You are on page 1of 6

Disciplina de rea de integrao

Professora:

Trabalho elaborado por:

ndice
Introduo .3 O que a comunicao? ..3 Tipos de comunicao 5 Dificuldades na comunicao ..6 Concluso ..6

Introduo
No possvel imaginar a vida humana sem comunicao, porque sem esta no seriam possveis a maior parte das atividades que ocupam a nossa vida. Neste trabalho pretendo abordar os principais aspetos do processo de comunicao, desde o significado da palavra em si, os elementos presentes no processo de comunicao, bem como os diferentes tipos de comunicao e as dificuldades que por vezes surgem.

O que a Comunicao?
Comeando pela etimologia da palavra comunicao, esta deriva do latim comunicar, que significa partilhar algo, pr em comum. O termo comunicao significa trocar informaes, partilhar ideias, sentimentos, experincias, crenas e valores, por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens, smbolos, etc. Portanto, a comunicao um fenmeno inerente relao que os seres vivos mantm quando se encontram em grupo. Atravs da comunicao, as pessoas ou os animais obtm notcias/informaes sobre o seu meio envolvente e podem partilhar com os outros. No caso dos seres humanos, a comunicao um ato prprio da atividade psquica, que deriva do pensamento, da linguagem e do desenvolvimento das capacidades psicossociais de relao. A troca de mensagens (que pode ser verbal ou no verbal) permite ao indivduo de influenciar os demais e ser influenciado, por sua vez. Comunicar tem o sentido de participar e estabelecer contato com algum num intercmbio dinmico e interativo. a troca de informaes entre um transmissor e um recetor e a inferncia (perceo) do significado entre os indivduos envolvidos.

O esquema bsico da comunicao compreende seis elementos:

Emissor - quem gera o processo e quem toma a iniciativa. Recetor - quem recebe a mensagem. Ele deve receber e compreender a ideia que se quer passar. Mensagem - o pensamento ou a ideia que o emissor pretende passar para o recetor. Cdigo - o conjunto de signos convencionais e sua sintaxe (ex.: a lngua) utilizados na representao da mensagem, que devem ser total ou parcialmente comuns ao emissor e ao recetor. Meio - o canal atravs do qual o emissor transmite a sua mensagem ao recetor. Feedback - o ltimo processo da comunicao. Toda comunicao deve ter esse elemento como um dos seus objetivos para completar todo processo. Trata-se da informao de retorno que permite ao emissor verificar em que medida a sua mensagem foi corretamente recebida e interpretada.

Rudo - A comunicao pode ser afetada pelo rudo, que uma perturbao que dificulta o normal desenvolvimento do sinal durante o processo (por exemplo, distores a nvel sonoro, a afonia do falante, a ortografia defeituosa).

Tipos de Comunicao
Comunicao Verbal: Quase toda a comunicao verbal realizada por escrito e composta pela palavra. - Comunicao Oral: ordens, pedidos, conversas, debates, discusses. - Comunicao Escrita: cartas, telegramas, bilhetes, letreiros, cartazes, livros, folhetos, jornais, revista. Comunicao No-Verbal: Atravs desta ocorre a troca de sinais - olhar, gesto, postura, mmica. - Comunicao por mmica: gestos das mos, do corpo, da face, as caretas. - Comunicao pelo olhar: as pessoas costumam se entender pelo olhar. - Comunicao pela postura: o modo como nos sentamos, o corpo inclinado para trs ou para frente, at mesmo a posio dos ps.

Comunicao por gestos: pode ser voluntria, como um beijo ou um cumprimento. Mas tambm pode ser involuntria, como por exemplo, as mos que no param de rabiscar ou de mexer em algo. Isso sinal de tenso e/ ou nervosismo.

Dificuldades na comunicao
5

A posio social de cada um, o seu papel na sociedade, o ambiente familiar e escolar em que cresceu e se formou, a cultura do grupo a que pertence e a sua histria individual refletem-se no contedo da sua comunicao e determinam o modo como comunicam. Um dos fatores que dificulta a comunicao o desnvel cultural entre os intervenientes. O rudo um dos principais fatores de perda de eficcia na comunicao. So muitas as situaes em que surgem fontes de rudo: no saber ouvir; falta de confiana; juzos de valor; preconceitos; barreiras fsicas

Concluso
A realizao deste trabalho fez-me perceber o que era a comunicao e que ela est presente em todas as atividades da nossa vida. Compreendi tambm que, para haver boa comunicao, necessrio que o emissor e recetor estejam em sintonia e que no haja obstculos.

You might also like