You are on page 1of 22

COMO ESCREVER COM CLAREZA

SOBRE DIREITOS AUTORAIS


Todos os direitos so reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou transmitida livremente de alguma forma, sem o consentimento prvio de seu autor. Se porventura voc tiver interesse na publicao de uma anlise do livro, entre em contato via e-mail atravs do endereo andre@lendo.org.

UTILIZAO DO LIVRO
O autor deste livro no se responsabiliza direta ou indiretamente pela utilizao de qualquer um dos exerccios ou dicas nele contidos. As informaes aqui presentes so baseadas em experincias profissionais e pessoais de Andr Gazola, bem como nos conhecimentos adquiridos atravs do contato com alunos de Ensino Fundamental e Mdio durante sua atuao no magistrio. O objetivo deste livro ensinar tcnicas e modelos de escrita que tornem o texto mais claro e objetivo, sendo mais acessvel para leitores de todos os nveis.

SOBRE ANDR GAZOLA


Formado em Letras (Lngua Portuguesa e Literaturas de Lngua Portuguesa) pela UCS Universidade de Caxias do Sul, editor do Lendo.org, um dos blogs sobre livros mais acessados do pas, com mdia de 600 mil visitas mensais, e do blog Portugus? Fcil, que est na lista dos 10 melhores blogs de lngua portuguesa do Brasil segundo o InfoENEM. Atua, alm disso, como professor de Literatura, Filosofia e Histria da Arte para turmas de Ensino Mdio de uma escola privada em Bento Gonalves RS.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA

CONTEDOS DO LIVRO
1. Escrever com clareza uma necessidade...............................................................04 2. Conhea seu leitor...................................................................................................06 3. Defina o estilo do texto...........................................................................................09 4. Planeje seu texto....................................................................................................11 5. Comece pelo fim.....................................................................................................12 6. Escreva agora!.........................................................................................................14 7. Cuidado com as palavras........................................................................................15 8. Revise a estrutura...................................................................................................17 9. Esquea seu texto...................................................................................................22

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 4

1. Escrever com clareza uma necessidade


Precisa escrever algo importante? Quer ter certeza de que aquilo est completamente claro e que qualquer leitor ser capaz de entender? O propsito deste livro justamente lhe conceder essa habilidade que costuma ser comparada a um dom divino. Escrever bem, no entanto, uma capacidade que nada tem a ver com misticismo, mas sim com prtica constante, dedicao e estudo. Muitas pessoas duvidam da importncia da clareza na escrita. Porm, elas deixam de considerar o fato de que quanto mais pessoas puderem entender seus textos, maior ser sua influncia e, por essa razo, maior ser o efeito produzido por eles seja uma nota mais alta em um trabalho, um elogio do chefe ou a resposta positiva de um cliente. Quando aquilo que voc est dizendo no de grande importncia, no h necessidade de escrever com tanto cuidado. Por outro lado, quando sua mensagem for importante o suficiente para voc desejar que o leitor a entenda completamente, ento a clareza essencial. Quanto mais importante seu texto for, mais importante ser que o leitor entenda sua mensagem de forma clara. Para que o leitor entenda o texto da mesma forma que quem o escreveu, preciso que ele seja claro. Se isso soa bvio para voc, saiba que realmente o . Pense em quantos textos ininteligveis so produzidos diariamente, em todas as variedades possveis de discurso. No tenho nenhuma dvida de que se eu ganhasse R$0,10 por pessoa letrada que no conhea as 4 qualidades essenciais de um texto, estaria milionrio. Neste livro vou compartilhar com voc tcnicas que aprendi ao longo de quase 15 anos escrevendo sem parar, recebendo crticas de colegas, professores e leitores

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 5 dos blogs Lendo.org e Portugus? Fcil! blogs que, juntos, somam quase 700 mil visitas mensais que ajudaram a elevar minha escrita a um patamar de excelncia. O caminho, caro leitor, longo, mas vem comigo que vou lhe mostrar alguns atalhos, pois escrever com clareza, hoje, uma necessidade.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 6

