You are on page 1of 17

ANLISE E BREVE HISTRIA DA XILOGRAVURA

Xilogravura

Angella Schilling

CURSO LIVRE DE XILOGRAVURA

ANLISE E BREVE HISTRIA DA XILOGRAVURA

Realizado pela Secretaria de Estado, dos Esportes, da Cultura e do Lazer SECEL

Ministrado por:

ANGELLA SCHILLING
Artista Plstica Formada pela faculdade de Belas Artes Curso de Licenciatura em Desenho e Plstica FEEVALE- RS. Especializada em gravura h 37 anos

Perodo: 13 de julho a 04 de setembro de 2009 Na Casa da Cultura Ivan Marrocos Porto Velho - RO

O gravador, como todo artista, est sempre recebendo impresses exteriores, que seleciona inconscientemente, e devolve, mais tarde em linguagem de arte.
(autor desconhecido)

DO GREGO : XILON , significa madeira. GRAF , significa gravar ou escrever.

O QUE UMA GRAVURA?


o corte, a inciso, o sulco, o talhe, feito em material duro, como metal, pedra, vidro, osso, madeira... a arte de gravar executada com auxlio de instrumentos cortantes. H duas tcnicas de xilogravura, dependendo do modo como a madeira cortada. Se cortada em tbuas, no sentido vertical, da rvore em p, ao comprimento de sua fibra, chama-se de xilogravura de fibra. Se a madeira for cortada no sentido horizontal da rvore em p, chama-se de xilogravura de topo.

XILOGRAVURA DE FIBRA
A tcnica deve ser clara, limpa, precisa, de acordo com as necessidades de expresso do gravador. O taco de madeira, do mesmo tamanho do desenho a ser gravado, deve ser polido para receber o desenho, que cavado nas partes brancas, por goivas, formo, canivete... A madeira, na parte alta, no cortada pelo gravador, que vai receber a tinta por intermdio de um rolo, a ser transferida para o papel.

XILOGRAVURA DE TOPO
Como a de fibra, a madeira polida e desenhada para receber a gravao que feita com buril. A madeira de topo no apresenta fibra nem nervura, o que permite trabalhar com traos mais delicados. Esta gravura trabalha mais com traos, que formam gamas de claro escuro. Quando trabalhada com traos finos d a iluso de ser uma aguada. Os pretos so compactos, pois no tem a respirao das nervuras da xilogravura de fibra, o que identifica uma da outra. A impresso igual xilo de fibra.

PARA MELHOR COMPREENSO DA GRAVURA


A gravura tem todas as qualidades para ser uma arte popularizada. Tem parentesco com a arte grfica, que est conosco no nosso dia a dia, como o jornal, o livro, a bula de remdio, o cartaz, a embalagem, etc Sua mltipla reproduo, leva a diminuio do seu preo, dando maior facilidade para ser adquirida, como ; para decorar ambientes, ser usada em ilustraes de livros, revistas, jornais, de existir em folhas soltas guardadas em pastas ou gavetas. A gravura intimista quando est dentro de um livro ou de uma pasta e tem uma maior comunicao quando est numa parede. A Arte Maior da Gravura uma arte alcanvel a todos ns, que no temos a possibilidade de adquirir uma pintura de um artista de segundo escalo, mas sim, de uma gravura de um artista de primeiro plano. Com o preo de uma pintura, poderemos iniciar uma coleo de gravuras. Ela tem seus segredos prprios, que s os que esto familiarizados com a tcnica, os conhecem.

ORIGINALIDADE
Uma gravura de arte ORIGINAL aquela em que o artista que cria o desenho o mesmo quem faz a gravao, e possivelmente tambm faz a impresso. Gravura de reproduo a CPIA de uma pintura, desenho, escultura, e at outra gravura. Essa cpia nunca feita pelo autor do original, seno passaria a ser uma gravura original. Quando identificada a gravura de reproduo, com a gravao do nome do autor, no pode ser considerada como falsificada. Essas informaes passam a existir aps a segunda metade do sculo XVII. Colocava-se o nome do artista que criou a obra, na margem inferior da matriz, seguia-se o nome do gravador ( que geralmente era o mesmo que traduzia a pintura, desenho ou escultura, em termos grficos, ou que reduzia o desenho ao tamanho da chapa). Constava ainda muitas vezes o nome do editor e impressor.

