You are on page 1of 86

caderno do professor

caderno do professor
LENA JESUS PONTE NADYA FERREIRA JESUS

sumrio
apresentao

4 6 16 20 23

cronologia ilustrada

o pintor do novo mundo


israel pedrosa

a restaurao dos painis guerra e paz


cludio valrio teixeira e edson motta junior

declarao sobre uma cultura de paz


organizao das naes unidas (onu)

propostas de atividades
1. painis da guerra e da paz 2. o palcio gustavo capanema 3. mutiro do restauro

26

arquitetura e arte
34

30

32

4.paz sem voz no paz, medo! 5. rap da paz 6. haicai

36 39 41

poesia da delicadeza
45

7.o corao do mundo a pulsao da gente 8. brincando de ser criana

9. danar a paz mais gostoso 10. de repente, o cordel 11. brigas nunca mais

50

53 59 62 66 71

12. fui lata, hoje sou prata

13. a luta contra a guerra, a guerra pela paz

14. liberdade liberdade, abre as asas sobre ns 15. a mo est sempre compondo

76

notas

80 80

referncias

Portinari pintando o painel Guerra no galpo da TV Tupi. Rio de Janeiro, 1955.

APrEsENtAo

Caros professores Vocs, com seus alunos, participaram das atividades do Programa Educativo Guerra e Paz visitas guiadas para acompanhamento de fases do restauro dos painis de Candido Portinari e oficinas de arte, realizadas no Ateli Aberto, no Palcio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, de fevereiro a maio de 2011. Agora vocs tm em mo o Caderno do Professor, para o desdobramento das aes pedaggicas deflagradas pela visita ao Ateli Aberto. Este material, nas escolas, possibilitar a explorao ainda maior de toda a riqueza da obra de Portinari. A primeira parte deste Caderno contm informaes bsicas sobre o artista e sua obra, bem como sobre a histria dos painis Guerra e Paz, detalhando informaes que j constavam do folder distribudo durante as visitas guiadas. A segunda parte oferece a vocs, professores, propostas de atividades discentes, de carter interdisciplinar, abrangendo Lngua Portuguesa, Artes e Histria. A realizao do projeto pedaggico que impulsiona a programao do Ateli Aberto de Restauro dos painis Guerra e Paz s foi possvel com o patrocnio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), agncia de fomento do Ministrio de Cincia e Tecnologia.

PROPOSTAS DE AtiViDADEs
As atividades deste Caderno destinam-se aos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, aos alunos do Ensino Mdio e aos da Educao de Jovens e Adultos (EJA). Essa abrangncia no constitui problema, do ponto de vista pedaggico, na medida em que as propostas de atividades possibilitam ao professor efetuar as adaptaes que se faam necessrias flexibilizando, reduzindo, simplificando, desenvolvendo, aprofundando cada uma delas , de acordo com o contexto de ensino-aprendizagem. As propostas tm como objetivo mais amplo estimular a solidariedade e a harmonia na escola e na famlia, contribuindo para promover uma cultura de paz na sociedade. exatamente nesse sentido que se enfatiza a execuo em grupo das atividades (estmulo cooperao e liderana positiva), bem como a participao integrada, em algumas propostas, dos diversos atores da comunidade escolar: diretores, alunos, professores, orientadores educacionais, familiares. Os objetivos especficos consistem na ampliao do universo cultural dos alunos e no desenvolvimento das seguintes capacidades: ateno, observao, concentrao, organizao, disciplina, compreenso, interpretao, expresso e comunicao verbal e no verbal, relacionamento de fatos e ideias, anlise, sntese, senso crtico, argumentao, pensamento criativo, colaborao, avaliao e autoavaliao, flexibilidade. Os trs grandes eixos temticos que norteiam todo o conjunto das atividades so a guerra, a paz e a arte de Portinari. Deixando claro que, coerentemente com os painis do artista, abordamos guerra e paz de forma simblica, como situaes e contextos associados a esses conceitos. Assim, paz harmonia, fraternidade, justia, tolerncia, respeito, preservao, alegria; guerra conflito, desunio, injustia, intolerncia, agresso, destruio, sofrimento. As atividades propostas pesquisa, leitura, entrevista, visita, anlise de filmes, produo de textos, confeco de trabalhos de artes plsticas, criao de coreografia, dramatizao, produo musical, entre outras , j diversificadas em funo do prprio carter interdisciplinar e da abrangncia do pblicoalvo, variam, tambm, quanto a ferramentas e recursos didticos utilizados. Concluindo, a obra de Portinari em especial os painis Guerra e Paz inspirou a concepo deste Caderno, cujas propostas de atividades abrem espaos de comunicao, construo, comunho, respeito e liberdade fundamentos de uma Cultura de Paz.

CRONOLOGIA ilustrADA
1903
Candido Portinari nasce a 30 de dezembro na fazenda de caf Santa Rosa, prxima cidade de Brodowski, Estado de So Paulo, na poca um pequeno lugarejo com cerca de 700 habitantes. o segundo dos 12 filhos de Baptista Portinari e Dominga Torquato, ambos italianos da regio do Vneto, na Itlia, que migraram para o Brasil no final do sculo XIX, momento de expanso da cultura cafeeira.

1920
Portinari matricula-se como aluno livre na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), cursando regularmente as aulas de desenho figurado. Encontra ali um ambiente contraditrio e tenso, marcado por normas rgidas.

1918
Passa por Brodowski um grupo itinerante de pintores e escultores italianos que decoravam igrejas de pequenas cidades do interior. Candido chamado para ser ajudante, juntamente com Modesto Giordano, seu companheiro de infncia, que relata: Ele (Portinari) ficava l trabalhando. Cedo, era o primeiro que chegava l [...] quase nem ia comer em casa [...]. [Era] doente para aprender a arte de pintor.

1922
Portinari expe pela primeira vez e recebe Meno Honrosa por um retrato, provavelmente de seu amigo Ezequiel Fonseca Filho.
Portinari na ENBA.

Baptista Portinari e Dominga Torquato. Escola de Brodowski. Portinari o primeiro, de p, na terceira fila, direita, de baixo para cima.

1906

Casa da Famlia Portinari em Brodowski.

Baptista e Dominga deixam a fazenda e se estabelecem como comerciantes em Brodowski, parada para os trens apanharem caf e ponto de passagem de retirantes em busca de trabalho.

1919
Candido Portinari parte para o Rio de Janeiro em companhia da famlia Toledo, amiga dos Portinari e proprietria de uma penso na avenida Passos, n 44. Portinari a se instala, prestando pequenos servios. Na capital, ingressa no Liceu de Artes e Ofcios.
Baile na Roa

1911
Portinari frequenta a escola em Brodowski, provavelmente entre 1911 e 1916, no indo alm do terceiro ano do curso primrio.

1924
Portinari se submete ao jri de seleo do Salo da ENBA com sete retratos e a tela Baile na Roa, sua primeira obra temtica brasileira, pintada durante as frias de vero passadas em Brodowski. Os retratos so aceitos, mas Baile na Roa recusado.

1914
Aos 10 anos, Portinari faz o Retrato de Carlos Gomes, primeiro desenho seu de que se tem registro.

Retrato de Carlos Gomes

1929
Portinari faz sua primeira exposio individual, com 25 retratos, no Palace Hotel-RJ, iniciativa da Associao dos Artistas Brasileiros, dirigida por Celso Kelly. Embarca para a Europa no navio brasileiro Bag. Em Paris, instala-se provisoriamente em Montparnasse, reduto dos artistas na poca. Logo se muda para o Htel du Dragon e inicia sua programao de estudos. Decide no frequentar a Acadmie Julien, como era praxe entre os premiados da ENBA.

Maria Victoria, Montevidu Foto: Faig

Portinari a bordo do Bag, com Helena Duarte e Campos de Oliveira.

1932 1930
Participa da exposio coletiva de arte brasileira em Paris Exposition dArt Brsilien (Exposio de Arte Brasileira), realizada no Foyer Brsilien, com duas obras: um retrato e uma natureza morta. Conhece Maria Victoria Martinelli, jovem uruguaia de 19 anos radicada com a famlia em Paris sua companheira de toda a vida.
Circo

Retrato de Olegrio Mariano

Portinari apresenta mais de 60 obras em exposio individual no Palace Hotel, promovida pela Associao dos Artistas Brasileiros. Pela primeira vez, o artista expe telas de temtica brasileira, enfocando cenas de infncia, do circo e de cirandas.

Palaninho

Maria e Candido Portinari no apartamento-ateli da Lapa.

Os Despejados

1928
Ano decisivo na trajetria artstica de Portinari. O pintor apresenta 12 obras XXXV Exposio Geral de Belas Artes e ganha o Prmio de Viagem Europa, com o Retrato de Olegrio Mariano. A imprensa destaca a vitria do artista.

De Paris, escreve a uma colega na ENBA:


Palaninho da minha terra, de Brodowski. Vim conhecer aqui o Palaninho, depois de ter visto tantos museus, tantos castelos e tanta gente civilizada A no Brasil eu nunca pensei no Palaninho Daqui fiquei vendo melhor a minha terra - fiquei vendo Brodowski como ela . Aqui no tenho vontade de fazer nada Vou pintar o Palaninho, vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor...

1931
O casal regressa ao Brasil. Candido Portinari traz na bagagem seis obras: trs naturezas mortas, um nu, um autorretrato e um pequeno retrato de Maria. De volta, recomea a pintar intensamente para garantir a sobrevivncia do casal.

Mestio

1934
Portinari pinta Os Despejados, sua primeira obra com temtica social. A tela Mestio adquirida pela Pinacoteca do Estado de So Paulo, primeira instituio pblica a incluir uma obra de Portinari em seu acervo.

1935
A convite de Celso Kelly, contratado para lecionar pintura mural e de cavalete no Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal (UDF), Rio de Janeiro. Participa da exposio do Instituto Carnegie, em Pittsburgh, com a tela Caf, conquistando a Segunda Meno Honrosa. O artista realiza quatro grandes painis para o Monumento Rodovirio, na rodovia Washington Lus, que liga o Rio de Janeiro a So Paulo.
Caf

1939
Em 20 de janeiro, o presidente Getlio Vargas decreta a extino da UDF, encerrando, consequentemente, a carreira de Portinari como professor. Nasce seu filho Joo Candido. Portinari pinta os painis Jangadas do Nordeste, Cena Gacha e Noite de So Joo para o Pavilho Brasileiro da Feira Mundial de Nova York, cujo projeto arquitetnico de Lucio Costa e Oscar Niemeyer.

1938
Portinari realiza centenas de estudos a carvo, crayon, tmpera, guache e aquarela para a execuo dos 12 murais em afresco para a sede do Ministrio da Educao, hoje Palcio Gustavo Capanema.

Trabalhador

Portinari e o filho Joo Candido.

Museu Nacional de Belas Artes. O presidente Getlio Vargas visita a Exposio acompanhado do Ministro da Educao Gustavo Capanema.

Algodo

Trabalhador

Turma de alunos da UDF. Portinari ao centro. Atrs dele, de p, est o escritor Mrio de Andrade.

inaugurada no Museu Nacional de Belas Artes a maior exposio de Portinari, com 269 obras. O catlogo tem prefcio de Manuel Bandeira e Mrio de Andrade.

1940
Participa da Latin American Exhibition of Fine Arts (Mostra Latino-Americana de Arte), no Museu Riverside de Nova York, com 35 obras. A Exposio Portinari of Brazil (Portinari do Brasil), com aproximadamente 180 obras, realizada no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), e posteriormente percorre diversas cidades americanas.

1944
Portinari participa da exposio comemorativa dos 15 anos de fundao do MoMA Art in Progress (Arte em Progresso) com as obras Espantalho e Colonos Carregando Caf. Portinari pinta os painis da srie Retirantes.

Criana Morta

1942
So inaugurados os murais na Fundao Hispnica da Biblioteca do Congresso, em Washington. Os painis apresentam uma temtica histrica latino-americana.
Portinari pintando os murais da Fundao Hispnica da Biblioteca do Congresso Americano, Washington. Foto: Thomas D. McAvoy

Retirantes

Enterro na Rede

Santa Luzia e So Pedro (detalhe da Capelinha da Nonna). Museu Casa de Portinari, Brodowski.

Exposio Portinari no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Foto: Kazys Vosylius

Painel de azulejos, Igreja de So Francisco de Assis, Pampulha, Belo Horizonte, MG.

1941
A Universidade de Chicago edita o lbum Portinari, his Life and Art (Portinari, Vida e Arte). Portinari pinta a Capelinha da Nonna, em Brodowski, num dos cmodos da casa da famlia, para sua av Pellegrina. Os santos que decoram as paredes so feitos em tamanho natural e retratam pessoas de sua famlia. Inaugura exposio na Galeria de Arte da Universidade de Howard, em Washington.

1943
inaugurada uma exposio individual de Portinari no Museu Nacional de Belas Artes, com 168 trabalhos. Memrias Psthumas de Braz Cubas, de Machado de Assis, primeiro livro publicado pela Sociedade dos Cem Biblifilos do Brasil, ilustrado por Candido Portinari. concludo o conjunto arquitetnico da Pampulha em Belo Horizonte, encomenda do ento prefeito Juscelino Kubitschek a Oscar Niemeyer, incluindo a Igreja de So Francisco de Assis, decorada por Candido Portinari com azulejos na parte externa e pintura mural no interior.

1947 1945
A crescente preocupao poltica de Portinari leva-o a candidatar-se a deputado federal. Sua plataforma defende uma Constituinte soberana, com base no apoio popular cultura, sindicalizao dos camponeses, contra a carestia, a inflao, o latifndio e o Integralismo. Apresenta sua candidatura ao Senado pelo PCB, mas perde a eleio por pequena margem de votos. Inaugurada sua primeira exposio individual na Argentina, no Saln Peuser, em Buenos Aires, com 91 obras.

1948
exposto no Teatro Solis, em Montevidu, o painel A Primeira Missa no Brasil, pintado para a nova sede do Banco Boavista, no Rio de Janeiro. Portinari volta ao Brasil e, em dezembro, faz uma exposio retrospectiva no MASP, em So Paulo.

Propagada poltica.

A Primeira Missa no Brasil

Portinari pintando Retirantes, Rio de Janeiro.

Portinari com amigos e familiares em Montevidu.

Portinari com Nicols Guilln e grupo de visitantes na sua exposio. Montevidu. Foto: Justicia Galeria Charpentier, Paris. Foto: Agence France Presse

1946
A Galeria Charpentier, em Paris, inaugura exposio de Portinari com 84 trabalhos. O governo francs condecora Portinari com a Legio de Honra.

O governo do Presidente Eurico Dutra intensifica a perseguio aos comunistas. Em novembro, Portinari parte para o Uruguai em exlio voluntrio. Em dezembro, a famlia Portinari vai ao encontro do artista.

Tiradentes

10

1952
Portinari faz o painel A chegada de D. Joo VI Bahia, encomenda do Banco da Bahia.

1950
Visita, pela primeira vez, Chiampo, cidade natal de seu pai, na regio do Vneto. Recebe a Medalha de Ouro da Paz, por sua obra Tiradentes, no II Congresso Mundial dos Partidrios da Paz, em Varsvia.
Portinari junto com familiares italianos. Chiampo, Itlia.

O Secretrio Geral das Naes Unidas anuncia oferta, feita pelo governo brasileiro, de dois painis (Guerra e Paz), que sero executados por Portinari, e que decoraro um dos sales da nova sede da ONU.

1949
Portinari inicia o painel Tiradentes para o Colgio de Cataguases, em Minas Gerais. convidado a participar, em Nova York, da Conferncia Cultural e Cientfica para a Paz Mundial, mas a Embaixada Americana nega-lhe o visto de entrada. Portinari intimado a comparecer Polcia Central para prestar esclarecimentos por sua participao na Universidade do Povo.

A Chegada de D. Joo VI Bahia

Exposio de Portinari, no Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro.

1953
internado no Rio de Janeiro, aps sofrer hemorragia intestinal. O diagnstico aponta para o uso de determinadas tintas contendo metais pesados, como chumbo, cdmio e prata. Aps dez anos sem expor individualmente no Rio de Janeiro, Portinari inaugura mostra com 100 obras no Museu de Arte Moderna MAM.

1951
Portinari participa da I Bienal de So Paulo.

11

1956 1954
Inaugura exposio individual no Museu de Arte de So Paulo MASP com mais de 100 obras, entre elas, duas maquetes para os painis Guerra e Paz da ONU. Por determinao mdica, Portinari fica algum tempo sem pintar. O chumbo das tintas a causa da doena. Estou proibido de viver, diz Portinari.
Museu de Arte de So Paulo MASP. Foto: Alice Brill Candido Portinari, Presidente Juscelino Kubistcheck e Sra. no Theatro Municipal.

Portinari entrega Guerra e Paz. Os painis, de 14m x 10m cada um, foram realizados a leo sobre madeira compensada naval, durante nove meses, com a ajuda de Eurico Bianco e Rosalina Leo.

1958 1957
inaugurada exposio individual de Portinari na Maison de la Pense Franaise, em Paris, patrocinada pela Embaixada do Brasil. A exposio apresentada depois em Munique e em Colnia, na Alemanha. Portinari inaugura na Galleria del Libraio, em Bolonha, na Itlia, sua primeira exposio individual na terra de seus pais. O artista intimado judicialmente a depor no Departamento Federal de Segurana Pblica, sendo indiciado com Oscar Niemeyer, Arnaldo Estrela, Dalcdio Jurandir e outros pelo trabalho desenvolvido na Escola do Povo.

Meninos a Cavalo

1955
assinado o contrato entre Portinari e o Ministrio das Relaes Exteriores para a execuo dos painis Guerra e Paz, cujos estudos j se encontram bastante adiantados. Portinari participa da III Bienal de So Paulo com sala especial, hors concours, e apresenta 12 estudos para o painel Guerra, todos eles de grandes dimenses. Agraciado com a Medalha de Ouro concedida pelo International Fine Arts Council IFAC , de Nova York, como o melhor pintor do ano.

Exposio dos painis Guerra e Paz no Theatro Municipal, Rio de Janeiro, RJ.

Antes de seguirem para a sede da ONU, em Nova York, o Presidente da Repblica, Juscelino Kubitschek, inaugura a exposio dos painis no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi a primeira e nica vez que Portinari viu Guerra e Paz erguidos. Na inaugurao da exposio, o Presidente Kubitschek entrega a Portinari a Medalha de Ouro concedida pelo Internacional Fine Arts Council, em 1955. Portinari realiza a srie D. Quixote, constituda por 22 desenhos a lpis de cor, encomendada pela editora Jos Olympio, para ilustrar os poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Inaugurao dos painis Guerra e Paz, na sede da ONU, Nova York.

So doados ONU, em cerimnia oficial, os painis Guerra e Paz. Portinari no convidado a comparecer cerimnia, em virtude do seu envolvimento com o Partido Comunista, sendo representado pelo embaixador Cyro de Freitas-Valle. Dando incio a sua atividade literria, Portinari comea a escrever Retalhos de Minha Vida de Infncia.

1959
Portinari participa da exposio itinerante Artistas Brasileiros na Europa, organizada pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Ilustra o livro Menino de Engenho, de Jos Lins do Rego, editado pela Sociedade dos Cem Biblifilos do Brasil. A V Bienal de So Paulo realiza retrospectiva da obra de Portinari com 127 obras.

12

1961
Em viagem Frana, impedido de entrar no pas pelo governo francs. Aps negociaes, recebe um visto de 60 dias, com a condio de no fazer declaraes polticas. Retorna ao Brasil com a sade comprometida. Realiza sua ltima exposio individual em vida, na Galeria Bonino, no Rio de Janeiro. Portinari faz trs painis em azulejos: Frevo e Peixes, para o Pampulha Iate Clube, projeto de Oscar Niemeyer, e Pombas, para um edifcio em Paris.

