You are on page 1of 27

Cpia no autorizada

ABR 1994

NBR 6492

Representao de projetos de arquitetura


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210-3122 Fax: (021) 220-1762/220-6436 EndereoTelegrfico: NORMATCNICA

Procedimento Origem: Projeto NB-43/1992 CB-02 - Comit Brasileiro de Construo Civil CE-02:002.34 - Comisso de Estudo de Execuo de Desenhos de Arquitetura NBR 6492 - Representation of architectural projects - Procedure Descriptors: Architectural drawing. Project Esta Norma substitui a NBR 6492/1985 Vlida a partir de 30.05.1994 Palavras-chave: Desenho de arquitetura. Projeto 27 pginas

Copyright 1994, ABNTAssociaoBrasileirade NormasTcnicas Printed in Brazil/ ImpressonoBrasil Todos os direitos reservados

SUMRIO
1 Objetivo 2 Documento complementar 3 Definies 4 Condies gerais 5 Condies especficas ANEXO - Representao grfica de arquitetura

um todo, em seus mltiplos aspectos. Pode conter informaes especficas em funo do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.
Nota: Para aprovao em rgos oficiais, esta planta deve conter informaes completas sobre localizao do terreno.

3.2 Planta de locao (ou implantao) Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, alm do projeto de arquitetura, as informaes necessrias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidrulica, eltrica e de drenagem, entre outros.
Nota: A locao das edificaes, assim como a das eventuais construes complementares so indicadas nesta planta.

1 Objetivo
1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para representao grfica de projetos de arquitetura, visando sua boa compreenso. 1.2 Esta Norma no abrange critrios de projeto, que so objeto de outras normas ou de legislao especficas de municpios ou estados.

3.3 Planta de edificao Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referncia. A altura desse plano pode ser varivel para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessrios.
Nota: As plantas de edificao podem ser do trreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sto, cobertura, entre outros.

2 Documento complementar
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: NBR 10068 - Folha de desenho - Leiaute e dimenses - Padronizao

3 Definies
Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies de 3.1 a 3.14. 3.1 Planta de situao Planta que compreende o partido arquitetnico como

3.4 Corte Plano secante vertical que divide a edificao em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.
Nota: O corte, ou cortes, deve ser disposto de forma que o

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

desenho mostre o mximo possvel de detalhes construtivos. Pode haver deslocamentos do plano secante onde necessrio, devendo ser assinalados, de maneira precisa, o seu incio e final. Nos cortes transversais, podem ser marcados os cortes longitudinais e vice-versa.

3.14 Oramento Avaliao dos custos dos servios, materiais, mo-deobra e taxas relativas obra.

3.5 Fachada Representao grfica de planos externos da edificao. Os cortes transversais e longitudinais podem ser marcados nas fachadas. 3.6 Elevaes Representao grfica de planos internos ou de elementos da edificao. 3.7 Detalhes ou ampliaes Representao grfica de todos os pormenores necessrios, em escala adequada, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execuo. 3.8 Escala Relao dimensional entre a representao de um objeto no desenho e suas dimenses reais. 3.9 Programa de necessidades

4 Condies gerais
4.1 Papel Os desenhos devem ser executados em papis transparentes ou opacos, de resistncia e durabilidade apropriadas. A escolha do tipo de papel deve ser feita em funo dos objetivos, do tipo do projeto e das facilidades de reproduo, a saber: a) papel transparente: - manteiga; - vegetal; - albanene; - polister; - cronaflex. b) papel opaco: - canson; - schoeller;

Documento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contm o levantamento das informaes necessrias, incluindo a relao dos setores que o compem, suas ligaes, necessidades de rea, caractersticas gerais e requisitos especiais, posturas municipais, cdigos e normas pertinentes. 3.10 Memorial justificativo Texto que evidencia o atendimento s condies estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetnico adotado que definido no estudo preliminar. 3.11 Discriminao tcnica Documento escrito do projeto, que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construo a serem utilizados, indica os locais onde estes materiais devem ser aplicados e determina as tcnicas exigidas para o seu emprego. 3.12 Especificao Tipo de norma destinada a fixar as caractersticas, condies ou requisitos exigveis para matrias-primas, produtos semifabricados, elementos de construo, materiais ou produtos industriais semi-acabados. 3.13 Lista de materiais Levantamento quantitativo de todo o material especificado no projeto, com as informaes suficientes para a sua aquisio.

