You are on page 1of 16

2

SUMRIO

INTRODUO..........................................................................................................................4 1 TEMA......................................................................................................................................4 2 DELIMITAO DO TEMA...................................................................................................4 3 OBJETIVOS............................................................................................................................4 3.1 Objetivo geral........................................................................................................................4 3.2 Objetivos especficos............................................................................................................5 4 JUSTIFICATIVA....................................................................................................................5 5 PROBLEMATIZAO..........................................................................................................6 6 METODOLOGIA....................................................................................................................6 6.1 Tipos de pesquisas e mtodos...............................................................................................6 6.2 Aspectos metodolgicos.......................................................................................................6 7 REFERENCIAL TERICO....................................................................................................7 7.1 Administrao Financeira e Administrador Financeiro........................................................7 7.2 Planejamento Financeiro.......................................................................................................8 7.3 Planejamento Estratgico ...................................................................................................12 7.4 Planejamento Operacional .................................................................................................13 7.5 ndices de Clculo..............................................................................................................15 7.6 Panorama do Planejamento Financeiro no Brasil...............................................................15 REFERNCIAS........................................................................................................................17

Introduo

O ambiente econmico est tornando-se cada vez mais competitivo, e a eficincia operacional vem consolidando-se continuamente como fator primordial para a lucratividade das empresas. Os consumidores tm se beneficiado com este quadro, uma vez que podem consumir produtos de qualidade maior a preos menores, entretanto a acirrada competitividade dificulta o trabalho dos administradores financeiros de assegurar a sobrevivncia, o crescimento e a consolidao das empresas. Logo, a estratgia da empresa deve ser tratada com seriedade, respaldada pelo planejamento financeiro, que inicia-se logo aps a determinao dos objetivos gerais da organizao (WESTON; BRIGHAM, 2000). Os gerentes financeiros devem utilizar sistemas de planejamento e controle, em que so analisadas as relaes entre o volume de vendas e a lucratividade em diversos cenrios possveis, que fornecem uma base para a previso do nvel de operaes da empresa, as demandas de financiamento e a rentabilidade. Depois so analisadas as projees das necessidades de recursos atravs do oramento de caixa, e, em seguida, inicia-se o feedback do processo de planejamento e controle (WESTON; BRIGHAM, 2000). Gitman (2004) disserta que o planejamento financeiro um ingrediente primordial para o alcance dos objetivos da empresa, visto que prov parmetros para a direo, a coordenao e o controle de suas atividades em relao s metas.

1 Tema

Planejamento Financeiro

2 Delimitao do Tema

A importncia do planejamento financeiro em uma loja de roupas, de pequeno porte, situada na cidade de Uberlndia, no momento atual (2012).

3 Objetivos

3.1 Objetivo Geral

Examinar a relevncia do planejamento financeiro em uma empresa, e os princpios de administrao financeira que podem ser empregados visando sua consolidao.

3.2 Objetivos Especficos

1. Compreender o conceito de administrao financeira; 2. analisar a importncia e o funcionamento do planejamento financeiro; 3. verificar a relevncia do planejamento estratgico; 4. examinar o posicionamento do planejamento operacional; 5. analisar os ndices utilizados no planejamento financeiro; 6. apresentar se o panorama do planejamento financeiro no Brasil, incluindo sua utilizao na prtica no dia a dia das empresas.

4 Justificativa

A rea de finanas essencial na vida de qualquer tipo de empresa no mundo. No h como desvincul-la da etapa produtiva, da rea de vendas, de recursos humanos ou qualquer outra. Um planejamento financeiro bem articulado propicia a criao de valor em uma organizao, pois sabe-se que o objetivo de qualquer organizao gerar riqueza aos seus proprietrios. Como j foi dito, em um ambiente econmico de acirrada competitividade, o gestor financeiro precisa ter bem esclarecidos os objetivos estratgicos de sua empresa, e, em seguida, torna-se necessrio elaborar um slido planejamento financeiro da mesma para garantir sua consolidao. O fluxo de caixa permite avaliar e delinear o valor da organzao, e o administrador financeiro deve planejar, criar, alocar, conservar e controlar esta ferramenta, de modo a garantir a solvncia da mesma, o cumprimento das obrigaes financeiras nas datas corretas e a gerao de fluxo de caixa positivo a seus proprietrios. Para gerar valor aos seus proprietrios, torna-se necessrio elaborar um planejamento financeiro de qualidade, em que estejam dispostas ferramentas como oramentos de caixa, demonstraes financeiras projetadas e anlise da depreciao sobre os fluxos de caixa e ativos. O planejamento financeiro envolve o planejamento de caixa e o planejamento de resultado, e est subdivido em planos estratgicos (geralmente seis anos) e operacionais (de um a dois anos)