1962
Portinari falece em 6 fevereiro, intoxicado pelos metais pesados contidos nas tintas. O velrio realizado no Edifcio Sede do Ministrio da Educao, hoje Palcio Gustavo Capanema. Estavam presentes o ex-Presidente da Repblica Juscelino Kubitschek, Hermes Lima, representando o Presidente Joo Goulart, os lderes comunistas na clandestinidade, Luis Carlos Prestes e Carlos Marighela, e o lder anticomunista e governador do Estado da Guanabara Carlos Lacerda. A Presidncia da Repblica emite nota de pesar e decretado luto oficial de trs dias no Estado da Guanabara.

1960
Nasce Denise, neta de Candido Portinari. Nesse dia, Portinari escreve: Minha neta me libertar da solido. O artista prosseguir representando sua neta em poesia e em pintura. publicado na Itlia o livro Brasil, Dipinti di Portinari (Brasil, Pintura de Portinari).

Peixes

Velrio do artista no prdio do Ministrio da Educao e da Sade Pblica, Rio de Janeiro.

Denise com Pssaro

Frevo

Pombas

13

Meninos no Balano, 1955 Desenho a grafite e lpis de cor/papel 25 x 24,5cm Estudo para o painel Paz

Paz, 1955 Desenho a grafite, crayon, sangunea e lpis de cor/papel 51 x 36,5cm Estudo para painel Paz

14

Mulher e Criana Chorando, 1955 Desenho a grafite e pastel/cartolina 32,7 x 22,7cm Estudo para o painel Guerra

A oBrA

15

O PintOr Do NoVo muNDo


israel PedrOsa
Interveno no Colquio Internacional Portinari em Paris: 1946-2009, PUC-Rio, novembro de 2009

16

Menino com Cata-Vento,1955 Desenho a grafite, sangunea e lpis de cor/papel 31,5 x 15,5cm Estudo para o painel Paz

Sempre que se quis definir Portinari, a partir da viso de sua obra, essa definio atingia uma tal abrangncia que ultrapassava em muito a caracterizao, simplesmente humana, do pintor. Foi assim quando de sua exposio no Museu de Arte Moderna de Nova York, em que foi apresentado como Portinari of Brazil, formulao que lhe dava o foro de pintor nacional de seu pas. No catlogo da exposio Cem Obras-Primas de Portinari, realizada pelo Museu de Arte de So Paulo Assis Chateaubriand (MASP), seu diretor Pietro Maria Bardi o qualificara como um intrprete das misrias do Terceiro Mundo. Antnio Bento, algum tempo depois, o denominou simplesmente: O Pintor do Terceiro Mundo. Ao reduzir o termo, Bento ampliava-lhe o sentido, como que dissesse ser ele no apenas o intrprete das misrias mas tambm das lutas, alegrias e esperanas comuns a esse universo majoritrio de nosso planeta. Hoje, passadas vrias dcadas desses esforos de definio, delineia-se claramente o perfil de Portinari como o de O Pintor do Novo Mundo. Epteto que, ultrapassando o significado simplesmente geogrfico, representa sobretudo o novo mundo social e espiritual que o perene labor humano vem construindo, como fruto de seus melhores anseios: a Nova Era de que Paul Klee e David Alfaro Siqueiros sonhavam ser os pioneiros. E que realmente o foram, cada um a seu modo. Este Novo Mundo, de que Portinari viria a ser seu grande intrprete e magno representante, o Novo Mundo que comea a emergir em meio s lutas e s aspiraes, no apenas dos visionrios das regies perifricas e dos atuais pases emergentes, mas tambm de toda a humanidade progressista. Mundo de paz, de trabalho produtivo, de alegria, felicidade e amor entre os seres humanos, e de fraterna confiana entre os povos. (...)

O realismO dO sculO XX
Se aplicarmos obra de Portinari o conceito de John Ruskin de que para a anlise da obra de arte a primeira pergunta a se fazer : o que ela nos ensina? a resposta ser o espanto. Veremos que melhor que nos compndios de Histria, de Economia, de Sociologia ou de Poltica, o relato visual de Portinari expressa os mais avanados conceitos da cultura de seu tempo, que aponta sempre para um horizonte promissor. Tomada em seu conjunto, sua obra como um imenso painel que aborda todos os aspectos da alma humana e da vida social, da misria e desgraa, aos anseios da bem-aventurana terrestre. O brilho do olhar de seus miserveis e degradados seres amorveis tem a chama reivindicativa da esperana. Sua obra, expresso coerente de sua generosa viso de mundo, no decorre apenas de um otimismo da vontade em meio ao pessimismo da razo. expresso de uma razo combatente que, em meio adversidade, revela os lenitivos de uma cantata ao porvir. (...) Sem desfalecimento, a obra de Portinari assume autntica expresso do Realismo do sculo XX.

17

(...) A universalidade de seu vocabulrio plstico ao mesmo tempo a nica forma de expresso de seu postulado esttico. com ela que desde o incio de sua saga ele revela um universo novo para a historicidade da arte. Da surgem as reminiscncias rurais de sua infncia, o cenrio humilde das nascentes metrpoles, cenas e alma da vida brasileira. A singeleza ou a monumentalidade dessas vises esto expressas nos murais da casa de Brodsqui, da capela da Pampulha, do Ministrio da Educao, da Biblioteca do Congresso, em Washington, e dos painis e quadros que percorreram o territrio das trs Amricas.

Os Painis Guerra e Paz


Para Portinari, os ltimos anos da dcada de 1940 e os primeiros da seguinte so marcados pela realizao de seus grandes painis mveis: A Primeira Missa no Brasil (1948), Tiradentes (1949), Chegada de D. Joo VI ao Brasil (1952), Guerra e Paz (1952-1956). Em 1952, atendendo a convite do Itamaraty, Portinari inicia a realizao das maquetes dos dois imensos painis (14m x 10m cada um) para a decorao do edifcio sede da ONU, em Nova York. Edifcio projetado por Le Corbusier, e em cuja elaborao trabalhara Oscar Niemeyer. Os temas escolhidos para os painis foram a Guerra e a Paz. Sntese das preocupaes e objetivos primordiais dos trabalhos das Naes Unidas. Decorridos quatro anos de rduo trabalho, no dia 5 de janeiro de 1956 os imensos painis foram entregues ao Ministrio das Relaes Exteriores. Durante o perodo de sua realizao, a imprensa do Pas e do exterior acompanhou com interesse o trabalho do artista. Ao ser anunciado o seu trmino, desencadeou-se imenso movimento de opinio pblica liderado por eminentes intelectuais, artistas e organizaes culturais e at por sindicatos operrios, desejando a exposio dos painis no Brasil, antes de seu envio para Nova York. Atendendo a esse clamor geral, o Itamaraty organizou a mostra dos painis Guerra e Paz, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, transformando-o no mais amplo salo de exposio visto no Brasil, at ento, e no templo reverencial de um momento especfico de nossa contribuio historicidade artstica da humanidade. No dia 27 de fevereiro de 1956, na presena do Presidente da Repblica, Juscelino Kubitschek de Oliveira, e altas autoridades, de representantes polticos de todas as tendncias, de intelectuais, de artistas e de eufrica multido em clima de jbilo nacional, foi inaugurada a extraordinria mostra. Pouco mais de um ano depois, ante o secretrio-geral das Naes Unidas, Dag Hammarskjold, e representantes do Brasil, embaixador Cyro de Freitas-Valle e ministro Jayme de Barros, em setembro de 1957 foram inaugurados no edifcio sede da ONU, em Nova York, os painis Guerra e Paz, de Candido Portinari.

18

cOnsideraes gerais
Em 2007, marcando o cinquentenrio da inaugurao dos painis, o Projeto Portinari publicou o livro comemorativo da efemride: Guerra e Paz Portinari. Nele, eu afirmara que os dois painis constituam um discurso visual uno em sua complexa complementaridade sobre os extremos da desgraa e da bem-aventurana, na trgica e comovedora viso pintada por Portinari. Nas pginas da Histria da Arte, em que surgem incontveis guerras datadas e localizadas, como as de Troia e do Peloponeso, pintadas por Eufrnio, as Batalhas de San Romano e Anghiari, de Paolo Uccello e de Da Vinci, ou Guernica, de Picasso, todas so narradas por cenas que as identificam, localizam e datam. Com os recursos prprios ligados ao tempo da pintura, cada uma delas participando da variada gama de conceitos que vai do herosmo dor e ao desespero ou defendendo um solo, uma ideia ou uma causa que as particularizam. A abordagem de Portinari outra. No identifica guerra alguma, como se afirmasse que em essncia todas se equivalem no desencadeamento de horror e animalidade. Nenhuma arma identificvel, em Portinari; a cavalgada apocalptica que corta a cena em todas as direes, com seu cortejo de conquista, guerra, fome e morte, no traz as cores bblicas do fogo e do sangue, nem o preto, o branco ou o amarelo. o azul que domina. Uma trgica e dorida sinfonia em azul, passando por toda sua escala. Os tons escuros, soturnos, ricos em variadas e profundas nuanas violceas, desenham as cenas sobre fundo de claros azuis de reflexos verdtreos, tendentes aos leves citrinos. Contrastando com esse universo azulado, valorizando-o cromaticamente, em contraponto tonal, o cavalo manchetado de carmim, a carnao de rostos, braos e ps saindo das vestes escuras, surgem em vibrantes alaranjados que vo das sombras trevosas violceas, aos quase vermelhos e rosas de intensa crepitao luminosa. Nesse clima de violentos contrastes, de soturna ferie, o tropel ininterrupto liberta as feras que aterrorizam o mundo. (...) Realado por clara luz, um eremita desnudo, de p em penitncia, cobre os olhos com as mos, em prece e lamento. Figuras em grupo compacto, genuflexo, braos levantados com as mos espalmadas e rostos voltados para o cu, nesse cenrio de morte deixam transparecer uma aragem de fora e vida, de condenao prpria existncia da guerra. No painel Paz, tal como acontece em seu par: so mltiplas as reminiscncias de obras anteriores de Portinari, como tambm so vrios os vestgios desses trabalhos em quadros posteriores do Mestre. O que significa dizer serem eles elos coerentes de uma imensa produo pictrica da mais alta representatividade do poder criador do sculo XX (...). O que emana desse painel, nos enleva e encanta, mais que a ideia de paz e da paz, a prpria paz que nos invade ao contempl-lo. a sensao de penetrarmos num universo sereno, de comunho fraterna no trabalho produtivo, num reino mgico de cores reluzentes, do som da ciranda de jovens num canto universal de fraternidade e confiana, ou da candura dos folguedos infantis. Com todos esses tons dourados, alegres, crepitantes de vida, o pintor parece nos dizer: A paz universal possvel. Dia vir em que a humanidade desfrutar a paz sem limites no espao e no tempo.

19

A RESTAURAO DOS PAINIS Guerra E Paz


cludiO ValriO teiXeira edsOn mOtta JuniOr

Detalhe do painel Paz: esbranquiamento da superfcie da tinta visvel em toda metade inferior do painel.

Ateli Aberto de Restauro dos painis Guerra e Paz, no Palcio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, 2011.

20

Os dois painis monumentais intitulados Guerra e Paz foram pintados por Candido Portinari entre 1952 e 1956 para o Hall dos Delegados da Sede das Naes Unidas, em Nova York. O artista usou tintas a leo. A estrutura dos painis composta pela juno de quatorze mdulos menores, de madeira compensada fina, que, unidos pelo verso por parafusos, formam um todo, cuja dimenso total de 14m (altura) x 9,53 m (largura) para Paz e 14m (altura) x 10,58m (largura) para Guerra. O estado de conservao das obras mostra os efeitos da exposio luz, poluio urbana e a mudanas dos nveis de umidade relativa. Essas condies ambientais fizeram com que poeira e fuligem se acumulassem na superfcie da tinta, atribuindo s pinturas uma aparncia acinzentada e encardida, que reduz a intensidade cromtica e diminui a escala de contrastes, valor vital para obras que querem transmitir o drama da guerra e a alegria da paz. Alm disso, a instabilidade dos nveis de umidade ao longo dos anos provocou o desprendimento de tinta, especialmente nos locais de empastamento, e fez aparecer, em reas onde a tinta mais fina, rachaduras e micro-ondulaes na madeira compensada, indicando o comeo de um processo de descolamento das camadas de madeira que formam a placa de compensado naval. A exposio luz foi a causa mais provvel das reas esbranquiadas que se concentram em alguns campos de cor; mas investigaes cientficas mais detalhadas sero necessrias para a identificao e posterior tratamento dessas alteraes, pois, apesar de no representarem ameaa integridade fsica da obra, traem substancialmente a inteno do artista, comprometendo a beleza da pintura. O processo de conservao e restaurao de Guerra e Paz ser discreto e minimalista, e adotar procedimentos e materiais que respeitam a integridade fsica e esttica das obras. A limpeza da superfcie ser feita com mtodos que empregam pequenos percentuais de produtos qumicos diludos em gua, alm de gomas macias especiais para o recolhimento da poeira e da fuligem; a tinta em descolamento ser fixada com adesivos similares aos que Portinari usou na preparao dos painis, evitando assim a introduo de materiais estranhos aos que foram empregados pelo artista. Esto previstas, tambm, pequenas intervenes onde a camada de tinta foi danificada. Nesses locais as lacunas sero niveladas, texturizadas e retocadas com tintas apropriadas para restaurao. Estas sero aplicadas com um minsculo pontilhado para que as reas de restauro sejam fceis de localizar e no sejam confundidas com as tintas pintadas pelo mestre. Uma soluo diluda de uma resina estvel poder ser usada para aumentar a profundidade das tintas e acentuar a intensidade das cores, mas o belssimo contraste entre reas brilhantes e foscas, comum na pintura moderna e to valorizado pela riqueza plstica que atribui obra, ser preservado. A vinda dos painis Guerra e Paz para exposio e restaurao no Brasil um orgulho para todos ns e uma oportunidade para apresentarmos a estudantes, estudiosos e ao pblico interessado os modernos procedimentos e tcnicas de restauro usados no Brasil. Alm disso simblico que este trabalho seja realizado num prdio que um marco do Modernismo brasileiro e onde se encontram outras obras-primas da pintura mural de Candido Portinari.

21

O que Portinari carrega como um manancial inesgotvel sua maneira de nos oferecer sua paixo pela vida e pela vida compartilhada, como um ensejo para melhor conhec-la e nos deslumbrarmos com ela, com suas dores e alegrias, sempre capazes de se misturarem uma na outra e de se alternarem uma pela outra. Isto quer significar que a presena da obra de Portinari pode mobilizar a vida da escola, de seus educadores e educandos, atravs de comoes estticas, que precisam ser tambm aprendidas. Afinal, seu pensamento genial e sua sensibilidade tocante, alm de cartografar os corpos em movimento do Brasil, capta e enreda as generosidades e as conflitividades das paisagens sociais brasileiras e com elas da prpria humanidade em seus apelos de paz. () Quantas lies poderemos proporcionar aos nossos professores e estudantes com a convivncia de Candido Portinari entre as experincias escolares? As pesquisas educacionais vm confirmando que no aprendemos sem redes complexas de relaes, sem vontade, sem questes, sem dilemas e necessidades que faam sentido para nossas vidas. Memorizaes rgidas pouco ajudam no encaminhamento e enfrentamento dos desafios. Urge pensar e sentir, como aes entrelaadas historicamente, para irmos produzindo sinergias educacionais e polticas que potencializem as aprendizagens como modos de sentir, pensar e atuar na vida, modificando-a.
CLIA LINHARES Professora Titular de Poltica Educacional da Universidade Federal Fluminense

22

Mos, 1955 Desenho a grafite, crayon e crayon colorido/papel 12 x 13cm Estudo para o painel Paz

DECLARAO SOBRE umA CulturA DE PAz


Uma Cultura de Paz um conjunto de valores, atitudes, tradies, comportamentos e estilos de vida baseados: a) No respeito vida, no fim da violncia e na promoo e prtica da no violncia por meio da educao, do dilogo e da cooperao; b) No pleno respeito aos princpios de soberania, integridade territorial e independncia poltica dos Estados e de no ingerncia nos assuntos que so, essencialmente, de jurisdio interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Naes Unidas e o direito internacional; c) No pleno respeito e na promoo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais; d) No compromisso com a soluo pacfica dos conflitos; e) Nos esforos para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteo do meio ambiente para as geraes presente e futuras; f) No respeito e promoo do direito ao desenvolvimento; g) No respeito e fomento igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens; h) No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas liberdade de expresso, opinio e informao; i) Na adeso aos princpios de liberdade, justia, democracia, tolerncia, solidariedade, cooperao, pluralismo, diversidade cultural, dilogo e entendimento em todos os nveis da sociedade e entre as naes; e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favorea a paz.

Artigo 1 da Declarao e Programa de Ao sobre uma Cultura de Paz Assembleia Geral Organizao das Naes Unidas 19991

23

PROPOSTAS DE AtiViDADEs
(...) majestoso dilogo entre o trgico e o lrico, entre a fria e a ternura, entre o drama e a poesia.
Joo Candido Portinari, a respeito dos painis Guerra e Paz, de Portinari. Pintar ou viver. Guerra e Paz, p.147

O tema o homem
Candido Portinari. Guerra e Paz, p.148 Menino com Diabol, 1955 Desenho a grafite e lpis de cor/papel 21 x 15,5cm Estudo para o painel Paz

ProPostA 1

PAiNis DA guErrA E DA PAz

Trabalhar na escola uma Cultura de Paz o objetivo principal de todas as propostas de atividades. A arte de Portinari nos painis Guerra e Paz o fio condutor para que os professores de Lngua Portuguesa, de Histria, de Artes e de outras reas de conhecimento possam desenvolver esses temas na escola. Nesta primeira proposta, especificamente, os estudantes so convidados a dialogar com os painis do artista, criando seus prprios painis de guerra e de paz, inspirados na realidade que os cerca e com reutilizao de materiais descartados.

sugestes de atividades

a) a cultura da Paz
Leitura do texto Declarao sobre uma Cultura de Paz, na pgina 23 deste Caderno. O professor solicita a vrios alunos que leiam em voz alta cada um dos itens do texto maneira de um jogral.

Trabalhe sempre com gosto. Se cansar de uma tcnica, passe para outra. Mude a cor do papel ou o tema da pintura. Mas conserve o amor.
(Candido Portinari, citao de Maria Luiza Leo. Guerra e Paz, p. 37)

Debate sobre o texto lido. Exemplos de alguns questionamentos possveis: Por que se estabelece comumente uma relao direta entre educao e respeito vida humana? aceitvel a ideia de que os fins justificam os meios? Como conciliar desenvolvimento e proteo ao meio ambiente? O que teria originado, na maioria das culturas, a discriminao de gnero? A liberdade de expresso, opinio e informao deve ser incondicional? H alguns valores e/ou atitudes abordados no texto que no vm sendo observados no seu ambiente escolar?

b) a guerra e a Paz em POrtinari


Leitura dos seguintes fragmentos a respeito dos painis Guerra e Paz, de Portinari:
A guerra seria representada atravs do sofrimento do povo e no de soldados em combate.
(Antnio Bento. Guerra e Paz, p. 48)

No painel Paz (...) camponeses plantando, camponeses colhendo, o espantalho, os batedores de arroz, homens, mulheres e meninos que cantam. (Clarival do Prado Valladares. Guerra e Paz, p. 99)

Localizao, no painel Guerra, dos elementos mencionados no primeiro frag-

mento, ou seja, imagens de sofrimento do povo;


>

identificao, nesse painel, de imagens da me com o filho morto no colo smbolo da dor mxima da humanidade; questionamentos: A que referncia religiosa e artstica essas imagens remetem? Em que medida essas imagens representam ruptura dramtica com o futuro?

