You are on page 1of 57

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

FACULDADE DE ARTES E COMUNICAO JORNALISMO

CLUDIO GIL SANTOS JURADO CRISTIANE DA CONCEIO BARBOSA INGRID BORGES DE MORAES

DE CASA PARA O ARMRIO; DO TRABALHO PARA O ARMRIO HOMOSSEXUALIDADE E MERCADO DE TRABALHO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Comunicao Social Faculdade de Artes e Comunicao da Universidade Santa Ceclia, sob a orientao do Prof. Marcus Vinicius Batista.

Santos - SP Outubro /2007 1

FOLHA DE APROVAO CLUDIO GIL SANTOS JURADO CRISTIANE DA CONCEIO BARBOSA INGRID BORGES DE MORAES DE CASA PARA O ARMRIO; DO TRABALHO PARA O ARMRIO HOMOSSEXUALIDADE E MERCADO DE TRABALHO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Comunicao Social Faculdade de Artes e Comunicao da Universidade Santa Ceclia. Data da aprovao: ____/____/____ Banca Examinadora

_______________________________________ Prof.(a) Ms./Dr.(a) Orientador

_______________________________________ Prof.(a) Ms./Dr.(a)

_______________________________________ Prof.(a) Ms./Dr.(a)

DEDICATRIA

A Nossas queridas Mes, amigas e companheiras.

AGRADECIMENTO Nossos familiares e amigos por toda colaborao e fora. nosso orientador Marcus desenvolvimento deste trabalho. Vinicius Batista, pela ajuda e apoio no

Diego Biazzon, editor de imagens do TCC pela ateno. Rogrio Rocha, cinegrafista, pela pacincia. Ao amigo Flvio Antunes, pela sua generosidade. E um agradecimento especial aos nossos entrevistados, pela contribuio com o nosso projeto.

SUMRIO Apresentao............................................................................................... 06 Justificativa.................................................................................................. 07 Objetivo....................................................................................................... 08 Pblico-alvo................................................................................................. 09 Fontes......................................................................................................... 10 Entrevistas................................................................................................... 11 Desenvolvimento.......................................................................................... 15 Custo........................................................................................................... 16 Cronograma................................................................................................. 17 Referncias Bibliogrficas.............................................................................. 18 Roteiro........................................................................................................ 20 Anexos........................................................................................................ 29

Apresentao Ttulo: De casa para o armrio; do trabalho para o armrio Tema: Homossexualidade e Mercado de Trabalho Formato: Vdeo Reportagem TV Equipe: Cludio Gil, Cristiane Barbosa e Ingrid Borges Orientador: Marcus Vinicius Batista

Justificativa O mercado de trabalho necessita de uma reflexo a respeito de sua prtica em relao ao universo GLBT ou homossexuais continuaro a sofrer preconceitos de todos os tipos. Vivemos numa sociedade que se informa e adquire cultura por meio da televiso que, portanto, constri seus pontos de vista, alimenta a sua imaginao em relao a alguns assuntos da sociedade. A proposta do nosso TCC tentar contribuir para que a homossexualidade seja encarada de maneira mais natural, sem preconceito. Justificamos a nossa escolha como um tema que pode quebrar esteretipos e conceitos que vo alm do preconceito e da discriminao.

Objetivo O nosso objetivo mostrar que um profissional no melhor ou pior por ser homossexual ou heterossexual. E sim pelo seu profissionalismo, pois do mesmo jeito que um estudou e se empenhou para exercer a sua profisso o outro sem dvida tambm. Mostraremos tambm que uma pessoa, independentemente da orientao sexual, tem capacidade, incentivos e qualidades para desfrutar e concorrer de forma igual no mercado de trabalho. Retrataremos tambm as dificuldades que o homossexual enfrenta no mundo profissional. A inteno no torn-los heris ou vitimas, e mostrar que so discriminados no mercado de trabalho, diferentemente das pessoas com condio sexual considerada normal pela sociedade. Tocaremos num assunto que de conhecimento de todos, mas que no falado. Esse preconceito existe, s vezes passa despercebido, mas est presente cada vez mais em nosso dia-a-dia.

Pblico-alvo O vdeo reportagem voltado para o publico em geral, mas principalmente aqueles que no conhecem ou no convivem com homossexuais, podendo colaborar esclarecendo e contribuindo para a formao de um novo conceito sobre homossexualidade.

Fontes Lo Aquilla (Artista) Vereadora Mara Valria Paulo Sakai (Cabeleireiro) Marcelo Luiz de Souza (Ex- Professor, Comerciante) Bethy Carvalho (Travesti, ex- funcionria de Eletropaulo) Beto Volpe (Publicitrio, ex-bancrio e membro da Ong Hipupiara) Daniela Trigueiros (Psicloga) Adilson Panighel (Caio) (Presidente da Associao Vida e Esperana) Luciana Teixeira dos Santos (Gerente de salo) Ana Paula de Almeida (Cabeleireira e colega de trabalho de Paulo Sakai) Anderson Marques de Oliveira (Advogado) Roberta Capurso (Supervisora de Recrutamento e Seleo)

10

Entrevistas * Questes-base que usamos para entrevistas com os personagens 1- Apresentao: Nome, idade, profisso. 2- Quando voc se assumiu? Para quem voc assumido? (trabalho, famlia, amigos) 3- O que ser gay na sociedade e no trabalho? Quais os impactos que voc percebe? 4- Voc j teve alguma experincia negativa no trabalho por ser percebido gay ou, ainda em decorrncia de ser assumido? 5- Como voc cuidava da sua identidade homossexual antes de assumir-se como gay? Utilizava de uma estratgia para se manter em segredo? 6- Voc percebe que as pessoas ficam comentando que voc gay? Isso lhe prejudica de alguma forma, como voc se sente? 7- As pessoas do seu convvio de trabalho sentem-se vontade em trabalhar ao lado de um homem gay? 8- Tendo em vista a sua orientao sexual, quais as barreiras voc encontra no trabalho no que se refere s oportunidades de emprego e/ou crescimento profissional? 9- Voc acredita as condies de trabalho, de educao, de crescimento profissional so as mesmas para heterossexuais e homossexuais? 10- No seu entender, existe relao entre a revelao da orientao sexual no ambiente de trabalho e a satisfao no trabalho? 11- A sua orientao sexual influenciou na escolha de sua carreira? Por qu? 12- Em relao discriminao contra os homossexuais no ambiente de trabalho, que fatores voc acredita que contribuem para haver essa discriminao? Pra voc existe alguma medida que posa ser tomada para reduzir essa discriminao? Quais? 13- Em relao aos direitos civis, como voc v a luta social dos homossexuais? Voc esta engajado? 14- No tocante sua vida pessoal, o que ser gay? Como voc gerencia a sua identidade sexual? Como o relacionamento com a sua famlia e seus amigos?

11

15- Gostaria de se pronunciar sobre algum outro tema que no foi abordado na entrevista?

* Questes-base que usamos para entrevista com a Vereadora de So Vicente Mara Valria 1- Apresentao 2- Como surgiu a idia para a implantao de um Centro de Referncia na Baixada Santista? 3- Porque o Centro leva o seu nome Centro de Referncia em Direitos Humanos de Combate a Discriminao e Violncia Homofbica da Baixada Santista Professora Mara Valria? 4- Antes da criao do centro, voc j era engajada com a causa homossexual na regio? 5- Qual a importncia de um centro de referncia para a regio? 6- Alm de dar o seu nome a associao, quais projetos voc tem para a cidade de So Vicente em relao a questo homofbia? 7- Existem hoje na Cmara projetos para serem aprovados contra a homofobia? 8- Por que a Associao Vida e Esperana foi escolhida para se tornar um Centro de Referncia? Quais critrios foram levados em conta? 9- Em relao ao mercado de trabalho, como o assunto discutido na entidade? 10- H casos de discriminao no trabalho registrado na associao? 11- Quais atitudes o Centro pode tomar em relao a essa questo? 12- Gostaria de se pronunciar sobre algum outro tema que considere importante para a realizao do nosso trabalho que no foi abordado durante a entrevista?

12

* Questes-base que usamos para entrevista com o advogado Anderson Marques 1- Apresentao 2- Preconceito crime? 3- Quais aspectos jurdicos uma pessoa pode ser "enquadrada"? 4- Quais artigos e tempo de pena? 5- H casos de discriminao no trabalho denunciados na associao? 6- Quais os tipos de discriminao mais freqente? 7- Qual tipo de auxilio a associao oferece? 8- Quantos casos a associao j pode ajudar? 9- O que uma pessoa deve fazer ao ser discriminada? 10- O preconceito/discriminao maior entre homossexuais masculinos?

* Questes-base que usamos para entrevista com a psicloga Daniela Trigueiros 1- O que homofobia? 2- O que pode acarretar esse tipo de preconceito? 3- Qual tipo de auxilio a associao oferece? 4- Quais os tipos de casos atendidos com mais freqncia na associao? 5- O que pode levar uma pessoa a ter preconceito? 6- A AVE faz algum tipo de trabalho para ajudar a diminuir o preconceito? 7- Qual a explicao psicolgica para a homossexualidade? 8- Gostaria de se pronunciar sobre alguma questo que no foi abordada durante a entrevista?

