You are on page 1of 15

1

PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DE MQUINAS AGRCOLAS Fonte:MILAN,M.Gestosistmicaeplanejamentodemquinasagrcolas.Piracicaba,SP.


2004.100p.LivreDocnciaEscolaSuperiordeAgriculturaLuizdeQueiroz,Universidadede SoPaulo.

Conceitos Bsicos Para o Desenvolvimento de Algoritmos de Dimensionamento de sistemas mecanizados agrcolas.

A estruturao de um algoritmo a ser utilizado na seleo e dimensionamento de sistemas mecanizados, pode ser realizada em etapas que devem ser interligadas para a obteno dos resultados desejados. Dentro desse conceito de etapas, a adaptao da metodologia originalmente proposta por Mialhe (1974), Figura 1, uma alternativa para o desenvolvimento de um algoritmo para a seleo e o dimensionamento de sistemas mecanizados.

Condio Inicial

Necessidade de Mquinas Agrcolas (1)

Plano de Seleo/Aquisio de Mquinas

Levantamento das Operaes a Executar (2) Anlise Operacional Determinao da poca de Realizao (3)

Potncia Disponvel/Requerida (11)

Quantidade de Trabalho (8)

Tempo ( 9 )

Estimativa do Tempo Disponvel ( 4 )

Eficincia (10)

Capacidade de Trabalho (7) Planejamento para Seleo Estimativa do Ritmo Operacional (5) Custo Direto / Indireto (12)

Estimativa do Nmero de Conjuntos ( 6 )

Custo Operacional (13)

Atende Sim Sistema Mecanizado (14)

No

Figura 1- Fluxograma de um processo geral para a construo de um algoritmo para a seleo de um sistema mecanizado agrcola. (Adaptado de Mialhe, 1974)

Na Figura 1, o processo se inicia pela necessidade de se adquirir as mquinas (1) para atender a uma nova rea agrcola ou a expanso da atual, ou para a substituio, parcial ou total, da frota existente. A etapa seguinte denominada de anlise operacional que consta do levantamento das operaes a executar (2) e a definio da poca prevista para a realizao das mesmas (3), prazo inicial e o final. Na etapa de planejamento para a seleo define-se o tempo disponvel (4) para cada operao, calcula-se o ritmo operacional necessrio (5) e estima-se o nmero de conjuntos1 (6). A estimativa do nmero de conjuntos calculada com base no ritmo operacional, quantidade de trabalho a ser realizada, e na capacidade de trabalho (7), quantidade de trabalho (8) que pode ser realizada pela mquina na unidade de tempo (9) levando-se em conta a eficincia (10). A eficincia depende do equipamento e das condies de operao. A quantidade de trabalho e o tempo para realizar a operao tm estreita ligao com a potncia disponvel e requerida (11) e existem diferentes opes de marcas e modelos de mquinas agrcolas no mercado que podem ser selecionadas para atender a demanda. A associao da capacidade operacional com os custos diretos e indiretos (12) determina o custo operacional (13). O nmero de conjuntos requeridos, com as suas especificaes tcnicas, e a anlise do custo operacional compem o cenrio bsico na tomada de deciso para a aquisio do sistema mecanizado (14) ou da necessidade de reavaliao das alternativas para o sistema de produo e /ou das mquinas agrcolas selecionadas.

- Anlise Operacional

A anlise operacional a base para a definio do sistema de produo a ser adotado com a finalidade de atender as caractersticas e necessidades da propriedade e da cultura a ser implantada. O sistema de produo pode ser entendido como um conjunto de prticas agrcolas seqenciais que viabilizam a produo de uma cultura; as prticas a serem adotadas devem ser adequadas para a preservao do ambiente permitindo com que as metas empresariais, qualitativas e quantitativas, sejam atingidas.
1

Associao entre uma fonte de potncia, trator, e o implemento ou mquina.

A adoo de sistemas de produo como o plantio direto ou o preparo convencional, a escolha da cultura a ser implantada e a sua inter-relao com o clima o solo e a economia, so fatores que dependem da anlise realizada pelos tcnicos responsveis pelo empreendimento. Uma das formas de apresentao dos resultados atravs do Grfico de Gantt, Figura 2.