Localizao, no painel Paz, dos elementos mencionados no segundo fragmento, ou seja, imagens de alegria do povo.

26

Seleo, nos dois fragmentos, de vocbulos a serem agrupados em dois con-

juntos:
1) rea 2)

de significao de tragdia, fria e drama;

rea de significao de lirismo, ternura e poesia.

c) recriandO guerra e Paz


Seleo e recorte, em jornais e revistas, de palavras, frases, manchetes, imagens, associadas s ideias de violncia e de no violncia. Criao de dois painis: um, da guerra; outro, da paz. Utilizao do material selecionado e recortado, alm de sucata, tinta, lpis cera, etc. Exposio dos painis no espao da escola, junto com reprodues ampliadas dos painis de Portinari, para visitao pela comunidade escolar (familiares, professores, alunos, funcionrios). Comparao entre os painis dos alunos e os de Portinari (personagens, situaes, materiais, tcnicas).

d) a dcada de 1950 nO brasil e nO eXteriOr


Pesquisa histrica sobre o perodo em que foram criados os painis Guerra e Paz (1952-1957). Assuntos, relacionados tanto a guerra quanto a paz, que podem ser desenvolvidos e debatidos nas aulas de Histria: reflexos do fim da Segunda Guerra Mundial; a Guerra Fria; o temor de uma guerra nuclear; o papel da ONU; lanamento do Sputnik I pela Unio Sovitica; suicdio do Presidente Getlio Vargas; o governo de Juscelino Kubitschek; entre outros.

um fatO imPOrtante

Em 1956, Portinari entrega os painis Guerra e Paz para serem doados ONU. Antes de seguirem para os Estados Unidos, os painis so expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na inaugurao da exposio o Presidente Juscelino Kubitschek entrega a Portinari a Medalha de Ouro pelo International Fine Arts Council, como melhor pintor do ano. 2

Mesmo diante da ameaa prpria vida, que sobreveio quando completara 50 anos, Portinari no recuou, aceitando o desafio mortal e enfrentando o trabalho maior de toda a sua vida: os murais Guerra e Paz para a sede da ONU em Nova York. O mais universal, o mais profundo, tambm, em seu majestoso dilogo entre o trgico e o lrico, entre a fria e a ternura, entre o drama e a poesia.
(Joo Candido Portinari. Guerra e Paz, p.147)

27

ESCALA HUMANA

Guerra, 19521956 Painel a leo/ madeira compensada 1400 x 1058cm

Paz, 19521956 Painel a leo/madeira compensada 400 x 953cm

ESCALA HUMANA

PrOPOsta 2

o PAlCio gustAVo CAPANEmA ArquitEturA E ArtE


Esta proposta abre a possibilidade de que os estudantes visitem o Modernismo, na Arte e na Arquitetura. Entre as vrias atividades, a de pesquisa histrica a respeito do Palcio Gustavo Capanema refora a necessidade de preservao desse importante patrimnio histrico, que abriga, em 2011, os painis Guerra e Paz para restaurao. Inspirados nos murais de azulejos desse Palcio, criados por Candido Portinari, os estudantes podem exercitar sua criatividade.

sugestes de atividades

a) cOnhecendO O PalciO gustaVO caPanema


Pesquisa, por parte da turma, em enciclopdias e na internet, sobre os seguintes temas:
Cana, 1938 Pintura mural a afresco 280 x 247cm Pau-Brasil, 1938 Pintura mural a afresco 280 x 250cm

1) 2) 3) 4)
>

caractersticas do Modernismo na arquitetura brasileira; importncia do Palcio Gustavo Capanema na arquitetura da cidade do Rio de Janeiro; artistas que participaram da concepo do projeto de construo do Palcio; murais de azulejos de Candido Portinari;

fichamento, pela turma, das informaes coletadas.

Diviso da turma em 4 grupos para distribuio, entre eles, dos temas pesquisados. Elaborao, pelo primeiro grupo, de esquema relativo ao primeiro tema, com base no fichamento realizado;
>

apresentao do esquema, com explicaes orais; projeo do esquema por meio de slide show.

Redao, pelo segundo grupo, de texto dissertativo relativo ao segundo tema, com base no fichamento realizado;
>

desenho da planta do Palcio para confeco de maquete, com utilizao de madeira, papelo, sucata, etc., a fim de ilustrar a exposio desse tema; apresentao oral do texto e mostra da maquete.

>

Redao, pelo terceiro grupo, de resumos dos dados biogrficos dos artistas, com base no fichamento realizado para o terceiro tema;
>

confeco de cartazes com os resumos, acompanhados de fotos dos artistas pesquisados; apresentao do trabalho.

>

Redao, pelo quarto grupo, de resumo da histria dos murais de azulejos criados por Candido Portinari, com base no fichamento realizado para o quarto tema;
> >

registro fotogrfico dos murais em seu conjunto e em seus detalhes; apresentao oral desse quarto tema; projeo das fotografias por meio de slide show.

30

No cu, no mar, na terra!/ Canta Brasil!


(Msica Canta Brasil, de Alcyr Pires Vermelho e David Nasser)

Fachada do edifcio Gustavo Capanema Foto: Elisa Guerra

Estrelas-do-Mar e Peixes painel de azulejos 990 x 1510cm

b) Os mOtiVOs marinhOs nOs azuleJOs de POrtinari


Apreciao dos azulejos que enfeitam os pilotis do Palcio Capanema, para observao dos elementos marinhos e da forma decorativa de sua disposio no espao. Pesquisa de poemas cujo tema seja o mar;
>

Mulher Reclinada, de Celso Antonio, 1940 Foto: Elisa Guerra

recitao dos textos pesquisados. apresentao dos textos produzidos, com utilizao expressiva da voz e dos gestos.

Criao de poemas, frases, pensamentos com temas associados a mar;


>

Pesquisa de composies musicais cujo tema seja o mar, a exemplo das canes praieiras de Dorival Caymmi;
>

audio das msicas pesquisadas. apresentao das msicas criadas, com acompanhamento de instrumentos musicais (flauta, violo, teclado...).

Composio de canes praieiras;


>

Criao de painis decorativos (ao estilo dos murais de Portinari no Palcio Capanema), a serem expostos na escola. Sugesto de materiais: papis coloridos, EVA, folhas de revistas, pedrinhas coloridas, massinhas de sopa, gros, flores secas, contas, miangas, paets, purpurina, algodo, etc.;
> >

Monumento Juventude Brasileira, de Bruno Giorgi, 1947 Foto: Elisa Guerra

composio artstica com elementos da terra (flores, plantas, cogumelos...); composio artstica com elementos do cu (estrelas, cometas, lua, sol, nuvens...).

31

PrOPOsta 3

mutiro Do rEstAuro

O foco desta proposta a educao patrimonial. As atividades, principalmente de leitura, visita guiada e pesquisa histrica, conduzem ao objetivo final procedimentos de restauro, pelos estudantes, de seu ambiente escolar. Isto dentro da perspectiva maior de que preservao e cuidado so fundamentos de uma Cultura de Paz.

sugestes de atividades

a) PreserVar PrecisO
Leitura do texto A restaurao dos painis Guerra e Paz, de Cludio Valrio Teixeira e Edson Motta Jnior, na pgina 21 do Caderno do Professor. Redao, em grupo, de resumo do texto lido, para compreenso da importncia cultural do restauro de um patrimnio;
>

apresentao oral dos resumos pelos grupos.

Nessa etapa, o professor ter oportunidade de avaliar com os alunos a relevncia das informaes selecionadas para redao dos resumos. Visita guiada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para apreciao do trabalho de restaurao desse importante patrimnio cultural da cidade.

Guerra e Paz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1956.

uma observao importante No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1956, os painis Guerra e Paz, de Candido Portinari, foram expostos pela primeira vez para o pblico brasileiro durante o governo de Juscelino Kubitschek, antes de seguirem para seu destino a Sede da Organizao das Naes Unidas, em Nova York. Em dezembro de 2010, os painis retornaram a esse teatro para exposio ao grande pblico antes de sua restaurao no Palcio Gustavo Capanema.

b) tem muita histria...


Pesquisa sucinta pelos alunos, em grupo, a respeito da sua escola: Quando foi fundada? Quem a fundou? Quem lhe deu o nome e por qu? O nome da escola homenageia algum? Quem essa personalidade? O que realizou? A escola tem mais de uma unidade? A que nvel(eis) escolar(es) atende? Que datas histricas so comemoradas pela comunidade escolar? Algum familiar, amigo, pessoa famosa j estudou nessa escola?
> >

Guerra e Paz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2011. Foto: Elisa Guerra

redao de resumos das informaes obtidas na pesquisa; apresentao dos resumos ao professor de Informtica, para criao, pelos alunos, de um site da escola; caso j exista, verificar a possibilidade de insero dos contedos pesquisados.

32

Quem ama cuida.


(Leonardo Boff)

c) PrOJetO PassandO a limPO a escOla


O professor far a leitura oral do texto a seguir, de Yanara Rodrigues3, 10 anos.
a minha escola A minha escola assim: Tem flores e jardim. Tem sala para ler. Tem sala para escrever. Ela o mximo! Ela um amor. Ela o remdio da minha dor. Ela o futuro da minha vida. Sem ela no sei viver, Sem ela no sei ler, Sem ela no sei escrever, Sim, sem ela eu no sou nada. Com ela eu sei viver, Com ela eu sei escrever, Com ela eu sei ler, Com ela aprendo a ser boa e gentil Por isso ela importante para mim.

Identificao e registro de alguns elementos danificados, passveis de recuperao, simples e imediata, no espao da escola: livros, objetos, cortinas, luminrias, paredes, mobilirio, fotos, uniformes, etc. Planejamento das aes de recuperao:
>

constituio de equipes de trabalho (incluso de alunos, familiares, professores, funcionrios), para a recuperao e a produo de um documentrio; distribuio de tarefas entre as equipes.

>

Execuo das aes de recuperao: colagem, costura, emenda, pintura, limpeza, etc.

d) uma escOla nOVinha em fOlha!


Produo de documentrio, em vdeo e/ou fotos e/ou textos, sobre o processo de recuperao da escola: o antes; o durante; o depois;
>

registros fotogrficos; depoimentos e entrevistas em vdeo; redao de textos; confeco de cartazes. exibio dos documentrios; apresentao dos objetos recuperados; falas do(a) diretor(a) e de representantes de cada um dos segmentos da comunidade escolar, para os devidos agradecimentos e estmulo a novos projetos.

Realizao de evento festivo com a participao de toda a comunidade escolar;


> > >

e) a nOta que eu dOu


Anlise do processo de restauro, posteriormente, em sala de aula, com assistncia do orientador educacional: Que achei do projeto? Que achei do processo? Que achei dos resultados? Corresponderam s expectativas? Como me senti ao participar? Eu fiz o melhor que podia? Avaliao do projeto Passando a limpo a escola, com atribuio de notas de 1 a 10.

f) PreserVaO da Paz
Debate: Como relacionar restauro a paz?
>

sntese, em tpicos, das concluses.

Elaborao de texto dissertativo com base nas concluses do debate.

33

PrOPOsta 4

PAz sEm Voz No PAz, mEDo!4


Esta proposta consiste na criao de um jornal falado. Com essa atividade, os estudantes trabalham os fatos reais de violncia, no sentido no apenas de informar, mas de refletir sobre eles revelando sonhos, aspiraes de mudana e de propor solues. A abordagem do conceito de utopia permite o engajamento das mais diferentes disciplinas.

sugestes de atividades

a) fcil se VOc tentar 5


Diviso da turma em dois grupos, para produo de um jornal falado: grupo A, para noticiar situaes de violncia; grupo B, para noticiar situaes de no violncia. Seleo, pelo grupo A, em jornais e revistas, de notcias reais de violncia;
> >

parfrase das notcias; edio do material: organizao, ordenao.

Criao, pelo grupo B, de notcias que expressem a concretizao de suas aspiraes, anseios, desejos, sonhos em relao a famlia, amigos, escola, bairro, cidade, pas, mundo;
> >

redao dessas notcias; edio do material: organizao, ordenao.

Criao, pelos alunos, do nome do jornal. Apresentao do jornal em dias diferentes, na ordem A, B. Indicao de alunos de cada grupo para as funes de locutor, comentarista e analista;
> > >

locuo das notcias; comentrios; anlise.

b) tem sOluO?
Debate, por parte dos espectadores (os demais alunos), sobre as solues apontadas pelos analistas para os conflitos noticiados pelo grupo A. Debate sobre a viabilidade de realizao das aspiraes expressas pelo grupo B.

As coisas comovedoras ferem de morte o artista e sua nica salvao retransmitir a mensagem que recebe.
34
(Candido Portinari, trecho do discurso dirigido a intelectuais argentinos, em 1947. Guerra e Paz, p. 153)

c) nenhuma razO Para matar Ou mOrrer6


Audio e canto, em coro, da seguinte msica de John Lennon: imagine.
Imagine que no existe cu fcil se voc tentar que nem h inferno abaixo de ns acima de ns apenas o firmamento imagine toda gente vivendo s para o dia de hoje... Imagine que no h pases no difcil conseguir isto nenhuma razo para matar ou morrer nem tampouco religies imagine toda gente vivendo a vida em paz...

>

observao, na letra da msica, de possveis aspiraes expressas pelo grupo B em suas notcias.

Leitura extraclasse do livro O que utopia, de Teixeira Coelho (Coleo Primeiros Passos, Editora Brasiliense, SP,1980). Debate sobre o conceito de utopia, com base na leitura do livro de Teixeira Coelho.

d) refleXO
Interpretao livre, em sala de aula, do seguinte pensamento de Candido Portinari: As coisas comovedoras ferem de morte o artista e sua nica salvao retransmitir a mensagem que recebe.

Me e Filha, 1955 Desenho a grafite, crayon, sangunea e lpis cera/papel 39,5 x 28,5cm Estudo para o painel Guerra

35

PrOPOsta 5

raP DA PAz

A essncia desta proposta mostrar que a arte pode ser uma arma poderosa na luta pela paz. Aqui, a escola, como patrimnio de cultura, abre seus espaos para variadas manifestaes artsticas e culturais contemporneas grafite, rap, breakdance, moda hip-hop , possibilitando amplo engajamento interdisciplinar.

sugestes de atividades

a) bOm VOc se ligar

Diviso da turma em 5 grupos; distribuio, para cada grupo, de um dos seguintes temas relativos cultura hip-hop: grafite, breakdance, indumentria, comportamento, msica e poesia (rap). Pesquisa, em grupo, sobre esses temas (internet, jornais e revistas);
>

fichamento das informaes coletadas.

Redao de resumos, com base nos fichamentos realizados por parte de cada grupo;
>

apresentao, por parte de cada grupo, do resumo redigido.

Planejamento, por grupo, de uma atividade relativa manifestao cultural pesquisada:


> > > > >

grafitagem de um espao da escola, previamente acordado com a direo; improvisao de coreografias, para o tema dana; desfile de modas, para o tema indumentria; entrevistas, para o tema comportamento; apresentao musical, para o tema rap.
8

b) O raP O caminhO Pra reVOluO


Ahn, 1999, o voo da paz bom voc se ligar, o bonde da justia vai passar Ahn, hh, agora o bicho vai pegar, pode cr Ahn, ahn, ahn, ahn, bom voc se ligar (Segura a onda ento) As favelas no podem se dividir em partilho Somos a maioria o povo pobre corre perigo o sangue da favela que est no cho Por isso uso a minha voz para pedir a unio Cansei de ver o povo pobre apodrecer

Audio do seguinte rap de MV Bill e leitura da letra: O crime nunca mais.

36

Leituras dos estudos de Portinari para Guerra e Paz produzidas por grafiteiros da ONG Artefeito no encerramento da exposio dos painis no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fotos: Elisa Guerra

(Candido Portinari. Jornal A noite, de 2 de maro de 1956)

O meu comando a paz a fora pra sobreviver A nossa guerra a arma poderosa do sistema Exterminar o preto favelado o esquema E quando voc se autodestruir novas cartas marcadas no baralho vo surgir Ahn, enquanto voc cheira eu fao a minha rima Enquanto voc fuma eu sigo a minha sina O meu comando a paz, proponho a paz para vocs Somos mais um peo perdido nesse jogo de xadrez Viciados, alcoviteiros, homicidas, somos mais uma vtima desse jogo contra a vida O comando a paz, o crime nunca mais (segura a onda ento, seja um bom rapaz) O sistema administra nossa evoluo Quem morde a isca facilita a manipulao Meu comando agora a paz e a paz meu partido Eu vejo drago cuspindo fogo de dentro do presdio Gerando a destruio carcerria O mesmo rango a mesma grade o mesmo dio estampado na cara O amor traz a paz, a guerra desunio As muralhas do muro do inferno o destino da civilizao Eu no nasci aqui no vou morrer assim Cabea sem nada oficina do diabo enfim A luz que me conduz, seduz meu pensamento O sonho de liberdade viver em paz no juramento Sem polcia sem misria sem malandragem Cobrindo de paz todas as favelas da cidade Quem sabe talvez o prmio Nobel da paz Cabea erguida voltar pro crime nunca mais. O comando a paz, o crime nunca mais (segura a onda ento, seja um bom rapaz) O governo prega a paz e financia a guerra Tenta nos convencer que somos de outra terra Todos me alertavam que eu corria perigo Mas ningum me mostrava o verdadeiro inimigo

Pintar a guerra mais fcil, mas pintar a paz mais gostoso.

37

O benefcio da lei no chegou na favela A paz no vai reinar se a justia no impera Mas agora eu sei que no estou sozinho Vivo em outro Brasil mas encontrei o meu ninho Moo sai da, tu t numa roubada um barril de plvora uma canoa furada O rap o caminho pra revoluo O crime o caminho pro campo de concentrao A nossa arma nossa voz nosso pensamento A munio atitude poesia e o sentimento Carrega minha cruz, desatam mil ns Brasil uhm, fazendo justia com a prpria voz O comando a paz, o crime nunca mais (segura a onda ento, seja um bom rapaz)

Identificao, no rap de MV Bill, das caractersticas desse gnero musical, quanto a letra e melodia.
Fotos: Elisa Guerra

Relacionamento entre o contedo da letra e a pesquisa feita a respeito da cultura hip-hop. Conversa, entre os alunos e o professor de Histria, sobre questes presentes na letra, passveis de serem abordadas nessa disciplina: ideologia, sistemas econmicos, mdia, consumo, manipulao, classes sociais, injustia social, financiamento das guerras, interesses econmicos, os vrios brasis, entre outros assuntos.

Minha arma minha pintura.


(Candido Portinari, em entrevista revista Diretrizes, em 1945)

c) nOssa arma nOssa VOz

Criao musical, em grupo, de um rap da paz. A criao do rap dever ser coletiva: um aluno, de cada vez, contribuir com um dos versos da letra, observando o desenvolvimento dos assuntos, a continuidade das ideias, enfim, a coerncia. O professor colocar no quadro os seguintes fragmentos 10, que devero constituir-se nos versos iniciais do rap a ser criado pelos alunos: (...) A paz igual / ao computador / Quem no tem / se danou.
(Luis Fernando M. S. Bezerra, 14 anos )

(...) Se ns no tivermos paz, / O que que a gente faz? / (...) Voc que tem paz em casa / Se d bem / Imagine quem no tem?
(Alexandra Oliveira Firmino, 13 anos)

Apresentao musical do rap criado pela turma para toda a comunidade escolar;
>

preparao: grafitagem do cenrio, com inspirao no painel Paz, de Portinari; coreografia e figurinos, concebidos segundo a esttica hip-hop.

