You are on page 1of 7

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS CURSO TCNICO DE EDIFICAES MATERIAIS DE CONSTRUO II

TINTAS

ANA CLARA BARBOSA CARVALHO Belo Horizonte 14 de maio de 2009.

INTRODUO As tintas foram primeiramente utilizadas para melhorar a esttica dos lugares. Posteriormente, comeou a ajudar a prevenir desgastes. Hoje em dia, ambientes pintados tm at um aspecto de higiene e conservao, fundamentais para o bem estar das pessoas que habitam ou freqentam o local. Neste trabalho trataremos de forma sinttica os principais tpicos relativos s tintas como sua definio, composio, aplicao e patologias.

1- DEFINIO um composto na forma lquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfcie, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexvel, com finalidade de proteger e decorar a superfcie e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ambientes construdos. Externamente, est intimamente ligada arquitetura.

1.1-

Composio

As tintas so compostas por: resina, pigmentos, cargas, aditivos, solventes.

1.1.1-

Resina o formador do filme propriamente dito.Sem a presena da resina, todos os demais componentes de uma tinta no teriam aderncia junto ao substrato. responsvel pela fixao da tinta no local onde esta aplicada. Ao fazer uma analogia com o concreto, a resina em relao tinta, tem a mesma funo do aglomerante (cimento).

1.1.2-

Pigmentos So partculas slidas (p). Origem Orgnica ou inorgnica. Conferem cor e poder de cobertura tinta, aumentam a proteo ou durabilidade da pintura, diminuindo o impacto dos fatores corrosivos da atmosfera, como radiao ultravioleta, umidade e gases corrosivos. Uma relao resina/pigmento bem balanceada produz tinta de alta qualidade e com durabilidade. Os qumicos que produzem as tintas usam um ndice chamado PVC (concentrao do volume de pigmento) para indicar a taxa de pigmento em relao ao ligante (resina) na formulao de uma tinta.

1.1.3-

Cargas Servem para ajustar o brilho, para aumentar o teor de slidos da tinta (poder de enchimento) e, dependendo da carga, aumentar a resistncia abraso. So cargas que compe as tintas: slica e silicato; slica diatomcea; argila; talco.

1.1.4-

Solventes So produtos que possuem a capacidade de dissolver outros materiais sem alterar suas propriedades qumicas. O resultado dessa interao denominado solubilizao. Geralmente so lquidos que tem afinidade qumica com os materiais a serem dissolvidos. Tambm so responsveis pela viscosidade (baixar a viscosidade) e pelo tempo de secagem das tintas.

1.1.5-

Aditivos So substncias slidas ou lquidas adicionadas tinta com a finalidade de proporcionar certas caractersticas. Exemplos: secante, espessante, biocidas, etc.

2- TIPOS DE TINTAS As tintas podem ser classificadas quanto ao solvente, resina ou nomenclatura comercial.

2.1 Quanto ao solvente Solventes so substancias capazes de dissolver outros materiais conservando as suas propriedades qumicas. As tintas podem ser base de guaou base de solvente aromtico ou aliftico. 2.2 Quanto resina

- Base bsica: cal, cimentcios; - Base de cidos graxos: acetato de polivinila PVA; - Base de acrilatos: acrlicos puros ou associados; - Base de cidos: epoxdeos, poliuretanos, alqudeos.

2.3 Quanto nomenclatura comercial:

- Alqudeos: leos ou esmaltes. Hoje em dia, poucas tintas so feitas de leo puro; ao invs disso, elas so base de leos modificados chamados de alqudicos. Os alqudicos secam mais e melhor do que leos (ex.: leo de linhaa). - Tinta Ltex: PVA, acrlicos puros. A maioria das tintas base de gua conhecida como tintas ltex. A resina em uma emulso um material slido e parecido com plstico (ltex da borracha) disperso como minsculas partculas na gua. Existem muitos nomes para designar esse lquido leitoso: emulso, ltex ou disperso. - Vernizes: poliuretanos; - Epxi: tintas epxi; - Especiais: borracha clorada ou lacas; - Fundos: antioxidantes, nivelantes, fixadores de absoro ou corretivos qumicos e fsicos. - Tintas texturadas: Tinta com consistncia de uma massa. A grande diferena entre as tintas lisas tradicionais e as tintas texturadas, tambm denominadas areadas, est na utilizao de areias na formulao destas ltimas.