NORMAS PARA A GRAVURA


A gravura moderna criou regras. Entre elas os artistas passaram a assinar suas provas uma a uma a lpis, fora da gravao, logo abaixo do sulco deixado pela matriz. Como tambm, a enumerar as mesmas mo, uma a uma, limitando assim a tiragem. Houve consequentemente o reconhecimento do seu valor pela raridade. Ao assinar e enumerar a sua edio, o artista se compromete a no imprimir mais provas do que as indicadas. Acabadas as cpias de uma tiragem ou edio, pode-se fazer nova, mas neste caso usa-se o nmero romano para enumer-las. A escolha do lpis foi feita para que interferisse o mnimo possvel junto gravura impressa a tinta, garantindo a aprovao de cada cpia pelo prprio artista. Assim ficou decidido que o nome do artista ser assinado logo abaixo da marca da matriz do lado direito. O ttulo da gravura dever ficar no centro e a numerao da tiragem, bem como as anotaes de Provas de Estado e Provas do Artista ficaro do lado esquerdo. A numerao limite da tiragem garantiu ao comprador saber o exato nmero de cpias de determinada gravura. Uma tiragem de 30 exemplares fica assim numerada: a primeira cpia 1/30, a segunda 2/30 e assim sucessivamente at o limite de 30/30. Esta norma d segurana ao comprador e faz com que o artista se comprometa a no imprimir mais provas do que as indicadas. A gravura definitiva tem maior qualidade artstica do que as anteriores que so apenas as Provas de Estado ou Provas de Cores. A gravura est pronta para a tiragem quando o artista assim determina, conforme seus conceitos ou suas exigncias em relao a arte. Faz-se assim uma cpia, chamada de PA, ( prova do artista). A partir desta executada a tiragem. As Provas de Estado sendo cpias nicas, tornam-se o espelho do artista, onde ele se olha para ter uma viso de si mesmo, estas cpias so de extrema importncia, pois onde a gravura cresce, se desenvolve, pula obstculos, inventa, cria... Na Prova final ela j est pronta para o relacionamento com o resto do mundo.

IMPRESSO
A impresso outra etapa de grande importncia. Tendo, sobre ela, grande influncia, a tcnica, destreza, limpeza e cuidado especial com o papel para a impresso, bem como a qualidade das tintas e papis. Desta forma a gravura ser duradoura. Os papis devem ser protegidos dos raios solares diretos, da umidade excessiva, dos bichos de toda espcie, at dos homens que no esto habituados a segurarem um papel mais delicado ou de melhor qualidade, quebrando-o. Muitos papis, tem marca que se mostra olhando-os por transparncia. So as filigranas, marca dgua, selo dgua. A marca dgua identifica a fabricao do papel. H tambm os papis que so marcados com selo em relevo. A impresso pode ser feita com a presso da prpria mo, usando uma colher ou esptula de madeira, por frico nas costas do papel, resultando numa gravura de cunho artesanal e muito pessoal, onde o artista ainda coloca sua emoo na hora da impresso, afastando os artifcios de uma estampagem. Ou ainda, podese utilizar uma prensa especfica para xilogravura, chamada prelo de rosca ou tipogrfica onde ao contrrio da anterior a presso exercida sobre a matriz ocorre de maneira uniforme. O uso da colher ou da prensa depende do resultado que o artista determinou para a xilogravura. A impresso da Xilogravura chamada em relevo,pois a tinta a ser transferida para o papel recebida das partes em relevo da matriz. A parte cavada e trabalhada pelo artista no recebe a tinta. Esta colocada na matriz atravs de rolos de borracha. A tiragem feita a mo mais valorizada e identificada pelo brilho nas costas do papel, dado pelo fato da frico da colher ou esptula de madeira no mesmo. Os pretos devem conservar as caractersticas da fibra e nervuras da madeira. Quando o artista termina a edio de uma gravura, faz-se uma marca combinada, dentro das regras dos colecionadores, dando conhecimento de que a impresso foi feita integralmente. Como uma ltima cpia, mostrando marcas raiadas, quadriculadas, um X, por exemplo, a assinatura impressa do artista, faltando um pedao da matriz... Ainda para impossibilitar futuras impresses, o taco , s vezes cortados em pedaos. Embora possa acontecer acidentes no decorrer da impresso, sendo este caso avaliado posteriormente.