13

* Questes-base que usamos para entrevista com a supervisora de recrutamento e seleo Roberta Capurso 1- Como abordada a questo da homossexualidade no mercado de trabalho? 2- Ainda h preconceito por parte de algumas empresas? Isso deixado claro, quando os procuram para selecionar profissionais? 3- Quando se faz a seleo levado em conta a orientao sexual da pessoa? 4- Quando se trata de uma orientao sexual no revelada, e depois j empregado o candidato deixa claro sua orientao. A empresa o aceita bem? 5- Vocs acreditam que um homossexual masculino, que no tem aparncia afeminado mais bem aceito? Por quais motivos? 6- A empresa (NPO) quando encaminha um candidato homossexual masculino, ela direciona esse candidato para determinadas reas em que um homossexual mais bem aceito, por exemplo, sales de cabeleireiros, ou levado em conta a capacidade e no a orientao de cada um? 7- Vocs acreditam que um homossexual tem a mesma oportunidade de formao e crescimento profissional de um heterossexual?

Importante: Lembramos que nos decorrer de cada entrevista, conforme as respostas, novas perguntas forma inseridas no trabalho. E em alguma entrevista no utilizamos de pauta, amos conduzindo as perguntas conforme a necessidade dos esclarecimentos desejados.

14

Desenvolvimento Este vdeo reportagem foi elaborado com o intuito de esclarecer, informar e discutir a questo do homossexual no mercado, e ir alm, mostrar preconceitos, desafios e a situao do homossexual no que diz respeito sociedade e polticas pblicas, e no pblicas (Ongs), na questo GLBTT. O trabalho teve inicio com conversas a respeito do tema com o nosso orientador, e inclusive outros professores, que nos mostraram caminhos a seguir e possveis armadilhas nas quais poderamos cair. Essas conversas e dicas foram fundamentais para dar uma linha mestra ao nosso trabalho. A segunda parte foram as pesquisas. Sites, revistas, livros, jornais, instrumentos que nos possibilitaram observar e tomar conhecimento melhor do tema e nos aprofundar. Dessa maneira, foi possvel juntar material para que pudssemos sair a campo em busca de fontes, personagens, associaes e questes ligadas ao tema. Enfim, iniciar os primeiros contatos. Os contatos para as entrevistas foram feitos atravs de telefonemas, e-mails, conversas e indicaes, inclusive indicaes dos prprios entrevistados. Todas as entrevistas foram previamente marcadas e at discutidas com os entrevistados. Algumas entrevistas foram por acaso, pessoas certas no lugar certo. Depois comeamos as decupagens, uma parte que exigiu bastante trabalho e dedicao, afinal so horas e horas de entrevistas que se transformaram em minutos. Esse foi um dos momento mais trabalhoso, mas que sem ele no seria possvel uma edio bem elaborada. Em seguida, passamos para a montagem e finalizao do roteiro. Nesse momento, o vdeo reportagem passou a ter um rumo, um caminho desenhado com palavras e imagens. A edio foi feita aps conversas com o nosso orientador. Tivemos mais trabalho, afinal horas de material foram transformados em em cerca de 12 minutos de entrevistas com uma seqncia lgica em meio a imagens, detalhes, artes e trilha.

15

Custo 3 Fitas mini-dv ...................................... R$ 45,00 1 Fita VHS ............................................ R$ 10,00 Passagem para So Paulo (ida e volta) ... R$ 14,65 R$ 14,40 nibus (ida e volta) ............................... R$ 4,60 Metr (ida e volta) ................................ R$ 4,60 5 Encadernao .................................... R$ 12,00 3 Pacotes de sulfite ............................... R$ 7,50 1 cpia VHS p/ DVD .............................. R$ 20,00 7 Mdias de DVD ................................... R$ 8,75 1 Mdia de CD ....................................... R$ 1,00 4 caixas para DvD ................................. R$ 4,00 180 xerox ............................................. R$ 18,00 Aluguel de filmes .................................. R$ 11,80 Total ................................................. R$ 176,30

16

Cronograma

Fevereiro/Maro Pesquisa sobre o tema e escolha das pautas Abril/Maio Definio do formato vdeo-reportagem Junho/Julho Procura de fontes e contatos Agosto/Setembro Captao de imagens e entrevistas Outubro Edio final

17

Referncias Bibliogrficas FERREIRA, Renata Costa. Anlise dos Efeitos de ser Gay nas Organizaes Contemporneas. Dissertao de Mestrado. Universidade de Braslia: Junho 2007 MARCONDES FILHO, Ciro. Televiso a vida pelo vdeo. So Paulo: Moderna, 1988. JONES M, James. Racismo e Preconceito. So Paulo: Edeesp, 1973. SABOYA, Jackson. Manual do Autor Roteirista. Rio de Janeiro: Record, 1992. SERRA, Floriano. A arte e a tcnica do vdeo do roteiro a edio. So Paulo: Summus, 1986. FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. MARROU, Henri-Irne. A Histria da Educao na Antiguidade. So Paulo: E.P.U, 1990. Sites: http://gls.planet.terra.com.br (Acesso em 14 de junho de 2007 ) www.armariox.com.br (Acesso em 16 de julho de 2007 ) www.oarmario.com.br (Acesso em 21 de agosto de 2007 ) www.avesv.org (Acesso em 15 de agosto de 2007 ) www.paradasp.org.br (Acesso em 05 de setembro de 2007 ) http://pt.wikipedia.org (Acesso em 20 de junho de 2007 ) www.mixbrasil.com.br (Acesso em 20 de setembro de 2007) www.tvtudo.com (Acesso em 10 de agosto de 2007) www.folha.com.br (Acesso em 27 de junho de 2007) www.mgm.com.br (Acesso em 17 de setembro de 2007 ) www.usp.br (Agncia USP de Notcias) (Acesso em 21 de agosto de 2007) www.secom.unb.br (Acesso em 04 de setembro de 2007) www.acapa.com.br (Acesso em 25 de setembro de 2007 ) www.veja.com.br (Acesso em 30 de setembro de 2007) www.istoe.com.br (Acesso em 25 de setembro de 2007)

18

Revistas: PINHEIRO, Daniela. Pai eu sou Gay. So Paulo: Revista Veja, pg. 104, edio 1636, 16/02/2000 SALLUM, rika. Todo mundo junto. So Paulo: Revista Veja SP, pg. 27, edio 1704, 13/06/2001 EPSTEIN, Roberto. Ser ou no ser? So Paulo: Revista Viver Mente e Crebro, pg. 40, edio 165, outubro/2006 GRANATO, Alice. Guerra ao Preconceito. So Paulo: Revista Veja, acesso online, edio 1646, 26/04/2000 GIL, Felipe. Censo Gay. So Paulo: Revista Isto, acesso online, edio 1857, 18/05/2000 Jornais: TOM, Eunice. Heteros, Homos e trans. Santos: Jornal Boqueiro News, pg 02, 11 junho de 2005 ARANTES, Silvana. Hollywood Gay. So Paulo: Jornal Folha de So Paulo, pg E 1, 14 de fevereiro de 2006 KEPP, Michael. Eu, homossexual?. So Paulo: Jornal Folha de So Paulo, Equilbrio pg 02, 26 de outubro de 2006 BARBIERI, Amanda. Homossexuais lutam por direitos. Santos: Jornal Expresso Popular, pg 24, 07 de maro de 2007 BERGAMO, Mnica. Amor Secreto. So Paulo: Jornal Folha de So Paulo, pg E 2, 14 de junho de 2007 HONORATO, Fabiana. Diversidade sexual enfrenta um ostensivo preconceito em Santos. Santos: Jornal A Tribuna, pg A 4, 18 de junho de 2007 Filmes: GIL, Liz. Todas as cores do Amor. Art Filmes, 2003 OZ, Frank. Ser que ele . Columbia Tristar, 1997 DEMME, Jonathan. Philadelphia. Columbia Tristar, 1997 LEE, Ang. O Segredo de Brokeback Mountain. Europa Filmes, 2006

19

Roteiro

De casa para o armrio, do trabalho para o armrio

De casa para o armrio, do trabalho para o armrio

Tempo total: 1137

Tempo total: 1137

Sonoras:

Mostrando as dificuldades que enfrentaram ou enfrentam no mercado de trabalho.

Sonora: Lo Aquilla/artista Fita 1 (436 449)

O que enfrentou quando no conseguiu patrocnio

Sonora: Paulo Sakai/ cabeleireiro Fita 1 (3454 3525)

Sobre dificuldades para entrar no salo

Sonora: Beto Volpe/ ex bancrio Fita 2 (319 342)

Sobre a poca de bancrio, quando diz que nunca teve pretenso de subir de cargo, pois sabia que no era possvel por ser homossexual

20

Sonora: Marcelo/professor e empresrio Fita 2 (833 900) Sonora: Beth Carvalho/ ex funcionrio Eletropaulo Fita 2 (2210 2219)

As dificuldades que tinha ao dar aula sobre sexualidade e no poder falar sobre a sua orientao sexual No procura mais emprego, porque diz no ser possvel conseguir nada por ser travesti

Vinheta de abertura GC saindo do armrio (007)

Off 1: Sobre o que o vdeo reportagem (014)

Sair

do

armrio

prejudica

carreira

profissional? Em pleno sculo vinte e um, muitos homossexuais encontram dificuldades para entrar e se manter no mercado de trabalho// As barreiras associam competncia com o preconceito contra quem expe a orientao sexual

Sonora: Lo Aquilla Fita 1 (126 157)

Todo homossexual assumido um ser produtivo

Sonora: Beto Volpe Fita 2 (403 408)

Quanto mais voc se cerca de muralhas, mas voc fica vulnervel

21

De cada dez brasileiros que trabalham, Off 2: imagens de pessoas (013) quatro esto na economia informal// Apenas esta estatstica mostra como difcil achar uma vaga// E as chances ficam menores quando o candidato no tem uma qualificao profissional ou quando alvo de discriminao//

Sonora: Beto Volpe Fita 2 (7,57 8,31)

O grande problema dos homossexuais, eles se sentem os nicos...

