You are on page 1of 14

Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul PUCRS Faculdade de Engenharia - FENG Cursos de Engenharia Mecnica e de Controle e Automao

CINCIA DOS MATERIAIS

Prof. Carlos Alexandre dos Santos Maro / 2012

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

NDICE Captulo 1. Introduo aos Materiais 1.1. Importncia dos Materiais 1.2. Classificao dos Materiais 1.3. Ligaes Atmicas nos Slidos 1.4. Foras e Energias de Ligaes 1.5. Ligaes Interatmicas Primrias 1.6. Ligao de Var Der Waals Exerccios Propostos Referncias Bibliogrficas Captulo 2. Materiais Cristalinos 2.1. Estrutura Cristalina: Conceitos Fundamentais, Clula Unitria 2.2. Sistemas Cristalinos 2.3. Alotropia ou Polimorfismo 2.4. Direes e Planos Cristalinos 2.5. Anisotropia 2.6. Determinao de Estruturas Cristalinas por Difrao de Raios-X Exerccios Propostos Referncias Bibliogrficas Captulo 3. Imperfeies Cristalinas 3.1. Defeitos Pontuais 3.2. Defeitos de Linha 3.3. Defeitos de Interface 3.4. Defeitos Volumtricos 3.5. Observao da Macro e Microestrutura 3.6. Macroestrutras da Solidificao 3.7. Microestruturas de Materiais Metlicos Exerccios Propostos Referncias Bibliogrficas Captulo 4. Difuso Atmica 4.1. Mecanismos de Difuso 4.2. Fatores que Influem na Difuso 4.3. Difuso no Estado Estacionrio 4.4. Difuso no Estado No-Estacionrio Exerccios Propostos Referncias Bibliogrficas

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

CAPTULO 01 INTRODUO AOS MATERIAIS

O material disponibilizado nesta apostila do curso de Cincia dos Materiais objetiva apresentar os fundamentos e a interrelao entre os diferentes nveis de estrutura que constituem os materiais de engenharia e as principais propriedades apresentadas pelos mesmos em funo dos processos de fabricao, o que implicar em suas selees para diversas aplicaes.

1.1. IMPORTNCIA DOS MATERIAIS Os materiais apresentam importncia fundamental para o ser humano desde o incio da civilizao, desempenhando papel principal durante a evoluo do homem, onde os primeiros primitivos utilizavam ferramentas de pedra e argila moldada, passando pela descoberta do ouro, cobre, bronze e ferro, e seus processos de obteno e fabricao. O conhecimento dos materiais definiu as diversas idades da histria da humanidade, podendo-se citar: Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro. A Figura 1.1 apresenta uma ilustrao esquemtica da evoluo humana durante as diferentes etapas da evoluo dos metais.

Figura 1.1 Representao esquemtica da evoluo dos materiais metlicos.

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

1.2. CLASSIFICAO DOS MATERIAIS Os materiais de engenharia podem ser classificados em trs categorias principais: metlicos, cermicos e polimricos. No entanto, atualmente se utiliza uma classificao mais ampla, incluindo os materiais compsitos, os materiais biocompatveis e os materiais semicondutores. A Figura 1.2 mostra a classificao dos materiais de engenharia, apresentando exemplos de alguns na Figura 1.3.

Figura 1.2 Classificao dos principais materiais de engenharia.

Figura 1.3 Exemplos dos principais materiais de engenharia. Alm das classificaes citadas anteriormente, os materiais podem ser classificados pela sua aplicao, pelo seu grau de evoluo tecnolgica, morfologia estrutural e comportamento.
2

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

Os engenheiros devem conhecer a estrutura interna dos materiais e suas propriedades para optar pelos mais adequados para cada aplicao ou criar melhores processos de fabricao (Figura 1.4). As principais reas do conhecimento que abordam o tema so: - Cincia dos Materiais: conhecimento bsico da estrutura interna dos materiais, suas propriedades e processos de fabricao, - Engenharia de Materiais: interesse no emprego do conhecimento dos materiais para process-los em produtos.