H ainda a profisso do impressor, que pode ser uma pessoa, ou uma equipe especializada apenas para executar a tiragem de uma gravura. Mas, nos dias atuais esta profisso est sendo menos procurada pelos artistas brasileiros, pelo fato de encarecer a gravura. Os motivos so inmeros; entre eles esta o uso dos computadores na realizao da arte como meio de expresso. H a necessidade de divulgar mais esta tcnica, para que as pessoas saibam dar o devido valor a uma gravura de arte atravs do conhecimento e de todo o processo pelo qual passa uma Xilo.

COMO VALORIZAR UMA GRAVURA


A gravura de um iniciante no tem o mesmo valor de um artista consagrado. Cpias de uma mesma matriz podem ter valores diferenciados, quando mostram diversidades de impresso, qualidade de papal, margens, conservao, etc. O nmero limite, influencia tambm no valor de uma gravura. A tiragem feita pelo prprio artista mais valorizada do que a cpia feita por um impressor. A raridade, o estado, a prova do artista, a prova com anotaes, uma pea mais antiga e fora do mercado, tem maior valor.

UMA BREVE HISTRIA DA GRAVURA.


A gravura iniciou com o Homem; na pr- histria, faziam sulcos nas pedras. No antigo Egito gravavam nos sarcfagos, e tambm gravavam em pedaos de madeira, as quais eram impressas nas paredes . Os egpcios, indianos e persas usavam a xilogravura para estampagem de tecidos. Mais tarde, foi utilizada como carimbo sobre folhas de papel para a impresso de oraes budistas na China e no Japo, e assim, com o passar dos sculos foi progredindo com as novas descobertas e usos. Na Idade Mdia ( Renascimento (1300 1650)) a arte da gravura um trabalho annimo, e individual.

Nos fins do Sculo XIV, com autorizao papal, os monges vendiam bulas e gravuras religiosas nas festas das igrejas. As gravuras eram vendidas em folhas soltas pelos prprios artistas ou por pessoas da sua confiana. A gravura como folha solta, tornou-se logo uma arte popular, vendida em feiras e nas ruas. Tinha cunho de crtica social, religiosa, feitos histricos e hericos, comemoraes, retratos, festas, etc. Alm da venda popular, o artista era patrocinado pelo governo e pelos grandes senhores. Na Europa, por volta de 1400 a xilogravura foi empregada nas cartas de baralho e imagens sacras. A primeira gravura da qual se tem notcia, no ocidente, data do ano de 1370, uma xilogravura, de um autor annimo chamada O Centurio e os Dois Soldados. Antes da descoberta da imprensa de tipos mveis, em 1454, empregava-se a xilogravura. Esta substituiu a iluminura nas ilustraes dos livros, que antes eram manuscritos e ilustrados mo. Por volta de 1455/60 iniciou-se o costume da individualidade, o artista assinava seu nome ou seu apelido. Os artistas de maior nome passaram a assinar suas matrizes. A assinatura valorizava a gravura, facilitava a venda e divulgava seu nome, protegendo-o de falsificao. A gravura antiga, deu origem aos logotipos e marca registrada. Albrecht Drer ( 1471 1528 ) fez a srie Apocalipse (1499) estas influenciaram muito na ilustrao alem. Na Itlia em especial nas cidades de Veneza e Florena, embora subordinada ilustrao de livros, a xilogravura italiana foi muito criativa, graas a tradio miniaturista. Alm da assinatura, alguns artistas faziam anotaes nas margens das suas provas. Hoje, cpias como as de Goya anotadas tem grande valor. Os artistas de renome compreendiam o alcance que a gravura tinha para a divulgao da sua obra, tornando assim, suas pinturas mais populares, instalando tambm atelis por conta prpria. No incio do sculo XVI o comrcio da gravura j era uma organizao regular, com importao e exportao. Ampliava-se o mercado, fazendo gravuras para todos os pretextos e espcie de pblico. Estimulado pelo editor, surge o colecionador. A gravura valorizada. Olha-se a qualidade, o nome do artista e o tema tambm.
10