Sonora: Daniela Trigueiros/psicloga Fita 3 (139 153)

Sobre

que

acarreta

esse

tipo

de

preconceito

Sonora: Marcelo Fita 2 (12,27 13,04)

Quando fala da questo cultural e sobre contexto histrico

22

Off 3: Imagem de matrias de Muitos jornais (011) Fita 1 (43,12)

gays

afirmam

que

viver

a com

homossexualidade

conviver

experincias// reforar a identidade// Do outro lado da moeda, enfrentam uma sociedade diferenas// Sonoras com os personagens dizendo os momentos nos quais foram ou se sentiram prejudicados no ambiente de trabalho. ainda despreparada para as

Entram sonoras: Sonora: Lo Aquilla Fita 1 (330 4,08) Sonora do personagem dizendo o momento que se sentiu prejudicado no ambiente de trabalho

Sonora: Beto Volpe Fita 2 (1422 1444)

Quando diz em se livrar das amarras

OFF 4: imagens do Lo e do Paulo Quando no suportam mais o preconceito, a trabalhando (011) sada para muitos homossexuais procurar outras atividades profissionais/// Neste caso, profisses nas quais so bem aceitos, o que inclui a orientao sexual//

23

Entram sonoras:

Sonoras

Sonora: Lo Aquilla Fita 1 (631 639) Sonora: Paulo Sakai Fita 1 (3535 3723)

Profisses nas quais so mais bem aceitos Quando diz das mesmas condies

Off 5: Imagens do Paulo trabalhando no salo (013)

Mesmo

nos

ambientes

profissionais

associados aos gays, o preconceito se manifesta e contamina as relaes entre as pessoas// Um exemplo o cabeleireiro Paulo Sakai// A gerente do salo onde ele trabalha pensou vrias vezes antes de contrat-lo///

Sonora: Luciana/ gerente do Paulo Fita 2 (159 -207)

Entra sonora: trecho quando ela diz que no estava disposta a contratar um homossexual para trabalhar no salo.

Sonora: Ana Paula/ colega de trabalho do Paulo Fita 2 (1731 -1817)

Quando fala que tinha certo preconceito, acreditava que no era possvel trabalhar como homossexuais, pois oscilam de humor...

24

Sonora: Leo Aquilla Fita 1 (233 251)

Problemas ao vender seus shows, empresas no querem vincular seu nome ao de um homossexual

Off 6: imagens gerais de rua GC- Emprego publico= estabilidade (020)

Um estudo feito em Braslia mostra que muitos homossexuais procuram cargos pblicos/// Onde se sentem mais seguros por causa da estabilidade// Quando se trata de um cargo em empresa privada, a deciso de sair do armrio depende da funo em que o homossexual se encontra// Se a posio na hierarquia segura, maior a possibilidade para falar sobre a vida pessoal//

As nicas certezas so direitos violados, verbal e fisicamente, e o constante gerenciamento da prpria identidade// Entram sonoras:

Sonoras:

Sonora: Beth Carvalho Fita 2 (2248 2302) Sonora: Paulo Sakai Fita 3 (2049 2112)

Um episdio em que trabalhava na Eletropaulo e foi maltratada por clientes Pessoas que vo ao salo e que se negam ser atendido por ele

25

Sonora: Leo Aquilla Fita 1 (204 230)

Quando trabalhava como office boy, vendedor de plano de sade, quando as pessoas percebiam que era homossexual no queriam receb-lo

OFF 7: cenas do filme Filadlfia (027)

Discriminao contra homossexuais no crime/// Mas, de acordo com a lei federai 9029/95, proibida a diferena de salrios, exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. No trabalho, a discriminao pode se

manifestar, na negao de uma promoo ou recusa na admisso de um candidato vaga de emprego// A grande dificuldade para a Justia conhecer o que verdadeiramente norteou essa escolha// Entra Sonora: Anderson/ advogado Fita 3 (104 124) (159 226) sonora: trecho explicando que

preconceito quanto a homossexuais no est previsto no cdigo penal como crime e sim a pessoa pode ser enquadrada em outros crimes como danos morais ou danos materiais

26

OFF 8: GC- lei antidiscriminatoria do estado de So Paulo (011)

No estado de So Paulo, h leis que do respaldo a quem sofre qualquer tipo de preconceito ou discriminao por ser homossexual. Um exemplo a lei antidiscriminatria, em vigor desde 2001///

Entra sonora: trecho falando sobre o projeto Sonora: Beto Volpe Fita 2 (1541 1613) Brasil sem homofobia

Off 9: imagens dos panfletos da associao (022)

Em So Vicente, Associao Vida Esperana um exemplo de apoio aos homossexuais// A ONG oferece assistncia jurdica e psicolgica queles que sofreram algum tipo de preconceito, seja ele no ambiente de trabalho ou em qualquer situao Apesar do trabalho de Ongs e da existncia de leis contra a discriminao, os homossexuais desconfiam de um avano no debate sobre o tema///

27

Sonora: Paulo Sakai Fita 1 (4040 4050)

uma questo cultural, quando a bicha rica ela respeitada

Sonora: Marcelo Fita 2 (306 327)

A TV coloca o gay sempre afeminado. Costureiro, cabeleireiro, dono de escola de samba.

Sonora: Paulo Sakai Fita 3 (2426 2440)

A sociedade ta passando a tolerar melhor. Eu me aceito. Voc me tolera.

Clip com imagens de filmes e fotos dos personagens ao som de Imagine, Beatles (032)

Crditos finais (028)

28

Anexos Municpio ter centro de combate homofobia Da Sucursal AMANDA BARBIERI Voc pode andar no shopping de mos dadas com seu namorado. Pode ir a uma loja e comprar um produto, sem passar por nenhuma humilhao. Pode pedir a ajuda a qualquer pessoa sem que ela pr-julgue seu carter. Para que essas situaes se tornem comuns tambm a homossexuais ser inaugurado amanh o Centro de Referncia em Direitos Humanos de Combate Discriminao e Violncia Homofbica da Baixada Santista, do programa federal Brasil sem Homofobia. O centro mais uma ao de incluso dos homossexuais, entre outras, como o projeto de lei aprovado pela Cmara dos Deputados em novembro do ano passado, que transforma em crime a discriminao de pessoas em razo da orientao sexual. De acordo com o presidente da Associao Vida Esperana (AVE), Caio Panighel, que vai gerenciar o Centro de Referncia, com o apoio do Governo Federal ser possvel estender as aes que a ONG realiza em So Vicente para outras cidades da Baixada Santista e at do Estado. Cerimnia A cerimnia de inaugurao do Centro de Referncia ser na Cmara (Rua Jacob Emmerick, 1.195, Centro), a partir das 19 horas, na Sala Martin Afonso. O presidente da AVE explica que o cerimonial ser conduzido por uma drag queen e hostess, que recebero os convidados. Vamos fazer do nosso jeito e com o nosso pblico. Outro objetivo do Centro de Referncia ser criar pesquisas para embasar o tratamento ao pblico homossexual. Estamos tentando criar convnio com universidades para fazer essas pesquisas e depois divulgar os dados para outros programas e instituies. No temos dados cientficos hoje sobre homossexuais, acredito que no exista nada parecido no Pas. Queremos fazer uma pesquisa de identidade para implantar polticas pblicas para a populao GLBTT (gays, lsbicas, bissexuais, travestis e transexuais).

29

Alm disso, por meio do convnio firmado com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, o centro oferecer, gratuitamente, atendimento jurdico e psicossocial. Teremos disposio psiclogos, assistentes sociais e advogados para atender ao nosso pblico. Histria H dez anos, Caio Panighel iniciou o trabalho na Associao Vida Esperana, que oferece orientao sobre direitos humanos e encaminhamento a servios de sade. Alm disso, a associao realiza um trabalho em escolas, unidades de sade e postos policiais, com palestras e seminrios sobre a importncia de promover a incluso do pblico GLBTT. Alm da rea burocrtica, Caio tem a funo de visitar boates e pesquisar as principais queixas dos homossexuais sobre preconceito. Vou atrs das pessoas, no espero que elas venham at a AVE. Na balada, que um local de entretenimento, converso, distribuo folhetos informativos e tambm preservativos. Quando descubro algum caso que precisa de ajuda, falo sobre a AVE e peo para que a pessoa v at l, para receber orientao. Alm das baladas, das ruas e na sede, a AVE tambm presta atendimento na Praia do Itarar, em frente ao Morro da Asa Delta. Associao Vida Esperana Endereo: Praa 23 de Maio, 98, altos, Morro dos Barbosa, telefone: 3466-3268. Horrio: de tera a sexta-feira, das 13 s 18 h. Ter um curso superior, falar mais de um idioma, dominar programas de computador Existe discriminao contra homossexuais no mercado de trabalho? Ser que as empresas discriminam profissionais homossexuais ? At que ponto essa discriminao afeta as relaes de trabalho? Infelizmente, mesmo estando s portas do sculo 21, perguntas como essas ainda so difceis de serem respondidas. De acordo com as leis federais, proibida a diferena de salrio, exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. Uma luta constante da sociedade atualmente pela incluso de uma emenda nesse artigo, com a entrada do termo "orientao sexual" na lei. Somente com essa

