You are on page 1of 32

Termoqumica

por Csar Ilharco T15 Termoqumica a rea da qumica responsvel pelo estudo das trocas de calor no meio reacional e os fatores que alteram essa troca de calor. Os conceitos de calor, energia trmica e temperatura sero melhores abordados no material sobre Termodinmica, mas de forma resumida, temos: Calor energia trmica em trnsito e uma forma desordenada de energia. Temperatura o resultado da vibrao dos tomos, molculas ou ons que constituem a matria. Quanto mais intensa for essa vibrao, maior a temperatura.

Neste material, iro ser estudados os conceitos de Entalpia, Equao Termoqumica, Lei de Hess, Energia de Ligao, Entalpia de Formao, Entalpia de Neutralizao, Entalpia de Dissoluo, Entalpia de Combusto, Entalpia de Fuso, Entalpia de Vaporizao, Entalpia de Sublimao, Afinidade Eletrnica, Energia de Ionizao, Energia de Rede e Ciclo de BornHaber. O foco ser o aprendizado direcionado s questes dos ltimos vestibulares do ITA.

1. Entalpia
O conceitoentalpiavem do alemo, enthalten, que significa conter. A entalpia, de acordo com a termodinmica clssica, a grandeza que mede a energia total de um sistema capaz de ser removida na forma de calor. Ou seja, a entalpia a energia contida em um sistema.A entalpia simbolizada pela letra (do ingls, Heat= calor). OBS1: Cuidado para no confundir entalpia com energia interna! Sem entrar muito no mrito da termodinmica, a entalpia de um sistema leva em conta a energia armazenada na fronteira sistema-vizinhana que, se absorvida sob a forma de trabalho, pode possibilitar a maior extrao de calor do sistema, ao passo que na energia internano est inclusa a energia proveniente de interaes entre o sistema e a vizinhana. Dessa forma, para se medir uma variao de energia interna, realiza-se o experimento a volume constante para que no haja realizao de trabalho da vizinhana sobre o sistema, ou vice-versa. Por outro lado, para se medir uma variao de entalpia se realiza o experimento presso constante, possibilitado variaes de volume e consequente realizao de trabalho do sistema sobre a vizinhana ou vice-versa. Matematicamente, tem se = + , em que a energia interna, a presso e o volume.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 1

OBS 2: No se preocupe se no entendeu a OBS 1, pois ela ser melhor abordada no material de termodinmica. Quando ocorre uma reao qumica, ocorre, com exceo de casos bem particulares que sero abordados no tpico 3. , trocas de calor com o meio. Essas trocas de calor interferem na entalpia do sistema, da seguinte forma: 1) Se ele recebe calor, passa a conter mais energia, aumentando, portanto, sua entalpia. 2) Se ele perde calor, passa a conter menos energia, diminuindo, portanto, sua entalpia. Vamos classificar as reaes qumicas com relao troca de calor: 1) Se o sistema recebe calor do meio externo, porque este ltimo perdeu energia trmica. Nesse caso, o meio externo sofre uma reduo de temperatura e diz-se que a reao endotrmica. 2) Se o sistema perde calor para meio externo, porque este ltimo ganhou energia trmica. Nesse caso, o meio externo sofre um aumento de temperatura e diz-se que a reao exotrmica. Exerccio Resolvido: Classifique as seguintes transformaes com relao troca de energia com o meio externo, ocorrendo nas CNTP: I. II. 2 () 2 () 4 () + 22 () 2 () + 22 ()

Resoluo: I. Nesse caso temos uma transformao fsica (no , portanto, uma reao qumica). Essa transformao acontece com absoro de calor: o gelo recebe calor do meio externo para sofrer o processo de fuso, aumentando, assim, a entalpia do sistema. Por isso, podemos classificar essa transformao como sendo endotrmica. Essa reao qumica a reao de combusto do gs natural (metano) e utilizada, por exemplo, nos motores dos carros movidos a GNV (gs natural veicular) para prover energia. Nessa transformao, portanto, ocorre a liberao de energia para o meio externo. Por isso, podemos classific-la como sendo exotrmica.

