You are on page 1of 15

1.2.

O tempo da Guerra Fria A consolidao de um mundo bipolar


O afrontamento entre as duas superpotncias e os seus aliados prolongou-se at meados dos anos 80, altura em que o bloco sovitico mostrou os primeiros sinais de fraqueza. Durante este longo perodo, os EUA e a URSS intimidaram-se mutuamente, gerando um clima de hostilidade e insegurana que deixou o mundo num permanente sobressalto. este clima de tenso internacional que designamos por Guerra Fria.

Guerra Fria: Expresso criada para designar o estado de tenso entre


os EUA e a URSS a seguir 2 guerra mundial, que se caracterizou pelo facto de as duas potncias no registarem qualquer confronto direto, mas interferirem em conflitos escala regional em campos opostos. A guerra fria foi uma autntica guerra de nervos em que cada bloco se procurou superiorizar ao outro. Uma gigantesca mquina de propaganda inculcava nas populaes a ideia da superioridade do seu sistema e a rejeio e o temor do lado contrrio, ao qual se atribuam as intenes mais sinistras e os planos mais diablicos. Mais do que ambies hegemnicas das duas superpotncias, eram duas concees opostas de organizao poltica, via econmica e estruturao social que se confrontavam: de um lado, o liberalismo, assente sobre o princpio da liberdade individual; do outro, o marxismo, que subordina o indivduo ao interesse da coletividade.

1.2.1. O Mundo Capitalista

A poltica de alianas dos Estados Unidos


Em termos poltico-militares, a aliana entre os ocidentais no tardou tambm a oficializar-se. A tenso provocada pelo bloqueio de Berlim acelerou as negociaes que conduziram, em 1949, ao Tratado do Atlntico Norte, firmado entre os Estados Unidos, o Canad e 10 naes europeias. A operacionalizao deste tratado deu origem Organizao do Tratado do Atlntico Norte OTAN (ou NATO, em ingls). O pacto da OTAN bem demonstrativo da desconfiana que ento impregnava as relaes internacionais. A aliana apresenta-se, assim, como uma organizao puramente defensiva, empenhada em resistir a um inimigo que est omnipresente: a Unio Sovitica. Esta sensao de ameaa e a vontade de consolidar a sua rea de influncia lanaram os EUA numa autntica pactomania que os levou a constituir um vasto leque de alianas, um pouco por todo o mundo. Para alm da OTAN, firmaram-se alianas multilaterais na Amrica. Estas alianas foram complementadas com diversos acordos de carter poltico e 1

econmico, de tal forma que, cerca de 1959, 3 quartas partes do mundo alinhavam, de uma forma ou de outra, pelo bloco americano.

A poltica econmica e social das democracias ocidentais


No fim da 2 guerra mundial, o conceito de democracia adquiriu, no ocidente, um novo significado. Para alm do respeito pelas liberdades individuais, do sufrgio universal e do multipartidarismo, considerou-se que o regime democrtico deveria assegurar o bem-estar dos cidados. As duas foras polticas que, nesta poca, sobressaram na Europa o socialismo reformista e a democracia crist encontravam-se fortemente imbudas de preocupaes sociais. Embora de quadrantes muito diferentes, socialistas e democratas-cristos saram da guerra prestigiados. assim que, logo em 1945, as eleies inglesas do a vitria ao Partido Trabalhista, liderado por Clement Atlee, que substitui Winston Churchill (Partido Conservador) frente do governo britnico. Um pouco por todo o lado, partidos de orientao idntica viram elevarse os seus resultados eleitorais tendo, em alguns casos, tomando tambm as rdeas do poder, como aconteceu na Holanda, nos pases Escandinavos (Dinamarca, Noruega, Sucia) e na Repblica Federal Alem. Os adeptos da social-democracia conjugam a defesa do pluralismo democrtico e dos princpios da livre concorrncia econmica com o intervencionismo do Estado, cujo objetivo o de regular a economia e promover o bem-estar dos cidados.

