You are on page 1of 16

Vida na madeira

Revestimentos Bona Desenhados para viver sobre pavimentos de madeira

Uma histria de vida

Soalhos de madeira Soalhos com vida


Nada se iguala a um soalho de madeira quando queremos salientar a personalidade de uma diviso. A madeira um belo material que se torna mais atractivo ao longo do tempo. Dado que um material natural e vivo, os soalhos de madeira enfrentam diversos desaos ao longo da sua vida. Desde 1919, a Bona trabalha com soalhos de madeira, tendo-se tornado uma especialista no tratamento deste fantstico material. Pioneira em 1979, com acabamentos base de gua, a Bona lder na oferta de uma gama completa de produtos amigos do ambiente para todos os tratamentos de soalhos de madeira. A nossa vasta gama torna o trabalho dirio dos empreiteiros mais suave e agrada aos utilizadores de soalhos em todo o mundo. Todos os produtos Bona so inovadores e sustentveis, considerando o soalho, o arteso e o ambiente interior e exterior. Os revestimentos Bona so totalmente concebidos para resguardar a vida dos soalhos de madeira. Quer precise de um acabamento suave e natural para a sua casa ou de uma superfcie resistente para uma loja com muito movimento, com os revestimentos Bona poder estar certo de que encontrar a melhor soluo para as necessidades do seu soalho de madeira.

Um material com centenas de possibilidades


A madeira um material de innitas possibilidades. Numa casa, pode dar uma sensao acolhedora e natural e, num aeroporto, pode ser elegante e moderno. Tudo depende da forma como se trata a superfcie. No se trata apenas da deciso se quer um acabamento mate ou brilhante. Com o sistema de colorao da Bona, poder alterar completamente a aparncia do seu soalho. Um soalho de carvalho, por exemplo, poder ter um moderno tom de mbar. Com a Bona, trata-se sobretudo da interaco entre o produto e o soalho, criando a textura e a aparncia que deseja. A Bona lanou os revestimentos UV h mais de vinte anos, como uma alternativa sem emisso de gases e de poupana de energia aos acabamentos de base solvente. Desde ento, desenvolvemos uma gama completa de acabamentos com excelente aderncia madeira e de acordo com as necessidades dos nossos clientes para uma proteco de superfcie duradoura. Com revestimentos UV, o fabricante de soalhos pode nalizar o soalho na sua fbrica. Seguidamente, atravs da instalao com clique, rapidamente colocado no seu lugar. A instalao de um soalho de madeira nunca foi to fcil!

Uma excitante inovao


Os soalhos de madeira costumavam ser um luxo acessvel apenas a poucos. A excitante novidade que, actualmente, com soalhos de parquet pr-acabados (e revestimentos UV), os soalhos de madeira podem ser desfrutados por todos.

A arte do tratamento correcto de superfcie


A criao de um soalho atractivo
Para obter uma superfcie de madeira bonita, necessrio tratar correctamente o soalho desde o incio. Depois da lixagem e antes de utilizar um revestimento, deve ser aplicado um primrio. Os primrios determinam a colorao da madeira, reduzindo o risco de aderncia lateral devido sua exibilidade. Antes de aplicar o primrio, ter de decidir se quer alterar a aparncia do soalho, aplicando uma colorao. Quando o soalho tiver sido colorido/ aplicado o primrio, escolha um revestimento segundo as suas necessidades. Nas pginas seguintes, encontrar tudo o que necessita, desde primrios a revestimentos e coloraes.

Camada exterior Camada exterior Primrio Colorao

A aparncia desejada
A Bona tem a soluo para as suas necessidades, sejam elas a de uma aparncia brilhante para uma loja, uma sensao confortvel e rstica para uma cozinha ou um soalho prova de desgaste para um recinto desportivo. Acabamentos A Bona foi pioneira nos acabamentos base de gua e, actualmente, oferecemos uma carteira de acabamentos totalmente inovadora, concebidos com preocupaes ambientais. Escolha entre brilhante, mate ou mate sedoso. Possumos acabamentos para todas as necessidades, desde soalhos domsticos a soalhos para reas comerciais e recintos desportivos com muito movimento.