5 Problematizao

Quais indicadores e clculos de anlise financeira podem ser utilizados para propiciar ao microempreendedor da loja pesquisada uma projeo mais clara e exata do Balano Patrimonial e das operaes financeiras da empresa?

6 Metodologia

6.1 Tipos de pesquisas e mtodos

Quanto ao objetivo geral, a pesquisa exploratria, visto que esta, conforme Gil (2002), visa a percepo mais clara do problema, o aperfeioamento das ideias e a construo de hipteses e, para isto, permite a concepo do fato ou fenmeno estudado em seus diversos aspectos. O propsito deste artigo explorar sobre os tipos de indicadores e clculos de anlise financeira que podem ser utilizados de modo a propiciar ao microempreendedor uma projeo mais clara e exata do Balano Patrimonial e das operaes financeiras da empresa pesquisada.

6.2 Aspectos metodolgicos

Os procedimentos tcnicos utilizados so: pesquisa documental, estudo de caso e pesquisa bibliogrfica. Segundo Gil (2002), enquanto a pesquisa bibliogrfica elaborada a partir de dados j coletados, sistematizados e transformados em informaes, dispostas em livros, publicaes peridicas e impressos diversos, a pesquisa documental remete a documentos relevantes que no receberam tratamento analtico e logo no tiveram seus dados sistematizados por nenhum autor. Ainda conforme Gil (2002), estudo de caso expresso como a investigao intensa e abrangente de um ou poucos objetos, de modo a se fazer conhec-lo(s) de forma mais detalhada e extensa. Por meio da investigao e anlise de referncias e documentos ser possvel avaliar a importncia do planejamento financeiro na empresa pesquisada e reconhecer os indicadores e clculos de anlise financeira que possibilitam uma projeo mais clara e exata do Balano Patrimonial e das operaes financeiras da empresa pesquisada.

7 Referencial Terico

7.1 Administrao Financeira e Administrador Financeiro

A administrao financeira, segundo Gitman (2004), lida com os deveres e competncias do administrador financeiro na empresa. Este profissional possui um papel fundamental em uma organizao, pois sua misso elevar ao mximo a riqueza de seus proprietrios e, alm disso, possui forte conexo com a todas as reas operacionais, pois maior parte de seus processos presentes e futuros so estimados em parmetros financeiros. O autor afirma que compete ao administrador financeiro conhecer o ambiente econmico e suas teorias, tais como as estratgias de elevao de lucro, a teoria da formao de preos e a avaliao da oferta e demanda. Alm disso, ele deve tomar decises com base na anlise marginal, ou seja, baseado no preceito de que uma deciso financeira deve ser adotada apenas no caso dos benefcios adicionais se sobressarem aos custos adicionais. Outra

funo sua fazer uso da contabilidade, porm com enfoque nos fluxos de caixa e na arte de tomar decises. Suas tarefas essenciais so o envolvimento com anlise e planejamento financeiro, alm da escolha do melhor tipo de investimento e financiamento. De acordo com Ross (2000), o administrador financeiro deve dedicar-se a atividades que enfoque trs princpios: Oramento de capital, estrutura de capital e administrao de capital de giro. O oramento de capital o mtodo de planejamento e direo dos investimentos a longo prazo da organizao, e leva em conta a dimenso, a disposio no tempo e o risco dos fluxos de caixa futuros. A estrutura de capital refere-se composio do capital (prprio e/ou de terceiros) que a empresa dispe para financiar seus investimentos a longo prazo. J o capital de giro da organizao o conjunto de seus ativos e passivos a curto prazo, como caixa, banco, estoque, salrios a pagar, impostos a recolher, fornecedores etc. Brigham (2001), afirma que os administradores podem utilizar as demonstraes financeiras pro forma (projetadas) para agregar valor s suas empresas, pois estas possuem trs importantes utilidades no estgio de gerao de valor. A primeira utilizao na estimativa dos futuros fluxos de caixa livre, indispensveis para executar a espcie de avaliao da empresa, que permite comensurar o valor corrente da empresa e o resultado das transformaes direcionadas s sua estratgia e operaes. O segundo emprego est em planejar o financiamento necessrio para efetuar os planos operacionais. E terceiro, proveem uma base para o conjunto de metas do plano de remunerao da empresa.

