You are on page 1of 69

CURSO DE INTRODUO AO ESPIRITISMO

JANEIRO 2010

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Prim e i r a

pa r t e

Sobr e

o Cur s o

1. A p r e s e n t a e s (I n s t r u t o r e s , M on i t o r e s , Alu n o s ) 2. M o t i v o e O b j e t i v o d o c u r s o 3. Ma t e r i a l D id t i c o e Fu t u r a e s t r u t u r a E SD E 4. C o m e n t r i o s G e r a i s : H o r r i o d a s a u l a s , atra s o s, fa l t a s , ava l i a o de des em p e nh o. S e g u n d a pa r t e Sobr e a Dou t r i n a

5. O q u e E sp i r i t i s m o ? 6. D ef i n i o
2. Motivo e objetivo do Curso:
O objetivo do curso dar ao aluno uma idia geral do que seja a Doutrina Esprita, sugerindo a leitura dos livros bsicos da Codificao, para que as pessoas

que busquem a Doutrina possam compreender o seu aspecto de estudo sistematizado e vivncia, tambm preparlo, para que este prossiga os cursos com a metodologia ESDE, obtendo sucesso.

3. Material didtico e futura metodologia ESDE:


Apostila com base no livro Curso preparatrio de Espiritismo da FEESP para elaborao dos roteiros das aulas. Ainda neste curso as aulas sero expositivas, porm haver uma preparao gradual para a metodologia de aulas do ESDE, sendo estas participativas, discursivas e que conta principalmente com a integrao dos alunos.

4. Comentrios Gerais: 4.1. Horrios das aulas:


Aulas semanais, (domingos / segundas feiras), com durao de uma hora e meia. As aulas tero inicio pontualmente ao horrio determinado.

4.2 Faltas:
No sero permitidas faltas (no justificadas).

4.3 Avaliao de desempenho:


Em nossa dcima segunda aula, teremos uma avaliao de desempenho individual.

5. O que espiritismo?
O termo Espiritismo se origina do substantivo Esprito, que por sua vez, advm do vocbulo latino Spiritus, cujo significado seria o princpio vital, ou seja, essncia anmica (relativo alma), Esprito. O termo Espiritismo foi usado amplamente a partir do sculo passado para designar um corpo de doutrina, ou um conjunto de princpios tericos de cunho lgico. O Espiritismo ao mesmo tempo uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. Como cincia prtica, ele consiste nas relaes que se podem

estabelecer com os espritos; como filosofia ele compreende todas as conseqncias morais que decorrem dessas relaes.

Definio:
Podemos definir o Espiritismo sendo uma cincia que trata da natureza, da origem e da destinao dos Espritos, e das suas relaes com o mundo corporal.

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO: INTRODUO AO ESPIRITISMO

Rot e i r o

01

A ex i s t n c i a de Deu s Elem e n t o s g e r a i s do un iv e r s o O ma i o r mandam e n t o


A existncia de Deus

1.1 - O Homem primitivo j percebia, de maneira instintiva, que tudo que o cercava viera de um SER SUPREMO. Nas eras Pr-crists, Deus era reconhecido por alguns povos como nico, porm era um deus vingativo e que privilegiava os poderosos da Terra. Aps a vinda de nosso irmo maior Jesus Cristo, a idia de um Deus Pai, de Amor, de Perdo e que amava a todos seus filhos igualmente, passou a ser inserida na Humanidade. 1.2 - Afinal Deus existe? - Se no h efeito sem causa, o que teria criado o Universo to inteligentemente complexo seno uma inteligncia suprema que, ainda, no conseguimos formar uma concepo. H coisas que, de to profundas, s se sentem, no se descrevem. (Leon Denis) O universo um relgio. Quem o relojoeiro? (Voltaire) Questo primeira de O Livro dos Espritos: - O que Deus? Deus a inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas.

EXISTNCIA DE DEUS
Conta-se que um velho rabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que, certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o sua presena e lhe perguntou: - Por que oras com tanta f? Como sabes que Deus existe, se nem ao menos sabes ler? O crente fiel lhe respondeu: - Grande senhor, conheo a existncia de Nosso pai Celeste pelos sinais dele. - Como assim? indagou o chefe, admirado. O servo humilde explicou-se: - Quando o senhor recebe uma carta de uma pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu? - Pela letra. - Quando o senhor recebe uma jia, como que se informa quanto ao autor dela? - Pela marca do ourives. O empregado sorriu e acrescentou; - Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi um carneiro, um cavalo ou um boi? -pelos rastos - respondeu o chefe, surpreendido. Ento, o velho crente convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o cu, onde a Lua brilhava cercada por multido de Estrelas, exclamou respeitoso: - Senhor, aqueles sinais, l em cima, no podem ser dos homens! Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e comeou a orar tambm. (Extrada do livro Pai Nosso Chico Xavier pelo Esprito Meimei)

Elementos Gerais do universo


Desde a antiguidade, o homem se interessou pelo princpio das coisas, ao longo dos tempos muitos filsofos procuravam explicaes, mas eram limitados pela falta de uma cincia que lhes desse sustentao para tal. Questo 17 de O Livro dos Espritos: Pode o Homem conhecer o princpio das coisas? - No. Deus no permite que tudo seja revelado ao homem, aqui na terra.

Questo 18 de O Livro Espritos: O Homem penetrar um dia o mistrio das coisas que lhe esto ocultas?- O vu se ergue na medida em que ele se depura; mas, para a compreenso de certas coisas, necessita de faculdades que ainda no possui. Amor e sabedoria: Eis os dois pontos fundamentais da evoluo espiritual. O Espiritismo em seu trplice aspecto: Cincia, Filosofia e Religio, permitiu ao Homem conhecer o mundo espiritual e com isso ter conhecimento da amplitude do universo e de sua existncia verdadeira como Esprito.

TRINDADE UNIVERSAL
O Espiritismo tem como princpio a existncia da trindade universal: Deus, o Esprito e Matria. Deus o Pai e Criador do Esprito e da matria. Por isso, est acima de todas as coisas. Dessa trindade universal decorre tudo o que conhecemos.

ELEMENTOS ESPIRITUAL E MATERIAL


Esses dois elementos constituem foras vivas da natureza. Completam-se, agindo e reagindo incessantemente, um sobre o outro. So indispensveis ao equilbrio e ao funcionamento do universo. Da ao recproca desses elementos, surgem inmeros fenmenos naturais de origem espiritual e material no universo. O Espiritismo estuda o elemento espiritual e suas relaes e inter-relaes com o elemento matrias. Com isso, esclarece uma imensido de leis, fatos e fenmenos, at ento inexplicados pelos diversos outros ramos da cincia humana, que s se preocupam e estudam o elemento material.

O maior mandamento
Mas os fariseus, tendo sabido que Ele fizera calar os saduceus, se reuniram em conselho. E um deles, que era doutor da lei, para o tentar fez esta pergunta: Mestre, qual o grande mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amars o senhor teus Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante ao primeiro : Amars ao teu prximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contm toda a lei e os profetas. (Mateus, 22:34-40) Vejam-se tambm: Marcos, 12:28-34 e Lucas, 10:25-28. Jesus, em sua infinita sabedoria, resumiu todas as leis e todos os profetas, pois, se o Homem aplicasse apenas estes dois mandamentos estaria cumprindo todas as leis.

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO: INTRODUO AO ESPIRITISMO

Rot e i r o

02

A pa r b o l a d o s em e a d o r O va l o r da pr e c e O Evan g e l h o n o la r
A parbola do semeador
Certa ocasio, Jesus disse aos seus discpulos: Muitas das coisas que vos digo ainda no as compreendeis e muitas outras teria a dizer, que no compreendereis, por isso que vos falo por parbolas. Mais tarde, porm, enviar-vos-ei o Consolador, o esprito da Verdade, que restabelecer todas as coisas e vo-lo explicar todas. (Jo, 14, e Jo, 16). Jesus, grande conhecedor da alma humana sabia que no poderia se expressar de forma direta, pois vivia numa poca de muita ignorncia e no seria compreendido, sendo assim lanou mo de parbolas, que nada mais so que estrias simples que trazem o entendimento de temas complexos.

A PARBOLA DO SEMEADOR
Naquele dia, saindo Jesus de casa, assentou-se borda do mar. E vieram para Ele muitas gentes, de tal sorte que, entrando em uma barca, se assentou; e toda a gente estava em p na ribeira. E lhes falou muitas coisas por parbolas, dizendo: Eis ai que saiu o que semeia a semear. E quando semeava, uma parte das sementes caiu junto a estrada, e vieram as aves do cu, e comeram-na. Outra, porm,caiu em pedregulho, onde no tinha muita terra, e logo nasceu porque no tinha altura de terra. Mas saindo o sol a queimou, e porque no tinha raiz, se secou. Outra igualmente caiu sobre os espinhos, e cresceram os espinhos, e estes a sufocaram. Outra enfim caiu em boa terra, e dava fruto, havendo gros que rendiam a cento por um, outros a sessenta, outros a trinta. O que tem

ouvidos de ouvir, oua.(Mateus, 13:1-9) Ouvi, pois, vs outros, a parbola do semeador. Todo aquele que ouve a palavra do Reino e no a entende, vem o mau e arrebata o que se semeou no seu corao; este o que recebeu a semente junto da estrada. E o que recebeu a semente no pedregulho, o que ouve a palavra, e a recebe com alegria, mas como no tem raiz em si mesmo, chegando as angstias e perseguies, ofende-se. E o que foi semeado entre espinhos, este o que houve a palavra, porm os cuidados deste mundo e o engano das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutuosa. E o que recebeu a semente em boa terra,este o que ouve a palavra e a entende, e d fruto; e assim um d cento, e outro sessenta, e outro trinta por um Outra aplicao, no menos justa, a que se pode fazer s diferentes categorias de espritas. No nos oferece o smbolo dos que se apegam apenas aos fenmenos materiais, no tirando dos mesmos nenhuma conseqncia, pois que neles s vem um objeto de curiosidade? Dos que s procuram o brilho das comunicaes espritas, interessando-se apenas enquanto satisfazem-lhes a imaginao, mas aps ouvi-las, continuam frios e indiferentes como antes. Que acham muito bons os conselhos e os admiram, mas para aplic-los aos outros e no a si mesmos. Desses, finalmente, para os quais essas instrues so como as sementes que caram na boa terra e produzem frutos. (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

O Valor da Prece
E quando orardes, no imiteis os hipcritas que costumam exibir-se, orando em p nas sinagogas e nos cantos das ruas para serem vistos pelos homens; em verdade vos digo que j receberam sua recompensa. Mas, quando orardes, entrai em vosso quarto e fechai a porta, orai a vosso Pai em secreto, e vosso Pai, que v o que se passa em secreto, vos recompensar. E quando orardes, no falei muito, como fazem os gentios, que pensam que pelo muito falar que sero ouvidos. No vos torneis, pois, semelhantes a eles; porque vosso Pai sabe o que vos necessrio, antes mesmo que lho peais. (Mateus, 6:5-8). Por isso vos digo: Tudo o que pedirdes, orando, crendo que o haveis de obter, ser-vos- dado. Mas quando vos puserdes em orao, se tiverdes alguma coisa contra algum, perdoai-lha, para que tambm vosso Pai, que est nos cus, vos perdoe os vossos pecados. Pois, se vs no perdoardes, tambm vosso Pai que est nos cus, no vos perdoar os vossos pecados. (Marcos, 11:24-26). E props tambm esta parbola a alguns que confiavam em si mesmos, como se fossem justos e desprezavam os outros: Subiram dois homens ao templo para orar; um era fariseu, o outro publicano. O fariseu posto em p, orava no seu interior desta forma: Graas te dou, Deus, que no sou como os demais homens, que so ladres, injustos e adlteros, nem

como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e pago o dzimo de tudo o que possuo. O publicano, porm, mantendo-se distncia, no ousava sequer levantar os olhos para o cu, mas batia no seu peito, dizendo: Deus, tem piedade de mim pecador. Digo-vos que este voltou justificado para a sua casa, e no o outro, porque todo que se exalta ser humilhado, e todo o que se humilha ser exaltado. (Lucas, 18:9-14) Atravs das preces de louvor, pedido ou agradecimento, o pensamento pode ser dirigido a Deus, aos bons Espritos que executam Suas vontades, ou qualquer outro Esprito, encarnado ou desencarnado. O poder da Prece est no pensamento e no nas palavras, atos, local, ou momento. Agradam a Deus e aos Espritos as preces bem intencionadas ditas com f, fervor e sinceridade. Os Espritos podem ouvir as preces que lhes so dirigidas, independentemente de do lugar onde se encontrem. Pela prece, o homem pode receber o concurso dos bons Espritos, para obter fora moral, boas idias e pensamentos. Os espritos sofredores necessitam de preces para se reanimarem. A prece no revoga as Leis Divinas, mas atrai o auxlio dos bons Espritos, aliviando o tormento dos espritos sofredores. Questo 659 de O Livro dos Espritos: Qual o carter geral da prece? - A prece um ato de adorao. Fazer preces a Deus pensar Nele, aproximarse Dele, pr-se em comunicao com Ele. Pela prece podemos fazer trs coisas: Louvar, pedir, e agradecer. A prece deve ser cultivada, no para que sejam revogadas as disposies das leis divinas, mas, a fim de que a coragem e a pacincia inundem o corao de fortaleza nas lutas speras, porm necessrias. A alma em se voltando para Deus, no deve ter em mente seno a humildade sincera na aceitao de sua vontade superior. (Emmanuel). Ningum pode imaginar, enquanto na Terra, o valor, a extenso e a eficcia da prece, nascida na fonte viva do sentimento. (Emmanuel). Orao Dominical: O PAI NOSSO Esta orao, que nos foi transmitida pelo nosso mestre Jesus Cristo , como tudo que Ele nos transmitiu, de imensa simplicidade, mas que abrange todas as nossas necessidades. Pai nosso que estais no Cu, santificado seja o vosso nome. Venha a ns o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra com no Cu. O po nosso de cada dia nos da hoje. Perdoai as nossas dvidas, assim como ns perdoamos os nossos devedores. No nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal.

10

Assim seja (Mateus, VI, 9-13) (Em Lucas, acrescenta-se: pois vossos so o reino, o poder e a glria, para sempre.)

O Evangelho no Lar
Lar, nossa primeira escola, quando o Esprito tem a oportunidade de vestir a roupagem da inocncia e da candura, passando pela fase do esquecimento e chegam s mos dos pais, na graa e na ternura de uma criana. A terra est preparada; depende de nossa boa vontade semear o bem. O lar o corao do organismo social. (Sheilla) A paz do mundo comea entre quatro paredes. Onde estiverem duas ou mais criaturas reunidas em meu nome, eu entre elas estarei. (Mateus, 18:20). (Jesus Cristo) A prtica do Evangelho no Lar no deve ser transformada em trabalho medinico, nem adotar formas rituais. O objetivo primeiro o contato permanente com os ensinamentos de Jesus e da Doutrina Esprita. Dentro da liberdade de cada Lar, a reunio deve: a) Ser iniciada e encerrada por uma prece simples e espontnea; b) Durar aproximadamente 20 a 30 minutos; c) Ser baseada, inicialmente em o Evangelho segundo o Espiritismo; d) Ter como dirigente o chefe da famlia ou a pessoa de maior conhecimento do Espiritismo no grupo; e) Ter a participao de todos os presentes nas leituras e comentrios dos ensinamentos de Jesus e dos Espritos; f) Procurar incentivar a aplicao dos ensinamentos obtidos na vida diria.

11

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO: INTRODUO AO ESPIRITISMO

Rot e i r o

03

O Evan g e l h o s e g u n d o o Esp i r i t i s m o Ref o r m a n t i m a As c i n c o a l t e r n a t i v a s da hum an i d a d e


O Evangelho Segundo o Espiritismo
Contm a explicao das mximas morais do Cristo, em concordncia com o Espiritismo e suas aplicaes s diversas circunstncias da vida. Os evangelhos so divididos em cinco matrias: 1) Os atos comuns da vida do Cristo 2) Os milagres 3) As profecias 4) As palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas da Igreja. 5) O ensino Moral Se as quatro primeiras partes tem sido objeto de discusses, a ltima permanece inatacvel. Diante desse cdigo divino, a prpria incredulidade se curva. o terreno em que todos os cultos podem encontrar-se, a bandeira sob a qual todos podem abrigar-se, por mais diferentes que sejam suas crenas. Porque

12

nunca foi objeto de disputas religiosas, sempre e por toda a parte provocada pelos dogmas. Citamos alguns ensinamentos: - O Espiritismo a Cincia nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusveis, a existncia e a natureza do mundo espiritual e suas relaes com o mundo material. - Reconhece-se o verdadeiro esprita pela sua transformao moral, e pelos esforos que faz para dominar suas ms inclinaes (Cap. XVII, item 4) - F inabalvel s a que pode encarar a razo face a face, em todas as pocas da humanidade. (Cap.XIX, item 7) - Fora da caridade no h salvao. (Cap. XV, item 10) O Espiritismo arrancou o evangelho das sombras msticas das concepes dogmticas e o apresentou ao povo, indistintamente, aberto e refulgente, expressivo e edificante, como a fora que mais poderosamente realiza transformaes morais, no mais ntimo das almas, e impulsiona os homens para as luzes da redeno. (Prlogo de O Redentor de Edgard Armond).