30

emenda, a discriminao dos homossexuais poderia efetivamente aparecer na constituio e ser tratada abertamente. Um exemplo da luta contra a discriminao o Grupo Gay da Bahia, a mais antiga associao de defesa dos direitos humanos dos homossexuais do pas. O GGB uma entidade organizada para defender os direitos da comunidade homossexual da Bahia e do Brasil, lutando contra qualquer forma de preconceito contra gays, lsbicas, travestis e transexuais. O grupo organiza diversos encontros e palestras informativas e ajuda as vtimas de discriminao com um servio de esclarecimento dentro das empresas. O grupo guarda um grande arquivo com casos de preconceito nas mais diferentes situaes de trabalho. Desde atores que so insultados na rua por interpretarem homossexuais at casos mais graves, como demisses provocadas por denncias, muitas vezes infundadas, de comportamento escandaloso dos funcionrios. Dispensas sob alegao de falta de interesse e postura indevida tambm so comuns nesses casos. O preconceito sofrido pelo grupo homossexual pode ser considerado o mesmo que atinge negros, mulheres, deficientes fsicos e mentais. Ele velado, dificilmente aparece e, na maioria das vezes, no divulgado. "Acredito que os homossexuais sofrem tanto preconceito na hora da contratao como os deficientes fsicos, negros e mulheres. Algumas empresas ainda tm esquemas muito arcaicos de contratao", diz Rudney Pereira Junior, consultor de recursos humanos da Foco. Hoje mais comum encontrar homossexuais em profisses liberais e autonmas, onde o mercado mais aberto. claro que as preferncias sexuais do candidato no so citadas durante uma entrevista. Ainda existe um tabu muito grande nessa rea e a idia do "homossexual caricato" continua muito presa imagem do grupo. Segundo o consultor da Foco, nas empresas, tudo depende muito da poltica de contratao e das exigncias de cada uma. "Vrios homossexuais passaram pela minha seleo e foram encaminhados para as empresas sem nenhum problema. Acredito que a condio ou orientao sexual de uma pessoa algo que no deve interferir na carreira e no trabalho", finaliza Junior.

31

Carreiras & Gesto Leis no impedem discriminao no trabalho A legislao brasileira no est atualizada de acordo com os novos conceitos de discriminao, que definem situaes extremamente delicadas para vrios trabalhadores. "Alm disso, os mecanismos de combate discriminao no trabalho tambm deveriam ser reforados e integrados, tanto os legais e administrativos, bem como as polticas de ao afirmativa", ressalta o juiz do trabalho Firmino Alves de Lima. O juiz, que defendeu uma dissertao de mestrado sobre o tema na Faculdade de Direito da USP, conta que sua pesquisa surgiu a partir de situaes reais de discriminao vistas nos processos trabalhistas. Firmino comparou os mecanismos antidiscriminatrios existentes no Brasil, Estados Unidos e na Unio Europia. Ele tambm acompanhou os dirios do Congresso Nacional, para analisar como as leis relacionadas ao assunto foram propostas e seu caminho at serem aprovadas ou no, alm de tratados internacionais e estatsticas sobre o tema. O sistema jurdico deficiente em avaliar situaes de discriminao. Segundo o juiz, "a lei cita os casos mais comuns, mas ela pode existir por vrios motivos - como a opo sexual, atuao sindical, posio poltica ou at por causa de um time de futebol -, sem deixarem de ser atos discriminatrios". No trabalho, a discriminao pode se manifestar, por exemplo, na negao de uma promoo ou na prpria recusa na admisso de um candidato a vaga de emprego, devido a motivos diversos dos aspectos profissionais. A grande dificuldade para a justia conhecer o que verdadeiramente norteou essa escolha. Lima explica a dificuldade da jurisprudncia brasileira (tendncia de decises de outros tribunais) em julgar casos de discriminao, uma vez que a matria pouco tratada. Os casos mais comuns so de discriminao aos portadores do vrus HIV. No entanto, nossos tribunais no tem utilizado as disposies da Lei 9.029/95, que tambm poderia ser aplicada para esses casos. Outro problema da jurisprudncia do Pas, na opinio de Lima, querer que o funcionrio prove a existncia de discriminao contra ele. Segundo o pesquisador, nos Estados Unidos e na Unio Europia o empregador que deve provar que no houve discriminao. Esses pases tambm prevem medidas contra formas de discriminao indireta, que no so expressamente consideradas pela lei brasileira. O juiz cita como exemplo uma empresa europia que pagava um suplemento na aposentadoria somente para os trabalhadores de perodo integral. As funcionrias mulheres acabavam prejudicadas, j que devido a sua dupla jornada (casa e trabalho), a maioria delas trabalhava em perodo parcial. A deciso entendeu que essa era uma forma de discriminao indireta, que ocorre mesmo sem ter a inteno

32

discriminatria. A empresa teve de mudar seu procedimento. Aes afirmativas As polticas de ao afirmativa tambm so mecanismos importantes para prevenir e coibir a discriminao. Lima explica que no se trata apenas de cotas. Muitas aes podem atuar de forma afirmativa, como as promoes em favor de grupos historicamente discriminados. Nos Estados Unidos, o Estado no contrata empresas que no tenham aes afirmativas e no faz emprstimos financeiros a empresas judicial ou administrativamente reconhecidas como praticantes de discriminao. No Brasil, a proposio inicial da Lei 9.029/95 previa proibies de contratao pelo governo, no entanto tais proibies acabaram no sendo aprovadas. Outras medidas poderiam ser criadas nesse sentido, como acordos coletivos de trabalho entre empresrios e sindicalistas e convnios do governo com entidades do terceiro setor. O objetivo dessas polticas, tanto pblicas quanto empresariais, proporcionar condies de ascenso social a parcelas mais discriminadas da populao. O pesquisador tambm lembra que o assdio moral e sexual considerado, nos Estados Unidos e na Europa, um ato discriminatrio e que pode ter, entre seus motivos, vrias modalidades de preconceito. Lima ressalta ainda a importncia de que o combate discriminao seja feito em vrios nveis diferentes e que toda a sociedade reconhea a existncia do preconceito e a necessidade de combat-lo. " um problema de toda a sociedade e no apenas do governo", diz o pesquisador que vai lanar, em novembro, sua pesquisa em livro pela editora LTr. (Agncia USP de Notcias) Mais informaes: firminolima@amatra15.org.br, com o pesquisador

Lei antidiscriminatria do estado de So Paulo

Lei N 10.948 - 05/11/2001 Dispe sobre as penalidades a serem aplicadas prtica de discriminao em razo de orientao sexual e d outras providncias.

33

A Assemblia Legislativa do Estado de So Paulo decreta: Art. 1o Sero punidos, nos termos desta lei, toda e qualquer manifestao atentatria ou discriminatria praticada contra qualquer cidado homossexual, bissexual ou transgnero. Art. 2o Consideram-se atos atentatrios e discriminatrios aos direitos individuais e coletivos dos cidados homossexuais, bissexuais ou transgneros, para os efeitos desta lei: I submeter o cidado homossexual, bissexual ou transgnero a qualquer tipo de ao violenta, constrangedora, intimidatria ou vexatria, de ordem moral, tica, filosfica ou psicolgica; II proibir o ingresso ou permanncia em qualquer ambiente ou estabelecimento pblico ou privado, aberto ao pblico; III praticar atendimento selecionado que no esteja devidamente determinado em lei; IV preterir, sobretaxar ou impedir a hospedagem em hotis, motis, penses ou similares; V preterir, sobretaxar ou impedir a locao, compra, aquisio, arrendamento ou emprstimo de bens mveis ou imveis de qualquer finalidade; VI praticar o empregador, ou seu preposto, atos de demisso direta ou indireta, em funo da orientao sexual do empregado; VII inibir ou proibir a admisso ou o acesso profissional em qualquer estabelecimento pblico ou privado em funo da orientao sexual do profissional;

34

VIII proibir a livre expresso e manifestao de afetividade do cidado homossexual, bissexual ou transgnero, sendo estas expresses e manifestaes permitidas ao demais cidados. Art. 3o So passveis de punio o cidado, inclusive os detentores de funo pblica, civil ou militar, e toda e qualquer organizao social ou empresa, com ou sem fins lucrativos, de carter privado ou pblico, instaladas neste estado, que intentarem contra o que dispe esta lei. Art. 4o A prtica dos atos discriminatrios a que se refere esta lei ser apurada em processo administrativo, que ter incio mediante: I reclamao do ofendido; II ato ou ofcio de autoridade competente; III comunicado de organizaes no governamentais de defesa da cidadania e direitos humanos. Art. 5o O cidado homossexual, bissexual ou transgnero que for vtima dos atos discriminatrios poder apresentar sua denncia pessoalmente ou por carta, telegrama, telex, via internet ou fax ao rgo estadual competente e/ou a organizaes no governamentais de defesa da cidadania e direitos humanos. 1o A denncia dever ser fundamentada atravs da descrio do fato ou ato discriminatrio, seguido da identificao de quem faz a denncia, garantindo-se, na forma da lei, o sigilo do denunciante. 2o Recebida a denncia, competir Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania promover a instaurao do processo administrativo devido para apurao e imposio das penalidades cabveis.