- sulfite grosso. 4.2 Formatos Devem ser utilizados os formatos de papel da srie A, conforme NBR 10068, formato A0 como mximo e A4 como mnimo, para evitar problemas de manuseio e arquivamento. 4.3 Carimbo (ou quadro) O carimbo inferior direito das folhas de desenho deve ser reservado ao carimbo destinado legenda de titulao e numerao dos desenhos.
4.3.1 Devem constar da legenda, no mnimo, as seguintes informaes:

a) identificao da empresa e do profissional responsvel pelo projeto; b) identificao do cliente, nome do projeto ou do empreendimento; c) ttulo do desenho; d) indicao seqencial do projeto (nmeros ou letras); e) escalas; f) data; g) autoria do desenho e do projeto; h) indicao de reviso.

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

4.3.2 Outras informaes devem localizar-se prximo do carimbo:

4.4.2 As folhas devem ser dobradas levando em conta a

fixao atravs da aba em pastas e de modo a deixar visvel o carimbo destinado legenda (ver Figura 1).

a) planta-chave; b) escalas grficas; c) descrio da reviso; d) convenes grficas; e) notas gerais; f) desenhos de referncia.
4.3.3 Indicao do norte, regime de ventos, etc. podem

tambm constar prximo do carimbo. 4.4 Dobramento de cpias de desenho


4.4.1 Sendo necessrio o dobramento de folhas das c-

Figura 1
4.4.3 O dobramento das folhas de formatos A0, A1, A2 e A3,

pias de desenho, o formato final deve ser o A4.

para fixao em pasta ou classificadores A4 deve ser efetuado de acordo com as indicaes das Figuras 2, 3, 4 e 5, respectivamente.

Figura 2

Figura 3

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

c) xerogrfica, opaca; d) xerogrfica, transparente.


4.5.2 Reproduo proporcional do desenho original, em

tamanho reduzido ou ampliado, obtida por vrios processos, conforme os exemplos a seguir: a) xerogrfica, opaca; b) xerogrfica, transparente; c) microfilmagem, opaca; d) microfilmagem, transparente; Figura 4 e) sistema fotogrfico.
Nota: As cpias transparentes permitem complementao do projeto.

4.6 Tcnicas
4.6.1 Desenho a mo livre

De maneira geral a representao do projeto nas fases de: Figura 5 a) croquis; e


4.4.3.1 Efetua-se o dobramento a partir do lado <<d>>

(direito) em dobras verticais de 185 mm; a parte final <<a>> dobrada ao meio. Para o formato A2, por ser a parte final de apenas 14 mm, permitido um dobramento simplificado, com dobras verticais de 192 mm.
4.4.3.2 Uma vez efetuado o dobramento no sentido da

b) estudo preliminar.
4.6.2 Desenho por instrumento

Recomendado como representao do projeto nas fases de: a) anteprojeto; e b) projeto executivo.
Nota: Em ambos os casos indicados em 4.6.1 e 4.6.2, podem ser usados tanto lpis como tinta, com as seguintes recomendaes, de acordo com o tipo de papel: a) lpis ou mina de grafite, papis: manteiga, vegetal, albanene, canson, schoeller, sulfite grosso; b) mina plstica, papis:cronaflex, polister; c) hidrogrfica, papel: manteiga; d) nanquin, papis: manteiga, vegetal, polister, cronaflex e schoeller.