Reforma ntima
Deus criou todos os espritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. Pelo seu livre arbtrio, cada um segue o caminho do bem ou do mal, progredindo ou ficando estacionado na escala evolutiva. Ao seguir a lei natural, a lei de Deus, o homem se torna feliz por que percebe que essa mesma lei se encontra em sua conscincia, e que Deus nos ofereceu o modelo mais perfeito para nos servir de guia e exemplo: JESUS. Jesus nos trouxe ensinamentos por meio de exemplos e parbolas, e hoje o Espiritismo vem nos auxiliar a entender o que o Cristo veio nos mostrar. Espritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento; intrui-vos, eis o segundo. Todas as verdades esto no Cristianismo. (O Esprito Verdade).

13

Para tanto, preciso educar o esprito, para que possa, luz dos ensinamentos de Jesus, transformar seu pensamento afim de que, a seu tempo, se exteriorize em aes no bem. As transformaes morais, conseqentes da modificao dos conceitos de vida, afinam o Esprito com os ensinamentos do Divino Mestre. Jesus nos mostrou que devemos conquistar virtudes como: - Mansuetude, Caridade, Benevolncia e Pacifismo. E buscar a paz interior, que uma conquista ntima do Esprito, orando e vigiando nossos pensamentos. assim que crescemos para Deus, nos instruindo, entendendo e exercitando os ensinamentos do Cristo. No se pode usar o termo Reforma ntima separado de sua verdadeira e irrecorrvel significao: a de Transformaes Morais. A progresso espiritual a nica finalidade dos seres em todos os escales e em todos os mundos habitados. fcil distinguir aquele que se espiritualiza, pois por mais que verniz da cultura e do conhecimento o faa parecer um homem renovado, no poder esconder o que nele predomina: A densidade material do corpo fsico, ou a lenta exteriorizao da centelha, no campo moral. O Evangelho sempre ofereceu ao homem encarnado um poderoso auxlio para a realizao imediata da espiritualizao, bastando que ele o compreenda, interprete e o viva na essncia de sua significao e do seu poder redentor.

As cinco alternativas da Humanidade


As alternativas da humanidade em relao ao mundo espiritual resultam das seguintes doutrinas: Materialismo, Pantesmo, Desmo, Dogmatismo e Espiritismo. Doutrina materialista A inteligncia do homem uma propriedade da matria; nasce e morre com o organismo. O homem nada antes, nem depois da vida corporal. Conseqncias: Tendo o homem apenas matria, os gozos materiais so as nicas coisas reais e desejveis; as afeies morais carecem de futuro; a morte quebra os laos morais sem remisso e para as misrias da vida no h compensao; o suicdio vem a ser o fim lgico e racional da existncia, quando no se podem esperar atenuaes para os sofrimentos; o bem e o mal, meras convenes; por freio social, unicamente a fora material da lei civil. Doutrina Pantesta

14

O princpio inteligente, ou alma, independente da matria, extrado do todo universal; individualiza-se em cada ser durante a vida e volta, por efeito da morte, massa comum, como as gotas de chuva ao oceano. Conseqncias: Sem individualidade e sem conscincia de si mesmo, o ser como se no existisse. As conseqncias morais desta doutrina so exatamente as mesmas que as da doutrina materialista.

Doutrina Desta O Desmo compreende duas categorias de crentes: Os Destas independentes e os providencialistas. Deus, dizem os independentes, estabeleceu as leis gerais que regem o universo; mas, uma vez estabelecida estas leis funcionam por si s e aquele que as promulgou de mais nada se ocupa. Os providencialistas crem no s na existncia e no poder criador de deus na origem das coisas, como tambm cr na sua interveno incessante na criao e a ele ora, mas no admite o culto exterior e o dogmatismo atual. Doutrina Dogmtica A alma, independente da matria, criada por ocasio do nascimento do ser; sobrevive e conserva a individualidade aps a morte; desde esse momento, tem irrevogavelmente determinada a sua sorte; nulos lhe sero quaisquer progressos ulteriores; ela ser, pois, por toda a eternidade, intelectual e moralmente o que era durante vida. Sendo os maus condenados a castigos perptuos e irremissveis no inferno, completamente intil lhes resulta todo arrependimento. Os casos que possam merecer o cu ou o inferno, por toda a eternidade, so deixados deciso e ao juzo de homens falveis, aos quais dada a faculdade de absolver ou condenar. Conseqncias: Esta doutrina deixa sem soluo os graves problemas seguintes: - De onde vm as disposies morais e intelectuais, inatas aos homens? - Qual a sorte das crianas que morrem em tenra idade? - Qual a sorte dos idiotas que no tm conscincia dos seus atos? - Onde est a justia das enfermidades de nascena, uma vez que no resultam de nenhum ato da vida presente? - Qual a sorte dos selvagens e de todos os que forosamente morrem no estado de inferioridade moral em que foram colocados pela natureza, se no lhes dado progredirem ulteriormente? - Por que cria Deus umas almas mais favorecidas do que as outras? - Por que criou Deus anjos em estado de perfeio sem trabalho, ao passo que outras criaturas so submetidas s mais rudes provaes em que tm maior probabilidade de sucumbir, do que de sair vitoriosa?

15

Doutrina Esprita O princpio inteligente independe da matria. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo. O ponto de partida ou de origem o mesmo para todas as almas, sem exceo; todas so criadas simples e ignorantes e sujeitas ao progresso indefinido. Nada de criaturas privilegiadas e mais favorecidas que as outras. Os chamados anjos so seres que chegaram perfeio, depois de haverem passado, como todas as criaturas por todos os graus de inferioridade. As almas ou Espritos progridem mais ou menos rapidamente, pelo uso do livre arbtrio, pelo trabalho e pela boa vontade. A vida espiritual vida normal. O Esprito progride no estado corporal e no estado espiritual. As crianas que morrem em tenra idade podem ser Espritos mais ou menos adiantados, porquanto j tiveram outras existncias em que praticaram o bem ou cometeram ms aes. A alma dos idiotas da mesma natureza que a de qualquer outro encarnado; possuem muitas vezes grande inteligncia, da qual abusaram em existncias pretritas e aceitaram voluntariamente a situao de impotncia para us-la, a fim de expiarem o mal que praticaram. Princpios bsicos: - A preexistncia da alma ao nascimento e sua sobrevivncia aps a morte do corpo fsico, com um corpo espiritual ou Perisprito. - Pluralidade das existncias e justia das aflies. - Progresso dos Espritos. - Comunicao com os espritos desencarnados e a interveno destes no mundo corpreo. Alternativas Em resumo, quatro alternativas se apresentam ao homem, para o seu futuro alm tmulo: O nada, segundo a doutrina materialista. A absoro no todo universal, segundo a doutrina pantesta. A conservao da individualidade, com fixao definitiva da sorte, segundo a doutrina dogmtica. A conservao da individualidade, com o progresso infinito, segundo a doutrina esprita.

De acordo com as duas primeiras, os laos de famlia so rompidos pela morte e no h nenhuma esperana de se reencontrarem; com a terceira, h possibilidade de se reverem, desde que estejam no mesmo meio, podendo ser esse meio o inferno ou o paraso; com a pluralidade das existncias, que

16

inseparvel do progresso gradual, existe a certeza da continuidade das relaes entre os que se amam, e isso o que constitui a verdadeira famlia. Espiritismo e Espiritualismo Espiritualista aquele que segue uma doutrina oposta ao materialismo. Quem cr haver em ns outra coisa alm da matria espiritualista, o que no implica na crena nos Espritos e nas suas manifestaes. Espiritismo a doutrina revelada por Espritos Superiores, por meio de Mdiuns, e organizada por Allan Kardec, que diz na introduo de O Livro dos Espritos: Portanto se adotei as palavras Espiritismo e Espiritualismo, porque elas exprimem sem equvoco, as idias relativas aos Espritos. Todo Esprita , necessariamente espiritualista sem que todos os espiritualistas sejam espritas. Podem ser chamados de Espritas aqueles que professam a Doutrina Esprita, que Filosofia, Cincia e Religio. Codificao Esprita A doutrina Esprita est contida nas obras bsicas: O Livro dos Espritos (Paris, 18 de Abril de 1857). O livro dos Mdiuns (Paris, 15 de Janeiro de 1861). O Evangelho Segundo o Espiritismo (Paris, Abril de 1864). O Cu e o inferno ou a Justia de Deus Segundo o Espiritismo (Paris, 1 de Agosto de 1865). A Gnese, os Milagres e as Predies Segundo o Espiritismo (Paris, 6 de Janeiro de 1868). Obras Pstumas (Paris, 1890).

17

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rot e i r o

04

O Esp i r i t i s m o em s e u t r p l i c e asp e c t o No e s pr t i c a s de esp i r i t i s m o O s Esp r i t o s


O Espiritismo em seu trplice aspecto
Aspecto cientfico O Espiritismo como Cincia trata da natureza, origem e destino dos Espritos, e suas relaes com o mundo corporal ou material. O espiritismo nos modifica completamente a viso, atravs de provas irrecusveis, mostrando-nos que o mundo espiritual e os Espritos nada tm de sobrenatural, mas sim que so uma das foras vivas e sem cessar atuantes da Natureza. A cincia esprita tem por finalidade a demonstrao experimental da existncia da alma e sua imortalidade, atravs de comunicaes com aqueles que, at ento, eram impropriamente, chamados mortos. Aspecto filosfico O Espiritismo , essencialmente, uma doutrina filosfica.

18

O carter filosfico do espiritismo est no estudo que faz do Homem, principalmente como Esprito, que o leva ao conhecimento do mecanismo das relaes entre os mundos material e espiritual, com isso demonstra a existncia, inquestionvel, de uma inteligncia suprema que tudo cria e tudo comanda. DEUS. A fora do espiritismo no est nas manifestaes materiais do mundo espiritual, mas sim na sua Filosofia, no apelo razo e ao bom senso. Allan Kardec (item VI da concluso de O Livro dos Espritos)

Aspecto Religioso O Espiritismo como religio, um lao essencialmente moral que liga os coraes, identifica os pensamentos e aspiraes; no se manifesta por compromissos materiais e nem se baseia na realizao de frmulas que falam mais aos olhos que ao corao. O efeito deste lao unir os que dele participam em uma comunidade de sentimentos (Fraternidade, Solidariedade, Indulgncia e Benevolncia mtuas) que o torna uma Religio da Amizade, uma Religio da Famlia. No sentido filosfico o espiritismo uma religio fundada sobre bases slidas, pois no se utiliza de simples convenes, mas est alicerada sobre as mesmas leis da natureza. A palavra religio no deve ser utilizada para definir-mos o Espiritismo, pois no poderamos utilizar uma mesma palavra para definir idias to diferente, pois na opinio geral a idia de Religio est ligada a cultos, casta sacerdotal, cortejo de hierarquias e misticismo; caracteres que no se apresentam na Doutrina Esprita. Concluso

O Espiritismo pode ser simbolizado como um tringulo de foras espirituais: - A Cincia e a Filosofia vinculam terra. - A Religio o ngulo divino que liga ao cu. A Cincia e a Filosofia estabelecem um nobre campo de investigaes humanas, visando o aperfeioamento da Humanidade. Na Religio, ou aspecto religioso est grandeza Divina por restaurar o Evangelho de Jesus Cristo, renovando, definitivamente, o homem para a grandeza do seu imenso futuro espiritual.

RELIGIO

19

CINCIA

FILOSOFIA

Noes prticas de Espiritismo


Observaes preliminares a) erro crer que h certos incrdulos, basta presenciar um fenmeno extraordinrio para se convencerem. Os que no admitem a existncia da alma ou do Esprito, no homem, no podem admita-la fora dele. Negando a causa, consequentemente negam o efeito. Apresentam-se, pois, quase sempre, com idias preconcebidas, com a deliberao previa de negar tudo, o que se impede de realizar uma observao sria e imparcial. Fazem perguntas e levantam objees impossveis de constataes completas no primeiro momento, pois seria preciso dar a cada um deles um curso de Espiritismo, explanando todos os princpios. O estudo prvio tem a vantagem de responder s objees, que na maior parte se fundam na ignorncia da causa dos fenmenos e das condies em que se produzem. b) Os que desconhecem o Espiritismo imaginam que os fenmenos espritas se produzem como as experincias de fsica e qumica. Da a pretenso de submet-los sua vontade e a recusa de se colocarem em condies necessrias a observao. Sem admitir em princpio a interveno dos Espritos, desconhecendo sua natureza e sua maneira de agir, procedem como se trabalhasse a matria bruta. E como no obtm o que desejam, concluem que os Espritos no existem. Colocando-nos sob um outro ponto de vista, compreenderemos que, sendo os Espritos as almas dos homens, depois da morte tambm seremos Espritos. Ora, ns certamente, do mesmo modo, no estaremos dispostos a servir de joguete para satisfazer caprichos de pessoas curiosas. c) Mesmo certos fenmenos que podem ser provocados, pela razo mesma de provirem de inteligncias livres, jamais esto a inteira disposio de algum; e

20

quem quer que se orgulhasse de os obter a vontade, estaria apenas dando prova de ignorncia ou de m-f. preciso esper-los, colh-los de passagem, e muito amide acontece que, quando menos esperamos, apresentam-se os interessantes e concludentes. Quem deseja instruir-se seriamente deve, pois, armar-se, nisto como em tudo, de pacincia e de perseverana e sujeitar-se ao que for preciso, pois de outro modo mais vale no tratar de assunto. d) As reunies que se ocupam das manifestaes espritas nem sempre realizam as condies favorveis obteno de resultados satisfatrios ou de molde a dar convico. Existem algumas de onde os incrdulos saem menos convencidos do que quando entraram. Ento objetam aos que falam do carter respeitvel do Espiritismo, com o relato dos acontecimentos (frequentemente ridculos), de que foram testemunhas. Esses no sero mais lgicos do que os que julgam uma arte pelos desenhos de um principiante, uma pessoa por sua caricatura ou uma tragdia por sua parodia. O Espiritismo tambm tem seus aprendizes; e quem deseja instruir-se no bebe ensinamentos de uma s fonte, uma vez que, s pelo exame e pela comparao se pode firmar um juzo. e) As reunies frvolas tm um grave inconveniente para os novatos que as assistem: do-lhes uma idia falsa do carter do Espiritismo. Os que assistem a reunies desta natureza certamente no podem levar a srio uma coisa que vem ser tratada levianamente por aqueles mesmos que se dizem seus adeptos. O Estudo antecipado lhes ensinar a julgar a transcendncia do que vem e a distinguir entre o mau e o bom. f) O mesmo raciocnio aplicvel aos que julgam o Espiritismo por certas obras excntricas que dele do uma idia falsa e ridcula. O Espiritismo to responsvel pela falta dos que o compreendem mal ou o praticam erradamente quanto poesia responsvel pelos maus poetas. Parece deplorvel que haja tais obras nocivas verdadeira cincia. Sem dvida, seria prefervel que s houvesse boas. Mas a maior culpa recai sobre os que no se do ao trabalho de estudar a questo inteiramente. Todas as artes e todas as cincias encontram-se no mesmo caso. Porventura, a respeito das coisas mais srias, no foram escritos tratados absurdos e cheios de erros? Por que seria o Espiritismo privilegiado, sobretudo no incio?

21

Se os que o criticam no o julgassem pelas aparncias, ficariam sabendo o que ele repele, e no lhe atribuiriam quilo que ele repudia em nome da razo e da experincia.

Os Espritos
Os Espritos no so como vulgarmente se acredita, uma criao distinta das outras. So as almas das pessoas que viveram na terra ou em outros mundos, despojadas de seu envoltrio corporal. Quem admite a existncia da alma, sobrevivendo ao corpo, igualmente admite a dos Espritos. Negra estes equivale a negar aquela. Comumente fazemos uma falsa idia dos Espritos. Estes no so, como alguns pensam, seres imprecisos e indefinidos, nem chamas como as dos fogos-ftuos, nem fantasmas como os dos contos fantsticos. So seres semelhantes a ns mesmos e que, como ns, tm um corpo: mas fludico e invisvel em estado normal. Durante a vida, quando unida ao corpo, a alma tem um duplo envoltrio. Pesado, grosseiro e destrutvel: o corpo. O outro fludico leve e indestrutvel: o Perisprito. Trs coisas essenciais contam-se, pois, no homem; a) A alma ou Esprito princpio inteligente onde reside o pensamento, vontade e o senso moral. b) O corpo, envoltrio material que coloca o Esprito em relao com o mundo exterior. c) O Perisprito, envoltrio leve, impondervel, que serve de lao intermedirio entre o Esprito e o corpo. O envoltrio exterior sucumbe quando est gasto e j no pode realizar suas funes: O esprito dele se liberta como o fruto se despoja da casca, a rvore da cortia e a serpente da pele. Em outras palavras: Como nos livramos de uma veste imprestvel. A isto chamamos morte. A morte a simples destruio do envoltrio material que a alma abandona, como a mariposa abandona a crislida. A alma conserva, entretanto, seu corpo fludico ou perispiritual. A morte do corpo liberta o Esprito do envoltrio que o prendia a terra e lhe trazia sofrimentos. Uma vez desembaraado dessa carga, fica-lhe apenas o corpo etreo, que lhe permite percorrer os espaos e franquear as distncias com a rapidez do pensamento. A unio da alma, do perisprito e do corpo material, constitui o homem. Separados do corpo, a alma e o perisprito constituem o ser denominado Esprito.