35

Art. 6o As penalidades aplicveis aos que praticarem atos de discriminao ou qualquer outro ato atentatrio aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana sero as seguintes: I advertncia; II multa de 1.000 (um mil) UFESP (unidades fiscais do estado de So Paulo); III multa de 3.000 (trs mil) UFESP (unidades fiscais do estado de So Paulo), em caso de reincidncia; IV suspenso da licena estadual para funcionamento por 30 (trinta) dias; V cassao da licena estadual para funcionamento. 1o As penas mencionadas nos incisos II a V deste artigo no se aplicam aos rgos e empresas pblicas, cujos responsveis sero punidos na forma do Estatuto dos funcionrios pblicos. 2o Os valores das multas podero ser elevados em at 10 (dez) vezes quando for verificado que, em razo do porte do estabelecimento, resultaro incuas. 3o Quando for imposta a pena prevista no inciso V supra, dever ser comunicada a autoridade responsvel pela emisso da licena, que providenciar a sua cassao, comunicando-se, igualmente, a autoridade municipal para eventuais providncias no mbito de sua competncia. Art. 7o Aos servidores pblicos que, no exerccio de suas funes e/ou em repartio pblica, por ao ou omisso deixarem de cumprir os dispositivos da presente lei, sero aplicadas as penalidades cabveis nos termos do Estatuto dos funcionrios pblicos. Art. 8o O Poder Pblico disponibilizar cpias desta lei para que sejam afixadas nos estabelecimentos e em locais de fcil leitura pelo pblico em geral.

36

Art. 9o Este lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

(Revista Veja, edio 1646 26/04/2000) Guerra ao preconceito Psicloga diz que sociedade precisa respeitar os gays. Mesmo que no concorde com eles Alice Granato Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a paulista Ana Bock autora da resoluo que probe os psiclogos brasileiros de tratar a homossexualidade como doena. No se trata de uma medida isolada. "O homossexualismo apenas um dos assuntos que vamos atacar", diz. Seu objetivo envolver os psiclogos numa espcie de compromisso com o bem-estar da sociedade e com os direitos humanos. Ela est comeando a sentir as conseqncias do vespeiro em que est se metendo. Desde que um deputado distrital de Braslia props a criao de banheiros separados para homossexuais (o primeiro deles ser inaugurado no prximo ms numa cidadesatlite), Ana Bock tem sido convocada pelas rdios para explicar como e por que isso est ocorrendo na capital da Repblica. " to absurdo quanto querer criar banheiros especiais para deputados", protesta a psicloga. Aos 47 anos, casada h quase trinta anos e me de trs filhos adolescentes, ela tambm diretora da Faculdade de Psicologia da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Na semana passada, Ana Bock foi entrevistada por VEJA. Veja Um deputado do Distrito Federal apresentou um projeto de lei para

criar banheiros pblicos separados para homossexuais e travestis. O que a senhora acha disso?
Ana Desde quando a preferncia sexual relevante no banheiro? O risco de ser paquerado no banheiro muito menor do que na rua. O projeto absurdo. Acelera a

37

discriminao e no uma necessidade especial de um grupo gay. to absurdo quanto querer que deputados tenham banheiros separados para a gente no se encontrar com eles. Na Europa, cada vez maior o nmero de banheiros sem separao para homens e mulheres. Veja A senhora acredita que, de maneira geral, o dilogo entre os gays e

sociedade

est

melhor?

Ana Hoje h movimentos organizados, como o Grupo Gay da Bahia, que tem certo reconhecimento social, pronuncia-se e ouvido. Acho que houve um avano, mas ainda temos muito o que percorrer. Ainda estamos em um momento em que necessrio que os homossexuais se organizem para poder fazer sua defesa. o mesmo que ocorre num movimento de etnia. Os negros, por exemplo, precisam se aglutinar e criar um movimento negro para expressar suas reivindicaes e ter a cidadania garantida. Veja De que forma os psiclogos podem ajudar o homossexual a viver

melhor?
Ana Podem ajudar a reduzir o sofrimento psquico provocado por questes cotidianas, como a rejeio, o preconceito. Quanto mais algum entende seu papel na sociedade, mais capaz de enfrentar as dificuldades. Qualquer um pode se colocar nesse lugar, no s os homossexuais. Tem gente que sofre porque negro, tem gente que sofre porque mulher, porque baixinho, alto demais, porque feio. H muitos casos de sofrimento de pessoas que so bonitas demais e se vem sempre como objeto de desejo, sem conseguir construir relaes afetivas adequadas. engano pensar que s sofre quem faz escolhas difceis ou feio. Veja Como as pessoas podem ajudar a reduzir o preconceito no caso do

homossexualismo?
Ana O ideal seria que reduzssemos a importncia da orientao sexual em nossas relaes. Se a questo da orientao sexual no for fundamental em determinada circunstncia, no temos de nos preocupar com essa informao. claro que, se

38

algum vai a um mdico porque no est bem, ele pode querer saber de sua orientao sexual. H momentos em que preciso falar sobre isso. Em outros, no. Veja de sua autoria a resoluo que probe psiclogos de tratar o

homossexualismo como doena no Brasil. O que a levou a estabelecer essa norma?


Ana O homossexualismo fazia parte da Classificao Internacional de Doenas (CID). Isso foi mudado h cerca de dez anos e hoje h um consenso internacional de que a homossexualidade no doena, no est mais classificada como tal na Organizao Mundial de Sade (OMS). O que ns fizemos foi colocar os psiclogos brasileiros em dia. O papel do psiclogo ajudar a sociedade a compreender o processo de construo da identidade das pessoas. A profisso tem de ajudar as pessoas a viver melhor. Temos de quebrar de vez a histria de contribuir com discriminaes, o que infelizmente aconteceu por muitos anos. Portanto, cada vez que tivermos de nos pronunciar sobre o homossexualismo, nos jornais, televiso e outros meios de comunicao, temos de agir nesse sentido e no no de reforar o preconceito. Veja H muitos psiclogos tratando homossexualismo como doena? Ana Em geral, os psiclogos que tratam o homossexualismo como doena esto ligados a grupos religiosos. H clnicas que prometem cura para a homossexualidade e existem psiclogos envolvidos nesses tratamentos. No ano passado, houve um grande congresso de um grupo religioso em Viosa que prometia curar gays. Ns soubemos do envolvimento de psiclogos e foi a partir da que decidimos adotar a resoluo. No nos interessava naquele momento perseguir os psiclogos, na medida em que nem tnhamos uma orientao oficial. O que fizemos foi construir essa norma. Veja O que acontece se um psiclogo tratar o homossexualismo como

doena

fato

se

tornar

pblico?

Ana Se o psiclogo afirmar, no exerccio da profisso ou em um meio de comunicao de massa, que a homossexualidade doena ou fizer qualquer outra

39

afirmao que contribua com a discriminao e o preconceito, poder ser processado e ter seu exerccio profissional suspenso. Pode tambm ser advertido publicamente. Isso, contudo, depende de algum tomar a iniciativa de denunciar ou de o conselho assumir a denncia. uma falha na profisso considerar a homossexualidade como doena. Veja O que diferencia a discriminao dos psiclogos em relao aos

gays

do

preconceito

do

cidado

comum?

Ana muito mais grave. O cidado comum est submetido ao senso comum, ao que vigora como moral dominante. O psiclogo no. Ele pode ter sua convico moral e religiosa, mas um cientista. Tem uma cincia como instrumento bsico de trabalho. E essa cincia pesquisa e est submetida a regras consensuais no mundo cientfico. Ele no pode se deixar guiar por suas convices pessoais. Seu papel reduzir sofrimentos psicolgicos e contribuir para que as pessoas possam se fortalecer para enfrentar suas dificuldades, seus conflitos e seu cotidiano. Nesse sentido, ns temos de combater tudo que for fonte de sofrimento psicolgico nas relaes sociais. Veja O preconceito contra o homossexualismo est diminuindo? Ana Na histria da humanidade houve momentos em que a homossexualidade no foi sequer vista como problema. Houve perodos nos quais os meninos eram treinados para a vida sexual com outros homens. E h outros momentos, como o nazismo, em que se tratou o homossexualismo como uma doena que precisava ser exterminada. Assim como os judeus, os gays foram marcados e colocados em campos de concentrao. Normalmente, as pessoas se referem ao nazismo como se ele tivesse perseguido apenas os judeus. No se pode esquecer da perseguio aos homossexuais. Hoje, as coisas esto muito melhores. Avanamos porque estamos caminhando na direo de respeito e aceitao maiores das escolhas do outro. O dilogo tambm maior. Hoje se fala mais abertamente sobre o assunto. As pessoas podem at dizer que no acham o homossexualismo muito legal, elas tm o direito

40

de ter essa opinio. O direito que elas no tm de transformar a diferena entre as pessoas em fonte de preconceito. Veja O primeiro passo para o homossexual viver melhor assumir

publicamente

sua

identidade

sexual?

Ana Eu diria que sim. Mas no adianta assumir e querer que o resto se dane. Isso no sinal de sade. O sinal de sade seria compreender por que se sofre. No adianta o homossexual pensar que a sociedade inteira est errada e ele est certo. Ele tem de compreender que h uma moral estabelecida. Que essa moral tem influncia histrica de idias religiosas que dizem que a homossexualidade algo errado. No dizendo que a moral vigente absurda que se vai resolver a questo. O homossexual tem de compreender que sua escolha de confronto com a moral da sociedade num determinado momento e vai precisar se esforar para se fazer aceito com sua orientao sexual. O "sair do armrio" uma estratgia de luta pela igualdade e pelo respeito. Se for entendido assim, muito bom sair do armrio. Veja Qual seria

o modo mais indicado de sair do armrio?