Social-Democracia: Corrente ideolgica cujas origens remontam ao


pensamento de Eduard Bernstein, nos finais do sc.XIX, que, partindo da crtica ao sistema capitalista e necessidade de reviso do marxismo, ao negar nomeadamente a luta de classes, defendeu a construo do socialismo atravs de reformas graduais levadas a cabo por governos resultantes de processos eleitorais democrticos. A democracia-crist tem a sua origem na doutrina social da igreja que condena os excessos do liberalismo capitalista, atribuindo igualmente aos estados a misso de zelar pelo bem-comum. Os democratas-cristos consideram que o plano temporal e espiritual embora distintos, no se podem separar. Os princpios do cristianismo devem enformar todas as aes dos cristos. Propem uma orientao profundamente humanista, alicerada na liberdade, na justia e na solidariedade. Procura-se subverter o esprito essencialmente laico da 2

democracia transformando-o intrinsecamente cristos.

num

campo

de

aplicao

de

valores

Sociais-Democratas e Democratas-cristos convergem no mesmo propsito de promover reformas econmicas e sociais profundas. Na Europa do ps-guerra, os governos lanam-se num vasto programa de nacionalizaes. O Estado torna-se o principal agente econmico do pas, o que lhe permite exercer a sua funo reguladora da economia.

Paralelamente, rev-se o sistema de impostos, reforando-se o carter progressivo das taxas. Um tal conjunto de medidas modificou, de forma profunda, a conceo liberal de Estado dando origem ao Estado Providncia.

A afirmao do Estado-Providncia

A superao das dificuldades associadas crise de 1929 implicou o aumento da interveno do Estado nos planos econmico e social e o nascimento do Estado-Providncia ou do bem-estar social [onde cada cidado tem asseguradas as suas necessidades bsicas do bero ao tmulo]. Ainda durante a guerra, o empenhamento do Estado nas questes sociais foi ativamente defendido por Beveridge. Este confiava que um sistema social alargado teria como efeito a eliminao dos cinco grandes males sociais: carncia, doena, misria, ignorncia e ociosidade. A abrangncia das medidas adotadas em Inglaterra e a ousadia do estabelecimento de um sistema de sade assente na gratuidade total dos servios mdicos e extensivo a todos os cidados, serviram de modelo maioria dos pases europeus. O sistema de proteo social generaliza-se a toda a populao: passando a acautelar as situaes de desemprego, acidente, velhice e doena; estabelecem-se prestaes de ajuda familiar. Ampliam-se as responsabilidades do Estado no que respeita habitao, ao ensino e assistncia mdica. Este conjunto de medidas visa um duplo objetivo: Reduz a misria e o mal-estar social contribuindo para uma repartio mais equitativa da riqueza; Assegura uma certa estabilidade economia, j que evita descidas drsticas da procura como a que ocorreu durante a crise dos anos 30.

A prosperidade Econmica
3

O crescimento econmico do ps-guerra estruturou-se em bases slidas. Os governos no s assumiram grandes responsabilidades econmicas, como delinearam planos de desenvolvimento coerentes, que permitiram estabelecer prioridades, rentabilizar a ajuda Marshall e definir diretrizes futuras. Externamente, os acordos de Bretton Woods e a criao de espaos econmicos alargados (como a CEE) tiveram um papel semelhante, harmonizando e fomentando as relaes econmicas internacionais. O capitalismo emergiu dos escombros da guerra e atingiu o seu auge. Entre 1945 e 1973, a produo mundial mais do que triplicou. As economias cresceram de forma contnua, sem perodos de crise. As taxas de crescimento especialmente altas de certos pases, como a RFA, a Frana, o Japao, surpreenderam os analistas, que comearam a referir-se-lhes como milagre econmico. Estes cerca de 30 anos de uma prosperidade material sem precedentes ficaram na Histria como os Trinta Gloriosos. A expanso econmica dos 30 Gloriosos conjuga o desenvolvimento de processos j iniciados com aspetos completamente novos. Podemos destacar:

A acelerao do progresso tecnolgico, que atingiu todos os setores; O recurso ao petrleo como matria energtica por excelncia, em detrimento do carvo; O aumento da multinacionais; concentrao industrial e do nmero de

A modernizao da agricultura; O aumento significativo da populao ativa. Para alm de mais numerosa, a mo de obra tornou-se tambm mais qualificada; O crescimento do setor tercirio.

