Os Gregos no Sculo V a.C. 1. Refere a situao geogrfica da Grcia. A Grcia situa-se na Pennsula Balcnica, no Mediterrneo Oriental. A norte est a Macednia, a este o mar Egeu, a oeste o Mar Jnio e a sul o Mar Mediterrneo.

2. Identifica as diferentes regies do mundo grego no sculo V a.C. Do territrio grego faziam parte, tambm, muitas ilhas e uma faixa de territrio na sia Menor. 3. Como nasceu o povo grego? O povo grego ou helnico resultou da fuso dos Pelagos com povos invasores indo-europeus (Aqueus, Drios e Jnios). 4. Como se explica a falta de unidade poltica da antiga Grcia. A Grcia era constituda por ilhas espalhadas pelo Mar Mediterrneo e Mar Egeu. A rivalidade das comunidades e as condies geogrficas (cerca de 80% do territrio era montanhoso e rido) promoveram o isolamento das populaes. Esta situao levou os Gregos a dividirem-se em Cidades-Estado ou Plis.

5. O que uma Cidade-Estado? Uma Cidade-Estado ou Plis era uma comunidade, de homens livres, os cidados, independente, com governo, exrcito e leis prprias, impedindo a constituio de um nico Estado soberano. As vrias Cidades-estado estavam ligadas entre si pela lngua, religio, jogos, costumes e cultura, formando uma unidade cultural. 5.1. Indica as mais importantes cidades-estado da Grcia. Atenas, Tebas e Esparta. 6. Descreve a expanso grega. A partir de meados do sculo VIII a.C. , os Gregos expandiram-se e fundaram colnias, ao longo do Mediterrneo e do Mar Negro, que eram territrio independentes, mas com caractersticas semelhantes metrpole (cidade-me). Este movimento de colonizao foi provocado pelo aumento demogrfico, pela falta de terras para cultivo e pela procura de produtos e de mercados. 7. Diz como era constituda a Cidade-estado ou Plis. A Cidade-estado ou Plis Era constituda pela: Acrpole, a parte alta da cidade, fortificada com edifcios religiosos e pblicos; gora ou praa pblica na parte baixa da cidade, destinada habitao, ao comrcio, poltica e cultura; zona rural, com as terras de cultivo, os bosques e o pastoreio. 8. Que actividades econmicas ocupavam os atenienses. As principais actividades econmicas dos atenienses eram: a agricultura (cereais, oliveira e a vinha) a criao de gado, o artesanato (fabricavam navios, esttuas, armas e vasos de cermica) e o comrcio. 9.Explica o sentido da afirmao: Os atenienses desenvolveram uma prspera economia mercantil e martima. Os atenienses desenvolveram uma intensa actividade comercial pelo Mar Mediterrneo e pelo Mar Negro. Atenas, situada na Pennsula de tica, desenvolveu o comrcio martimo, a sua economia era mercantil (as actividades estavam direccionadas para o comrcio) e monetria (uso da moeda de prata nas trocas comerciais - dracma). Exportavam azeite, vinho e produtos artesanais e importavam trigo, gado, madeira, metais e artigos de luxo. 10. Descreve a sociedade ateniense. A sociedade ateniense estava dividida em trs grupos sociais: - os cidados eram homens livres, filhos de pai e me ateniense, maiores de 20 anos e com servio militar cumprido. S eles tinham terras e poder poltico; - os metecos, tambm homens-livres, estrangeiros residentes em Atenas, que se dedicavam ao artesanato e ao comrcio. No tinham direitos polticos mas pagavam impostos. No podiam possuir terras, nem casas. - Os escravos, prisioneiros de guerra, que trabalhavam nos campos, nas minas, nas oficinas e nas obras pblicas. Eram o grupo social mais numeroso.