22

Os Espritos possuem todas as percepes que tinham na Terra, ainda mais requintadas, por isso que essas faculdades no esto embaraadas pela matria. Experimentam sensaes que nos so desconhecidas, vem e ouvem coisas que nossos sentidos limitados no nos permitem ver nem ouvir. Para eles no existem as trevas, salvo para aqueles cujo castigo consiste em viver nas sombras. Todos os nossos pensamentos repercutem neles que os lem como um livro aberto. De modo que aquilo que podemos ocultar a algum, enquanto vivo, no mais poderemos, desde que volte ao estado de Esprito. (LE, 237). Encontram-se os Espritos por toda parte. Esto entre ns, ao nosso lado, observando-nos incessantemente. Sua contnua presena entre ns, torna-os agentes de diversos fenmenos. Desempenham um papel importante no mundo moral e, at certo ponto, no mundo fsico. Constituem, assim, uma das potencias da natureza. A partir do momento em que se admite a sobrevivncia da alma ou do Esprito, racional admitir a dos afetos, sem os quais as almas de nossos parentes e amigos ser-nos-iam arrebatadas para sempre. Como os Espritos podem ir a toda parte, igualmente racional admitir que os que nos amaram durante a vida terrena nos amem depois da morte; que viviam ao nosso lado, que conosco desejem comunicar-se e que, para conseguir, empreguem os meios sua disposio. Isto confirmado pela experincia. Realmente, a experincia prova que os Espritos conservam os afetos srios que tinham na Terra, que se alegram de estar ao lado dos que amaram, principalmente quando atrados pelo pensamento e pelos sentimentos afetuosos que se conservam, ao passo que se mostram indiferentes para aqueles que lhes votam indiferena.

23

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rot e i r o

05

Reen c a r n a o e ev o l u o dos esp r i t o s In t e r v e n o d o s Esp r i t o s n o mund o co r p r e o Pa r e n t e s c o corp o ra l e esp i r i t u a l


Reencarnao e Evoluo dos Espritos
Evoluo O Espiritismo o cristianismo redivivo, conseqncia direta da doutrina do Cristo. Define os laos que unem a alma ao corpo e levanta o vu que ocultava aos homens os mistrios da morte. Sabemos que todas as almas, tendo um mesmo ponto de origem, so criadas iguais, com idnticas aptides para progredir, em funo do seu livre arbtrio. Deus, a ningum dispensou do trabalho, para progredir. Desde que toda a criao deriva da grande Lei de Unidade que rege o Universo e que todos os seres gravitam para a perfeio relativa (porque a perfeio absoluta Deus), no existem favorecidos em detrimento de outros, pois todos sofrem as conseqncias de suas prprias obras.

24

Os Espritos adquirem conhecimento, passando pelas provas que Deus lhes impe. Uns aceitam essas provas com submisso e chegam mais prontamente ao seu destino; outros no conseguem sofr-las sem lamentao e assim permanecem, por sua culpa, distanciados da perfeio e da felicidade prometida. (LE, 115). medida que os Espritos avanam, compreendem o que afasta da perfeio. Quando o Esprito conclui uma prova, adquire o conhecimento e no mais o perde. Pode permanecer estacionrio, mas no retrogradar. Ao adquirir conscincia de si mesmo, o seu livre-arbtrio vai se desenvolvendo. A sabedoria de Deus se encontra na liberdade de escolha que concede a todos, porque assim cada um tem o mrito das suas obras. Reencarnao Desde tempos imemoriais, o homem possui o sentimento da imortalidade do Esprito. Civilizaes antigas que antecederam o advento do Cristo Planetrio trazem-nos os ensinamentos referentes ao assunto. H muito sabemos que todos ns somos Espritos imortais. Sabemos ser Elias uma encarnao anterior de Joo, o Batista, aquele que teve como teve como tarefa reconhecer a Jesus, como enviado de Deus, para nos orientar e instruir. A lio de Nicodemos tambm lembrada por todos ns. necessrio renascer de novo, Jesus lhe falou. Raciocinemos juntos: como poderamos encarar a justia de Deus, observando ao nosso redor, homens simples, aparentemente bons, no maior sofrimento moral, com a misria estampada nas faces? Como encarar a justia Divina, ao tirar a vida de um recm-nascido, filho de pais bonssimos? Existem leis imutveis. As mesmas leis que governam os corpos celestes governam o nosso planeta e todos ns. Justas, todas atuam em beneficio de nosso crescimento para Ele, como Espritos imortais que somos. Devemos aos Espritos que nos trouxeram conhecimentos sob a gide do Esprito da Verdade, explanaes de nosso mundo real, que o mundo dos Espritos e que esquecemos, quando aqui reencarnamos. E por que esquecemos? Porque poderamos nos tornar orgulhosos, envaidecidos ou, ento, aborrecidos por nos reconhecermos inferiores, por praticarmos atos que nos envergonhariam se deles nos lembrssemos nesta existncia.

25

Assim, temos por uma Lei de Ao e Reao, por nosso livre-arbtrio, pelo bem ou pelo mal que praticamos, existncias mais ou menos felizes aqui neste Planeta. Planeta este que de provas e expiaes. Isso significa que aqui no temos uma felicidade completa. E onde se encontra a Felicidade? Encontra-se no corao daqueles que, fazendo o bom uso do livre-arbtrio, s praticam o bem. Daqueles que, conhecendo o Evangelho de Jesus, no s o lem como o praticam. Sobrevivncia do Esprito Verificamos assim, que sem a preexistncia da alma, a doutrina do pecado original seria no somente inconcilivel com a justia de Deus como tornaria todos os homens responsveis pela falta de um s. Com a preexistncia, o homem traz ao renascer o grmen das suas imperfeies e sofre a pena das suas prprias faltas e no a de outrem. Da mesma maneira, ao progredir, o Esprito traz virtudes ou conhecimentos j adquiridos. Estudando as propriedades dos fluidos e a ao deles sobre a matria, o Espiritismo demonstrou a existncia do Perisprito (envoltrio inseparvel da alma, um dos elementos constitutivos do ser humano e durante a vida do corpo, serve de ligao entre este e a matria, sendo o veiculo de transmisso do pensamento).

Interveno dos Espritos no mundo corpreo.


Todos sabemos da necessidade de paz ntima - da paz que nos patrocine a segurana. No desconhecemos que todos respiramos num oceano de ondas mentais, com o impositivo de ajust-las em beneficio prprio. Vasto mar de vibraes permutadas. Emitimos foras e recebemo-las. O pensamento vige na base desse inevitvel sistema de trocas. Queiramos ou no, afetamos os outros e os outros nos afetam, pelo mecanismo das idias criadas por ns mesmos. Assim Emmanuel inicia o prefacio de sinal verde, ditado pelo Esprito de Andr Luiz, enfatizando nossa condio de aparelhos transmissores e receptores de ondas mentais. Num mundo to heterogneo como este em que vivemos, essas

26

ondas aparecem nas mais variadas freqncias, de acordo com a equipagem evolutiva de cada um. Temos muitas vezes ao nosso lado uma multido de Espritos, que nos vem e conhecem os nossos pensamentos. Sua influencia sobre ns, portanto, maior do que podemos supor e muito frequentemente so eles que nos dirigem (LE, 459). Os pensamentos que nos so sugeridos podem revelar-se positivos ou negativos, mas ns somos senhores de nossa vontade. As decises que tomamos, segundo o nosso livre-arbtrio, so de nossa responsabilidade. Cabe a ns, nas diversas situaes de nossa vida, examinar criteriosamente as sugestes que nos vm mente, pois podem ser de um bom Esprito ou de um Esprito menos evoludo. A diferena que os bons Espritos no aconselham seno para o bem (LE, 464). O problema de ter um bom ou um mau Esprito a nos influenciar questo de atrao e sintonia, ou seja, o Esprito inferior s pode nos causar algum mal porque ns o atramos pelos nossos desejos e pelos nossos pensamentos. Sua presena costuma nos causar um sentimento de angstia, de ansiedade indefinvel ou de satisfao interior sem causa conhecida. (LE, 471). Como podemos fazer para neutralizar a influncia desses Espritos inferiores? Atraindo os bons, pela pratica do bem e pela confiana em Deus. No h antdoto mais eficaz. Jesus, na orao dominical, recomenda-nos pedir: Senhor, no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal, porque sabia que as tentaes esto no ntimo de cada um e que ns s deixaramos de sucumbir a elas atravs da prece que brotasse dos nossos coraes, com sinceridade e fervor. As tentaes que abrigamos no mundo psquico so o mal que ainda no conseguimos eliminar; so os nossos maus hbitos, nossos vcios, nossas concepes errneas, que muitas vezes nos fazem agir em sentido contrrio ao que gostaramos. A conscincia dessa realidade foi o que levou o apstolo Paulo a proferir a lio belssima: Porque o que fao no o aprovo, pois o que quero isso no fao, mas o que aborreo isso fao. E, se fao o que no quero, consinto com a lei, que boa. De maneira que agora j no sou eu fao isto, mas o pecado que habita em mim. (Rm 7:15-17). Essas tentaes constituem-se em fatores adversos do nosso carter, rebaixando nosso padro vibratrio, e frequentemente so os elos da cadeia que ligam nossos pensamentos aos dos Espritos que se encontram nessa faixa inferior de vibraes. Com isso, muitos atos de nossa vida cotidiana (posturas, gestos, palavras, leituras, idias, etc.) acabam caindo na rea de influncia dessa categoria de Espritos, moldando nossa conduta, sem que o percebamos, visto que o envolvimento extremamente sutil.

27

E os Espritos no s se aproveitam das circunstancias para induzir-nos ao mal; eles tambm as provocam, algumas vezes, encaminhando-nos para o objeto do nosso interesse, isto , para situaes em que somos tentados a agir contra a lei natural ou contra os princpios ticos e morais que deveramos respeitar, pois sabem que somos passveis de queda.

Parentesco Corporal e Espiritual


Os laos de sangue no estabelecem necessariamente os laos espirituais. O corpo procede do corpo, mas o esprito no procede do Esprito, porque este existia antes da formao do corpo. O pai no gera o Esprito do filho: Fornecelhe apenas o envoltrio corporal. Mas, deve ajudar seu desenvolvimento intelectual e moral, para faz-lo progredir. Os Espritos que se encarnam numa mesma famlia, sobretudo como parentes prximos, so o mais frequentemente Espritos simpticos, ligados por relaes anteriores, que se traduzem pela afeio durante a vida terrena. Mas, pode acontecer tambm que esses Espritos sejam completamente estranhos uns para os outros, separados por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem tambm por seu antagonismo na terra, a fim de lhes servir de prova. Os verdadeiros laos de famlia no so, portanto, os da consanginidade, mas os da simpatia e da comunho de pensamentos, que unem os Espritos, antes, durante e aps a encarnao. Donde segue que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmos pelo Esprito, do que se fossem pelo sangue. Podem, pois, atrair-se, procurar-se, tornarem-se amigos, enquanto dois irmos consangneos podem repelir-se, como vemos todos os dias. Problema moral, que s o Espiritismo podia resolver, pela pluralidade das existncias. H, portanto, duas espcies de famlias: As famlias por laos espirituais e as famlias por laos corporais. As primeiras, duradouras, fortificam-se pela purificao e se perpetuam no mundo dos espritos, atravs das diversas migraes da alma. As segundas frgeis como a prpria matria, extinguem-se com o tempo, e quase sempre se dissolvem moralmente desde a vida atual. Foi o que Jesus quis fazer compreender, dizendo aos discpulos: Eis minha me e meus irmos, ou seja, a minha famlia pelos laos espirituais, pois quem quer que faa a vontade de meu Pai, que est nos cus, meu irmo, minha irm e minha me. A hostilidade de seus irmos est claramente expressa no relato de So Marcos, desde que, segundo este, eles se propunham a apoderar-se Dele, sob o pretexto de que perdera o juzo. Avisado de que haviam chegado, e conhecendo o sentimento deles a seu respeito, era natural que dissesse, referindo-se aos discpulos, em sentido espiritual: eis os meus verdadeiros irmos. Sua me os acompanhava, e Jesus generalizou o ensinamento, o que absolutamente no implica que ele pretendesse que sua me segundo o sangue nada lhe fosse

28

segundo o Esprito, s merecendo sua indiferena. Sua conduta, em outras circunstancias, provou suficientemente o contrario. (ESE, cap.XIV, item 8).

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rote i r o

06

A nec e s s i d a d e da ca r i d a d e s e g u n d o Pau l o Pa r b o l a d o b o m sam a r i t a n o No e s s o b r e med i u n i d a d e


A necessidade da caridade segundo Paulo
A caridade segundo Paulo Se eu falar as lnguas dos homens e dos anjos, e no tiver caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine. E se eu tiver o dom da profecia, e conhecer todos os mistrios, e quanto se pode saber; e se tiver toda a f, at ao ponto de transportar montanhas, e no tiver caridade, no sou nada. E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se, todavia no tiver caridade, nada disto me aproveita. A caridade paciente, benigna, a caridade no invejosa, no obra temerria nem precipitadamente, no se ensoberbece, no ambiciosa, no busca os seus prprios interesses, no se irrita, no suspeita mal, no folga com a injustia, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo cr, tudo espera, tudo sofre. A caridade nunca, jamais h de acabar, ou deixem de ter lugar as profecias, ou

29

cessem as lnguas, ou seja abolida a cincia. Agora, pois, permanecem a f, a esperana e a caridade, estas trs virtudes: Porem a maior delas a caridade. (Paulo, I Corntios, 13: 1-8 e 13). Paulo compreendeu to profundamente esta verdade, que coloca a caridade acima da prpria f. Porque a caridade est ao alcance de todos, do ignorante e do sbio, do rico e do pobre; e porque independe de toda a crena particular. E define a verdadeira caridade, mostrando-a no somente na beneficncia, mas no conjunto de todas as qualidades do corao, na bondade e na benevolncia para com o prximo. De Paulo a mxima: Fora da caridade no h salvao. Retornou ao tema em 1860 em Paris, numa comunicao, dizendo: Pois nela esto contidos os destinos dos homens sobre a terra e no cu, porque aqueles que a tiverem praticado encontraro graa diante do Senhor. Encerrando a sua mensagem, traz a exortao: meus amigos, agradecei a Deus, que vos permite gozar a luz do Espiritismo. No porque somente os que a possuem possam salvar-se, mas porque, ajudando-vos a melhor compreender os ensinamentos do Cristo, ela vos torna melhores cristos. Fazei, pois, que, ao vos vendo, se possa dizer que o verdadeiro Esprita e o verdadeiro cristo so uma e a mesma coisa, porque todos que praticam a caridade so discpulos de Jesus, qualquer que seja o culto a que pertenam.

Parbola do bom samaritano.

E eis que levantou certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Ele lhe disse: Que est escrito na lei? Como ls? E respondendo ele, disse: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de todas as tuas foras, e de todo o teu entendimento, e ao teu prximo como a ti mesmo. E, disse-lhe: Respondeste bem; faze isto e vivers. Ele, porem, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem o meu prximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalm para Jeric, e caiu nas mos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou ao largo. E de igual modo tambm um levita, chegando quele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao p dele e, vendo-o, moveu-se de ntima compaixo. E aproximandose, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e pondo sobre sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. Partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.

30

Qual, pois, destes trs te parece que foi o prximo daquele me caiu nas mos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericrdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. (Lucas, 10:25-37). Indaga-se pela ortodoxia da f? Faz-se alguma distino entre o que cr de uma maneira e o cr de outra? No, pois Jesus coloca o samaritano (considerado hertico), que tem amor ao prximo, sobre o ortodoxo a quem falta caridade. Jesus no faz da caridade uma das condies da salvao, mas a nica. Se ele coloca a caridade na primeira linha entre as virtudes, porque ela encerra implicitamente todas as outras: A humildade, a mansido, a benevolncia, a justia, etc.; e porque ela a negao absoluta do orgulho e do egosmo. Amor e sabedoria Hoje, procuramos entender o que significam vrios daqueles personagens citados na Parbola do Bom Samaritano. Cairbar Schutel, diz ser o viajante ferido, a Humanidade saqueada de seus bens espirituais e de sua liberdade, pelos poderosos do mundo; o sacerdote e o levita, aqueles que no se preocupam com os interesses da coletividade; o samaritano que se aproximou e atou as feridas, Jesus. O azeite, o smbolo da f, e, o vinho, o esprito de sua palavra; os dois dinheiros so a caridade e a sabedoria. Amor e sabedoria, as duas asas simblicas, que o Esprito, meditando e agindo no bem, pouco a pouco vai tecendo, e com que, mais tarde, desferir venturosamente os vos sublimes e supremos, na direo da eternidade. Quase dois mil anos se passaram e aqui retornamos sucessivas vezes para este Planeta, que uma escola, a fim de conquistarmos a sabedoria e o amor (as duas asas), com que ns alcanaremos ao Reino de Deus, que liberdade e felicidade. A simbologia dessas asas (do Amor e Saber) conseguimos aps buscarmos nos esclarecer, aprender, interpretar, ouvir e aplicar; aps obtermos o conhecimento (no livresco, puramente intelectual dos modismos da poca em que vivemos) que, aplicado sob a forma de caridade, o amor em ao. Amor o que buscamos ter hoje, no somente pelos mais prximos, mas aplicando os ensinamentos de Jesus, com a viso de quem encontra em sua Estrada de Damasco, a oportunidade de tirar dos olhos as escamas do orgulho e das vaidades desmedidas do passado, aps sculos de obscurecimento do Esprito. Muitos cresceram ao praticar o bem, com o uso do livre-arbtrio; outros ainda hoje esto lendo as paginas belssimas em que se afirma que Fora da Caridade no

31

h Salvao; e h os que desejam ser os samaritanos de hoje e que sabem tambm, que o verdadeiro esprita e o verdadeiro cristo, so uma s pessoa.

