You are on page 1of 23

Introduo Cosmoviso Reformada1

O Cristianismo tem um contedo para ser acreditado e uma viso de mundo a ser adquirida Perry G. Downs.
2

A menos que Deus mude a maneira de pensarmos o que Ele faz em alguns pelo milagre do novo nascimento nossas mentes sempre nos diro para nos virarmos contra Deus o que precisamente o que fazemos James M. Boice.
3

Se a cosmoviso crist pudesse ser restabelecida no lugar de destaque e respeito na universidade, isso teria um efeito de fermentao no meio da sociedade. Se mudarmos a universidade, mudaremos nossa cultura por intermdio dos que a moldam J.P. Moreland; William L. Craig.
4

Ora, se conseguirmos fazer com que os homens fiquem a formular perguntas assim: isto est em consonncia com as tendncias gerais dos movimentos contemporneos? progressista, ou revolucionrio? Obedece marcha da Histria? ento os levamos a negligenciar as questes efetivamente relevantes. E o caso que as perguntas que assim insistirem em formular so irrespondveis; visto que no conhecem nada do futuro e o que o futuro haver de ser depender muitssimo, exatamente, daquelas preferncias a propsito das quais buscam socorro do futuro. Como consequncia, enquanto suas mentes ficam assim a zumbir nesse verdadeiro vcuo, temos nossa melhor oportunidade de at imis1 2 3 4

Estudo iniciado na Comunidade Crist de Maring no dia 01 de maro de 2012.

Perry G. Downs, Introduo Educao Crist: Ensino e Crescimento, So Paulo: Editora Cultura Crist, 2001, p. 178. James M. Boice, O Evangelho da Graa, So Paulo, Cultura Crist, 2003, p. 111. J.P. Moreland; William L. Craig, Filosofia e Cosmoviso Crist, So Paulo: Vida Nova, 2005, p. 16. Veja-se tambm: William L. Craig, Apologtica Crist para Questes difceis da vida, So Paulo: Vida Nova, 2010, p. 14.

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 2/23 cuir-nos para for-los ao correspondente aos nossos propsitos. A obra j realizada neste sentido enorme C.S. Lewis.
5

INTRODUO
H uma relao indissolvel entre comportamento e o que voc cr. Quando sabemos no que cremos, as decises tornam-se mais fceis. No entanto, uma das questes difceis de responder : no que voc cr? A resposta a esta questo revelar uma srie de pressupostos conceitos implcitos em sua fala , muitos dos quais talvez jamais tenham ocorrido, pelo menos de forma terica, ao entrevistado. possvel que sem percebermos o nosso pensamento revele uma srie de inconsistncias e, at mesmo, excludncias. O fato que nossos conceitos, explcitos ou no terminaro por se juntar a outros e, deste modo, sem conscincia e mesmo con6 sistncia, vamos aos poucos formando uma maneira de ver o mundo e, conseguintemente, de avali-lo. De fato, escreve Cheung, se pensarmos profundamente o suficiente, perceberemos que cada proposio simples que falamos ou cada ao que realizamos pressupe uma srie de princpios ltimos interrelacionados pelos quais percebemos e respondemos realidade. Essa 7 nossa cosmoviso. Esta percepo determinar de forma intensa o nosso comportamento na sociedade em que vivemos, tendo implicaes em todas as esferas de nossa existncia. A epistemologia antecede lgica e esta, por mais coerente que seja, se partir de uma premissa equivocada nos conduzir a concluses erradas e, portanto, a uma tica com fundamentos duvidosos e inconsistentes. Uma cosmoviso contm as respostas de uma dada pessoa s questes principais da vida, quase todas com significante contedo filosfico. a infra-estrutura conceitual, padres 8 ou arranjos das crenas dessa pessoa. Ainda que no pretendamos ser exaustivos, podemos, inspirando-nos em Nash 9 (1936-2006), dizer que a nossa cosmoviso constituda por um conjunto de crenas que estabelecem essencialmente a sua distino de outras cosmovises ainda que haja no cerne de cada cosmoviso diferenas importantes, porm, que no so
5 6

C.S. Lewis, Cartas do Interno, So Paulo: Vida Nova, 1964, p. 160-161.

Cf. Ronald H. Nash, Questes ltimas da Vida: uma introduo Filosofia, So Paulo: Cultura Crist, 2008, p. 8. Veja-se tambm: Franklin Ferreira; Alan Myatt, Teologia Sistemtica, So Paulo: Vida Nova, 2007, especialmente, p. 8-10. Vincent Cheung, Reflexes sobre as Questes ltimas da Vida, So Paulo: Arte Editorial, 2008, p. 61. Ronald H. Nash, Questes ltimas da Vida: uma introduo Filosofia, p. 13. Modo pelo qual a pessoa v ou interpreta a realidade. (...) a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmoviso influencia muito a maneira em que a pessoa v Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino (Cosmoviso: Norman Geisler, Enciclopdia de Apologtica: respostas aos crticos da f crist, So Paulo: Editora Vida, 2002, p. 188).
9 8 7

Ronald H. Nash, Questes ltimas da Vida: uma introduo Filosofia, p. 15ss.

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 3/23

excludentes. Vejamos algumas dessas crenas: a) Deus: Ainda que o nome de Deus nem sempre aparea em nossas discusses, a f em Deus envolvendo, obviamente, o conceito que temos Dele ponto capital em qualquer cosmoviso. Deus existe? Ele se confunde com a matria? H um s Deus? Ele age? soberano? um ser pessoal? As respostas que dermos a estas questes so cruciais para identificar a nossa cosmoviso. b) Metafsica: A Metafsica trata da existncia e da natureza e a qualidade daquilo que conhecido. A nossa cosmoviso determinar um tipo de compreenso de questes tais como: Todos os homens tm a mesma essncia? Todo evento deve ter uma causa? H realidade alm daquilo que podemos ver? Existe um mundo espiritual? H um propsito para o universo? Qual a relao entre Deus e o universo? c) Epistemologia: A Epistemologia o estudo das questes relacionadas aos problemas filosficos do conhecimento. O seu objetivo conhecer, interpretar e descrever filosoficamente, os princpios essenciais que conduzem ao conhecimento cientfico ou, em outras palavras, "estudar a gnese e a estrutura 10 dos conhecimentos cientficos". A Epistemologia trata de questes tais como: Como conhecemos alguma coisa? possvel um conhecimento certo a respeito de alguma coisa? Os sentidos nos do um conhecimento certo a respeito dos objetos sensveis? Nossas percepes dos objetos sensveis so idnticas a esses objetos? Qual a relao entre o intelecto e a matria? Qual a relao entre a razo e a f? Podemos conhecer algo sobre Deus? o mtodo cientfico o melhor mtodo para o conhecimento? d) tica: Lalande (1867-1963) interpretando determinada compreenso, define tica como o "conjunto das regras de conduta admitidas numa poca 11 ou por um grupo social". A tica filosfica analisa a vida virtuosa no seu valor ltimo, e a propriedade de certas aes e estilos de vida. Ela se refere conduta humana, s normas e princpios a que todo o homem deve ajustar seu comportamento nas relaes com seus semelhantes e consigo mesmo. O filsofo moral no apenas um cientista terico envolvido em especulaes abstratas, ele algum comprometido com a realidade, buscando solues para os problemas prticos que nos cercam e que deram origem pesquisa. A sua preocupao tambm, no se limita ao certa, mas, tambm, ao princpio que a justifica. Perguntas comuns a esta disciplina: justo falsificar a declarao de imposto de renda? O aborto correto? E financiar instituies que em suas pesquisas contemplem a prtica do aborto? vivel a pena de mor10

Hilton F. Japiassu, Introduo ao Pensamento Epistemolgico, 3 ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1979, p. 38. Vejam-se descries complementares In: Thomas R. Giles, Introduo Filosofia, So Paulo: EPU/EDUSP, 1979, p. 121; Franklin L. da Silva, Teoria do Conhecimento: In: Marilena Chau, et. al. Primeira Filosofia, 4 ed. So Paulo: Brasiliense, 1984, p. 175; Johannes Hessen, Teoria do Conhecimento, 7 ed. Coimbra: Armnio Amado Editor, 1976, p. 25. Moral: In: Andr Lalande, Vocabulrio Tcnico e Crtico da Filosofia, So Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 705. Para uma distino entre tica e Moral, veja-se: W. Gary Crampton; Richard E. Bacon, Em Direo a uma Cosmoviso Crist, Braslia, DF.: Monergismo, 2010, p. 56.
11

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 4/23

te? A eutansia? H um padro absoluto de moral ou ele relativo pocas, culturas e pessoas? A moralidade transcende ao lugar, poca e cultura? Como distinguir o bem do mal? e) Antropologia: O conceito que temos a respeito do homem revela aspectos de nossa cosmoviso. O ser humano apenas matria? De que forma a morte determina o fim de nossa existncia? Existe algum tipo de recompensa ou punio aps a morte? A alma imortal? O homem um ser livre ou determinado por foras deterministas? Qual o propsito da vida? f) Histria: A Filosofia da histria a reflexo crtica acerca da cincia 12 histrica e inclui tanto elementos analticos quanto especulativos. Ela parte do princpio de que o homem uma sntese entre o passado e o presente, tendo as suas decises atuais relao direta com as suas experincias pretritas, da algumas perguntas: O alvo da explicao histrica predio, ou meramente entendimento? Visto que escrever a histria envolve seleo de material pelo historiador, um documento histrico pode ser considerado objeti13 14 vo? A Histria linear ou cclica? Existe alguma finalidade, ou um padro que confira sentido Histria?