2. Conhea seu leitor


Antes de tudo, tenha certeza de conhecer exatamente quem seu pblico, de modo que voc possa redigir seu texto pensando que est escrevendo para aquelas pessoas (e ningum mais). Saber o sexo, a mdia de idade, a escolaridade e conhecer os interesses de seu leitor far toda a diferena entre o sucesso e o fracasso. A partir dessas informaes, voc poder pensar na melhor forma de introduzir o assunto que deseja abordar para que seus leitores estejam abertos a l-lo ou ouvi-lo. A pergunta que eu considero mais importante aqui Qual o nvel de leitura dos meus leitores? Veja uma diviso simplista: 1) Bsico; 2) Intermedirio; 3) Avanado. Voc ficar surpreso com a quantidade de pessoas que no passam do estgio 1! Isso vai afetar diretamente tudo que for relativo ao seu texto, desde os tpicos abordados at seu estilo de escrita. Alm disso, uma ferramenta interessante o uso de um formulrio de reconhecimento do leitor. O nome soa estranho, mas atravs de seu preenchimento voc ter uma ideia bastante clara sobre quem seu pblico e o que ele deseja com o texto que voc escrever. Veja o exemplo na pgina seguinte e sinta-se livre para modific-lo conforme suas necessidades (apesar de eu consider-lo bem completo).

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 7 FORMULRIO DE RECONHECIMENTO DO LEITOR 1. Quem meu leitor? (Posio, Ttulo, etc.) _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Quo familiarizado com o assunto do texto meu leitor est? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 3. Qual a quantidade de explicaes que meu leitor precisa?
( ) Procedimentos detalhados. ( ) Definio de termos. ( ) Contextualizao histrica. ( ) Viso geral sobre o assunto.

4. Qual meu propsito ao me dirigir ao leitor?


( ) Informar. ( ) Apresentar resultados. ( ) Solicitar ao. ( ) Ensinar algo novo.

5. Para que o leitor usar o contedo do meu texto?


( ) Entender algo. ( ) Implementar uma ideia. ( ) Tomar uma deciso. ( ) Fruio.

6. Qual ser a reao mais provvel do leitor?


( ) Aceitao ( ) Resistncia ( ) Ceticismo

7. Que tipo de oposio poder meu leitor ter em relao a minhas ideias? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ www.lendo.org andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 8 8. Qual a probabilidade de o leitor reagir positivamente? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 9. Qual o estilo de comunicao do meu leitor? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 9

3. Defina o estilo do texto


Agora que j conhece seu leitor, hora de definir o estilo que utilizar em seu texto. Decida-se por uma linguagem formal, informal, acadmica, potica, jornalstica, persuasiava, explanatria, satrica, irnica, dramtica, familiar, casual, ntima ou outra que se aplique situao. O importante no misturar diferentes estilos. Lembre-se, tambm, dos diferentes nveis de linguagem que podem ser usados: linguagem popular ou coloquial, linguagem culta ou padro, linguagem regional e linguagem vulgar.

A LINGUAGEM POPULAR OU COLOQUIAL a linguagem mais simples, usada espontaneamente pelas pessoas em seu dia a dia. Na maioria dos casos no est de acordo com as normas gramaticais e carregada de vcios de linguagem, pois deriva diretamente da fala. A linguagem popular est presente em situaes diversas, desde conversas familiares ou entre amigos, piadas, programas de TV, novelas, etc. Em textos escritos, no se aconselha o uso desse tipo de linguagem, porm, dependendo do caso, pode ser a melhor forma de alcanar seu objetivo.

A LINGUAGEM CULTA OU PADRO aquela que aprendemos na escola, utilizada nos meios oficiais e nas cincias, acompanhada por terminologia especfica. Tem regras bastante rgidas e precisa de estudo especfico para ser aprendida. So raras, ou at inexistentes, pessoas que utilizam a linguagem padro em sua fala durante 100% do tempo, o que no nada absurdo, dada a complexidade de sua estrutura. Lembre-se sempre que linguagem www.lendo.org andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 10 falada e escrita so coisas completamente diferentes.

A LINGUAGEM REGIONAL Tambm um desvio da norma padro, porm com caractersticas particulares de uma determinada regio geogrfica. H, no Brasil, por exemplo, falares amaznico, nordestino, baiano, fluminense, mineiro, sulino e diversos outros. Em muitas regies, pode-se perceber variaes at mesmo de cidade para cidade. A LINGUAGEM VULGAR Dificilmente voc ir usar esse tipo de linguagem em algum de seus textos, pois ela est vinculada s pessoas com pouqussimo contato com os meios letrados. Ela possui estruturas bem distantes da norma padro, como nis vai, eu di um abrao nele, Vamo i pra praia e Vem pra drento.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 11

4. Planeje seu texto


Conhecido seu leitor e escolhido o tipo de linguagem, hora de definir ao menos um esboo da estrutura de seu texto. importante passar suas ideias para o papel considerando que sejam: a) aceitveis para seu pblico; b) encoragem seu interesse; c) permitam que o leitor acompanhe seu raciocnio com clareza medida que l. O conhecido mtodo de brainstorming bastante til nesse momento. Ele consiste em criar uma tempestade de ideias que, por mais estpidas que possam parecer, devem ser consideradas. Escreva-as sem parar, conforme sua mente as envia, e surpreenda-se com sua capacidade de inovao e criatividade. Ao final, voc reconhecer diversos novos tpicos que podero ser explorados em seu texto a maioria nunca teria passado por sua cabea sem esse mtodo. Assim que escolher as ideias que usar, organize-as em um modelo hierrquico de tpicos, definindo a ordem em que aparecero no texto.