II.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 2

2. Variaes de Entalpia:
No se consegue medir a entalpia absoluta de um sistema, mas pode-se facilmente medir a variao de entalpia envolvida em transformaes. Por isso, utiliza-se bastante na termoqumica a variao de entalpia, , ao invs de se utilizar a entalpia, . = Em que e representam, respectivamente, a entalpia no estado final e a entalpia no estado inicial. Dessa forma: 1) Se em uma reao entalpia do sistema aumenta, essa reao endotrmicae nesse caso, > 2) Se em uma reao entalpia do sistema diminui, essa reao exotrmicae nesse caso, < Vejamos isso graficamente:

Exerccio Resolvido:Considere o seguinte par de reaes, realizadas nas CNTP: () + () () + () () + () () + () Diga em qual das duas ocorre maior liberao de energia.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 3

Resoluo:Ambas as reaes so exotrmicas. Observe que os reagentes so os mesmos para as duas reaes, ocorrendo alteraes apenas nos produtos. Na transformao de 2 () em 2 () ocorre absoro de energia, ou seja, a entalpia da 2 () maior que a entalpia da 2 () . Dessa forma, a entalpia dos produtos da primeira reao maior que a entalpia dos produtos da segunda reao, nas mesmas condies de temperatura e presso. Com isso, o grfico da entalpia dos reagentes e produtos para as duas reaes :

Atravs do grfico, pode-se perceber que, em mdulo, > . Com isso, a segunda reao libera uma quantidade de energia maior que a primeira.

3. Equaes Termoqumicas:
As equaes termoqumicas representam uma reao qumica e a variao de entalpia dessa reao. A variao de entalpia no um valor constante; ela depende de alguns fatores, que devem ser, portanto, representados nas equaes termoqumicas. Vejamos esses fatores: I. Como j foi visto no exerccio resolvido anterior, a variao de entalpia de uma reao depende do estado fsico dos produtos (e dos reagentes). Isso se deve ao fato de que, para uma substncia qualquer, > > , em que , e representam, respectivamente, a entalpia dessa substncia nos estados gasoso, lquido e slido. De maneira geral, > (ou seja, > ).

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 4

Por exemplo, para a gua, = 80 / e = 540 /, sendo > . Vejamos mais um exemplo grfico para ilustrar isso: Combusto do enxofre

II.

Assim como o estado fsico, as formas alotrpicas tambm afetam a entalpia das substncias participantes da reao. Na natureza, os fenmenos ocorrem buscando atingir sistemas com menor energia potencial. Por isso, o altropo mais estvel
Pgina 5

Projeto Rumo ao ITA

aquele que possui a menor entalpia. Os casos mais comuns de alotropia so a do oxignio - gs oxignio e oznio-, a do carbono grafite e diamante-, a do enxofre rmbico e monoclnico - e a do fsforo fsforo branco e fsforo vermelho -:

OBS:Para os elementos citados existem ainda outras formas alotrpicas como, por exemplo, o fsforo preto para o fsforo, o enxofre (tambm chamado enxofre plstico por ser amorfo) e os fulerenos (tambm chamados de Buckyballs ou Buckminsterfullerenos, em homenagem a Richard Buckminster Fuller), as ADNR (Aggregated Diamond Nanorods) e os CNTs (Carbon Nanotubes) para o carbono. III. A quantidade de substncia interfere diretamente na energia envolvida em uma reao qumica: multiplicando-se a quantidade de reagentes por um nmero positivo qualquer, a variao de entalpia () tambm fica multiplicada por . Podese ainda estender esse conceito para nmeros negativos, entendendo que ao multiplicar uma reao por 1estamos invertendo o seu sentido, ou seja, estamos trabalhando com a reao inversa. OBS:A lei de Lavoisier e Laplace, publicada em 1780, dizia que a transferncia de energia em qualquer transformao igual e oposta transferncia de energia no processo reverso. O indicado numa reao expresso normalmente em /, em que a quantidade em se refere extenso da reao. Para 1 de extenso da reao, as quantidades consumidas dos reagentes e as quantidades produzidas dos produtos so iguais aos seus respectivos coeficientes da equao termoqumica, em . Por exemplo, na reao 2() + 2 2() 2 () = 285,5 / , entende-se que reagindo 1 de 2() e 1/2 de 2() a variao de entalpia de 285,5 . Por outro lado na reao 22() + 2() 22 () = 571,0 / entende-se que reagindo 2 de 2() e 1 de 2() a variao de entalpia de 571,0 .
Projeto Rumo ao ITA Pgina 6
1

IV.

