You are on page 1of 4

o DNA em origami

Por Itcio Padilha


Um dos grandes marcos da biologia no sculo XX foi a descrio de uma estrutura de ferro e madeira, imitando uma hlice dupla usada pelos bilogos James Watson e Francis Crick. Esse trabalho tinha como objetivo demonstrar como a forma da molcula de DNA.No dia 25 de abril de 1953, eles publicaram na revista cientfica Nature o artigo histrico em que descreviam a estrutura.

Essa descoberta certamente contribuiu para o desenvolvimento de uma nova rea de pesquisa nascente, a biologia molecular.

A molcula de DNA (cido desoxirribonuclico), contm o cdigo gentico de cada ser vivo. Pelo modelo proposto por Watson e Crick, ela constituda por duas cadeias paralelas de nucleotdeos unidos em seqncia, dispostas no espao helicoidalmente, ou seja, giram sobre seu prprio eixo.

Os descobridores da estrutura do DNA, James Watson, esquerda, e Francis Crick, observam o modelo de uma molcula DNA.

O modelo passou a permitir tambm entender como ocorrem as mutaes celulares, como a molcula se replica e a prpria linearidade da codificao da mensagem gentica. Watson teve acesso uma cpia da fotografia de difrao de raio X obtida por Rosalind Franklin , e em menos de um ms, com a fotografia em mos, Watson e Crick chegaram estrutura correta. Cada clula originada no organismo leva uma cpia do DNA consigo. A duplicao do DNA ocorre pela separao das duas hlices, cada qual servindo de "molde para a construo de outra molcula de DNA, idntica ao seu par adjacente.

Este o padro de difrao de raios X por fibras de DNA obtido por Rosalind Franklin, em que Watson e Crick se apoiaram para propor o modelo helicoidal do DNA.

Pode ser visto como sendo uma escada torcida, onde os lados da escada so formados por uma sequncia alternada de acar e fosfatos. Ligado a cada acar esta uma base: adenina (A), guanina(G), citosina(C) ou timina(T). As bases tendem a formar pares especficos entre elas que so estabelecidos por pontes de hidrognio. Assim, citosina e guanina tendem a ligar-se preferencialmente uma com a outra por trs pontes de hidrognio; adenina e timina tendem a ligar-se preferencialmente, e essa ligao estabilizada por duas pontes de hidrognio. Existe apenas uma maneira de se conectar as bases, sendo que se sabendo a sequncia de bases em uma das hlices, sabe-se tambm a sequncia das bases na molcula adjacente.

Os corrimos da escada do modelo de Watson e Crick so formados pelas unidades acar-fosfato dos nucleotdeos. Cada degrau constitudo por um par de bases (uma de cada filamento), sempre uma base prica pareada com uma base pirimdica.

O cido ribonuclico, RNA, difere do DNA por possuir um acar diferente (ribose) e por uma base (uracil) diferente. O RNA parece no existir numa forma de dupla hlice, tal como o DNA. Um conjunto fosfatoacar-base chamado de nucleotdeo. Hoje, sabe-se que o DNA, o RNA e as enzimas possuem uma inter-relao curiosa e elaborada, que parece ser exatamente a mesma em todos os organismos vivos da Terra.
Uma molcula de RNA dobrada de forma complexa. Pode ser vista a espinha dorsal da molcula (fita roxa) e as estruturas que representam as bases.

Um conjunto de tcnicas denominadas "Tecnologia do DNA Recombinante" utiliza enzimas in vitro (em laboratrio) para o isolamento e a manipulao do DNA e tm permitido o desenvolvimento das mais diversas linhas de pesquisa em todo Mundo. Tudo isso tem permitido tambm o desenvolvimento de mtodos de diagnstico de patgenos e de genes defeituosos com elevada sensibilidade e especificidade. Estas pesquisas auxiliam no controle preventivo de doenas, fornecendo de maneira rpida e segura resultados de anlises clnicas, que por meio dos mtodos convencionais eram demorados e imprecisos. As tcnicas de manipulao do DNA tm influenciado direta ou indiretamente a sociedade, atravs da cura e diagnstico precoce de doenas, dos testes de paternidade, atravs das aplicaes na medicina forense, na preservao de espcies ameaadas, na agricultura e na busca pela cura de diversas doenas.