largura, a folha deve ser dobrada segundo a altura, em dobras horizontais de 297 mm.
4.4.3.3 A fim de facilitar o dobramento, recomenda-se assinalar, nas margens, as posies das dobras. 4.4.3.4 Quando as folhas de formatos A0, A1 e A2 tiverem

de ser perfuradas, para arquivamento, deve-se dobrar para trs o canto superior esquerdo, de acordo com as indicaes das Figuras 2, 3 e 4, respectivamente. 4.5 Sistema de reproduo
4.5.1 Reproduo do original, nas mesmas dimenses

obtidas, por contato direto ou outro processo exato, conforme os exemplos a seguir: a) heliogrfica, opaca: - vermelha;

5 Condies especficas
- azul; 5.1 Caracterizao das fases do projeto - preta; - spia; b) heliogrfica, transparente: - ozalide; - polister; Programa de necessidades: caracterizao do empreendimento cujo(s) edifcio(s) ser(o) projetado(s). Na organizao do espao com finalidades especficas, podem ser definidas as fases indicadas em 5.1.1 a 5.1.4.
5.1.1 Fase/objetivo

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

5.1.1.1 Documentos escritos

b) plantas, cortes e fachadas; c) memorial justificativo, abrangendo aspectos construtivos; d) discriminao tcnica; e) quadro geral de acabamento (facultativo); f) documentos para aprovao em rgos pblicos; g) lista preliminar de materiais.
5.1.3.2 Documentos eventuais

Texto descritivo, ilustrado com organogramas, fluxogramas, esquemas, etc.


5.1.1.2 Elementos a serem representados

Relao dos setores que compem o empreendimento, suas ligaes, necessidades de rea, caractersticas especiais, posturas municipais (cdigo de obras), cdigos e normas pertinentes.
5.1.2 Estudo preliminar

Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetnico a ser adotado para sua apreciao e aprovao pelo cliente. Pode servir consulta prvia para aprovao em rgos governamentais.
5.1.2.1 Documentos tpicos

Os documentos so os seguintes: a) desenvolvimento de elementos de interesse, em casos especiais; b) maquete;

Os documentos tpicos so os seguintes: a) situao; c) estimativa de custo. b) plantas, cortes e fachadas; c) memorial justificativo.
5.1.2.2 Documentos eventuais 5.1.3.3 Escala

Os documentos eventuais so os seguintes: a) perspectiva; b) maquete (estudo de volume); c) desenvolvimento atravs de texto ou desenhos sumrios de elementos isolados que sejam de interesse em casos especiais; d) anlise preliminar de custo.
5.1.2.3 Escala

Igual ou superior a 1/100 na representao da edificao. De acordo com o porte do programa, podem ser utilizadas escalas menores, com ampliaes setoriais.
5.1.3.4 Elementos a serem representados

Devem estar bem caracterizados os elementos construtivos, com indicao de medidas, nveis, reas, denominao de compartimentos, topografia e orientao, eixos e coordenadas. A descrio dos materiais adotados deve atender s necessidades da etapa.
5.1.4 Projeto executivo

A escala deve ser de acordo com o porte do programa.


5.1.2.4 Elementos a serem representados

Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informaes necessrias execuo da obra e todos os servios inerentes.
5.1.4.1 Documentos tpicos

Devem estar representados os elementos construtivos, ainda que de forma esquemtica, de modo a permitir a perfeita compreenso do funcionamento do programa e partido adotados, incluindo nveis e medidas principais, reas, acessos, denominao dos espaos, topografia, orientao.
5.1.3 Anteprojeto

Os documentos tpicos so os seguintes: a) locao; b) plantas, cortes e fachadas; c) detalhamento;

Definio do partido arquitetnico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalaes, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovao final do cliente e dos rgos oficiais envolvidos e possibilitar a contratao da obra.
5.1.3.1 Documentos tpicos

d) discriminao tcnica; e) quadro geral de acabamentos (facultativo); f) especificaes; g) lista de materiais; h) quadro geral de reas (facultativo).