Uma das melhores formas de planejamento que conheo a que usa mapas mentais para estruturar as ideias. Conhea o Mindomo, a melhor ferramenta on-line para criao de mapas mentais.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 12

5. Comece pelo fim


Desde o incio voc deve ter clareza quanto ao objetivo, o resultado ou o produto de sua escrita. Dessa forma voc pode ir construindo e conectando ideias para chegar quele ponto especfico, definido antes mesmo de comear a escrever. Pense no texto como uma corrente que, na ponta, possui uma enorme ncora conectada. Essa ncora o efeito que voc deseja produzir no leitor ao final do texto. O que no pode acontecer que voc quebre a corrente no meio do caminho, pois ento a ncora ir para o fundo do mar, sem possibilidade de recuperao. Se seu desejo que o leitor execute alguma ao, ento v o preparando conforme o texto flui. Direcione-o para aquele ponto, de forma que ele no tenha dvida de que realmente isso o que voc quer. Alm disso, faa o possvel para que seu discurso seja persuasivo o suficiente para que o leitor concorde em seguir suas orientaes. Se seu texto dissertativo e exige argumentao acurada, indico a leitura do texto Como escrever argumentos fortes. L voc encontrar uma representao visual das diferentes formas de discordar de algum. Use o diagrama da pgina seguinte sempre que for escrever um texto dissertativo.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 13 TIPOS DE ARGUMENTOS PARA DISCORDAR DE ALGUM

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 14

6. Escreva agora!
Quando seu objetivo e a estrutura desejada estiverem claros, comece a escrever. Conforme voc redige, tente imaginar respostas dos leitores para suas frases; formule questes que eles possam fazer e, ainda, preste ateno a aspectos que possam quebrar a lgica linear de seu texto algo que ir influenciar negativamente o entendimento. Apesar da nfase que costumo dar ao planejamento e estrutura, devo alert-lo sobre a possibilidade de, a partir do momento que voc comear a escrever, mudar para uma direo que no havia sido pensada antes. Em algumas circunstncias, como em um texto pessoal, ensaios, contos, novelas e outros, esse tipo de abordagem pode tornar sua escrita mais autntica e interessante. Para ter sucesso com esse procedimento, voc precisa: a) Manter seu objetivo original em vista; b) Tomar cuidado para no violar regras contratuais j estabelecidas. Ora, se voc est escrevendo a proposta de venda de uma viagem para a Itlia, no tenha a grande ideia de propor ao seu cliente uma mudana de curso para a Arglia. Obviamente isso no faria sentido algum e s reduziria sua chance de ter sucesso na venda.

Problemas com distraes enquanto escreve? Conhea o Writer, uma ferramenta on-line que lhe apresenta uma tela completamente livre de botes que possam tirar seu foco do texto. Aumente sua produtividade agora!

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 15

7. Cuidado com as palavras


Utilize palavras cujos usos e significados voc compreenda completamente. Se tiver alguma dvida sobre o significado de alguma palavra ou sobre como us-la corretamente, procure-a no dicionrio antes de inclu-la em seu texto. Escolha palavras que sejam claras. Ao usar adjetivos como maravilhoso, inacreditvel, muito bom, legal e assim por diante, tenha em mente que est apenas adicionando distraes ao seu texto ento apague-os. Procure por palavras diretas e que signifiquem exatamente o que voc deseja falar. Alm disso, no h nada mais horrvel em um texto que erros ortogrficos ou de pontuao. Algumas pessoas talvez sequer percebam tais erros, mas eles podem alterar drasticamente o significado de seu texto um exemplo disso a colocao da vrgula, veja: 1. Se todos concordam, eu no discordo. 2. Se todos concordam, eu no, discordo. Apesar de a frase possuir as mesmas palavras, a posio da vrgula altera completamente o significado de cada uma. A primeira demonstra que, se todos concordam, no h por que discordar. Na segunda, a vrgula aps "eu no," d demonstrao que, se todos concordam, eu discordo. No meu blog sobre lngua portuguesa, o portuguesfacil.net, h um texto muito acessado cujo ttulo Aprenda a usar a vrgula definitivamente com 4 regras simples. Recomendo sua leitura antes de voc prosseguir com a escrita de qualquer texto. Tenha em mente, ainda, que algum com conhecimento gramatical pode simplesmente www.lendo.org rejeitar seu texto ao encontrar qualquer tipo de erro, independentemente do valor da mensagem que ele traz, pois um texto com esse andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 16 tipo de problema faz com que seu autor no seja visto como fonte confivel de informao ou conhecimento. Lembre-se de usar palavras e expresses com as quais seu pblico esteja familiarizado. Caso seja preciso usar um termo, abreviao ou frase que esteja fora do vocabulrio presumido, use mas d sua definio entre parnteses.