Vejamos agora a influncia da temperatura na entalpia:

Na figura acima temos um ciclo, em que a soma dos calores trocados zero: 1 + 2 + 2 1 = 0 2 = 1 2 1 Mas, da calorimetria, sabe-se que: = . . Em que o calor, o nmero de mols, a capacidade calorfica molar e a variao de temperatura. Da termodinmica, sabe-se que a variao de entalpia o calor trocado presso constante. Dessa forma, analisaremos esse processo de mudana de temperatura presso constante. Assim, = . . Em que a capacidade calorfica molar, a presso constante. Com isso, 1 = . , 2 = . ,

. (2 1 ) . (1 2 ) . ,

2 = 1 + 2 1 ( . , Sendo . = . ,

. ,

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 7

Obtemos a Lei de Kirchhoff:

= + . .
Grfico da entalpia dos produtos e dos reagentes, em funo da temperatura:

OBS 1:A entalpia e a capacidade calorfica sempre aumentam com o aumento da temperatura, tanto nos produtos como nos reagentes. OBS 2: Existe uma temperatura 0 para a qual a entalpia dos produtos igual entalpia dos reagentes. Nesse caso, = 0, e a reao classificada como atrmica. Em muitas reaes a temperatura 0 seria abaixo do zero absoluto (0 ). Assim, nem sempre uma reao admite uma temperatura na qual ela atrmica. OBS 3:A demonstrao acima da considerou que a capacidade calorfica molar constante com a temperatura. A rigor deveria ser considerada a variao da capacidade calorfica molar com a temperatura, e assim obteramos:

= +

OBS 4: Ao invs de se trabalhar com a capacidade calorfica molar e o nmero de mols, poderia se trabalhar diretamente com a capacidade calorfica, . Assim,

= + .

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 8

Ou, considerando a variao do com a temperatura:

= +
V.

Influncia da Presso: A variao do de uma reao qumica s significativa para variaes grandes de presso, normalmente da ordem de 103 ou mais. Alm disso, a influncia da presso na entalpia bem menos perceptiva que a influncia da temperatura na entalpia. A principal aplicao dessa influncia da presso na sntese de diamante, a partir de grafite. Sem entrar muito no mrito da termodinmica, uma reao qumica espontnea se a grandeza . for negativa (no se preocupe em entender isso agora). sempre positivo, por ser a temperatura na escala absoluta (, no ) e, para a transformao de grafite em diamante, negativo, de forma que a parcela . positiva para essa transformao. Assim, para que a grandeza . seja negativa necessrio que seja negativo, o que ocorre em presses elevadas.

Assim, como a variao de entalpia depende dos estados fsicos, das formas alotrpicas, da quantidade de substncia, da temperatura e da presso, a rigor, todas essas variveis deveriam ser especificadas em uma Equao Termoqumica. OBS: A fim de no se escrever quais so as condies de temperatura e presso, normalmente utiliza-se a variao de entalpia padro(0 )para representar a variao de entalpia nas condies padro. 273,15 105 , mas comum a utilizao das condies 25 e 1 para as condies padro. Exerccio Resolvido: Considerando a reao: 22 temperatura.