Os documentos tpicos so os seguintes: a) situao;

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

5.1.4.2 Documentos eventuais

e) lista de materiais; f) oramento. 5.3 Fases do projeto


5.3.1 Estudo preliminar

Os documentos eventuais so os seguintes: a) maquete de elementos (detalhes) de interesse, em casos especiais; b) oramento de projeto.

5.3.1.1 Planta de situao 5.1.4.3 Escala

A planta de situao deve conter: Igual ou superior a 1/100 na representao da edificao. Em programas de grande porte, podem ser utilizadas escalas menores, com ampliaes setoriais.
5.1.4.4 Elementos a serem representados

a) simbologias de representao grfica, conforme as prescritas no Anexo; b) curvas de nvel existentes e projetadas, alm de eventual sistema de coordenadas referenciais; c) indicao do norte; d) vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos; e) indicao das reas a serem edificadas, com o contorno esquemtico da cobertura das edificaes; f) denominao dos diversos edifcios ou blocos;

Devem estar corretamente indicados todos os materiais usados e suas quantidades, os detalhes construtivos, alm das recomendaes necessrias para sua correta execuo.
5.1.5 Projeto como construdo

Constitui-se na reviso final, ps-obra, de todos os documentos do projeto executivo. 5.2 Elementos bsicos do projeto Os elementos bsicos do projeto constituem-se em: a) peas grficas; b) peas escritas.

g) construes existentes, demolies ou remoes futuras, reas non aedificandi e restries governamentais; h) escalas;

5.2.1 As peas grficas do projeto so as indicadas a se-

guir: a) plantas: - planta de situao; - planta de locao (ou implantao); - planta de edificao;

i) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.


5.3.1.2 Plantas, cortes e fachadas 5.3.1.2.1 As plantas, cortes e fachadas devem conter:

a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) indicao do norte;

b) corte; c) fachada; d) elevaes; e) detalhes ou ampliaes; f) escala.


5.2.2 As peas escritas do projeto (ver definies no Ca-

c) caracterizao dos elementos do projeto: fechamentos externos e internos, acessos, circulaes verticais e horizontais, reas de servio e demais elementos significativos; d) indicao dos nomes dos compartimentos; e) cotas gerais; f) cotas de nveis principais; g) escalas;

ptulo 3) so as indicadas a seguir: a) programa de necessidades; h) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo. b) memorial justificativo; c) discriminao tcnica; d) especificao;
5.3.1.2.2 De acordo com as caractersticas do programa podem ser apresentados os itens a seguir:

a) sistema estrutural;

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

b) eixos do projeto; c) cotas complementares.


5.3.2 Anteprojeto 5.3.2.1 Planta de situao

5.3.2.3 Plantas

As plantas, em geral, devem conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) indicao do norte; c) eixos do projeto; d) sistema estrutural; e) indicao das cotas entre os eixos, cotas parciais e totais; f) caracterizao dos elementos do projeto:

A planta de situao deve conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) curvas de nvel existentes e projetadas, alm de eventual sistema de coordenadas referenciais; c) indicao do norte;

- fechamentos externos e internos; d) vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos; e) indicao das reas a serem edificadas; - acessos e demais elementos significativos; f) denominao dos diversos edifcios ou blocos; g) construes existentes, demolies ou remoes futuras, reas non aedificandi; h) escalas; i) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.
5.3.2.2 Planta de locao

- circulaes verticais e horizontais; - cobertura/telhado e captao de guas pluviais;

g) marcao de projeo de elementos significativos acima ou abaixo do plano de corte; h) indicao dos nveis de piso acabado; i) denominao dos diversos compartimentos e respectivas reas teis; j) marcao de cortes e fachadas; k) escalas; l) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.