A sociedade de consumo
O efeito mais evidente dos Trinta Gloriosos foi a generalizao do conforto material. A sociedade de consumo transformou os lares e o estilo de vida da maioria da populao dos pases capitalistas. Nesta sociedade de abundncia, o cidado comum permanentemente estimulado a despender mais do que o necessrio. Multiplicam-se os grandes espaos comerciais, verdadeiros santurios do consumo, onde os 4

objetos, estrategicamente dispostos, se encontram ao alcance da mo do potencial comprador. Uma publicidade bem orquestrada lembra as pequenas e grandes maravilhas a que todos tm direito e que as vendas a crdito permitem adquirir. O consumismo instala-se duradouramente e torna-se o emblema das economias capitalistas da segunda metade do sculo XX.

1.2.2 O Mundo Comunista


Quando o 2 conflito mundial terminou a URSS foi responsvel pela implantao de regimes comunistas, inspirados no modelo sovitico, por todo o mundo. Aps a 2 Guerra Mundial, o reforo da posio militar sovitica e o desencadear do processo de descolonizao criaram condies favorveis quer extenso do comunismo, quer ao estreitamento dos laos de amizade e cooperao entre Moscovo e os pases recentemente independentes. A URSS saiu, assim, do isolamento a que estivera votada desde a Revoluo de outubro, alargando a sua influncia nos 4 continentes.

Europa

A primeira vaga da extenso do comunismo atingiu a Europa Oriental e fez-se sob a presso direta da URSS. Entre julho de 1947 e julho de 1948, as coligaes governamentais desfizeram-se: o partido comunista tornou-se partido nico. Os novos pases socialistas receberam a designao de democracias

populares.

Democracias Populares: Designao dada ao regime do partido


nico institudo nos pases do Leste Europeu, construdo semelhana do modelo sovitico, e que, adotando a ideologia comunista, exerceu o poder de forma absoluta e controlou toda a sociedade. Defendem que a gesto do Estado pertence, em exclusivo, s classes trabalhadoras. Estas, que constituem a esmagadora maioria da populao, exercem o poder do Partido Comunista. Depois da implantao do comunismo, a URSS exerceu um apertado controlo sobre os seus novos aliados.

Em 1955, os laos entre as democracias populares foram reforados com a constituio do Pacto de Varsvia, aliana militar que previa a resposta conjunta a qualquer eventual agresso. O Pacto Varsvia constituiu uma organizao completamente oposta OTAN. A unio sovitica imps um modelo nico, do qual no admitiu desvios. Em 1956, na Hungria, e em 1968, em Praga (Checoslovquia), a URSS reprimiu, com os tanques militares do Pacto de Varsvia, os levantamentos sociais que contestavam o poder sovitico. Em 1961, a fim de evitar a passagem de cidados de Berlim Leste para Berlim Oeste, de onde fugiram para a RFA e para outros pases ocidentais, a RDA ordenou a construo do muro de Berlim.

sia

Fora da Europa, o nico pas em que a implantao do regime comunista se ficou a dever interveno direta da URSS foi a Coreia. Entre 1950 e 1953 desenrolou-se, na Coreia, uma guerra civil entre o norte, a Repblica Popular da Coreia, comunista, apoiada pela URSS e o sul, a Repblica Democrtica da Coreia, capitalista, sustentada pelos Estados Unidos. O final da guerra no unificou o pas, tornando-se mais uma das questes por resolver da Guerra Fria. Nos restantes casos, o triunfo do partido comunista ficou a dever-se a movimentos revolucionrios nacionais que contaram, no entanto, com o incentivo ou o apoio declarado da URSS. Tal o caso da China, onde, em outubro de 1949, Mao Ts-Tung proclamou a instaurao de uma Repblica Popular. Apesar de, posteriormente, se ter afastado da URSS, a China seguiu, nos primeiros anos do regime comunista, o modelo poltico e econmico do socialismo russo.