Figura 1.4 Informaes sobre estruturas atmicas. Os critrios que um engenheiro deve adotar para selecionar um material devem compreender: 1.) condies de servio e propriedades requeridas para tal aplicao, 2.) fatores de degradao de propriedades, como temperatura, agentes corrosivos, radiaes, 3.) propriedades de interesse e qual o desempenho e limitaes no uso, 4.) disponibilidade de matria-prima e viabilidade tcnica de processamento, 5.) impacto ambiental e reciclabilidade aps uso; 6.) custo total. Raramente um material rene uma combinao ideal de propriedades, ou seja, muitas vezes necessrio reduzir uma em benefcio da outra, como por exemplo: resistncia e ductilidade, onde geralmente um material de alta resistncia apresenta ductilidade limitada, exigindo que se estabelea um compromisso (comprometimento) razovel entre duas ou mais propriedades.

1.3. LIGAES ATMICAS NOS SLIDOS O tipo de ligao interatmica influencia nas propriedades dos materiais. Os elementos se ligam para formar os slidos com uma configurao mais estvel: geralmente oito eltrons na camada de valncia (= gases nobres He , Ne , Ar , Kr , Xe , Rn) (Figura 1.5). A ligao atmica formada pela interao dos eltrons de valncia atravs de: - Ganho e Perda de eltrons, Compartilhamento de eltrons (parcial ou total), - Livre movimentao dos eltrons.

Figura 1.5 Informaes bsicas sobre estruturas atmicas.


3

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

Figura 1.6 Tabela peridica dos materiais [Callister, 1994].


4

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

1.3.1. FORAS E ENERGIAS DE LIGAES A distncia entre dois tomos determinada pelo balano das foras atrativas e repulsivas. Quanto mais prximos os tomos, maior a fora atrativa entre eles, mas maior ainda so as foras repulsivas devido sobreposio das camadas mais internas. Quando a soma das foras atrativas e repulsivas zero, os tomos esto na chamada distncia de equilbrio (E), conforme ilustra a Figura 1.7.

Figura 1.7 Relao entre distncia atmica e foras envolvidas. A Tabela 1.1 apresenta alguns valores para as energias de ligao atmica e as temperaturas de fuso de alguns materiais. Tabela 1.1 Energias de ligao e temperaturas de fuso de algumas ligaes [Callister, 1994].

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

1.3.2. LIGAES INTERATMICAS PRIMRIAS As ligaes atmicas principais so classificadas em funo da interao dos eltrons de valncia, que podem ser doados/recebidos, podem ser compartilhados (parcial ou total), ou podem ser livres e comuns. A seguir apresentam-se as principais caractersticas para as ligaes primrias.

Inica: tomos perdem ou ganham eltrons na camada de valncia; Ocorre entre elementos metlicos (1e-, 2e-, 3e-) e no-metlicos (5e-, 6e-, 7e-) (diferentes eletronegatividade e opostos horizontalmente na Tabela Peridica); Metlicos perdem eltrons (+) e os no-metlicos ganham eltrons (-); Todos os tomos ficam com a camada de valncia completa; Foras atrativas so Foras de Coulomb (fracas). No direcional; Formao de ons positivos (+ ctions) e ons negativos (- nions); Slidos inicos apresentam altas Temperaturas de Fuso (TF); Ligao forte. Estrutura organizada. Materiais duros e quebradios; Bons isolantes trmicos e eltricos. Predominante nos cermicos.

Figura 1.8 Exemplos de estruturas em slidos inicos.


6

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

Covalente: Estabilidade conseguida pelo compartilhamento de eltrons; Os dois tomos contribuem com eltrons (alta eletronegatividade); Mximo nmero de eltrons compartilhados 4 (C, Si, Ge, etc); Comuns entre elementos no metlicos e semi-metais, e inorgnicos; Ligaes muito fortes, o que confere alta dureza, porm elevada fragilidade; Materiais apresentam altas Temperaturas de Fuso (TF); Materiais so bons isolantes trmicos e eltricos; Ligao direcional, com ngulos definidos (orbitais); Ligao bastante comum tambm nos polmeros e cermicos.