7.2 Planejamento Financeiro

Para Hoji (2003), o planejamento, de forma geral, consiste em determinar antecipadamente as medidas a serem tomadas em panoramas preestabelecidos, aferindo os recursos necessrios para atingir os objetivos estabelecidos. J o planejamento financeiro propriamente dito o ato de ponderar e adaptar as fontes e volumes de recursos necessrios para realizar as atividades operacionais da organizao. Dessa forma, imprescindvel realizar diversos procedimentos, tais como a avaliao da estrutura de capital, e a consulta da capacidade de adquirir financiamento para a empresa. Para que tal planejamento se concretize, torna-se necessrio levar em conta a administrao eficaz das despesas financeiras, ou seja, planejar, controlar e analisar os recursos financeiros de modo a maximiz-los. As tomadas de decises financeiras podem ser auxiliadas por ferramentas como o oramento de caixa e o oramento de despesas financeiras. Ross (2007) disserta que o planejamento financeiro uma exposio das aes a serem tomadas em um tempo futuro ou, em outras palavras, determina as diretrizes de mudana na empresa. Essas diretrizes precisam abranger as seguintes aes: designar os objetivos financeiros da empresa, comparar os objetivos com o estado financeiro corrente da empresa e se posicionar quanto s medidas necessrias para o alcance de tais objetivos. O autor salienta que o planejamento financeiro determina o procedimento pelo qual as metas financeiras devem ser realizadas. Tem duas esferas/magnitudes: prazo e nvel de agregao. Hoji (2003) disserta que o planejamento de operaes financeiras o ato de programar as despesas e receitas financeiras, juntamente com as fontes e formas gerais dos financiamentos, e demanda um intenso conhecimento do mercado financeiro e da economia brasileira e internacional. O autor acredita que torna-se necessrio desenvolver um oramento de despesas financeiras, o que por sua vez exige a informao do volume de gerao de caixa antes das despesas financeiras (parte do oramento de caixa). O Oramento de despesas financeiras demanda a exposio/revelao e determinao de premissas e critrios bsicos, levando em considerao os provveis cenrios econmicos da poca. Frezatti (2007) ressalta que indispensvel acoplar o planejamento ao controle, visto que o planejamento sem o controle uma falcia e gasto necessrio de recursos. Segundo o autor, o mais adequado despender foco expressivo tanto no planejamento como no controle. Para Ross (2007), a elaborao do plano financeiro propiciar ao gestor as seguintes provises: interaes, opes, viabilidade e preveno de surpresas. Deve haver interaes, conexes entre as diversas reas operacionais da corporao e as opes de investimentos

disponveis. O planejamento financeiro propicia tambm avaliar qual ser o melhor entre as diversas opes de investimento e financiamento, alm da possibilidade de fechar unidades ou lanar novos produtos. Os planos devem visar viabilidade do negcio, propiciando a maximizao de riqueza ao acionista. Por fim, o planejamento financeiro deve sondar o que pode ocorrer no futuro caso certos episdios sucedam, e assim prevenir as surpresas. Os planos financeiros se alteram dependendo da empresa, mas geralmente possuem seis ingredientes comuns: Previso de vendas, demonstraes projetadas, necessidades de ativos, necessidades de financiamento, varivel de fechamento e premissas econmicas. Para formar sua previso de vendas, as organizaes podem recorrer ao auxlio de empresas especializadas em projees macroeconmicas e setoriais. As demonstraes projetadas so compostas pelas projees de balano, demonstrao de resultado e demonstrao de origens e aplicaes. As necessidades de ativos abrangem os gastos de capital cogitados e os direcionamentos sugeridos de capital de giro lquido. As necessidades de financiamento aborda a ponderao da poltica de dividendos e endividamento. A varivel de endividamento a varivel que torna compatvel duas outras variveis (ou taxas) diferentes, por exemplo: o crescimento da taxa do nmero de aes de uma empresa pode ser ajustado de modo a conciliar a taxa de crescimento das vendas, custos e lucros lquidos com a taxa de crescimento dos ativos e passivos.J as premissas econmicas visam expor o