Ana O caminho certo, se possvel dizer que h um caminho certo nessa histria, compreender que todos ns produzimos aquilo que temos em nossa cultura. No h nada que exista em nosso meio que no tenha sido produzido por ns. A humanidade criou o conceito de que a normalidade a heterossexualidade. Mas, no processo cultural, o homem desenvolveu outras formas de amor e sexualidade. A homossexualidade tambm um produto da humanidade e jamais pode ser entendida como aberrao. Eu no nego que possa haver fatores orgnicos e biolgicos envolvidos no homossexualismo. S no acredito que as causas sejam s biolgicas. Sem dvida, uma construo coletiva que veio responder s necessidades da humanidade. Para mim, um dado de minha cultura. Veja Se o homossexualismo um dado cultural, por que a dificuldade da

maioria

em

aceit-lo?

Ana No questo de aceitar ou no. O homossexualismo existe e est a. H pessoas que so felizes ao fazer essa escolha. Para ficar mais claro, vou usar o

41

exemplo da violncia. A violncia tomada nas anlises sociais como se fosse algo estranho a todos ns. Como se tivesse vindo no se sabe de onde. Ora, ns a produzimos. Temos de compreender o que fizemos para ter a violncia. A comparao ruim, de certa forma, porque todos ns sabemos que a violncia ruim e temos de reduzi-la. A homossexualidade no. Algumas pessoas acham que temos de extingui-la, outros acham que qualquer forma de amor vale a pena. Veja Diante das dificuldades sociais que enfrenta, no mais difcil para

homossexual

ser

feliz

do

que

para

heterossexual?

Ana Em termos de probabilidade, sim. lutar contra a mar. A moral dominante no aceita a homossexualidade. Aceita o machismo, no entanto. As relaes amorosas so complicadas em nossa cultura. Tentamos combater o machismo porque as mulheres eram propriedade dos homens e essa relao de amor, na qual um dono do outro, absolutamente ruim. Impede a construo de uma relao na qual as duas partes tenham ganhos. Veja

Existe alguma conduta indicada por psiclogos para os lidarem melhor com sua famlia, e vice-versa?

homossexuais

Ana A famlia tem sempre de buscar respeito e dilogo, tentar preservar o afeto. Eu sei que muito difcil. O indicado que a famlia perceba que seu filho ou filha homossexual no criou alma nova por causa da orientao sexual. Trata-se daquele filho que cresceu ali, que fez coisas erradas e certas na vida. Era levado ou quieto demais, no importa. Foi amado com todas as suas caractersticas e isso precisa continuar. A famlia tem uma nova informao sobre ele, mas no um novo filho. Por outro lado, temos de reconhecer que a moral dominante est no olhar do vizinho, no cotidiano. Ento, a famlia tambm precisa ser compreendida. O filho no pode querer que, de repente, o pai passe a aceitar e achar bonitinha sua condio de homossexual. Juntos, todos tm de procurar a compreenso. Veja comum os pais se sentirem culpados pelo homossexualismo do

filho.

Eles

so

realmente

responsveis?

Ana Quando est inconformada, a famlia tende a se culpar e buscar razes que

42

tenham levado o filho a se tornar homossexual. Os pais jogam a culpa um no outro ou sofrem por acreditar que tm responsabilidade. Onde erramos? Talvez ningum tenha cometido erro algum. Os pais no so obrigados a aceitar as escolhas dos filhos. Compreender muito diferente de aceitar. A famlia espera que o filho continue a obra do pai e, no entanto, a maioria faz exatamente o oposto. Isso causa tristeza, mas no impede os pais de conviver com os filhos. bom nunca falar em culpa. Culpa existe quando algum obriga outra pessoa a fazer o que no quer. Veja At que ponto a discriminao afeta o relacionamento amoroso

entre

homossexuais?

Ana Muitos homossexuais optam por no tornar pblicos seus relacionamentos. um problema, pois a vida pode se tornar mais difcil e sofrida. Esconder-se no significa estar protegido, pois se est sempre sujeito ao preconceito indireto. O homossexual ouve comentrios desrespeitosos, no em relao a ele em particular, mas a sua identidade sexual de maneira geral. Como tenta manter a farsa, encontra cada vez maior dificuldade em ser autntico nas relaes sociais. Em alguns lugares ele se assume, em outros no. Vive em dois mundos separados e o risco de esses mundos se encontrarem uma fonte permanente de sofrimento e tenso. Veja Como o homossexualismo afeta as relaes de trabalho? Ana Quem esconde a identidade sexual acaba numa espcie de mundo subterrneo que no contribui para seu avano profissional. Por exemplo, quando o diretor da escola descobre que o professor gay e o demite. O professor, por ter optado por no tornar pblica sua opo sexual, deixa de reagir, de denunciar. Torna-se, portanto, cmplice do preconceito, ao mesmo tempo que vtima. Com isso a sociedade perde a oportunidade de melhorar, pois ela s avana medida que enfrenta, debate e resolve os problemas. A questo no interessa apenas aos homossexuais. um assunto que diz respeito a nossas relaes sociais e, portanto, interessa a todos ns.

43

(Revista Isto, edio 1857 18/05/2000) Pesquisa Censo Gay Isto divulga com exclusividade o primeiro mapeamento que revela o estilo e vida dos homossexuais Felipe Gil O Brasil est prestes a se deparar com um novo censo. No se trata da tradicional pesquisa do IBGE, mas do maior mapeamento de gays, lsbicas, bissexuais e transgneros j realizado no Pas. Entre os meses de setembro e dezembro de 2004, o site GLS Planet e a Jump, empresa especializada em pesquisas de mercado, lanaram pela internet 62 questes sobre o estilo de vida de 5.180 pessoas, que se mantiveram annimas. O levantamento corrobora antigas suposies, como a idia de que os casais homossexuais tm renda maior do que o resto da populao, mas tambm traz surpresas, como o fato de apenas metade dos entrevistados j ter se sentido discriminada. Segundo Snia Alves, 40 anos, que criou o site GLS Planet com a parceira Anna Braga, 45, a rede foi escolhida como o canal do estudo por seu carter discreto. difcil o gay se identificar para uma pesquisa. Espalhamos links para o censo em vrios blogs e a internet se mostrou a melhor maneira de atingir o nosso alvo, diz Snia. Seguindo o padro da Associao Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), que determina as classes sociais a partir de bens de consumo, a pesquisa chegou concluso de que 36% pertencem classe A, 48% B e 16% C. O fato de a internet ter sido utilizada como o meio de resposta eleva o nmero de ricos, bem como o grau de escolaridade: 57% completaram o ensino superior. Sair do armrio tambm depende da classe social. Na A, 68% assumem sua orientao sexual. J na C, o ndice sobe para 74%. Embora a parcela de gays que declararam ter sofrido algum tipo de discriminao tenha sido de 55%, o resultado foi uma

44

surpresa positiva. Achei que este nmero ficaria entre 80% e 90%, revela Virgnia Rowlands, 39 anos, diretora da Jump e responsvel pela anlise dos dados. Entre os discriminados, oito em cada dez foram vtimas de piadas. O assustador que 42% deles foram alvo de chacotas vindas de conhecidos. A relao com a famlia tambm difcil. Dos discriminados por parentes, 15% sofreram com surras e 39% foram obrigados a fazer terapia. Na hora de assumir sua condio, os gays elegem a famlia apenas como terceira opo. Antes vm os amigos e os chefes no trabalho. Outro aspecto acentuado foi a importncia dada pelos gays aos direitos civis. Para Virgnia, ficou muito claro que os homossexuais no querem mais ser cidados de segunda classe. Eles cumprem seus deveres e querem ter o direito de fazer planos de sade em conjunto, unir os bens do casal e receber penso por morte. Os dois primeiros foram considerados muito importantes para 80% dos entrevistados e a penso por morte, para 73%. Os resultados completos estaro disponveis no site www. censogls.com.br a partir na sexta-feira 20. Snia acredita que, com eles, os grupos ativistas podero focar melhor suas aes. Um exemplo trabalhar a aceitao do gay na prpria famlia, diz. Ela adianta que um novo censo, ainda mais amplo, j est sendo preparado e ter incio em agosto. Outro brao do levantamento ser a elaborao de pesquisas de mercado encomendadas para setores especficos, como o turismo, por exemplo. De olho na parada: a nona edio da Parada do Orgulho GLBT (gays, lsbicas, bissexuais e transgneros) de So Paulo ser no domingo 29. Em 2004, o evento reuniu 1,5 milho de pessoas e movimentou R$ 100 milhes. Este ano, esperado um pblico de dois milhes. A festa j superou, em nmero de participantes, outras tradicionais, como a de San Francisco (EUA) e a de Berlim (Alemanha). Em 26 de junho ser a vez da dcima parada do Rio de Janeiro