Figura 1.9 Exemplos de estruturas em slidos covalentes. Alguns materiais podem apresentar tanto ligao inica como covalente. Pode-se determinar o carter inico entre os elementos A e B empregando a Equao (1.1):

% carter inico = { 1 - exp [- (0,25) (XA - XB ) 2 ] } 100


onde XA e XB so as eletronegatividades dos elementos A e B (tabelado).

(1.1)

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

Metlica: Formao de uma nuvem de eltrons ao redor dos ncleos; Combinao de elementos metlicos com baixa eletronegatividade (mx. 3 e-); Nuvem se forma pelos eltrons de valncia (ltima camada); Eltrons (-) movimentam-se livremente ao redor dos ncleos (+); Metais so bons condutores de calor e eletricidade (pelos e-); So materiais no transparentes; Apresentam boa capacidade de deformao e tratamentos trmicos; Comportam-se com boa ductilidade (plasticidade); Ligao no-direcional, geralmente forte.

Figura 1.10 Exemplos de estruturas em slidos metlicos.

1.3.3. LIGAO DE Van Der Waals Foras de ligao surgem de dipolos atmicos; Ligaes fracas. No-direcional; Ligao resulta de uma atrao Coulombiana; Tambm chamadas de Ponte de Hidrognio; Dipolos podem ser induzidos ou permanentes.

Figura 1.11 Exemplos de estruturas em slidos com ligaes de Van Der Waals. A molcula de gua apresenta polarizao de carga (formao de dipolos): positiva prxima aos tomos de H e negativa onde os eltrons de valncia do O esto localizados. Isto produz foras de Van der Waals entre as molculas, fazendo com que as mesmas tendam a alinhar os plos negativos com positivos. Como o ngulo de ligao 109,5o, as molculas formam uma estrutura quase hexagonal. O gelo tem estrutura hexagonal devido a este tipo de ligao. menos denso, por isso flutua sobre a gua.
8

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

EXERCCIOS PROPOSTOS 1.) Qual a massa, em gramas, de um tomo de Cu ? Quantos tomos de Cu h em 1 g de Cu ? Dados: massa atmica Cu = 63,54 g/mol 2.) Em uma liga 75% em peso de Cu e 25% em peso de Ni, qual a proporo atmica de Cu e Ni ? Dados: massa atmica Cu = 63,54 g/mol , massa atmica Ni = 58,69 g/mol 3.) Cite as principais caractersticas apresentadas pelas seguintes classes de materiais, dando um exemplo para cada uma delas: Metais Polmeros Semicondutores Cermicos Compsitos Biomateriais

4.) Cite de forma resumida as principais diferenas entre ligao inica, covalente e metlica. 5.) Qual o tipo de ligao qumica usualmente presente nos seguintes materiais? Metais Polmeros Semicondutores Cermicos Compsitos Biomateriais (Mat. Biocompatveis))

6.) Qual o tipo de ligao voc esperaria que se formasse para os seguintes compostos: Bronze (liga de Cu e Sn), GaSb, Al2O3 e nylon. 7.) D a sua opinio sobre a seguinte afirmao : Quanto maior a diferena nas eletronegatividades mais covalente a ligao. 8.) Por que em geral os metais apresentam alta condutividade trmica e eltrica? 9.) Explique porque geralmente materiais covalentes so menos densos que metlicos e inicos. 10.) Com base nas ligaes qumicas, explique porque a gua se expande quando solidifica. 11.) Explique porque os metais geralmente se expandem ao serem aquecidos. 12.) Considerando a seguinte afirmao correta quantos mais prximos os tomos maior a fora de atrao entre eles, explique ento porque estes no se chocam. 13.) O que determina a distncia de equilbrio entre dois tomos?

