You are on page 1of 5

Universidade Federal do Maranho Centro de Cincias Sociais - CCSo Departamento de Comunicao Social Disciplina: Teoria Poltica Prof: Arleth

Santos Borges Aluna: Anna Karolyne Rocha Cantanhede Fichamento de leitura Comparao entre o terceiro captulo (p.51 a p.77), o quarto captulo (p. 79 a p. 110) e o sexto captulo (p. 187 a p. 241) do livro Os clssicos da poltica. WEFFORT, FRANCISCO (ORG). OS CLSSICOS DA POLTICA . SO PAULO: TICA , 2000. VOLUME 01. Nestes captulos esto a sntese do pensamento de trs dos maiores autores j conhecidos na histria, na questo de teorias e formulaes sobre o Estado Moderno. Hobbes e Rousseau, de um lado, afirmando que a origem do Estado e da sociedade parte de um contrato entre os homens; e Locke, de outro, um grande defensor das liberdades individuais e da tolerncia religiosa, criando a ideia do jusnaturalismo. Quem tem razo? A chave para entender o pensamento de Hobbes est na apreenso do conceito de estado de natureza. Para Hobbes, o estado de natureza se caracterizava pelo medo e pela insegurana entre os homens, em que estes viveriam sem poder e organizao nenhuma, que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras do convvio social e de subordinao poltica. Por acreditarem nesta tese, Hobbes e um conjunto de pensadores, que viveram entre os sculos XVI e XVIII (entre os quais tambm estava Rousseau), foram chamados de contratualistas. Foram muito criticados pelos filsofos dos sculos XIX e XX, principalmente Henry Maine, com a argumentao de que seria impossvel que selvagens que nunca tiveram contato social, dominarem a linguagem e conhecerem uma norma jurdica to abstrata como a de um contrato, a ponto de se reunirem e discutirem sobre normas sociais.

Mas Maine estava errado em um ponto. Quase nenhum dos contratualistas pensava que os selvagens isolados se renem em uma clareira da floresta para discutir sobre normas sociais. O homem natural de Hobbes no um selvagem, o mesmo homem que vive em sociedade. A natureza do homem no muda conforme o contexto em que ele vive e/ou est; muito menos a histria o muda. Ou seja, o homem imutvel segundo esta concepo. Ento, como seria a natureza do homem? Em Leviat, um os textos mais famosos de Hobbes, ele no afirma que os homens so absolutamente iguais, mas que so to iguais que...: iguais o bastante para que nenhum possa triunfar de total sobre o outro. Todo homem visto como uma ameaa aos olhos dos outros. No se sabe o que o outro pensa, o que vai fazer e o que sente verdadeiramente. Sempre preciso estar um passo a frente. Da decorrem as suposies, que sendorecprocas, configuram aes pautadas pelo sentido de racionalidade, em que os homens decidem que razovel atacar uns aos outros, ou simplesmente evitar um ataque possvel. E assim a guerra nasce. Por isso, se no h um Estado controlando e reprimindo, fazer a guerra a atitude mais racional que os homens podem adotar. preciso que exista um Estado dotado de fora, armado, para forar os homens ao respeito. Assim, o Estado seria a condio para existir a prpria sociedade. Ela nasce com o prprio Estado. Como diz Hobbes, no cap. XVII, de Leviat:
Cedo e transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem, ou a assembleia de homens, com a condio de transferires teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas aes. Feito isto, multido assim unida numa s pessoa se chama Estado, em latim civitas. (p. 105 a p. 106, O Leviat)

O indivduo, dando poderes ao soberano, a fim de instaurar a paz, abriu mo de seu direito para proteger a sua prpria vida. Se este fim no for atendido pelo soberano, o sdito no lhe deve mais obedincia no porque o soberano violou alguma regra, mas simplesmente porque desapareceu a razo do sdito o obedecer. Este o dever do Estado. O Estado pode at no atender cumprir com seus deveres, mas no perde seu poder como tal. Mas se o indivduo deixa de se submeter ao Estado, este volta ao estado natural, isto , ao estado de guerra.

