You are on page 1of 4

LECTIO DIVINA Baptismo do Senhor - Ano C

TEXTO BBLICO: Lucas 3, 15-16.21-22 (cf. Mt. 3, 13-17; Mc. 1,9-11)

15 Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus coraes se Joo no seria o Messias. 16 Joo tomou a palavra e disse-lhes: Eu baptizo-vos com gua, mas vai chegar quem mais forte do que eu, do qual no sou digno de desatar as correias das sandlias. Ele baptizar-vos- com o Esprito Santo e com o fogo. () 21 Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus tambm foi baptizado; e, enquanto orava, o cu abriu-se 22 e o Esprito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do cu fez-se ouvir uma voz: Tu s o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacncia (cf. Sal2,7).

1 LEITURA: O que diz o texto? Indicaes para a leitura

Embora de modo diverso, o Baptismo de Jesus no Jordo recordado e posto em evidncia por todos os Evangelistas (Mt 3, 13-17, Mc 1,9-11 e Lc 3,21-22). Com efeito, fazia parte da pregao apostlica, uma vez que constitua o ponto de partida de toda a srie dos acontecimentos e das palavras de que os Apstolos deviam dar testemunho (cf. Act 1, 21-22; 10, 37-41). A comunidade apostlica considerava-o muito importante, no somente porque naquela circunstncia, pela primeira vez na histria, houve a manifestao do mistrio trinitrio de maneira clara e completa, mas tambm porque a partir daquele acontecimento teve incio o ministrio pblico de Jesus pelos caminhos da Palestina.

Pode chamar um pouco nossa ateno o facto de o que o Senhor seja baptizado com um baptismo de purificao como era o que Joo realizava. Chama-nos a ateno, porm totalmente real. Mais uma vez neste domingo, para fechar o tempo do Natal, se percebe a solidariedade de Deus com o homem, com a humanidade pecadora a tal ponto que Jesus, que Deus e no tem pecado, se coloca no lugar dos pecadores, na fila dos pecadores para mostrar-nos o quanto est prximo de ns e que compromisso assume connosco e nossa histria... A que gnero literrio pertence este relato? Trata-se de uma teofana (teo = Deus; fania = manifestao): h uma clara manifestao de Jesus como Deus, como o Filho querido e predilecto do Pai. Os cus que se abrem, a pomba, a voz que vem do cu... todos sinais de que o relato uma teofania, uma manifestao do poder e da centralidade de Deus. Assim devemos v-los e abord-los... Jesus no necessita de purificao baptismal porque verdadeiramente Deus e no tem pecado. Porm, como uma consequncia a mais do mistrio da encarnao, submete-Se tambm a este baptismo onde o que sucede, como dizem e recordam muitos autores de espiritualidade, no so as guas as que santificam Jesus, mas sim o inverso, Jesus quem santifica as guas que so derramadas sobre Ele. importante recordar que a palavra baptismo vem de uma raiz grega que significa imerso ou submergir-se. O baptismo cristo uma imerso, um submergir-se em Cristo e em sua graa como lugar de salvao. Perguntas para leitura:

O que disse Joo, ao ser comparado com Jesus? Desatar a correia da sandlia. No de um simples gesto de humildade que se trata. A sandlia levanos para o campo do direito de posse e tambm do direito matrimonial. Basta ler o Livro do Deuteronmio 25,5-9 sobre a Lei do Levirato e o Livro de Rute 4,710 acerca do casamento de Booz com Rute. Joo Baptista no o noivo, o esposo. Mas indica-o. Ei-lo que est a chegar! O esposo Cristo. E a esposa do esposo. A hora de alegria, de amor, de frutos de alegria e de amor!

Com o que que Joo baptiza? O que outorga o baptismo de Jesus?