ambiente econmico em que a organizao pretende vigorar durante o perodo do planejamento (ROSS, 2007). Weston, Brigham (2000) tambm reforam a importncia do planejamento financeiro estar atrelado ao controle financeiro, visto que este assegura a implementao efetiva dos planos financeiros e o feedback, em que os planos so realizados e os possveis ajustes tambm so incorporados em razo de mudanas imprevistas. O procedimento de planejamento financeiro inicia-se com a demarcao dos objetivos da empresa, e logo em seguida o administrador elabora uma sequncia de previses e oramentos para cada rea de responsabilidade da empresa. Depois do estabelecimento dos objetivos da empresa, elabora-se as projees das receitas de vendas e custos de produo, que ficam dispostos em oramentos. Aps a previso de todos os fatores de custo e receita, possvel projetar o balano e o demonstrativo de resultados projetados (demonstraes pro forma), que, passado um tempo, so comparadas com as demonstraes reais. Desta forma, torna-se possvel identificar desvios, corrigir falhas operacionais e realizar novas projees, visando extinguir apertos de caixa e maximizar a riqueza da organizao, conforme apresentado na figura 1.

10

Figura 1: Viso geral do planejamento financeiro e processo de controle

Fonte: WESTON; BRIGHAM (2000, p. 344)

Brighman (2001) discorre sobre o planejamento financeiro, e apresenta seis passos para a elaborao de um planejamento financeiro: o primeiro criar um sistema de demonstraes financeiras projetadas que possibilitem a anlise dos efeitos da estrutura operacional sobre os lucros projetados e outros ndices financeiros. Sua utilizao pode se expandir tambm ao monitoramento das operaes durante a execuo do plano, possibilitando um veloz conhecimento de desvios do mesmo, assegurando um bom sistema de

11

controle; o segundo delinear os fundos indispensveis para comportar o plano de cinco anos, incluindo, por exemplo, gastos com equipamentos, campanhas publicitrias e reformas na infraestrutura; J o terceiro antecipar a disponibilidade de fundos para os seguintes cinco anos, englobando tanto os fundos gerados internamente como os adquiridos de fontes externas. Neste passo no podem ser ignoradas restries financeiras que embarguem os planos operacionais, como, por exemplo, restries sobre o ndice de endividamento, o ndice de liquidez e os ndices de cobertura; o quarto, fundar um sistema de controles gerindo o emprego dos fundos dentro da empresa, provendo maior segurana de que o plano est sendo executado da forma adequada; o quinto elaborar medidas de ajuste do plano caso no ocorra certas previses do plano. Aqui trata-se de retroinformao, por exemplo, se houver um aquecimento na economia, os processos de produo e as quotas de marketing devem ser elevados; o sexto e ltimo determinar um sistema de remunerao para a administrao levando em considerao o desempenho. Esta tarefa geralmente respaldada pelo sistema EVA. Ross (2007) apresenta alguns elementos que geralmente aparecem em um planejamento financeiro de uma organizao: a) previso de vendas: impossvel determinar com exatido o ndice de vendas futuro, pois estas dependem diretamente do comportamento futuro e incerto da economia. Muitas empresas recorrem servios terceirizados e especializados em projees macroeconmicas e setoriais; b) demonstraes projetadas: o plano financeiro deve comportar projees de balano, demonstrao de resultado e demonstrao de origens e aplicaes, ou seja, as demonstraes projetadas; c) necessidades de ativos: o plano conter os gastos de capital projetados e as aplicaes possveis de capital de giro lquido; d) necessidades de financiamento: na composio do planejamento estar presente um setor comportando vrias propostas de financiamento. Aqui so debatidas as polticas de dividendos e de endividamentos. Em caso de aumento de capital atravs da venda de novas aes, devem ser analisados os meios mais adequados para a emisso e os tipos de ttulos a serem vendidos; e) varivel de fechamento: a varivel que torna compatvel duas outras variveis (ou taxas) diferentes, por exemplo: o crescimento da taxa do nmero de aes de uma empresa pode ser ajustado de modo a conciliar a taxa de crescimento das vendas, custos e lucros lquidos com a taxa de crescimento dos ativos e passivos; f) premissas econmicas: visam expor o ambiente econmico em que a organizao pretende vigorar durante o perodo do planejamento. Dentre as premissas a serem elaboradas ao menos uma deve fazer referncia taxa de juros.