No h forma de aprender gramtica e ortografia a no ser estudando. O melhor curso de escrita que j fiz que possui esse contedo em sua grade e fornece certificado o Curso de Escrita e Redao do portal Cursos 24 horas.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 17

8. Revise a estrutura
Organize seus pargrafos e sentenas de forma que causem o maior impacto possvel. Como fazer isso? V construindo o texto em direo a um clmax, ou seja, um ponto em que revelar alguma coisa ou dar alguma recompensa para o leitor, solicitando alguma ao de sua parte. Veja algumas tcnicas que o ajudaro a provocar um maior impacto: D prioridade voz ativa. A voz passiva torna o texto lento e entediante. Organize suas frases de modo que seu contedo principal fique no fim (ou prximo do fim) da mesma. Varie o tamanho das frases e no tenha medo de construir, ocasionalmente, frases longas. Isso faz com que o leitor pare para pensar sobre o que est lendo. Estruture seus pargrafos de forma que sua ideia principal esteja na ltima frase. Em alguns casos, porm, prefervel coloc-la logo no incio; nesse caso, termine o pargrafo com o argumento mais forte que tiver em relao quele ponto, utilizando tambm uma frase de impacto. Revise cada pargrafo lendo-o em voz alta, atentando para sons e ritmos estranhos que possam aparecer, lacunas em sua lgica, excessos de palavras e a possibilidade de alterao de alguma sentena. Alm disso, perceba se h uma transio suave entre este pargrafo e o anterior, bem como deste para o prximo. Qual a parte mais importante dos seus textos, depois do ttulo? O primeiro pargrafo. Por isso que ele merece uma maior ateno. www.lendo.org andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 18

So uns preguios, no ? NO! A culpa toda sua! Um vendedor sabe que, para ser bem sucedido em uma venda, deve dirigir-se sempre com o p direito pessoa com quem est falando. No importa o quanto bom seja o produto, o preo, ou a qualidade, muito menos se o cliente j for conhecido. Se deixar de causar uma boa primeira impresso, a chance de concretizar a venda cair drasticamente. Com o texto, sequer temos o leitor a nossa frente para continuarmos falando ou tentarmos convenc-lo contra a vontade como muitos vendedores fazem. Assim, cada palavra que escrevemos aumenta ou diminui a vontade de quem est lendo. No importa se voc escrever o melhor artigo do mundo. Cada vez mais, os textos so primeiramente escaneados, depois lidos.