12 13

N.L. Geisler; P.D. Feiberg, Introduo Filosofia, So Paulo: Vida Nova, 1983, p. 27.

O importante princpio que devemos manter sempre vvido na mente que a nica maneira de entender a longa histria da raa humana dar-se conta de que ela resultado da Queda. Essa a nica chave da histria, de qualquer espcie de histria, tanto da histria secular como desta histria mais puramente espiritual que temos na Bblia. No se pode entender a histria da humanidade se no se leva em conta este grande princpio. A histria o registro do conflito entre Deus e Suas foras, de um lado, e o diabo e suas foras, de outro; e o grande princpio determinante de imensa importncia, no s para entender-se a histria passada, como tambm para entender-se o que est acontecendo no mundo hoje. , igualmente, a nica chave para compreender-se o futuro. Ao mesmo tempo, a nica maneira pela qual podemos compreender as nossas experincias pessoais" (D.M. LloydJones, O Combate Cristo, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1991, p. 72). "A histria no saiu das mos de Deus" (D. Martyn Lloyd-Jones, As Insondveis Riquezas de Cristo, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1992, p. 64). "O conceito grego da histria como um processo cclico trancava os homens num moinho onde eles podiam lutar com todas as foras, mas nem deuses nem homens conseguiam avanar. O conceito cristo do julgamento indica que a histria caminha rumo a um objetivo" (Leon Morris, A Doutrina do Julgamento na Bblia: In: Russel P. Shedd; Alan Pieratt, eds. Imortalidade, So Paulo: Vida Nova, 1992, p. 62).
14

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 5/23

1. PRESSUPOSTOS E PERCEPES
Qual a matriz de nosso pensamento? Queiramos ou no, gostemos ou no, temos matrizes que conferem determinado sentido realidade por ela ser percebida como tal. No que acreditamos, de certa forma, determina a construo de nossa i15 dentidade. Todos temos a nossa filosofia, adequada ou no, de vida. Esta filosofia 16 a nossa cosmoviso. esta cosmoviso que nos permite ser como somos, fornecendo elementos de padronizao para a nossa cultura. Schaeffer est correto ao declarar que as ideias nunca so neutras ou abstratas. Tm consequncias na maneira como vivemos e agimos em nossa vida pessoal e na cultura co17 mo um todo. A nossa forma de aproximao do objeto j indica onde estamos. Recentemente, vi parte de um filme no qual o criminoso foi fotografado enquanto assassinava sua vtima. Quando o fotgrafo o procurou com a foto, o assassino disse para ele em qual prdio e andar ele estava no momento do clique; isto apenas pelo ngulo da foto. Digamos assim: vemos o que vemos e como vemos pelo andar e janela na qual nos encontramos. A partir da, podemos at dizer em que tipo de construo intelectual estamos abrigados. Todo conhecimento parte de um pr-conhecimento que -nos fornecido pela nossa condio ontologicamente finita e pelas circunstncias temporais, geogrficas, intelectuais e sociais dentro das quais construmos as nossas estruturas de conhecimento. S existe possibilidade de conhecimento porque, entre outras coisas, antes de ns percebermos, h um objeto referente que, por existir, possibilita o conhecer. Deste modo, o ser antecede ao conhecer. A essncia precede experincia. Somos em muitos sentidos parte de um produto cultural, filhos de uma gerao com uma srie de valores que determinam em grande parte as nossas prcompreenses. Valendo-se de uma figura de Aristteles (384-322 a.C.), Mohler faz uma aplicao interessante e elucidativa: A ltima criatura a quem voc deveria perguntar como se sentir molhado a um peixe, porque ele no faz ideia de que esteja molhado. Uma vez que nunca esteve seco, ele no tem um ponto de referncia. Assim somos ns, quando se trata de cultura. Somos como peixes no sentido de que no temos sequer a capacidade de reconhecer onde a nossa cultura nos influencia. Desde a poca em que estvamos no bero, a cultura tem
15 16

Veja-se: J.P. Moreland; William L. Craig, Filosofia e Cosmoviso Crist, So Paulo: Vida Nova, 2005, p. 27-28.

17

Uma cosmoviso uma srie de crenas, um sistema de pensamentos, sobre as questes mais importantes da vida. A cosmoviso de uma pessoa sua filosofia (W. Gary Crampton; Richard E. Bacon, Em Direo a uma Cosmoviso Crist, Braslia, DF.: Monergismo, 2010, p. 13). Francis A. Schaeffer, O Grande Desastre Evanglico. In: Francis A. Schaeffer, A Igreja no Sculo 21, So Paulo: Cultura Crist, 2010, p. 258.

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 6/23

formado nossas esperanas, perspectivas, sistemas de significado e inter18 pretao, e at mesmo nossos instrumentos intelectuais. Portanto, a realidade se mostra a ns com contornos prprios delineados no simplesmente pelo que ela , mas, tambm, pelos nossos olhos que a enxergam e pinam fragmentos desta realidade conferindo-lhes novas configuraes com cores mais ou menos vivas, atribuindo-lhes valores muitas vezes bastante distintos dos reais. As nossas nfases revelam no simplesmente os nossos pensamentos e valores como tambm, aspectos da realidade como os percebemos. A concatenao de nossas ideias e a estruturao de prioridades, dentro da fluidez histrica, assumem aspectos relativos. Deste modo, por exemplo, quando lemos um autor devemos entender tambm o seu tempo, a sua forma de pensar e os pontos que visava destruir, consolidar ou mesmo transformar. Toda obra , de certa forma, dialogal, explcita ou 19 implicitamente. Cada poca nos diz algo de seus atores e, cada ator histrico nos fala direta ou indiretamente do cenrio que o inspira, dentro do qual ele foi criado e, de certa forma, delimita a sua prpria percepo da realidade. Quando no percebemos estes aspectos, tendemos a ser extremamente rigorosos em nossos julgamentos ou facilmente somos conduzidos a cometer anacronismos injustificados. Isto se d, especialmente, quando lemos autores de sculos anteriores ao nosso que, alm da distncia temporal, viveram em outro continente, com valores prprios, percepes delimitadas pela sua poca, tendo que se deparar com desafios gigantescos alguns dos quais so quase que imperceptveis em nossa poca. A surge o nosso problema; impossvel ter todas as vises; a nossa, alm de vrios condicionantes, feita a partir de nossa poca, sob o feitio de nossos valores e concepes, os quais por si s j produzem um pr-conhecimento. O anacronismo condenatrio fcil de ser praticado e extremamente difcil de ser percebido por quem o exerce. Deste modo, a conscincia destas questes deve produzir em ns um salutar sentido de limitao e, portanto, de maior prudncia em nossos juzos, reconhecendo que a nossa poca, dentro da qual estamos inseridos e mais cativos do que imaginamos, tem as suas paixes e feitios plenamente justificados, diga-se de passagem, pelos seus cidados bem socializados ou seja; aculturados , assim como a de nossos personagens analisados. O que torna a nossa viso melhor do que a deles? Talvez seja a prpria histria que constantemente nos fornece um leque mais amplo e ilustrativo de fracassos da humanidade... Nash (1936-2006) parece-nos correto em sua observao: A obteno de maior conscincia de nossa cosmoviso pessoal uma das coisas mais importantes que podemos fazer, e compreender a cosmoviso de outros al20 go essencial para o entendimento que os torna distintos.
18 19

R. Albert Mohler Jr., Pregar com a cultura em mente: In: Mark Dever, ed., A Pregao da Cruz, So Paulo: Cultura Crist, 2010, p. 66. Posteriormente li Mohler nos Agradecimentos de seu livro, afirmando: Salvo rarssimas excees, livros representam uma conversa (R. Albert Mohler, O Desaparecimento de Deus, So Paulo: Cultura Crist, 2010, p. 9). Ronald H. Nash, Questes ltimas da Vida: uma introduo Filosofia, p. 14.