45

Dissertao de mestrado UNIVERSIDADE DE BRASLIA Faculdade de Economia, Administrao, Contabilidade e Cincias da Informao e Documentao FACE. Professor Orientador: Dr. Marcus Vinicius Soares Siqueira. O GAY NO AMBIENTE DE TRABALHO: ANLISE DOS EFEITOS DE SER GAY NAS ORGANIZAES CONTEMPORNEAS. Renata Costa Ferreira Braslia, junho de 2007 CONCLUSO Em termos gerais, a definio do que ser gay traz consigo as dificuldades que o grupo heterossexual no vivencia e com as quais no convive. O gay visto como diferente e anormal, as limitaes no comportamento, a pouca aceitao social, os conflitos internos por eles vivenciados, a violncia, a discriminao e o preconceito a que esto submetidos so apenas alguns de muitos aspectos ligados ao fato de ser gay. Viver a homossexualidade tambm conviver com experincias que abrangem aspectos sociais que se misturam e refletem impactos para o indivduo em qualquer instncia de relacionamento e convvio interpessoal que possui o indivduo gay constantemente sofre limitaes de comportamento e atitudes; tem seus direitos transgredidos; violentado verbal e fisicamente; vive em constante gerenciamento da identidade homossexual (seja para adequar-se ao ambiente hostil, seja para manter segredo da orientao sexual); e tambm, em algumas situaes, nega a prpria homossexualidade por meio de atitudes e comportamentos caractersticos de pessoas heterossexuais, por medo ou para evitar sanes e comportamentos homofbicos. Embora se perceba que a maioria das pessoas que compem o extenso grupo dos homossexuais j viveu algum tipo de experincia nesse sentido, a generalizao

46

no pode ser feita, vez que as circunstncias e conjunturas da vida, as caractersticas acessrias que delineiam o ambiente social ao qual o indivduo gay pertence, bem como a sua prpria identidade de auto-aceitao determinam o tipo de experincia por eles vivida. Seguindo essa linha de raciocnio, tem-se a classificao dos indivduos gays sob as duas ticas do armrio: coming out e in closeted. No sentido mais restrito de anlise, o que define estar dentro ou fora do armrio basicamente o contexto de insero social ao qual o indivduo gay pertence ambiente mais propcio e aberto s diferenas constantemente delineiam situaes e caractersticas que impulsionam o processo de sada do armrio; enquanto que, ambientes mais inflexveis e rgidos, no-abertos aceitao do diverso, tendem a limitar o indivduo gay ao espao do armrio. Sair do armrio como processo de revelao da orientao sexual raramente visto e avaliado como situao no esttica, de alteraes de variveis ambiente de insero, pessoas envolvidas, fase da vida e outras mais. Costumeiramente, v-se tal processo como recorte da vida do indivduo gay, com a delimitao do incio, meio e fim, o que, na verdade, ressalta-se tratar de equvoco. Acreditar que esse processo no contnuo e ininterrupto constitui erro de percepo e, ao contrrio do que se pensa, a sada do armrio circunstancial e depende de diversos fatores, entre eles a situao em que o indivduo gay se encontra no momento da revelao da orientao sexual, o tipo de ambiente a qual pertence e as pessoas envolvidas. Quanto anlise dos possveis impactos de se assumir como gay, pode-se afirmar que embora seja factvel, nem sempre esta avaliao ocorre mais uma vez o contexto social determina o tipo de atuao do indivduo gay quando da deciso de assumir-se. O que se percebe que a revelao da orientao sexual no ambiente de trabalho ocorre, na maioria das vezes, quando h espao para isso, quando h respeito e aceitao de colegas e supervisores, quando o ambiente aberto diversidade e contribui, de alguma maneira, para no haver mudanas negativas de relacionamento interpessoal, bem como restries de oportunidades no que se refere ascenso de carreira e crescimento profissional. Neste ponto, destaca-se o tipo de emprego que a maior parte dos assumidos (do grupo dos entrevistados) possui

47

emprego obtido por meio de concurso pblico, de relativa estabilidade que, por sua vez, os excluem do grupo de empregados submissos arbitragem dos empregadores. Por outro lado, permanecer no armrio consiste em gerenciar a vida pessoal e profissional de modo a evitar que pessoas do convvio social descubram a orientao sexual que possuem, o que no implica em dizer que absolutamente ningum da rede de relacionamento interpessoal tenha conhecimento de sua homossexualidade.Destaca-se que permanecer no armrio leva os indivduos gays a se restringirem a um comportamento muitas vezes reprimido e pouco visvel com vistas a se adequar ao ambiente hostil que os rodeia. Conforme exposto na anlise dos resultados, o que contribui para a manuteno do segredo acreditar que, uma vez revelada a orientao sexual, tornar-se-o foco de piadas, chacotas, brincadeiras que, por sua vez, impactaro nas relaes sociais de trabalho hoje consideradas relativamente estveis e respeitosas. Alm disso, acredita-se que oportunidades lhes sero tiradas no que se refere ao crescimento e ascenso profissional, motivo pelo qual muitos deles buscam primeiramente a realizao profissional (estabilidade financeira e empregatcia) para depois pensarem em assumir-se como gays em seus respectivos ambientes de trabalho. Quanto s relaes sociais no ambiente de trabalho, pode-se afirmar que o relacionamento com os colegas e supervisores de trabalho no sofreu mudanas substanciais em decorrncia da sada do armrio. Pelo contrrio, constata-se que as mudanas foram vistas como positivas em muitos casos, vez que as pessoas envolvidas se sentiram mais parceiras, dignas de confiana e os laos de amizade se fortificaram. Dentre as justificativas para no haver mudanas de natureza negativa, pode-se citar o ambiente de trabalho considerado aberto s diferenas, bem como o tipo de vnculo empregatcio que possuam (emprego obtido por meio de concurso pblico e de relativa estabilidade que lida diretamente com questes ligadas diversidade). J em relao queles que se encontram no armrio, caso houvesse opo pela sada do armrio em momento futuro, fica a percepo de que tambm no

48

haveria de ter mudanas de carter negativo no relacionamento com os colegas e supervisores de trabalho. Para tanto, tm-se como justificativas determinantes para no se pensar em mudanas nesse sentido o porte da empresa e o relacionamento interpessoal direcionado somente para assuntos de trabalho. Em se tratando de relaes sociais no trabalho, discutiu-se a respeito da receptividade dos colegas em trabalharem ao lado de um indivduo gay, e pode-se afirmar que tal recepo seria favorvel, no haveria reao contrria dos colegas em trabalhar ao lado, partilhar rotinas e conviver normalmente, estando tal reao ligada ao nvel de escolaridade dos envolvidos, isto , aqueles mais esclarecidos no haveriam de criticar, mas os menos informados poderiam demonstrar resistncia e inflexibilidade a este respeito. Com relao carreira, referindo-se exclusivamente aos resultados desta pesquisa, pode-se afirmar que a escolha da profisso em grande parte dos casos em nada se relaciona com a orientao sexual. A deciso de qual carreira seguir diz respeito a outros aspectos ligados vida pessoal (gostos, afinidades, indicao familiar), mas no necessariamente orientao sexual. Pode-se, no entanto, associar a escolha da profisso com a orientao sexual de forma indireta medida que a situao de excluso e represso vivenciada por grande parte do grupo homossexual reflete a necessidade interna de modificar essa situao, e dessa maneira, o gay vislumbra em sua profisso a forma de se livrar, de se defender, de conhecer os seus direitos e o processo histrico que o leva conjuntura atual. Assim, opta por especializar-se na rea pertinente a assuntos sociais que o torne mais consciente de sua realidade e, tambm, agente de transformao do meio. Outro caso que justificaria a escolha da profisso associada orientao sexual, tambm de forma indireta, seria o fato de esse grupo ver a carreira estvel proporcionada pelo emprego pblico como a melhor forma de garantir a empregabilidade, sem riscos de demisso, ou pelo menos, com riscos reduzidos. Dessa forma, a relao escolha da profisso e orientao sexual se constitui na argumentao de que o ambiente de trabalho ainda bastante preconceituoso limita a atuao dos homossexuais e, muitas vezes, impede a manuteno do emprego ou o

49

crescimento profissional desse grupo, fato este que os leva a buscar acesso ao emprego via concurso pblico. Quanto ao crescimento profissional e as possveis barreiras encontradas no ambiente de trabalho, pode-se afirmar que as barreiras existem de forma velada e declarada e, mesmo que no constituam experincias vividas por este grupo sob estudo, certo que os homossexuais vivenciam situaes de trabalho em que h ameaas de perda de emprego, perda de funo, assdio moral e outras que podem ser caracterizadas como barreiras ao crescimento profissional, ou ainda, prpria manuteno do emprego. Ao que se refere ao preconceito, discriminao e homofobia, as atitudes e comportamentos internos ao ambiente de trabalho demonstram discriminao sob diversas formas e muitas vezes, de maneira velada e discreta. O preconceito contra os homossexuais no trabalho pode ser percebido sob diversas aes de gesto organizacional que levam o indivduo gay demisso, a ser vtima de sanes e punies no decorrentes de mau comportamento ou desempenho ruim, retaliao de oportunidades, excluso social dentro da empresa. Isso, embora no tenha sido experincia de vida do grupo entrevistado, foi enfaticamente ressaltado como situaes freqentes em diversos ambientes de trabalho que compem o mercado de empregos, havendo uma ou outra exceo que exime o homossexual de viver tais situaes, estando essa exceo relacionada ao tipo de empresa em que se trabalha, ao tipo de vnculo empregatcio, e principalmente, ao ambiente de insero do empregado gay. As experincias negativas vivenciadas no ambiente de trabalho dizem respeito principalmente s brincadeiras e piadas relacionadas a homossexuais que nem sempre tm a inteno de agredir ou ofender, mas que, no entanto, demonstram a no-aceitao dos colegas. Alm disso, pode-se ressaltar os comentrios sobre ser gay, comentrios esses mais direcionados para os gays afeminados que no conseguem esconder a condio de homossexuais. Quanto s pessoas que mais comentam, so aquelas que tambm tm outros tipos de queixas em relao ao trabalho, pessoas ressentidas que falam no somente sobre a sexualidade do colega, mas tambm sobre o chefe, o subordinado e outros. Ressalta-se, por ltimo, que