Ago Operao Arao Calagem Gradagem Aplicao de Herbicida Semeadura Aplicao de Herbicida Aplicao de Inseticida Colheita

Ms Nov Dez Jan Fev Mar Abr Quinzena 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 Set Out

Figura 2- Anlise operacional, operaes a serem executadas e poca de realizao, para um sistema de produo hipottico.

O grfico apresentado na Figura 2, fornece as datas e as operaes a serem realizadas. O que caracteriza o grfico que ele demonstra o planejamento do trabalho a ser executado com a poca de realizao. O conceito foi desenvolvido durante a Primeira Grande Guerra por Henry L. Gantt, um dos pioneiros da administrao cientfica, e que at os dias atuais vem sendo aplicado nas mais diversas reas, da indstria agricultura (Maynard, 1970)

- Planejamento Para a Seleo

No planejamento para a seleo utiliza-se a analise operacional, no qual as operaes e as pocas de realizao so definidas para o clculo do nmero de

conjuntos. necessrio estimar o tempo disponvel medido em horas que a mquina

pode trabalhar em funo das condies edafo-climticas, cultura e do regime de trabalho adotado. O tempo disponvel associado a rea a ser trabalhada, fornece o ritmo operacional, que expressa a quantidade de trabalho a ser realizado na unidade de tempo. -- Estimativa do tempo disponvel

O tempo disponvel para a realizao das operaes agrcolas depende basicamente do nmero de dias totais reservados para a operao, dos dias de descanso e imprprios para o trabalho das mquinas da jornada de trabalho e do aproveitamento das horas disponveis para o trabalho, Equao 01, adaptada de Mialhe (1974):

TD = {[ Nt ( Ndf + Ndui )] ( Jt Eg )}

(01)

Em que: TD- tempo disponvel para realizar cada operao em horas; NT- nmero de dias contido no perodo determinado para a realizao da operao; Ndf- nmero de domingos e feriados, quando respeitados, existentes no perodo; Ndui- nmero de dias teis imprprios ao trabalho das mquinas; Jt- jornada de trabalho adotada em horas; Eg- eficincia de gerenciamento ou administrativa.

A jornada de trabalho (Jt) e os dias de descanso remunerados (Ndf) devem estar de acordo com o sistema de trabalho da propriedade sem deixar de levar em conta a legislao vigente. importante ressaltar que a grande dificuldade para o planejamento do nmero de conjuntos est relacionada com a estimativa do nmero de dias teis imprprios - Ndui.

a- Nmero de dias imprprios

O clima e a umidade do solo so os dois fatores que determinam o nmero de dias disponveis, e conseqentemente dos dias imprprios, de trabalho da maquinaria ao longo do ano. A variabilidade climtica traz consigo as incertezas para o dimensionamento dos equipamentos necessrios e as alternativas para o

dimensionamento podem se resumir em calcular a frota para atender as condies mais crticas, o que traz como conseqncias a pouca utilizao das mquinas em anos normais e o conseqente aumento nos custos de propriedade, ou calcular para os anos favorveis, reduzindo o investimento e aumentando o retorno mas, aumentando os riscos de perdas da cultura por no se realizar as operaes dentro dos prazos estipulados ou pela queda na qualidade do produto. O fator mais considerado para o clculo dos dias disponveis aquele que se refere a traficabilidade das mquinas agrcolas e a sua operacionalidade, principalmente para as operaes de preparo do solo. Existem outros fatores que influenciam na realizao ou no das operaes, dos quais os mais importantes referem-se s operaes de colheita e pulverizao. No caso da colheita, alm da umidade do solo, a umidade relativa do ar interfere na realizao, como o caso da colheita de soja. Para a pulverizao, a velocidade do vento e a temperatura ambiente podem limitar a aplicao principalmente pela evaporao e deriva do produto. Um outro fator ligado mais qualidade da operao do que a traficabilidade a falta de umidade como o caso das operaes de preparo do solo e implantao da cultura. Se a semeadura for realizada em condies desfavorveis de ausncia de umidade adequada no solo, haver prejuzo tanto para a germinao da cultura e conseqentemente para a produtividade. Para o clculo dos dias imprprios, Mialhe (1974) utilizou-se do critrio de seca agronmica originado da irrigao. O autor discute que quando o solo est em

capacidade de campo existe uma restrio ao trabalho das mquinas e abaixo da capacidade de campo, denominado de seca agronmica, o trabalho pode ser realizado. No caso o critrio no abordou as restries referentes falta de umidade do solo, ventos ou umidade relativa do ar.