20

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 7/23

*** 21 Como sabemos, todos trabalham com os seus pressupostos, explcitos ou no, 22 consistentes ou no, plenamente conscientes deles ou apenas parcialmente. Os pressupostos se constituem na janela (quadro de referncia) por meio da qual vejo a realidade; o difcil identificar a nossa janela, ainda que sem ela nada enxergue23 24 mos. Assim, falar sobre a nossa cosmoviso, alm de ser difcil verbaliz-la, paradoxalmente desnecessrio. Parece que h um pacto involuntrio de silncio o qual aponta para um suposto conhecimento comum: todos sabemos a nossa cosmoviso. Deste modo, s falamos, se falamos e quando falamos de nossa cosmoviso, para os outros, os estranhos, no iniciados em nossa forma de pensar. Sire resume bem isso: Uma cosmoviso composta de um conjunto de pressuposies bsicas, mais ou menos consistentes umas com as outras, mais ou menos verdadeiras. Em geral, no costumam ser questionadas por ns mesmos, raramente ou nunca so mencionadas por nossos amigos, e so apenas lembradas quando somos desafiados por um estrangeiro de outro univer25 so ideolgico. O conhecimento, seja em que nvel for, no ocorre num vcuo assptico concei26 tual quer seja religioso, quer filosfico, quer cultural. A nossa percepo e ao fundamentam-se em nossos pressupostos os quais sos reforados, transformados, lapidados ou abandonados em prol de outros, conforme a nossa percepo dos fatos. A questo epistemolgica antecede prxis. Contudo, como nos aprofundar no campo intelectual se abandonamos as questes epistemolgicas? As palavras de
Nenhum homem, seja ele um cientista ou no, consegue trabalhar sem pressuposies (Henry H. Van Til, O Conceito Calvinista de Cultura, So Paulo: Cultura Crist, 2010, p. 23).
22 21

23

Todas as pessoas tm seus pressupostos, e elas vo viver de modo mais coerente possvel com estes pressupostos, mas at do que elas mesmas possam se dar conta. Por pressupostos entendemos a estrutura bsica de como a pessoa encara a vida, a sua cosmoviso bsica, o filtro atravs do qual ela enxerga o mundo. Os pressupostos apiam-se naquilo que a pessoa considera verdade acerca do que existe. Os pressupostos das pessoas funcionam como um filtro, pelo qual passa tudo o que elas lanam ao mundo exterior. Os seus pressupostos fornecem ainda a base para seus valores e, em consequncia disto, a base para suas decises (Francis A. Schaeffer, Como Viveremos?, So Paulo: Editora Cultura Crist, 2003, p. 11). Seria atenuar os fatos dizer que a cosmoviso ou viso de mundo um tpico importante. Diria que compreender como so formadas as cosmovises e como guiam ou limitam o pensamento o passo essencial para entender tudo o mais. Compreender isso algo como tentar ver o cristalino do prprio olho. Em geral, no vemos nossa prpria cosmoviso, mas vemos tudo olhando por ela. Em outras palavras, a janela pela qual percebemos o mundo e determinamos, quase sempre subconscientemente, o que real e importante, ou irreal e sem importncia (Phillip E. Johnson no Prefcio obra de Nancy Pearcey, A Verdade Absoluta: Libertando o Cristianismo de Seu Cativeiro Cultural, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 2006, p. 11).

Em essncia, um conjunto de pressuposies (hipteses que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que sustentamos (consciente ou inconscientemente, consistente ou inconsistentemente) sobre a formao bsica do nosso mundo (James W. Sire, O Universo ao Lado, So Paulo: Hagnos, 2004, p. 21).
25 26

24

James W. Sire, O Universo ao Lado, p. 21-22.

Nancy R. Pearcey; Charles B. Thaxton, A Alma da Cincia, So Paulo: Cultura Crist, 2005, p. 912; 294.

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 8/23

J.G. Machen (1881-1937) no incio do sculo XX no se tornam ainda mais eloquentes na atualidade?: A igreja est hoje perecendo por falta de pensamento, 27 no por excesso do mesmo. H sempre o perigo de nos tornarmos cativos de nossa perspectiva e, portanto, da nossa percepo. Como obviamente no conseguimos ter todas as vises, 28 permanecemos, de certo modo, cativos de nossa perspectiva, em outros termos: prisioneiro de sua percepo. Nem sempre fcil submeter os nossos valores ao rigor daquilo que cremos. Como o cientista tem dificuldade em revisitar os seus paradigmas, ns tambm temos dificuldade em rever a nossa cosmoviso. muito difcil talvez por ser doloroso demais , aplicar e avaliar em nosso prprio sistema as implicaes do que sustentamos. Podemos, sem nos darmos conta, nos ferir com as nossas prprias armas, que julgvamos serem bisturis. Alis, o mal uso do bisturi pode ser fatal, assim como o fogo amigo nas guerras. O antidogmatismo pode se constituir num dogma. A nossa cosmoviso no deve servir apenas alis, um apenas injustificvel em si mesmo , para um exibicionismo pretensamente acadmico, ufanismo ignorante ou mesmo como demarcao de terreno no qual nada se sucede, exceto a presuno compartilhada e demarcada por outras cosmovises. A nossa cosmoviso consciente deve estar comprometida com a busca de coerncia perceptiva e existencial. Isto ns chamamos de integridade, o no esfacelamento condescendente e excludente daquilo que cremos, falamos e fazemos. Ainda que no haja a ideia de orgu29 lho meritrio na f, ela responsvel pelo nosso agir e pensar. A f no concerne a um setor particular da vida denominado religioso, ela se aplica e30 xistncia em sua totalidade. Contudo, a genuna f no pode ser autorreferente. Ela parte da Palavra e para l se direciona. Por buscarmos a coerncia do cr e viver da a extrema importncia de uma f 31 inquiridora , h compromissos srios entre o que cremos e como agimos. Um distanciamento consciente e docemente acalentado e justificado entre o crer e o fazer, produz uma esquizofrenia intelectual, emocional e espiritual, cuja soluo definitiva envolver um destes caminhos: ou mudar a nossa crena ou abandonar a nossa prxis. Para o cristo, cosmoviso compromisso de f e prtica. Como temos insistido, somos o que cremos; pelo menos, esta deve ser a nossa atitude cotidiana; esforar-nos por viver conforme aprendemos nas Escrituras. A
J.G. Machen, Cristianismo y Cultura, Barcelona: Asociacin Cultural de Estudios de la Literatura Reformada, 1974, p. 19. Li por meio de Peter Burke, que Fernand Braudel (1902-1985) gosta de afirmar que o historiador prisioneiro de suas suposies e mentalidades (Peter Burke, O Renascimento Italiano: cultura e sociedade na Itlia, So Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 11). No existe orgulho na f. F simplesmente a crena de que nada podemos fazer para nos salvar, mas que confiamos plenamente na graa de Deus (Peter Jones, Verdades do Evangelho x Mentiras pags, So Paulo: Cultura Crist, 2007, p. 34).
30 31 29 28 27

Karl Barth, Esboo de uma Dogmtica, So Paulo: Fonte Editorial, 2006, p. 24.

A f crist no uma f aptica, uma f de crebros mortos, mas uma f viva, inquiridora. Como Anselmo afirmou, a nossa f uma f que busca entendimento (William L. Craig, Apologtica Crist para Questes difceis da vida, So Paulo: Vida Nova, 2010, p. 29).

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 9/23

nossa f tem implicaes decisivas e fundamentais em nossa existncia a comear aqui e agora. F crist crer de tal modo que buscamos transformar a nossa vida num reflexo daquilo que acreditamos. Nash parece-nos oportuno aqui: Cosmovises deveriam no apenas ser testadas em uma aula de filosofia, mas tambm no laboratrio da vida. Uma coisa uma cosmoviso passar no teste terico (razo e experincia); outra passar no teste prtico. As pessoas que professam uma cosmoviso podem viver consistentemente em harmonia com o sistema que professam? Ou descobriremos que elas foram foradas a viver segundo crenas emprestadas de sistemas concorrentes? Tal descoberta, eu acho, deveria, produzir mais do que 32 embarao. A nossa chave epistemolgica a Escritura, portanto, a nossa cosmoviso partin33 do de uma perspectiva assim, nos conduzir naturalmente de volta a Deus. A Educao Crist, por exemplo, fundamentando-se nas Escrituras oferece-nos um escopo do que Deus deseja de ns e, nos fala de qual o propsito de nossa existncia 34 em todas as suas esferas.

32 33

Ronald H. Nash, Questes ltimas da Vida: uma introduo Filosofia, So Paulo: Cultura Crist, 2008, p. 29.