Noes sobre mediunidade


Mediunidade a faculdade ou aptido que possuem certos indivduos denominados mdiuns, de servirem de intermedirios entre os mundos fsico e espiritual. A mediunidade inerente ao organismo, como a viso, a audio e a fala, da, qualquer um pode ser dotado dessa faculdade. uma conquista da alma; da, a necessidade de orao e vigilncia, de reforma ntima, isto , da substituio de defeitos e vcios, por qualidades e virtudes, de uma conduta moral irrepreensvel, para que possa sintonizar-se com Espritos de hierarquia mais elevada. Evangelizando-se, estudando muito, dando a cota de tempo de que possa dispor e, principalmente, seguindo lies como a que se encontra no capitulo XXVI, de O Evangelho Segundo o Espiritismo Dai de graa o que de graa recebestes. Na I Epstola de Paulo de Tarso aos Corntios, temos lies sobre teoria e prtica medinica. Em O Livro dos Mdiuns, Kardec tambm o faz. De ambos, as lies: Os dons medinicos demonstram a inteligncia, as potencialidades, a diversidade de Espritos que existem na Terra. No bastante, por isso, estudar ou conhecer o efeito; indispensvel buscar e conhecer a causa de todos os fenmenos que se vo estudando. Toda mediunidade a servio de Jesus realizada pelos Espritos mais evoludos que sintonizam com cada mdium, conforme sua capacidade d doao. Paulo traz ensinamentos de imenso valor doutrinrio: Quanto aos dons medinicos, no quero, irmos, que estejais em ignorncia, comea ele no Cap. 12. Explica a diversidade de carismas, mas o Esprito o mesmo; diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo; diversidade de operaes, mas o mesmo Deus, que opera em todos. Prossegue falando da mediunidade de vidncia e xenoglossia, dizendo que no haver mdiuns em sintonia, preciso haver pessoas em estado de lucidez que orientem os trabalhos, dialoguem com os Espritos e interpretem o que haviam dito. Todas as formas de mediunidade so necessrias; nenhuma faculdade superior a outra; so todos indispensveis ao bom andamento dos trabalhos, ate as mais humildes tarefas. No h ningum mais importante, porque todos so importantes, mas cada um deve ter a sua tarefa especifica e por vezes at certa

32

hierarquia em favor da disciplina, pois tudo deve ser feito dentro da mais absoluta ordem. Allan Kardec, no sculo XIX, e os espritas do sculo XX, reexaminam incessantemente as fontes do Cristianismo primitivo, buscando ali as lies que os inspirem. Hoje ainda temos as preocupaes de Paulo. Orar e vigiar a maior delas. Cada um de ns o nico responsvel pela valorizao das oportunidades ofertadas por Deus. Paulo classifica a mediunidade, discorre sobre a hierarquia das funes, fala sobre o exerccio da mediunidade e escreve sobre a excelncia da caridade, no Cap. 12. Por que o ensaio sobre o Amor inserido no contexto de uma dissertao sobre mediunidade? Porque Paulo compreendeu profundamente esta verdade: Se eu falar a lngua dos homens e dos anjos e no tiver caridade, sou como metal que soa, ou como o sino que tine. E se tiver o dom da profecia e penetrar todos os mistrios, mas no tiver a caridade, nada sou. Entre esta trs virtudes: A f, a Esperana e a Caridade, a mais excelente a caridade. Coloca assim a caridade acima da prpria f. O exerccio da mediunidade sem o amor, frio e incuo. Emmanuel, em O Consolador, respondendo a questes, afirma: (...) A maior necessidade do mdium evangelizar-se a si mesmo, antes de se entregar s grandes tarefas doutrinrias, pois, de outro modo, poder esbarrar sempre com o fantasma do personalismo, em detrimento de sua misso. O primeiro inimigo do mdium reside nele mesmo. Frequentemente o personalismo, a ambio, a ignorncia ou a rebeldia no voluntrio desconhecimento dos seus deveres luz do Evangelho, fatores de inferioridade moral que, no raro, conduzem invigilncia, leviandade e a confuso dos campos improdutivos. Contra esse inimigo preciso movimentar as energias ntimas pelo estudo, pelo cultivo da humildade, pela boa vontade, com o melhor esforo de autoeducao, claridade do evangelho.

33

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rote i r o

07

Da i d e g r a a o rec e b e s t e O su i c d i o B em e ma l s o f r e r

que

de

graa

Dai de graa o que de graa recebeste


Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expeli os demnios; dai de graa o que de graa recebestes. (Mateus, 10:8.) Dai de graa o que de graa recebestes, disse Jesus aos discpulos, recomendando-lhes, dessa forma, que no aceitassem pagamentos pela dispensa dos bens, cuja obteno nada lhes houvesse custado, isto , que nada cobrassem dos outros por aquilo que no pagaram. O que eles receberam, gratuitamente, foi a faculdade de curar os doentes e expulsar os demnios, ou seja, os maus espritos. Esse dom lhes fora dado de graa, para que aliviassem os que sofriam e ajudassem a propagao da f e, por isso, lhes prescrevera o Mestre que no o transformassem em artigo de comrcio, ou de especulao e muito menos em meio de vida.

34

Tambm disse Jesus: No faais pagar as vossas preces; no faais como os escribas que, a pretexto de longas oraes, devoram as casas das vivas. A prece um ato de caridade, um impulso do corao, e ao fazer algum pagar por esse ato de caridade, um impulso do corao, e ao fazer algum pagar por esse ato de intercesso junto a Deus, em favor de outrem, transformar-se em intermedirio assalariado, tornando-se, assim, a prece uma simples frmula, dependente da soma recebida. Deus no vende os benefcios que concede, e seria absurdo pensar que poderia subordinar um ato de clemncia, de bondade e de justia, solicitando Sua misericrdia, a uma quantia em dinheiro. A razo, o bom senso e a lgica dizem que Deus, a Perfeio Absoluta, no pode delegar criatura imperfeita o direito de fixar um preo para Sua justia. A justia de Deus como o Sol; para todo o mundo, tanto para o pobre como para o rico. Os mdiuns intermedirios entre a Espiritualidade e o mundo material, verdadeiras pontes de ligao entre dois planos de vida, so os intrpretes dos Espritos para a instruo dos homens, para lhes mostrarem o caminho do bem e traz-lo a f, mas no para venderem palavras que lhes no pertencem, de vez que no so o produto de sua concepo, nem de suas pesquisas, nem de seu trabalho pessoal. A mediunidade sria no pode ser, nem ser jamais, uma profisso, mesmo porque, e, sobretudo, nos seu aspecto de concesso como prova, uma faculdade essencialmente mvel e varivel, no sendo, portanto, a mesma coisa que a capacidade adquirida pelo estudo e pelo trabalho, da qual se tem direito de usar. Sobretudo, a mediunidade curadora a que jamais deveria ser explorada,, pois, como nenhuma outra, requer, com mais rigor, a condio de desprendimento e a capacidade de renuncia santificante. O mdium curador o veculo para a transmisso do fluido salutar dos Bons Espritos e, nestas condies, jamais tem o direito de vend-lo.

O suicdio
O suicdio pode ser definido como a destruio direta da vida por impulso prprio. O suicdio voluntrio uma transgresso da lei divina (L.E., 944). Sua causa geral o descontentamento. Muitos porm so os motivos que podem levar o individuo ao suicdio, tais como a ociosidade, a falta de f, a prpria sociedade, a descrena na eternidade, o pensamento de que tudo pode acabar com a vida, a simples dvida quanto ao futuro e, principalmente, as idias materialistas, que no oferecem ao homem nenhuma alternativa de soluo para os seus problemas mais prementes; so os maiores incentivadores do suicdio: Elas produzem a frouxido moral.

35

H, ainda, alguns outros casos, de ordem mais particular, que costumam levar os seres humanos ao suicdio. O homem que se v envolvido em escndalo trazido publico, por vergonha dos filhos e da famlia muitas vezes levado ao ato extremo. Aquele que perde entes queridos, por vezes sente-se impulsionado ao suicdio. O que toma conhecimento de uma doena grave, que par a medicina terrestre no tem cura, entrevendo a morte inevitvel e terrvel, pode deixar-se tomar pela idia de suicdio. H tambm os que, por puro orgulho, sacrificam a vida para salvar a de outros, embora sem nenhuma possibilidade de sucesso. No se pode esquecer dos que abreviam sua vida atravs dos vcios, dos excessos de alimentao e do sexo, por imprudncia, por impercia, por omisso. E hoje, ainda, verifica-se a incidncia de casos de suicdio em alguns grupos sociais especficos. Embora haja muitos casos que se podem estudar de suicdio, eles podem ser classificados em dois grandes grupos: O direto (ou intencional), e o indireto. Diversas so as conseqncias do ato; porem, a mais comum, a que suicida no pode escapar o desapontamento (L.E., 957), ou seja, o individuo chega a um resultado muito diverso daquele que imaginava atingir com o seu gesto tresloucado. Mas, a sorte no a mesma para todos, dependendo das circunstncias. Alguns expiam sua falta imediatamente, outros numa nova existncia, que ser pior do que aquela cujo curso interromperam. (idem). O efeito mais grave do suicdio vem a ser o lesionamento do corpo espiritual, com a persistncia mais prolongada e mais tenaz do lao que liga o Esprito ao corpo. Esse fato prolonga igualmente a perturbao espiritual, provocando a iluso de que o Esprito ainda se encontra no nmero dos vivos. Por isso, tambm, alguns podem ressentir-se dos efeitos da decomposio de seu corpo, devido sua falta de coragem e por uma espcie de apego matria. Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, lembra que o esprita tem, portanto, para opor idia do suicdio, muitas razes: A certeza de uma vida futura, na qual ele sabe que ser tanto mais feliz quanto mais infeliz e mais resignado tiver sido na Terra; a certeza de que, abreviando sua vida, chega a um resultado inteiramente contrrio ao que esperava; que foge de um mal para cair noutro ainda pior, mais demorado e mais terrvel; que se engana ao pensar que, ao se matar, ir mais depressa para o cu; que o suicdio um obstculo reunio, no outro mundo, com as pessoas de sua afeio, que l espera encontrar. De tudo isso resulta que o suicdio, s lhe oferecendo decepes, contrrio aos seus prprios interesses. (E.S.E., Cap. V, item 17). H, todavia, alguns antdotos eficazes, que podem evitar esse mal terrvel. Em primeiro lugar, esta a prece, que restaura o bom nimo e a vontade de realizao. (Para o Esprito suicida, tambm, a prece funciona como um blsamo, que o reergue e o prepara para as encarnaes regenerativas.) O trabalho, em segundo lugar, que ajuda a vida a escoar-se mais rapidamente, sem maiores

36

turbulncias, ajudando o homem a suportar suas vicissitudes com mais pacincia e resignao, sem queixas. Deve-se observar ainda os meios possveis da reta conscincia, atravs de uma vida honesta, justa e acima de tudo evangelizada, isto , luz dos ensinamentos de Jesus, que O Caminho, a Verdade e a Vida.

Bem e mal sofrer


Quando o Cristo disse: Bem aventurados os aflitos, porque deles o Reino dos Cus, no se referia aos sofredores em geral, porque todos que esto neste mundo sofrem, quer estejam num trono ou na misria extrema, mas, ah! Poucos sofrem bem, poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzir ao Reino de Deus. O desanimo uma falta; Deus vos nega consolaes, se no tiverdes coragem. A prece um sustentculo da alma, mas no suficiente por si s: necessrio que se apie numa f ardente na bondade de Deus. Tendes ouvido frequentemente que Ele no pe fardo pesado em ombros frgeis. O fardo proporcional s foras, como a recompensa ser proporcional resignao e coragem. A recompensa ser tanto mais esplendente quanto mais penosa tiver sido a aflio. Mas essa recompensa deve ser merecida, e por isso que a vida est cheia de tribulaes. O militar que no enviado frente de batalha no fica satisfeito, porque o repouso no acampamento no lhe proporciona nenhuma promoo. Sede como o militar, e no aspireis a um repouso que enfraqueceria o vosso corpo e entorpeceria a vossa alma. Ficais satisfeitos, quando Deus vos envia a luta. Essa luta no o fogo das batalhas, mas a amargura da vida, onde muitas vezes necessitamos de mais coragem que num combate sangrento, pois aquele que enfrenta firmemente o inimigo poder cair sob o impacto de um sofrimento moral. O homem no recebe nenhuma recompensa por essa espcie de coragem, mas Deus lhe reserva os seus louros e um lugar glorioso. Quando vos atingir um motivo de dor ou de contrariedade, tratai de elevar-se acima das circunstncias. E quando chegardes a dominar os impulsos da impacincia, da clera ou do desespero, dizei, com justa satisfao: Eu fui o mais forte. Bem aventurados os aflitos, pode, portanto, ser assim traduzido: Bem-aventurados os que tm a oportunidade de provar a sua f, a sua firmeza, a sua perseverana e a sua submisso vontade de Deus, porque eles tero centuplicadas as alegrias que lhes faltam na terra, e aps o trabalho vir o repouso. (E.S.E., Cap. V, item 18). A mensagem de Lacordaire, acima reproduzida, traz tona o problema do sofrimento, que vemos hoje em dia atingir praticamente a todos, das mais variadas formas. A maioria dos seres humanos ainda no capaz de enfrentar a dor com resignao. Antes o que se v o inconformismo, a queixa intrmina, o abatimento sem limites. necessrio habituar-se orao, como um canal de comunicao direta com Deus. Mas, tambm indispensvel uma f ardente no Criador, pois, sem ela, a prece apenas sair dos lbios e no do corao. preciso entender que muitas

37

vezes o mal, a dor, o sofrimento, so os remdios de que necessitamos para a cura dos nossos males, cuja origem encontra-se na alma. Todavia, no devemos provocar a dor, para no sofrer-lhe as conseqncia, nem ter motivos para queixas, pois esta um ato de submisso s leis divinas.

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rote i r o

08

Perd o da s o f e n s a s A f qu e tra n sp o r t a mon ta nha s Liv r e - arb t r i o e fa t a l i d a d e


Perdo das ofensas
Os ensinamentos de Jesus tinham um endereo certo: O corao humano. Mais do que a inteligncia, o Divino Mestre falava ao sentimento. A resposta do Cristo a Pedro deve aplicar-se a cada um de ns, indistintamente: Perdoars, mas sem limites; perdoars cada ofensa, tantas vezes quantas ela vos for feita; ensinars a teus irmos esse esquecimento de si mesmos, o qual nos torna invulnerveis s agresses aos maus tratos e s injrias; sers doce e humilde de corao, no medindo jamais a mansuetude; e fars, enfim, para os outros, o que desejas que o Pai celeste faa por ti. No tem Ele de te perdoar sempre, e acaso conta o nmero de vezes que o seu perdo vem apagar as tuas faltas? (ESSE, Cap.X, item 14).

38

essencial a prtica do perdo irrestrito, da indulgncia sem limite, da caridade desinteressada, da renncia de si mesmo; em ltima anlise, o exerccio do amor ao mximo que pudermos, para que estejamos em condio de receber o perdo a que Jesus se refere na orao dominical. Ide, meus bem amados, estudai e comentai essas palavras que vos dirijo, da parte d Aquele que, do alto dos esplendores celestes, tem sempre os olhos voltados para vs, e continua com amor a tarefa ingrata que comeou h dezoito sculos. Perdoai, pois, aos vossos irmos, como tendes necessidade de ser perdoados. Se os seus atos vos prejudicaram pessoalmente, eis um motivo a mais para serdes indulgentes, porque o mrito do perdo proporcional gravidade do mal, e no haveria nenhum em passar por alto os erros de vossos irmos, se estes apenas vos incomodassem de leve. (E.S.E., Cap. X, item14). O perdo irrestrito ensinado por Jesus no s se refere s vezes em que devemos exercit-lo, mas tambm em relao a quem extern-lo. De fato, o Cristo recomendou o perdo tambm aos nossos inimigos, o que representa uma superao das prprias imperfeies. Se desejamos que nossas ofensas sejam perdoadas, no podemos ser intransigentes, duros, exigentes. Mesmo porque se fizermos um exame sincero de conscincia, talvez cheguemos concluso de que fomos ns mesmos que provocamos a ofensa. Muitas vezes, uma palavra mal empregada, uma opinio, dada em momento inoportuno, uma reao mais rspida, um gesto mal recebido, pode degenerar numa antipatia, numa inimizade, numa averso ferrenha. Mas h duas maneiras bem diferentes de perdoar: H o perdo dos lbios e o perdo do corao. Muitos dizem do adversrio: Eu lhe perdo, enquanto interiormente, experimentam um secreto prazer pelo mal que lhe acontece, dizendo a si mesmo que foi bem, merecido. Quando dizem: Perdo, e acrescentam: Mas jamais me reconciliarei; no quero v-lo pelo resto da vida! esse o perdo segundo o Evangelho? No. O verdadeiro perdo, o perdo cristo, aquele que lana um vu sobre o passado. o nico que vos ser levado em conta, pois Deus no se contenta com as aparncias; sonda o fundo dos coraes e os mais secretos pensamentos e no se satisfaz com palavras e simples fingimentos. O esquecimento completo e absoluto das ofensas prprio das grandes almas; o rancor sempre um sinal de baixeza e de inferioridade. No esqueais que o verdadeiro perdo se reconhece pelos atos, muito mais do que pelas palavras. Conforme a sbia mensagem do Apstolo Paulo (E.S.E., Cap. X. item 15). Portanto, preciso saber perdoar, principalmente com sinceridade e gestos largos, para que nenhum resduo de mgoa possa resistir ao impulso de bondade do corao.