11. Refere as medidas tomadas por Clstenes e por Pricles para estabelecer a democracia. Clstenes defendeu a igualdade de direitos para todos os cidados. Pricles, seu sucessor, consolidou a democracia (=poder do povo). Este magistrado assegurou a igualdade de direitos entre os cidads ao instituir a possibilidade de todos se dedicarem vida poltica, at os mais pobres, graas atribuio de uma renumerao. Os cidados participavam directamente no governo da Plis, ou seja, na aprovao de leis e nos rgos polticos, sem recurso a representantes. 12. Indica os rgos de governo ateniense e as suas funes (ver esquema no livro). A Eclsia era a assembleia do povo, eles votavam as leis, decidiam guerra e a paz e controlavam os magistrados - poder legislativo; a Bul era constituda por 500 cidado, que preparavam as leis a aprovar na Eclsia poder legislativo; os Magistrados, 10 estrategas e 10 arcontes. Os estrategas comandavam o exrcito e velavam pela aplicao das leis e os arcontes presidiam aos tribunais e organizam o culto dos deuses poder executivo; os Tribunais, o Tribunal de Helieu era constitudo por 6000 juzes que julgavam os casos mais comuns, o tribunal de Arepago julgava os crimes de homicdio e as questes religiosas poder judicial. 13. Diz porque motivos se considera a democracia ateniense contraditria. A democracia ateniense apresentava profundas limitaes e contradies quando comparada com os regimes democrticos atuais: os cidados, que representavam uma minoria da populao eram os nicos com direitos polticos (exercer o direito de voto e governar a cidade); a prtica da escravatura; as mulheres, os metecos e os escravos no tinham direitos polticos; havia limites liberdade de expresso como testemunha a prtica de ostracismo (castigo aplicado aos cidados que consistia no exilio por 10 anos) e a condenao morte; Atenas liderou a liga de Delos (aliana defensiva que unia as vrias cidades-estado contra as invases Persas), e serviu-se dela para impor a sua supremacia econmica e poltica sobre os seus aliados, exercendo um imperialismo martimo, no mar Egeu. 14. Caracteriza os deuses gregos. Os deuses gregos tinham forma humana e, tal como os homens, tinham vcios e virtudes, gostos e preferncias. Distinguiam-se dos humanos apenas pelos poderes sobrenaturais e pela imortalidade. 15. Caracteriza a religio grega. A religio grega era politesta e antropomrfica porque adoravam vrios deuses. Os Gregos veneravam tambm os heris, figuras lendrias que tinham praticado proezas espantosas.

16. Descreve os diversos tipos de culto prestado pelos gregos. A prtica religiosa era considerada um dever cvico, bem presente na vida quotidiana dos Gregos com diferentes cultos aos deuses: culto familiar, que era celebrado em casa e em altares domsticos, dedicado aos antepassados e aos deus protectores do lar;

Culto cvico, realizado em todas as cidades em honra de deuses e heris protectores da Plis, feito nos templos; Culto pan-helnico, praticado em grandes santurios em honra de um deus. Periodicamente, realizavam actividades culturais, como o teatro e competies desportivas.

16.1. Indica os santurios mais importantes. O de Zeus em Olmpia e o do Apolo em Delfos. 17. Relaciona os Jogos Olmpicos com a vida cvica e religiosa entre os Gregos. Em honra do deus Zeus eram realizados de 4 em 4 anos, com a durao de 5 dias, os Jogos Olmpicos, onde os gregos de todo o mundo exibiam, as suas proezas atlticas. Eram provas que reflectiam esforo e beleza fsica. 18. Explica a educao dos jovens de Atenas. Na educao dos jovens atenienses era importante a formao fsica e intelectual. Rapazes e raparigas at aos 7 anos eram educados, pela me, no Geniceu. A partir dessa idade, as raparigas continuavam no gineceu e aprendiam o trabalho domstico e a msica. Os rapazes passavam a ser educados por um escravo, o Pedagogo. Iam escola aprender a ler, escrever e recitar os poemas homricos, base da sua educao cvica e religiosa, aritmtica, msica e exerccio fsico. Aos 15 anos iam para o ginsio onde aprendiam tambm cincias, leis e oratria para se prepararem para a vida poltica. Aos 18 anos faziam o servio militar, depois dos 20 anos iniciavam a sua participao na vida poltica da cidade, obtendo o estatuto de