Isto porque, o estado de natureza uma condio de guerra. J em Rousseau, h uma crtica ao estado de natureza de Hobbes, pelo fato de que ele parte do homem civil para caracterizar o homem natural. Isto fez, segundo Rousseau, com que o homem natural possusse caractersticas adquiridas quando se organiza civilmente. Ou seja, o homem nasce puro, a vida em sociedade que o corrompe. Rousseau repele firmemente a idia do homem natural ser cruel; para ele, o homem em seu estado primitivo meigo, quando longe da estupidez dos brutos e das luzes funestas do homem civil. Esse homem, por instinto natural, defende-se do mal e impedido pela piedade de fazer mal a algum. No estado de natureza de Rousseau no h propriedade, tudo de todos, podendo um homem usufruir de uma terra apenas para plantar o necessrio para subsistncia. A partir do momento em que o homem se v dependente de outro para sobreviver, hora que sentiu depender de um s o destino de dois outros homens, surgiu a desigualdade, a propriedade e o trabalho tornou-se necessrio. Neste cenrio, portanto, que surgiria um pacto social, atravs do qual, os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural, ganhem em troca, a liberdade civil. No processo de legitimao do pacto social, o fundamental a condio de igualdade entre as partes contratantes. Deste modo, a sociedade surge a partir do que Rousseau chama de contrato, uma espcie de acordo entre indivduos para se criar uma sociedade, e s ento um Estado. Para o autor, a ideia do contrato calcada num pacto de associao, no de submisso. Segundo Rousseau, os homens para se conservarem e se protegerem se unem e formam um conjunto de foras com o nico objetivo de conservar a liberdade e a igualdade. So obrigados a obedecer as potncias legtimas. O Estado existe para o bem comum e a vontade geral deve dirig-los para esse fim e o corpo poltico formado pelo Estado quando passivo e pelo Soberano quando ativo. No entanto, Rousseau no admite a representao ao nvel da soberania. Uma vontade no se representa. Para ele, deveria haver no representantes soberanos,

tirnicos, mas representantes a nvel de governo, vigiados por aqueles que representam, e que no ficassem com muita frequncia no poder, assim como acontece hoje em dia, com os trs poderes polticos. J em Locke, diferentemente de Hobbes e Rousseau, o estado de natureza era uma situao real e historicamente determinada, pelo qual passou a maior parte da humanidade, onde ainda se encontravam alguns povos, dotados de uma relativa paz, concrdia e harmonia. Nesse estado pacfico, os homens j eram dotados de razo e desfrutavam da propriedade, que numa primeira acepo genrica utilizada por Locke, designava simultaneamente a vida, a liberdade e os bens como direito natural do ser humano. Entretanto, o estado de natureza tem seus inconvenientes. E para superar isto, os homens tm que se unir e estabelecer livremente para si mesmos o contrato social, onde eles chegariam em um consenso para formar a sociedade civil, que na acepo de Locke, serviria para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuam no estado de natureza. Estabelecida a sociedade civil, o passo seguinte seria a escolha de uma determinada forma de governo, que regida pelo princpio da maioria, no teria outra finalidade a no ser a garantia da propriedade. Definida a forma de governo, cabe igualmente maioria, escolher o poder legislativo, que teria uma relativa superioridade sobre os outros poderes, existindo at uma separao entre legislativo e executivo/ federativo. Em suma, o Estado civil para Locke seria fundamentado pela proteo do direito de propriedade pelo governo, pelo princpio da maioria, pelo controle do governo pela sociedade civil e pela superioridade do legislativo em relao aos outros poderes. Apesar de suas divergncias conceituais, Hobbes, Rousseau e Locke foram e ainda so dos mais brilhantes filsofos naturalistas do qual se tem conhecimento na histria. Todos crem no contrato social, onde os homensdefiniriam suas prprias regras de convvio social para um bom funcionamento e consolidao de uma determinada sociedade. Suas ideias foram importantes no s em seu contexto histrico-social, mas tambm nos ensinam a conhecer melhor as estruturas de nossa sociedade, e acima

de tudo, a compreender a realidade em que vivemos. Mesmo que suas respectivas teorias j tenham cado por terra, ainda se configuram como o conhecimento bsico, por assim dizer, para conhecer em relao poltica.

You might also like