A f que transporta montanhas

39

Quando voltou para onde estava o povo, chegou-se a ele um homem que, ajoelhando-se a seus ps, disse-lhe: Senhor tem piedade de meu filho, que luntico e sofre cruelmente; muitas vezes cai, ora no fogo, ora na gua. J o apresentei aos teus discpulos, mas eles no o puderam curar: Jesus respondeu: gerao incrdula e perversa, at quando estarei entre vs? At quando vs sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E tendo ameaado o demnio, este saiu do menino que ficou no mesmo instante curado. Ento os discpulos vieram ter com Jesus em particular e lhe perguntara: Por que no pudemos ns expulsar esse demnio? Jesus lhes disse: Por causa da vossa pouca f; pois, em verdade vos digo que, se tivsseis a f do tamanho de um gro de mostarda, direis quela montanha: Passa daqui para ali, e ela passaria; nada vos seria impossvel. No se expulsam os demnios desta espcie seno por meio da prece e do jejum. (Mateus, 17; 14-21). Com pequenas variantes, esta passagem tambm narrada por outros dois evangelistas. Marcos, no capitulo 9, versculo 14 a 18, e Lucas, no captulo 9, versculo 37 a 42. Da narrativa de marcos consta o dilogo entre Jesus e o pai do menino que achamos interessante reproduzir: H quanto tempo isto lhe sucede? O pai respondeu: Desde a infncia; e o Esprito o tem muitas vezes lanado (ora gua, ora ao fogo) para faz-lo perecer. Se puderdes alguma coisa, tem piedade de ns e socorre-nos. Jesus lhe disse: Se puderes crer, tudo possvel quele que cr. Logo o pai do menino exclamou banhado de lgrimas: - Senhor, eu creio, ajuda minha pouca f. Muitas vezes, podemos encontrar nos Evangelhos referencias claras e precisas de Jesus ao poder da f, sendo comum depararmos com expresses semelhantes a esta: A tua f te curou. Parece-nos que o Mestre dava, por essa forma, ensinos e lies que deveriam ficar gravados de todos os presenciavam os fatos, alm de seria advertncia aos seus futuros seguidores. Recordemos ainda que Jesus afirmou aos apstolos: Quem cr em mim, far o que eu fao e ainda far mais. Da mesma forma guardemos a observao feita por Jesus aos 72 discpulos, que, ao regressarem diziam: Senhor, at os demnios se nos submetiam em teu nome; recomendoulhes ento o Senhor que no se regozijassem por lhes estarem os Espritos submetidos, mas antes por estarem os seus nomes escritos nos cus. (Lucas, 10:20). De tudo se depreende o amoroso cuidado do Mestre para com seus seguidores, alertando-nos sempre contra as tentaes do orgulho, para que no se envaidecessem diante dos resultados que fossem obtendo no desempenho de suas misses, na cura e no alvio dos sofrimentos.

40

Invariavelmente, todas as vezes que realizava as curas, Jesus salientava a f e a confiana daquele que recebia o benefcio e, a respeito das poucas curas levadas a efeito, em sua Terra, onde apenas curou alguns poucos doentes, Jesus admirou-se da incredulidade deles. (Marcos, 6: 5-6). Assim, para ser obtida a cura, torna-se evidente a necessidade da colaborao do doente, isto , o desejo sincero de ser curado, em nome do Senhor, tudo isso aliado ainda possibilidade crmica, em face da lei. Todas as doenas podem ser aliviadas, mas nem todas podem ser curadas. A confiana nas prprias foras nos torna capazes de executar grandes coisas, mesmo materiais, que no obteramos se no confissemos em ns mesmos. As montanhas a serem removidas pela f, referidas no Evangelho, devem ser, antes de mais nada, as montanhas de nossas imperfeies e inferioridade constitudas de m vontade, resistncia, preconceitos, interesses materiais, egosmo, fanatismo, paixes orgulhosas, etc. A f sincera e verdadeira sempre calma, paciente e humilde. Deve ser cultivada pela moralizao de nossos costumes; pela pureza de pensamentos, palavras e atos; pela crescente confiana na ilimitada bondade divina, para desenvolver dentro de ns a fora magntica que nos possibilitar agir sobre o fluido universal e que, usada convenientemente, pela nossa vontade, capaz de operar prodgios, sempre que utilizada em benefcio do nosso prximo. Jesus disse aos discpulos que aquela espcie de esprito obsessor s sairia pela orao e pelo jejum. Devemos entender, ento, que, atravs de uma f fervorosa, vertida em sentida prece, que pensamento puro, fruto do amor, poderemos expeli-lo, desde que estejamos em jejum, isto , em condies morais satisfatrias de abstinncia de pensamentos culposos, de sobriedade na satisfao de nossas necessidades e austeridade de proceder. Nas palavras repassadas de sentimento daquele pai, que banhado em lgrimas, diz: Eu creio, Senhor, ajuda a minha pouca f, podemos sentir uma expanso de simplicidade e de humildade, pois certo do poder de Jesus para lhe atender suplica, no se sentia ele prprio bastante forte na sua f para merecer tal graa.

Livre-arbtrio e fatalidade

Ao tratar da criao dos Espritos, Galileu Galilei (Esprito), assim se expressa: O Esprito no chega a receber a iluminao divina, que lhe d, ao mesmo tempo, o livre arbtrio e a conscincia, a noo de seus altos destinos, sem haver passado pela srie divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra de sua individualidade; somente a partir do dia em que o Senhor imprime sobre sua fronte seu augusto sinal, que o Esprito toma lugar entre as humanidades. (A Gnese, Cap. VI, item 19).

41

O homem goza do seu livre-arbtrio a partir do momento em que se manifesta a vontade de agir livremente; porm, nas primeiras fases da vida a liberdade quase nula; ela se desenvolve e muda de objeto com as faculdades. (L.E., 844). A liberdade de agir, portanto, relativa, pois depende primeiramente da vontade de realizar algo. No princpio de seu desenvolvimento, o esprito ainda no sabe direcionar sua vontade, seno para a satisfao de suas necessidades bsicas. Neste caso, prevalece o instinto. Uma vez ampliada a sua conscincia, novos interesses surgem. medida que sua vida vai se tornando complexa, o livre-arbtrio limitado pela atuao da lei de causa e efeito, at que o ser consiga libertar-se do crculo das reencarnaes e a seu exerccio se torna pleno. De maneira geral, contudo, somos livres para agir e somos responsveis pelos esforos que fazemos para superar os obstculos, para realizar nosso programa de vida e para progredir. Nenhuma oportunidade nos negada; mas no podemos pensar em fazer as coisas de qualquer jeito, burlando as leis divinas, como burlamos as leis humanas. Isso no quer dizer que haja um fanatismo nos acontecimentos da vida, como se tudo j estivesse escrito previamente; pois; fatal, no verdadeiro sentido da palavra, s o instante da morte (no conceito do Esprito da Verdade a Kardec L.E., 853). Todavia, s morremos quando nossa hora chegada. Essa hora aquela prevista em nosso programa encarnatrio ou aquela que assinalamos pela nossa imprevidncia (excessos que cometemos, perigos desnecessrios a que nos expomos, vcios que abreviam nossa existncia, etc.). No sabemos de antemo que gnero de morte deveremos sofrer, mas sim a que tipo de perigos estamos expostos pelo gnero de vida que escolhemos. Alem disso, na nossa condio evolutiva, estamos sujeitos, irrresistivelmente, lei das reencarnaes, pois se o Esprito permanecesse no mundo espiritual, ficar-se-ia estacionrio, e o que se quer avanar para Deus (L.E., 175-a). Portanto, o momento da encarnao, como o da desencarnao, fatal: a fatalidade s consiste nestas duas horas: aquelas em que deveis aparecer e desaparecer deste mundo (L.E., 859). Mas, h um outro tipo de fatalidade, referente escolha que o Esprito faz de suas provas, no momento da encarnao. Ciente de suas necessidades, traa para si mesmo uma espcie de destino, que a prpria conseqncia da posio em que se encontra (L.E., 851). o caso das provas fsicas, que vo delimitar as manifestaes do prprio Esprito. Quanto s provas morais e s tentaes, poder ceder ou resistir a elas, pois conserva o livre-arbtrio para o bem e o mal. Neste caso, conscientiza-se da necessidade do auto conhecimento e da reforma ntima e faz tudo por melhorar-se, superando suas imperfeies.

42

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rot e i r o

09

Es q u e c i m e n t o d o pa s s a d o Os sonh o s O s fa l s o s c r i s t o s e o s fa l s o s pro f e t a s
Esquecimento do passado
O incio de uma encarnao para o homem sempre cercado de expectativas e dvidas. uma nova experincia que se inicia e a ela o ser apresenta-se como um livro em branco, em que dever escrever a histria de sua existncia. Esprito milenar, tendo vivido muitas outras encarnaes, o homem uma obra em andamento, um livro que j se encontra preenchido em boa paret de suas pginas. Por que no conseguimos l-lo? Porque faz parte do processo encarnatrio o esquecimento do passado. Em razo dele, somos mais autnticos. De fato, se hoje somos imperfeitos, no passado o fomos ainda mais; se hoje cometemos tantos erros, se ainda nos envolvemos com as iluses do mundo, se revelamos constantemente traos de animalidade (violncia, dio, indiferena), podemos imaginar como teremos sido no passado mais distante. Se ele estivesse vivo em nossa conscincia, tornar-se-ia, certamente um empecilho para as novas experincias. Se nos lembrssemos dos erros cometidos (ou daqueles que cometeram contra ns), viveramos torturados pela culpa, pelo remorso, pelo desejo de vingana, etc. Se tivssemos tido existncias venturosas e confortveis, no poder, no luxo e na riqueza, o orgulho, o egosmo e a vaidade

43

seriam um entrave para o nosso livre - arbtrio. De qualquer forma, as perturbaes s nossas relaes sociais seriam inevitveis, visto nos lembrarmos do que fizramos ou sofrramos de nosso prximo, mormente aquele que convive conosco. Por este motivo, a misericrdia divina concedeu-nos o que necessrio e suficiente para o sucesso da nova existncia a cumprir, isto , a voz da conscincia e as tendncias instintivas, que nos permitem identificar aquilo que precisamos fazer para nos corrigir e progredir no presente, superando as montanhas dos nossos erros e imperfeies e prosseguindo no processo evolutivo com maior liberdade e a certeza de que se Deus lanou um vu sobre o nosso passado, isto ser-nos- o mais adequado. Em O Evangelho Segundo o espiritismo, Kardec assim interpretou o esquecimento do passado: O Esprito renasce frequentemente no mesmo meio em que viveu, e se encontra em relao com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes tenha feito. Se nelas reconhecesse as mesmas que havia odiado talvez o dio reaparecesse. De qualquer modo, ficaria humilhado perante aquelas pessoas que tivesse ofendido. O homem traz, ao nascer, aquilo que adquiriu. Ele faz exatamente como se fez. Cada existncia para ele um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi: Se est sendo punido, porque fez o mal, e suas ms tendncias atuais indicam o que lhe resta corrigir em si mesmo. sobre isso que ele deve concentrar toda a sua ateno, pois daquilo que foi completamente corrigido j no mais resta sinais. As boas resolues que tomou so a voz da conscincia, que o adverte do bem e do mal e lhe d a fora de resistir s ms tentaes. Ora, a lembrana do passado jamais se perde. Muitas vezes, sinais do passado transparecem sutilmente em nossos gestos, em nossos atos, em nossas palavras. Em nossos relacionamentos, as lembranas ficam apagadas, veladas; todavia, elas continuam vivas nos registros profundos da conscincia. As questes que ficaram em aberto, os problemas no resolvidos no passado, mantm-se presentes na conscincia, embora latentes, aguardando novas resolues. O que j foi superado funde-se personalidade, permitindo um caminhar mais liberto e sereno. O esquecimento do passado jamais ser um obstculo melhoria do esprito; antes, um beneficio inestimvel concedido criatura humana. E, aps a morte, o Esprito recobra a lembrana do passado, para que possa tomar boas resolues em relao s suas prximas encarnaes.

Os sonhos
O sonho define-se como a lembrana do que o Esprito viu durante o sono (L.E.,402). Kardec, analisando essa mesma resposta dos Espritos, complementa

44

dizendo que os sonhos so o produto da emancipao da alma, que se torna mais independente pela suspenso da vida ativa e de relao. O Esprito, jamais ficando inativo, experimenta durante o sono o afrouxamento dos laos que o unem ao corpo, permitindo-lhe o contato direto com os outros Espritos. Por essa razo que o sono influi, muito mais do que pensamos, em nossa vida. O perodo de sono, portanto, de vital importncia para os Espritos, representando A porta que Deus lhes abriu para o contato com seus amigos do cu. Alem disso, o recreio aps o trabalho, aps as tribulaes da vida diria. Para a Humanidade de um modo geral, os sonhos sempre tiveram grande importncia. Na Bblia, temos os episdios de Jos e o Rei do Egito; o de Daniel e Nabucodonossor; e o de Jac, entre outros. Na Histria geral, temos a revelao de Dante Alighieri acerca de sua obra, a Comdia, e os trs sonhos de Ren descartes, em que o Esprito da Verdade o aponta como autor de uma Cincia Admirvel. Na Histria do Espiritismo, Andrew Jackson, num sonho, tem uma ampla viso do mundo invisvel. Na psicanlise, Freud utilizou os sonhos como elementos de anlise do psiquismo humano. Na Histria da Religio, so conhecidos os episdios envolvendo Santo Afonso de Liguori, Santo Antnio de Pdua, Santo Ambrsio e So Francisco Xavier, com seus famosos desdobramentos. Na doutrina Esprita, so dignos de lembrana os casos de desdobramento de Eurpides Barsanulfo, quando professor em sua cidade natal (Sacramento, no estado de Minas Gerais). Em sonhos, tambm, podem acontecer casos de premunio, como o da mulher de Csar, que toma conhecimento da conjuno de Brutus, ou como o de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos da Amrica, que vislumbrou sua prpria morte e funeral. Podemos dizer, ento, que h dois tipos de sonhos: Os sonhos reais, em que ns fazemos contatos com seres ou coisas do mundo espiritual, indo a lugares que nos so permitidos devido a nossa condio evolutiva. J os sonhos do subconsciente no so mais do que reprodues de pensamentos, imagens e impresses que afetaram nossa mente no estado de viglia. comum, em sonhos, ter-se pressentimentos que jamais se cumprem. Da mesma forma, podemos receber sugestes ou encontrar respostas para a nossa problemtica mais aguda. Ocorrem visitas a seres conhecidos ou a lugares distantes, que algumas vezes nem conseguimos identificar. E isso ocorre quase todas as noites, pois, quando dormimos, prevalece a vida da alma. As visitas entre vivos podem ser provocadas, desde que o homem deseje e lhe seja permitido. Todavia, na Doutrina Esprita no h prtica de interpretao dos sonhos, porque a rigor, no se conhece o mundo ntimo e os problemas encarnato- trios das

45

criaturas. Ademais, no Espiritismo aprendemos a nos libertar da simbologia, geralmente usada de maneira indevida para desvendar os contedos ticos e morais do psiquismo. No nos lembramos sempre dos sonhos, em grande parte, devido influncia da matria pesada e grosseira, que limita as possibilidades de manifestao da alma. Contudo, deve-se considerar tambm a falta de desenvolvimento do Esprito e seu mediano grau de evoluo, que os impedem de lembrar-se das coisas corriqueiras do dia-a-dia, como de seus prprios sonhos. Ao despertar, por vezes, conservamos uma lembrana fugaz dos nossos sonhos e logo depois j no nos lembramos mais deles. Mas, outras vezes, os sonhos permanecem vivos em nossa memria, sugerindo-nos pensamentos novos e novos caminhos a percorrer.