+ 2

22 () , diga como varia o com a

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 9

Resoluo:De acordo com a Lei de Kirchhoff, 2 = 1 + 2. ,2 2. ,2() + ,2 () 2 1

Exerccio Resolvido: (ITA 2001) A figura abaixo mostra como a entalpia dos reagentes e dos produtos de uma reao qumica do tipo () + () () varia com a temperatura:

Levando em considerao as informaes contidas nesta figura e sabendo que a variao da entalpia () igual ao calor trocado pelo sistema presso constante, ERRADO afirmar que: a) Na temperatura 1 a reao ocorre com liberao de calor. b) Na temperatura 1 a capacidade calorfica dos reagentes maior que a dos produtos. c) No intervalo de temperatura compreendido entre 1 e 2 , a reao ocorre com absoro de calor ( > ). d) O , em mdulo, aumenta com o aumento de temperatura. e) Tanto as capacidades calorficas dos reagentes, quanto a dos produtos aumentam com o aumento da temperatura.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 10

Resoluo:

entre o 0 e 0 um aumento de temperatura provocaria uma diminuio do mdulo do . Logo, no se pode afirmar que a alternativa D est correta, tendo em vista que ela no se refere ao intervalo especfico de temperaturas [1 , 2 ]. A alternativa E est correta, de acordo com a OBS 1 do tpico 3. . Assim, embora a alternativa D possa estar errada (desde que 0 > 0), evidente que a banca queria que o candidato marcasse a alternativa C.

4. Lei de Hess:
A Lei de Hess (proposta pelo qumico suo Germain Henry Hess, em 1840) afirma que a variao de entalpia ()de uma reao qumica s depende do seu estado inicial e final, independendo do caminho em que a reao ocorre. Isso se deve ao fato de que a entalpia uma funo de estado (isso ser discutido melhor no material sobre Termodinmica). Em outras palavras, independentemente de uma reao ocorrer em uma ou em vrias etapas e de quais sejam essas etapas, a variao de entalpia ser sempre a mesma, nas mesmas condies de temperatura e presso. Uma analogia seria a seguinte: Se um homem vai sair de um acampamento e chegar ao topo de uma montanha, independentemente de qual for o caminho que ele percorra, a variao de altitude para esse homem ser a mesma:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 11

OBS: Um caso comum de aplicao da Lei de Hess nos vestibulares a adio de catalisadores em uma reao: os catalisadores alteram as etapas reacionais, proporcionando mecanismos alternativos com menor energia de ativao, mas sem alterar a variao de entalpia. Para a termoqumica, pode-se tratar as equaes qumicas como se fossem equaes matemticas: Como j visto no tpico 3. (Equaes Termoqumicas Influncia da quantidade de reagentes), multiplicando-se uma equao por um nmero qualquer, a variao de entalpia () tambm fica multiplicada por . Alm disso, pode-se somar equaes termoqumicas, somando-se tambm suas variaes de entalpia. Exerccio Resolvido: (UEM, adaptada) O metanol pode ser sintetizado a partir do metano, atravs da seguinte reao: 24() + 2() 2 3 () Determine a variao de entalpia para a produo de 1 de metanol atravs da reao acima, considerando as equaes a seguir, todas nas condies padro: ) 4
Projeto Rumo ao ITA

+ 2 + 32

= +206,1 . 1
Pgina 12

) 22

+ 3 () = 128,3 . 1 + 2() 22 = 483,6 . 1

) 22 Resoluo:

Somando as equaes

+ + , obtemos:
2

Logo, a variao de entalpia para a produo de 1 de metanola partir de metano e oxignio 164 . Exerccio Resolvido:
(EEM, adaptada) Ao final do processo de fabricao de cido sulfrico (2 4 ), obtm-se

uma espcie oleosa e densa conhecida como leum (2 2 7 ), que consiste em cido sulfrico saturado com trixido de enxofre (3 ). A equao global do processo pode ser representada por:
8() + 12 2

+ 8 2 4() 8 2 2 7()

Considerando as equaes abaixo, determine a variao de entalpia da reao de obteno do leum. ) 8

+ 8 2

8 2

= 2375 . 1

) 22

+ 2

2 3

= 200 . 1
1

) 2 2 7() 3

+ 2 4() = +130 .