Amrica Latina

O p0nto fulcral da expanso comunista na Amrica Latina foi Cuba, onde, um grupo de revolucionrios, sob o comando de Fidel Castro e do Che Guevara. A influncia sovitica em Cuba confirma-se quando, em 1962, avies americanos obtm provas fotogrficas da instalao, na ilha, de msseis russos de mdio alcance, capazes de atingir o territrio americano. A exigncia firme de retirada dos msseis, feita pelo presidente Kennedy, coloca o mundo perante a eminncia de uma guerra nuclear entre as duas superpotncias. Fruto do seu alinhamento com o bloco sovitico, Cuba desempenhar tambm um papel ativo na proliferao do comunismo.

frica

A adoo de regimes sociais coincidiu com a 2 vaga de descolonizaes (por ex: nos anos 70 as ex-colnias africanas de Angola e Moambique tornaram-se Estados Socialistas).

Opes e Realizaes da economia de direo central


Aps a 2 Guerra Mundial, a planificao da economia nos regimes socialistas propiciou uma recuperao rpida dos prejuzos causados pelo esforo de guerra. Os planos quinquenais apostavam, sobretudo, na indstria pesada (siderurgia) e nas infraestruturas. A URSS e os pases de modelo sovitico registaram um crescimento industrial to significativo que ascenderam 2 posio da indstria mundial. No entanto, a par destas realizaes, as economias da direo central (dirigidas pelo Estado o qual abolia a iniciativa privada) evidenciavam fraquezas estruturais que comprometiam a longo prazo o seu sucesso: O nvel de vida das populaes no acompanha esta evoluo econmica.

As jornadas de trabalho matem-se excessivas; Os salrios sobem a um ritmo muito lento e as carncias de bens de toda a espcie mantm-se; A agricultura, a construo habitacional, as indstrias de consumo e o setor tercirio avanam lentamente.

Nas cidades, que a industrializao fez crescer a um ritmo muito rpido, a populao amontoa-se em bairros perifricos. As longas filas de espera para adquirir os bens essenciais tornam-se uma rotina diria.

Os bloqueios Econmicos
Passando o primeiro impulso industrializador, as economias planificadas comeam a mostrar, de forma mais evidente, as suas debilidades:

A planificao excessiva entorpece as empresas, que no gozam de autonomia na seleo das produes, do equipamento e dos trabalhadores, na fixao de salrios e preos, ou na escolha de fornecedores e clientes;

Uma gesto burocrtica limita-se a procurar cumprir as quantidades previstas no plano, sem atender qualidade dos produtos ou ao potencial de rentabilidade dos equipamentos e da numerosssima mo de obra;

Nas unidades agrcolas, a falta de investimento, a m organizao e o desalento dos camponeses refletem-se de forma severa na produtividade.

Implementou-se, nos anos 60, um conjunto vasto de reformas em praticamente todos os pases da Europa Socialista. O exemplo dado pela Unio Sovitica. Um novo plano, iniciado em 1959, refora o investimento nas indstrias de consumo, na habitao e na agricultura. Ao mesmo tempo, a durao do trabalho semanal reduz-se (de 48 para 42 horas) bem como a idade da reforma, que se estende, aos trabalhadores agrcolas. No entanto, os efeitos destas medidas ficaram muito aqum das espectativas. Na dcada de 70, sob a liderana de Leonidas Brejnev, a corrupo e a burocracia avolumaram-se, o que se traduziu pelo agudizar da estagnao. As dificuldades soviticas refletiram-se, de forma mais ou menos grave, em todos os pases satlites. A estagnao das economias de direo central reflete, sobretudo, as falhas do sistema, que se foram agravando ao longo das dcadas.