Os falsos cristos e os falsos profetas


Entre as advertncias do Cristo para a nossa necessidade de orao e vigilncia, est a questo dos falsos cristos e dos falsos profetas. Estes so os que exploram, em proveito de sua ambio, de seus interesses e de seu desejo de dominao, certos conhecimentos que possuam, para conseguirem o prestgio de um poder supostamente sobre-humano ou de uma pretensa misso divina (E.S.E., Cap. XXI, item 5). Portanto, necessrio manter-se atento, vigilante, nos dia de hoje, para no nos deixarmos levar pelo erro, pela mentira, pela hipocrisia. H muitas criaturas que se utilizam de pretensos prodgios para captar a confiana dos que dele se aproximam e auferir vantagens pessoais. Indivduos que tm mel nos lbios e fel no corao propagam deliberadamente idias fantsticas, miraculosas, como se fossem verdadeiros milagres, fato que se repete h muito tempo. So esses os falsos cristos e os falsos profetas. A difuso dos conhecimentos vem desacredit-los, de maneira que o seu nmero diminui, medida que os homens se esclarecem. O fato de operarem aquilo que, aos olhos de algumas pessoas, parece prodgio no , portanto, nenhum sinal de misso divina. Esses prodgios podem resultar de conhecimentos que qualquer um pode adquirir, ou de faculdades orgnicas especiais, que tanto o mais indigno como o mais digno podem possuir. O verdadeiro profeta se reconhece por caractersticas mais srias, exclusivamente de ordem moral. (E.S.E., Cap. XXI, item 5). Embora as palavras cristos e profetas sejam tradicionalmente do mbito religioso, no se pode negar que nas mais diversas atividades humanas, como a cincia, o comrcio, a literatura, podemos encontrar criaturas caracterizadas dessa mesma forma: Indivduos revestidos dos mais nobres ttulos do saber humano, que inescrupulosamente semeiam o desespero, a descrena e a desiluso. As palavras de Jesus aplicam-se a todos aqueles que, podendo conduzir seus semelhantes para a glria do bem e da felicidade, preferem os falsos caminhos, jamais percorridos pelos verdadeiros cristos. No podemos nos enganar, pois

46

cada criatura traz na fronte, mas sobretudo nos atos, a marca de sua grandeza ou de sua decadncia. Deve-se, portanto, analisar as obras de cada um, para identificar as virtudes que as embasa: importante que ali haja a caridade, o amor, a indulgncia, a bondade que concilia todos os coraes; e, se confirmando as palavras, lhes juntam os atos, ento podereis dizer: Estes so realmente os enviados de Deus.(E.S.E., Cap. XXI, item 8). O espiritismo, revelando uma outra categoria de falsos cristos e de falsos profetas que so justamente os Espritos enganadores, hipcritas, orgulhosos ou pseudosbios, que passaram da Terra para a erraticidade e se disfaram com nomes venerveis -, confirma a advertncia do apstolo Joo, em sua primeira epstola: Carssimos, no acrediteis em todos os Espritos, mas provai se os Espritos so de Deus, porque so muitos os falsos profetas que se levantaro no mundo. (4:1). Se a morte no santifica ningum, como aprendemos na Doutrina, certo que no Plano Espiritual vamos encontrar Espritos nas mais diversas condies evolutivas morais e intelectuais (bons e maus, amigos e inimigos do bem, sbios e ignorantes, sinceros e hipcritas). preciso adotar um critrio seguro para avaliar a comunicao e saber se provm de um bom ou de um mau Esprito. Como dizia Jesus, pelo fruto se reconhece a rvore; toda rvore boa d bons frutos, toda rvore m d maus frutos. pela obra, ento, que se conhece seu autor; mas o cristo ia alm, enfatizando: Conhecereis a verdade e a verdade vos tornar livres (J, 8:32). Da a sempre atual exortao do esprito da Verdade: Amai-vos e Intru-vos, pois atravs do estudo srio e metdico, estaremos melhor preparados para evitarmos o enganos e a fraude. A doutrina Esprita uma doutrina de conhecimento e atravs dela, se bem estudada e bem vivenciada, nos imunizamos contra inmeros males, inclusive os perpetrados pelos falsos cristos e falsos profetas.

47

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rote i r o

10

Flu i d o s Conc e i t o sob r e mila g r e. A ju s t i a div in a. N o j u l g u e , c o m p r e e n d a .


1. Os fluidos
Na natureza parece que se encontra uma substancia sutilssimo, tenussima e volicssima que, depreendendo-se pelo universo, penetra por toda a parte sem oposio, aquece, vivifica e torna fecunda todas as criaturas vivas. Esse um trecho da carta de Galileu Galilei (1564 ~1642) escreveu ao monsenhor Piero Dini em 23 de maro de 1615, referindo-se ao fluido universal. Galileu, nome que lembra Jesus, o sublime Galileu. O Galileu Galilei de que falamos, nasceu em Pisa e foi um gnio que estudo leis fsicas, construiu o termmetro e o telescpio; astrnomo, adota a tese de Coprnico, do Heliocentrismo, o que valeu um processo inquisitrio em Roma, e, para no ser condenado, renega sua proposio. Aps trs sculos de equvocos, em 31 de outubro de 1992, o Vaticano pretendendo reabilitar Galileu, reabilita-se. Sculos depois, em 1862 e 1863, o Esprito psicografia de Camille Frammarion e temos trata de Uranografia (descrio do concepo da Gnese dos Mundos, com corpo carnal. Galileu Galilei comunica-se pela o Capitulo VI, de A Gnese, que cu), dando-nos a magnfica a viso do Esprito, j liberto do

48

Fluido Universal
Sabemos hoje, existir um fluido etreo que enche o espao e penetra os corpos fluido gerador de mundos e de seres, que a matria csmica primitiva. O FLUIDO UNIVERSAL uma criao da divindade e o principio elementar de todas as coisas. O fluido csmico (ou fluido universal), sendo matria elementar bsica, primitiva, suas transformaes e modificaes constituem a inumervel variedade de corpos da natureza. Essas transformaes e modificaes do princpio elementar do universo assumem estados que variam desde o estado fludico ou etreo (no plano espiritual), at a condensao ou materializao (no plano fsico).

Principio Vital
Vimos que esse fluido penetra os corpos, como um oceano imenso. nele que reside o principio vital que d origem vida dos seres e a perpetua em cada globo, conforme a condio deste principio que, em estado latente, se conserva adormecido, onde a voz de um ser no o chama (GE., cap. VI, item 18). Assim, exato dizer-se que Deus h criado sempre, cria incessantemente e nunca deixar de criar.

Ao dos Espritos sobre os Fluidos


Os Espritos, por meio do pensamento e da vontade, agem sobre os fluidos determinando esta ou aquela direo, combinao ou disperso. Atuando sobe os fluidos, do-lhe formas, cores, mudam suas propriedades qumicas, etc., produzem, assim, aparncias, roupas, objetos que desejam. Com a desencarnao, o Esprito que continuar com o seu pensamento concentrado na vida material que tivera, sente-se ainda vivo, criando para si um ambiente fludico denso, fazendo-o sofrer; da a necessidade da renovao constante pelo estudo e pratica do Bem.

Qualidade dos Fluidos Efeitos


Agindo os Espritos sobre os fluidos espirituais (matria quintessenciada), suas conseqncias sobre os encarnados so diversas, podendo estar impregnadas de qualidades boas ou ms, que podem ser modificadas em funo da pureza ou impureza de seus sentimentos. Os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletrios corrompem o ar respirvel.

49

Se estivermos em uma reunio onde as pessoas procuram emitir bons sentimentos purificados formam uma corrente fludica benfica. Se os pensamentos forem fteis ou vulgares do ponto de vista moral, as emanaes fludicas sero de baixo teor. Do ponto de vista fsico, esses fluidos podem ser, entre outros: excitantes ou calmantes, irritantes ou dulcificantes, repulsivos ou reparadores, trazendo, do ponto de vista moral, expresses de dio, cime, orgulho, egosmo; ou ainda, de bondade, caridade, benevolncia e amor.

Perispirito Ao dos Fluidos


O Perispirito um dos produtos mais importantes do Fluido Universal. O Esprito extrai o seu envoltrio semi-material do fluido ambiente do planeta em que vai habitar. Da resulta que esses elementos devem variar segundo os mundos e o adiantamento moral do Esprito encarnante (GE. Cap. XIV, itens 7 e 8). Foi chamado corpo fludico ou corpo espiritual por Paulo de Tarso, de mediador plstico por Emmanuel, e recebeu muitos outros nomes; Kardec o chamou de Perispirito. Serve de ligao entre a Alma e o corpo; o intermedirio, que transmite ao Esprito as sensaes recolhidas pelo corpo fsico; e por ele que o Esprito manifesta a sua vontade ao exterior. Atuado sobre os rgos da matria, o Perispirito o rgo sensitivo do Esprito (GE., Cap. XIV, item 22). O Esprito nunca se desliga do seu Perispirito, mas a natureza deste se eteriza, na razo de sua elevao moral.

Conceito sobre milagre.


O milagre, entendido como um ato do poder divino contrrio s leis conhecidas da natureza, implica na idia de um fato sobrenatural, maravilhoso, impossvel de ser explicado pela cincia dos homens. A ignorncia, a superstio, os dogmas inibem a muitos de se dedicarem ao estudo dos ensinamentos dos Espritos, com receio de pecarem, de irem para o inferno ou de serem envolvidos pelos demnios. Diga se, de incio, deixando bem claro, que o Espiritismo no faz milagres, pois muitas pessoas desiludidas com as crenas dogmticas, com as Cincias do homem ou com as dificuldades da vida material, se voltam para o mundo espiritual, buscando atravs dos fenmenos medianmicos, a salvao ou

50

eliminao de seus problemas econmicos, de sade, sentimentais, etc. e, muitas vezes, deixam- se envolver por charlates e embusteiros, ou se prendem a um fanatismo exacerbado. O ensinamento do Cristo, todavia, em relao s curas, uniforme e se resume nestas afirmaes: a) Tua F te curou; b) Vai e no peques mais. Estas afirmaes deixam claro que a imposio das mos por Jesus, a dos mdiuns, ou a interveno dos Espritos so lenitivos oferecidos ao aflito por razes muito diversas, cabendo a cada um examinar e compreender; segundo o discernimento que alcanou. No se deve esperar, pois, por milagres dos mdiuns e do Espiritismo. O conhecimento da Doutrina no se d de um momento para outro, participando de algumas reunies ou de algumas palestras, mas atravs da meditao, da reflexo e da vivncia dos seus ensinamentos no aprendizado esprita-cristo. Somente assim o homem pode tornar se mdico de si mesmo, produzindo em si a Reforma ntima, buscando em si o homem novo, atravs do bom combate. Assim, conhecendo a verdade, ele se libertar da multido de suas faltas. No decorrer do estudo, descobre se: a) Que durante a sua encarnao, o esprito age sobre a matria por intermdio de seu corpo fludico ou Perisprito; o mesmo sucede fora da encarnao. Como Esprito, e na medida de suas capacidades, ele faz o que fazia como homem; somente, como no tem mais o seu corpo carnal com instrumento, serve se, quando tal necessrio, dos rgos materiais de um encarnado chamado mdium. b) A interveno de inteligncias ocultas nos fenmenos espritas no os torna mais miraculosos que todos os demais fenmenos devidos a agentes invisveis, pois esses seres ocultos que povoam os espaos so uma das potncias da natureza, potncia essa, cuja ao incessante sobre o mundo material, como sobre o mundo moral. c) Que o Espiritismo, esclarecendo nos acerca desse poder, nos d a chave de uma multido de coisas inexplicadas, e inexplicveis por quaisquer outros meios, e que, em tempos recuados, puderam passar por prodgios; de modo semelhante ao magnetismo, ele revela uma lei, seno desconhecida, pelo menos mal compreendida; ou, dizendo melhor, conhecem se os efeitos, pois so produzidos em todos os tempos, mas no se conhecia a lei; e a ignorncia dessa lei, o maravilhoso desaparece, e os fenmenos voltam ordem das coisas naturais... Aquele que pretendesse, com o auxlio dessa Cincia, fazer milagres, ou seria um ignorante do assunto ou um charlato.

51

d) Que os espritos agem sobre os fluidos espirituais com o auxlio do pensamento e da Vontade. (*) Os pensamentos imprimem a esses fluidos esta ou aquela direo; eles os aglomeram, os combinam ou os dispensam; formam, com esses materiais, conjunto que tenham aparncia, forma ou cor determinadas; mudam suas propriedades como qumico altera as propriedades dos gases ou de outros corpos, combinando-os segundo determinadas leis. a grande oficina ou laboratrio da vida espiritual. e) Que o espiritismo no faz milagres, mas o homem pode fazlo em si mesmo, vivenciando o aprendizado esprita-cristo, no em um dia ou em um ano, mas minuto a minuto, durante sculos, corrigindo tendncias, superando as influncias da natureza animal e acrisolando a supremacia do Esprito sobre a matria. Por isso, a cada um segundo suas obras, conforme sua f, seu discernimento e a sua conduta devotada e abnegada causa do bem. f) Que existem leis naturais ou divinas reguladoras da ordem universal, s quais tudo submetido, inclusive o Princpio Inteligente; mas a este, enquanto homem, por seu livre-arbtrio, sob pena de assumir, por sua responsabilidade, a expiao e o resgate posteriores. Foi isto o que disseram os Espritos em O Livro os espritos, na questo 123: A sabedoria de Deus se encontra na liberdade da escolha que concede a cada um, porque assim cada um tem o mrito de suas obras, confirmando Jesus: A cada um segundo usas obras. (*)A Gnese, cap XIV, item 14.

A Justia Divina
Entre os atributos de Deus, encontra se o de sua soberana justia e bondade (qualidades indubitveis da divindade), em seu mais alto grau: o infinito de uma a qualidade exclui a possibilidade da existncia de uma qualidade contraria que diminusse ou anulasse ( A Gnese, Cap II, Item 14). Portanto, no se duvidar da justia e da bondade divinas, medida precisa da sabedoria providencial, que se revela tanto nas menores quanto nas maiores coisas. Mas, ainda vemos muitas criaturas, cristalizadas nas iluses do mundo, que, ao menor sopro das adversidades, so capazes de questionar a justia divina. Para estes, Deus castiga, Deus pune, Deus no justo. Em outros momentos, por uma alegria fugaz, Deus maravilhoso, Deus bom, Deus justo. Tal contradio encontra se na criatura e no no Criador. Deus no poderia ser ao mesmo tempo bom e mau, pois ento, no possuindo nenhuma e tais qualidades no grau mximo, no seria Deus; todas as coisas seriam submetidas ao seu capricho, e no haveria estabilidade para nada. Ele no poderia se seno infinitamente bom, oi infinitamente mau; ora, como suas obras testemunham sua bondade e sua solicitude, necessariamente se conclui

52

que, no podendo ao mesmo tempo ser bom e mau, sem cessar de ser Deus, deve ser infinitamente bom. A soberana bondade implica na soberana justia, pois se ele agisse injustamente ou com parcialidade numa s circunstncia, ou em relao a uma s de suas criaturas, no seria soberanamente justo e, por conseqncia, no seria soberanamente bom. ( A Gnese, Cap II, Item 14). A lio muito significativa. No podemos continuar tendo uma idia de Deus, porque Ele "no se mistura cadeia das suas criaturas", como bem definiu Lon Denis. No podemos pensar num Deus caprichoso, mudando de humor a cada instante; devemos, antes, abandonar a idia de Deus humanizado, descrito nossa imagem e semelhana, j que desconhecemos complemente sua natureza ntima. " O Pai a ningum julga, mas deu ao filho to o poder de Julgar" (Jo, 5:22), disse Jesus, com toda prioridade. O filho da frase no era evidentemente, o prprio Cristo: " Vs julgais segundo a carne, eu a ningum julgo" (Jo, 8:15), como ele mesmo afirma e confirma: " Se algum ouvir as minhas palavras e no guardar, eu no o julgo, porque no vim julgar o mundo, mas para salvar o mundo" (Jo, 12:47). Esse filho cada um de ns, que tem o poder de julgar a si mesmo. Na verdade, no se trata e uma aberrao da Providncia Divina, mas de um processo natural. Afinal, onde se encontra escrita a lei de Deus? " Na conscincia" (L.e., 621), responderam os Espritos a Kardec. Isto significa que, ao chegar espiritualidade, finda a romagem terrena, o Esprito no encontrar um tribunal formado, juzes togados ou Promotores de Justia prontos para sentencilo. Contudo haver um outro julgamento, uma avaliao da existncia terminada, naquilo que houve de mais importante. Esse julgamento se dar no "Tribunal da Conscincia", onde cada um seu prprio juiz e julgar de acordo com a verdade, sem procurar atenuar suas falhas, mas sendo o mais justo quanto possvel. As leis imperantes nesse tribunal no so as humanas (falhas, lacunosas, obscuras), mas as leis Divinas (sbias, harmonizadoras, perfeitas). A sentena equilibrada, isto , abrange todo o campo das necessidades de aperfeioamento de Esprito mais voltada para o futuro at do que para o passado, traando os prximos passos do indivduo no sentido de sua reformulao moral. Em posse dela, o Esprito comea a preparar se para o retorno a vida corporal, com novas expectativas, ciente das probabilidades de reincidncia no erro, motivo que o leva a fazer um esforo maior para corrigir - se. Em tudo e por tudo, apresenta - se a Providncia Divina, que " a solicitude de Deus pelas suas criaturas" ( A Gnese, Cap II, Item 20) Os perigos a que estamos expostos no so mais do que advertncias para nos desviar do mal e bons

53

tornar melhores a cada passo. " Se examinarmos a cauda e a natureza do perigo, veremos, que na maioria das vezes, as consequncias foram a punio de uma falta cometida ou de um dever negligenciado. Deus vos adverte para refletirdes sobre vs mesmos e vos emendardes" (L.E., 855) A necessidade de reflexo permanente para cada um de ns. o melhor meio de nos melhorarmos j nesta vida e resistirmos ao arrastamento do mal. Scrates, imortalizando o " conhecer-te a ti mesmo", enfatizou tambm que " a vida sem exame indigna do homem". Santo Agostinho reforou esse pensamento: "o conhecimento de si mesmo , portanto a chave do melhoramento individual" (L.E., 919-a). Estamos, pois atentos a ns mesmos, a todo o momento, para que a Justia Divina possa vir mais em abandono das nossas virtudes e menos em corrigindo nossas imperfeies.