12

O planejamento financeiro, conforme Gitman (2004), um fator de extrema relevncia para a empresa alcanar seus objetivos, visto que prov indicadores para a direo, a coordenao e o controle de suas aes para o alcance de seus objetivos. O processo de planejamento financeiro composto de dois elementos: o planejamento de caixa (envolve a elaborao do oramento de caixa) e o planejamento de resultados (abrange a elaborao de demonstraes projetadas). O autor ressalta ainda que o procedimento de planejamento financeiro se inicia com a elaborao de planos financeiros de longo prazo tambm chamados de planejamentos estratgicos, que por sua vez conduzem formulao de planos e oramentos de curto prazo, conhecidos como planos operacionais. De acordo com Brighman (2001), as demonstraes financeiras pro forma so compostas de: planos estratgicos (propsito, mbito, objetivos e estratgias da empresa), planos operacionais, plano financeiro, previso de vendas e previso das demonstraes financeiras.

7.3 Planejamento Estratgico

O planejamento estratgico das empresas, segundo Brighman (2001), possui quatro ingredientes: propsito geral, mbito, objetivos gerais e estratgias. O propsito geral norteia suas declaraes de misso, e est tornando-se cada vez mais universal em seu contedo: gerar valor para os acionistas. O mbito da empresa determina as linhas de negcio e a rea geogrfica de suas operaes. Os objetivos gerais da empresa fornecem os objetivos operacionais aos administradores, ou seja, os objetivos peculiares e o que a administrao deve executar. Geralmente os objetivos so quantitativos e qualitativos, e grande parte das empresas tm objetivos variados e dinmicos. Por fim, as estratgias da empresa so enfoques extensos ao invs de planos detalhados e tratam, por exemplo, de escolher servios bsicos ou diferenciados. Ambos, propsito e mbito, definem a filosofia geral do negcio. Gitman (2004) afirma que os planos financeiros de longo prazo, ou estratgicos, estabelecem as aes financeiras planejadas da organizao e o impacto aguardado dessas aes no prazo de dois a dez anos, o mais comum a preparao de planos estratgicos de cinco anos, pois torna-se necessria a reviso com o acesso a novas informaes. Os planos financeiros de longo prazo so elementos fundamentais de uma estratgia integrada e, em consonncia com os planos de produo e marketing, direcionam a organizao s suas metas estratgicas. Esses planos abrangem gastos reservados aos ativos permanentes, programas de desenvolvimento de produtos e marketing, estrutura de capital e fontes bsicas de

13

financiamentos e atividades de pesquisa e desenvolvimento, cancelamento de projetos, linhas de produtos ou negcios j existentes, aquisies planejadas e resgate ou extino de dvidas a pagar. Ross (2000) disserta que o planejamento financeiro a longo prazo pode ser aproveitado no sentido de organizar as opes, dar primazia aos objetivos, prover um norte empresa e instituir modelos e alvos de desempenho. Para Hoji (2003), o planejamento estratgico, por ser de longo prazo, incumbncia da alta hierarquia da Administrao. Geralmente est interligado com as linhas de produtos ou mercados e envolve tomadas de decises complexas, irreversveis e arriscadas, pois envolvem grandes recursos.