1.2.2 A escala armamentista e o incio da era espacial

A escala armamentista
Para alm dos esforos postos na constituio de alianas internacionais, os 2 blocos procuravam preparar-se para uma eventual guerra, investindo grandes somas na conceo e fabrico de armamento cada vez mais sofisticado. Nos primeiros anos do ps-guerra, os Estados Unidos tinham o segredo da bomba atmica, que consideravam a sua melhor defesa. Quando, em setembro de 1949, os Russos fizeram explodir a sua primeira bomba atmica, a confiana dos Americanos desmoronou-se. 8

Em 1952 os americanos testavam, no Pacfico, a 1 bomba de hidrognio, com uma potncia 1000 vezes superior bomba de Hiroxima. A corrida ao armamento tinha comeado. No ano seguinte, os Russos possuam tambm a bomba de hidrognio e o ciclo reiniciou-se, levando as duas superpotncias produo macia de armamento nuclear. O mundo viu tambm multiplicarem-se as armas ditas convencionais. No fim de 1950, os americanos consideravam obrigatrio aumentar, to depressa quanto possvel, a fora area, terrestre e naval em geral e a dos aliados num ponto em que no estivessem to fortemente dependentes de armas nucleares. O investimento ocidental nas armas convencionais desencadeou, como era de esperar, uma igual estratgia por parte da URSS [afetou, em 1952, 80% do oramento de Estado para despesas militares] Cada um dos blocos procurava persuadir o outro de que usaria, sem hesitar, o seu potencial atmico em caso de violao das respetivas reas de influncia. O mundo tinha resvalado, nas palavras de Churchill, para o equilbrio instvel do terror.

O incio da era espacial


Durante a 2 Guerra Mundial a Alemanha tinha secretamente desenvolvido a tecnologia dos foguetes e criado os primeiros msseis. Em 1945, os cientistas envolvidos neste projeto emigraram para a URSS e para os Estados Unidos, onde desempenharam um papel relevante nos respetivos programas espaciais. A URSS colocou-se cabea da conquista do espao [em Outubro-1957 coloca em rbita o 1 satlite artificial da histria]. A desolao dos Americanos, que at a tinham considerado a URSS tecnologicamente inferior, foi grande. Na nsia de igualarem a proeza russa, anteciparam o lanamento do seu prprio satlite, mas o fogueto que o impulsionava explodiu e a experiencia foi um fracasso. Nos anos que se seguiram, a aventura espacial alimentou o orgulho nacional das duas naes.

1.3. A afirmao de novas potncias 1.3.1. O rpido crescimento do Japo

Os fatores de desenvolvimento / O milagre Japons


O milagre japons beneficiou de uma conjuntura favorvel. A ocupao americana modernizou as estruturas polticas e sociais do pas. Os Estados Unidos disponibilizaram importantes ajudas financeiras e tcnicas que permitiram uma rpida reconstruo econmica (atravs do Plano Dodge); fizeram aprovar a Constituio de 1945; incentivaram o 9

controlo da natalidade e o acesso ao ensino. Aps a vitria de Mao Ts-Tung na China, em 1949, o Japo passou a ser visto como um precioso aliado do bloco ocidental no Oriente. Estabilidade poltica, assegurada pelo Partido Liberal-Democrata no poder desde 1955. A mentalidade japonesa foi tambm um importante fator de crescimento. Os lucros foram reinvestidos continuamente e os trabalhadores chegavam a doar empresa os seus pequenos aumentos de salrio para promover a renovao tecnolgica. Esta ligao afetiva entronca na tradio japonesa do trabalho vitalcio que transforma o patro no protetor dos seus funcionrios, os quais, por sua vez, dedicam uma incondicional lealdade empresa. Munido de mo de obra abundante e barata e de um sistema de ensino abrangente mas altamente competitivo, o Japo lanou-se tarefa de se transformar na 1 sociedade de consumo da sia.