No julgue, Compreenda...
Dizia o filsofo Protgoras que o homem a medida de todas as coisas. Pode s-lo, de fato, do ponto de vista filosfico e cientfico. Porm, quando o que se tem para medir o comportamento alheio, recomenda se, em primeiro lugar, cautela, bom senso, prudncia, j que, como ensinava o Divino Mestre Jesus: Aquele dentre vs que estiver sem pecado,atire lhe a primeira pedra (J, 8:111) E qual de ns pode, realmente, sequer pensar em atirar a primeira pedra?... Alm, disso, o Excelso Amigo nos alertava, no Sermo do Monte, para a responsabilidade de julgar o prximo: No julgueis, para que no sejais julgados. Porque com o juzo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos ho de medir a vs. (Mt, 7:1-2) Na verdade, nenhum de ns gosta de ser julgado pelo outro; esta mais uma razo para que no nos disponhamos a julgar ningum (nem mesmo em pensamento). Emmanuel tambm nos orienta para a necessidade de benevolncia nos julgamentos, mormente quando se tratar de assuntos do corao, em que ainda somos deficientes. Diz o notvel mentor espiritual: Se algum vos parece cair, sob enganos do sentimento, silenciai e esperai! Se algum se vos afigura tombar em delinqncia, por desvarios do corao, esperai e silenciai!... Sobretudo, compadeamo-nos uns dos outros, porque, por enquanto, nenhum de ns consegue conhecer to exatamente, a ponto de saber hoje qual o tamanho da experincia afetiva que nos aguarda amanh. Calai a vossos possveis libelos, ante as supostas culpas alheias, porquanto nenhum de ns, por agora, capaz de medir a parte de responsabilidade que nos compete a cada um nas irreflexes e desequilbrios dos outros... Em tudo devemos nos inspirar em Jesus, o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e modelo (L.E., 625), e que nos apontava sempre a necessidade de humildade, pacincia, compreenso, perdo, benevolncia, indulgncia. Ele tinha a frmula exata para a soluo de todas as

54

modalidades de problemas derivados das relaes humanas, que sintetizava num pensamento profundo: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. O mestre falava de amor incondicional, do amor sublime, irrestrito, perene, que deriva estender se ao parente difcil, ao companheiro rebelde, ao ofensor, ao adversrio, ao inimigo... Nada pode substituir esse sentimento, nada capaz de fazer cicatrizar uma ferida com tanta eficcia, nada se lhe pode opor com o fim de neutralizlo. O amor, enfim, cobre a multido dos pecados, como enfatiza, e tudo devem fazer para agir em seu nome, com pureza de alma.

55

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rot e i r o

11

A por t a es t r e i t a . Sed e perf e i t o s . O Esp i r i t i s m o con s o l a d o r prom e t i d o .

com o

A porta estreita
Entre os extraordinrios ensinamentos do Divino Mestre Jesus, delineados no Sublime Sermo do Monte, cap. 7 do Evangelho segundo Mateus, vers. 13-14, encontramos a passagem das Duas Portas, em que Cristo nos aponta o melhor caminho a seguir, nas sendas da evoluo do Esprito. A idia das portas, porm, j era encontrada nas antigas tradies, como locais de passagem entre dois estados, entre dois mundos distintos em do outro (entre o conhecido e o desconhecido, entre a luz e as trevas), e levando a resultados inteiramente diversos. O iniciado era preparado, atravs de duras provas, para a travessia, cabendo lhe, todavia escolher a forma como realizala. Tratava se dos rituais de passagem, em que a travessia era uma viagem rumo a situao diversa daquela em que o candidato vivera at aquele momento. Nas tradies judaicas e crists, essa passagem transformou se num acesso Revelao. Ainda hoje essa tradio mantida e pode ser sentida em diversos rituais modernos, como, por exemplo, nos trotes universitrios, em que os calouros so submetidos, freqentemente, a humilhaes e violncias extremas. NO Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos a lio da porta assim colocada por Allan Kardec: A porta da perdio larga, porque as ms paixes so numerosas e o caminho do mal o mais freqentado. A da salvao estreita, porque o homem que deseja transpla deve fazer grandes esforos

56

para vencer as suas ms tendncias, e poucos se resignam a isso. Completa se a mxima: So muitos os chamados e poucos os escolhidos. Esse o estado atual da humanidade terrena, porque, sendo a Terra um mundo de expiaes, nela predomina o mal. Quando estiver transformada, o caminho do bem ser o mais freqentado. Devemos entender essas palavras, portanto, em sentido relativo e no absoluto. Se esse tivesse de ser o estado normal da Humanidade, Deus teria voluntariamente condenado perdio maioria das crianas, suposio inadmissvel, desde que se reconhea que Deus todo justia e todo bondade. (Cap. XVIII, item 5). Ao analisar a questo posta por Jesus, Emmanuel situa as portas na muralha do tempo, delimitando as dimenses passado e presente, aqum e futuro, alm da muralha, para mostrar-nos que podemos permanecer na comodidade dos desacertos do mundo ou optarmos pela renovao dos nossos valores. De fato a porta larga (a da perdio), aponta para as iluses do mundo: as ms paixes, os vcios, os maus hbitos, as frustraes, os desequilbrios, as ms tendncias, as concepes errneas. o caminho mais trilhado, visto que a Humanidade ainda no se deu conta da importncia da vida futura, preferindo permanecer nas cogitaes do imediatismo e das sensaes, degradando se nos atrativos que essa porta oferece. Entorpecido pelas vivncias exteriores e perifricas, o Esprito mergulha cada vez mais nas diverses materialistas, acreditando que tem em suas mos as rdeas do destino e que poder a qualquer momento, num passe de mgica, alterar os resultados das suas aes. Equivocado, ignora os meandros da Lei de Causa e Efeito, que mais cedo ou mais tarde o chamar a complexos reajustes. O que elegeu a porta estreita, ao contrrio, um Esprito amadurecido e consistente, enxergando com os olhos da alma, que ala vos mais seguros e reais. J compreendeu que o caminho apertado exige conhecimento, critrio, vigilncia, prudncia, humildade e renncia, para nele permanecer. o caminho da vida, da felicidade, da luz. O indivduo desperto no se forra a esforos; cuida primeiramente do seu campo mental, educa os seus pensamentos, policia as suas palavras, fala menos e ouve mais; procura viver em sintonia com o Alto atravs da prece sincera, simples, constante; no mede foras para auxiliar o seu prximo, vivenciando a lei de solidariedade na sua verdadeira expresso; procura compreender e perdoar aqueles que lhe esto sua volta, principalmente no ninho domstico. Enfim, sabe que a confiana em Deus, acima de tudo, a forma mais sublime de manuteno das foras anmicas para a travessia escolhida. Assim que a renuncia s facilidades do mundo, opinio dos homens, para sentir a presena de Deus, no recndito de sua alma, imunizando-se, assim, contra os acidentes de percurso (pois os obstculos se apresentam mais palpveis nesse caminho).

57

Sobretudo, est consciente de que a vitria ao final da jornada ser conquistada por seus mritos e com inenarrvel alegria ntima. No podemos nos esquecer das lies imorredouras do nosso Mestre Jesus, que dizia: Eu sou a porta; se algum entrar por mim, salvar se ...(Jo, 10:9), mostrando assim a importncia de vivermos dentro dos padres evanglicos, qualquer que seja a dimenso em que estejamos situados. necessrio adquirir esse bom hbito! No estgio atual da Humanidade terrena, predomina o mal, em diversos aspectos: o orgulho, o egosmo, o materialismo, a sensualidade, a agressividade, a ambio desmedida, a mentira, a maldade. Porm, no estamos obrigados a aderir a esse estado de coisas: devemos orar permanentemente, para no cairmos em tentao, reformulando nossas concepes errneas; e valorizar cada oportunidade de renovao, vendo no Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida.

Sede perfeitos
Tendes ouvido o que foi dito: amars o teu prximo e odiars teu inimigo. Eu, porm, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos perseguem e caluniam, para serdes filhos de vosso Pai que est no cus; que faz nascer o sol sobre bons e maus, e vir sobre justos e injustos. Porque se s amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? No fazem o mesmo os publicanos? Se somente saudardes os vossos irmo, que o que com isto fazeis mais do que os outros? No fazem o mesmo os gentios? Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai Celestial (Mateus, 5:43-48) Passagem semelhante narrada pelo evangelista Lucas (6:27-28 e 32-36), aparecendo o ltimo versculo assim: Sede pois, misericordiosos como tambm vosso Pai misericordioso Jesus disse: No vim destruir a lei, mas sim cumpri-la (Mateus, 5:17). Como j vimos anteriormente, o Mestre referia se lei divina e no a lei humana, que mandava amar o prximo e odiar aos inimigos. Entretanto, no nos enganemos com o sentido que devemos dar s palavras de Jesus, quando nos manda amar nossos inimigos, pois com isso no quis, por certo, dizer que devemos amar o inimigo com o enternecimento e carinho, a ternura e confiana que dedicamos a um irmo ou a um amigo. No poderemos ter para com quem os persegue as mesmas expanses de amizade ou arroubos de simpatia, que manifestamos por aqueles com os quais estamos em comunho de pensamento em sintonia. Amar os inimigos, ento, no lhes ter dio, nem rancor, nem desejo de vingana; perdoar-lhes o mal que nos fazem, sem obstar reconciliao; desejar-lhes o bem e no o mal; alegrarmos-nos com a sua felicidade, estendendo-lhes a mo caridosa em caso de necessidade abstendo-nos, por

58

palavras e atos, de tudo o quanto possa prejudic-los; enfim, pagar sempre o mal com o bem, sem idia de humilh-los, e quem isso fizer, estar sem dvida, amando os inimigos. Deus perfeio infinita em todas as coisas e da no devemos tomar ao p da letra a mxima: Sede perfeitos, por isso suporia a possibilidade de alcanarmos a perfeio absoluta, tornando a criatura igual ao Criador, o que inadmissvel. Assim, Jesus apresentava aos homens um modelo, o maia perfeito, para que se esforassem por imit-lo, a fim de alcanarem a perfeio relativa de que so capazes. O grau de perfeio que podemos atingir est na razo da extenso do amor ao prximo, que podemos realizar, ditando at o amor aos inimigos. Moiss teve de ensinar a seus tutelados a amarem pelo menos os de grau de famlia. Jesus, porm, dilata o ensinamento, fazendo-nos compreender que todos os homens so irmos, filhos de um nico Pai, seja qual for a raa a que pertenam, at mesmo nosso prprio inimigo. Desde que comeamos a esclarecer as nossas mentes e vamos libertando nossas conscincias dos preconceitos e cristalizaes, procurando lutar, para vencermos as nossas inferioridades, compreendemos a dificuldade imensa que encontramos, para atravessarmos a muralha de nossas imperfeies e esclarecermos a montanha de nossos vcios e defeitos. A grande esperana e nosso maior estmulo residem, ento, na lei da reencarnao, que nos concede sempre renovadas oportunidades para alcanarmos, pela evoluo, a perfeio relativa que nos compete. pela reencarnao que os Espritos que se odeiam tm oportunidade de se reconciliar, atravs dos laos consangneos, lutando e sofrendo juntos para se entenderem, vencerem as averses recprocas e finalmente se amarem! Em Lucas, 6:40, lemos: O discpulo no est acima do seu mestre; mas todo o discpulo ser perfeito, se for como o seu mestre Palavras de estmulo estas, pronunciadas por Jesus, modelo de perfeio, que nos diz poderem os discpulos igualar-se ao Mestre. Nossa compreenso nos diz, porm, que somente percorrendo toda a estrada que nos foi aberta pelo modelo e guia, poderemos realizar esse magnfico objetivo e, isso, atravs das existncias sucessivas da carne, dada a nossa ainda endividada posio atual. Poderemos acelerar a nossa marcha e ganhar terreno no extenso caminho e percorrer, em busca de nosso aperfeioamento, se desde j nos compenetrarmos do nosso papel e da necessidade urgente de viv-lo intensamente, buscando faz-lo atravs do nosso amor ao prximo, fazendo o bem, sem esperar recompensa, pagando o mal com o bem, defendendo o fraco contra o forte e sacrificando sempre nosso interesse em face da justia; sendo indulgentes para com as fraquezas alheias e severos para com as prprias, no nos comprazendo em evidenciar os defeitos dos outros, mas estudando nossas prprias imperfeies e trabalhando, incansavelmente, para combater e vencer. O Espiritismo bem compreendido, mas, sobretudo, bem sentido e vivido, a evoluo e conduz, inevitavelmente, o seu adepto perfeio, porquanto o

59

progresso moral e espiritual a caracterstica do verdadeiro esprita, ou verdadeiro cristo. O verdadeiro e sincero esprita tem o corao enternecido e a f a toda prova, podendo ser reconhecido por sua transformao moral e pelos esforos que faz para dominar as ms inclinaes.

O Espiritismo como Consolador prometido.

Prximo de partir para a Espiritualidade, Jesus promete aos seus discpulos que lhes enviar um outro Consolador, o Esprito da Verdade, o Parclito, que haveria de ensinar todas as coisas e lembrar o que ele dissera (J, 14:15-17 e 26; 16:7-14). No tempo determinado, o Espiritismo veio cumprir aquela promessa do Divino Mestre, revelando ao homem as leis que regem os fenmenos, antes tidos como sobrenaturais ou milagrosos. O Espiritismo, ou o Consolador Prometido, surge no horizonte terrestre, em meados do Sc. XIX, como a Terceira Revelao. No sc XIII a.C., Moiss trouxe para a Humanidade a Primeira Revelao, materializando a idia do Deus nico (j ensinado por Abrao, o grande patriarca hebreu, cerca de 600 anos antes). Moiss promulgou a lei do Monte Sinai, lanando os fundamentos da verdadeira f, como grande mdium que era. Como homem, foi o legislador eficiente, que organizou a sociedade da poca, procurando livr-lo dos erros do politesmo. Aps Moiss, veio o Cristo, encarnando a Segunda Revelao, e acrescentou essncia dos ensinamentos mosaicos a idia da vida futura, estranha ao contexto do Pentateuco, bem como as penas e recompensas que esperam o homem depois da morte. Jesus faz encarar a divindade de um ponto de vista totalmente novo: no mais o Deus que quer ser temido, mas o Deus que quer ser amado. (A Gnese, cap. I, item 23) Jesus, ento, resume o Declogo num mandamento maior o amor de Deus, acima de todas as coisas e num menor, semelhante quele o amor ao prximo e estabelece assim as bases da Religio Csmica (Universal). A Doutrina dos Espritos, como a Terceira Revelao, o Cristianismo Redivivo. A revelao esprita possui um duplo carter, visto que participa, ao mesmo tempo, da revelao divina e da revelao cientfica, as duas vias que levam o homem ao verdadeiro conhecimento. Nas palavras de Kardec, o que caracteriza a revelao esprita que sua origem divina, que a iniciativa pertence aos Espritos e que a sua elaborao o resultado do trabalho do homem. O Espiritismo, ento, parte das prprias palavras do Cristo (da mesma forma que este muitas vezes remeteu seus discpulos s palavras de Moiss), sendo uma conseqncia direta de sua doutrina. idia da vida futura, acrescenta a revelao da existncia do mundo invisvel que nos cerca e povoa o espao. Define os laos que unem o esprito ao corpo. Fundamenta-se no princpio da reencarnao. E estabelece as conseqncias morais da conduta humana frente s leis divinas.

60

O Espiritismo, assim, como a doutrina de conhecimento, chega ao momento em que a Humanidade est mais bem preparada e a Cincia encontra-se organizada e pronta para dar sustentao ao fenmeno esprita, que, sem ela, ficaria sem apoio e exame. Se tivessem surgido antes s descobertas cientficas dos sc. XVII e XVIII, a ao da Espiritualidade finalmente estaria condenada ao fracasso. A Doutrina Consoladora mostra ao homem que a causa dos seus sofrimentos, muitas vezes, est em existncias anteriores; que a Terra, no seu atual estgio, um mundo de expiao e provas; que Deus, soberanamente justo e bom, a ningum castiga, de sorte que as aflies vividas pela criatura humana conduzem cura dos seus males, assegurando-lhe felicidade nas existncias. O Espiritismo, por isso, no seu trplice aspecto (de Cincia, Filosofia e Religio), responde aos mais diversos questionamentos humanos, fazendo o homem compreender de onde vem, para onde vai e o que est fazendo na Terra; enfim, desvenda-lhe sua natureza, sua origem e sua destinao, preparando-o para viver melhor suas prximas encarnaes. Finalmente, revela o conceito mais avanado de Deus: Inteligncia Suprema e causa primria de todas as coisas. Esclarece que no podemos conhecer a natureza ntima do Criador, mas aponta alguns de seus atributos, que nos mostram sua justia e sua bondade, presentes toda a Criao.