38

PrOPOsta 6

HAiCAi PoEsiA DA DEliCADEzA

O centro desta proposta a criao literria, a partir da unio de dois extremos: o contato dos estudantes com uma poesia multissecular de origem japonesa e a utilizao das novas mdias globais, para divulgao de mensagens de carinho e respeito, sob a forma de haicais a poesia da delicadeza.

sugestes de atividades

a) O menOr POema dO mundO...


Haicai um tipo de poesia multissecular, de origem japonesa. O haicai japons tradicional apresenta, em geral, as seguintes caractersticas formais: constitui-se de trs versos (o primeiro com 5 slabas poticas; o segundo, com 7; o terceiro, com 5); apresenta linguagem simples e sinttica; no tem ttulo; costuma no ter rima; constitui-se predominantemente de frases nominais, com presena maior de substantivos (no caso de frases verbais, os verbos em geral se encontram no presente). Quanto s caractersticas temticas, observam-se basicamente as seguintes: uma poesia muito visual, capta um instantneo potico, priorizando o detalhe; essencialmente sensorial (no lgica); aborda assuntos agradveis, de maneira mais sugestiva que explicativa. No haicai, a natureza presena central (termos ligados s estaes do ano). O eu lrico quase nunca aparece, no h extravasamento emotivo. Exemplo de haicai, criado por um haicasta brasileiro que segue as regras formais do haicai tradicional:
Paz. Forte em runas. E na boca de um canho Um ninho de pssaros.
(Lus Antnio Pimentel)

(...) os quadros de Portinari so poemas que podem ser lidos e declamados.


(Mauro Santayana. Guerra e Paz, p.145)

Observao No Ocidente alguns haicastas imprimiram mudanas tanto de ordem formal quanto temtica nos seus haicais. Pesquisa em grupo, na internet e/ou em enciclopdias, sobre Matsuo Bash, o mais importante haicasta de todos os tempos:
> > >

levantamento de dados biogrficos; contextualizao histrica; seleo de alguns haicais criados por Bash (inclusive o haicai da r, o mais famoso do mundo); apresentao escrita dos resultados da pesquisa.

>

39

Observao O professor de Histria ter oportunidade de aprofundar a contextualizao histrica. Leitura do haicai de Lus Antnio Pimentel, anteriormente citado;
>

diviso da turma em 2 grupos: o primeiro l em coro o primeiro verso; o segundo l em coro o segundo verso; um(a) nico(a) aluno(a) recita o terceiro verso.

Identificao, ainda nesse haicai, das caractersticas formais e temticas dessa forma de poesia;
>

apresentao oral da anlise feita.

Ilustrao do haicai de Pimentel por meio de foto, pintura, colagem ou desenho (no Japo, comum o haicai vir acompanhado de ilustrao haiga);
>

apresentao em cartazes confeccionados pelos alunos.

b) mensageirOs da Paz
Pesquisa, no site do Projeto Portinari, de quadros de Candido Portinari que expressem situaes de paz;
> >

seleo de alguns dos quadros pesquisados; reproduo desses quadros (cpia impressa).

Criao individual, pelos alunos, de haicais que expressem verbalmente as situaes retratadas pelo artista;
>

Coro, 1955 Desenho em tcnica no identificada Suporte no identificado Dimenses desconhecidas

divulgao, entre parentes e amigos do Brasil e/ou do exterior, dos haicais criados, acompanhados, quando possvel, das reprodues dos quadros de Portinari: envio por msn, e-mail, sms, twitter; postagem em blogs e redes sociais; insero em site da escola.

CURIOSIDADE Alis, (...) novidades tecnolgicas no chocariam Portinari, que tinha uma grande curiosidade pelos avanos da cincia e que desejava que sua arte no dependesse tanto do suporte para se multiplicar nos coraes e nas mentes das pessoas comuns. 11

Decorao de objetos caixinhas, ventarolas, lanternas, quadros pequenos, cartes, marcadores de livros, camisetas, etc. com os haicais criados e as correspondentes reprodues dos quadros de Portinari (um haicai e uma reproduo para cada objeto).

c) lendO em duas direes


Leitura do seguinte haicai: Portinari o mundo Assiste exploso de cores. zero de estilhaos.
(Lena Jesus Ponte)
>

observao das letras iniciais dos trs versos do poema.

Definio de acrstico com base na observao feita. Diviso da turma em 5 grupos. Criao de acrsticos com as seguintes palavras: amor, harmonia, respeito, dilogo, liberdade (neste caso, como as palavras tm mais de trs letras, os acrsticos no sero haicais).

40

PrOPOsta 7

o CorAo Do muNDo A PulsAo DA gENtE

12

Nesta proposta, professores e estudantes trabalham basicamente hbitos e atitudes de respeito, cuidado e preservao. Um cdigo de tica criado pelos prprios estudantes, para nortear sua conduta na escola. Prope-se, ainda, a formao de um coral para interpretao de msicas que denunciam os horrores da guerra, sugerem reconstruo, falam de fraternidade, mostram a alegria da infncia, louvam o amor Terra patrimnio maior da humanidade.

sugestes de atividades

a) afagar a terra
Leitura e audio do seguinte poema de Vinicius de Moraes, musicado por Gerson Conrad: a rosa de hiroxima.
Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas Mas oh no se esqueam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A anti-rosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada.

Menino Chorando, 1955 Desenho a nanquim bico de pena/papelo 18,2 x 11,2cm Estudo para o painel Guerra Mulher, 1955 Desenho a grafite e lpis de cor/papel 32,5 x 15cm Estudo para o painel Guerra Sofrimento de Me, 1955 Desenho a grafite, crayon e lpis de cor/papel pardo 32,5 x 23cm Estudo para o painel Guerra

Formao de uma grande roda com os alunos da turma e o professor de Histria, para uma conversa sobre os fatos que inspiraram o poema de Vinicius de Moraes: a Segunda Guerra Mundial; o uso da energia nuclear com fins blicos; os efeitos devastadores da bomba atmica em duas cidades japonesas. Identificao, no poema de Vinicius de Moraes, de palavras e expresses que denunciem os efeitos devastadores da bomba.

41

(...) um coral de meninos de todas as raas,


Localizao, no painel Guerra, de Portinari, de elementos que poderiam ilustrar o poema A rosa de Hiroshima. Pesquisa, com ajuda de um professor da rea de Cincias, sobre o uso da energia nuclear com fins pacficos;
> >

apresentao dos resultados da pesquisa ao professor; organizao de uma pequena palestra sobre o assunto, com a ajuda do professor; realizao da palestra no auditrio da escola para as outras turmas; abertura para debates ao final.

>

Leitura da letra e audio da seguinte msica de Gilberto Gil e Joo Donato (fragmento): a paz.
A paz Invadiu o meu corao De repente, me encheu de paz Como se o vento de um tufo Arrancasse meus ps do cho Onde eu j no me enterro mais A paz Fez o mar da revoluo Invadir meu destino, a paz Como aquela grande exploso Uma bomba sobre o Japo Fez nascer o Japo da paz

Pesquisa, na internet e/ou em enciclopdias, sobre o Parque Memorial da Paz, em Hiroshima: localizao; histria da construo; finalidade do Parque; monumentos e museu existentes no Parque; frase escrita no Hiroshima Peace City Memorial; registros: a histria de Hiroshima antes e depois da bomba, consequncias do bombardeio, rplica da bomba atmica, as cinzas da morte;
>

apresentao dos resultados da pesquisa para a turma, com projeo por meio de slide show.

Ele pintava o que conhecia bem: a ternura, os jogos da infncia, a alegria das colheitas fartas, o peso da solido, a dor das perdas (...) Na Paz, via o gozo de coisas singelas, ao alcance de todos: o canto, a dana, o trabalho compartilhado, a fraternidade.
(Maria Luiza Leo, sobre Portinari. Guerra e Paz, pp. 37 e 39)

Interpretao do seguinte trecho: Uma bomba sobre o Japo / Fez nascer o Japo da paz. Como se explica essa contradio? Observao: a resposta a essa questo poder apoiar-se na pesquisa sobre Hiroshima. Leitura da letra e audio da seguinte msica de Milton Nascimento: de magia de dana e ps.
De magia, de dana e ps de criana, cantor e mos Alameda de gente e vida fecha e mata qualquer ferida De carinho, de roda e mos de esperana, de corpo e ps a paixo que me est surgindo te tocando, me consumindo A pulsao do mundo o corao da gente o corao do mundo a pulsao da gente Ningum nos pode impor, meu irmo o que o melhor pra gente

Debate, com a ajuda do orientador educacional, sobre a frase Ningum nos pode impor, meu irmo / o que o melhor pra gente; sugesto de assuntos: possvel e/ou desejvel o exerccio da liberdade total? H limites para a liberdade? Quais? Autoridade o mesmo que autoritarismo? Que conflitos podem decorrer de atitudes autoritrias? Afinal, o que o melhor pra gente?

42

assim como ns, brasileiros (...)


(Clarivaldo do Prado Valladares. Guerra e Paz, p. 99)

O mediador (orientador educacional) dever listar os aspectos mais relevantes que emergirem do debate, alm das concluses a que os alunos chegarem; esse material dever ser impresso e distribudo aos alunos para embasamento de um texto a ser escrito individualmente. Redao, pelos alunos, de dissertao argumentativa sobre o seguinte tema: Liberdade e responsabilidade andam sempre de mos dadas? O professor dever orientar a redao, explicando as caractersticas gerais de um texto argumentativo: para a introduo, escolha de um ponto de vista de concordncia ou discordncia em relao questo proposta; para o desenvolvimento, defesa do ponto de vista com exemplos, provas, fatos, dados estatsticos, testemunhos fidedignos e autorizados; para a concluso, elementos que reforcem o ponto de vista explicitado na introduo. Leitura oral de todos os textos produzidos. Localizao, no painel Paz, de Candido Portinari, de cenas que poderiam ilustrar o trecho inicial da msica De magia de dana e ps (desde De magia at me consumindo). Leitura da letra e audio da seguinte msica de Milton Nascimento e Fernando Brant: bola de meia, bola de gude.
H um menino h um moleque morando sempre no meu corao toda vez que o adulto balana ele vem pra me dar a mo H um passado no meu presente um sol bem quente l no meu quintal toda vez que a bruxa me assombra o menino me d a mo E me fala de coisas bonitas que eu acredito que no deixaro de existir amizade, palavra, respeito, carter, bondade, alegria e amor Pois no posso, no devo, no quero viver como toda essa gente insiste em viver E no posso aceitar sossegado Qualquer sacanagem ser coisa normal Bola de meia bola de gude o solidrio no quer solido toda vez que a tristeza me alcana o menino me d a mo H um menino h um moleque morando sempre no meu corao toda vez que o adulto fraqueja ele vem pra me dar a mo

Futebol, 1935 Pintura a leo/tela 97 x 130cm

Leitura do texto Declarao sobre uma Cultura de Paz, na pgina 23 deste Caderno do Professor. Identificao, na letra da msica, de valores, atitudes, comportamentos e estilos de vida, prprios de uma Cultura de Paz, abordados no texto lido. Formao de uma grande roda com os alunos da turma e o orientador educacional para uma conversa a respeito das seguintes ideias: Pois no posso, no devo, no quero / viver como toda essa gente insiste em viver / E no posso aceitar sossegado / Qualquer sacanagem ser coisa normal. Para incio de conversa: Que crticas ao comportamento de algumas pessoas esto implcitas nesse trecho? O que cada um tem feito para no viver da forma que o autor da msica denuncia? Para o compositor, h esperana de mudana? E para voc? Qual a diferena entre o no posso e o no devo? Elaborao, pelos alunos, de um cdigo de tica, para valer como princpio de convivncia pacfica e harmoniosa entre todos da turma;

43

>

avaliao semestral dos alunos, com seu representante, quanto observncia dos preceitos ticos estabelecidos pela prpria turma.

Localizao, no painel Paz, de Portinari, de personagens ligados ao universo infantil;


>

conversa entre professor e alunos: Por que Portinari teria colocado tantas crianas em seu painel Paz? possvel ser um pouco criana mesmo na vida adulta? Em que medida? H um menino morando sempre no seu corao? Como ele ?

CURIOSIDADE
Pomba, 1952

Palavras de Candido Portinari: Sabe por que eu pinto tanto menina e menino em gangorra e balano? Para bot-los no ar, feito anjos...
(Portinari, o menino de Brodsqui, p. 39)

Leitura da letra e audio da seguinte msica de Milton Nascimento e Chico Buarque: O cio da terra. Interpretao:
Debulhar o trigo Recolher cada bago do trigo Forjar no trigo o milagre do po
Pomba, 1960
>

E se fartar de po Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doura do mel Se lambuzar de mel Afagar a terra Conhecer os desejos da terra Cio da terra, a propcia estao E fecundar o cho
> >

identificao, em O cio da terra, de vocbulos que contribuem para a criao da imagem de um encontro amoroso entre um homem e uma mulher; troca de ideias: O que teria motivado os autores a tratar dessa forma a relao do homem com a terra? identificao, nesse texto, de versos que expressam a transformao do natural em cultural pela interveno do homem na terra por meio de seu trabalho;

verificao, no dicionrio, dos possveis significados da palavra cultura; interpretao: Considerando o sentido geral do texto, qual(is) dessas acepes pode(m) ser percebida(s) no contedo da letra? identificao, no mesmo texto, de vocbulos da rea semntica de violncia, empregados com sentido de paz.

>

Localizao, no painel Paz, de Portinari, de cenas que poderiam ilustrar a letra de O cio da terra.

b) canta canta, minha gente13


Formao, pelo professor de Msica, de um coral, caso no haja na escola;
>

ensaio das composies musicais analisadas na atividade anterior (Afagar a Terra).

Criao de coreografia para o coral, sugestiva de unio, solidariedade, amizade, fraternidade, alegria.
Pomba, 1960

Criao de figurino a ser usado na apresentao do coral;


>

escolha, dentre as imagens de pombas criadas por Candido Portinari, de uma a ser usada na concepo do figurino.

Apresentao do coral para toda a comunidade escolar.

44

PrOPOsta 8

BriNCANDo DE sEr CriANA

Nesta proposta, os estudantes tomam conhecimento de jogos, brincadeiras, brinquedos, diverses, de baixo custo, presentes desde muito tempo no universo infantil. Em oficinas, eles trabalham ludicamente na criao artesanal de brinquedos e, ainda, organizam um grande evento ao ar livre soltam pipas confeccionadas com motivos de paz. H o reaproveitamento criativo de materiais, dentro de uma perspectiva de preservao do patrimnio ambiental.

sugestes de atividades

a) JOgOs de encantamentO
Leitura dos seguintes fragmentos de textos de Candido Portinari: Nossos brinquedos eram variados, conforme o ms, e tambm havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pio, arco, avio, papagaio, diabol, bilboqu, ioi, boto, balo, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando carnia etc.(Candido Portinari. Portinari, o menino de Brodsqui, p.42) No tnhamos nenhum brinquedo Comprado. Fabricvamos Nossos papagaios, pies, Diabol. (...) Certas noites de cu estrelado E lua, ficvamos deitados na Grama da igreja de olhos presos Por fios luminosos vindos do cu era jogo de Encantamento. (...)
(Candido Portinari. Portinari poemas p. 29)

Pesquisa de quadros de Portinari que retratam brinquedos, jogos e brincadeiras infantis;


>

observao, dentre esses brinquedos, jogos e brincadeiras, daqueles que permanecem nos dias de hoje: Onde podem ser encontrados? Como so criados? Qual o perfil social de quem se diverte com eles? troca de ideias em torno das seguintes questes: O brinquedo comprado mais jogo de encantamento do que o brinquedo feito em casa? Existe, no universo infantil, uma relao direta entre alegria e poder aquisitivo? Comprar ou fazer o que melhor? Melhor para quem? Melhor por qu?

>

Todos os figurantes da Paz so os meninos de Brodsqui (...) nas gangorras (...) em cambalhotas e piruetas, ou armando arapucas (...)
(Clarival do Prado Valladares. Guerra e Paz, p. 99)

45

b) mOs Obra!
CONFECO DE CATA-VENTOS Passo a passo da execuo:
>

materiais necessrios: garrafa pet de 2 litros, de formato liso; palito longo para churrasco; arame fino; canudo de plstico; tesoura; pincel; tintas; agulha de ponta grossa; modo de fazer:

>

>

cortar o bocal e o fundo da garrafa; dobrar uma das pontas do meio da garrafa, formando um tringulo; cortar a parte dobrada com a tesoura, ignorando o excesso;

>

abrir o tringulo, formando um quadrado; decorar com tintas de cores variadas;

>

cortar 7 cm das 4 pontas do quadrado, levando a tesoura em direo ao centro da pea; fazer um orifcio no meio do quadrado com uma agulha de ponta grossa, para poder passar um arame fino e malevel; furar tambm as 4 pontas do quadrado;

>

passar um arame de cerca de 10 cm pelo orifcio do centro do quadrado;

Menina com Cata-Vento,1955 Desenho a grafite, sangunea e lpis de cor/papel 31,5 x 15,5cm Estudo para o painel Paz

>

dobrar cada ponta furada, encaixando-as no arame para formar o cata-vento; dobrar a ponta do arame e prender todas as pontas do quadrado juntas, de modo que o arame no deixe as pontas escaparem;

>

cortar um pedao do canudo de plstico e encaix-lo no outro extremo do arame; em seguida prend-lo na ponta do palito de churrasco.

cata-vento pronto, s curtir!

Fotos: Elisa Guerra

46

CONFECO DE BILBOQUS Passo a passo da execuo:


>

materiais necessrios: uma garrafa pet; uma tampinha de refrigerante; barbante; tesoura; materiais para decorao; modo de fazer: cortar a garrafa na altura do gargalo, lembrando uma pequena taa; cortar cerca de 30 cm do barbante; amarrar uma ponta do barbante na tampinha de refrigerante e a outra ponta, no bocal da garrafa; decorar o brinquedo com materiais variados. Como brincar: tentar pr a tampinha dentro da garrafa sem usar as mos.

>

>

> >

>

preciso ser craque! CONFECO DE DIABOLS Passo a passo da execuo:


>

Foto: Elisa Guerra

materiais necessrios: 2 garrafas pet com formato arredondado; tesoura; lixa; tinta ou plstico adesivo; 2 varetas de 8 mm de dimetro por 25 cm de comprimento; 1 m de barbante; modo de fazer:

>

> > > > > >

cortar as garrafas 15 cm a partir do bocal, ignorando a parte inferior; cortar tambm o gargalo de uma delas; lixar as bordas para tirar as arestas; encaixar as duas peas pelo bocal e rosquear a tampa, prendendo uma na outra; decorar o brinquedo com tinta ou plstico adesivo; usar, para o suporte, as duas varetas e o barbante; furar as duas varetas em uma das extremidades e pass-las pelo barbante, dando um n nas pontas. Como brincar: colocar o diabol no cho e passar a corda por baixo dele, segurando uma vareta em cada mo; rolar o brinquedo pelo cho para pegar embalo e levant-lo; dar puxadas rpidas com uma das mos, para que o diabol gire somente em um sentido (a outra mo apenas acompanha os movimentos); ficar sempre de frente para uma das bocas do diabol; se ele pender para a frente ou para trs, ajeit-lo novamente; dominados esses movimentos, possvel jogar o diabol para o alto: abrir rapidamente os braos, dando um impulso para cima; para peg-lo, mirar o cordo no centro do brinquedo e, assim que ele voltar, afrouxar o cordo.

Foto: Elisa Guerra

agora, fazer sua exibio e receber os aplausos!

