You are on page 1of 7

avaliao - Espinha Bfida

A avaliao da criana portadora de Espinha Bfida vai englobar: - Testes pr-natais; - Teste Muscular Manual; - Avaliao da Amplitude de Movimento; - Avaliao Sensorial; - Observao do Alinhamento sseo; - Simetria; - Avaliao Esfincteriana. No entanto necessrio definir alguns objectivos desta avaliao: - Identificar o tipo de Espinha Bfida que a criana possui; - Enumerar os problemas associados; - Identificar a musculatura afectada e qual o nvel motor de leso; - Avaliao as competncias motoras; - Definir o estado do paciente para criar um programa de interveno adequado; - Identificar o potencial para desenvolver outras complicaes, a fim de tomar medidas para as prevenir; - Monitorizar alteraes do estado do paciente que podero indicar disfuno neurolgica progressiva; - Avaliar problemas de incontinncia e prevenir o risco da ocorrncia de lceras.

Avaliao ps-parto
O NDICE DE APGAR um mtodo rpido para avaliar o estado clnico do beb, logo aps o nascimento. Este intrumento de avaliao foi desenvolvido com o objectivo de prever a sobrevivncia do recm-nascido. Neste ndice, a escala de 0 a 2 e dado para cada um dos 5 componentes que se encontram referidos na tabela abaixo. (no efectuado pelo fisioterapeuta) Sinais
Batimentos por minuto (BPM) Esforo Respiratrio Tnus Muscular

0
Ausente Ausente Deformidade

1
Lento (< 100) Lento, Irregular Alguma flexo das

2
Acima de 100 Bom, Choro Movimento activo

Reflexos Cor

Sem resposta Azul ou plido

extremidades Faz uma careta Corpo rosado, extremidades azuis

Choro ou Tosse Completamente rosado

Se um valor baixo de Apgar persiste durante 10 a 20 minutos aps o parto, h uma forte associao de desenvolvimento de paralisia cerebral. Estes valores podero estar afectados devido prematuridade, medicao e infeces associadas.

Teste Muscular (TM)


No recm-nascido o teste pode ser feito nas primeiras 24 a 48h, antes que a coluna seja cirurgicamente fechada. Nesse caso deve ter-se o cuidado de no lesar o tecido neural exposto durante o teste. Os Decbitos (Ventral e Dorsal) oferecem as posio mais seguras e convenientes para a avaliao neste perodo. O teste subsequente feito logo aps o fecho da coluna e sempre que indicado durante a infncia (Umpherd, 1994) Ao graduar a fora muscular importante diferenciar os movimentos espontneos, voluntrios e os movimentos reflexos. Aps o rompimento da Medula Espinhal, os segmentos distais da mesma podem responder a estmulos de forma reflexa. Isto ocorre devido preservao do arco reflexo espinhal e conhecido como preservao distal. Se existe preveno do arco distal, os msculos podem responder estmulao ou alongamento muscular com padres e movimento estereotipados e reflexos. A qualidade destes movimentos reflexos ser diferente da qualidade dos movimentos espontneos, e necessita ser distinguida ao ser testado o nvel de funcionamento muscular voluntrio. (Umpherd, 1994) O TM do recm-nascido oferece ao profissional, no s a apreciao da funo muscular e possvel potencial futuro para a deambulao, como tambm uma conscincia de possvel foras deformantes. (exemplo, os extensores e abdutores da coxo-femural no esto funcionais para as

aces dos flexores e adutores, portanto essa fora necessita de ser contraposta para evitar possveis deformidades). (Umpherd, 1994) O TM indicado antes e aps qualquer procedimento cirrgico e pode ser realizado em intervalos de 6 meses a 1 ano, possibilitando a deteco de alguma mudana na funo muscular. Na criana e adolescente em crescimento, um aumento da fraqueza muscular, resultante do aprisionamento da Medula Espinhal, pode frequentemente ser constatado atravs do TM dos membros inferiores. O tipo de graduao mais utilizada a sugerida pela Aids to the investigation of peripheral nerve injuries em que o grau de fora muscular varia de zero (msculo sem contraco) a 5 (msculo normal). No entanto, o teste muscular pode tambm ser graduado numa escala de 1 a 3 (ausente, fraco e normal).