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

14.) O que voc entende por fora de ligao? 15.) Como a energia e fora de ligaes esto relacionadas? 16.) Uma solda contm 52% em peso de estanho e 48% em peso de chumbo. Quais so as porcentagens atmicas de Sn e Pb na solda? 17.) Um composto intermetlico tem a frmula qumica geral NixAly , aonde x e y so nmeros inteiros simples, e formado por 42,04% em peso de Ni e 57,96 % em peso de Al. Qual a frmula mais simples desse composto. Dados: massa atmica Ni = 58,761 g/mol massa atmica Al = 26,98 g/mol

10

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

RESOLUO
1.) a)
63,54 g / mol Cu x g Cu = 6,02.10 23 tomos / mol 1 tomo x = 1,05.10 22 g

b)

6,02.10 23 tomos / mol x tomos Cu = 63,54 g / mol Cu 1 g Cu x = 9,47.10 21 tomos

2.) a)

Nm. moles Cu =

75 g = 11803 mol , 63,54 g / mol

b)

11803 mol , .100 = 73,5 % % atmica Cu = 1,6063 mol 0,4260 mol .100 = 26,5 % % atmica Ni = 1,6063 mol

Nm. moles Ni =

25 g = 0,4260 mol 58,69 g / mol

Grama mol

Total = 1,6063 mol

3.)

Metais: aos, ferros fundidos, alumnio, bronzes, lato Cermicos: xidos, alumina, areia, argila Polmeros: plsticos, borrachas, elastmeros, poliuretano, PET, PVC Compsitos: matriz polimrica/metlica/cermica e reforo cermico/metlico/polimrico Semicondutores: metais silcio, germnio, cermicas avanadas Biomateriais: titnio, polmeros, cermicas

4.) Item 1.3.2 5.) Metais: ligao metlica Cermicos: ligao inica/covalente Polmeros: ligao covalente Compsitos: ligao covalente/inica Semicondutores: ligao metlica, covalente, inica Biomateriais (Mat. Biocompatveis): ligao metlica, covalente Bronze (liga de Cu e Sn) : ligao metlica GaSb : ligao metlica Al2O3 : ligao covalente Nylon : ligao covalente

6.)

7.) Maior a tendncia em atrair e compartilhar de eltrons 8.) Devido a formao de nuvem de eltrons 9.) Devido s ligaes direcionais 10.) Porque forma uma ligao direcional no slido 11.) Devido a vibrao entre os tomos na estrutura slida ordenada 12.) Devido a fora de repulso entre as camadas de eltrons que se sobrepem 13.) O equilbrio entre as foras de atrao e repulso 14.) Influncia que um tomo exerce sobre seu vizinho 15.) Balano de energia entre os tomos 16.) Sn = 65,4 % atmica e Pb = 36,4 % atmica 17.) x = 0,25 e y = 0,73 ou NiAl3

11

Apostila Cincia dos Materiais Prof. Carlos Alexandre dos Santos

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. CALLISTER, Willian D., Materials Science and Engineering: An Introduction. 3 Edio, New York, John Wiley & Sons, 1994. 2. VAN VLACK, Lawrence H., Princpio de Cincias e Tecnologia dos Materiais. 4 Edio, Rio de Janeiro, Campus, 1984. 3. ASKELAND, Donald R., The Science and Engineering of Materials. 2 Edio, London, Chapman and Hall, 1991. 4. SMITHS, W.; Hashemi, J. Fundamentos de Cincia e Engenharia de Materiais, Editora McGrall-Hill, 1998. 5. SMITH, William F., Materials Science and Engineering. New York, McGraw-Hill Publ. Co., 2 Ed. 1989. 6. MEYERS, Marc A.; Chawla, Krishan K., Princpios de Metalurgia Mecnica. So Paulo, Edgar Blcher, 1982. 7. SHACKELDFORD, James F., Introduction to Materials Science for Engineers. New Jersey, Prentice-Hall, Inc., 4 Ed. 1996. 8. REED-HILL, W., Physical Metallurgy. McGraw- Hill, 1998.

12

You might also like