A Engenharia Gentica ou Tecnologia do DNA Recombinante um conjunto de tcnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes de quaisquer organismos. Um exemplo seria o isolamento, extrao e o enxerto de gene humano para a produo de insulina em bactrias da espcie Escherichia coli.

Origami a arte de dobrar o papel sem o auxilio de


tesoura ou cola ( origami puro ). No existe tamanho , formato ou tipo de folha especfica para fazer uma pea. Com uma folha de papel possvel se fazer objetos geomtricos, fauna e flora, enfeites, cartes, composies (chamados origami modular vrias folhas que, quando juntas formam outras formas ). A palavra Origami se originou do Japo, significa: Oru - dobrar , Kami - papel. OruKami se transformou em Origami. Aqui no Brasil o Origami muito usado na educao, como um facilitador pedaggico, possibilitanto ao professor mais opes para se trabalhar com o aluno. Tambm usado no tratamento teraputico, psiclogos, terapeutas ocupacionais e psiquiatras conseguem desenvolver muitas qualidades em seus pacientes.

O que podemos aprender com o Origami de DNA?

O origami de DNA um recurso barato e pode ser usado como uma ferramenta didtica no ensino da estrutura do DNA. Dessa forma, possvel estudar caractersticas da estrutura do DNA como: cadeias em dupla hlice; o esqueleto hidroflico composto por desoxirribose e fosfato no exterior da molcula (esqueleto acar-fosfato); as bases nitrogenadas (hidrofbicas) para o interior da molcula; os emparelhamentos especficos das bases em funo do nmero de pontes de hidrognio entre as bases (Adenina sempre emparelha com Timina, formando duas pontes de hidrognio e Citosina sempre emparelha com Guanina com trs pontes de hidrognio); as fitas so anti-paralelas, enquanto uma fita est em sentido 53 a outra est no sentido 3 5. Os conceitos apresentados podem servir como um reforo para os contedos encontrados nos livros didticos.

Modelo para impresso


Voc pode usar o modelo abaixo para fazer o seu Origami de DNA. Imprima esta folha e recorte a linha pontilhada. Veja as instrues de como mont-lo a seguir.

C G A T A G T G

A G C T A T C A

A G C T A T C A

C G A T A G T G

Modelo alterado de Sepe & Loreto (2007).

Faa seu DNA de Origami

1 - Imprima o modelo e recorte a linha pontilhada.

2 - Dobre as linhas contnuas para baixo (setas).

3 - O papel ficar com um formato de um trilho de trem.

4 - Posicione o papel como acima e dobre as linhas horizontais de cada tringulo para baixo e desdobre.

5 - Siga o mesmo passo at a ltima linha da sequncia.

6 - Agora sobre as linhas diagonais. As dobras devem ser feitas com a inteno de fazer uma escada em espiral. Dobre as laterais, se maneira que fiquem em p (seta).

7 - Enquanto estiver dobrando segure o modelo com uma mo para que fique com um formato cilndrico.

8 - Solte e endireite o modelo de forma que seja possvel visualizar uma dupla hlice.

Fontes:
Texto - SEPEL, MN & LORETO ELS. Estrutura do DNA em Origami - Possibilidades Didticas. Rev. Gentica da Escola, 02.01, 3-5, 2007. - CORREA, E et al. Origami de DNA. In: 53 Congresso Nacional de Gentica, Rio de Janeiro-RJ. Disponvel em: http://www.odnavaiaescola.org/origami.pdf Figuras Http://www.hallucinogens.com/lsd/watson-crick.jpg Http://www.chem.yale.edu/~chem125/125/xray/DNA/dnax.jpg Http://info.cancerresearchuk.org/images/gpimages/ys_DNA_4and5 Http://axpzo.files.wordpress.com/2007/03/origami_estudo_dendright.jpg Http://evolution.berkeley.edu/evolibrary/images/interviews/rnastructure.gi
A

AT C

Visite o nosso Site! Se voc quer saber mais sobre Biotecnologia, acesse o site do nosso Projeto de Difuso Biotecnolgica em Ncleo de Difuso Biotecnolgica www.bioinfo.ufpb.br/difusao. http://www.bioinfo.ufpb.br/ndb

T G C

A
T

You might also like