47

CONFECO DE JOGOS DA MEMRIA Reproduo impressa, em tamanho 7 cm x 7 cm, dos quadros de Portinari pesquisados na atividade anterior (Jogos de encantamento), que retratam brinquedos, jogos e brincadeiras. Colagem das reprodues em papel-carto (duas cpias de cada quadro). Confeco de caixa para acondicionar as peas do jogo, com insero das regras. Observao No site www.guerraepaz.org.br, na seo Programa Educativo, encontra-se disponvel um jogo da memria com estudos dos painis Guerra e Paz.

CRIAO DE PALAVRAS CRUzADAS Resoluo, pelos alunos, de jogos de palavras cruzadas fornecidos pelo professor, que serviro de modelo para orientar a montagem de outras palavras cruzadas. Diviso da turma em 4 grupos, para distribuio de um dos seguintes conjuntos de palavras para cada grupo:
>

grupo 1 brinquedos (bilboqu, pipa, gangorra, boneca, bola, carrinho, peteca, etc.); grupo 2 frias (praia, cinema, teatro, pracinha, amigos, namoro, sorvete, etc.); grupo 3 paz (paz, pomba, branco, fraternidade, beijo, abrao, calma, respeito, etc.); grupo 4 Portinari (Brodowski, tela, pincel, paleta, tinta, mural, painel, Candinho, poema, pintura, cor, etc.).

> >

>

Redao, por grupo, de definies e/ou explicaes relativas a cada palavra a ser utilizada; o sentido da palavra pode ser dado direta ou indiretamente, por exemplo: paz harmonia, tranquilidade / paz antnimo de guerra. Montagem do jogo de acordo com os modelos observados inicialmente.

CRIAO DE CAA-PALAVRAS Resoluo, pelos alunos, de jogos de caa-palavras, fornecidos pelo professor, que serviro de modelo para orientar a montagem de outros caa-palavras. Diviso da turma em 4 grupos. Preparao para a montagem do jogo:
>

sugesto, pelos grupos, de palavras da mesma rea de significao de cada um dos seguintes vocbulos: trabalho infncia arte Brasil; seleo, pelos grupos, de palavras de cada rea de significao, que devero estar escondidas no meio de muitas letras inseridas aleatoriamente.

>

Montagem do jogo com essas palavras selecionadas, de acordo com os modelos apresentados pelo professor. Reunio dos jogos de caa-palavras e palavras cruzadas criados pelos grupos, para confeco de um livreto; respostas dos jogos na ltima pgina, em letra pequena, na posio invertida;
>

reproduo do livreto para distribuio em outras turmas.

48

CRIAO DE PIPAS (PAPAGAIOS, PANDORGAS);


>

idealizao, pelos alunos, de pipas que transmitam a ideia de paz, por meio do formato, da decorao com palavras, desenhos, cores, etc.

REALIzAO DO EVENTO PiPa(z) Convocao, via internet, telefone fixo ou celular, bilhete, carta, boca a boca, para um encontro de confraternizao ao ar livre, durante o qual os alunos soltaro as pipas confeccionadas. Redao de palavras de ordem que estimulem a paz (exemplo: Abaixo o cerol!), para divulgao do evento;
>

confeco de cartazes para serem afixados nas paredes da escola.

Realizao do evento com a presena de responsveis (pais, professores, funcionrios);


> > >

escolha de lugar aberto, descampado, sem fiao, sem riscos; registro do evento em foto ou vdeo; exibio dos vdeos e exposio das fotos.

Meninos Soltando Pipas, 1947 Pintura a leo/tela 60,5 x 73,5cm

CURIOSIDADE Dizem que foram os monges budistas chineses que levaram o costume de empinar pipas para o Japo. (...) O ato de construir e empinar taks uma tradio milenar e tem vrios significados para a cultura japonesa. Na religio, o tak um elo entre o cu e a Terra e ajuda a afugentar os maus espritos. Para alguns, o tak traz prosperidade, sade e boa colheita. (...) Hoje, praticar o tak um evento comemorativo, tanto nas festas do Ano-Novo como no Dia dos Meninos, em 5 de maio, quando as koinoboris, as famosas pipas com formato de carpas, so empinadas e expostas, simbolizando fora e perseverana. No Japo existem grupos organizados formados pelas pessoas das comunidades que competem nos festivais de tak. Alguns festivais so famosos mundialmente, como nas cidades de Hamamatsu e Nagasaki. 14

49

PrOPOsta 9

DANAr A PAz mAis gostoso

Esta proposta mais uma oportunidade de reflexo interdisciplinar, por parte dos estudantes com os professores, sobre a guerra e sobre a paz. Os recursos principais so a pesquisa histrica e a apreciao de dois filmes cujos personagens simbolizam a violncia e a no violncia O grande ditador e O garoto, ambos de Charlie Chaplin. Esta atividade culmina com a criao, pelos estudantes, de uma coreografia que expresse seus sentimentos e ideias sobre os temas em questo.

sugestes de atividades

a) labOratriO de guerra e de Paz


Exibio, pelo professor, do filme O grande ditador, de Charlie Chaplin (1940). Anlise do filme;
> >

troca livre de ideias e impresses sobre o filme; pesquisa biogrfica a respeito de Chaplin; apresentao sucinta dos resultados da pesquisa; registro de situaes do filme, relacionadas a opresso, violncia, sofrimento, angstia, desespero. leitura sobre fatos relativos Segunda Guerra Mundial; pesquisa a respeito da figura histrica de Adolf Hitler, satirizada no filme por meio do personagem Hinkel; apresentao breve dos resultados da pesquisa.

>

Pesquisa histrica;
> >

Realizao de tempestade de ideias: listagem de situaes e sentimentos pessoais relacionados a conflitos. Exibio, pelo professor, do filme O garoto, de Charlie Chaplin (1921). Anlise do filme;
> >

troca livre de ideias e impresses sobre o filme; pesquisa sobre o personagem Carlitos; descrio das caractersticas psicolgicas e sociais do personagem; registro de situaes do filme, relacionadas a paz, alegria, amizade, solidariedade, amor.

>

Pesquisa sobre a era do cinema mudo; apresentao sucinta dos resultados da pesquisa. Realizao de tempestade de ideias: listagem de reminiscncias pessoais agradveis; gestos e atitudes de amizade, de carinho; reconciliaes; momentos de alegria e paz.

50

b) PrimeirOs PassOs
Diviso da turma em 2 grandes grupos, para criao de uma coreografia que expresse os conceitos de guerra e de paz. (grupo 1) Criao da primeira parte da coreografia, para expresso da ideia de guerra;
>

localizao de cenas de sofrimento no painel Guerra, de Candido Portinari: observao de cores, tons, figuras (humanas e no humanas), movimentos, gestos, expresses faciais; concepo e composio da sequncia de movimentos, passos, gestos.

>

(grupo 2) Criao da segunda parte da coreografia, para expresso da ideia de paz;


>

localizao de cenas de harmonia no painel Paz, de Candido Portinari: observao de cores, tons, figuras (humanas e no humanas), movimentos, gestos, expresses faciais; concepo e composio da sequncia de movimentos, passos, gestos.

>

Criao de trilha sonora, cenrio, figurinos e iluminao para servir a cada uma das partes da coreografia a parte da guerra e a parte da paz:
>

grupo 1: pesquisa e seleo de melodias que expressem vigor, agitao, contundncia, agressividade; grupo 2: pesquisa e seleo de melodias que expressem calma, leveza, vagar, serenidade; grupo 1: concepo e confeco de cenrio, inspirado no painel Guerra, de Portinari; grupo 2: concepo e confeco de cenrio, inspirado no painel Paz, de Portinari; concepo, desenho e confeco de figurinos, por ambos os grupos, coerentes com o conceito de cada parte da coreografia; criao da iluminao, por ambos os grupos, coerente com o conceito de cada parte da coreografia: utilizao de lmpadas, papel celofane, luzes pisca-piscas; explorao de cores, contrastes, luz e sombra, etc.

>

>

>

Observao Um grupo dever levar ao conhecimento do outro grupo os resultados do trabalho realizado at aqui.

c) O ensaiO dO trgicO e dO lricO


Ensaios do grupo 1. Ensaios do grupo 2.

Mulher, 1955 Desenho a grafite, crayon e crayon colorido/papel 30 x 38cm Estudo para o painel Guerra Figura de Mulher, 1955 Desenho a grafite e lpis de cor papel 36 x 21cm (aproximadas) Estudo para o painel Paz

51

d) a uniO da fria e da ternura


Troca de ideias entre os grupos 1 e 2 sobre a integrao das duas partes primeiramente a guerra; depois a paz para a coreografia geral. Fuso das duas partes da coreografia;
>

ensaios da coreografia completa.

Leitura do seguinte trecho do discurso final do filme O grande ditador 15: Todos ns desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos so assim. Desejamos viver para a felicidade do prximo no para o seu infortnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo h espao para todos. A terra, que boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades. O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porm nos extraviamos. A cobia envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do dio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a misria e os morticnios. Criamos a poca da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A mquina, que produz abundncia, tem-nos deixado em penria. Nossos conhecimentos fizeram-nos cticos; nossa inteligncia, empedernidos e cruis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de mquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligncia, precisamos de afeio e doura. Sem essas virtudes, a vida ser de violncia e tudo ser perdido. Troca de ideias e impresses a respeito do trecho lido: Voc concorda com as afirmativas do autor? Valem para todas as pessoas? As denncias so pertinentes? Por qu? Valem para todas as pocas? Planejamento da insero desse trecho do discurso, parcial ou integralmente, na apresentao coreogrfica; sugestes: falado em voz alta por um s aluno; projetado, em fragmentos escritos, no cenrio; falado em voz alta por vrios alunos, em circulao pelo palco, medida que cada um vai desfazendo o ltimo gesto; etc.

e) a dana dO drama e da POesia


Apresentao da coreografia no auditrio para a comunidade escolar. Registro da apresentao em fotos e/ou vdeos. Exibio posterior das fotos e/ou vdeos para a turma.

(...) o pintor parece nos dizer: (...) Dia vir em que a humanidade desfrutar a paz sem limites no espao e no tempo.
(Israel Pedrosa. Guerra e Paz, p. 126)

52

Dana de Roda, 1955 Desenho a grafite, crayon, crayon colorido, sangunea e spia/carto 35,5 x 35,5cm Estudo para o painel Paz

PrOPOsta 10

DE rEPENtE, o CorDEl

Nesta proposta os estudantes tomam conhecimento da literatura de cordel e realizam diversas atividades: pesquisa biogrfica sobre Portinari e personalidades brasileiras contemporneas do pintor; pesquisa a respeito de figuras importantes na luta pela paz mundial e criao de cordis que as homenageiem.

sugestes de atividades

a) O POVO cOnta / canta sua histria


Visita, pela turma, ao site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, entre outras fontes de consulta sobre esse tipo de literatura. Diviso da turma em 4 grupos. Leitura da histria do Cordel pelo primeiro grupo;
> >

redao de resumo; apresentao do resumo, por meio de leitura oral, para os demais grupos.

Leitura, pelo segundo grupo, de alguns cordis, para identificao de suas caractersticas: temas recorrentes; variantes lingusticas; tamanho dos ttulos; tipos de estrofes, versos e rimas;
> >

elaborao de esquema dessas caractersticas; apresentao do esquema, em cartaz, para os demais grupos. redao de resumos biogrficos; apresentao dos resumos para os demais grupos, por meio de cartazes em mural, com retratos dos cordelistas.

Pesquisa, pelo terceiro grupo, sobre os principais cordelistas;


> >

Pesquisa, pelo quarto grupo, sobre o tipo de ilustrao caracterstico dos livrinhos (folhetos) de cordel;
> > >

principais ilustradores; a tcnica de xilogravura; apresentao, para os demais grupos, do resultado da pesquisa, por meio de slide show, com insero de reprodues de capas de cordis para exemplificao.

(...) Com muita felicidade / (...) De nascer chegou a vez / Duma grande sumidade.
(Daniel Fiza. Um gnio da arte; Candido Portinari)

53

b) POrtinari em PrOsa e VersO


Leitura do seguinte cordel de Daniel Fiza: um gnio da arte; candido Portinari.

1 PARTE

Com saudades do Brasil Em trinta e um retornou Suas telas retratam o povo Do Brasil com seu valor, Esquece o academismo Pelo experimentalismo No modernismo adentrou. No Instituto Carnegi L nos Estados Unidos No ano de trinta e cinco Foi um dos escolhidos Recebeu meno honrosa Pela tela primorosa Caf, gros sendo colhidos.

No interior de So Paulo Brodsqui foi a cidade No dia trinta de dezembro


Pracinha de Brodowski, 1958 Pintura a leo/madeira 45 x 27cm

Com muita felicidade Mil novecentos e trs De nascer chegou a vez Duma grande sumidade. Filho de italianos Gente humilde emigrante Portinari veio ao mundo Para mudar o semblante Nasceu pobre na fazenda Para depois virar lenda Artista to importante.

Lavrador de Caf, 1934 Pintura a leo/tela 100 x 81cm

Na plantao de caf Onde seu pai trabalhava Estudou s o primrio, Mas outro poder saltava A sua vocao de artista Pra todos dava na vista, Pois j se manifestava. Aos quinze anos de idade Foi pro Rio de Janeiro Buscar o conhecimento Do puro e verdadeiro Entra fazendo apartes Na escola de belas artes Pra logo ser o primeiro. Foi no ano de vinte e oito O primeiro prmio ganhou Na exposio geral Gostava de fazer murais Tinha essa inclinao No ano de trinta e seis Fez dois com dedicao pra via Dutra inaugurada e ao ministrio dedicada da sade e educao. Dessa data em diante Sua concepo mudou Para uma nova temtica Portinari se voltou Na pintura informal Foi pro cunho social O seu fio condutor.
Caf, 1935 Pintura a leo/tela 130 x 195cm

Retrato de Olegrio Mariano, 1928 Pintura a leo/tela 198 x 65,3cm

Que belas artes criou Pro estrangeiro viajar E em Paris foi morar E um ano por l ficou.
Construo de Rodovia I, 1936 Painel a leo/tela 96 x 768cm

54

Companheiro de poeta, Escritores e artista Muita gente da cultura Diplomata e jornalista No final dos anos trinta J na projeo sucinta Na Amrica t na crista.

Pela universidade de Chicago, patrocinado Foi His Life and Art Na introduo dedicado Por uma mente excelente O grande Rockwell Kent Com tudo bem acabado.

O mural de So Francisco Na igreja foi destacado Com painis de azulejos Outras coisas foi mostrado A Via Sacra de Jesus Encheu a igreja de luz Desse pincel iluminado.

Retrato de Carlos Drummond de Andrade, 1936 Pintura a leo/ tela 72 x 58cm

Reproduzidas no livro A sua obra rica e bela


2 PARTE

Catequese, 1941 Pintura mural a tmpera 494 x 463cm

Cada uma mais perfeita Empfia verde amarela Foi orgulho pro Brasil Quando esse livro saiu Sobre o pintor e sua tela.

No ano de trinta e nove Executa trs painis Para a feira mundial Ganhando uma nota dez A Amrica viu seu toque E o museu de Nova York Ficou rendido aos seus ps. Adquire a tela Morro Que tava no pavilho Saindo em todo jornal Com grande repercusso J no ano de quarenta Na arte latina aventa Numa nova exposio. Na cidade de Detroit No instituto de arte, No museu de Nova York Portinari teve parte Expe individual Faz um sucesso geral Da crtica em toda parte. Teve sucesso de venda um pblico majestoso Em dezembro desse ano Teve um ganho pomposo Um livro sobre o pintor Sua arte e seu louvor Foi tudo maravilhoso.

Morro, 1933 Pintura a leo/tela 114 x 146cm

Na fundao Hispnica da Biblioteca do Congresso No ano quarenta e um Quatro murais fez sucesso Washington era a cidade Histria latinidade No tema que foi imerso. O grande Oscar Niemeyer Pro gnio fez um Convite No ano de quarenta e quatro Que exigiu seu limite Num desafio mergulha Na catedral da Pampulha Seguindo novo palpite.
So Francisco de Assis, 1944 Painel de azulejos 750 x 2120cm (painel) 15 x 15cm (azulejos)

55

Observao da variante popular da lngua no cordel de Daniel Fiza:


>

identificao, nesse cordel, de fragmentos que apresentam desvios gramaticais, caractersticos dessa variante lingustica.

Reescritura desses fragmentos na variante culta da lngua. Levantamento, com base no texto, de dados biogrficos de Candido Portinari: data e local de nascimento; caracterizao psicolgica e social do personagem; fatos da infncia e da vida adulta; a vocao; o estudo no exterior; as premiaes; a obra (temtica e estilo); entre outras informaes;
>

comparao dos dados levantados nesse cordel com a cronobiografia de Portinari, nas pginas 6 a 13 deste Caderno do Professor, quanto preciso das informaes: Alguma omisso? Alguma discrepncia de dados? Algum dado fictcio? comparao do cordel com o texto da cronobiografia de Portinari, quanto ao tipo de linguagem informativa ou potica; comparao do cordel com o texto da cronobiografia de Portinari, quanto variante lingustica culta ou popular.

>

>

Redao de uma terceira parte para o cordel: insero de informaes relevantes sobre a vida e a obra de Portinari que no tenham sido contadas at o final da segunda parte. Pesquisa, no site do Projeto Portinari, das obras do artista citadas no cordel de Daniel Fiza;
>

E seu interesse pelo retrato nasce da intuio de que est diante de fatores histricos dignos de serem perpetuados: os homens.
(Israel Pedrosa, a respeito do Candido Portinari retratista. Na contramo dos preconceitos estticos da Era dos Extremos, p. 34)

reproduo impressa dessas obras, com incluso de fichas tcnicas (ttulo, data, tcnica, material, dimenso); exposio das reprodues em mural, na sala de aula.

>

Leitura em voz alta, pelo professor, dos seguintes versos do cordel: Companheiro de poeta, / Escritores e artista / Muita gente da cultura / Diplomata e jornalista. Pesquisa, em grupo, sobre algumas personalidades contemporneas de Portinari: Oscar Niemeyer, Carlos Drummond de Andrade, Olegrio Mariano, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Jos Lins do Rego, Radams Gnattali, Murilo Mendes, Jorge Amado, Anbal Machado, Antonio Callado, Vinicius de Moraes, Raul Bopp, Patrcia Galvo (Pagu), entre outras;
>

redao de resumos de suas biografias: vida e obra; importncia para a vida cultural brasileira.

Reproduo impressa de retratos dessas personalidades, pintados por Portinari (pesquisa no site do Projeto Portinari). Confeco de cartazes com os resumos e as reprodues dos retratos pesquisados. Montagem de uma exposio com os cartazes confeccionados. Leitura de textos de alguns dos escritores pesquisados;
> >

seleo, pelos alunos, de alguns textos especialmente apreciados por eles; roda de leitura desses textos.

Assim nascem os Retratos (...) a mais completa e abrangente galeria de anlise social e psicolgica de um pas, em qualquer tempo. 56
(Israel Pedrosa, a respeito do Candido Portinari retratista. Na contramo dos preconceitos estticos da Era dos Extremos, p. 30)

Pesquisa, na internet, de fotos de obras arquitetnicas projetadas por Oscar Niemeyer;


> >

seleo e reproduo impressa de algumas dessas fotos; exposio das fotos em mural.