cidado.
19. Caracteriza os gneros de representao teatral na Grcia Antiga. O teatro nasceu em Atenas, associado ao culto de Dionsio. Havia dois tipos de peas teatrais: - a Tragdia geralmente representava conflitos entre heris e deuses, retractando os dilemas e emoes humanas. Os principais autores foram Sfocles, squilo e Eurpides. - a Comdia, geralmente descrevia os costumes da poca, ridicularizando o dia-a-dia dos hbitos e ridculos dos atenienses Aristfanes foi o principal autor. 20. Como se explica o interesse dos Gregos pela Filosofia. Atenas era a escola da Grcia, um centro intelectual e artstico. Por isso, construram-se belos monumentos, organizaram-se festivais de teatro e era o local onde os filsofos encontravam um ambiente estimulante para debater novas ideias. Os Gregos foram os criadores da Filosofia, este interesse nasceu para explicar atravs do pensamento racional as origens do Universo, da vida, das foras da Natureza, sem recorrer mitologia ou religio. Filsofos: Scrates, Plato e Aristteles. 21. Diz o que sabes sobre a Histria e a literatura na Grcia Antiga. Os Gregos procuravam conhecer e transmitir o passado. A Histria desenvolveu-se com Herdoto, considerado o pai da Histria, e Tucdides que relataram os acontecimentos da Grcia Antiga. A Literatura inspirou-se na religio e mitologia. Distinguiram-se Homero, o maior poeta grego, autor da Ilada e Odisseia, e Hesodo, autor da Teogonia e de Os Trabalhos de Dias. 22. Como era constitudo o Teatro Grego? O Teatro Grego era constitudo pela entrada, a orquestra, o palco e a bancada.

23. Refere as principais caractersticas da arte grega. A arte grega tinha como principais caractersticas a perfeio, a harmonia das formas, o equilbrio e a ordem. Tratava-se de uma arte feita medida do Homem, uma vez que valorizava as caractersticas do ser humano. 24. Caracteriza as ordens arquitectnicas gregas. Ordem Drica: no tem base, assenta directamente no estilbato; apresenta um aspecto sbrio, pesado e macio, traduzindo assim, a forma do homem; o fuste robusto e com caneluras de aresta viva e o capitel formado pelo baco e equino ou coxim. Ordem Jnica: a coluna assenta numa base; possui um fuste mais longo e delgado, com caneluras semicilndricas, sem arestas vivas, e em maior nmero que na ordem drica; o capitel possui um baco simples e equino em formas de volutas enroladas em espiral. Ordem Corntia: possu capitel com forma de sino invertido, decorado com folhas de acanto, coroadas com volutas jnicas; a sua base era mais trabalhada e o fuste mais delgado; simboliza a ambio, a riqueza, o poder, o luxo e a ostentao.

25. Descreve o templo grego. Tinham forma rectangular e colunas no interior e exterior que sustentavam a cobertura do edifcio. O mrmore era o material mais utilizado. Por exemplo, o Prtenon foi um templo da deusa grega Atena. um templo drico com elementos arquitectnicos jnicos. 26. Caracteriza a escultura grega. A escultura grega, esttuas em mrmore ou bronze, pretendia representar o ideal de beleza humana. Por isso, o tema principal era a figura humana. As esttuas apresentavam grande rigor de pormenor, perfeio, harmonia e proporo, expresso de sentimentos, serenidade dos rostos, ideia de movimento, naturalidade e realismo. Os Gregos esculpiram esttuas de deuses e de atletas. Os baixos-relevos e altos-relevos representavam cenas mitolgicas e procisses. Alm de Fdias que esculpiu os frisos de Prtenon, destacaram-se Policleto, Mron e Praxteles. 27. Diz o que sabes sobre a pintura grega. A pintura grega revelou-se na decorao da cermica, em pratos e vasos e nas paredes de tmulos. Os temas eram inspirados na vida dos heris e dos deuses, nas competies desportivas e em cenas da vida quotidiana. A partir do sculo V a.C., a pintura das figuras em tons vermelhos ou dourados, sobre fundo negro, permitiu realar os pormenores e o brilho do desenho.

You might also like