Madeira sem tratamento


leos Os leos da Bona tm por base resina de pinho, dando uma colorao rica madeira e tornando a sua secagem rpida e a sua utilizao fcil. So livres de cobalto e fabricados com materiais renovveis. A Bona oferece leos para utilizao em interior e em exterior. Bona Naturale Mantenha a aparncia e sensao naturais e puras. O Bona Naturale um tratamento inovador e nico para soalho que protege e preserva a natureza nica de soalhos de madeira. Com este produto inovador, poder ainda reparar pequenas reas do soalho.

100% Brilho

50% Brilho

25% Brilho

0% Brilho

Necessidades diferentes - Tratamentos diferentes


Dependendo do local do soalho de madeira, este ter necessidades diferentes e estar exposto a nveis diferentes de desgaste. Esta a razo pela qual dividimos a nossa gama de revestimentos em domsticos e comerciais. Os soalhos desportivos, com as suas necessidades, muito prprias e nicas, so encomendados ao Bona Sportive System. Durante a sua procura pelo acabamento correcto, os cones salientaro algumas caractersticas fundamentais dos produtos. Tais caractersticas tornam os nossos acabamentos nicos no mercado e constituem uma escolha sustentvel para o futuro. Sem NMP O NMP um solvente anteriormente muito utilizado em acabamentos. VOC baixos Os VOC (substncias evaporadas) baixos levam a uma melhor qualidade de vida e de trabalho. base de gua A Bona liderou a transio entre acabamentos com base em solventes para acabamentos base de gua. De ligao A frmula de ligao que lhe oferece as vantagens de um produto bi-componente. EMICODE Uma etiqueta de qualidade para colas, massas niveladoras, revestimentos, selantes, etc. Concedida pela Associao para o controlo de emisses em produtos para instalao de soalhos, colas e produtos de construo. A Ecolabel europeia A Ecolabel europeia uma iniciativa voluntria com apertados critrios ambientais de suporte. A iniciativa assegura que apenas os melhores produtos, mais amigos do ambiente, podem transportara etiqueta Ecolabel europeia.

Resistncia ao desgaste
7500

N de rev. at que 50% tenha sido desgastado

Grande desgaste
5000

Desgaste considervel
2500

Utilizao domstica
mg/100 rotaes

Vida na madeira
Comercial Ao encontro das necessidades de muito movimento
Quando concebe a superfcie de um soalho comercial, deve pensar sobre a sua funcionalidade e design. Quais so as necessidades em termos de durabilidade, antideslizamento e design? Quer uma superfcie brilhante ou mate? Todos estes factores so importantes aquando da deciso de um revestimento. Quer precise de um soalho para um aeroporto ou uma biblioteca, a Bona apresentar a soluo personalizada com os seus requisitos prticos e estticos. A escolha de um revestimento comercial consiste ainda em considerar as vantagens totais para o consumidor, em termos econmicos para o desempenho ptimo do soalho ao longo do tempo. Neste campo, a Bona excepcional quando falamos em cobertura mxima por m2 e resultados duradouros, dando a oportunidade a um negcio mais rentvel. O Bona Trafc apresenta uma aparncia limpa sempre que necessrio uma elevada resistncia ao desgaste, tal como em museus e aeroportos. Escolha uma das 3 verses, dependendo das suas necessidades especcas.

Realce

Carteira de produtos comerciais


A nossa carteira para reas comerciais cobre todas as necessidades. Estes revestimentos possuem uma elevada resistncia ao desgaste para suportarem um grande movimento. Decida apenas se pretende uma aparncia com acabamento, natural ou oleada.