Numa cosmoviso crist logicamente consistente, a primeira e absoluta pressuposio essencial que a Bblia somente a Palavra de Deus, e ela tem um monoplio sistemtico sobre a verdade (W. Gary Crampton; Richard E. Bacon, Em Direo a uma Cosmoviso Crist, Braslia, DF.: Monergismo, 2010, p. 20). O Cristianismo um sistema filosfico completo que fundamentado sobre o ponto de partida axiomtico da Bblia como a Palavra de Deus (Ibidem., p. 77).
34

A cosmoviso crist tem coisas importantes a dizer sobre a totalidade da vida humana (Ronald H. Nash, Questes ltimas da Vida, p. 19).

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 10/23

2. TODOS OS HOMENS E UM DESEJO - A CONTRACULTURA CRIST (MT 5.3)


A viso no-crist da vida faz de ns criaturas minsculas, porque nos estima e nos julga segundo aquilo que possumos, no considerando nada sobre nossa alma, esprito e o que nos liga a Deus e s possibilidades da eternidade. Ela nada sabe sobre essas coisas. um insulto natureza humana David Martyn Lloyd-Jones, Uma Nao sob a Ira de Deus: estudos em Isaas 5, 2 ed. Rio de Janeiro: Textus, 2004, p. 41. "Se ser cristo significa obedecer o Sermo do Monte, ningum pode ter esperanas de chegar a s-lo" E.F. Scott, El Caracter de la Iglesia Primitiva, Buenos Aires: La Aurora, 1967, p. 28.

Um desejo comum a todos os seres humanos, ainda que disfarado sob outros nomes, o de auto-suficincia; de bastar-se a si mesmo. Este desejo est vinculado busca pela felicidade, da a associao natural entre auto-suficincia e felicidade. Queremos ser felizes no abstratamente, antes eu quero ser feliz individualmente, 35 pessoalmente. O desejo pela minha felicidade algo que marca profundamente a minha individualidade. Podemos ter dvidas quanto ao caminho a seguir, no entanto, estamos convictos do que queremos. Este desejo revela aspectos essncias da Criao e da Queda. Fomos criados para a felicidade plena em comunho com Deus e com o nosso semelhante. O pecado tirou-nos isto. Agora revelamos a nossa carn36 cia, o desejo ansioso de termos o para qu fomos criados. Geralmente colocamos a nossa felicidade na concretizao de determinados objetivos; no entanto, realizlos, pode revelar os nossos equvocos: concretizamos nossos propsitos, no entan37 to, nem por isso nos sentimos felizes. As nossas escolhas envolvero sempre as excluses. Como dizer sim sem dizer no?. E, como contingentes que somos precisamos acertar em nossas selees. Isso nos causa angstia e dor. Queremos ser felizes e a felicidade envolve perpetuidade. Na mensurao temporal a cronologia da felicidade costuma ser to rpida que, por vezes, temos a impresso de que nunca o fomos suficientemente. A intensidade parece se submeter ao tempo de sua durao. Contudo, fizemos e voltamos a fazer as escolhas certas? Parece-me correto Nicholi Jr, ao dizer que Nenhum aspecto da vida mais desejvel, mais esquivo e 38 mais espantoso do que a felicidade.
35 36 37

Veja-se: Julas Maras, A Felicidade Humana, So Paulo: Duas Cidades, 1989, p. 18-20.

Veja-se: R.C. Sproul, A Alma em Busca de Deus: Satisfazendo a fome espiritual pela comunho com Deus, So Paulo: Eclesia, 1998, p. 170. Parte da cruel ironia da existncia humana parece ser que as coisas que, em nossa opinio, iriam nos fazer felizes, deixam de faz-lo (Alister McGrath, O Deus Desconhecido: Em Busca da Realizao Espiritual, So Paulo: Loyola, 2001, p. 9).
38

Armand M Nicholi Jr., Deus em questo: C.S. Lewis e Sigmund Freud debatem Deus, amor, sexo e

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 11/23

Agostinho (354-430) discorreu sobre isso com humor e maestria falando de nosso desejo pela felicidade e, ao mesmo tempo, das respostas incoerentes e contradizen39 tes. Todas na verdade desejam a felicidade, mas a maioria desconhece a maneira de a obter (...). De fato, ser feliz um bem to grande que o desejam bons e maus. No de admirar que para serem felizes os bons sejam 40 bons; mas espantoso que por isso os maus sejam maus. No entanto, Calvino (1509-1564), sem ignorar a importncia da busca da felicidade, com discernimento bblico, afirma: Tudo quanto os filsofos tm inquirido sobre o summum bonum revela estupidez e tem sido infrutfero, visto que se limitam ao homem em seu ser intrnseco, quando necessrio que busquemos felicidade fora de ns mesmos. O supremo bem humano, portanto, se acha simplesmente na unio com Deus. Ns o alcanamos quando levamos em conta a confor41 midade com sua semelhana. As bem-aventuranas (Mt 5.3-12) fazem parte do chamado Sermo do Monte (Mt 5-7), conforme expresso empregada primeiramente por Agostinho (354-430) no seu 42 comentrio exegtico, De Sermone Domini in monte (393-394) e depois inserida 43 na Bblia de Coverdale (1535). Neste sermo temos uma virada metafsica. En44 quanto que os homens buscam intensamente a sua felicidade nas coisas materiais ou, se valem do transcendente materializando-o em suas conquistas, Jesus Cristo, 45 por meio de paradoxos relativos nossa percepo, nestes orculos de bnos
o sentido da vida, Viosa, MG.: Ultimato, 2005, p. 109. Maras que escreve uma obra de flego sobre a felicidade, depois de observar que no existe um verbo para este substantivo (tanto em espanhol quanto em portugus), diz a respeito de seu objeto: uma investigao sobre essa estranha realidade, procurada e raramente encontrada, que chamamos felicidade (Julas Maras, A Felicidade Humana, So Paulo: Duas Cidades, 1989, p. 13-14). frente: Veremos ao longo deste estudo que a felicidade possvel de modo parcial, deficiente, inseguro; mas a pretenso inseparvel da condio humana (p. 38).
39 40 41 42

Veja-se: Agostinho, A Trindade, So Paulo: Paulus, 1994, XIII.3.6ss. Agostinho, Comentrio aos Salmos, So Paulo: Paulus, 1998, Vol. 3, (Sl 118), p. 369,370. Joo Calvino, Exposio de Hebreus, So Paulo: Paracletos, 1997, (Hb 4.10), p. 105.

Agostinho, O Sermo do Monte, So Paulo: Paulinas, 1992. Vejam-se: H.L. Drumwright Jr., Sermo do Monte: In: Merril C. Tenney, ed., Enciclopdia da Bblia, So Paulo: Cultura Crist, 2008, Vol. 5, p. 569-570; John R.W. Stott, A Mensagem do Sermo do Monte, 3 ed. Paulo: ABU., 1985, p. 11. A Bblia traduzida por Miles Coverdale (1488-1569), foi a primeira edio completa das Escrituras impressa em ingls (04/10/1535). A sua impresso provavelmente ocorreu na Alemanha. Coverdale no se baseou nos Originais Hebraicos e Gregos, mas, sim, na Vulgata e em outras tradues existentes, tais como, a de Lutero (AT 1522; NT 1534), de Leo Judas (Bblia de Zurique, 1529); William Tyndale (NT. 1525; AT. 1535), etc. Os apcrifos foram impressos como um apndice ao Antigo Testamento. Quando a alma se encontra envolta em desejos carnais, busca sua felicidade nas coisas desta terra (Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, So Paulo, Novo Sculo, 2000, p. 60). Vejam-se: F. Hauck, Maka/rioj: In: G. Friedrich; Gerhard Kittel, eds. Theological Dictionary of the New Testament, 8 ed. Grand Rapids, Michigan: WM. B. Eerdmans Publishing Co., (reprinted) 1982, Vol. IV, p. 368; William Hendriksen, Mateus, So Paulo: Cultura Crist, 2001, Vol. 1, p. 368.
45 44 43

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 12/23

demonstra que a verdadeira felicidade est numa relao correta com Deus, consigo mesmo e com os homens. Portanto, tudo isso parte do restabelecimento de nossa comunho com Deus. Agostinho, no sem razo, afirma que no Sermo da Montanha temos um pro47 grama perfeito de vida crist destinado direo dos costumes.

46

A. Tentao da Auto-Suficincia
A autonomia humana pecaminosa, longe de ser o caminho para a autorealizao humana, , em si mesma, uma distoro daquilo que humano Robert D. Knudsen, O Calvinismo Como uma Fora Cultural: In: W. Stanford Reid, ed. Calvino e Sua Influncia no Mundo Ocidental, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990, p. 20.