Os dias teis imprprios, representam o ponto crucial de todo o processo de modelagem e a importncia deste tema justifica o desenvolvimento de linhas de pesquisa voltadas para essa rea. Poucos trabalhos de pesquisa no pas se preocupam com o fato, podendo ser citado como exemplo o trabalho de DeCarli (1994) que utiliza o balano hdrico para estabelecer nveis crticos de armazenamento de gua para a traficabilidade de mquinas e colheita de cereais.

b- Eficincia de gerenciamento

A eficincia de gerenciamento ou administrativa pode ser interpretada como um fator de correo para a jornada de trabalho da empresa. Embora a jornada prevista deva durar um determinado nmero de horas, as perdas de tempo associadas a falhas administrativas concorrem para a sua reduo. Atrasos na entrega de insumos ou no reparo das mquinas, tempo desperdiado pelo operador, erros na alocao de mquinas compem alguns dos fatores associados eficincia de gerenciamento, no podendo ser atribudos s mquinas. -- Estimativa do ritmo operacional

Definido o tempo disponvel a prxima fase o clculo do ritmo operacional (RO), que a razo entre a quantidade de trabalho a ser realizado dentro do tempo disponvel para cada operao, segundo a Equao 2:

RO =

At TD

(02)

Em que: RO- Ritmo operacional em ha.h-1; At- rea a ser trabalhada em hectares (ha).

At esse ponto definiu-se o sistema de produo, as operaes e as pocas de suas realizaes. A somatria do ritmo operacional mensal, semanal ou dirio,

estabelece a quantidade total de trabalho a ser realizada no perodo de tempo adotado para cada operao e conjunto mecanizado. -- Nmero de Conjuntos

A prxima fase a determinao do nmero de conjuntos ou mquinas necessrias para atender as operaes dentro do tempo disponvel que calculado de acordo com a Equao 3:

NC =
Em que: NC- nmero de conjuntos;

RO CT

(03)

CT- capacidade de trabalho das mquinas agrcolas (ha.h-1).

A capacidade de trabalho a razo entre a quantidade de trabalho realizada pela mquina ou conjunto na unidade de tempo. A razo entre a quantidade de trabalho a ser realizada, ritmo operacional, e a capacidade de trabalho determina o nmero necessrio de conjuntos ou mquinas para a realizao da operao.

- Seleo e Aquisio de Mquinas.

O processo de seleo e aquisio de mquinas agrcolas pode ser analisado sob vrios aspectos, desde a preferncia pessoal passando pela recomendao prtica, e conceitualmente atravs do dimensionamento tcnico e o econmico. No

dimensionamento tcnico o que se busca especificar as caractersticas das mquinas, caractersticas estas que vo atender as necessidades exigidas pelo sistema de produo, e no dimensionamento econmico o que se avalia so os custos de propriedade envolvidos, ponto fundamental para o clculo do retorno da atividade. O dimensionamento tcnico envolve basicamente a determinao da capacidade de

trabalho e da potncia necessria para a realizao das operaes e o econmico envolve o clculo do custo por unidade trabalhada, rea ou do produto.

-- Capacidade e eficincia da maquinaria agrcola

O planejamento e o controle adequado dos sistemas mecanizados exigem informaes corretas com relao capacidade de trabalho o que nem sempre possvel. Enquanto que em outras reas da engenharia, como por exemplo na rea mecnica, o desempenho dos equipamentos pode ser obtido com razovel grau de preciso, nas atividades agrcolas isso nem sempre possvel. Fatores como topografia, tipo de solo, clima, e variaes no material a ser trabalhado interferem na capacidade de trabalho e conseqentemente no planejamento dos sistemas. Segundo Hunt (1973), a capacidade quando expressa somente como a razo entre a rea pelo tempo despendido pode no ser um indicador adequado para avaliar o desempenho de equipamentos agrcolas. No caso das colhedoras as diferenas de produtividade da cultura afetam a capacidade de trabalho. Para as mquinas que operam com a separao de material, como o caso das beneficiadoras, o interesse na quantidade de material separado pela unidade de tempo. A anlise da capacidade de trabalho das mquinas agrcolas pode ser realizada de acordo com as caractersticas das operaes sendo classificadas de acordo com Mialhe (1974) em capacidade de campo, de produo e de manipulao. A capacidade de campo aplicada a mquinas e implementos que para executarem uma operao agrcola, devem se deslocar cobrindo uma determinada rea. A capacidade de produo relacionada com mquinas cujo trabalho medido em termos de volume ou massa de produto por unidade de tempo enquanto que a capacidade de manipulao est associada separao de materiais. A capacidade de campo dividida em capacidade de campo terica, efetiva e operacional sendo que o mesmo conceito pode ser aplicado capacidade de manipulao e de produo. Segundo o autor a capacidade de campo terica pode ser calculada atravs da Equao 04:

10

CcT = Lc vd

(04)

Em que: CcT- Capacidade de campo terica; Lc- Largura de corte terica da mquina; vd- velocidade de deslocamento terica da mquina.

A capacidade de campo efetiva calculada de acordo com a Equao 05:

CcE =

At T Pr

(05)

Em que: CcE- Capacidade de Campo Efetiva; At-rea trabalhada; TPr- Tempo de produo.

A capacidade de campo operacional, calculada de acordo com a Equao 06:

CcO =

At TM

(06)

Em que: CcO- Capacidade de campo operacional TM- Tempo mquina.

O tempo mquina calculado como a somatria dos tempos de preparao, interrupo e de produo:

TM = TP + TI + T Pr

(07)

Em que:TP- Tempo de produo TI- Tempo de Interrupo

11

TPr- Tempo de preparo

Define-se o tempo de preparo (TPr) como sendo aquele despendido para adequar a mquina para entrar em operao e para deix-la em condies de ser armazenada no galpo aps a operao, envolvendo os tempos de: acoplamento, desacoplamento, deslocamento para a rea de trabalho, regulagens para entrar e limpeza aps a operao, controle e manuteno. J o tempo de interrupo (TI) aquele gasto em paralisaes decorrentes do prprio trabalho da mquina quando em operao de campo, envolvendo: manobras de cabeceira, desembuchamentos, ajustes em operao, reabastecimento e descarga de produtos. Segundo a ASAE (1998a) a definio de capacidade terica de campo quando uma mquina est desenvolvendo a funo para a qual foi projetada, a uma dada velocidade e usando toda a sua largura terica. J a capacidade de campo efetiva conceituada como sendo a razo entre a rea ou cultura processada pela unidade de tempo. A eficincia de campo definida como sendo a razo entre a capacidade efetiva e a terica. Balastreire (1987) adota o mesmo critrio da ASAE para definir a capacidade de trabalho das mquinas agrcolas Witney (1988) define a capacidade das mquinas em termos muito semelhantes aos apresentados por Mialhe (1974) e pela ASAE (1998a): rea capacity; throughput capacity e total throughput capacity. A primeira relacionada com rea, a segunda ligada ao produto final da cultura e a terceira em termos do fluxo de material que passa pela mquina, produto mais massa vegetal, respectivamente. As definies apresentadas tm como foco principal a anlise do desempenho da mquina mas para o planejamento torna-se necessrio avaliar as capacidades / eficincias envolvidas que incluam os aspectos administrativos / gerenciais e climticos como o caso da proposta apresentada na Figura 3 por Witney (1998).

12

Elemento de tempo associado 1-Tempo de preparo para preparo antes e ps armazenamento

2- tempo de deslocamento e retrno para o talho 3- Tempo dirio de acoplamento e de preparo da mquina Instantnea

Calendrio

Safra

Total

4-Tempo trabalhado a uma velocidade mdia e largura de trabalho terica ou efetiva

5-Tempo de manobra 6-Tempo de abastecimento e descarga sem deslocamento 7- tempo de regulagem e desembuchamento 8- tempo do operador 9- tempo de reparos 10- Tempo devido a condies inaceitveis referentes ao clima, solo e cultura

Figura 3- Tempos associados s diferentes capacidades de trabalho. Adaptado de Witney (1988)