Bona Mega 1- componente de acabamento


Com base em tecnologia de ligao, o Bona Mega possui o desempenho de um acabamento bi-componente, sem necessitar de qualquer mistura. Existente em 4 verses, a escolha perfeita para cozinhas, escritrios e halls de entrada. - Bona Mega Brilho - Bona Mega Mate Sedoso - Bona Mega Mate - Bona Mega Extra Mate

Bona Flow 2- componente de acabamento


Um acabamento bi-componente, resistente, para soalhos com grande exposio a qumicos. Adequado para cabeleireiros, cozinhas ou clnicas dentrias. Tal como o nome sugere, espalhase incrivelmente bem, dando um acabamento perfeito. - Bona Flow Brilho - Bona Flow Mate Sedoso

Bona Trafc 2-componente de acabamento


O Bona Trafc apresenta uma aparncia limpa sempre que necessrio uma elevada resistncia ao desgaste, tal como em museus e aeroportos. Escolha uma das 3 verses, dependendo das suas necessidades especcas. - Bona Trafc 2-componente Mate Sedoso - Bona Trafc 2-componente Mate - Bona Trafc Anti-derrapante

Bona Naturale 2 - Comp


Mantenha a aparncia e sensao naturais e puras. O Bona Naturale um tratamento inovador e nico para soalho que protege e preserva a natureza nica de soalhos de madeira. Com este produto inovador, poder ainda reparar pequenas reas do soalho. O Bona Naturale possui ainda todas as vantagens de um sistema base de gua, duradouro e amigo do ambiente.

leo Bona 45/90


Com base em em resina de pinho, o leo Bona 45 e 90 apresenta uma superfcie mate com um lustro nico. Para soalhos de madeira no tratados expostos a desgaste normal ou elevado.

Vida na madeira
Espaos Domsticos Satisfaz desaos domsticos
Um soalho de madeira uma das principais caractersticas de uma casa. Quando decide como tratar um soalho de madeira domstico, existem algumas questes a responder. Pretende uma superfcie mate ou brilhante; acabada ou oleada? Qual a rapidez com que pretende que o soalho esteja pronto a ser utilizado? O desgaste ser pouco ou elevado? Possui um animal domstico que possa aumentar o risco de arranhes? Para superfcies domesticas, a Bona oferece acabamentos e leos e um tratamento completamente novo o Bona Naturale. A escolha toda sua, a expresso do seu estilo em madeira! Denindo novos padres para soalhos domsticos, o Bona Novia salientase pelos seus resultados na madeira, bem como pela sua convenincia de aplicao e impacto ambiental. precisamente a combinao entre o impacto ambiental e o desempenho do produto que constitui a marca do trabalho contnuo da Bona para a sustentabilidade.

Realce
A Bona tem o orgulho de poder colocar a etiqueta Ecolabel da UE no seu novo acabamento domstico, o Bona Novia.

Gama de produtos domsticos


A nossa gama para soalhos domsticos apresenta-lhe a possibilidade de conceber o seu soalho de acordo com o seu gosto. Escolha entre um acabamento para uma colorao mais quente e revestimentos para uma aparncia natural ou oleada. Existem ainda revestimentos com propriedades funcionais tais como a resistncia a arranhes, qumicos ou a marcas de sapatos.

Bona Novia 1-comp


O Bona Novia combina um primrio e uma camada exterior num nico produto, produzindo uma colorao uniforme e quente. A tecnologia de ligao assegura uma resistncia superior tornando-o uma escolha adequada para todas as divises de uma casa. - Bona Novia Brilho - Bona Novia Mate Sedoso - Bona Novia Mate

Bona Resident 1-comp


O Bona Resident um acabamento de componente nico base de gua para o ambiente domstico. A sua elevada viscosidade fornece uma superfcie encorpada e torna a aplicao fcil sem afectar as suas boas propriedades de nivelao. - Bona Resident Brilho - Bona Resident Mate Sedoso - Bona Resident Mate