A planta de locao deve conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) sistema de coordenadas referenciais do terreno, curvas de nvel existentes e projetadas; c) indicao do norte; d) indicao das vias de acesso, vias internas, estacionamentos, reas cobertas, plats e taludes; e) permetro do terreno, marcos topogrficos, cotas gerais e nveis principais; f) indicao dos limites externos das edificaes: recuos e afastamentos; g) eixos do projeto; h) amarrao dos eixos do projeto a um ponto de referncia; i) denominao das edificaes; j) escalas; k) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.

5.3.2.4 Cortes

Os cortes devem conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) eixos do projeto; c) sistema estrutural; d) indicao das cotas verticais; e) indicao de cotas de nvel em osso e acabado dos diversos pisos; f) caracterizao dos elementos do projeto: - fechamentos externos e internos; - circulaes verticais e horizontais; - reas de instalaes tcnicas e de servios; - cobertura/telhado e captao de guas pluviais; - forros e demais elementos significativos;

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

g) denominao dos diversos compartimentos seccionados; h) escalas; i) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo; j) marcao dos cortes transversais nos cortes longitudinais e vice-versa, podendo ainda ser indicadas as alturas das sees horizontais (planta da edificao).
5.3.2.5 Fachadas

5.3.3.2 Plantas

As plantas, em geral, devem conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) indicao do norte; c) eixos do projeto; d) sistema estrutural; e) indicao de todas as cotas necessrias para a execuo da obra, exceto onde houver ampliao; f) caracterizao dos elementos do projeto; - fechamentos externos e internos; - acesso; - circulaes verticais e horizontais; - reas de instalaes tcnicas e de servios; - cobertura/telhado e captao de guas pluviais; - acessos e demais elementos significativos; g) denominao e numerao dos compartimentos com suas respectivas reas teis para referncia dos acabamentos constantes no quadro geral de acabamentos (ver Anexo); h) codificao dos elementos a serem detalhados: portas, janelas, escadas, entre outros; i) marcao de cortes e fachadas; j) marcao dos detalhes e ampliaes; b) curvas de nvel existentes e projetadas, alm de eventual sistema de coordenadas referenciais; c) indicao do norte; l) indicao dos nveis de piso acabado e em osso; d) indicao das vias de acesso, vias internas, estacionamento, reas cobertas, taludes e plats; e) permetro do terreno, marcos topogrficos, cotas gerais, nveis principais; f) indicao dos limites externos das edificaes: recuos e afastamentos; g) eixos do projeto; h) amarrao dos eixos do projeto a um ponto de referncia; i) denominao das edificaes; j) escalas; k) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo. m) escalas; n) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.
5.3.3.3 Planta de teto refletivo

As fachadas devem conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) eixos do projeto; c) indicao de cotas de nvel acabado; d) escalas; e) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo; f) marcao dos cortes longitudinais ou transversais.
5.3.3 Projeto executivo 5.3.3.1 Planta de locao

A planta de locao deve conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma;

k) marcao de projeo de elementos significativos acima ou abaixo do plano de corte;

A planta de teto refletivo deve conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) indicao do norte; c) eixos do projeto; d) sistema estrutural; e) caracterizao dos fechamentos internos e externos em acabado;

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

f) desenhos esquemticos do forro e rebaixos, indicao da modulao de luminrias, aerofusos, sprinklers e outros elementos necessrios; g) indicao de cotas; h) indicao das cotas de nveis do forro; i) marcao dos cortes;

e) marcao e detalhes; f) escalas; g) notas gerais, desenho de referncia e carimbo; h) marcao dos cortes longitudinais ou transversais.
5.3.3.6 Ampliaes

j) marcao dos detalhes e ampliaes; k) escalas; l) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.
5.3.3.7 Elevaes internas 5.3.3.4 Cortes

Locais que exijam detalhamento especial devem seguir os padres apresentados nos itens de plantas, cortes e fachadas indicados em 5.3.3.