Pesquisa, na internet, de composies musicais de Radams Gnattali e de Vinicius de Moraes;


>

audio de algumas dessas composies.

c) ViVendO O cOrdel
Leitura do seguinte texto, a ser utilizado como fonte de consulta: O PrmiO nObel da Paz Desde 1901 o Prmio Nobel vem homenageando homens e mulheres de todas as partes do mundo por suas aes meritrias em Fsica, Qumica, Medicina, Literatura e por trabalho dedicado paz. As fundaes para o prmio foram institudas em 1895 quando Alfred Nobel escreveu o seu ltimo testamento, deixando a maior parte de sua fortuna para a constituio do Prmio Nobel. Mas quem foi Alfred Nobel? Alfred Nobel (1833-1896) nasceu em Estocolmo, Sucia, no dia 21 de outubro de 1833. Sua famlia era descendente de Olof Rudbeck, o mais conhecido gnio tcnico na Sucia, no sculo XVII, uma poca em que a Sucia era uma grande potncia do Norte da Europa. Nobel era fluente em muitas lnguas e escreveu poesia e prosa. Nobel era tambm muito interessado nas questes sociais relacionadas com a paz e sustentou pontos de vista considerados radicais para a sua poca. Em 27 de novembro de 1895 Alfred Nobel assinou seu ltimo testamento em Paris. Aps a sua morte, quando foi aberto e lido, causou muitas controvrsias, na Sucia e internacionalmente, porque Nobel tinha deixado muito da sua fortuna para a criao de um prmio. Sua famlia se ops criao do Prmio Nobel, e os indicados por Alfred para receberem o prmio se recusaram a obedecer ao que ele tinha determinado em seu testamento. O primeiro Prmio Nobel s foi acontecer 5 anos aps a sua morte, em 1901. alguns laureados com o nobel da Paz: 1993 Nelson Mandela e Frederik Willem de Klerk (ambos ex-presidentes da frica do Sul), por seu trabalho no fim pacfico do regime do apartheid e por assentar os fundamentos de uma nova e democrtica frica do Sul. 1989 14 Dalai Lama (lder espiritual do Tibete), por seus esforos pela libertao do Tibete sem o uso da violncia. 1979 Madre Teresa de Calcut (lder humanitria na ndia), por seu trabalho humanitrio frente das Missionrias da Caridade, na ndia. 1964 Martin Luther King Jr. (lder afro-americano), por sua luta pela universalizao dos direitos civis nos EUA. algumas entidades laureadas: 1954 e 1981 Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados (UNHCR), por seu papel na ajuda a refugiados nos anos ps-guerra. 1963 Comit Internacional da Cruz Vermelha e Liga das Sociedades da Cruz Vermelha, pelo trabalho de ambas as organizaes no socorro a combatentes feridos em tempos de guerra.

57

1965 Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef), por seu trabalho pela promoo do bem-estar das crianas no mundo. 1969 Organizao Internacional do Trabalho (OIT), por seu trabalho pela promoo de direitos dos trabalhadores ao redor do mundo. 1977 Anistia Internacional, pelo trabalho da organizao contra a tortura, os movimentos autoritrios e o terrorismo. 1988 Foras de Paz da ONU, pelo papel das foras de paz na soluo de conflitos armados. 1999 ONG Mdicos Sem Fronteiras, em reconhecimento ao trabalho humanitrio pioneiro em diversos continentes. Diviso da turma em 6 grupos para distribuio das tarefas a seguir. Criao, por 5 grupos da turma, de cordis sobre a vida e a obra de cinco personalidades que se destacaram na luta pela paz no mundo. Distribuio, pelo professor, dos seguintes temas entre os 5 grupos Martin Luther King; 14 Dalai Lama; Madre Tereza de Calcut; Nelson Mandela; Mahatma Gandhi (este, no laureado com o Nobel, embora vrias vezes indicado). Pesquisa biogrfica sobre a personalidade-tema que coube a cada grupo. Redao de texto de cordel sobre essa personalidade, com base na pesquisa realizada. Ilustrao, pelo grupo 6, dos cinco textos de cordel criados pelos outros grupos. Confeco, pelo grupo 6, de livrinhos (folhetos) com os textos e as ilustraes. Recitao dos cordis pelos grupos. Exposio dos folhetos, pendurados em barbantes, como nas feiras nordestinas.

58

PrOPOsta 11

BrigAs NuNCA mAis16

Esta proposta possibilita que os estudantes elaborem conflitos afetivos e familiares, por meio de diferentes atividades: dramatizao de situaes de desarmonia, com apresentao de solues; leitura de pea de teatro e criao de desfecho direcionado resoluo do conflito central; pesquisa histrica a respeito de amores famosos que vingaram em meio a cenrios de convulso social e poltica. Ainda aqui, os estudantes realizam pesquisa para montagem de uma exposio que retrate a amizade e o amor em Portinari.

sugestes de atividades

a) O amOr tem dessas fases ms

17

Troca de ideias entre a turma, o professor e o orientador educacional, a respeito de situaes de guerra no cotidiano dos alunos; sugesto de temas: conflitos entre namorados; amigos; pais e filhos; famlias. Diviso da turma em grupos; distribuio aos grupos dos temas desenvolvidos durante a troca de ideias, para dramatizao. Criao, pelos grupos, de esquetes para dramatizao de cada conflito;
>

elaborao de esboos dos roteiros (esquetes curtos, com durao mxima de cinco minutos, sem apresentao de solues para os conflitos); redao dos esquetes.

>

Realizao dos ensaios pelos grupos. Apresentao dramatizada dos conflitos pelos grupos. Reflexo, por parte da plateia (restante da turma), no sentido de que se encontrem solues pacficas para os conflitos. Observao O processo de reflexo para a busca de solues dever ocorrer aps a apresentao de cada conflito.

b) bOm mesmO amar em Paz18


Encaminhamento, pela plateia, de propostas concretas de soluo pacfica para cada conflito. Esquematizao, por parte do professor ou do orientador, das propostas, medida que forem sendo apresentadas. Debate dos alunos com o professor e/ou orientador educacional a respeito das solues propostas. Dramatizao improvisada de algumas das solues.

Candinho no pintou uma guerra; pintou a guerra, quase em seu estado puro. E pintou a paz. Ou seja, esquivo momento de paz (...)
(Mauro Santayana. Guerra e Paz, p. 143)

59

c) bOm fazer as Pazes


Leitura da letra e audio da seguinte msica de Tom Jobim e Vinicius de Moraes: brigas nunca mais.

Chegou, sorriu, venceu, depois chorou Ento fui eu quem consolou sua tristeza Na certeza de que o amor tem dessas fases ms E bom para fazer as pazes, mas Depois fui eu quem dela precisou E ela ento me socorreu E o nosso amor mostrou que veio pra ficar
Namorados, 1940 Pintura a leo/tela 60 x 73cm

Mais uma vez por toda a vida Bom mesmo amar em paz Brigas nunca mais

Representao improvisada da letra dessa msica apenas por meio de linguagem gestual.

d) a VOz que Vem dO cOraO19


Leitura da letra e audio da seguinte msica de Milton Nascimento e Fernando Brant: cano da amrica.
Amigo coisa pra se guardar debaixo de sete chaves dentro do corao assim falava a cano que na Amrica ouvi mas quem cantava chorou ao ver seu amigo partir Mas quem ficou, no pensamento voou com seu canto que o outro lembrou e quem voou, no pensamento ficou com a lembrana que o outro cantou Amigo coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito mesmo que o tempo e a distncia digam no mesmo esquecendo a cano o que importa ouvir a voz que vem do corao Pois seja o que vier, venha o que vier qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

Elaborao, em grupo, de um texto que transponha para a linguagem informativa a mensagem potica de Cano da Amrica;
>

reconhecimento, na letra da msica, do emprego da linguagem figurada (debaixo de sete chaves; lado esquerdo do peito; quem voou; etc.);

> >

troca de ideias sobre o significado dessas metforas no contexto da letra; redao, em grupo, do texto.

Leitura oral dos textos criados; comparao entre esses textos e a letra da msica: Houve omisso de algum dado importante da letra da msica? Foi feito acrscimo de algum elemento desnecessrio? Os textos criados foram fiis ideia original?

60

e) lOnge de qualquer PrOblema / PertO de um final feliz 20


Leitura extraclasse de uma adaptao para pblico juvenil da pea Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Exibio, pelo professor, do filme Romeu e Julieta, de Franco zeffirelli (1968). Identificao, em Romeu e Julieta, do conflito central, que leva ao fim trgico do casal de protagonistas. Criao, em grupo, de um final feliz para a histria;
>

improvisao oral e/ou redao.

f) histrias de amOr
Diviso da turma em grupos. Abordagem de assuntos histricos sob a forma de miniaulas;
>

pesquisa sobre os seguintes assuntos: os romances de Anita Garibaldi com Giuseppe Garibaldi e de Maria Bonita com Lampio, vividos em meio a conflitos ocorridos na Histria do Brasil ambiente, poca, contexto social em que viveram essas figuras histricas; seus papis nos conflitos; planejamento pelos grupos das miniaulas, para desenvolvimento dos assuntos pesquisados: Como passar os contedos? Quais os recursos de apoio? Como dinamizar, tornar as aulas interessantes? Como motivar os alunos? Que instrumentos criar para aferir o aproveitamento? apresentao dos assuntos pelos grupos sob a forma de miniaulas.
Casamento na Roa, 1944 Pintura a leo/tela 98 x 79cm

>

>

g) imagens que ficam


Montagem de uma pequena exposio, com reprodues de quadros de Candido Portinari que expressam situaes de amor e de amizade: casamento, namoro, beijo, crianas em grupo, etc.;
> > > >

visita ao site do Projeto Portinari para pesquisa desses temas; seleo de quadros; reproduo impressa dos quadros selecionados; colocao das reprodues em mural, com a respectiva ficha tcnica: autor, ttulo, data, tcnica, suporte, dimenso; criao de pequenas frases sobre amor e amizade, a serem distribudas esteticamente no espao da exposio.

>

Confeco de um folder para a exposio: dados relativos ao artista, s obras apresentadas e ao conceito da exposio (amor e amizade);
>

impresso e distribuio.

Exposio para a comunidade escolar.

61

PrOPOsta 12

Fui lAtA, HojE sou PrAtA 21

Os estudantes, nesta proposta, comeam por pesquisar a respeito dos conflitos histricos citados na letra de um samba-enredo; informam-se sobre as figuras humanas presentes tanto no samba quanto na obra de Portinari; questionam a legitimidade ou no de guerras feitas em nome da paz. Por fim, refletem sobre a questo da violncia numa cidade grande e criam um samba-enredo que retrate a pacificao dessa cidade.

sugestes de atividades

a) a mO que faz a guerra faz a Paz22


Leitura da letra e audio do seguinte samba-enredo do Grmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilpolis, de 2003, de Betinho, J.C. Coelho, Ribeirinho, Glyvaldo, Luis Otvio, Manoel do Cavaco, Serginho Sumar e Vincius: O povo conta a sua histria: saco vazio no para em p a mo que faz a guerra faz a paz.

(...) soltando a voz no planeta carnaval / eu quero: liberdade, dignidade, unio (...)

Luz divina luz que me conduz Clareia meu clarear clareia Nas veredas da verdade, cad a felicidade Aportei, num santurio de ambio E o ndio muito forte resistiu (bis) tortura implacvel assistiu Enquanto o negro cantava saudade Da terra me de liberdade Na Frana tomada a Bastilha O povo mostra a indignao Revoltado com o diabo Que amassou o nosso po Grito forte dos Palmares... zumbi (bis) Heri da Inconfidncia... Tiradentes Nas caatingas do Nordeste... Lampio Todos lutaram contra fora da opresso

Nasce ento Poderosa, guerreira Que desenvolve seu trabalho social Cultura aos pobres, abrigou maltrapilhos Fraternidade, de modo geral Brava gente sofrida, da Baixada Soltando a voz no planeta carnaval Eu quero liberdade, dignidade e unio Fui lata, hoje sou prata Lixo, ouro da regio Chega de ganhar to pouco T no sufoco vou desabafar Pare com essa ganncia, pois a tolerncia Pode se acabar... Oh!!! meu Brasil (bis) Overdose de amor nos traz Se espelha, na famlia Beija-Flor Lutando eternamente pela paz

Montagem de mural com quadros de Candido Portinari nos quais estejam presentes as figuras do ndio, do negro, de Tiradentes e de Lampio, citadas na letra desse samba;
>

visita ao site do Projeto Portinari, para pesquisa;

62

> >

seleo de quadros; reproduo impressa; exposio das reprodues em mural.

Roda de conversa, da turma com o professor de Histria, sobre os movimentos, revoltas, insurreies, conflitos, citados na letra do samba;
> >

identificao, no texto, dessas lutas; pesquisa em grupo, na internet e/ou em livros e enciclopdias, a respeito dessas lutas.

Redao de resumos sobre cada luta: o fato, os envolvidos, a poca, o ambiente, as causas, as consequncias;
>

Tiradentes, 19481949 Painel a tmpera/tela 309 x 1767cm

apresentao oral dos resumos.

Troca de ideias da turma com o professor de Histria a respeito de movimentos sociais de resistncia opresso: legitimidade ou no das lutas; formas de luta; contextos histricos condicionantes das lutas. Leitura e audio do seguinte trecho da msica de Marcos Valle e Paulo Srgio Valle, cuja primeira verso foi gravada em 1967: Viola enluarada.

A mo que toca um violo Se for preciso faz a guerra Mata o mundo, fere a terra A voz que canta uma cano Se for preciso canta um hino Louva a morte Viola em noite enluarada No serto como espada Esperana de vingana O mesmo p que dana um samba Se preciso vai luta Capoeira

(...) A

voz que canta uma cano Se for preciso canta um hino (...)

Roda de conversa do professor de Histria com os alunos a respeito do contexto histrico do Brasil poca em que essa msica foi gravada: Golpe de 1964; ditadura militar; censura; movimento estudantil; vertente de protesto da msica popular brasileira; entre outros fatos. Interpretao: Considerando o contexto histrico do momento em que a msica foi gravada, o que explicaria, na letra, a louvao guerra, morte, vingana, luta?

63

Leitura do seguinte fragmento do poema a mo, de Carlos Drummond de Andrade, em homenagem a Candido Portinari, Pintor da Paz: A mo est sempre compondo (...) / e semeia margaridinhas de bem-querer no ba dos vencidos.
>

troca de ideias dos alunos, em roda, com o professor de Histria: comparao da mo que semeia margaridinhas de bem-querer com a mo que se for preciso faz a guerra, considerando que em ambos os contextos poticos est presente a denncia da opresso e a defesa da liberdade; questionamento quanto eficcia das diferentes formas de luta: a arte (como denncia de problemas e instrumento de conscientizao poltica); a guerra (como confronto radical para enfrentamento de conflitos); o pacifismo (como defesa combativa da paz universal e do desarmamento das naes).

>

Exibio do filme Gandhi, de Richard Attenboroug (2002). Roda de conversa com o professor de Histria: o movimento pacifista; lderes mundiais influenciados por Gandhi. A luta pela paz uma decisiva e urgente tarefa. uma campanha de esclarecimento e de alerta que exige determinao e coragem. Devemos organizar a luta pela Paz, ampliar cada vez mais a nossa frente antiguerreira, trazendo para ela todos os homens de boa vontade, sem distino de crenas ou de raas, para assim unidos, os povos do mundo inteiro, no somente com palavras mas com aes, levar at a vitria final a grande causa da Paz, da Cultura, do Progresso e da Fraternidade entre os povos. 23 (Candido Portinari)

b) O PrimeirO a cOlOrir / nOssOs PrOblemas sOciais 24


Leitura da letra e audio do seguinte samba-enredo do Grmio Recreativo Escola de Samba Imprio da Tijuca, de 1968, de Ailton Furtado e Mario Pereira: exaltao a candido Portinari.

Verdes campos da minha terra Florescem, para inspirar Livre canto da minha terra Canto forte, para exaltar Portinari Do azul celestial A beleza pictrica do mural Com destemor Retratou, sem fantasia Nosso dirio labor Sonhos e sobrevivncia Nos cafezais, no algodoeiro Na procura eterna, o garimpeiro
Garimpo, 1938 Pintura mural a afresco 280 x 298cm Algodo, 1938 Pintura mural a afresco 280x 300cm

Serto Grande inspirador Daquele que seria O nosso maior pintor Morro Tambm foste retratado E o moleque esfarrapado Que vendia alguma coisa No tabuleiro, para ganhar o po Ele pintou com emoo E quando a ONU o convidou Para o painel da Sala das Naes Deslumbrou, na cor O tema profundo Guerra e Paz no mundo Assegurando o seu lugar Alm dos nossos coraes imortal, na histria da pintura universal (bis)

Pintou, com poesia A fora que no agreste se fazia Nosso chorar, nosso sorrir Na tela, gigantescos murais Foi o primeiro a colorir Nossos problemas sociais

64

Levantamento, na letra do samba, de temas que Portinari aborda em sua obra;


> > >

visita ao site do Projeto Portinari para pesquisa de obras que retratam esses temas; reproduo impressa de algumas dessas obras; apresentao, por meio de slide show, das reprodues, acompanhadas do(s) verso(s) correspondente(s).

Se queres ser universal, comea por pintar a tua aldeia, afirmou Liev Tolsti, escritor russo. Assim o fez Candido Portinari, segundo declarao de Joo Candido Portinari;
>

interpretao: Que trechos do samba-enredo narram esse percurso do artista, do local para o global?

c) cidade cOmPartida
Durante dez meses, zuenir Ventura (...) frequentou a favela de Vigrio Geral (tristemente famosa pela chacina de 21 pessoas em agosto de 1993), convivendo com o outro lado da cidade, onde a vida no vale nada e a violncia a linguagem do cotidiano. Ao mesmo tempo, acompanhava ativamente a mobilizao da sociedade civil contra a violncia, que resultou no movimento Viva Rio. No livro Cidade partida, o autor relata essa experincia naquele subrbio do Rio de Janeiro (RJ), sinalizando para o fato de que a soluo no consiste meramente em destruir um suposto inimigo, mas em incorporar a massa de excludos sociedade. (Adaptao do texto da quarta capa do livro Cidade partida, de zuenir Ventura.
Companhia das Letras, So Paulo, 1994.)

Debate, com base na informao anterior: Por que o jornalista zuenir Ventura teria atribudo esse ttulo ao livro? Qual a diferena entre partir e compartir? Como relacionar partir / compartir a excluir / incluir? Troca de ideias: Que figuras brasileiras da atualidade contribuem ou contriburam, com suas aes, para a incluso social? Em que consistem ou consistiram essas aes? Como cada um pode dar sua contribuio, pequena que seja, no sentido de reverter ou diminuir o problema da excluso? Diviso da turma em 5 grupos, para criao de um samba-enredo. Idealizao do enredo para uma escola de samba imaginria, com base na seguinte ideia: Rio maravilhoso de Janeiro a janeiro Unindo a cidade partida. Criao do samba-enredo. Apresentao cantada, para a turma, dos sambas-enredo criados;
>

escolha pela turma do samba-enredo em que melhor tenha sido desenvolvida a ideia proposta.

Gravao de CD com os cinco sambas-enredo criados pela turma. Idealizao, para um desfile imaginrio, de alas, fantasias, alegorias, carros, etc.;
> >

representao, por meio de desenhos, do que foi idealizado; exposio dos desenhos em mural, com a letra do samba escolhido pela turma.