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 13

Resoluo: Somando as equaes + 4. 8. , obtemos:

5. Energia de Ligao:
Abaixo est o grfico da energia potencial em funo da distncia para um par de tomos unidos por uma ligao qumica. Ao se aproximar muito os dois tomos, a repulso dos ncleos passa a ser mais intensa que a atrao proveniente da ligao qumica, provocando um aumento da energia potencial do sistema. Ao se afastar muito os dois tomos, os efeitos da ligao qumica vo se tornando desprezveis, e a energia potencial vai aumentando. Assim como nos outros sistemas fsicos, um par de tomos unidos por uma ligao qumica busca o estado de menor energia potencial. Ou seja, o par de tomos tende a permanecer distncia , de forma a atingir a energia mnima, , conforme o grfico abaixo:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 14

Energia de Ligao definida como a energia necessria para quebrar 1 de uma dada ligao qumica, a fim de se obter tomos isolados no estado gasoso. Considerando que, no grfico acima, a energia tende para zero (arbitrrio) com um aumento da distncia, a energia de ligao equivale, em mdulo, energia mnima: = . OBS 1: Essa definio poderia ser dada como a energia necessria para quebrar uma ligao, ou uma dzia de ligaes, ao invs de 1 . Contudo, essas duas primeiras definies no fazem sentido na prtica, por que experimentalmente se trabalha com amostras com nmero de tomos com ordem de grandeza prxima ordem de grandeza do nmero de Avogadro (1 6,02. 1023 ). OBS 2: Quebrar uma ligao qumica significa separar os tomos at que a distncia entre eles seja suficientemente grande, de forma a ser desprezvel a interao entre eles. Ou seja, a energia de ligao a diferena de energia entre o estado com os tomos a essa distncia suficientemente grande e o estado com os tomos unidos pela ligao qumica. Em uma reao qumica ocorre a quebra e a formao de ligaes. Esses dois processos ocorrem de forma concomitante, durante uma coliso efetiva entre os reagentes (assunto que ser discutido no material sobre Cintica Qumica), mas podem ser tratados como se ocorressem de forma sucessiva, j que, de acordo com a Lei de Hess, a variao de entalpia no depende do caminho em que a reao ocorre. Com isso, uma reao qumica qualquer pode ser analisada sob a seguinte tica: Se gasta uma energia para romper as ligaes dos reagentes; Libera-se uma energia quando so formadas as ligaes dos produtos.

Assim, o de uma reao pode ser calculado como a soma algbrica da energia absorvida na quebra de ligaes com a energia liberada na formao de novas ligaes, lembrando que a energia liberada possui sinal negativo. Vejamos o exemplo grfico para uma reao exotrmica.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 15

Nesse caso do exemplo, libera-se mais energia na formao de novas ligaes do que a energia necessria para romper as ligaes dos reagentes (| | > | |). Assim, o sistema fica com um saldo negativo de entalpia, ao passo que a vizinhana recebe energia, sofrendo um aumento de temperatura. OBS: Linus Pauling percebeu que as reaes do tipo: 2 + 2 2 so, de maneira geral, exotrmicas. Isso se deve ao fato de que, devido diferena de eletronegatividade nas ligaes com tomos distintos, as ligaes tendem a ser mais intensas que a mdia das ligaes e . Por exemplo, a reao 2() + 2() 2 () exotrmica, com = 185/, nas condies padro. H tambm excees como,por exemplo, a reao 2() + 2() 2() , que endotrmica, com = +51,8 / Exerccio Resolvido: Dadas as seguintes entalpias de reao, determine a energia de ligao ,em /. 4() () + 4 () ; = 396 / 2 6() 2() + 6 () ; = 674 / Resoluo:Em ambas as reaes so quebradas ligaes e , e nenhuma ligao formada. Assim, a variao de entalpia () ser a soma das energias das ligaes rompidas. Para a primeira reao, so quebradas as 4 ligaes do metano. Portanto,

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 16

Na segunda reao, so quebradas as 6 ligaes e 1 ligao do etano. Portanto,

Exerccio Resolvido: (Olimpada Portuguesa de Qumica) A curva de energia potencial das espcies moleculares e (energia em funo da distncia entre os tomos, ) est representada no grfico abaixo. A partir do grfico, responda s seguintes perguntas:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 17

a) b) c) d)