Na Figura 3 a capacidade instantnea refere-se ao tempo em que a mquina est realizando a operao para a qual foi projetada. A capacidade total aquela em que o tempo considerado leva em conta as manobras, abastecimentos e regulagens que embora no faam parte da operao, so necessrias para que a mquina opere. J a capacidade safra aquela em que esto includos outros tempos que no dependem da operao em si, mas voltadas administrao e gerenciamento do sistema. A capacidade de

calendrio inclui os tempos referentes s condies climticas, de solo e da cultura e que no podem ser controladas. O trabalho de Gonalves et al. (1993) discute, de uma forma muito apropriada, uma metodologia para anlise de tempos e eficincias das mquinas agrcolas sob um

13

enfoque sistmico e gerencial. Os autores definem os tempos em produtivos, acessrios, auxiliares, inaptido e perdidos. O tempo produtivo aquele associado mquina realizando a operao para a qual foi projetada. O tempo acessrio corresponde aos tempos ativos da mquina, despendidos com funes auxiliares obrigatoriamente exigidas pelas operaes como por exemplo as manobras. Os tempos auxiliares esto relacionados com tempos obrigatrios mas no ativos como por exemplo o abastecimento de insumos. O tempo inativo aquele associado s condies ambientais que impedem o trabalho da mquina e o tempo perdido aquele associado a administrao e gerenciamento. Com esses tempos possvel avaliar as eficincias das mquinas, desde quelas referentes somente ao trabalho at as que definem o aproveitamento da mquina ao longo das 24 horas do dia. O nmero de conjuntos necessrios para cada operao e poca ento calculado atravs da Equao 08: NC = RO CcO (8)

Em que: NC- nmero de conjuntos

Nesse ponto interessante se estabelecer uma analogia entre a Figura 3 e a Equao 8. Na Equao 8, o clculo do ritmo operacional (RO) inclu a influncia do clima atravs do nmero de dias teis imprprios (Ndui) e as perdas referentes aos problemas administrativos, atravs da eficincia de gerenciamento (Eg). No clculo da capacidade de campo operacional (CcO) incluem-se os fatores de tempo associados mquina. Na Figura 3, a influncia do clima est associada aos tempos referentes ao calendrio, as perdas referentes aos problemas administrativo esto associadas aos tempos referentes safra e os tempos associados mquina com os tempos referentes a capacidade total e instantnea. A capacidade de campo operacional de um conjunto trator implemento/mquina est intrinsecamente relacionada com a potncia disponvel pelo trator. Basicamente a potncia que vai determinar as caractersticas da operao e do implemento associado ao

14

trator, como por exemplo a velocidade, a profundidade de trabalho e a largura ou nmero de hastes do implemento/mquina, Como a profundidade de trabalho est relacionada principalmente com as necessidades da cultura e a velocidade de trabalho qualidade da operao, a seleo do conjunto, de um modo simplificado, deve definir a partir da potncia do motor as caractersticas do implemento ou ao contrrio, das caractersticas do implemento obter-se a necessidade de potncia do motor do trator.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMERICAN SOCIETY OF AGRICULTURAL ENGINEERING. ASAE standards. St. Joseph, Agricultural management data ASAE EP496.2. 1998a, p.354-359.

AMERICAN SOCIETY OF AGRICULTURAL ENGINEERING. ASAE standards. St. Joseph, Agricultural management data ASAE D497.4. 1998b, p.360-367.

BALASTREIRE, L.A. Mquinas Agrcolas. So Paulo: Manole, 1987. 307p.

DECARLI, V.H. Adequao das pocas de cultivo na regio de Manaus-AM, atravs do balano hdrico seriado. Piracicaba, 1994. 73p. Tese (Doutorado) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo.

GONALVES, N.G.; LIMA, E.B.; BANCHI, A.D.; PINTO, R.S.A.; LOPES. J.R. Eficincias de uso de mquina agrcola. In: CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE DE TCNICOS AUCAREIROS E ALCOOLEIROS DO BRASIL, 5., guas de So Pedro. 1993, Anais. Piracicaba: STAB, 1993, p.165-168.

HUNT, D.R. Farm power and machinery management. 6.ed. Iowa:The Iowa State University Press,1973. 315p.

15

MAYNARD, H.B. Manual de Engenharia de Produo. So Paulo: Editora Edgard Blucher, 1970. 389p.

MIALHE, L.G. Manual de mecanizao agrcola. So Paulo: Editora Agronmica Ceres, 1974. 301p.

WITNEY, B. Choosing and using farm machines. Harlow: Longman Scientific & Technical, 1998. 411p.

You might also like