A partir do sculo XVI, a xilogravura sofreu forte concorrncia com a gravura em metal. Enquanto isto no Japo a Xilo teve seu momento de esplendor com a Escola Ukyio e. Produzindo em folhas avulsas, com tiragens enormes, feitas por equipes de entalhadores e impressores, reunidos em oficinas coletivas. Sendo estas gravuras muito coloridas. Foi no sculo XVIII que as margens comearam a ser consideradas e valorizadas. Os impressores escolhem papel proporcional ao tamanho da chapa, sobrando espao para largas margens. Os colecionadores param de cort-las. As grandes margens favoreceram a gravura nas paredes, a prosperidade da Frana de Luis XIV (1638 1715), fez com que a gravura ficasse lado a lado com a pintura. A gravura foi colocada atrs de um vidro, ganhou passepartout e moldura. Saiu dos livros para as paredes. Na Europa, voltou com intensidade graas ao aparecimento da tcnica de topo, que se difundiu durante o sculo XIX, com o gravador ingls Thomas Bewick ( 1753 1828) que reinou na gravura de topo. No final do sculo XIX, muitos artistas de vanguarda se interessaram pela tcnica e a resgataram como meio de expresso. Depois houve a empolgao artstica principalmente com o suo Felix Valloton ( 1865 1925); o francs Paul Gauguin ( 1848 1903) e o noruegus Edward Munch ( 1863 1944). Em seguida foi a vez dos expressionistas alemes ( Kirchner, Heckel, Scmidt-Rottluff, Nolde...) O grupo Die Brcke, de 1906 e os fauves franceses ( Matisse, Derain, Duffy e Vaminck) elevaram a xilogravura a um nvel de expresso extraordinrio. A Xilo, no sculo XX, ficou em desvantagem com a criao do clich metlico, fruto da fotografia aliada corroso qumica de metais; mas voltou a ganhar fora e notoriedade quando artistas voltaram a us-la com grande criatividade para se expressarem.

Atualmente a gravura considerada um processo nobre.