7.4 Planejamento Operacional

Quanto aos planos operacionais, estes so produzidos normalmente para o horizonte de cinco anos, e deve prover um guia de implementao detalhado, fundamentado na estratgia da empresa e de modo a alcanar seus objetivos. Aqui as funes e tarefas so atribudas s pessoas adequadas (BRIGHMAN, 2001). O planejamento financeiro a curto prazo, segundo Ross (2007), est envolvido com ativos e passivos de curta durao (conectados ao capital de giro lquido), e sua funo equilibrar os custos de carregamento e os custos de falta. Os custos de carregamento so compostos pelos juros provenientes de ativos excessivos em ativos circulantes, j os custos de falta abrangem os custos de investimento escasso em ativos a curto prazo. O capital de giro lquido uma forma de economia que a empresa possui para arcar com suas obrigaes correntes. Podem ser detectadas necessidades de financiamento a curto prazo atravs do oramento de caixa, onde so expressos os volume de financiamento necessrio ou de aplicao possvel. Para aperfeioar o trabalho dos planos estratgicos devem ser elaborados os planos financeiros de curto prazo ou operacionais, e estes, segundo Gitman (2004), estipulam as medidas financeiras de curto prazo e a reao das mesmas, e compreendem comumemente o perodo de um a dois anos. O planejamento financeiro de curto prazo inicia-se com a previso de vendas. Com base no planejamento financeiro, so elaborados planos de produo que levam estima o tempo necessrio para a preparao de equipamentos e abrangem oramentos das matrias primas exigidas. A partir da, pode-se estimar as necessidades de mo-de-obra, os gastos gerais de produo e as despesas operacionais. Aps esses clculos presumvel a

14

preparao da demonstrao projetada de resultado, oramento de caixa, plano de gastos com ativos permanentes, plano de financiamento de longo prazo e balano patrimonial do perodo corrente. Aps todos estes processos, pode-se, enfim, construir o balano patrimonial projetado. Tal processo est explcito na figura seguinte:

Figura 2: Planejamento de Curto Prazo

Fonte: GITMAN (2004, p.93)

Ross (2000) aponta o planejamento financeiro a curto prazo como uma ao que compreende todas os departamentos da empresa, e demanda projees de venda (marketing), dados de custo (contabilidade), necessidades de estoques (operaes) etc. O oramento de caixa, ou previso de caixa, consiste em uma demonstrao que expe as entradas e sadas de caixa planejadas da organizao, que as aproveita para avaliar suas necessidades de caixa no curto prazo, com nfase para o planejamento do uso de supervits e a cobertura de dficits (GITMAN, 2004).

15

7.5 ndices de Clculo

Existem vrios ndices que podem facilitar a elaborao de um planejamento financeiro e, de acordo com Weston, Brigham (2000), so de suma importncia os seguintes: Oramento de Caixa; Controle do Retorno sobre Ativos (ROA); Ponto de Equilbrio; e Alavancagem Operacional. O Oramento de Caixa um quadro que revela as entradas e sadas de caixa delineadas por um determinado perodo, e sua utilizao consiste em estabelecer quando a empresa ter supervits ou dficts de caixa, contribuindo para o planejamento e o investimento de recursos. O Controle do Retorno sobre Ativos (ROA) abrange o sistema Du Pont para controle divisional, em que o retorno medido pelo lucro operacional. O Ponto de Equilbrio da empresa, tambm chamado de Ponto de Nivelamento da Empresa, permite esclarecer se um ou mais produtos de uma empresa no so rentveis em relao ao volume de produo, e ocorrer quando a Receita Total tiver for igual ao Custo Total (Operacional), ou seja, quando o Preo de Venda dos produtos for igual aos Custos Fixos somados aos Custos Variveis, onde o resultado ser o lucro operacional (LAJIR) igual a zero. A ultrapassagem deste ponto, para mais ou menos, revela a dimenso dos lucros ou perdas operacionais da empresa segundo (SCHUBERT, 2005). J a Alavancagem Operacional, de acordo com Lapponi (2007), est ligada ao volume de recursos de terceiros que a empresa utiliza, e pode expor o quanto os lucros da empresa sensvel em relao ao volume de vendas.