Bona Naturale 1-comp


O Bona Naturale um tratamento nico para soalho que protege e preserva a natureza nica de soalhos de madeira. fcil de utilizar e necessita apenas de duas camadas, tornando-o verdadeiramente num produto de aplicao de um s dia.

leo Bona 45/90


Os leos Bona do ao soalho uma aparncia mate e natural, com um lustro nico, alm de uma proteco duradoura. Utilize o leo Bona 90 para um processo rpido. Para maiores superfcies que necessitam de um tempo de abertura superior, o leo Bona 45 a sua escolha natural.

Vida na madeira
Primrios Construindo a fundao correcta
O tratamento de um soalho de madeira no apenas a proteco da superfcie. Por vezes, no suciente a aplicao de uma camada, j que a aderncia lateral pode constituir um problema. Por isso, concebemos primrios que preparam a superfcie lixada antes do revestimento. Oferecemos uma gama de primrios com diferentes propriedades secagem rpida, colorao profunda ou aplicao trincha. Parte da fase do primrio a deciso se quer colorir o seu soalho. nesta fase que pode dar largas sua criatividade. Os primrios Bona distinguem-se pelas preocupaes ambientais e de segurana da Bona. Quase todos os primrios so base de gua e alguns receberam a certicao EMI para muito baixas emisses feitos importantes, de acordo com as preocupaes de sustentabilidade da Bona.

Bona Prime Amberseal


O primrio Amberseal da Bona d uma colorao rica e quente a soalhos de madeira. Com uma excelente resistncia ao desgaste, baixo teor de VOC e tempos de secagem rpidos o Primrio Amberseal da Bona a sua alternativa natural e segura para o futuro.

Gama de primrios
A nossa carteira compreende uma gama diversicada de primrios com diferentes propriedades, assegurando que as fundaes so as correctas para o melhor resultado nal, seja ele a colorao mais quente, os tempos de secagem mais rpidos ou a resistncia abraso acrescida.

Bona Prime Classic


O primrios Classic da Bona um primrio de componente nico de acrilato, com elevado teor de slidos. Tem apresentado resultados veis desde 1996. D superfcie uma aparncia bem constituda e reduz o risco de aderncia lateral, dada a sua exibilidade.

Bona Prime Intense


O primrio Intense da Bona um primrio 100% poliuretano de componente nico. O primrio Intense da Bona produz uma colorao rica, dando um corpo acrescido superfcie de madeira, melhorando a sua resistncia abraso. fcil de utilizar e reduz o risco de aderncia lateral.

Bona Prime Trowel


O primrio Trowel da Bona um revestimento de base de gua, concebido para aplicao trincha. Destina-se a ser utilizado em soalhos de madeira dura e outros antes da sobrecapa com os revestimentos base de gua da Bona.

Bona Naturale Base


A base Naturale da Bona destinase a ser aplicada antes do Bona Naturale 2-Componente, para reduzir o risco de aderncia lateral e descolorao. A base Naturale da Bona base de gua e est disponvel em embalagens de 4,5 litros.

Bona Prime Deep


O primrio Deep da Bona um primrio base de leo, destinado a produzir o padro e a cor enriquecidos, conseguidos anteriormente apenas com um produto com elevado contedo de solventes. O primrio Deep da Bona de fcil aplicao, sem qualquer risco de sobreposio e contm menos de 10% de VOC.

Vida na madeira
Desporto O desempenho de excelncia no surge por si s
A Bona sabe quo importante que os produtos trabalhem entre si para atingir um desempenho excelente. Isto ainda mais importante num soalho desportivo. Por isso, desenvolvemos o Sistema Desportivo da Bona, um programa completo de produtos e servios para instalao, manuteno e renovao de soalhos desportivos de madeira. Com todos os produtos num s fornecedor, poder assegurar-se de que todos os produtos no Sistema Desportivo da Bona esto optimizados para trabalhar entre si bem como com outros produtos da Bona. Uma das maiores vantagens do Sistema Desportivo da Bona o custo de propriedade de longo prazo. A instalao ou renovao de um soalho desportivo requer um investimento considervel. Com o Sistema Desportivo da Bona, o seu investimento inicial ter o seu retorno ao longo dos anos.