Quais os comprimentos de ligao nestas duas molculas? Qual a energia liberada na formao de a partir de + ? Qual a energia necessria para provocar a dissociao do ? Qual o valor da distncia () a partir da qual se pode dizer que os tomos de e deixam de ter interao mtua? Justifique brevemente. e) Qual a energia da reao + + ? Resoluo: a) Conforme visto no tpico 5 (Energia de Ligao), um par de tomos unidos por ligao qumica busca o estado de menor energia potencial. Dessa forma, a distncia que satisfaz essa condio de, aproximadamente, 85 para o e 160 para o. b) A energia liberada na formao de a partir de + equivale energia de ligao , multiplicada por 1. Essa energia liberada pode ser obtida no grfico pela diferena entre a energia dos tomos isolados ( + ) e a energia mnima, que equivale energia da molcula formada. Com isso, temos: 1840 . 1 760 . 1 = 1080 . 1 . Assim, so liberados 1080 na formao de 1 de . c) A energia necessria para provocar a dissociao da molcula a energia da ligao , que a diferena entre a energia dos tomos isolados e a energia da molcula , ou seja: 840 . 1 1640 . 1 = 800 . 1 . Ou seja, so necessrios 800 de energia para provocar a dissociao de 1 de . d) O valor da distncia () a partir da qual se pode dizer que os tomos de e deixam de ter interao mtua o valor mnimo para o qual a partir dele a energia potencial do sistema se mantm aproximadamente constante. Observando o grfico, percebe-se que esse valor um nmero em torno de360 . e) de se esperar que a reao seja endotrmica, pois sendo a molcula HF mais estvel que a molcula , a reao dever absorver energia do meio para poder ocorrer. Comprovaremos isso matematicamente: Na reao + + rompida a ligao e formada a ligao . De acordo com o tpico 5, podemos calcular a variao de entalpia pela soma algbrica da energia absorvida com a energia liberada, = + . Alm disso, vimos que a energia liberada se deve formao de novas ligaes e que a energia absorvida se deve quebra de ligaes. Assim, = e = = 800 . 1 + 1080 . 1 = +280 . 1

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 18

6. Entalpia padro de formao


0 A Entalpia padro de formao( ) de um composto definida como a variao de

entalpia da reao de formao desse composto nas condies padro a partir de substncias simples nos seus estados fsicos e formas alotrpicas mais estveis nessas condies. Por exemplo, 1 2() + 2() 2 () 2 2( ) + 32() +
0 2 () = 285,8 / 0 2 6 () = 277,7 /

1 3 2 () 2 2()

OBS:No possvel realizar na prtica a segunda reao (produo do etanol) a partir das substncias simples em uma nica etapa. Contudo, de acordo com a Lei de Hess, a variao de entalpia continua sendo a mesma, independentemente do nmero de etapas da reao e independentemente dessa reao ser ou no catalisada. Define-se, arbitrariamente, a entalpia padro de formao de substncias simples nas suas formas mais estveis como sendo zero. Por exemplo,
0 0 0 2() = () = 2() = 0

Para uma reao qualquer, h nos reagentes e nos produtos a mesma quantidade de tomos de cada espcie, porque tomos no so destrudos nem criados em reaes qumicas. Assim, se escrevermos as equaes de formao dos produtos a partir de substncias simples nas formas mais estveis nas condies padro, elas possuiro as mesmas substncias simples nas mesmas formas e nas mesmas quantidades das equaes de formao dos reagentes. De acordo com a Lei de Hess, pode-se somar as equaes de formao dos produtos com as inversas das equaes de formao dos reagentes e obter-se- a equao inicial. Dessa forma, a variao da entalpia padro de reao a soma das entalpias padro de formao dos produtos menos a soma das entalpias padro de formao dos reagentes: 0 =
0 0

Vejamos isso em um exemplo particular: 3 () + 3 () 3 3 () + 2 ()


Projeto Rumo ao ITA

Pgina 19

) 22() +

1 + ( ) 3 () 2 2()

1 2 3 4

) 22() + 2() + 2( ) 3 () ) 32() + 2() + 3( ) 3 3 () 1 ) 2() + 2() 2 () 2

Note que, somando as equaes + ( + ), obtemos a equao inicial.