O primeiro desenvolvimento da economia japonesa decorreu entre 1955 e 1961. Neste curto perodo, a produo industrial praticamente triplicou. Os setores que, neste perodo, adquirem maior dinamismo so os da indstria pesada (construo naval, mquinas-ferramentas, qumica) e dos bens de consumo duradouros (tvs, rdios, frigorficos, etc.) O comrcio externo acompanha esta expanso: as exportaes duplicam, assim como as importaes. Depois de um perodo de estagnao, no incio dos anos 60, a economia japonesa conheceu um 2 surto de crescimento to possante quanto o anterior. Entre 1966 e 1971, a produo industrial duplicou e criaram-se 2,3 milhes de novos postos de trabalho. Alm do desenvolvimento dos setores clssicos (como a siderurgia) este surto de crescimento assenta, sobretudo, em novos setores (produo de automveis, tvs a cores) Este 2 desenvolvimento fez do Japo a 3 maior potncia econmica mundial, atrs dos EUA e da URSS.

1.3.2. O Afastamento da China do bloco sovitico


O comunismo chins foi marcado pela personalidade carismtica do seu lder Mao Ts-Tung. Ao contrrio do marxismo tradicional, Mao enfatizava o papel dos camponeses, aos quais atribua a liderana revolucionria -> maosmo.

Maosmo: Regime instalado na China pelo Partido Comunista Chins,


chefiado por Mao Ts-Tung, diferenciado do marxismo-leninismo, sua principal fonte de inspirao, pela substituio do proletariado pelo campesinato enquanto classe revolucionria, e pela Revoluo Cultural, no sentido de acelerar a construo do comunismo. 10

O maosmo assumiu como objetivo a revoluo total protagonizada pelas masssas e no pelas estruturas de Poder, para isso, recorreu a grandes campanhas de natureza ideolgica. Devia-se agir de acordo com as necessidades e as aspiraes das massas Mao lana, em 1957, uma campanha de retificao dos cometidos pelo Partido, cuja atuao parecia afastar-se das massas. erros

Esta poltica foi complementada, em 1958, com o grande salto em frente: que tinha por base o fomento da agricultura e a integrao dos camponeses em comunas populares lideradas pelo Partido Comunista Chins. A prioridade indstria pesada foi ento posta de lado e a nfase passou para os campos, onde se deviam desenvolver tanto as produes agrcolas como pequenas industrias locais. No entanto, esta reforma redundou em fracasso (1960), pois os meios tcnicos eram reduzidos e os mtodos de trabalho utilizados nas oficinas eram antiquados. Em vez da subservincia a Moscovo, Mao estabeleceu, ele mesmo, os fundamentos doutrinrios de um socialismo nacionalista. Criticou o comunismo de Kruchtchev, acusando-o de no escutar a opinio das massas. Em 1964 o culto a Mao e ao maosmo foi estimulado atravs da chamada Revoluo Cultural, movimento que pretendia aniquilar todas as manifestaes culturais na literatura, na arte, no ensino que se afastassem do modelo socialista de Mao. A propaganda ideolgica tinha por base o livro vermelho que reunia citaes de Mao e que era venerado como detentor da verdade absoluta. A revoluo cultural deu origem a excessos de agitao social que resultaram na humilhao, perseguio e assassnio de muitos cidados considerados contrarrevolucionrios. Os esforos de Mao foram coroados de xito quando, em 1971, o pas entra para a ONU.

1.3.3. A ascenso da Europa


A Europa reconheceu a sua herana cultural comum e a necessidade de se unir para reencontrar a prosperidade econmica e, se possvel, a sua influncia poltica.