7.6 Panorama do Planejamento Financeiro no Brasil

O site administradores.com (2012) aponta que a alta competitividade do ambiente econmico, somada ao fluxo intenso de informaes disponveis causam alteraes constantes nas empresas, bem como na percepo dos admnistradores quanto ao andamento dos negcios e seu impacto no planejamento financeiro. Os indicadores financeiros tm a funo de sinais vitais da sade financeira da organizao e devem ser analisados atravs de novas tecnologias e instrumentos que descompliquem sua leitura. Apenas 20% das empresas brasileiras realizam planejamento financeiro. Muitas empresas de pequeno e mdio porte chegam falncia em razo da falta de planejamento, gesto e controle. Os principais erros esto interligados falta de foco e a no utilizao de indicadores financeiros. Por exemplo, muitos administradores recorrem ao modismo e ignoram a necessidade de conhecimentos slidos e as tcnicas de

16

medidas corretivas mensurveis e adaptadas ao mercado. Outro equvoco corriqueiro dos gestores recorrer to somente intuio, desprezando o profissionalismo e a busca constante de informaes essenciais. Paulo Montenegro, consultor SEBRAE (2012), ressalta que mesmo no perodo em que a economia era menos complexa e era mais fcil colocar os produtos no mercado, os empresrios que se preocupavam com a seriedade, a sobrevivncia e a solidez de suas empresas buscavam realizar alguma forma de projeo para o futuro e buscavam examinar de forma mais profunda e sistmica a natureza de seus negcios. Existem diversos sinais que a empresa emite que possibilita ao administrador checar o estado financeiro da empresa. Dentre eles, podem ser observados: o planejamento apresentou queda drstica e fora de parmetros? A procura pelo produto ou servio na organizao est pouca,? Os representantes e vendedores cumprem as metas com excelncia? H excesso de estoques? H dificuldades em pagar as contas da empresa nos prazos? A organizao est suportando as retiradas do empresrio? O capital de giro est pagando os investimentos na empresa com prazos de retorno mais longos? O capital prprio est alimentando a organizao sem antes passar por uma anlise de viabilidade? As faltas de caixa so remediadas frequentemente com emprstimos bancrios? Em relao aos concorrentes, a empresa continua vivel no mercado? O administrador deve desenvolver um olhar crtico para, por exemplo, ser capaz de encontrar em uma demonstrao de resultados pistas importantes sobre a procedncia das receitas com produtos ou servios, levando-o a revisar as comisses sobre as vendas, canais de distribuio, poltica de preos e diversas outras variveis inclusas na rea comercial. Podem ser analisadas tambm variveis como: impostos, taxas, despesas trabalhistas, utilidades e servios. (ADMINISTRADORES, 2012). Ainda conforme o site, a anlise e o planejamento financeiro possibilita ao admnistrador identificar os motivos para a perda de receitas e/ou a reduo na margem de lucro, e corrigi-los. Desta forma, quanto maior o destaque na anlise dos indicadores financeiros, maior o retorno sobre seus objetivos e sobre o capital investido. As ferramentas de anlise so de grande auxilio para organizarr as diversas atividades do negcio, determinando processos de desempenho mais realista da performance da empresa, identificando diferenas entre os objetivos propostos e os resultados obtidos. Os gestores devem delinear os parmetros e desenvolver essas anlises de forma a, no menor tempo possvel, corrigir as anomalias entre as estratgias determinadas e sua operacionalizao diria, alm de definir os passos que devem ser observados para a correo. Enfim, o ambiente econmico se transforma intensamente, logo quanto mais os administradores

17

detiverem informao de qualidade, sua empresas sero geridas com maior qualidade e as respostas s mudanas sero mais velozes e assertivas.

Referncias

FREZATTI, F. Oramento empresarial: planejamento e controle gerencial. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2007. GITMAN, L. J. Princpios de administrao financeira. 10. ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004. BRIGHAM, E. F. Administrao financeira: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2001. ROSS, S. A. Administrao financeira. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2007. WESTON, J. F.; BRIGHAM, E. F. Fundamentos da Administrao Financeira. 10. ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. LAPPONI, J. C. Projetos de investimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. ROSS, S. A. Fundamentos da administrao financeira. So Paulo: Atlas, 2000. HOJI, A. M. Administrao financeira. So Paulo: Atlas, 2003. SCHUBERT, P. Oramento empresarial integrado: metodologia, elaborao controle e acompanhamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2005. ADMINISTRADORES.COM. Planejamento Financeiro. Disponvel em:

<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/planejamento-financeiro/55968/>. Acesso em: 07 jun. 2012. MONTENEGRO, P. C. F. Planejamento Estratgico e Estratgia Empresarial. Disponvel em: <www.sebrae.com.br>. Acesso em: 07 jun. 2012.

You might also like