You are on page 1of 8

MPC CONCURSOS Curso Preparatrio www.facebook.

com/mpcconcursos
Portugus Material de Apoio

mpcconcursos@hotmail.com

1. Formao das Palavras

1.1 Derivao

Derivao o processo pelo qual se obtm uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra j existente, chamada primitiva. Exemplos:

Primitiva: mar. Derivadas: martimo, marinheiro, marujo Primitiva: terra. Derivadas: enterrar, terreiro, aterrar

Observamos que mar e terra no se formam de nenhuma outra palavra, mas, ao contrrio, possibilitam a formao de outras, por meio do acrscimo de um sufixo ou prefixo. Logo, mar e terra so palavras primitivas, e as demais, derivadas.

Saiba que: Para descobrirmos se um substantivo deriva de um verbo ou se ocorre o contrrio, podemos seguir a seguinte orientao: - Se o substantivo denota ao, ser palavra derivada, e o verbo palavra primitiva. - Se o nome denota algum objeto ou substncia, verifica-se o contrrio. Vamos observar os exemplos acima: compra e beijo indicam aes, logo, so palavras derivadas. O mesmo no ocorre, porm, com a palavra ncora, que um objeto. Neste caso, um substantivo primitivo que d origem ao verbo ancorar.

1.2. Composio

Composio o processo que forma palavras compostas, a partir da juno de dois ou mais radicais. Existem dois tipos:

1.2.1. Composio por Justaposio

MPC CONCURSOS Curso Preparatrio www.facebook.com/mpcconcursos mpcconcursos@hotmail.com

Ao juntarmos duas ou mais palavras ou radicais, no ocorre alterao fontica.

Exemplos:

passatempo, quinta-feira, girassol, couve-flor

Obs.: em "girassol" houve uma alterao na grafia (acrscimo de um "s") justamente para manter inalterada a sonoridade da palavra.

1.2.2. Composio por Aglutinao

Ao unirmos dois ou mais vocbulos ou radicais, ocorre supresso de um ou mais de seus elementos fonticos.

Exemplos:

embora (em boa hora) fidalgo (filho de algo - referindo-se famlia nobre) hidreltrico (hidro + eltrico) planalto (plano alto) Obs.: ao aglutinarem-se, os componentes subordinam-se a um s acento tnico, o do ltimo componente.

Prefixos

Os prefixos se colocam antes dos radicais basicamente a fim de modificar-lhes o sentido; raramente produzem mudana de classe gramatical.

PREFIXOS GREGOS

PREFIXOS LATINOS

SIGNIFICADO

EXEMPLOS

MPC CONCURSOS Curso Preparatrio www.facebook.com/mpcconcursos


a, an anti anfi des, in contra ambi privao, negao oposio, ao contrria

mpcconcursos@hotmail.com
anarquia, desigual, inativo antibitico, contraditrio

duplicidade, de um e outro lado, anfiteatro, ambivalente em torno afastamento, separao duplicidade movimento atravs movimento para dentro apogeu, abstrair disslabo, bicampeo dilogo, transmitir encfalo, ingerir, irromper

apo di dia, meta e(n)(m) endo

ab bi(s) trans i(n)(m)(r) intra

movimento para dentro, posio endovenoso, intramuscular interior movimento para fora, mudana de xodo, excntrico, estender estado posio superior, excesso eplogo, superviso, hiprbole, supradito eufemismo, benfico hemisfrio, semicrculo hipodrmico, submarino paralelo, adjacncia periferia, circunferncia catavento, derrubar sinfonia, silogeu, cmplice

e(c)(x)

e(s)(x)

epi, super, hiper

supra

eu hemi hipo para peri cata si(n)(m)

bene semi sub ad circum de cum

excelncia, perfeio, bondade diviso em duas partes posio inferior proximidade, adjuno em torno de movimento para baixo simultaneidade, companhia

Sufixos

Sufixos so elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal caracterstica a mudana de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.

Como o sufixo colocado depois do radical, a ele so incorporadas as desinncias que indicam as flexes

MPC CONCURSOS Curso Preparatrio www.facebook.com/mpcconcursos mpcconcursos@hotmail.com

das palavras variveis. Existem dois grupos de sufixos formadores de substantivos extremamente importantes para o funcionamento da lngua. So os que formam nomes de ao e os que formam nomes de agente.

Sufixos que formam nomes de ao -ada - caminhada -ana - mudana -ncia - abundncia -o - emoo -do - solido -ena - presena -ez(a) - sensatez, beleza -ismo - civismo -mento - casamento -so - compreenso -tude - amplitude -ura - formatura

Sufixos que formam nomes de agente -rio(a) -secretrio -eiro(a) - ferreiro -ista - manobrista -or - lutador -nte - feirante

Alm dos sufixos acima, tem-se: Sufixos que depositrio formam nomes de lugar,

-aria - churrascaria -rio - herbanrio -eiro - aucareiro -il - covil

-or - corredor -trio - cemitrio -trio - dormitrio

Sufixos que formam nomes indicadores de abundncia, aglomerao, coleo >-ao - ricao -ario(a) - casario, infantaria

MPC CONCURSOS Curso Preparatrio www.facebook.com/mpcconcursos


-ada - papelada -agem - folhagem -al - capinzal -ame - gentame -edo - arvoredo -eria - correria -io - mulherio -ume - negrume

mpcconcursos@hotmail.com

2. Classes gramaticais

2.1. Substantivo Substantivo a classe gramatical de palavras variveis, as quais denominam os seres. Alm de objetos, pessoas e fenmenos, os substantivos tambm nomeiam: -lugares: Alemanha, Porto Alegre... -sentimentos: raiva, amor... -estados: alegria, tristeza... -qualidades: honestidade, sinceridade... -aes: corrida, pescaria...