65

PrOPOsta 13

A lutA CoNtrA A guErrA, A guErrA PElA PAz 25


Nesta proposta so abordadas, do ponto de vista da tica, questes referentes a tolerncia e intolerncia; a relao necessria entre esses conceitos e os conceitos de guerra e de paz. Os estudantes questionam os limites da tolerncia e realizam uma reportagem sobre atitudes de omisso e conivncia em relao a fatos que no podem ser tolerados. Por meio de vrias atividades, debatem sobre a possibilidade de um novo mundo, de uma paz universal.

sugestes de atividades

a) a arte da tOlerncia
Leitura em voz alta, com a participao do professor, da turma e do orientador educacional, do seguinte texto de Frei Betto: a arte da tolerncia. Tolerncia a capacidade de aceitar o diferente. No confundir com o divergente. Intolerncia no suportar a pluralidade de opinies e posies, crenas e ideias, como se a verdade fizesse morada em mim e todos devessem buscar a luz sob o meu teto. Conta a parbola que um pregador reuniu milhares de chineses para pregarlhes a verdade. Ao final do sermo, em vez de aplausos houve um grande silncio. At que uma voz se levantou ao fundo: O que o senhor disse no a verdade. O pregador indignou-se: Como no verdade? Eu anunciei o que foi revelado pelos cus! O objetante retrucou: Existem trs verdades. A do senhor, a minha e a verdade verdadeira. Ns dois, juntos, devemos buscar a verdade verdadeira. S os intolerantes se julgam donos da verdade. Assim ocorre com Milosevic, ao manter-se intransigente e no admitir os direitos dos kosovares, e com Clinton, ao decidir que seus msseis so o melhor argumento para convencer o mundo de que a Casa Branca tem sempre razo. Todo intolerante um inseguro. Por isso, aferra-se a seus caprichos como um nufrago tbua que o mantm tona. Ele no capaz de ver o outro como outro. A seus olhos, o outro um concorrente, um inimigo ou, como diz um personagem de Sartre, o inferno. Ou um potencial discpulo que deve acatar docilmente suas opinies. O tolerante evita colonizar a conscincia alheia. Admite que, da verdade, ele apreende apenas alguns fragmentos, e que ela s pode ser alcanada por esforo comunitrio. Reconhece no outro a alteridade radical, singular, que jamais deve ser negada. Pode-se aplicar ao tolerante o perfil descrito por So Paulo no Hino ao Amor da 1 Carta aos Corntios (13, 4-7): paciente e prestativo, no invejoso nem ostenta, no se incha de orgulho e nada faz de inconveniente, no procura seu

66

prprio interesse, no se irrita nem guarda rancor. No se alegra com a injustia e se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. Ser tolerante no significa ser bobo. Tolerncia no sinnimo de tolice. O tolerante no desata tempestade em copo dgua, no troca o atacado pelo varejo, no gasta saliva com quem no vale um cuspe. Ele jamais cede quando se trata de defender a justia, a dignidade e a honra, bem como o direito de cada um ter seus princpios e agir conforme sua conscincia, desde que isso no resulte em opresso ou excluso, humilhao ou morte. Das intolerncias, a mais repugnante a religiosa, pois divide o que Deus uniu. Quem somos ns para, em nome de Deus, decretar se esses so os eleitos e, aqueles, os condenados? S o amor torna um corao verdadeiramente tolerante. Porque quem ama no contabiliza aes e reaes do ser amado e faz, da sua vida, um gesto de doao. Troca de ideias entre os alunos e o professor de Histria: Qual o papel histrico de Milosevic e de Clinton? Que fatos histricos justificam a avaliao do autor a respeito desses governantes? Interpretao do texto: Qual a diferena entre o diferente e o divergente? Por que todo intolerante um inseguro? Que ver o outro como outro? Debate: Qual , para voc, a intolerncia mais repugnante? Por qu? Existe uma relao necessria entre tolerncia e amor? Reflexo sobre a seguinte afirmativa de Frei Betto a respeito da pessoa tolerante: Reconhece no outro a alteridade radical, singular, que jamais deve ser negada. Que significa alteridade radical, singular? Por que jamais deveria ser negada? Voc concorda com esse pensamento de Frei Betto? Interpretao: preenchimento das lacunas a seguir com trs adjetivos, de acordo com as ideias expressas pelo autor no seguinte trecho: O tolerante evita colonizar a conscincia alheia. Admite que, da verdade, ele apreende apenas alguns fragmentos, e que ela s pode ser alcanada por esforo comunitrio. Reconhece no outro a alteridade radical, singular, que jamais deve ser negada. Portanto, o tolerante no ________________; no _______________; no ____________________. Interpretao: preenchimento das lacunas a seguir com dez substantivos, de acordo com as ideias expressas pelo autor no seguinte trecho: Pode-se aplicar ao tolerante o perfil descrito por So Paulo no Hino ao Amor da 1 Carta aos Corntios (13, 4-7): paciente e prestativo, no invejoso nem ostenta, no se incha de orgulho e nada faz de inconveniente, no procura seu prprio interesse, no se irrita nem guarda rancor. No se alegra com a injustia e se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. Logo, por oposio, seria possvel atribuir ao intolerante as seguintes caractersticas: ________________; _______________________; _______________________; ___________________; _______________________; _________________________; ____________________; _______________________; _________________________; ____________________. Levantamento de assuntos a respeito dos quais fique evidente a divergncia dos alunos quanto a opinies, posies, crenas, ideias; exemplos: obrigatoriedade do voto, sistema de cotas para ingresso na universidade;
> > >

Portinari (... ) revela toda sua atualidade e sua humanidade, a dos que lutam por um mundo possvel.
(Emir Sader. Guerra e Paz, p. 41)

apresentao oral dos diferentes pontos de vista; defesa dos pontos de vista (argumentao); ratificao ou reviso de conceitos.

67

Narrao oral, pelos alunos, com a intermediao do professor e do orientador educacional, de experincias que exemplifiquem atitudes de intolerncia, quanto no aceitao das diferenas individuais (na escola, na famlia e em outros contextos da vida pessoal). Reelaborao imaginria dessas histrias, transformando-as em relatos de tolerncia. Diviso da turma em grupos. Redao, em grupo, de um dilogo que expresse a seguinte ideia: Ele jamais cede quando se trata de defender a justia, a dignidade e a honra, bem como o direito de cada um ter seus princpios e agir conforme sua conscincia, desde que isso no resulte em opresso ou excluso, humilhao ou morte. Apresentao, por meio de leitura dramatizada, dos dilogos produzidos.

b) tOlerncia tem limite?


Leitura, em voz alta, com a participao do professor, da turma e do orientador educacional, do seguinte texto de Leonardo Boff: limites da tolerncia. Tudo tem limites, tambm a tolerncia, pois nem tudo vale neste mundo. Os profetas de ontem e de hoje sacrificaram suas vidas porque ergueram sua voz e tiveram a coragem de dizer: no te permitido fazer o que fazes. H situaes em que a tolerncia significa cumplicidade com o crime, omisso culposa, insensibilidade tica ou comodismo. No devemos ter tolerncia com aqueles que tm poder de erradicar a vida humana do Planeta e de destruir grande parte da biosfera. H que submet-los a controles severos. No devemos ser tolerantes com aqueles que assassinam inocentes, abusam sexualmente de crianas, traficam rgos humanos. Cabe aplicar-lhes duramente as leis. No devemos ser tolerantes com aqueles que escravizam menores para produzir mais barato e lucrar no mercado mundial. Aplicar contra eles a legislao mundial. No devemos ser tolerantes com terroristas que, em nome de sua religio ou projeto poltico, cometem crimes e matanas. Prend-los e lev-los s barras dos tribunais. No devemos ser tolerantes com aqueles que falsificam remdios que levam pessoas morte ou instauram polticas de corrupo que dilapidam os bens pblicos. Contra estes devemos ser especialmente duros pois ferem o bem comum. No devemos ser tolerantes com as mfias das armas, das drogas e da prostituio, que incluem sequestros, torturas e eliminao fsica de pessoas. H punies claras. No devemos ser tolerantes com prticas que, em nome da cultura, cortam as mos dos ladres e submetem mulheres a mutilaes genitais. Contra isso valem os direitos humanos. Nestes nveis no h que ser tolerantes, mas decididamente firmes, rigorosos e severos. Isso virtude da justia e no vcio da intolerncia. Se no formos assim, no teremos princpios e seremos cmplices com o mal.

68

A tolerncia sem limites liquida com a tolerncia assim como a liberdade sem limites conduz tirania do mais forte. Tanto a liberdade quanto a tolerncia precisam, portanto, da proteo da lei. Seno assistiremos ditadura de uma nica viso de mundo, que nega todas as outras. O resultado raiva e vontade de vingana, fermento do terrorismo. Onde esto ento os limites da tolerncia? No sofrimento, nos direitos humanos e nos direitos da natureza. L onde pessoas so desumanizadas, a termina a tolerncia. Ningum tem o direito de impor sofrimento injusto ao outro. Os direitos ganharam sua expresso na Carta dos Direitos Humanos da ONU, assinada por todos os pases. Todas as tradies devem se confrontar com aqueles preceitos. Se prticas implicarem violao daqueles enunciados, no podem se justificar. A Carta da Terra zela pelos direitos da natureza. Quem os violar perde legitimidade. Por fim, possvel ser tolerante com os intolerantes? A histria comprovou que combater a intolerncia com outra intolerncia leva espiral da intolerncia. A atitude pragmtica busca estabelecer limites. Se a intolerncia implicar crime e prejuzo manifesto a outros, vale o rigor da lei e a intolerncia deve ser enquadrada. Fora deste constrangimento legal, vale a liberdade. Deve-se confrontar o intolerante com a realidade que todos compartem como espao vital. Deve-se lev-lo ao dilogo incansvel e faz-lo perceber as contradies de sua posio. O melhor caminho a democracia sem fim, que se prope incluir a todos e respeitar um pacto social comum. Diviso da turma em grupos, para distribuio dos seguintes temas: violao dos direitos humanos e agresso natureza. Criao de textos jornalsticos que denunciem atitudes de conivncia com o intolervel relativamente a esses temas;
>

leitura e reflexo, por parte da turma, do seguinte trecho:

A tolerncia sem limites liquida com a tolerncia assim como a liberdade sem limites conduz tirania do mais forte. Tanto a liberdade quanto a tolerncia precisam, portanto, da proteo da lei. Seno assistiremos ditadura de uma nica viso de mundo, que nega todas as outras. O resultado raiva e vontade de vingana, fermento do terrorismo. Onde esto ento os limites da tolerncia? No sofrimento, nos direitos humanos e nos direitos da natureza. L onde pessoas so desumanizadas, a termina a tolerncia. Ningum tem o direito de impor sofrimento injusto ao outro.
>

levantamento, por grupo, de fatos da vida real que exemplifiquem cumplicidade com o crime, omisso culposa, insensibilidade tica ou comodismo (manifestao dessas atitudes no que diz respeito aos direitos humanos e natureza); redao dos textos.

>

Registro fotogrfico, quando possvel, dos fatos abordados nos textos criados pelos alunos. Realizao de reportagem com os textos jornalsticos e os registros fotogrficos. Veiculao da reportagem no jornal da escola ou em mural.

69

um esPecial eXemPlO de intOlerncia:

Em setembro de 1957, os painis Guerra e Paz so finalmente inaugurados na sede da ONU, em cerimnia oficial. (...) Em vista do envolvimento de Portinari com o Partido Comunista, a receptividade dos Estados Unidos esfriara. As autoridades americanas no participaram do evento e Portinari sequer foi convidado. 26

d) PrOmessas de um nOVO mundO

27

Debate, com a participao do professor de Histria, sobre o conflito no Oriente Mdio: causas, consequncias, geografia do conflito, principais atores, etc. Exibio, pelo professor, do filme Promessas de um novo mundo, de Justine Arlin, Carlos Bolado, B.z.Goldberg (2001). Debate sobre o filme: Que atos de intolerncia, preconceito, estigmatizao so mostrados no filme? Em que consistem as promessas de um mundo novo que o filme sugere?

e) a Paz uniVersal POssVel 28


Produo de um texto dissertativo;
>

troca de ideias, por toda a turma em uma grande roda, a respeito do significado dos seguintes pensamentos de Mahatma Gandhi:

Temos de nos tornar na mudana que queremos ver. O futuro depender daquilo que fazemos no presente. Nossa ira controlada pode ser convertida numa fora capaz de mover o mundo.
rabe e Israelita, 1956 Desenho a grafite e crayon/papel 23 x 16cm

Olho por olho e o mundo acabar cego.


>

redao individual da dissertao, com aproveitamento, em sua estrutura, dos pensamentos analisados; apresentao oral dos textos.

>

Organizao de uma coletnea dos textos produzidos, que tenha o seguinte ttulo: Por um mundo possvel;
> >

ordenao dos textos, de acordo com critrios preestabelecidos; escolha, pela turma, de um quadro de Candido Portinari que expresse, na viso dos alunos, ideia ou sentimento de paz (consulta ao site do Projeto Portinari); reproduo impressa do quadro escolhido; confeco de capa para a coletnea; ilustrao com a reproduo do quadro.

> >

Reproduo da coletnea para distribuio entre os alunos. Realizao de uma Feira do Livro na escola, no caso de vrias turmas se engajarem nesta atividade; alm dos livros criados pelas turmas, exposio e venda de outros ttulos, de editoras diversas, todos vinculados Cultura da Paz. Observao A direo da escola e os professores podero articular-se com as editoras, no sentido de viabilizar a realizao da Feira.

70

PrOPOsta 14

liBErDADE liBErDADE, ABrE As AsAs soBrE Ns29


A temtica social em Portinari a motivao desta proposta. Os estudantes realizam pesquisa histrica sobre a formao de comunidades, avaliam os espaos em que residem, levantam problemas, propem solues, dirigem-se por escrito a autoridades para reivindicaes concretas. Paralelamente, pesquisam sobre outros caminhos, abertos por grupos da sociedade organizada. Por fim, reelaboram situaes de penria e dificuldades, expressas em quatro obras de Portinari, por meio de narrativas em que a perspectiva de mudana possvel.

sugestes de atividades
a) eu s querO ser feliz30
Leitura do seguinte texto31, de autoria dos alunos Brenda, Tas, Ezequiel, Graciana, David Patrick, Dominique, Tas, Weslem, Daniel, Vincius, John Lennon, Maic, Bruno, Vanessa, Jonas, Monique, Pedro: O que tem na rocinha?

Muita violncia, Muito pobre, Muito rico. Eu quero que acabe a violncia! Tem lixeiro, praia Mata, cachoeira Tem filhos doentes na rua com a me pedindo comida. Tem colgio, oficina, Muitos prdios, Casas de tijolos, Barracos de madeira. Tem caminho de lixo, pedra e areia

Tem motos. As motos j atropelaram muita gente. Tem escadas, lixo na rua, Quadra, flores, Sendas e Novo Mundo tambm. Tem coelho, pombo, Cachorro vira-lata, pit bull Tem crianas e adultos Tem polcia pra matar todo mundo. Tem bola na loja e na vala, Tem tnel e paraquedas Paraquedas? No, asa-delta!

(...) todos os meninos (...) sejam vertiginosamente felizes (...)


(Trecho do poema A mo, de Carlos Drummond de Andrade. Guerra e Paz, pp. 218 - 219)

Ilustrao do poema por meio de desenho, pintura, colagem ou fotografia. Interpretao:


> > >

levantamento, no texto, de aspectos positivos do lugar descrito pelos jovens autores; levantamento, no texto, dos problemas listados por eles; anlise da viso dos autores sobre o lugar onde moram, considerando a relao entre a quantidade de problemas e a de aspectos positivos.

Criao individual de poemas com a descrio do local onde o aluno reside (rua, bairro ou cidade);
>

levantamento prvio de aspectos positivos e negativos do local;

71

> >

elaborao do texto potico; apresentao dos poemas em uma roda de recitao.

Exibio, pelo professor, do vdeo Rap da felicidade 32. Leitura da letra e audio da seguinte msica de Julinho Rasta e Ktia: rap da felicidade.
(refro) Eu s quero ser feliz Andar tranquilamente Na favela onde eu nasci ... E poder me orgulhar E ter a conscincia Que o pobre tem seu lugar F em Deus DJ (refro) Minha cara autoridade eu j no sei o que fazer Com tanta violncia eu sinto medo de viver Pois moro na favela e sou muito desrespeitado A tristeza e alegria que caminham lado a lado Eu fao uma orao para uma santa protetora Mas sou interrompido a tiros de metralhadora Enquanto os ricos moram numa casa grande e bela O pobre humilhado, esculachado na favela J no aguento mais essa onda de violncia S peo autoridades um pouco mais de competncia Vamos l Vamos l (refro) Diverso hoje em dia no podemos nem pensar Pois at l nos bailes eles vm nos humilhar Ficar l na praa que era tudo to normal Agora virou moda a violncia no local Pessoas inocentes que no tm nada a ver Esto perdendo hoje o seu direito de viver Nunca vi carto-postal que se destaque uma favela S vejo paisagem muito linda e muito bela Quem vai pro exterior da favela sente saudade O gringo vem aqui e no conhece a realidade Vai pra zona sul pra conhecer gua de coco E o pobre na favela vive passando sufoco Trocaram a presidncia uma nova esperana Sofri na tempestade agora eu quero a bonana Povo tem a fora, precisa descobrir Se eles l no fazem nada faremos tudo daqui (refro)

Interpretao:
> >

levantamento, pelos alunos, das denncias contidas na letra do rap; levantamento, pelos alunos, das aspiraes expressas nesse rap.

Leitura das letras e audio dos seguintes sambas (fragmentos): Ave-Maria no morro, de Herivelto Martins, gravada em 1942; Alvorada no morro, de Cartola, Carlos Cachaa, Herminio Bello de Carvalho, 1968.

72

ave-maria no morro Barraco De zinco, sem telhado Sem pintura, l no morro Barraco bangal. L no existe Felicidade de arranha-cu Pois quem mora l no morro J vive pertinho do cu. Tem alvorada, tem passarada, Alvorecer Sinfonia de pardais Anunciando o anoitecer.

Favela, 1957 Pintura a leo/tela 46 x 55cm

alvorada no morro Alvorada L no morro, que beleza Ningum chora, no h tristeza Ningum sente dissabor O sol colorindo to lindo, to lindo E a natureza sorrindo Tingindo, tingindo
Morro, 1951 Pintura a leo/tela 46 x 55cm

Troca de ideias com o professor de Histria: comparao entre as descries de uma favela nos sambas, no poema O que tem na Rocinha? e no Rap da felicidade Teriam as favelas mudado radicalmente com o passar dos anos? Teria surgido com o passar do tempo algum fato novo? Nos sambas em questo teria havido apenas uma idealizao da realidade? Troca de ideias com o professor de Histria sobre a formao das favelas no Rio de Janeiro; seus problemas desde o incio; o recrudescimento desses problemas no fim do sculo XX; as tentativas de soluo por parte de governos, de organizaes no governamentais, da sociedade civil. Reflexo, em grande roda, com o professor de Histria: Como conseguir a paz em espaos sociais de conflito?

b) minha cara autOridade


>

33

Criao individual de carta a uma autoridade;


debate a respeito dos assuntos a serem tratados na carta: Como o lugar (rua, bairro, cidade) onde o aluno mora? Quais os problemas mais graves? O que melhorou? Que solues acredita serem possveis? O que esperar das autoridades? redao da carta conforme a estrutura a seguir:

>

lugar e data; vocativo (pronome de tratamento adequado); introduo explicitao do objetivo da carta: fazer denncias da existncia de problemas no lugar onde o aluno mora; solicitar providncias para solucion-los;

73

desenvolvimento inicialmente, enumerao e detalhamento dos problemas locais em algumas das seguintes esferas: moradia, lazer, educao e cultura, sade e saneamento, segurana; a seguir, apresentao de algumas propostas de soluo; fecho expresso do anseio de que seja atendido(a); despedida cordial e respeitosa; assinatura do remetente.