Os cortes devem conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) eixos do projeto; c) sistema estrutural; d) indicao das cotas verticais; e) indicao das cotas de nvel acabado e em osso; f) caracterizao dos elementos de projeto: - fechamentos externos e internos; - circulaes verticais e horizontais; - reas de instalao tcnica e de servio; - cobertura/telhado e captao de guas pluviais; - forros e demais elementos significativos;

As elevaes internas devem seguir os padres apresentados em 5.3.3.5.


5.3.3.8 Detalhes construtivos gerais

Os detalhes construtivos gerais devem conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) eixos do projeto; c) sistema estrutural; d) indicao de cotas em osso e acabadas, e cotas totais das partes detalhadas; e) indicao de cotas pormenorizadas na fixao de todas as peas e acessrios existentes; f) indicao de cotas de nvel em osso e acabado; g) indicao dos materiais de acabamento utilizados; h) marcao de cortes, elevaes; g) denominao dos diversos compartimentos seccionados; h) marcao dos detalhes; i) escalas; j) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo; k) marcao dos cortes transversais nos cortes longitudinais e vice-versa.
5.3.3.5 Fachadas

i) escalas; j) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.


5.3.3.9 Detalhes de esquadrias 5.3.3.9.1 Os detalhes de esquadrias (portas e janelas), de

acordo com os seus materiais, devem atender nomenclatura de porta e janela, respectivamente, P e J (ver A-16.1 do Anexo).
5.3.3.9.2 Para esquadrias (portas e janelas) de madeira,

ao, alumnio, cristal temperado, PVC e outros, utilizar: As fachadas devem conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) eixos do projeto; c) indicao de cotas de nvel acabado; d) indicao de conveno grfica dos materiais; - detalhes construtivos ou esquemticos de lateral, verga, soleira e peitoril; a) simbologias de representao grfica, conforme as prescritas nesta Norma; b) elevaes com indicao de funcionamento e locao de detalhes, plantas e cortes esquemticos, quando necessrio;

Cpia no autorizada

10

NBR 6492/1994

- cotas totais e parciais necessrias para uma perfeita compreenso de cada elemento representado; - a designao de todos os materiais, acabamentos e acessrios; - quadro geral (ver modelo no Anexo); - escalas;

- notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.


5.3.3.10 Quadro geral de acabamento (ver modelo no Anexo)

O quadro geral de acabamento deve conter: a) simbologias de representao grfica conforme as prescritas nesta Norma; b) notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.

/ANEXO

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

11

ANEXO - Representao grfica de arquitetura A-1 Linhas de representao


A-1.1 Manual e por instrumentos
A-1.1.1 Linhas de contorno - Contnuas

A espessura varia com a escala e a natureza do desenho, conforme exemplo: ( 0,6 mm)
A-1.1.2 Linhas internas - Contnuas

Firmes, porm de menor valor que as linhas de contorno, conforme exemplo: ( 0,4 mm)
A-1.1.3 Linhas situadas alm do plano do desenho - Tracejadas

Mesmo valor que as linhas de eixo, conforme exemplo: ( 0,2 mm)


A-1.1.4 Linhas de projeo - Trao e dois pontos

Quando se tratar de projees importantes, devem ter o mesmo valor que as linhas de contorno. So indicadas para representar projees de pavimentos superiores, marquises, balanos, etc., conforme exemplo: .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. ( 0,2 mm)

A-1.1.5 Linhas de eixo ou coordenadas - Trao e ponto

Firmes, definidas, com espessura inferior s linhas internas e com traos longos, conforme exemplo: .
A-1.1.6 Linhas de cotas - Contnuas

( 0,2 mm)

Firmes, definidas, com espessura igual ou inferior linha de eixo ou coordenadas, conforme exemplo: ( 0,2 mm)
A-1.1.7 Linhas auxiliares - Contnuas

Para construo de desenhos, guia de letras e nmeros, com trao; o mais leve possvel, conforme exemplo: ( 0,1 mm)
A-1.1.8 Linhas de indicao e chamadas - Contnuas

Mesmo valor que as linhas de eixo, conforme exemplo:

( 0,2 mm)

Cpia no autorizada

12

NBR 6492/1994

A-1.1.9 Linha de silhueta

Mesmo valor que as linhas de eixo, conforme exemplos:

A-1.1.10 Linha de interrupo de desenho

Mesmo valor que as linhas de eixo, conforme exemplo: ( 0,2 mm)

A-2 Tipos de letras e nmeros


A-2.1 Manual
A-2.1.1 Letras

Sempre maisculas e no inclinadas, conforme exemplo:

A-2.1.2 Nmeros

No inclinados, conforme exemplo:

Notas: a) A dimenso das entrelinhas no deve ser inferior a 2 mm. b) As letras e cifras das coordenadas devem ter altura de 3 mm.

A-2.2 Por instrumento


A-2.2.1 Letras, conforme exemplo:

(2,0 mm - Rgua 80 CL - Pena 0,2 mm) (2,5 mm - Rgua 100 CL - Pena 0,3 mm) (3,5 mm - Rgua 140 CL - Pena 0,4 mm) (4,5 mm - Rgua 175 CL - Pena 0,8 mm)

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

13

A-2.2.2 Nmeros, conforme exemplo:

(2,0 mm - Rgua 80 CL - Pena 0,2 mm) (2,5 mm - Rgua 100 CL - Pena 0,3 mm) (3,5 mm - Rgua 140 CL - Pena 0,4 mm) (4,5 mm - Rgua 175 CL - Pena 0,8 mm)

A-3 Escalas
A-3.1 - Escalas mais usuais 1/2; 1/5; 1/10; 1/20; 1/25; 1/50; 1/75; 1/100; 1/200; 1/250 e 1/500.
Nota: Na escolha da escala, deve-se sempre ter em mente a futura reduo do desenho.

A-3.2 Escala grfica A escala grfica deve ser de acordo com a escala do desenho.
A-3.2.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

A-3.2.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

A-4 Norte
A-4.1 Desenho a grafite, conforme exemplos:

Cpia no autorizada

14

NBR 6492/1994

A-4.2 Desenho a tinta, conforme exemplos:

Onde:
N - Norte verdadeiro

NM - Norte magntico - pode ser utilizado somente na fase de estudos preliminares NP - Indicao da posio relativa entre os vrios desenhos constituintes do projeto. Esta indicao opcional e deve ser acompanhada da indicao do norte verdadeiro.

A-5 Indicao de chamadas


A-5.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

A-5.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

A-6 Indicao grfica dos acessos


A-6.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

15

A-6.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

A-7 Indicao de sentido ascendente nas escadas e rampas


A-7.1 Desenho a grafite, conforme exemplos:

A-7.2 Desenho a tinta, conforme exemplos:

Cpia no autorizada

16

NBR 6492/1994

A-8 Indicao de inclinao de telhados, caimentos, pisos, etc.:

A-9 Cotas
A-9.1 Generalidades As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimenses iguais e superiores a 1 m e em centmetro (cm) para as dimenses inferiores a 1 m, e os milmetros (mm) devem ser indicados como se fossem expoentes, conforme os exemplos de A-9.1.1 e A-9.1.2. As cotas devem, ainda, atender s seguintes prescries: a) as linhas de cota devem estar sempre fora do desenho, salvo em casos de impossibilidade;

b) as linhas de chamada devem parar de 2 mm a 3mm do ponto dimensionado; c) as cifras devem ter 3 mm de altura, e o espao entre elas e a linha de cota deve ser de 1,5 mm; d) quando a dimenso a cotar no permitir a cota na sua espessura, colocar a cota ao lado, indicando seu local exato com uma linha; e) nos cortes, somente marcar cotas verticais; f) evitar a duplicao de cotas.
A-9.1.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

A-9.1.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

A-9.2 Dimenso dos vos de portas e janelas A cota indicada no vo acabado pronto para receber as esquadrias, conforme exemplo:

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

17

A-10 Cotas de nvel


A-10.1 As cotas de nvel so sempre em metro. A-10.2 Indicar: a) N.A. - Nvel acabado; b) N.O. - Nvel em osso. A-10.3 As cotas de nvel tm duas representaes, como as indicadas a seguir:
A-10.3.1 Desenho a grafite, conforme exemplos:

A-10.3.2 Desenho a tinta, conforme exemplos:

A-11 Marcao de coordenadas


Nota: A marcao de coordenadas indica o eixo de estrutura ou modulao especial.