Realce
O Sistema Desportivo Bona ganhou um novo membro para a sua equipa uma tinta de marcao de linhas, a Tinta Desportiva Bona. A tinta possui propriedades de aplicao muito boas, com excelentes nivelamento, aderncia e cobertura e de secagem rpida.

O Sistema Desportivo Bona recomendado pela FIBA, A Federao Internacional de Bsquete.

Gama de produtos desportivos


A nossa gama para soalhos desportivos inclui tudo o necessrio para criar um soalho de elevado desempenho. De primrios e acabamentos para tintas de marcao de linhas e detergentes temos tudo sob controlo.

Bona Sportive Finish de 2 comp.


O acabamento desportivo da Bona um acabamento 100% de poliuretano, com base de gua e bi-componente e aprovado segundo as normas EN14904 e DIN 18032. Possui uma excelente resistncia ao desgaste, s marcas de deslizamento e arranhes. - Acabamento Desportivo Bona brilhante - Acabamento Desportivo Bona Mate

Bona Sportive Primer


O primrio desportivo da Bona um primrio com base de gua de componente nico. Possui um longo tempo de abertura, simplicando a aplicao e assegurando uma colorao uniforme da madeira com um risco de aderncia lateral mnimo. A baixa permeabilidade reduz a tenso do soalho.

Bona Sportive Paint


Uma tinta base de gua, de componente nico, de secagem rpida, utilizada para pintura das linhas de marcao e de reas completas e limites de campo. Disponvel em 8 cores.

Bona Sportive Cleaner


O detergente desportivo da Bona um detergente concentrado, ligeiramente alcalino, especicamente concebido para a limpeza frequente de soalhos desportivo de madeira acabados.

Bona Sportive Cleaner Plus


Um detergente concentrado, alcalino, especicamente concebido para a limpeza ocasional de soalhos desportivos de madeira, para remoo da acumulao de gordura corporal ou de outros contaminantes.

Produtos especiais para soalhos especiais


Alguns soalhos requerem produtos especializados. Possumos produtos compatveis com todas as circunstncias, seja quando pretender colorir um soalho, preencher orifcios ou efectuar reparaes pontuais numa superfcie.
Earth Lava Coal

Aqua

Flora

Stone

Ice

Amber

Pure

Bona Deck Oil


O leo para madeira da Bona d s madeiras a proteco duradoura de que necessitam para uma vida mais longa. O leo para madeira da Bona de fcil aplicao, seca rapidamente e no contm cobalto ou fungicidas prejudiciais. Agora com trs cores diferentes por onde poder escolher.

Bona Mix&Fill
O Mix& Fill da Bona proporciona as caractersticas de uma massa base de gua. Este preenchedor de juntas concebido para ser misturado at sua consistncia adequada com serrim da lixagem do cho a ser tratado.

Bona Mix&Fill Plus


O Mix & Fill Plus da Bona um preenchedor de juntas base de gua com uma capacidade de preenchimento igual s alternativas com base de solvente. A sua elevada capacidade de preenchimento, o tempo de secagem curto e as boas propriedades de abraso tornamno num produto excepcionalmente vel.

Bona Gap Master


O Gap Master da Bona uma pasta sem silicone concebida para preencher falhas entre lminas de parquet, volta de rodaps ou de ombreiras das portas. O Gap Master da Bona est disponvel em 14 cores diferentes para coincidir com qualquer soalho de madeira que tiver.