No Paraso, Satans tentou os nossos primeiros pais por meio do desejo, que certamente de alguma forma cultivavam, de serem iguais a Deus. Eles se esquece48 ram de todo o histrico de sua relao com o Deus fiel, amoroso, justo e sbio; o seu desejo j em si mesmo, pecaminoso, falou mais alto aos seus coraes. Paulo interpretando o acontecimento histrico registrado em Gnesis, diz: Mas receio que, assim como a serpente enganou (e)capata/w = desviou, seduziu, desen49 caminhou) a Eva com a sua astcia (panourgi/a = ardil, truque, maquinao, trapaa), assim tambm sejam corrompidas as vossas mentes, e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2Co 11.3). Novamente: A mulher, sendo enganada, (e)capata/w) caiu em transgresso (1Tm 2.14). O verbo grego50 tem o sentido de enganar completamente, conseguindo totalmente o seu objetivo; deste modo, Eva, segundo o texto nos diz, foi completamente enganada por Satans; assim, quando ela cede tentao, est plenamente convencida de que o que faz certo dentro de seus objetivos duvidosos. Daqui podemos concluir que a certeza subjetiva no significa necessariamente a correta interpretao dos fatos. No devemos nos esquecer de dois aspectos fundamentais: a limitao de nossa compreenso. Somos seres finitos, ainda que com aspiraes infinitas e, a realidade do pecado como elemento que permeia a nossa existncia e, por isso
46 47 48

Conforme expresso de Sproul (R.C. Sproul, Oh! Como amo a tua lei. In: Don Kistler, org. Crer e Observar: o cristo e a obedincia, So Paulo: Cultura Crist, 2009, p. 11). Agostinho, O Sermo do Monte, So Paulo: Paulinas, 1992, I.1.1. p. 23.

O pecado original foi o pecado de esquecer Deus. Ado e Eva deram as costas a Ele da os problemas (David Martyn Lloyd-Jones, Uma Nao sob a Ira de Deus: estudos em Isaas 5, 2 ed. Rio de Janeiro: Textus, 2004, p. 47).
49 50

Ocorre 5 vezes no NT.: Lc 20.23; 1Co 3.19; 2Co 4.2; 11.3; Ef 4.14. e)capata/w (exapata)* Rm 7.11; 16.18; 1Co 3.18; 2Co 11.3; 2Ts 2.3; 1Tm 2.14.

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 13/23

mesmo, a nossa perspectiva e, decorrentemente, a nossa epistemologia e lgica. Na realidade, Eva e Ado desejaram a autonomia; ter um conhecimento independentemente de Deus; queriam ser iguais a Deus, auto-suficientes. O pecado enganoso, dando-nos a impresso, num primeiro momento, de plena e completa satisfao. Ele tende a satisfazer os nossos desejos mais imediatos, muitos dos quais at legtimos ainda que nem sempre ; no entanto, fornece-nos caminhos que conflitam com a Palavra de Deus, que nos conduzem ao fracasso ou perda da oportunidade de nosso amadurecimento, da lapidao do nosso carter e vida espiritual. O pecado tambm nos indispe contra a Palavra de Deus, tornando-nos insensveis aos seus ensinamentos, avessos s advertncias divinas, fazendo-nos, com frequncia, arrogantes, nos julgando auto-suficientes, contentando-nos com os prazeres passageiros desta vida, distanciando-nos de Deus e da Sua Lei. Da o escritor de Hebreus orientar a Igreja: .... Exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vs seja endurecido pelo engano (a)pa/th = fascinao, sutileza, mistificao) do pecado (Hb 3.13). O Humanismo renascentista que durou aproximadamente quatro sculos (XIIIXVI) vindo na esteira do pensamento grego cujos valores foram herdados pelo Ilumi51 nismo (Scs. XVII-XIX) teve o seu clmax nos humanistas seculares modernos. O trgico de todos estes movimentos, que o homem longe de Deus tentou de todas as formas encontrar a sua autonomia, por isso mesmo, no alcanou a compreenso de que toda a vida relacional. Deste modo, se a Idade Mdia foi pretensamente o tempo de Deus, o Renascimento foi o tempo do homem, o Iluminismo o tempo da razo, o sculo XX da cincia e da tcnica, hoje, no temos mais referncias, o homem j no o centro de todas as coisas, visto que j no h mais centro.52 Estamos perdidos no espao ainda buscando a nossa satisfao. Sem absolutos no sabemos ao certo o valor do homem e o seu papel no universo. Sem princpios universais no existem absolutos; sem estes, tudo possvel. Deste modo, sem conceito de verdade, a felicidade ficou circunscrita ao conceito de prazer de cada um, independentemente de princpios e valores divinos universais. Como escreve Ravi Zacharias, ele mesmo um ex-ateu: A realidade que o vazio resultante da perda do transcendente absoluto e devastador, tanto no sentido filosfico quan53 to existencial. O problema da existncia uma questo basicamente metafsica. Alis, o homem um ser metafsico. A negao prtica dessa realidade acarreta uma percepo errada e tristemente limitante da natureza humana. Por isso, o homem ps-moderno dispe diante de si de todas as sadas possveis, porm, nenhuma delas conduz ao fim necessrio. Os seus pressupostos descartam o nico caminho real do signifi51 52 53

Veja-se: Hermisten M.P. Costa, Razes da Teologia Contempornea, So Paulo: Cultura Crist, 2004. Cf. Gene Edward Veith, Jr., Tempos Ps-Modernos, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1999, p. 68.

Ravi Zacharias, A Morte da Razo: uma resposta aos neoateus, So Paulo: Editora Vida, 2011, p. 13. Nenhuma filosofia acerca de um mundo sem Deus traz esperana (p. 14).

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 14/23

cado da vida e do ser: O Deus transcendente e pessoal. O Deus que Se revela como tal conferindo sentido a todo o real e nossa existncia. Ao mesmo tempo, ele, em seu pretenso humanismo autnomo no consegue encontrar um ponto de integra54 o que confira sentido realidade. Da o sentimento constante de insatisfao e frustrao, como escreveu McGrath: Deixar de relacionar-se com Deus deixar de ser completamente humano. Ser realizado ser plenificado por Deus. Nada transitrio pode preencher esta necessidade. Nada que no seja o prprio Deus pode esperar tomar o lugar de Deus. Assim mesmo, por causa da decadncia da natureza humana, h hoje a tendncia natural de se tentar fazer com que outras coisas preencham essa necessidade. O pecado nos afasta de Deus, e nos leva a pr outras coisas em seu lugar. Essas vm para substituir Deus. Elas, porm, no satisfazem. E, como a criana que experimenta e expressa insatisfao quando o pino quadrado no se encaixa no orifcio redondo, passamos a experimentar um sentimento de insatisfao. De alguma forma, permanece em ns a sensao de necessidade de algo indefinvel 55 de que a natureza humana nada sabe, s sabe que no o possui.

B. A Felicidade Humana e a Bem-Aventurana Divina


Calvino comenta que .... enquanto todos os homens naturalmente desejam e correm aps a felicidade, vemos quo quanta determinao se entregam a seus pecados; sim, todos aqueles que se afastam ao mximo da justia, procurando satisfazer suas imundas concupiscncias, se julgam felizes em virtude de alcanarem os desejos de seu corao.56 A palavra traduzida por bem-aventurado (rv,a) ('esher) no Salmo 1 quer dizer: ,) quo feliz . Para os gregos a ideia de bem-aventurana (maka/rioj) estava geralmente associada a algum bem terreno: sade, bem-estar, filhos e riquezas, ainda que no exclusivamente, podendo se referir ao conhecimento e paz interior.57 A palavra grega carrega consigo o sentido de beleza e harmonia.58 Era uma expresso
54

Alister E. McGrath, Paixo pela Verdade: a coerncia intelectual do Evangelicalismo, So Paulo: Shedd Publicaes, 2007, p. 68.
56 57

55

O humanismo, em seu sentido mais amplo, mais inclusivo, o sistema pelo qual homens e mulheres, partindo absolutamente de si mesmos, procuram racionalmente construir a partir de si mesmos, tendo exclusivamente o homem como ponto de integrao para encontrar todo o conhecimento, significado e valor (Francis A. Schaeffer, O Deus que Intervm, 2 ed., So Paulo: Cultura Crist, 2009, p. 27).

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Paracletos, 1999, Vol. 1 (Sl 1.1), p. 51.