50

esses comentrios tambm so vistos como normais em algumas situaes, por expressarem caractersticas do ser humano (neste caso, a homossexualidade tida como mais um aspecto que compe o indivduo) e por assim ser, no h malcia, maldade ou preconceito declarado. Quanto aos motivos que levam a discriminao no ambiente de trabalho, pode-se afirmar que tm origem no prprio contexto social de insero do indivduo. Percebe-se que o local de trabalho reflete o preconceito encontrado na sociedade e que tal preconceito fundamenta-se na educao familiar, em questes religiosas, em pensamentos sociais dominantes e tambm no prprio comportamento do homossexual. Alm desses aspectos, a conduta do indivduo gay de calar-se diante de atitudes homofbicas e preconceituosas tambm vista como facilitadora para ocorrncia de mais discriminao no trabalho, vez que o empregado gay, vtima de preconceito, deixa de ser agente transformador do ambiente. Quando s medidas a serem implementadas com vistas a reduzir o preconceito contra os homossexuais, conclui-se que dar visibilidade homossexualidade existente no ambiente de trabalho deveria ser a primeira medida a ser adotada. Acredita-se no efeito multiplicador do debate, da discusso, do apoio do grupo homossexual e da luta social desempenhada por esse grupo como forma de contribuir para a conscientizao de pessoas quanto existncia de homossexuais nos diversos meios sociais (inclusive no trabalho). Associado a isso, sugere-se um trabalho de orientao por meio de polticas pblicas (nvel social) e de empresas (nvel organizacional) com vistas a reeducar a sociedade, esclarecer dvidas e desmistificar esteretipos criados e institucionalizados em torno dos homossexuais. Alm dessas medidas, a punio e a qualificao do crime (medidas judiciais que penalizem pessoas preconceituosas e homofbicas) teriam alcance social histrico, tal como o vivido pelos negros e mulheres em tempos passados. Tratando-se especificamente de polticas de empresas direcionadas para a conscientizao e educao dos funcionrios, possvel elencar empresas brasileiras que adotam polticas de empresas com foco na diversidade, mas, no entanto, a diversidade relacionada orientao sexual ainda est aqum do desejado. Embora sejam vistas como propostas educativas, esclarecedoras e que tendem a melhorar o

51

ambiente e a gerenciar a homofobia, tais aes exigem recursos financeiros e tempo para trazerem resultados e, por isso, muitas vezes, costumam ser deixadas de lado. Ainda assim, cabe s empresas usarem de seu papel disseminador e social como tentativa de propor cada vez mais a aceitao do diverso, de dar acesso informao e de se preocuparem com o bem-estar de todos os seus empregados, independente de suas diferenas. Acredita-se que, mais do que melhorar as relaes sociais no trabalho, essas polticas constituem medidas de respeito moral e social que acabam melhorando a imagem da empresa junto sociedade questo da responsabilidade social que em momentos de grande competio, tornam-se bem vistas perante seu pblico. Finalmente, encerra-se essa discusso atendo-se luta social desempenhada pelo movimento homossexual na busca por igualdade de direitos civis. A este respeito, percebe-se que os homossexuais, como principais interessados, so os que efetivamente reivindicam melhorias e solues para os problemas decorrentes da insuficincia de leis que assegurem seus direitos. Alm disso, constata-se o desinteresse e falta de apoio de agentes polticos na legitimao da condio de igualdade entre homossexuais e heterossexuais no que se refere aos direitos civis e, conseqentemente, trabalhistas. As justificativas que norteiam tal desinteresse podem ser fundamentadas na repercusso social que a aprovao dessas leis causariam no contexto social, na comoo contrria de instituies patriarcais em banir e desarticular a possvel aprovao de leis nesse sentido. Ainda a este respeito, destaca-se a herana, a adoo, a insero do companheiro como beneficirio do plano de sade como algumas das muitas reivindicaes desse grupo que, mesmo com a possvel legalizao e legitimao de seus direitos, v a vivncia desses benefcios, na prtica, condicionada mudana social de comportamento da sociedade, vez que nem sempre a lei brasileira respeitada e se faz valer. Por isso, fala-se da importncia do engajamento do indivduo gay nessa luta social desempenhada pelo movimento homossexual. Estar ou no engajado socialmente diz respeito, principalmente, disponibilidade de tempo do indivduo e ao fato de ele estar (ou no) fora do armrio. No primeiro caso, a vida atribulada e preenchida por compromissos nem

52

sempre viabiliza engajamento participativo e assduo; enquanto que, no segundo caso, a visibilidade desencadeada pelo ativismo exige a sada do armrio, fato este que impede aqueles que esto no armrio de associarem-se s entidades e organizaes voltadas para a luta social dos homossexuais acredita-se que enquanto no se opta pelo coming out, no h opo de escolha quanto ao engajamento. Cabe ressaltar outra viso de engajamento dada pelos gays: o engajamento relativo e individual. Esse tipo de atuao refere-se ao trabalho desempenhado por cada indivduo gay dentro do seu ambiente de insero (trabalho, famlia, escola), com o objetivo de eliminar a homofobia, esclarecer dvidas e criar condies de aceitao social. Embora no exista vnculo formal com nenhum grupo, h militncia e ativismo no ambiente de insero representado pelo trabalho mais intelecto, publicaes e estudos voltados para o pblico gay, simpatizantes e at mesmo para amigos e familiares. Dessa maneira, conclui-se que os efeitos de ser gay nas organizaes dizem respeito a todas as questes acima mencionadas, seja de forma direta ou indireta. De maneira sinttica, verifica-se que o ambiente de insero do gay bastante complexo em virtude de ainda se perceber atitudes homofbicas e preconceituosas, de ainda se perceber a averso aceitao e ao apoio aos homossexuais, seja no ambiente maior (sociedade), seja no ambiente mais restrito (o de trabalho). claro que alguns avanos j so identificados, mas a realidade est longe do desejvel e esperado por esse grupo social. Comportamento Sair do armrio prejudica a carreira? Gays deixam de assumir sua homossexualidade no trabalho por medo de perder o emprego, aponta estudo da UnB Com o passar dos anos, parece que o mundo vai se acostumando com a idia de que alguns homens e mulheres gostam de pessoas do mesmo sexo. Os homossexuais so mais bem aceitos hoje do que h 20 anos, mas, ainda assim, eles tm receio em revelar sua opo sexual no ambiente de trabalho por medo de perder o emprego. Essa uma das concluses da dissertao de mestrado O gay no ambiente de trabalho: Anlise do efeito de ser gay nas organizaes contemporneas, defendida

53

em junho de 2007, no programa de ps-graduao em Administrao da Universidade de Braslia (UnB). "O que contribui para que eles mantenham o segredo acreditar que, uma vez revelada a orientao sexual, eles se tornaro motivo de piadas e brincadeiras. Para eles, essa situao afeta as relaes sociais de trabalho, que consideram relativamente estveis e respeitosas", diz a administradora Renata Costa Ferreira, autora da pesquisa. Por outro lado, os gays ressaltam que levam vantagem sobre empregados heterossexuais quando o assunto a dedicao. "Eles lembram que no precisam dividir a vida entre o trabalho e a famlia. Por isso, tm mais tempo para investir na prpria formao", afirma. Todos os colaboradores entrevistados por Renata tinham boa capacitao para os cargos que ocupavam - seis deles ostentavam uma ps-graduao no currculo e um cursava o mestrado poca das entrevistas. O estudo, orientado pelo professor Marcus Vincius Soares Siqueira, contou com a participao de 15 profissionais de empresas privadas e pblicas (todos homens, para evitar a abordagem de gnero). A maioria deles tinha preferncia por empregos pblicos. Alguns dos entrevistados acreditam haver sido demitidos de outros empregos depois que seus chefes descobriram a identidade homossexual. Renata sugere que, por causa disso, 11 dos 15 participantes da pesquisa ocupam cargos pblicos, de onde dificilmente sero demitidos por implicncia dos patres. "Eles se sentem mais confortveis para falar de suas vidas pessoais no trabalho depois que conseguem estabilidade", acrescenta a pesquisadora. No caso das empresas privadas, a deciso de "sair do armrio" depende da posio em que o gay se encontra na companhia. Quanto mais estabilidade ele tem, mais seguro se sente para falar sobre sua vida pessoal no ambiente de trabalho. O mesmo acontece, de acordo com Renata, com o gay dentro de sua prpria famlia. Como alguns pais ameaam colocar os filhos para fora de casa, os homossexuais s se sentem seguros para assumir sua condio depois que tm condies de se sustentar. CONFIANA - Apesar do receio, aqueles gays que decidiram sair do armrio no trabalho relatam que seu relacionamento com os colegas e supervisores no piorou. Ao contrrio. Alguns deles afirmam que o comportamento dos companheiros de empresa at melhorou, pois eles se sentiram mais parceiros e dignos de confiana. Isso s fortaleceu os laos de amizade. Renata sugere que as empresas podem ajudar no processo de socializao dos gays com "polticas direcionadas para a conscientizao e educao dos funcionrios". A pesquisadora diz que j h empresas brasileiras que adotam polticas com foco na diversidade, mas recomenda que elas tambm tratem da orientao sexual. CONTATO Pesquisadora Renata Costa Ferreira

54

Revista A Capa edio 07 06/10/2007 Corporativismo cor-de-rosa

55

56

57

You might also like