11

A GRAVURA NO BRASIL
Os brasileiros eram proibidos de exercer a funo de gravadores, por ordem real, alm de no haver nenhuma condio para exerc-la. No houve no Brasil, uma Escola desse gnero ou mesmo influncia de um mestre na poca do Brasil Colnia. Sendo assim, os interessados iam Europa para aprender e aperfeioar a tcnica de gravao. Somente quando a corte portuguesa veio ao Brasil, em 1808, que o Prncipe Regente D. Joo permitiu a impresso de quaisquer obras, pois ele prprio necessitava destes servios. ( importante frisar que neste perodo no existia ainda a fotografia). Criouse ento a Impresso Rgia, onde a gravura foi praticada por artistas portugueses, na qual apesar dos poucos recursos de que dispunham, deixaram algumas gravuras de valor aprecivel. Houve um artista, no perodo de 1822, chamado Ferreira da Silva, que realizou uma coleo de gravuras sobre o Rio de Janeiro. Vrios gravadores franceses vieram contratados para exercer sua arte e ensinar gravura, principalmente a de metal, na Academia de Belas Artes que ainda seria fundada. Um deles foi Debret. A gravura naquela poca era muito difcil de ser realizada. Alm da falta de material tambm no se encontrava papel para a impresso. J na dcada de 1920, a xilogravura era trabalhada com grande maestria na Europa, usava-se quase que exclusivamente a madeira de topo. Apesar de poder ser impresso tipograficamente, era pouco praticado nos livros e jornais. Com o surgimento do colecionador, a gravura comeou a ser valorizada. Olha-se a qualidade, o nome do artista e o tema. Hoje o artista cresceu e a tcnica tambm. H liberdade, condies, meio, aceitao, apesar do material aqui existente ainda no ser o mais adequado para certas gravuras, sendo necessrio ainda a importao. A gravura hoje uma tcnica considerada de alto nvel e muito ampla. Sua reproduo conduz diminuio do seu preo, dando-lhe maior oportunidades para o uso de decorao de ambientes ou como arte pura, dependendo do tema, da tcnica utilizada. A gravura hoje faz parte da arte contempornea, pela capacidade em que o artista tem de se expressar livremente, tornando sua comunicao mais direta.

12

GRAVADORES NO BRASIL
Um dos primeiros gravadores de reconhecido nome Modesto Brocos, que publica xilogravura, no 1 nmero do jornal Mequetrefe em 01 de janeiro de 1875. O jornal declara que a xilogravura uma novidade no Brasil. Mas , Alfredo Pinheiro, em 1873 j tem uma oficina de xilogravura no Rio de Janeiro, Jos Vilas-Boas, entra na sua oficina e mais tarde ensinar esta tcnica na Casa da Moeda e na Escola Nacional de Belas Artes. Lasar Segall lituano, que se fixou no Brasil em 1923 , (1891 1957 ), faz xilogravura em 1910/1911/1944... Dar razes gravura brasileira foi um trabalho difcil que exigiu oferecer tudo e nada receber em troca. No havia tradio, materiais nem conhecimentos mais profundos sobre a tcnica. No existia mercado. Os grandes incentivadores e reconhecidos gravadores pioneiros foram Carlos Oswald, Oswaldo Goeldi e Lvio Abramo. Eles tiveram muita garra e vigor o que na Europa no havia. Em 1930 o Liceu de Artes e Ofcios do Rio de Janeiro reaberto ( foi inaugurado em 1911 sem sucesso nos cursos de gravura), surgindo um real interesse pelos jovens, forma-se o amor pela gravura, nasce o gravador, que faz apenas gravura , poca de grande efervecncia, quando nasce realmente a gravura brasileira. Os anos 50 correspondem ao perodo de fixao da Modernidade Brasileira, quando lanada a 1 Bienal Internacional de So Paulo em 1951. Vem tambm nos anos 50, o Clube da Gravura de Porto Alegre, a ela adquire maiores contornos polticos e populares, seguindo o exemplo dos artistas mexicanos. Com esta atitude, os artistas reinstalam os fundamentos de uma identidade nacional. Seus integrantes eram Carlos Scliar, Glnio Bianchetti, Vasco Prado, Glauco Rodrigues e Danbio Gonalves. Grandes artistas brasileiros utilizam a arte de gravar para se expressarem, como Tarsila do Amaral, Portinari, Lasar Segall... Alm desse grupo e dos pioneiros Goeldi com seu expressionismo amargo segundo o crtico de arte Roberto Pontual; Lvio Abramo criou juntamente com Maria Bonomi o Estdio Gravura em So Paulo em 1960. Destaco ainda na dcada de 60, a gravadora Isa Aderne, que faz uma xilo com contexto poltico e social.