Avaliao da Amplitude de Movimento


O terapeuta necessita de saber que a flexo fisiolgica normal maior nas coxo-femurais e joelhos nos recm-nascidos, porm nessas estruturas, medida que a criana obtm maior controlo da musculatura extensora, aparente a eliminao de contracturas com mais de 35. Na criana com Espinha Bfida, as contracturas podem ser mais evidentes ao nascimento devido musculatura sem contraposio. (Umpherd, 1994) A aduo da coxo-femural no deve ser testada para alm da posio neutra, para evitar a luxao das CF que so geralmente instveis. A amplitude deve ser feita lentamente e sem fora excessiva, evitando fracturas frequentes em membros inferiores paralticos. A amplitude de movimento deve ser testada com a mesma frequncia que o teste muscular. (Umpherd, 1994)

Teste Sensorial
Testes Sensoriais so simplificados pois os completos no so possveis at que a criana tenha adquirido habilidades suficientes de cognio e linguagem para responder apropriadamente aos testes. No recm-nascido, o teste sensorial pode ser feito mais adequadamente se a criana estiver parada. (Umpherd, 1994) Iniciando, no nvel mais baixo de inervao sacra, passa-se na pele um alfinete at que se observe uma reaco dolorosa. Devido ao dermtomo de inervao, o alfinete geralmente conduzido desde a rea anal, atravs das ndegas, para baixo da coxa e parte posterior da pena,

depois para a superfcie anterior da perna a coxa at rea dos msculos abdominais. (Umpherd, 1994) Qualquer medicao tomada pela me, durante o trabalho de parto, pode influenciar as respostas aos testes e o desempenho do neonato.

Testes dos Reflexos


Na criana com Espinha Bfida, devido ao possvel comprometimento do SNC os reflexos naturais de um recm-nascido podem estar deprimidos ou ausentes. (Umpherd, 1994) As reaces de endireitamento e equilbrio ajudam a criana a atingir a posio erecta e contrapr a mudana no centro de gravidade. Como essa reaces dependem de um SNC intacto e de um centro nvel de controlo postural, elas podem-se encontrar atrasadas, incompletas ou ausentes na criana com Espinha Bfida. (Umpherd, 1994)

Exame Neurolgico
O propsito do exame determinar, em toda a extenso possvel, o nvel em que se interrompe a funo medular normal e avaliar a presena e grau de hidrocefalia. CRNIO: deve-se exameinar o crnio e palpar-se as suturas procura de evidncias de distenso e presso aumentada. Deve registar-se a medio da circunferncia occipitofrontal, a observao dos movimentos pticos; NERVOS CRANIAIS: podem ser avaliados mediante os movimentos da cara, lngua e paladar. Ocasionalmente podem surgir problemas bulbares no period neonatal, em especial imediatamente depois do fechamento do tubo neural, se a hidrocefalia comea a desenvolver-se rapidamente; COLUNA: deve ser palpada em toda a sua longitude, visto que por vezes existem leses mltiplas que nem sempre so bvias. A largura e o comprimento da leso devem medir-se assim como deve ser observada a sua posio na coluna; MEMBROS: deve procurer-se a presence de movimentos activos nos membros estimulando

as pernas e despertando reflexos neonatais. Devem explorar-se deformidades, tais como o p equino e a dysplasia congnita da anca; INTESTINO E BEXIGA: o control esfncteriano e a funo vesical devem avaliar-se assim como testar o reflex anal. Um nus sem contraco est associado a uma leso do nvel S2, S3 e S4. A reteno urinria est relacionada com uma leso em S1. (Downie, 1997)

Avaliao do Desenvolvimento, Funcionalidade, Perceptivas e Cognitivas


- Teste de avaliao do desenvolviemnto motor de Milani-Comparetti; - Escala de Bayley do desenvolvimento do beb; - Avaliao do desenvolvimento de Gesell Revisada (Umpherd, 1994).

Outros Testes
Despiste da luxo congnita da anca: a anca pode apresentar-se normal, subluxada, deslocada, deslocada mas no redutvel. Realiza-se a avaliao da ampliturde de movimento de abduo da anca em flexo. A amplitude normal de 75 a 90, contudo caso apresente uma assimetria ou diminuio de amplitude pode apresentar uma situao patolgica. (Umpherd, 1994) A Spina Bifida Neurological Scale (SBNS): um sistema de pontos utilizado para a avaliao do estado do paciente e para a anlise da idade cronolgica no seu estado neurolgico. Esta escala baseada na funo motora, reflexos e funo dos esfncteres. (Umpherd, 1994)

Bibliografia:
Downie, P. (1997). CASH - Neurologia para Fisioterapeutas. Buenos Aires: Editora Mdica Panamericana Gaiva, M. A., Neves, . d., & Siqueira, F. M. (2009, Outubro-Dezembro). O cuidado da criana com Espinha Bfida pela famlia no domiclio. Esc Anna Nery Rev Enfer Garber, J. B. (1991). Clinics in Physical Therapy - Pediatric Neurologic Physical Therapy (2 ed.). USA: Churchill Livingstone Inc. Laurence, K. M. (1963, Julho 26). The Natural History of Spine Bifida Cystica. Archives of disease in childhood, pp. 41-42. Lundy-Ekman, L. (2008). Neurocincia, Fundamentos para a Reabilitao. Sauders Elsevier. Scheneider, J. W., & Gabriel, K. L. (1994). Fisioterapia Neurolgica (2 ed.). Brasil: Manole

LTDA. Umpherd, D. (1994). Fisioterapia Neurolgica. Sao Paulo: Manole.

You might also like