Assim, de acordo com a Lei de Hess, 0 = 3 + 4 1 + 2 = Exerccio Resolvido: (Olimpada Brasileira de Qumica) O acetileno ou etino (2 2 ) um gs de grande uso comercial, sobretudo em maaricos de oficinas e lanternagem. Assinale a opo que corresponde quantidade de calor liberado na combusto completa de 1 de acetileno, a 25, de acordo com a equao abaixo: 22 2() + 52() 42() + 22 ()
0 Dados: 2 2 0 0

= +227

2() = 394

2 = 242

a) b) c) d) e)

204 409 863 1257 2514


Pgina 20

Projeto Rumo ao ITA

Resoluo:Vimos que 0 =
0 0

Assim, para a reao acima (combusto de 2 de acetileno), temos: 0 = 4. 394 + 2. (242) 2. +227 + 5. 0 = 2514

Como foi pedido o calor liberado na combusto de 1 de acetileno, a resposta 1257 .

7. Entalpia de Neutralizao
O de neutralizao definido como a variao de entalpia na reao de neutralizao entre um cido e uma base de Arrhenius, com formao de 1 de2 () .
+ ( ) + () 2 () 0 = 13,8 /

OBS: Na reao entre cido fraco e base fraca, o calor liberado na reao ser menor que o previsto pelo de neutralizao, pois parte dos reagentes no chega a reagir. Sendo assim, o calor liberado na reao de 1 de com 1 de 4 ser menor, em mdulo, que o calor liberado na reao de 1 de com 1 de .

8. Entalpia de Dissoluo
O de dissoluo definido como a variao de entalpia envolvido na dissoluo de 1 de uma dada substncia, a uma dada temperatura. Por exemplo,
+ () () + () 0 = +3,89 /

9. Entalpia de Combusto
O de combusto definido como a variao de entalpia na combusto de 1 de uma dada substncia, a uma dada temperatura. Por exemplo, ( ) + 2

0 = 394 /

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 21

10.

Entalpia de Fuso, Vaporizao e Sublimao.

Pode-se definir , e como sendo a variao de entalpia envolvida nos processos fsicos de fuso, vaporizao e sublimao, respectivamente.

Como j foi visto no tpico 3. , de maneira geral, > . De acordo com a Lei de Hess, = + . Assim, fica claro que > e > , pois e so grandezas positivas. Assim, > >

11.

Afinidade Eletrnica

A Afinidade Eletrnica a variao de entalpia envolvida no processo de 1 de tomos de um dado elemento, no estado gasoso, receberem 1 de eltrons, formando 1 do nion correspondente. Genericamente, temos: () + () =

Para a maioria dos elementos, a Afinidade Eletrnica negativa, indicando que o processo descrito acima ocorre com liberao de energia. O que seguir abaixo sobre esse assunto no faz mais parte de , mas no custa dar uma relembrada em . Abaixo uma tabela com os elementos representativos e suas respectivas afinidades eletrnicas:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 22

medida que se aumenta a carga nuclear efetiva( ), maior deve ser a atrao entre o ncleo de um tomo e um eltron a ser adicionado nesse tomo. Dessa forma, mais energia ser liberada no processo de adio de um eltron ao tomo neutro.De maneira geral, a Afinidade Eletrnica diminui (ou aumenta, em mdulo) na tabela peridica medida que se aumenta a , ou seja, medida que se caminha para a direita nos perodos e medida que se caminha para cima, nos grupos ou famlias. Contudo h vrias excees a essa tendncia geral: A Afinidade Eletrnica dos elementos da famlia5 maior que a Afinidade Eletrnica dos elementos correspondentes na famlia 4. Isso ocorre devido presena do subnvel semipreenchido para os elementos da 5 e para os nions de carga 1 dos elementos da 4, o que confere uma estabilidade extra (menor energia).