13

A GRAVURA BRASILEIRA NOS DIAS ATUAIS

Como expresso artstica a gravura , em suas diversas modalidades, considerada a mais democrtica e funciona de modo autnomo. O artista gravador contemporneo utiliza-se das antigas tcnicas de impresso e tambm das novas tecnologias como o Xerox, o fax, a fotogravura, a heliogravura, a impresso digital... A gravura teve importante papel na criao de rtulos, ilustraes de livros, cartazes para cinemas... N a literatura de cordel no Nordeste, encontramos forte expresso xilogrfica, com belssimas gravuras, geralmente de artistas autodidatas,que ilustraram to bem as histrias populares. sabido que os artistas se utilizavam at de pregos e varetas de guarda chuvas. Ela ganhou fama pela qualidade e originalidade. A Xilogravura vem resistindo bravamente aos tempos , desde o perodo medieval. O Brasil possui hoje, uma tradio grfica reconhecida internacionalmente, onde nossos artistas gravadores, tem a possibilidade de participar de inmeras Bienais realizadas no mundo todo. Assim pode-se dizer que o Brasil continua bem representado no exterior quanto s artes grficas. Considero de grande importncia que se continue divulgando esta modalidade da arte, pois com as dificuldades que so impostas no dia a dia, por diversas razes, sejam econmicas, culturais ou sociais, que esta no caia no esquecimento. Quero dizer que, nos dias atuais o nmero de gravadores diminuiu consideravelmente e necessrio que se mantenha acessa a chama do conhecimento desta tcnica to especfica que remonta a Idade Mdia.

14

ALGUNS GRAVADORES BRASILEIROS


Para conhecimento dos interessados, coloco abaixo nome de alguns dos nossos gravadores, que faziam e fazem xilogravura. Rio de Janeiro: Carlos Oswald, Oswaldo Goeldi, Lvio Abramo, Axl Leskoschek(austraco),Lasar Segal (russo), Edith Behring, Darel Valena,Ivan Serpa, Fayga Ostrower, Isabel Pons, Milton Dacosta, Rubem Grilo, Isa Aderne, Rizza Conde, Gian Shimada,Adir Botelho, Pedro Snchez, Kasuo Iha... So Paulo: Aldemir Martins, Sonia Ebling, Maria Bonomi, Marcelo Grassmann, Renina Katz... Rio Grande do Sul: Carlos Scliar, Xico Stockinger, Henrique Fuhro, Danbio Gonalves, Wilson Cavalcanti, Vera Chaves Barcelos, Vasco Prado, Zorvia Betiol... Paran: Poty Lazzarotto, Eliana Prolik, Uiara Bartira... Distrito Federal: Leda Watson Acre: Mario Klar Bahia: Hansen Bahia Par: Di Viana... Pernambuco: Gilvan Samico, Alosio Magalhes... Minas Gerais: Lyria Palombini...

15

Trabalho idealizado e redigido por ANGELLA SCHILLING

Consultas bibliogrficas:
A Arte Maior da Gravura............................................Orlando da Silva A Gravura...................................................................Iber Camargo Oswaldo Goeldi....................................Solar Grandjean de Montign PUC - RJ Sites virtuais...............................................................internet

ANGELLA SCHILLING
- 1972 / 1975 - Faculdade de Belas Artes Curso de Licenciatura em Desenho e Plstica FEEVALE - RS - Entre 1974 e 2008 Participou de Cursos e frequentou : Oficinas de Pintura com Paulo Porcella em Porto Alegre RS. Cursos de Gravura em Metal, Buril, Tcnicas Alternativas, Desenho e Percepo Visuais com Eduardo Sued, Carlos Martins, Anna Letycia Quadros, Henry Goetz, Isis Braga, Osmar Fonseca, Gian Shimada no MAM, PUC, ING, SESC da Tijuca no Rio de Janeiro RJ. www.angellaschilling.com

16

Realizao

GOVERNO DE RONDNIA
SECRETARIA DE ESTADO DOS ESPORTES, DA CULTURA E DO LAZER SECEL CASA DE CULTURA IVAN MARROCOS

17

You might also like