Da CECA CEE

11

O Primeiro passo consistente para a cooperao europeia resultou da Declarao Shumam, que pretendia a cooperao entre a Frana e a Alemanha no domnio da produo do carvo e do ao. Desta iniciativa resultou a CECA Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (Alemanha, Frana, Itlia, Blgica, Holanda e Luxemburgo). A CECA estabeleceria uma zona conjunta minero-siderurgica sob a orientao de uma Alta Autoridade supranacional. Em 1957, surge, finalmente, a Comunidade Econmica Europeia CEE, constituda pelos 6 pases referidos. A CEE, cujos fundamentos foram expressos no Tratado de Roma (1957) tinha objetivos predominantemente econmicos:

Estabelecimento de um mercado comum; Aproximao progressiva das polticas econmicas; Expanso econmica contnua e equilibrada; Livre prestao de servios;

Estabelecimento de uma poltica comum na rea da agricultura, dos transportes e da produo energtica criada a EURATOM [Comisso Europeia de Energia Atmica com um funcionamento independente da CEE]

A unio aduaneira prevista no Tratado de Roma veio a concretizar-se em 1968, traduzindo-se, desde logo, num forte aumento das trocas intercomunitrias.

1.3.3. A segunda vaga de descolonizaes A poltica de No-Alinhamento

A descolonizao Africana
O processo de descolonizao em frica seguiu o sentido norte-sul: primeiramente tornaram-se independentes os pases do norte de frica e, progressivamente, os pases da frica Negra foram reclamando autonomia, onde se organizam tambm movimentos nacionalistas que encabeam a luta contra o estado colonizador.

Movimentos Nacionalistas: Expresso utilizada para designar a


afirmao de valores, de interesses e de especificidades socioculturais que diferenciam uma nao de outras e que, no caso das colnias dependentes de pases europeus, se confundiu com os movimentos de libertao constitudos com o objetivo de conseguir a autodeterminao das colnias.

Com o fim de criarem um sentimento de identidade nacional e de fazerem reviver o orgulho perdido, os lderes nacionalistas promovem a revalorizao das razes ancestrais do seu povo, a sua cultura comum, 12

difundindo a ideia de que ela to vlida como a civilizao dos europeus civilizadores. A luta pela independncia assume, assim, a dupla vertente de uma luta poltica e de uma luta contra a pobreza e o atraso econmico O processo independentista contou com o apoio da ONU, que, honrando os ideais de igualdade e justia, se colocou inequivocamente ao lado dos povos dominados. Em 1960, a Assembleia Geral aprovou a Resoluo de 1514 que consagra o direito autodeterminao dos territrios sob administrao estrangeira e condena qualquer ao armada das metrpoles. 1960 -> O ano da descolonizao, o mundo viu nascer 18 novos pases.

Um Terceiro Mundo
Nas 3 dcadas que se seguiram ao conflito mundial constituram-se cerca de 70 novos pases na sia e na frica -> so estes que constituem o Terceiro Mundo. Um pas de Terceiro Mundo aquele onde a populao, muito numerosa, maioritariamente pobre, a tecnologia atrasada, os cidados tm difcil acesso a bens essenciais, a TMI elevada e a EMV mais baixa do que no mundo desenvolvido. Nascido da descolonizao, o Terceiro Mundo permaneceu sob a dependncia econmica dos pases ricos. Estes pases continuaram a explorar, atravs de grandes companhias, as matrias-primas, minerais e agrcolas do mundo subdesenvolvido, fornecendo-lhe, como no passado, produtos manufaturados. Tal situao tem perpetuado o atraso destas regies: por um lado, os lucros das companhias no so reinvestidos no local; por outro, enquanto o preo dos produtos industriais tm vindo a subir, o valor das matriasprimas, tem decado Considerada um verdadeiro neocolonialismo, tal situao foi, desde logo, denunciada pelas naes do Terceiro Estado, que reivindicaram, sem sucesso, a criao de uma nova ordem econmica internacional.

Neocolonialismo: Palavra que designa algumas formas de domnio


financeiro, tecnolgico, econmico, poltico ou cultural de um Estado sobre as suas antigas colnias ou sobre estados recentemente descolonizados.