Bona Create
O Create da Bona um corante base de leo para soalhos de madeira, sobreponvel com todos os acabamentos e leos da Bona. Com cores inter-misturveis, o Create da Bona proporciona uma cor ainda mais uniforme e bonita madeira.

Vozes no mundo
Hkan Strmberg - Empreiteiro, Hkans Golv Simrishamn, Sucia
Recomendo vivamente a Bona a outros empreiteiros. A gama Trafc da Bona muito superior a qualquer outro produto que j utilizei no mercado. muito vantajoso oferecer aos clientes os folhetos da Bona, uma vez que possuem muita informao. Se conhecer novos empreiteiros, recomendarei vivamente que utilizem Bona.

Alex Teh - Empreiteiro/Instalador Kuala Lumpur, Malsia


Tenho vindo a utilizar os produtos Bona h seis anos e, durante esse tempo, os meus clientes caram muito satisfeitos com o resultado nal. A principal vantagem dos produtos Bona a sua qualidade. Graas ao apoio tcnico da Bona, eu e os meus colaboradores conseguimos identicar novos produtos e ultrapassar problemas tcnicos juntos.

Alex Santwyk - Empreiteiro, Santwyk Floors Jan Juc, Austrlia


Utilizei produtos base de solventes durante cerca de trs anos e agora no os utilizarei, no os referirei e no os recomendarei. No consigo encontrar uma razo para os utilizar quando existem os produtos Bona.

Niall Dufn Empreiteiro de soalhos Dublin, Irlanda


Sempre considerei a colorao de um soalho particularmente difcil de aplicar com sucesso. Quando se tem uma grande rea para colorir, muito duro para os joelhos! Foi assim excelente descobrir o novo colorante com baixo teor de VOC da Bona que se pode utilizar com um aplicador. No tenho que sacricar os meus joelhos e mais simples de aplicar.

Os produtos Bona so melhores, mais saudveis e mais fceis de utilizar. A o apoio tcnico da Bona do melhor que existe.

Antonio Cceres Distribuidor e empreiteiro, Company Detecpa, Espanha Manuel Pintori - Assentador de soalhos e proprietrio de loja Bona, Pintori Fussbodentechnik, Estugarda, Alemanha
Trabalhar com a Bona e os seus produtos tem um grande signicado para mim. Os produtos do Sistema Bona so excelentes mas, alm disso, o apoio da empresa melhora o meu negcio. A Bona o meu parceiro de negcio! Espero os novos produtos e um futuro com sucesso junto com a Bona com alguma ansiedade. J utilizei todos os tipos de produtos no meu trabalho sem ter a noo dos riscos que estava a correr. Um dia ofereceram-me um teste aos produtos da Bona. Fiquei surpreendido pela qualidade dos produtos da Bona que no possuem odores desagradveis ou nocivos. Desde ento, tenho sempre utilizado os produtos da Bona e agora distribuo-os h j 3 anos.

Constituda em 1919, a Bona uma empresa inovadora, lder mundial, detentora de um sistema nico para tratamento de soalhos de madeira. Atravs de liais e distribuidores, contamos com uma presena local em mais de 50 pases diferentes, o que nos permite estar perto dos nossos clientes e artesos. O nosso longo compromisso e grande paixo por soalhos de madeira permitem-nos oferecer resultados duradouros e sustentveis que vo ao encontro de todas as necessidades dos soalhos de madeira, quer para prossionais quer para os seus utilizadores.

Bona Iberia S.L Pol Ind San Marcos C/Pitagoras 7 28906 Getafe Madrid ESPAA Tel: +34 916 825 522 bonaiberica@bona.com www.bona.com

Bona Iberia S.L Edicio Encosta Do Sol R/C Direito Loja n3 Alto da Relvinha 3020-365 Coimbra PORTUGAL Tel/Fax:+351 239 496 004 Tel Movel:+351 962 379 191 bonaiberica@bona.com www.bona.com

You might also like