2.4 base de gua A formao do filme em tintas base de gua ocorre quando a tinta aplicada e a gua evapora. Durante esse processo, as partculas de pigmento e o ligante (resina) se aproximam. Nos ltimos estgios da evaporao do lquido, a ao capilar aproxima as partculas de ligante com maior fora, fazendo com que elas se fundam ao pigmento formando um filme contnuo. Este processo, chamado coalescncia.

3- PROPRIEDADES/ENSAIOS/NORMATIZAO 3.1- Propriedades das tintas Adeso

Estabilidade a baixas e altas temperaturas Resistncia qumica (proteo contra corroso) Poder de cobertura - Rendimento (m2 por galo) Resistncias radiao solar Resistncia s intempries (no caso de tintas exteriores) e ao riscamento e limpeza pesada (interiores). Resistncia abraso; Resistncia ao amarelamento; Resistncia ao polimento; Resistncia aderncia Resistncia a mofo (bolor) Resistncia a algas; Resistncia formao de bolhas; Resistncia sujeira, etc. Essas propriedades dependem da composio da tinta.

3.2- Ensaios/Normatizao Para atestar a qualidade das tintas, as empresas devem submet-las a ensaios. Conforme o Inmetro, os testes devem ser realizados em todos os lotes antes que as tintas cheguem s prateleiras: Poder de cobertura seca - rea mxima aplicada, em metros quadrados, por unidade de volume, em litros. realizado atravs de aplicao vertical com rolo em papel determinado e com espectrofotmetro (um tipo de instrumento de anlise). A tinta aplicada forma uma camada que deve cobrir a rea pintada ocultando o substrato aps secagem. Poder de cobertura mida - a capacidade que uma tinta deve ter de esconder a rea a ser aplicada. Isso est ligado diretamente ao rendimento, pois produtos que no atendem norma exigem que se gaste mais tinta e mais horas de trabalho para cobrir uma parede. Resistncia abraso mida - capacidade que uma pelcula de tinta possui de resistir ao desgaste mecnico provocado por escovao, com ou sem pasta abrasiva. realizado com o auxlio de um equipamento de lavabilidade. A tinta deve resistir limpeza com produtos de uso domstico, possibilitando a remoo de manchas sem comprometer a integridade da pelcula. O objetivo verificar se a tinta possui resistncia mnima capaz de suportar, sem dano aparente, as agresses que naturalmente ocorrem durante uma limpeza ou decorrentes de fatores externos, como gua, umidade e poluio atmosfrica. Produtos que no atendem aos requisitos mnimos da norma comprometem a durabilidade da pintura e falham potencialmente na proteo, favorecendo o destacamento de camadas de tinta e o aparecimento de fungos nocivos s edificaes. (A Tribuna, 2009)

4- CUIDADOS BSICOS/RECOMENDAES PARA APLICAO 4.1-Cuidados bsicos Etapas da execuo da pintura: 4.1.1- Recebimento e estocagem Verificar se a tinta pertence ao mesmo lote; Validade do produto; Quantidade; Catlogo tcnico.

Cuidados na estocagem: Controle de recebimento (qualitativo e quantitativo) Caso exista a presena de latas e outros recipientes amassados ou violados, estes devem ser devolvidos, aceitando-se o restante do lote. Ventilao (especialmente para solventes fortes) Estoque no almoxarifado, protegido de sol e umidade (corroso latas)

4.1.2- Preparo da base Verificar a situao do substrato. Limpeza: remoo de sujeiras, poeiras, materiais soltos graxa, elementos gordurosos, eflorescncias e microorganismos. 4.1.3- Cuidados importantes Os servios de pintura em ambientes externos devero ser realizados de acordo com as seguintes observaes: - Evitar aplicaes em dias de chuvosos; - Evitar aplicao em substratos quentes, recomenda-se a temperatura entre 10 e 40C, com a umidade relativa do ar inferior a 85%.

5- PATOLOGIAS DAS PINTURAS PREDIAIS So causas por: Pelcula muito porosa; Infiltrao de gua atravs do substrato (base); Formao de fungos;

Descolamento ( causado pela perda de aderncia a pintura devido pulverulenta da base, solubilizao da massa corrida por umidade, alcalinidade do substrato, baixa resistncia a abraso etc.). Fissurao das pelculas; Preparo inadequado da base. Saponificao; Eflorescncias; Manchas/descolorao; Bolhas; Crateras.

You might also like