Agora voc vai aprender 10 truques que aprendi ao longo de quase 15 anos escrevendo sem parar, errando muito e recebendo muitas crticas, incluindo notas nada boas em trabalhos escolares. das informaes mais valiosas que compartilho com voc neste livro. 1. DIVIRTA, ENTRETENHA OU PONHA A CULPA NO FULANO Todo mundo gosta de piadas e histrias. Se voc for capaz de mant-las curtas o suficiente, so uma das melhores formas de produzir emoo no leitor: simpatia, apatia, riso, bronca, tristeza, pena etc. Alm disso, o leitor gosta de ler sobre www.lendo.org andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 19 pessoas. Cite algum famoso e o desejado segundo pargrafo ser o prximo da fila. 2. VOC BURRO! PERGUNTE AO LEITOR Comear um texto com uma pergunta uma tcnica da retrica; causa curiosidade e faz o leitor pensar. Esse pensamento pode lev-lo exatamente ao assunto do texto, o que algo muito bom para voc. 3. UMA BOA IMAGEM VALE O MESMO QUE UM BOM PRIMEIRO PARGRAFO Uma boa imagem capta a ateno dos olhos. No deixe passar a oportunidade de usar esse artifcio a seu favor. Mas tenha cuidado. No esquea que voc quer prender a ateno desde o primeiro pargrafo para mant-la no texto todo. Se usar uma imagem impactante, mas que nada tem a ver com o texto, o efeito se perder. Use uma imagem que o leitor possa relacionar com o ttulo ou algum trecho do texto. 4. APROXIME IDEIAS, COMPARE E SURPREENDA Quantas vezes j aconteceu de voc s conseguir entender algo quando algum veio e disse, o mesmo que isso, isso e isso? De repente, mesmo que o assunto no tenha nada a ver, entendemos tudo. Quando estiver explicando algo, caso voc lembre de alguma comparao que possa ajudar no entendimento, no hesite em us-la. 5. ABUSE DA IMAGINAO DO LEITOR muito mais fcil e at mais divertido e interessante quando conseguimos projetar algo concreto em nossas mentes, relacionado ao assunto em questo. Recorrer a imagens mentais uma das tcnicas mais poderosas e mais usadas por escritores e oradores. Use palavras como imagine pense em tal coisa, etc. www.lendo.org andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 20 6. METFORAS SO CISNES NO HORIZONTE ATRAINDO CORAES APAIXONADOS As metforas esto entre as ferramentas mais poderosas que dispomos para contar uma histria ou dar um conselho em apenas uma frase. uma boa forma de captar a ateno e produzir imagens mentais, permitindo que os leitores construam uma histria para eles mesmos. 7. CITE UMA ESTATSTICA SURPREENDENTE Comear com nmeros ou dados tcnicos nem sempre recomendado, mas esta uma exceo regra. Uma estatstica interessante e impactante um bom recurso. As pessoas gostam de saber sobre dados interessantes, mas s se forem originais, surpreendentes ou chocantes. Assim como as imagens, as estatsticas devem ser relevantes ao tema tratado. Trs conselhos: no abuse da quantidade de nmeros, cite fontes confiveis e, se puder, utilize grficos para impressionar ainda mais. 8. FALE DO FAMOSO OU DO SABICHO Como dizia Montaigne O estilo deve ter trs qualidades: clareza, clareza e clareza. Alguma frase de um especialista no tema ou pessoa conhecida pode fazer maravilhas no trabalho de atrair o leitor nesses primeiros segundos. 9. RESUMA SUAS 128 PGINAS Se seu texto muito grande e voc no est confiante se vai conseguir atrair a ateno do leitor mas realmente est convencido de que um excelente material e que vale a pena ler at o fim adiante a ele o que vai encontrar. Explique quais elementos fazem com que seu artigo seja imperdvel.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 21 10. TEXTOS PARA INTERNET: TENHA CUIDADO COM OS LINKS Pouco tempo atrs um amigo enviou-me um e-mail dando a dica de eliminar parte dos links dos artigos, principalmente os de programas de afiliados. Quando fui ler meus ltimos textos, fiquei apavorado com a quantidade de links. Por isso estou comeando a eliminar links que no sejam relevantes. Os links devem ser algo til, devem acrescentar valor a seus textos, caso contrrio, elimine-os. Se voc comea a ler um texto e nas trs primeiras linhas h 2 links com leituras necessrias para entender todo o resto, provavelmente no continuar a ler. A no ser que esteja escrevendo uma srie, no coloque links no primeiro pargrafo.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

COMO ESCREVER COM CLAREZA | 22

9. Esquea seu texto


Assim que concluir a escrita, coloque o texto de lado e esquea-o por pelo menos um dia. Aps esse perodo, leia-o, sublinhando todos os erros que encontrar, pensando em melhorias. No tenha pena de cortar tudo que no for relevante, pois escrever bem , basicamente, saber usar a borracha. Aps essa leitura, releia suas anotaes e faa as edies necessrias. Escreva sua nova verso e novamente deixe-a descansar por um dia. Dessa vez d seu manuscrito para um amigo ler. Ele ler com um olhar objetivo que voc, por ser o autor, no capaz de ter, por isso leve em considerao todos os comentrios que ele fizer. Revise sua produo novamente, escreva uma nova verso e repita esse procedimento com outras pessoas at o nmero de vezes que voc considerar que seu texto tenha todas as palavras necessrias para seu objetivo nem uma a mais, nem uma a menos. Evidentemente esse mtodo leva tempo (alguns dias), mas os resultados so to formidveis que voc no se arrepender. O maior erro de muitos escritores desprezar o valor de uma reviso intensa e contnua. Escrever mais um trabalho de suor que de inspirao, por isso que 90% dos textos de qualidade no so resultado da primeira composio, mas sim de um trabalho rduo de polimento lingustico. Se mesmo depois desse processo voc no estiver seguro sobre a qualidade de seu texto, ficarei feliz em lhe oferecer meus servios de reviso. Contate-me pelo e-mail andre@lendo.org.

www.lendo.org

andre@lendo.org | Andr Gazola

You might also like