61

CENTRO ESPRITA PADRE ZABEU KAUFFMAN CURSO PREPARATRIO DE ESPIRITISMO

Rote i r o

12

N o p o n h a i s a ca n d e i a d e b a i x o do alq u e i r e . O esp i r i t i s m o na a t u a l i d a d e . O s traba lhad o r e s da lt ima hora. B i o g r a f i a d e A l l a n Kard e c

No ponhais a candeia debaixo do alqueire

Ningum acende uma lmpada, e a esconde com alguma vasilha, ou pe debaixo da cama; pe-na sim, sobre um candeeiro, para que vejam a luz aqueles que entram. Porque no h nada de secreto que no venha a ser descoberto, nem nada oculto que no venha a ser conhecido e tornado pblico. (Lucas, 8:16-17) Causa estranheza ouvir Jesus dizer que no se deve pr a luz debaixo do alqueire, ao mesmo tempo em que se esconde a toda volta hora o sentido das suas palavras sob o vu de alegoria, que nem todos podem compreender. Ele se explica, entretanto, dizendo aos apstolos: Eu lhes falo em parbolas, porque eles no esto em condies de compreender certas coisas; eles vem, olham, ouvem e no compreendem certas coisas, assim, dizer-lhes tudo, ao menos agora, seria intil; mas a vs o digo, porque j vos dado compreender esses mistrios. E procedia, portanto, para com o povo, como se faz com as crianas,

62

cujas idias ainda no se encontram desenvolvidas. Dessa maneira, indica-se o verdadeiro sentido da mxima No se deve pr a candeia debaixo do alqueire, mas sobre o candeeiro, a fim de que todos os que encontram possam v-la. Ele no diz que tenhamos de revelar inconsideradamente todas as coisas, pois, todo o ensinamento deve ser proporcional inteligncia de quem o recebe, e porque h pessoas que uma luz muito viva pode ofuscar sem esclarecer. Pergunta-se que proveito o povo poderia tirar dessa infinidade de parbolas, cujo sentido estava oculto para ele. Deve notar-se que Jesus s se exprimiu em parbolas sobre as questes, de alguma maneira abstrata, da sua Doutrina. Mas, tendo feito da caridade e da humildade a condio expressa de salvao, tudo o que disse a esse respeito perfeitamente claro, explcito e sem nenhuma ambigidade. Assim devia ser, porque se tratava de regra de conduta, regra que todos deviam compreender, para poderem observar. Era isso o essencial para a multido ignorante, qual se limitava a dizer: Eis o que necessrio para ganhar o Reino dos Cus. Sobre as outras questes, s desenvolvia os seus pensamentos para os discpulos. Estando eles mais adiantados moral e intelectualmente, Jesus podia inici-los nos princpios mais abstratos. Foi por isso que disse: Ao que j tem ainda mais se dar, e ter em abundncia (E.S.E., Cap XVIII, item 15). No obstante, mesmo com os apstolos, tratou de modo vago sobre muitos pontos, cuja inteligncia completa estava aos tempos futuros. Foram esses pontos que deram lugar a diversas interpretaes, at que Cincia, de um lado, e o Espiritismo, de outro, vieram revelar as novas leis da natureza, que tornaram compreensvel o seu verdadeiro sentido. Ningum acende a candeia e a coloca debaixo do mdio, mas no velador, e assim alumia a todos os que esto na casa. Jesus (Mateus 5:15) Muitos aprendizes interpretam semelhantes palavras do Mestre como apelo pregao sistemtica e desvelaram-se atravs de veementes discursos em toda parte. Outros admiram que o Senhor lhe impunha a obrigao de violentar os vizinhos, atravs de propaganda compulsria da crena, segundo o ponto de vista que lhes particular. Em verdade, o sermo edificante e o auxlio fraterno so indispensveis na extenso dos benefcios divinos da f. Nossa existncia a candeia viva. um erro lamentvel despender nossas foras, sem proveito para ningum, sob a medida de nosso egosmo, de nossa vaidade ou de nossa limitao pessoal. Prega, pois, as revelaes do Alto, fazendo-as mais formosas e brilhantes em teus lbios; insta com parentes e amigos para que aceitem as verdades imperecveis; mas no olvides que a candeia viva da iluminao espiritual a perfeita imagem de ti mesmo.

63

O espiritismo na atualidade
Depois de sculos de obscurantismo religioso e do dogmatismo imposto, conscincias amadurecidas comeam a despertar em busca da soluo para os seus problemas transcendentes. Nos dias de hoje, v-se um surto desenfreado de seitas e doutrinas que procuram entender os Espritos inquietos, sedentos de novas luzes. H um inegvel interesse pelo fenmeno, como resposta a velhas questes filosficas, sem qualquer conseqncia de ordem moral. Nesse diapaso, v-se um crescimento do espiritualismo no mundo, redescobrindo velhas prticas com roupagem moderna. Presas ao imediatismo da vida material, as criaturas especulam em todos os campos possveis, no encalo de frmulas mgicas ou de revelaes fantsticas que lhe atendam os anseios da curiosidade v. Quando se trata do comportamento humano e das suas conseqncias morais, o homem ainda se reserva o direito de no esmia-lo, conservando-se como era (e como pretende continuar sendo), protegido pelos mecanismos de defesa da sua personalidade. A nova ordem de coisas custa a penetrar nos coraes mais endurecidos. O Espiritismo, porm, como o Consolador Prometido pelo Cristo, surge no horizonte humano como um osis em meio ao universo da desinformao, oferecendo ao homem o conhecimento da verdade que liberta e eleva o Esprito. Enquanto muitos ainda permanecem presos aos modismos, buscando solues imediatistas para problemas enraizados na personalidade desde longa data, e aderindo a prticas msticas do passado, com roupagem moderna, o Espiritismo, nos tempos modernos, , sem dvida, a revivescncia do Cristianismo em seus fundamentos mais simples como enfatiza Emmanuel. Mostrando ao homem que ele o interexistente, isto , aquele que vive os dois mundos oferece-lhe novas oportunidades de realizao, por alterar-lhe o panorama das cogitaes mentais. A sobrevivncia alm da morte j no encerra a criatura nos crculos intransponveis do cu, inferno e purgatrio. A pluralidade dos mundos habitados, da mesma forma, no prende o Esprito nas teias incompreensveis da mesquinha problemtica planetria. O dilogo entre vivos e mortos alarga o universo do conhecimento e preserva os laos afetivos bem formados. Os sofrimentos no so ndulos temporrios na cadeia da evoluo, dissolvidos pelo trabalho digno e pelo conhecimento de si mesmo, que levam o indivduo a harmonizar se definitivamente com os imperativos da lei divina. O princpio da reencarnao passa a ser entendido como chave que abre as portas da existncia a todos quantos desejarem ardentemente atingir a perfeio a que todos estamos destinados pela Justia e o Amor Divinos. Hoje, encontramos na literatura esprita toda sorte de recursos para a renovao necessria, a comear pelas obras da Codificao. NO Evangelho, o roteiro para a solidificao do comportamento fraterno cristo. Em O Livro dos Espritos, os princpios filosficos para a fortificao de pensamento bem formado. Em O Livro dos Mdiuns, a prtica medinica luz da fenomenologia perispirtica.

64

Alm disso, a obra de Francisco Cndido Xavier; com mais de 400 ttulos, surge com indispensvel complemento para o conhecimento do Esprito imortal, mormente com as mensagens dos Espritos de Andr Luiz e Emmanuel. Da pena medinica ainda, cumpre ressaltar a obra de Divaldo Pereira Franco, composta de muitos ttulos e ditada por Joana de Angelis, Bezerra de Menezes, Victor Hugo e muitos outros Espritos. No bastasse todo esse manancial de bnos, ainda h o trabalho dos clssicos como Leon Denis, Gabriel Delanne, Camille Flamarion e Ernesto Bozzano, entre os mais notveis. Autores contemporneos devem ser lembrados: Hernani Guimares Andrade, Jorge Andra, Hermnio C. Miranda, Richard Simonetti, Paulo Alves Godoy, Jos Herculano Pires, Manoel Pelicas So Marcos e outros. Nos dias atuais, v-se ainda o surgimento de novas prticas que se colocam dentro do vasto crculo da fenomenologia do esprito, entre as quais destacamos a TRVP (Terapia Regressiva a Vidas Passadas) e a TCI (Transcomunicao Instrumental), que auxiliam na elucidao de algumas questes da competncia a Doutrina Consoladora. Todavia, urge o estabelecimento de recursos para a ordenao justa das manifestaes. que dizem respeito nova ordem de princpios que se instalam vitoriosos na mente de cada umadverte Emmanuel. Hoje, sente se a necessidade da unificao do Espiritismo, em torno do ideal do ensino esprita, do aprendizado da Doutrina principalmente no que diz respeito ao Evangelho de Jesus, com a prtica da caridade e do amor ao semelhante. Congressos mundiais ou internacionais vm sendo organizados com essa finalidade, no Brasil e na Europa. um fato histrico, de grande significado. Se o espiritismo comeou com a curiosidade (causada pela estranheza dos fenmenos) e passou para a fase do raciocnio e da filosofia, chegado o terceiro momento: da aplicao e das conseqncias. J superamos a etapa da f cega e chegamos ao porto seguro da f raciocinada, sob as claridades inegveis de um novo tempo. No basta conhecer o Evangelho; preciso pratic-lo. No suficiente ter os exemplos de Jesus na memria; imprescindvel inscrev-los no corao e segui-Lo, alm dos limites do tempo...

Os trabalhadores da ltima hora


O Reino dos Cus semelhante a um homem, pai de famlia, que ao romper da manh saiu a assalariar trabalhadores para sua vinha. E tendo com eles o ajuste de um denrio por dia, mandou-os para a sua vinha. Saiu, ainda, pela terceira hora, e viu estarem outros na praa, ociosos. E disse-lhe: ide vs tambm para a minha vinha e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. Saiu, porm, outras vezes, pela sexta e pela nona hora do dia; e fez o mesmo. E tendo ainda sado undcima hora, achou outros que l estavam tambm desocupados e lhes disse: por que estais vs aqui o dia todo, ociosos? Responderam-lhe eles: porque ningum nos assalariou. Ide ento vs tambm para a minha vinha. Porm, l no fim da tarde, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: chama os trabalhadores e

65

paga-lhes o jornal, comeando pelos ltimos e acabando nos primeiros. Tendo chegado pois, os que foram ajustados na hora undcima, recebeu cada um o seu denrio. E chegados tambm os que tinham ido primeiro, julgaram que haviam de receber mais; porm tambm no receberam mais que um denrio cada um. E ao receb-lo, murmuravam contra o pai de famlia dizendo:Estes vieram por ltimo, no trabalharam seno uma hora e tu igualastes conosco, que aturamos o peso do dia e do calor. Porm ele, respondendo a um deles, lhe disse: Amigo, eu no te fao agravo; no concordaste comigo o preo de um denrio pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te, que eu de mim quero dar tambm a este ltimo como a ti. No me lcito fazer o que quero? Acaso teu olho mau porque eu sou bom? Assim, os ltimos, sero os primeiros e os primeiros sero os ltimos, pois que muitos so os chamados, mas pouco os escolhidos. (Mateus, 20:1-16. Ver tambm a Mt 22:1-14-Parbola da Festa de Npcias). Considerando que nesta parbola, entre outras coisas, o Mestre aproveita para mais uma vez admoestar os homens sobre o seu inveterado costume de reparar sempre demais nas coisas que dizem respeito aos outros do que cuidar das que lhes so prprias. Estamos sempre prontos para superavaliar o nosso prprio mrito e subestimar o merecimento alheio e parece-nos injustia que os outros recebam mais ou tanto quanto ns por um servio que, em nossa opinio, executamos to bem, ou melhor, do que eles. Avaliando o nosso prprio valor, somos invariavelmente levados a exager-los perante o mundo, em detrimento do valor real que muitas vezes possui o nosso semelhante. Por isso, Jesus, conhecedor profundo de nossas fraquezas, ministra-nos lies que nos alertam e nos obrigam a considerar melhor o nosso procedimento, ajudando-nos a aceitar sem revoltas e sem murmuraes tudo o que nos couber na vida, pois recebemos sempre o que melhor nos serve e de acordo com o nosso merecimento. As reiteradas vezes que o pai de famlia, durante as vrias horas do dia, desde o amanhecer at a ltima hora, sai, para convidar e assalariar novos trabalhadores deve significar para ns a constncia com que somos chamados a realizar a nossa tarefa, e o pagamento sempre de acordo com o nosso esforo, perseverana e dedicao, nem sempre proporcional ao tempo gasto para execut-la, simboliza as conquistas que vamos fazendo, em busca de nosso aperfeioamento no caminho da evoluo. As referncias que notamos no texto evanglico, sobre a hora terceira, hora sexta e hora nona, correspondem, respectivamente, de acordo com a diviso do dia usada naquele tempo, s nossas horas atuais 9 horas, 12 horas e 15 horas do dia, sendo ainda, a undcima hora deles igual s 17 horas de hoje.Em face do orgulho que caracterizava as classes elevadas dos judeus daquela poca, objetivava o Mestre com a sua Doutrina, abater aquele sentimento mau, ao mesmo tempo que animava os esforos das classes menos favorecidas, enchendo de esperanas e de coragem os pecadores que se arrependiam, mostrando-lhes, ainda, que a questo no era de classe, nem de culto ou de nacionalidade, mas sim de trabalho para obter merecimento recompensado e

66

encorajado, igualmente, os trabalhadores que tardiamente adquiriam conhecimento das verdades evanglicas. Com muito mais propriedade, ainda, pode a parbola ser explicada atravs da lei da reencarnao, sendo ento fcil aceitarmos a aparente desproporo da paga, visto tratar se no caso, de caminheiros da eternidade em diferentes estgios evolutivos, uns com mais e outros com menos realizaes trazidas do passado e portadores, portanto, de necessidades diferentes. Da mesma forma se esclarece por que haver primeiros que sero ltimos e ltimos que sero primeiros, pois o que decidir ser a maneira como caminharmos, isto , se nos esforarmos para frente, em linha reta, seremos dos primeiros e, no caso contrrio, se tomarmos atalhos tortuosos, seremos dos ltimos, no obstante pudssemos ter sido dos primeiros, a iniciar a marcha e a adquirir conhecimentos. Igualmente, muitos sero chamados de cada vez e todos sero chamados no curso dos tempos, mas como sempre muito grande o nmero de recalcitrantes e retardatrios em relao aos obedientes e diligentes, acontece que poucos so os escolhidos de cada vez.

Biografia de Allan Kardec codificador da Doutrina Esprita


Hyppolyte Lon Denizard Rivail , nasceu em Lyon, Frana, s 19 horas do dia 3 de outubro de 1804, de famlia catlica; me (Jeanne Louise Duhamel) prendada e afvel, e pai juiz, (Jean Baptiste-Antoine Rivail). Realizou seus primeiros estudos em Lyon, e, aos dez anos enviado a Yverdun, Sua, para a escola modelo da Europa: O Instituto de Educao, fundado em 1805 pelo grande educador Johan Heinrich Pestalozzi (1746-1827). A dimenso do Educador Pestalozzi, fora estabelecida em seu epitfio: O educador DA Humanidade. Pelo seu educandrio, passaram personalidades, ensinando e aprendendo. Aprendendo como o aluno Rivail, que o amor o eterno fundamento da educao. As portas do Castelo onde funcionava o Instituto Pestalozzi, eram abertas durante o dia. Pestalozzi tinha por princpio: A intuio fonte de todos os conhecimentos. E, convivendo com professores calvinistas e luteranos, Rivail aprendia com o Professor, que a verdadeira religio no outra coisa seno a moralidade. Assim, Denizard Rivail iniciava a concepo da idia de uma forma religiosa, com o propsito de unificar as crenas. Denizard Rival retorna a Paris, em 1822. Em 1823, inicia-se em conhecimentos das teorias de Mesmer, Doutor da Universidade de Viena. Em 6 de fevereiro de 1832, assina contrato de casamento com Amelie-Gabrielle Boudet.Aos cinqenta anos de idade, j escritor de livros didticos (22 obras), membro de Instituies Cientficas, da Academia de Cincias de Arras, professor de cursos tcnicos, era o

67

discpulo de Pestalozzi. Poliglota, conhecia bem o alemo, ingls, holands, tinha slidos conhecimentos de latim, grego, gauls e algumas lnguas neolatinas. Em 1854 encontra-se com um amigo mesmerista, Fortier, que o convida para verificar o fenmeno das mesas girantes. Como homem de cincias, foi disposto a observar e analisar os fenmenos. Escreveu em suas anotaes, que uma fora desconhecida ainda, mas inteligente que o movia. Entreviu as leis que regem as relaes entre o mundo visvel e o mundo invisvel. Em maio de 1855, conheceu as filhas do Sr. Boudin, que tinha 14 e 16 anos. Eram crianas despidas de preconceitos e vaidades. Teve Rivail conhecimentos com Espritos que se comunicavam. Desde incio, com Zfiro. Certo dia, constatou presena do Esprito da Verdade, dirigente de uma falange de espritos que vinham cumprir a promessa de Jesus: O Consolador Prometido, a Terceira Revelao. As comunicaes recebidas foram escritas, analisadas e codificadas pelo professor Hyppolyte Lon Denizard Rivail. Aos 18 de abril de 1857, sob o pseudnimo de Allan Kardec (nome que teve em uma reencarnao de sacerdote druida), publica a primeira obra da Doutrina Esprita, O Livro dos Espritos. Esta obra traz lies importantes sobre As causas primrias", Mundo esprita ou dos Espritos, As leis morais, Esperanas e consolaes. Contm os princpios da Doutrina Esprita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espritos e suas relaes com os homens, as leis morais, a vida presente e a vida futura e o porvir da humanidade. Inicia em 1. de janeiro de 1858, a publicao da Revista Esprita e outras obras vieram em seguida. Em janeiro de 1861, publica O Livro dos Mdiuns, relativo parte experimental e cientfica. Em abril de 1864, surge O Evangelho Segundo o Espiritismo, contendo a explicao das mximas do Cristo, sua concordncia com o Espiritismo e a aplicao s diversas situaes da vida. Em 1 de agosto de 1865, publicado O Cu e o Inferno ou a Justia Divina Segundo o Espiritismo. Em 6 de Janeiro de 1868, A Gnese, os Milagres e as Predies. A Revelao Esprita mostra-nos o destino do homem depois da morte. Esclarece aos homens questes como a utilizao do livre arbtrio, e suas conseqncias. Da, a autoridade da Doutrina Esprita: um conjunto de princpios que se fundamenta como sistema filosfico, cientfico e religioso. Allan Kardec desencarnou em 31 de maro de 1869, vtima de um aneurisma cerebral. Estava

68

na preparao de mudana de local - imposta pela extenso considervel de suas mltiplas ocupaes - e a terminar diversas obras. Morreu conforme viveu: trabalhando.Camille Flammarion em discurso pronunciado por ocasio do enterro, no Cemitrio de Montmartre, traa um esboo de sua carreira literria, sua atuao na Revista Esprita e diz: Ele, porm, era o que eu denominarei de simplesmente de o bom senso encarnado. No ano seguinte, seu corpo foi transferido para o Cemitrio de Pre Lachaise, Paris, e no dlmen est escrito: Nascer, morrer, renascer sempre, e progredir sem cessar, tal a lei.

Que a paz no nosso querido Mestre Jesus possa encontrar abrigo em nossos coraes.

69

You might also like