Cf. U. Becker, Bno: In: Colin Brown, ed. ger. O Novo Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento, So Paulo: Vida Nova, 1981-1983, Vol. 1, p. 297; F. Hauck, Maka/rioj: In: G. Friedrich; Gerhard Kittel, eds. Theological Dictionary of the New Testament, 8 ed. Grand Rapids, Michigan: WM. B. Eerdmans Publishing Co., (reprinted) 1982, Vol. IV, p. 362-363. Veja-se: William Barclay, El Nuevo Testamento Comentado, Buenos Aires: La Aurora, 1973, Vol. 1, (Mt 5.3), p. 97-98.
58

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 15/23

comum nos epitfios para descrever a vida feliz. Em sua origem a palavra era empregada de forma preponderante (Homero) para se referir bem-aventurana dos 60 deuses. No entanto, nas bem-aventuranas, o aspecto preponderante, no o 61 material, antes referem-se vida espiritual e comunho com Deus. O Antigo Testamento contm muitas advertncias contra o julgamento puramente externo; de forma que a verdadeira bem-aventurana, de modo especial nos Salmos, est associada confiana em Deus (Sl 40.4; 84.12);62 refugiar-se em Deus (Sl 2.12; 34.8);63 ser disciplinado e educado por Deus (Sl 94.12);64 andar na Lei do Senhor (Sl 119.1-2);65 ter a Deus por auxlio, esperana (Sl 146.5)66 e Senhor (Sl 33.12; 144.15);67 ser escolhido de Deus (Sl 65.4);68 ter os pecados perdoados (Sl 32.1);69 temer a Deus e andar nos Seus caminhos (Sl 128.1).70 Sproul resume: Ser abenoado, na mentalidade hebraica, significa ter a alma cheia da capacidade 71 de experimentar o encanto, a excelncia e a doura do prprio Deus. Nas Bem-aventuranas (Mt 5.3-12), Jesus Cristo em suas exclamaes en72 fticas comea por dizer: Bem-aventurados os humildes (ptwxo/j) de esprito, porque deles o reino dos cus (Mt 5.3). A bem-aventurana no est na pobreza, mas, na conscincia de sua pobreza espiritual, em sua total carncia de Deus.
59 60 61 62

59

F. Hauck, Maka/rioj: In: G. Friedrich; Gerhard Kittel, eds. Theological Dictionary of the New Testament, Vol. IV, p. 363. Cf. F. Hauck, Maka/rioj: In: G. Friedrich; Gerhard Kittel, eds. Theological Dictionary of the New Testament, Vol. IV, p. 362; William Barclay, El Nuevo Testamento Comentado, Vol. 1, (Mt 5.3), p. 97. Cf. R.T. France, Mateus. In: D.A. Carson, et. al., eds. Comentrio Bblico Vida Nova, So Paulo: Vida Nova, 2009, p. 1369.

Bem-aventurado o homem que pe no SENHOR a sua confiana e no pende para os arrogantes, nem para os afeioados mentira (Sl 40.4). SENHOR dos Exrcitos, feliz o homem que em ti confia (Sl 84.12).
63 64 65 66 67

.... Bem-aventurados todos os que nele se refugiam (Sl 2.12). Oh! Provai e vede que o SENHOR bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia (Sl 34.8). Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei (Sl 94.12).

Bem-aventurados os irrepreensveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Bemaventurados os que guardam as suas prescries e o buscam de todo o corao (Sl 119.1-2).

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jac por seu auxlio, cuja esperana est no SENHOR, seu Deus (Sl 146.5). Feliz a nao cujo Deus o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herana (Sl 33.12); Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado o povo cujo Deus o SENHOR (Sl 144.15).

Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus trios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa -- o teu santo templo (Sl 65.4).
69 70 71 72

68

Bem-aventurado aquele cuja iniqidade perdoada, cujo pecado coberto (Sl 32.1).

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! (Sl 128.1). Seguir fielmente o caminho do Senhor nos torna irrepreensveis (Sl 119.1). R.C. Sproul, Oh! Como amo a tua lei. In: Don Kistler, org. Crer e Observar: o cristo e a obedincia, So Paulo: Cultura Crist, 2009, p.12. William Barclay, El Nuevo Testamento Comentado, Buenos Aires: La Aurora, 1973, Vol. 1, (Mt 5.3), p. 96. Compare com: R.C.H. Lenski, Commentary on the New Testament: The Interpretation of St. Matthews Gospel, [s. cidade]: Hendrickson Publishers, 1998, (Mt 5.3), p. 183.

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 16/23

1) O Sentido da palavra pobreza


Sem pretender supervalorizar a nfase, devemos acentuar que a palavra empregada por Jesus Cristo para pobreza indica geralmente, no simplesmente a situao de um assalariado, mas, de um homem em total indigncia financeira; mais 73 propriamente um mendigo que depende da boa vontade de terceiros para sobrevi74 ver.

2) A Nossa Pobreza: desconstruo e reconstruo


A humildade a primeira letra no alfabeto do Cristianismo. Para se construir um edifcio necessrio comear pelos alicerces J.C. Ryle, Comentrio Expositivo do Evangelho Segundo Mateus, So Paulo: Imprensa Metodista, 1959, (Mt 5.112), p. 23.

Jesus Cristo apresenta um conceito totalmente oposto aos nossos valores que falam de poder, saber, status, cultura e dinheiro. Ele diz que bem-aventurado o homem indigente espiritualmente, que sabe que nada tem para oferecer a Deus, antes, depende totalmente de Sua graa. Aqui nosso Senhor ataca frontalmente o desejo humano to arraigado em seu corao de ter uma viso bastante otimista a seu respeito, considerando-se acima dos demais. Esta tentao to comum e, at mesmo, to aceitvel socialmente dentro de determinadas condies, que nem sequer paramos para pensar nela. Costumeiramente h uma contradio entre a nossa compreenso intelectual deste assunto e o nosso comportamento, ainda que com alguns disfarces, vido por evidenciar alguma forma de poder, mesmo que seja de uma humildade superlativa. por isso que o nosso primeiro contato com Evangelho, com frequncia, antes de trazer paz espiritual provoca uma espcie de guerra interior, uma crise. O Evangelho desestabiliza a nossa estrutura de pensamento e, por vezes, a to bem arrumada concepo de vida e valores que sustentamos - ainda que nem sempre conscientemente -, e divulgamos alguns de seus aspectos mais evidentes em nossa compreenso. Este conflito, portanto, como previsvel, di e, por vezes, di muito. Contudo, o Evangelho nos desafia, transforma e concede, pelo novo nascimento espiri73 74

Havia tambm certo mendigo (ptwxo\j), chamado Lzaro, coberto de chagas, que jazia porta daquele (Lc 16.20).

Vejam-se, entre outros: Richard C. Trench, Synonyms of The New Testament, 7 ed. (revised and enlarged.), London: Macmillan And Co., 1871, xxxvi, p. 121-123; F. Hauck; E. Bammel, ptwxo/j: In: G. Friedrich; Gerhard Kittel, eds. Theological Dictionary of the New Testament, 8 ed. Grand Rapids, Michigan: WM. B. Eerdmans Publishing Co., (reprinted) 1982, Vol. VI, p. 885-915; William Hendriksen, Mateus, So Paulo: Cultura Crist, 2001, Vol. 1, p. 375-377; p. 147-148; D.A. Carson, Comentario Bblico del Expositor: Mateo, Miami, Florida: Editorial Vida, 2004, (Mt 5.3-10), p. 148; A.T. Robertson, Word Pictures in the New Testament, Volume 1: The Ages Digital Library, [CD-ROM], (Rio, Wi: Ages Sofware, 2002, (Mt 5.3).

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 17/23

tual, uma dimenso nova da vida; do tempo e da eternidade, mostrando-nos o quanto estvamos equivocados em nossa forma de nos ver, interpretar e nos posicionar em relao realidade. O Evangelho evidencia de forma contundente o quanto somos carentes de Deus e da Sua graa. Enquanto que os homens querem ter coisas para serem felizes, Jesus Cristo comea mostrando a necessidade que temos de nos esvaziar. A construo da verdadeira felicidade comea pela desconstruo de nosso eu, nossa pretensa riqueza, referncia e escala de valores. Percebam o drama: Eu que durante toda a vida, desde o nascimento, tenho como referncia de valores o eu, agora sou redirecionado para uma esfera totalmente distinta, passando a ter Deus como referncia e centro. Mudei de uma viso ego-referente para outra, oposta, Teoreferente Por isso que a primeira bem-aventurana aponta para a nossa total incapacidade. Quando nos sentirmos assim, poderemos ento ser reconstrudos, restaurados pelo Senhor Jesus. A graa como a verdade, sempre nos surpreende. Maravilhosa graa!

3) A Lei de Deus e a nossa misria


Pobreza de esprito o resultado de apenas se ter tido um vislumbre daquilo que voc realmente , e ver que voc no nada e no tem nada e no pode fazer nada, s isso pode recomend-lo graa e ao poder salvador de Deus Albert N. Martin, As Implicaes Prticas do Calvinismo, So Paulo: Os Puritanos, 2001, p. 29).