Onde Joo pregava? Muita ou pouca gente assistia sua pregao? O que os homens e mulheres precisavam fazer antes de serem baptizados por Joo? Onde Jesus estava? Para onde se dirigia? Onde Jesus baptizado por Joo? O que acontece quando Jesus sai da gua? O que se escuta quando Jesus sai das guas?

2 MEDITAO: O que o texto me diz? O que o texto nos diz? Perguntas para meditao Estou consciente da grandeza de Jesus, diante da pequenez de minha vida? Posso dizer com Joo: nem sequer mereo ser seu escravo? Que implicao tem a simbologia da gua em minha vida? Pureza, limpeza, vida, nova vida, fora que arrasta e tira o mal? Tenho presente que fui baptizado por Jesus no Esprito Santo quando recebi o Sacramento do Baptismo? Que lugar ocupa o Esprito Santo na minha vida espiritual? Tento converter-me de corao? s capaz de ver mais alm das aparncias e descobrir nos sinais da vida, a pomba, a abertura do cu, a pregao do Pai por seu Filho Jesus Cristo? Escuto a voz de Deus que confirma a um Jesus Messias, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que vem salvar-me? O Baptismo de Jesus no Jordo constitui a antecipao do seu baptismo de sangue na Cruz, e tambm o smbolo de toda a actividade sacramental com que o Redentor realizar a salvao da humanidade. Eis por que motivo a tradio patrstica dedicou muito interesse por esta festa, que a mais antiga depois da Pscoa.

Existe uma estreita relao entre o Baptismo de Cristo e o nosso Baptismo. No


Jordo os cus abriram-se (cf. Lc 3, 21) para indicar que o Salvador nos descerrou o caminho da salvao e ns podemos percorr-lo precisamente graas ao novo nascimento "da gua e do Esprito" (Jo 3, 5) que se realiza no Baptismo. Nele ns somos inseridos no Corpo mstico de Cristo, que a Igreja, morremos e ressuscitamos com Ele e revestimo-nos dele (cf. 1 Cor 12, 13; Rm 6, 3-5; Gl 3, 27). (Bento XV, Angelus, 7 de Janeiro de 2007)

3 ORAO: O que digo a Deus? O que dizemos a Deus? Eis, queridos irmos, o mistrio do Baptismo: Deus quis salvar-nos indo ele mesmo at ao fundo do abismo da morte, porque cada homem, mesmo quem caiu to em baixo que j no v o cu, possa encontrar a mo de Deus qual se agarrar e subir das trevas para ver de novo a luz para a qual ele feito. Todos sentimos, todos percebemos interiormente que a nossa existncia um desejo de vida que invoca uma plenitude, uma salvao. Esta plenitude de vida -nos dada no Baptismo. Bento XVI, 13 de Janeiro de 2008 4 CONTEMPLAO: Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem? . Repitamos serenamente esta frase e faamos um momento de silncio aps a leitura: Tu s o meu Filho querido e me ds muita alegria. 5 ACO: Com o que me comprometo? Com o que nos comprometemos? Proposta pessoal: Memorizar a dada do prprio baptismo e record-la sempre com profunda aco de graas. No deixar de celebr-la no dia correspondente, recordando que o dia do nascimento a vida nova dos Filhos de Deus.
O compromisso que brota do Baptismo consiste em "ouvir" Jesus: ou seja, em acreditar nele e em segui-lo docilmente, cumprindo a sua vontade. deste modo que cada um pode tender para a santidade, uma meta que constitui a vocao de todos os baptizados! (Bento XV, Angelus, 7 de Janeiro de 2007)

Proposta comunitria: O compromisso de preparar o Baptismo, de abrir as almas dos pais, dos parentes, dos padrinhos e das madrinhas, realidade do Baptismo, j pode e deveria ser um compromisso missionrio, que vai muito alm dos confins das pessoas j "fiis". Ao preparar o Baptismo, procuramos fazer compreender que este Sacramento insero na famlia de Deus, que Deus vive, que Ele se preocupa por ns.

You might also like