A poltica de no-alinhamento
Para alm da sua aceo econmica, social, a expresso do Terceiro Mundo reveste tambm uma conotao poltica: os novos pases

13

representam a possibilidade de uma terceira via, uma alternativa relativamente aos blocos capitalista e comunista. Os pases sados da descolonizao cedo se esforaram por estreitar os laos que os unem e por marcar posio na poltica internacional. Em 1955 convoca-se uma conferncia para definir as linhas gerais de atuao dos pases recm-formados. A conferncia, em Bandung, na Indonsia, reuniu 29 delegaes afro-asiticas. Foi possvel adotar um conjunto de princpios que definem as posies polticas do Terceiro Mundo: condenao do colonialismo, rejeio da poltica dos blocos, apelo resoluo pacfica dos diferendos internacionais. A conferncia da Bandung teve um efeito notvel no processo de descolonizao A mensagem da Bandung foi tomando corpo atravs de sucessivos encontros internacionais que desembocaram no Movimento dos NoAlinhados, criado oficialmente na conferncia de Belgrado, empenhando-se no estabelecimento de uma via poltica alternativa bipolarizao mundial. O no-alinhamento atraiu um nmero crescente de pases da sia, da frica e da Amrica e tornou-se o smbolo do sonho de independncia e de liberdade das naes mais frgeis. Embora muitas vezes designado por neutralismo, este movimento no teve por objetivo permanecer neutro face s grandes questes mundiais.

1.4. O termo da prosperidade econmica: origens e efeitos


Os trinta gloriosos anos de abundncia e crescimento econmico do mundo capitalista cessaram bruscamente, em 1973 A crise afetou essencialmente os setores siderrgico, a construo naval e automvel bem como o txtil. Muitas empresas fecharam, outras reconverteram a sua produo e o desemprego subiu em flecha. Paralelamente a inflao tornou-se galopante. Este fenmeno indito recebeu o nome de estaglaao, termo que aglutina as palavras estagnao e inflao.

Os fatores da crise
A interrupo do crescimento econmico nos anos 70 deveu-se, sobretudo, conjugao de 2 fatores: a crise energtica e a instabilidade monetria. Nos finais da dcada de 60, o petrleo era a fonte de energia bsica de que dependiam os pases industrializados. Em 1973, os pases do Mdio Oriente, membros da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo) decidiram subir o preo de venda do petrleo para o qudruplo, numa tentativa de

14

pressionar o Ocidente a desistir de auxiliar Israel na guerra israelopalestiniana. Em 1979, a situao agravar-se- com novas subidas de preo devido crise poltica no Iro e posterior guerra Iro-Iraque. Estes choques petrolferos que multiplicaram por 12 o preo do petrleo provocaram um acentuado aumento dos custos de produo dos artigos industriais e, consequentemente, o encarecimento dos artigos junto do consumidor, gerando uma escalada da inflao. Um outro fator determinante desta depresso econmica foi a instabilidade monetria. A excessiva quantidade de moeda posta em circulao pelos Estados Unidos levou o presidente Nixon a suspender a convertibilidade do dlar em ouro, o que desregulou o sistema monetrio internacional. Segundo alguns analistas, foi esta instabilidade monetria, mais do que a crise energtica, a responsvel pelo enfraquecimento econmico dos anos 70.

Uma crise relativa


A crise dos anos 70 introduziu um novo ciclo econmico que intercala perodos de crescimento e estagnao. Ainda que a um ritmo mais lento, o crescimento econmico manteve-se, alguns setores industriais reconverteram-se, enquanto outros, ligados s novas tecnologias conheceram um forte impulso. Tambm no aspeto social esta crise no atingiu a dimenso estratgica da Grande Depresso. As estruturas do Estado Providncia, reforadas aps o 2 conflito mundial, cumpriram cabalmente o seu papel, amparando o desemprego e evitando situaes de misria extrema e generalizada.

15

You might also like