A Lei de Deus boa; foi-nos dada para o nosso bem. Ela tornou-se maldio para ns devido ao nosso pecado; a quebra da Lei fez com que merecssemos o justo castigo. Alis, a lei precisa ser enfatizada para que o homem, por graa, se disponha a ouvir o Evangelho. Sem a Lei, a impresso que fica, que temos uma vida correta e satisfatria; de nada precisamos, muito menos de salvao. A Lei de Deus como que por um espelho reflete a nossa misria espiritual resultante de nossa total incapacidade de cumprir as exigncias divinas. O confronto com a Lei de Deus algo profundamente angustiante e destruidor de alguma presuno orgulhosamente autnoma. A Lei de Deus no afaga as nossas pretenses entusiasticamente egocntricas, antes, revela as nossas imperfeies. Via-nos saciados e ricos, com trajes finos e elegantes. A Lei vem nos mostrar que estamos famintos, carentes e nus. As nossas vestes autnomas com todos seus valores agregados por marcas, etiquetas e nomes exticos -, s servem para demonstrar de forma eloquente a nossa nudez; no passam de folhas arrancadas s pressas de um jardim j corrompido pelo pecado. Evidenciam, s vezes de modo abrupto, as nossas imperfeies. Como tratar consciente, consiste e eficazmente de um mal no percebido? A Lei coloca em destaque a nossa condio de pecador, revelando de forma contundente os nossos pecados. A pobreza de esprito em geral est associada a um confronto honesto com a Lei

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 18/23

de Deus por meio do qual vemos como de fatos somos, no mais por meio da benevolncia criada por ns mesmos em nosso auto-exame bastante comprometido. A Lei de Deus, portanto, boa; foi-nos dada para o nosso bem. Ela tornou-se maldio para ns devido ao nosso pecado; a quebra da Lei fez com que merecssemos o justo castigo. Alis, a lei precisa ser enfatizada para que o homem, por graa, se disponha a ouvir o Evangelho. Sem a Lei, a impresso que fica, que temos uma vida correta e satisfatria. De nada precisamos; muito menos de salvao. Paulo diz que Cristo nos resgatou da maldio da lei (Gl 3.13). Ele satisfez perfeitamente todas as exigncias da Lei; por isso Ele pode nos libertar definitivamente do seu aspecto condenatrio, nos restaurado comunho com Deus por meio de Sua obra sacrificial, fazendo-se maldito em nosso lugar. Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpvel perante Deus, 20 visto que ningum ser justificado diante dele por obras da lei, em razo de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justia de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justia de Deus mediante a f em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crem; porque no h distino, 23 pois todos pecaram e carecem da glria de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus, 25 a quem Deus props, no seu sangue, como propiciao, mediante a f, para manifestar a sua justia, por ter Deus, na sua tolerncia, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 tendo em vista a manifestao da sua justia no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem f em Jesus. 27 Onde, pois, a jactncia? Foi de todo excluda. Por que lei? Das obras? No; pelo contrrio, pela lei da f. 28 Conclumos, pois, que o homem justificado pela f, independentemente das obras da lei. 29 , porventura, Deus somente dos judeus? No o tambm dos gentios? Sim, tambm dos gentios, 30 visto que Deus um s, o qual justificar, por f, o circunciso e, mediante a f, o incircunciso. 31 Anulamos, pois, a lei pela f? No, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. (Rm 3.19-31). A Lei, portanto, no seu aspecto moral, no foi abolida. .... A lei moral de Deus a verdadeira e perptua regra de justia, ordenada a todos os homens, de todo e qualquer pas e de toda e qualquer poca em que vivam, se que pretendem reger a sua vida segundo a vontade de Deus. Porque esta a vontade eterna e imutvel de Deus: que Ele seja honrado por todos ns, e 75 que todos ns nos amemos uns aos outros. A Lei no nos salva; contudo, nos mostra a necessidade que temos do perdo e da purificao efetuada por Deus. A regra de nossa santidade a lei de 76 Deus. O anncio do Evangelho envolve a Lei, a mesma que evidenciou o nosso pecado, apontou para a necessidade de salvao, se concretizando em Cristo Je75 76
19

Joo Calvino, As Institutas da Religio Crist: edio especial com notas para estudo e pesquisa, So Paulo: Cultura Crist, 2006, Vol. 4, (IV.16), p. 160. J.I. Packer, O Plano de Deus para Voc, 2 ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 2005, p. 155.

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 19/23

sus: O Evangelho e a Lei no devem ser separados, constituem uma nica entidade no interior da qual o Evangelho a coisa primordial e a Lei perma77 nece contida na Boa Nova. Sem Lei no h Evangelho. Por intermdio de Cristo somos libertos da tentativa insana de tentar ser salvo pelo cumprimento da Lei, o que impossvel. Diante a Lei restam-nos hipoteticamente duas opes honestas: cumprir as suas exigncias, o que nos impossvel, arcando, assim, com o reto juzo condenatrio de Deus. Ou buscar refgio na misericrdia de Deus por meio de Jesus Cristo. Na Lei de Deus nos apresentado um padro perfeito de toda a justia que pode, com razo, ser chamada de vontade eterna do Senhor. Deus condensou completa e claramente nas duas tbuas tudo o que Ele requer de ns. Na primeira tbua, com uns poucos mandamentos, Ele prescreve qual o culto agradvel Sua majestade. Na segunda tbua, Ele nos diz quais so os ofcios de caridade devidos ao nosso prximo. Ouamos a Lei, portanto, e veremos que ensinamentos devemos ti78 rar dele e, similarmente, que frutos devemos colher dela. Contudo, o que a Lei exige, ela no nos capacita a cumprir, deixando-nos sozi79 nhos. Esta capacitao somente pela graa que, se envolve a Lei, no se restringe a ela. Pela lei Deus exige o que lhe devido, todavia no concede nenhum poder para cumpri-la. Entretanto, por meio do Evangelho os homens so regenerados e reconciliados com Deus atravs da graciosa remis80 so de seus pecados, de modo que ele o ministrio da justia e da vida. Por isso, desprezar a Lei de Deus um ato de insanidade pecaminosa. Na Lei de Deus temos o princpio de sabedoria que deve nortear a nossa vida. Devemos, por81 tanto, nos aplicar no estudo da Lei, visto que a Escritura outra coisa no se82 no a exposio da lei.

4) Perdoa-nos as nossas dvidas (Mt 6.12)


Os homens, pois, s sero bemaventurados depois que forem gratui77 78 79

Karl Barth, Esboo de uma Dogmtica, So Paulo: Fonte Editorial, 2006, p. 22. Joo Calvino, Instruo na F, Goinia, GO: Logos Editora, 2003, Cap. 8, p. 21.

A lei deixa o homem entregue s suas prprias foras e o desafia a empreg-las ao mximo; o Evangelho, porm, coloca o homem diante do dom de Deus e lhe pede que faa deste dom inefvel o verdadeiro fundamento de sua vida (J. Jeremias, O Sermo do Monte, 4 ed. So Paulo: Paulinas, 1980, p. 57).
80 81

Joo Calvino, Exposio de Segundo Corntios, So Paulo: Paracletos, 1995, (2Co 3.7), p. 70.

Calvino comenta: .... s so dignos estudantes da lei aqueles que se achegam a ela com uma mente disposta e se deleitam com suas instrues, no considerando nada mais desejvel e delicioso do que extrair dela o genuno progresso. Desse amor pela lei procede a constante meditao nela.... (Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Paracletos, 1999, Vol. 1, (Sl 1.2), p. 53).
82

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 1.2), p. 53.

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 20/23 tamente reconciliados com Deus e reputados por ele como justos Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Paracletos, 1999, Vol. 1, (Sl 32.1), p. 39.

Nesta petio, entre outras coisas, estamos confessando que no temos 83 condies de pagar a nossa dvida (Lc 7.41-42; Mt 18.25-27). A Lei j nos ensinou isto. Estamos inadimplentes espiritualmente; temos conscincia de que a nossa dvida cada vez aumenta mais, porque ainda que vivendo como cristos, vamos aumentando sem cessar nossa dvida e agravando a embrulhada da nossa situao. A dvida cresce de dia em dia. E imagino que medida que envelhecemos, mais conta nos damos de que no temos possibilidade alguma de cancelar essa dvida. As coisas vo de mal a pior.84 Por isso, s nos resta suplicar o perdo. A splica por perdo subentende que o suplicante reconhece que no existe outro mtodo pelo qual sua dvida seja cancelada. Portanto, uma splica por graa.85 Diria mais: impossvel uma autntica vida crist sem esta conscincia: de sermos pecadores e da necessidade do perdo de Deus.86 Enquanto no admitirmos isso, estamos, na realidade, sustentando algum tipo de auto-suficincia. A misericrdia de Deus o nico caminho da remisso. E, todas as vezes que confessamos a Deus os nossos pecados, arrependidos de t-los cometidos, desejosos de no mais pratic-los, podemos ter a certeza que Deus, por Sua graa, nos perdoa. Os humildes em esprito so bem-aventurados porque reconhecem a sua total falncia espiritual confessando diante de Deus a sua indignidade e absoluta depen87 dncia de Sua misericrdia. Somos totalmente dependentes da graa de Deus. Nesta conscincia sincera, somos bem-aventurados.

