You are on page 1of 6

Documentao necessria

Clique para imprimir

Documentao que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovao de informaes. vedado ao coordenador do Prouni solicitar a autenticao em cartrio das cpias dos documentos, que devem ter a autenticidade atestada por meio da apresentao das vias originais no momento de aferio das informaes prestadas pelo candidato.

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR


O coordenador do Prouni dever solicitar, salvo em caso de dvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificao:

Carteira de Identidade fornecida pelos rgos de segurana pblica das Unidades da Federao. Carteira Nacional de Habilitao, novo modelo, no prazo de validade. Carteira Funcional emitida por reparties pblicas ou por rgos de classe dos profissionais liberais, com f pblica reconhecida por Decreto. Identidade Militar, expedida pelas Foras Armadas ou foras auxiliares para seus membros ou dependentes. Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso. Passaporte emitido no Brasil. Carteira do Trabalho e Previdncia Social (CTPS).

2. COMPROVANTES DE RESIDNCIA
O coordenador do Prouni dever solicitar, salvo em caso de dvida, somente um dos seguintes comprovantes de residncia em nome do bolsista ou de membro do grupo familiar:

Contas de gua, gs, energia eltrica ou telefone (fixo ou mvel). Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietrio do imvel reconhecida em cartrio, acompanhado de um dos comprovantes de conta de gua, gs, energia eltrica ou telefone em nome do proprietrio do imvel. Declarao do proprietrio do imvel confirmando a residncia, com firma reconhecida em cartrio, acompanhada de um dos comprovantes

de conta de gua, gs, energia eltrica ou telefone em nome do proprietrio do imvel.


Declarao anual do Imposto de Renda Pessoa Fsica (IRPF). Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB). Contracheque emitido por rgo pblico. Boleto bancrio de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de sade, de condomnio ou de financiamento habitacional. Fatura de carto de crdito. Extrato ou demonstrativo bancrio de outras contas, corrente ou poupana. Extrato ou demonstrativo bancrio de emprstimo ou aplicao financeira. Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS). Guia ou carn do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA).

3. COMPROVANTES DE RENDIMENTOS
I - Comprovante de rendimentos do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar, referentes s pessoas fsicas e a eventuais pessoas jurdicas vinculadas. II - Para comprovao da renda devem ser apresentados documentos conforme o tipo de atividade. III - Para cada atividade, existe uma ou mais possibilidades de comprovao de renda. IV - Deve-se utilizar pelo menos um dos comprovantes relacionados. V - A deciso quanto ao(s) documento(s) a ser(em) apresentado(s) cabe ao coordenador do Prouni, o qual poder solicitar qualquer tipo de documento em qualquer caso e qualquer que seja tipo de atividade, inclusive contas de gs, condomnio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestao de imvel prprio, carns do IPTU, faturas de carto de crdito e quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar. 3.1 - ASSALARIADOS

Trs ltimos contracheques, no caso de renda fixa.

Seis ltimos contracheques, quando houver pagamento de comisso ou hora extra. Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio, quando houver. CTPS registrada e atualizada. CTPS registrada e atualizada ou carn do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada domstica. Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis ltimos meses. Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos.

3.2 - ATIVIDADE RURAL


Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio, quando houver. Declarao de Imposto de Renda Pessoa Jurdica (IRPJ). Quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso. Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos, da pessoa fsica e das pessoas jurdicas vinculadas. Notas fiscais de vendas dos ltimos seis meses.

3.3 - APOSENTADOS E PENSIONISTAS


Extrato mais recente do pagamento de benefcio, obtido por meio de consulta no endereo eletrnicohttp://www.mpas.gov.br Extratos bancrios dos ltimos trs meses, quando for o caso. Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio, quando houver.

3.4 - AUTNOMOS

Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio, quando houver. Quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso. Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do ltimo ms, compatveis com a renda declarada. Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos..

3.5 - PROFISSIONAIS LIBERAIS


Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio, quando houver. Quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso. Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do ltimo ms, compatveis com a renda declarada. Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos.