Subnvel semipreenchido:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 23

Por motivo anlogo ao anterior, os gases nobres (Famlia 8), que apresentam o subnvel preenchido (estvel baixa energia) apresentam Afinidade Eletrnica maior que a Afinidade Eletrnica dos elementos correspondentes da famlia 7 (Halognios).

Subnvel preenchido: Idem para a famlia 2 (Metais Alcalinos Terrosos): Por possurem um subnvel completo, apresentam Afinidade Eletrnica maior que a Afinidade Eletrnica dos elementos correspondentes da famlia 1 (Metais Alcalinos). Alm disso, os elementos do terceiro perodo tendem a possuir menor Afinidade Eletrnicado que os correspondentes elementos do segundo perodo. Isso se deve a fato de os elementos do terceiro perodo possurem maior raio atmico, e, consequentemente, uma nuvem eletrnica mais suscetvel a distores. Assim, essa nuvem eletrnica pode acomodar mais facilmente um eltron extra. Devido isso, o elemento da tabela peridica com menor Afinidade Eletrnica o , do terceiro perodo.

12.

Energia de Ionizao

A Energia (Potencial) de Ionizao a energia necessria para remover 1 de eltrons de 1 de tomos de um dado elemento, no estado gasoso, formando 1 do ction correspondente. Genericamente, temos: () + + () =

Para todos os elementos, a Energia de Ionizao positiva, indicando que o processo descrito acima ocorre com absoro de energia. O que seguir abaixo sobre esse assunto no faz mais parte de , mas no custa dar uma relembrada em . Abaixo uma tabela com os elementos representativos e suas respectivas energias de ionizao:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 24

De maneira geral, medida que se aumenta a carga nuclear efetiva ( ), maior ser a atrao entre o ncleo e os eltrons da camada de valncia, e consequentemente maior ser a . Ou seja, a tendncia de variao da na tabela peridica essencialmente a mesma da tendncia de variao da . Mas h excees: Os elementos da famlia 5 tendem a possuir maior que os elementos correspondentes da famlia 6 , devido presena do subnvel semipreenchido. Por motivo anlogo, os elementos dafamlia 2 tendem a possuir maior que os elementos correspondentes da famlia 3, devido presena do subnvel preenchido. Idem para o grupo 12 da tabela peridica: Os elementos do grupo 12tendem a possuir maior que os elementos correspondentes do grupo 13, devido presena do subnvel preenchido. O Paldio Prata tambm uma exceo, porque sua distribuio eletrnica mais estvel : 410 , ao invs de ser 5 2 4 8 , e a prata 51 410 , ao invs de 5 2 4 9 . Com isso, a retirada de um eltron do
Pgina 25

Projeto Rumo ao ITA

subnvel completo no mais difcil que a retirada do eltron no subnvel incompleto da . Assim, a do paldio maior que a da prata. Observe as tendncias peridicas e as excees das famlias 2 3 e 5 6, dos grupos 12 13 e a exceo paldio prata no grfico abaixo:

13.

Energia de Rede

A , ou a energia necessria para transformar um slido inico em seus ons gasosos. A rigor, isso uma transformao fsica, pois est apenas separando-se os ons. A sempre positiva, pois para separar partculas com cargas opostas necessrio fornecer energia. Por exemplo,
+ () () + ()

= = +788 . 1 > 0

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 26

14.

Ciclo de Born-Haber

No possvel medir-se experimentalmente a de um composto inico. Por isso, e criaram o ciclo que leva seus nomes para calculla, com base na Lei de Hess. Vejamos o Ciclo de em um exemplo: Clculo da do :

Assim,

= +

1 + + 2 1 + + 2

= +

Podemos montar um ciclo para exemplificar melhor essas equaes:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 27

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 28

15.

Exerccios Propostos

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 29

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 30

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 31

16.

Gabarito dos Exerccios Propostos


1. E 2. a) 5,6.102 b) 8,1.103 . 1 3. 4. 5. B 6. D 7. E 8. D 9. B 10. C

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 32

You might also like