2.1.1. Classificao dos Substantivos

2.1.1.1. Substantivos Comuns e Prprios

Substantivo Comum: aquele que designa os seres de uma mesma espcie de forma genrica. Por exemplo: cidade, menino, homem, mulher, pas, cachorro.

Substantivo Prprio: aquele que designa os seres de uma mesma espcie de forma particular. Por exemplo: Londres, Paulinho, Pedro, Tiet, Brasil.

2.1.1.2. Substantivos Concretos e Abstratos

Substantivo Concreto: aquele que designa o ser que existe, independentemente de outros seres. Obs.: os substantivos concretos designam seres do mundo real e do mundo imaginrio. Seres do mundo real: homem, mulher, cadeira, cobra, Braslia, etc. Seres do mundo imaginrio: saci, me-d'gua, fantasma, etc. Substantivo Abstrato: aquele que designa seres que dependem de outros para se manifestar ou existir. Exemplo: beleza. A beleza no existe por si s, no pode ser observada. S podemos observar a beleza

MPC CONCURSOS Curso Preparatrio www.facebook.com/mpcconcursos mpcconcursos@hotmail.com

numa pessoa ou coisa que seja bela. A beleza depende de outro ser para se manifestar. Portanto, a palavra beleza um substantivo abstrato. Os substantivos abstratos designam estados, qualidades, aes e sentimentos dos seres, dos quais podem ser abstrados, e sem os quais no podem existir. Por exemplo: vida (estado), rapidez (qualidade), viagem (ao), saudade (sentimento).

2.1.2. Formao dos Substantivos

2.1.2.1. Substantivos Simples e Compostos

Substantivo Simples: aquele formado por um nico elemento. Exemplos: tempo, sol, sof, etc.

Substantivo Composto: aquele formado por dois ou mais elementos. Exemplos: beija-flor, passatempo.

2.1.2.2. Substantivos Primitivos e Derivados

Substantivo Primitivo: aquele que no deriva de nenhuma outra palavra da prpria lngua portuguesa. Substantivo Derivado: aquele que se origina de outra palavra.

2.1.2.3. Plural dos Substantivos Compostos

A formao do plural dos substantivos compostos depende da forma como so grafados, do tipo de palavras que formam o composto e da relao que estabelecem entre si. Aqueles que so grafados sem hfen comportam-se como os substantivos simples:

aguardente e aguardentes; girassol e girassis; pontap e pontaps; malmequer e malmequeres

O plural dos substantivos compostos cujos elementos so ligados por hfen costuma provocar muitas dvidas e discusses. Algumas orientaes so dadas a seguir:

a) Flexionam-se os dois elementos, quando formados de: substantivo + substantivo = couve-flor e couves-flores substantivo + adjetivo = amor-perfeito e amores-perfeitos adjetivo + substantivo = gentil-homem e gentis-homens numeral + substantivo = quinta-feira e quintas-feiras

b) Flexiona-se somente o segundo elemento, quando formados de:

MPC CONCURSOS Curso Preparatrio www.facebook.com/mpcconcursos


verbo + substantivo = guarda-roupa e guarda-roupas palavra invarivel + palavra varivel = alto-falante e alto-falantes palavras repetidas ou imitativas = reco-reco e reco-recos

mpcconcursos@hotmail.com

c) Flexiona-se somente o primeiro elemento, quando formados de: substantivo + preposio clara + substantivo = gua-de-colnia e guas-de-colnia substantivo + preposio oculta + substantivo = cavalo-vapor e cavalos-vapor substantivo + substantivo que funciona como determinante do primeiro, ou seja, especifica a funo ou o tipo do termo anterior.

Exemplos:

palavra-chave - palavras-chave bomba-relgio - bombas-relgio notcia-bomba - notcias-bomba homem-r - homens-r peixe-espada - peixes-espada

d) Permanecem invariveis, quando formados de: verbo + advrbio = o bota-fora e os bota-fora verbo + substantivo no plural = o saca-rolhas e os saca-rolhas

e) Casos Especiais o louva-a-deus e os louva-a-deus o bem-te-vi e os bem-te-vis o bem-me-quer e os bem-me-queres o joo-ningum e os joes-ningum.

2.2. Adjetivo Adjetivo a palavra que expressa uma qualidade ou caracterstica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.

Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que alm de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moa bondosa, pessoa bondosa.

MPC CONCURSOS Curso Preparatrio www.facebook.com/mpcconcursos mpcconcursos@hotmail.com

J com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, no acontece o mesmo; no faz sentido dizer: homem bondade, moa bondade, pessoa bondade. Bondade, portanto, no adjetivo, mas substantivo.

2.2.1. Classificao do Adjetivo

Explicativo: exprime qualidade prpria do ser. Por exemplo: neve fria. Restritivo: exprime qualidade que no prpria do ser. Por exemplo: fruta madura.

2.2.2. Formao do Adjetivo

Quanto formao, o adjetivo pode ser:

Simples - Formado por um s radical. Por exemplo: brasileiro, escuro, magro, cmico. Composto - Formado por mais de um radical. Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelocanrio. Primitivo - aquele que d origem a outros adjetivos. Por exemplo: belo, bom, feliz, puro. Derivado - aquele que deriva de substantivos ou verbos. Por exemplo: belssimo, bondoso, magrelo.

You might also like