3.6 - SCIOS E DIRIGENTES DE EMPRESAS


Trs ltimos contracheques de remunerao mensal. Declarao de IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio, quando houver. Declarao de Imposto de Renda Pessoa Jurdica - IRPJ. Quaisquer declaraes tributrias referentes a pessoas jurdicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso. Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos, da pessoa fsica e das pessoas jurdicas vinculadas.

3.7 - RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MVEIS E IMVEIS

Declarao de Imposto de Renda Pessoa Fsica - IRPF acompanhada do recibo de entrega Receita Federal do Brasil e da respectiva notificao de restituio, quando houver. Extratos bancrios dos ltimos trs meses, pelo menos. Contrato de locao ou arrendamento devidamente registrado em cartrio acompanhado dos trs ltimos comprovantes de recebimentos.

4. COMPROVANTE DE SEPARAO, DIVRCIO OU BITO DOS PAIS

Comprovante de separao ou divrcio dos pais ou certido de bito, no caso de um deles no constar do grupo familiar do estudante, por estas razes. Caso a ausncia, no grupo familiar, de um dos pais do estudante ocorra em funo de motivo diverso dos constantes acima, este dever apresentar declarao, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a situao ftica especfica, a critrio do coordenador do Prouni.

5. COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE PENSO ALIMENTCIA

Cpia de deciso judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pblica determinando o pagamento de penso alimentcia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta de membro do grupo familiar.

6. COMPROVANTES DE ENSINO MDIO


Comprovantes dos perodos letivos referentes ao ensino mdio cursados em escola pblica, quando for o caso. Comprovante de percepo de bolsa de estudos integral durante os perodos letivos referentes ao ensino mdio cursados em instituio privada, emitido pela respectiva instituio, quando for o caso. O estudante que tenha cursado o ensino mdio no exterior dever apresentar as vias originais dos documentos referidos nos itens acima, e a respectiva traduo para o portugus, por tradutor juramentado, nos termos do art. 224 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Cdigo Civil. Para a comprovao de concluso do ensino mdio, o estudante poder apresentar certificado de concluso com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Mdio - Enem, do Exame Nacional para Certificao de Competncias de Jovens e Adultos (Encceja) ou dos exames de certificao de competncia ou de avaliao de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Neste caso, o estudante no poder ter cursado, em algum momento, o ensino mdio em escola particular, exceto se na condio de bolsista integral da prpria escola.

7. COMPROVANTE DE PROFESSOR DA EDUCAO BSICA, quando for o caso

Comprovante de efetivo exerccio do magistrio na educao bsica pblica integrando o quadro de pessoal permanente da instituio.

8. COMPROVANTE DE DEFICINCIA, quando for o caso

Laudo mdico atestando a espcie e o grau da deficincia, nos termos do art. 4 do Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doena - CID.

9. COMPROVANTES DE UNIO ESTVEL, quando for o caso

A comprovao da existncia de unio estvel no grupo familiar, quando for o caso, deve ser efetuada por meio de pelo menos um dos seguintes documentos, a critrio do coordenador do Prouni:

Atestado de unio estvel emitido por rgo governamental; Declarao de imposto de renda em que um dos interessados conste como dependente; Declarao firmada em cartrio; Certido ou documento similar emitido por autoridade de registro civil; Comprovao de unio estvel emitida por juzo competente; Certido de casamento religioso;

Na impossibilidade de apresentao dos documentos mencionados, devero ser exigidos pelo menos dois dos seguintes documentos, com tempo mnimo de um ano, nos casos dos itens 1, 2, 3 e 4:

1. Disposies testamentrias que comprovem o vnculo; 2. Aplice de seguro de vida na qual conste um dos interessados como instituidor do seguro e o outro como beneficirio; 3. Escritura de compra e venda, registrada no Registro de Propriedade de Imveis, em que constem os interessados como proprietrios, ou contrato de locao de imvel em que figurem como locatrios; 4. Conta bancria conjunta; 5. Certido de nascimento de filho havido em comum; 6. Declarao, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a existncia da unio estvel. Ateno: facultado ao coordenador do Prouni na instituio solicitar quaisquer outros documentos eventualmente julgados necessrios comprovao das informaes prestadas pelo candidato, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar.

You might also like