A-11.1 Utilizar sempre numerao 1, 2, 3, etc. nos eixos verticais do projeto e o alfabeto A, B, C nos eixos horizontais do projeto.

Cpia no autorizada

18

NBR 6492/1994

A-11.1.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

A-11.1.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

A-12 Marcao dos cortes gerais


A-12.1 A marcao da linha de corte deve ser suficientemente forte e clara para evitar dvidas e mostrar imediatamente onde ele se encontra. Nota: Quando o desenho indicado estiver na mesma folha, deixar em branco o local designado para o nmero da folha.

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

19

A-12.1.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

A-12.1.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

Cpia no autorizada

20

NBR 6492/1994

A-13 Marcao de detalhes


A-13.1 Ampliao e detalhes
A-13.1.1 Desenho a grafite, conforme exemplos:

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

21

A-13.1.2 Desenho a tinta, conforme exemplos:

Cpia no autorizada

22

NBR 6492/1994

A-14 Numerao e ttulos dos desenhos


A-14.1 Em cada folha, os desenhos, sem exceo, devem ser numerados a partir do n 1 at n.
A-14.1.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

A-14.1.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

A-15 Indicao das fachadas e elevaes


A-15.1 As elevaes devem ser indicadas nas plantas, em escalas convenientes.
A-15.1.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

A-15.1.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

23

A-16 Designao das portas e esquadrias


A-16.1 Utilizar para portas P1, P2, P3 e Pn e para janelas J1, J2, J3 e Jn.
A-16.1.1 Desenho a grafite, conforme exemplos:

A-16.1.2 Desenho a tinta, conforme exemplos:

A-17 Designao dos locais para referncia na tabela geral de acabamentos


A-17.1 Todos os compartimentos devem ser identificados nas plantas gerais pelo nome correspondente e, quando necessrio, por um nmero de referncia.
A-17.1.1 Desenho a grafite, conforme exemplo:

A-17.1.2 Desenho a tinta, conforme exemplo:

Cpia no autorizada

24

NBR 6492/1994

A-18 Quadro geral dos acabamentos (facultativo)


Os acabamentos devem ser indicados num quadro geral conforme o modelo indicado a seguir:

A-19 Quadro geral de reas (facultativo)


Pode constar no projeto ou em folha parte.

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

25

A-20 Representao dos materiais mais usados


Os materiais mais usados devem ter sua conveno representada, conforme exemplos:

Concreto em vista

Concreto em corte

Mrmore/granito em vista

Madeira em vista

Madeira em corte

Compensado de madeira

Ao em corte

Isolamento trmico

Alvenaria em corte (dependendo da escala e do tipo de projeto, pode ser utilizada hachura ou pintura) Argamassa

Talude em vista

Enchimento de piso

Aterro

Borracha, vinil, neoprene, mastique, etc.

Mrmore/granito em corte

Cpia no autorizada

26

NBR 6492/1994

A-21 Quadro geral de esquadrias


Os elementos das portas devem estar especificados num quadro geral, conforme exemplos:

Nota: As escalas a serem utilizadas devem possibilitar a perfeita compreenso dos detalhes.

Cpia no autorizada

NBR 6492/1994

27

A-22 Quadro geral de esquadrias


Os elementos das esquadrias devem estar especificados num quadro geral, conforme exemplos:

Nota: As escalas a serem utilizadas devem possibilitar a perfeita compreenso dos detalhes.

You might also like