ALGUMAS APLICAES
1. presunosa igreja de Laodicia, o Senhor Jesus indica a falcia de sua presumida riqueza, descrevendo a sua real situao: Assim, porque s morno e nem s quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes:
Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denrios, e o outro, cinqenta. No tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amar 25 mais? (Lc 7.41-42). No tendo ele, porm, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido 26 ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possua e que a dvida fosse paga. Ento, o servo, prostran27 do-se reverente, rogou: S paciente comigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dvida (Mt 18.25-27).
84 85 86 87 83
41 42

K. Barth, La Oracin, Buenos Aires: La Aurora, 1968, p. 76. William Hendriksen, Mateus, So Paulo: Cultura Crist, 2001, Vol. 1, p. 470.

Veja-se: David M. Lloyd-Jones, O Clamor de um Desviado: Estudos sobre o Salmo 51, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1997, p. 53. Humildes so aqueles que esto convencidos dos seus pecados e no procuram ocultlos a Deus (J.C. Ryle, Comentrio Expositivo do Evangelho Segundo Mateus, So Paulo: Imprensa Metodista, 1959, (Mt 5.1-12), p. 23).

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 21/23

Estou rico e abastado e no preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu s infeliz, sim, miservel, pobre (ptwxo/j), cego e nu (Ap 3.16-17). A nossa suficincia est em Deus, Aquele que prov todos os recursos necessrios nossa salvao e manuteno j nesta vida. Paulo fala neste sentido tambm pretensiosa Igreja de Corinto: Pois quem que te faz sobressair? E que tens tu que no tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o no tiveras recebido? (1Co 4.7). 2. Colson, aps convertido ao Cristianismo, relata aspectos da existncia que pde aprender aps a sua priso resultante de sua participao em atos criminosos: Compreender os paradoxos da vida a chave para encontrar e viver a boa vida. (...) Temos de aprender como a vitria pode surgir do sofrimento e da derrota, e como perdemos a vida a fim de ganh-la. Temos de ser obedientes ao chamado a fim de sermos livres, e temos de reconhecer o mal que h em ns a fim de abraar o bem. Essas verdades inversas so contra-intuitivas, decididamente contraculturais. So 88 tambm sabedoria alm de nosso entendimento. 3. Devemos eliminar de ns todo e qualquer esprito de altivez que nos conduza a pensar em nossa capacidade e autonomia. Somos sempre devedores graa de Deus. preciso manter a nossa constante ateno neste flanco. Devemos notar que os resduos desta doena chamada orgulho persistem mesmo nos santos, de modo que eles mui amide precisam ser reduzidos a extremos, a fim de despir-se de toda a sua autoconfiana e aprender a humildade. As razes deste mal so to profundas no corao humano que ainda o mais perfeito dentre ns jamais se livra inteiramente delas, at que Deus o confronte com a morte. Podemos perceber o quanto a nossa autoconfiana desagrada a Deus, ao vermos como, a fim de cu89 r-la, temos de ser condenados morte. 4. A nossa considerada pobreza perante os homens no passa despercebida a Deus. Ela, em muitos sentidos pode representar, na realidade, riqueza diante de Deus. atribulada igreja de Esmirna, prestes a passar por intensa provao, Jesus Cristo diz: Conheo a tua tribulao, a tua pobreza (ptwxei/a)(mas tu s rico) e a blasfmia dos que a si mesmos se declaram judeus e no so, sendo, antes, sinagoga de Satans (Ap 2.9). 5. Os pobres em esprito so aqueles que encaram toda a realidade pelo prisma teolgico, reconhecendo que todas as coisas s so relevantes a partir da importncia conferida por Deus. 6. O caminho da verdadeira pobreza em esprito no comea por olhar para ns 90 mesmos ou para o nosso prximo, antes, tem seu incio quando nos fixamos
88 89 90

Charles Colson; Harold Fickett, Uma boa vida, So Paulo: Cultura Crist, 2008, p. 43. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, So Paulo: Paracletos, 1995, (2Co 1.9), p. 23.

No se pode duvidar de que um dos mais tormentosos pecados e tentaes que assediam o cristo mediano a tendncia de examinar-se de maneira errada. (...) Voc in-

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 22/23

em Deus contemplando a Sua majestade e, partindo da, voltamos para ns mesmos e, assim, percebemos o quanto somos carentes de Sua graa. 7. Cultivar o esprito de humildade: Ningum possui coisa alguma, em seus prprios recursos, que o faa superior; portanto, quem quer que se ponha num nvel mais elevado no passa de imbecil e impertinente. A genuna base da humildade crist consiste, de um lado, em no ser presumido, porque sabemos que nada possumos de bom em ns mesmos; e, de outro, se Deus implantou algum bem em ns, que o mesmo seja, 91 por esta Razo, totalmente debitado conta da divina graa. 8. O Reino de Deus (= Reino dos Cus), o governo soberano de Deus sobre todas as coisas, envolve todas as bnos espirituais e materiais relativas nossa salvao e ao nosso bem-estar. Os pobres em esprito so aqueles que tm o Reino porque estes sabem que tudo que so e tm pertence a Deus, o Senhor eterno. Portanto, recebem com alegria o seu reinado, participando, deste modo, da vida de Seu Reino. 9. Os pobres em esprito j participam das bnos do Reino (Mt 5.3). No entanto, aguardam e oram pela sua plena manifestao. Ns estamos no Reino e, mesmo assim, aguardamos sua manifestao completa; ns compartilhamos de suas bnos mas ainda aguardamos sua vitria total; ns agradecemos a Deus por ter-nos trazido para o Reino do Filho que Ele ama, e ainda assim continuamos a orar: Venha o teu reino.93 10. A nossa eleio eterna em Cristo revela a riqueza da graa de Deus e a nossa total carncia de misericrdia: Ouvi, meus amados irmos. No escolheu (e)kle/gomai) Deus os que para o mundo so pobres (ptwxo/j), para serem ricos em f e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? (Tg 2.5). A nossa bem aventurada pobreza em esprito se revela em gratido a Deus. 11. O Cristianismo apresenta respostas s mais inquietantes perguntas do ser humano. As suas propostas se forem levadas a srio se constituem em verdades conflitantes com os valores hodiernos. No entanto, a seriedade das reivindicaes bblicas se constitui de modo bastante elucidativa no Sermo do Monte na alternativa divina para a desordem do homem. A genuna teologia crist compreensvel, transformadora e operante. A Igreja como manifestatrospectivo quando passa o tempo todo olhando para si mesmo, olhando para dentro de si e preocupado nica e supremamente consigo mesmo (D.M Lloyd-Jones, Salvos desde a Eternidade, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 2005 (Certeza Espiritual: Vol. 1), p. 86).
91 92 93 92

Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, So Paulo: Paracletos, 1996, (1Co 4.7), p. 134-135.

Sobre a similaridade das expresses Reino de Deus e Reino dos Cus, veja-se: A.A. Hoekema, A Bblia e o Futuro, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1989, p. 62. A.A. Hoekema, A Bblia e o Futuro, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1989, p. 72. A vinda do reino de Deus representa o estgio final da redeno csmica no qual Deus e as suas criaturas habitam em harmonia, justia e deleite. Na realidade, a vinda do reino de Deus apenas a forma neotestamentria de escrever shalom (Cornelius Plantinga Jr., O Crente no Mundo de Deus, So Paulo: Cultura Crist, 2007, p. 107).

Introduo Cosmoviso Reformada (1) Rev. Hermisten 24/02/12 23/23

o histrica do Reino desafiada a apresentar em sua f operante (prxis) a eficcia da tica de Jesus Cristo e, a demonstrar o quanto a Igreja leva a srio o Seu Senhor. Maring, 24 de fevereiro de 2012. Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa Hermisten@terra.com.br www.hermisten.blogspot.com

94

95

94 95

Paulo fala da operosidade da f (1Ts 1.3).

Jeremias denomina isso de f vivencial (J. Jeremias, O Sermo do Monte, 4 ed. So Paulo: Paulinas, 1980, p. 57).

You might also like