Ateno quanto ao uso da variante culta e do registro formal da lngua, adequados ao destinatrio e situao.

c) agOra eu querO a bOnana 34


Leitura do seguinte pensamento: Os pobres s entram para a Histria quando arrombam as portas. Alguns as arrombam com as armas (...) Outros as arrombam com seu corajoso talento, como Candido Portinari (...) (Mauro Santayana. Guerra e Paz, p. 145) Troca de ideias: Arrombar portas com o talento contribui para uma Cultura de Paz?
>

pesquisa, nos diferentes veculos de comunicao, a respeito de aes socioculturais promovidas por grupos da sociedade civil organizada, a exemplo do Viva Rio, do AfroReggae, do Ns do Morro, da Central nica das Favelas (CUFA) e do Museu de Favela (MUF): Onde se localizam? Quando e como surgiram? A que pblico atendem? Que projetos socioculturais desenvolvem? Quais seus objetivos? Em que medida esses grupos contribuem para a no violncia? reflexo: Qual o meu talento? Como desenvolv-lo? Como coloc-lo a servio da paz?

>

d) ViramOs O JOgO
Reconhecimento da temtica social em Candido Portinari;
>

leitura da seguinte considerao a respeito do artista:

De fato, Portinari no pintava apenas por pintar. (...) claro que amava a pintura a ponto de por ela sacrificar a sua prpria vida. Mas era um homem obcecado pela misso que carregava dentro de si: a de lutar por valores sociais e humanos, a de servir ao humano. (Joo Candido Portinari. Portinari pintor da paz, apresentao)
>

anlise das seguintes obras de Portinari:

Menino do Tabuleiro, 1947 Pintura a leo/tela 100 x 81cm Mulher do Pilo, 1945 Pintura a leo/tela 100 x 81cm

74

Quais os personagens? Qual o aspecto fsico? Como esto vestidos? Que objetos podem ser vistos? Qual a relao desses objetos com os personagens? Como o ambiente em que se encontram ? O que fazem? O que as suas feies expressam?
>

Lavadeiras, 1937 Pintura a tmpera/madeira 46 x 54,5cm Os Retirantes, 1955 Pintura a leo/madeira 23 x 14,5cm

interpretao: A observao das quatro obras confirma a considerao feita por Joo Candido Portinari? Por qu?

Criao de narrativas em que os personagens sejam os mesmos das quatro obras analisadas (cada obra dever inspirar uma narrativa);
>

esquematizao do texto:

incio: Era uma vez um menino...; Era uma vez uma mulher...; Era uma vez duas mulheres...; Era uma vez uma famlia... desenvolvimento: O que aconteceu? Com quem? Quando? Onde? Por qu? insero de um dado na histria dos personagens, capaz de virar positivamente o jogo de sua vidas: descoberta de um talento inato; esforo pessoal de superao; ajuda providencial de conhecido ou desconhecido; amparo de uma instituio governamental ou no governamental; etc.; redao das narrativas.

>

Ilustrao de cada histria: no incio, com reproduo impressa da obra de Portinari que inspirou o texto; no final, com desenho ou colagem de imagens que expressem as transformaes por que passaram os personagens. Confeco individual de livrinho com a histria criada e as ilustraes.

75

PrOPOsta 15

A mo Est sEmPrE ComPoNDo35

Nesta proposta, os estudantes redigem uma carta simblica a Candido Portinari, em resposta ao que significou para eles o percurso, realizado at aqui, atravs da obra do artista: o que sentiram, o que aprenderam, o que ganharam, o que neles ficou desta viagem. (Esta carta pode ser enviada para o Projeto Portinari pelo correio ou pelo e-mail pp@portinari.org.br)

Carlos Drummond de Andrade, em 1962, presta a seguinte homenagem ao amigo Candido Portinari: a mo
Entre o cafezal e o sonho o garoto pinta uma estrela dourada na parede da capela, e nada mais resiste mo pintora. A mo cresce e pinta o que no para ser pintado mas sofrido. A mo est sempre compondo mdul-murmurando o que escapou fadiga da Criao e rev ensaios de formas e corrige o oblquo pelo areo e semeia margaridinhas de bem-querer no ba dos vencidos. A mo cresce mais e faz do mundo-como-se-repete o mundo que telequeremos. A mo sabe a cor da cor e com ela veste o nu e o invisvel. Tudo tem explicao porque tudo tem (nova) cor. Tudo existe porque foi pintado feio de laranja mgica no para aplacar a sede dos companheiros, principalmente para agu-la
Mos Entrelaadas, 1955 Desenho a grafite e crayon colorido/papel 10 x 10cm Estudo para o painel Guerra

at o limite do sentimento da terra domiclio do homem. Entre o sonho e o cafezal entre guerra e paz entre mrtires, ofendidos, msicos, jangadas, pandorgas, entre os roceiros mecanizados de Israel, a memria de Giotto e o aroma primeiro do Brasil

76

entre o amor e o ofcio eis que a mo decide: todos os meninos, ainda os mais desgraados sejam vertiginosamente felizes como feliz o retrato mltiplo verde-rseo em duas geraes da criana que balana como flor no cosmo e torna humilde, servial e domstica a mo excedente em seu poder de encantao. Agora h uma verdade sem angstia mesmo no estar-angustiado. O que era dor flor, conhecimento plstico do mundo. E por assim haver disposto o essencial, deixando o resto aos doutores de Bizncio, bruscamente se cala e voa para nunca-mais a mo infinita a mo-de-olhos-azuis de Candido Portinari.
Autorretrato, 1957 Pintura a leo/madeira 55 x 46cm

O que era dor flor, conhecimento / plstico do mundo.


(Trecho do poema A mo, de Carlos Drummond de Andrade. Guerra e Paz, pp. 218-219)

Fazer este Caderno foi uma emocionante viagem. Conduziu-nos docemente a mo infinita / a mo-de-olhos-azuis de Candido Portinari. Guiados pelo Artista, visitamos a Guerra e a Paz, em seus mltiplos e sutis significados. Buscamos seguir os passos do Mestre, ouvir sua voz, olhar com seu olhar, ao sugerirmos que todas as atividades tivessem o sabor de coisas singelas ao alcance de todos: o canto, a dana, o trabalho compartilhado, a fraternidade 36. Na definio de Joo Candido Portinari 37, a obra do Artista (...) como uma grande carta que ele escreve ao povo brasileiro. Vamos, ento, prosseguir esta viagem, respondendo carta de Candido Portinari?

77

A Candido Portinari
Aos cuidados de Joo Candido Portinari Diretor-Fundador do Projeto Portinari/ Puc-Rio Rua Marqus de So Vicente, 225 Gvea, Rio de Janeiro, RJ Cep: 22453-900

78

escola: turma: remetente:

79

NotAs
1. Disponvel em http://www.comitepaz.org.br/ dec_prog_1.htm 2. Portinari o bauzinho do pintor. Linha do tempo 1903-1962. 3. Programa Oficina da Criana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, publicao Sacudindo as ideias - RJ, 2000. 4. Trecho da letra da msica Minha alma (A paz que eu no quero), de Marcelo Yuka Grupo O Rappa. 5.Trecho da traduo da msica Imagine, de John Lennon. Traduo de autoria no identificada, extrada do livro Histria do Brasil (2 grau), de Joel Rufino dos Santos, p. 174. 6. Trecho da traduo da msica Imagine, de John Lennon. 7. Trecho do rap O crime nunca mais, de MV Bill. 8. Trecho do rap O crime nunca mais, de MV Bill. 9. Trecho do rap O crime nunca mais, de MV Bill. 10. Programa Oficina da Criana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, publicao Sacudindo as ideias - RJ, 2000. 11. Joo Candido Portinari. Portinari pintor da paz. Mostra Brasil Telecom. 12. Trecho da letra da msica De magia de dana e ps, de Milton Nascimento. 13. Ttulo de msica de Martinho da Vila. 14. Nereide Schilaro Santa Rosa. Papel e tinta, artes do Japo. So Paulo: Editora Callis, 2008, p. 57. 15. Disponvel em http://pedagogiaemfoco.pro.br/ discurso.htm 16. Ttulo de msica de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. 17. Trecho da letra da msica Brigas nunca mais, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. 18. Trecho da letra da msica Brigas nunca mais, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. 19. Trecho da letra da msica Cano da Amrica, de Milton Nascimento e Fernando Brant. 20. Trecho da letra da msica Flagra, de Rita Lee e Roberto de Carvalho. 21. Trecho da letra de O povo conta a sua histria: saco vazio no para em p a mo que faz a guerra faz a paz, samba-enredo de 2003, do Grmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilpolis. 22. O povo conta a sua histria: saco vazio no para em p a mo que faz a guerra faz a paz, samba-enredo de 2003, do Grmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilpolis. 23. Trecho de mensagem escrita por Candido Portinari. Guerra e Paz, p. 148. 24. Trecho de Exaltao a Candido Portinari, samba-enredo de 1968, do Grmio Recreativo Escola de Samba Imprio da Tijuca. 25. Fragmento de texto de Emir Sader. Guerra e Paz, p. 40: Por isso a paz foi um dos temas igualmente privilegiados pelos mais importantes artistas do mundo contemporneo a paz, a luta contra a guerra, a guerra pela paz. 26. Portinari pintor da paz. Mostra Brasil Telecom. 27. Ttulo do filme de Justine Arlin, Carlos Bolado, B.z.Goldberg (2001). 28. Fragmento de texto de Israel Pedrosa. Guerra e Paz, p. 126: Com todos esses tons dourados, alegres, crepitantes de vida, o pintor parece nos dizer: A paz universal possvel. 29. Trecho do Hino Proclamao da Repblica, de Jos Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (letra) e Leopoldo Miguez (msica). 30. Trecho da letra do Rap da felicidade, de Julinho Rasta e Ktia. 31. Texto dos alunos da Escola Municipal Paula Brito. Programa Oficina da Criana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, publicao Sacudindo as ideias RJ, 2000. 32. Vdeo disponvel em http://www.youtube.com/ watch?v=aQPLEk_ynHI 33. Trecho do Rap da felicidade, de Julinho Rasta e Ktia. 34. Trecho do Rap da felicidade, de Julinho Rasta e Ktia. 35. Trecho do poema A mo, de Carlos Drummond de Andrade. Guerra e Paz, pp. 218-219. 36. Fragmento de texto de Maria Luiza Leo. Guerra e Paz, p. 39: Na Paz, via o gozo de coisas singelas, ao alcance de todos: o canto, a dana, o trabalho compartilhado, a fraternidade. 37. Joo Candido Portinari, Diretor-Fundador do Projeto Portinari / Puc-Rio. Rua Marqus de So Vicente, 225, Gvea, Rio de Janeiro, RJ.

rEFErNCiAs
A Publicaes impressas COELHO, Teixeira. O que utopia. So Paulo: Brasiliense, 1999. LINHARES, Clia. Portinari na escola. Outras pontes e fronteiras para aprendizagem. In: O escritor. Revista da UBE Unio Brasileira de Escritores, nmero 121, julho de 2009. MOSTRA Brasil Telecom. Portinari, pintor da paz. PEDROSA, Israel. Portinari e os preconceitos estticos da Era dos Extremos. In: Na contramo dos preconceitos estticos da Era dos Extremos. Rio de Janeiro: Lo Christiano Editorial, 2007. PIMENTEL, Lus Antnio. Obras reunidas, 2. Prosa e Poesia Reunidas. Organizao e notas de Anbal Bragana. Niteri, RJ: Niteri Livros, 2004. PORTINARI, Joo Candido e PENNA, Christina (editoria). Candido Portinari o lavrador de quadros. Rio de Janeiro: Projeto Portinari, 2003. PORTINARI, Joo Candido (concepo e coordenao geral), PENNA, Christina (organizao) e HAWKINS, Lisa Dean (verso para o ingls). Candido Portinari: catlogo raisonn. Rio de Janeiro: Projeto Portinari, 2004.

80

PORTINARI, Joo Candido (organizao). Guerra e Paz. Projeto Portinari, Rio de Janeiro. PORTINARI, Candido. Poemas. So Paulo: Editora Callis, 1999. PORTINARI, Candido. Portinari, o menino de Brodsqui. 2 edio, So Paulo: Livroarte, 2001. SANTA ROSA, Nereide Schilaro. Papel e tinta, artes do Japo. So Paulo: Editora Callis, 2008. VENTURA, zuenir. Cidade partida. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. B Sites 1. Academia Brasileira de Literatura de Cordel www.ablc.com.br 2. Comit da Paz www.comitepaz.org.br 3. Dicionrio Cravo Albin da Msica Popular Brasileira www.dicionariompb.com.br 4. Projeto Portinari www.portinari.org.br Sites que ensinam a fazer brinquedos: http://educarparacrescer.abril.com.br/ aprendizagem/brinquedos-artesanais-408190. shtml?page=page7 http://www.blogdajulieta.com.br http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/ documentos/espaco-virtual/espaco-praxispedagogicas/MATERIAIS%20DID%C3%81TICOS/ brinquedosartesanais.pdf C textos encontrados na internet 1. A arte da tolerncia. Frei Betto. Disponvel em <http://www.lusofoniapoetica.com/index.php/ artigos/espaco-aberto/pensamentos/1549.html> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 2. Alvorada no morro. Cartola, Carlos Cachaa e Hermnio Bello de Carvalho. Disponvel em < http://letras.terra.com.br/clara-nunes/121207/ > (ltimo acesso em 10 de janeiro de 2011). 3. Ave-Maria no morro. Herivelto Martins. Disponvel em <http://www.vagalume.com.br/ dalva-de-oliveira/ave-maria-no-morro.html> (ltimo acesso em 8 de janeiro de 2011). 4. Bola de meia, bola de gude. Milton Nascimento e Fernando Brant. Disponvel em <http://www.miltonnascimento.com.br/#/obra/> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 5. Brigas nunca mais. Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Disponvel em <http://www. viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_ article=1095> (ltimo acesso em 23 de dezembro de 2010). 6. Cano da Amrica. Milton Nascimento e Fernando Brant. Disponvel em <http://www. miltonnascimento.com.br/#/obra/> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 7. Canta Brasil. David Nasser e Alcyr Pires Vermelho. Disponvel em <http://www.letras.com. br/david-nasser/canta-brasil> (ltimo acesso em 10 de janeiro de 2011). 8. Declarao sobre uma Cultura de Paz. Disponvel em <http://www.comitepaz.org.br/ dec_prog_1.htm> (ltimo acesso em 10 de janeiro de 2011).

9. De magia de dana e ps. Milton Nascimento. Disponvel em <http://www.miltonnascimento. com.br/#/obra/> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 10. Exaltao a Candido Portinari. Ailton Furtado e Mrio Pereira. Samba-enredo de 1968, do Grmio Recreativo Escola de Samba Imprio da Tijuca. Disponvel em <http://letras.terra.com.br/ grese-imperio-da-tijuca/1738003/> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 11. Flagra. Rita Lee e Roberto de Carvalho. Disponvel em <http://letras.terra.com.br/ritalee/66794/> (ltimo acesso em 9 de janeiro de 2011). 12. Limites da tolerncia. Leonardo Boff. Disponvel em <http://www.humaniversidade. com.br/boletins/limites_da_tolerancia.htm> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 13. O cio da terra. Chico Buarque e Milton Nascimento. Disponvel em <http://www. miltonnascimento.com.br/#/obra/> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 14. O crime nunca mais. MV Bill. Disponvel em <http://letras.terra.com.br/mv-bill/1055679/> (ltimo acesso em 9 de janeiro de 2011). 15. O discurso final do filme O grande ditador. Charlie Chaplin. Disponvel em <http:// pedagogiaemfoco.pro.br/discurso.htm> (ltimo acesso em 10 de janeiro de 2011). 16. O povo conta a sua histria: saco vazio no para em p a mo que faz a guerra faz a paz. Samba-enredo de 2003, do Grmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilpolis. J. C. Betinho, Ribeirinho, Glyvaldo, Luis Otvio, Manoel do Cavaco, Serginho Sumar e Vincius. Disponvel em <http://letras.terra.com.br/beija-flor-rj/120087/> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 17. O Prmio Nobel da Paz. Disponvel em <http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laurea> (ltimo acesso em 6 de dezembro de 2010). Traduo/adaptao. 18. Um gnio da arte; Candido Portinari (1. parte). Daniel Fiza. Disponvel em <http:// www.usinadeletras.com.br/exibelotexto. php?cod=7028&cat=Cordel> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 19. Um gnio da arte; Candido Portinari (2. parte). Daniel Fiza. Disponvel em <http://www. usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=7059 &cat=Cordel&vinda=S> (ltimo acesso em 16 de dezembro de 2010). 20. Viola enluarada. Marcos Valle e Paulo Srgio Valle. Disponvel em <http://letras.terra.com.br/ marcos-valle/181016/> (ltimo acesso em 9 de janeiro de 2011). D - Filmes 1. Gandhi. Richard Attenboroug, 2002. 2. Garoto, O. Charlie Chaplin, 1921. 3. Grande ditador, O. Charlie Chaplin, 1940. 4. Promessas de um novo mundo. Justine Arlin; Carlos Bolado e B.z. Goldberg, 2001. 5. Romeu e Julieta. Franco zeffirelli, 1968.

81

DIREO E REALIzAO PrOJetO POrtinari Direo Geral Joo candido Portinari Direo Executiva maria duarte Assistente de Direo soledad dominguez Estagiria sarah bazin Acervo de Obras nolia coutinho Acervo de Fotos e Vdeos elisa albernaz WebSite lcio almeida Administrao roseane macedo Vera bendia fatima Pereira reinaldo Oliveira

ASSESSORIA JURDICA Ptm advogados associados maria edina Portinari carla tiedemann da cunha barreto zeraik advogados associados felippe zeraik WEBSITE GUERRA E PAz Coordenao Geral e Editorial maria duarte Gerente de Projeto lucio almeida Assistentes de Contedo soledad dominguez sarah bazin Desenvolvimento e Programao caos! Video&design Direo de Arte Pedro segreto marcelo alt Designer lui azevedo Desenvolvimento afonso Praa diogo lean Estagirios fernanda lopes lais tavares leandro alli zeno rocha

COORDENAO expomus Coordenao Geral maria ignez mantovani franco Coordenao Executiva roberta saraiva coutinho Assessoria carla nieto Vidal Assistente de Coordenao lia ana trzmielina Coordenao do Projeto Patrcia queiroz helena leopardi lilian fraiji Coordenao Tcnica alessandra labate rosso ceclia zuchi Vezzoni cristiane morine Coordenao Administrativa lucila mantovani ana maria barcellos de lima maria izabel casas novas andria leite

ASSESSORIA DE COMUNICAO approach tools+

GESTO ADMINISTRATIVOFINANCEIRA rolim & Passos

82

AtEli ABErto DE rEstAuro


Palcio gustavo capanema, rJ, fevereiro a maio, 2011

PROGRAMA EDUCATIVO Concepo e Coordenao Projeto Portinari expomus Coordenao Geral suely avellar carolina Vilas boas Assistente de Coordenao isabel reis Superviso Editorial maria duarte Elaborao do Caderno do Professor nadya ferreira Jesus lena Jesus Ponte Assistente monique lopes inocncio Atividades de Educao Patrimonial e de Restauro edson motta Jr. (ufrJ) claudio Valrio teixeira Coordenaco da Visita Guiada maria clia leite avellar Monitoras anglica Parada Joyce enzler Karla cristina gomes maria beatriz machado rachel leite avelar Virginia Jesus de Oliveira Arte-Educadoras fernanda lago monica carvalho rosinete lobato dos santos

RESTAURAO Cordenaco hlos consultores associados Coordenao Tcnica edson motta Jr. (ufrJ) claudio Valrio teixeira Consultora Eventual maria cristina da silva graa Chefe de Equipe humberto farias de carvalho Restauradores elisabete edelvita chaves da silva raimundo nonato dos santos silva anderson nonato Pereira denise de Oliveira guiglemeti Juliana da silva lopes adian moutinho somma Juliana baptista lanhas aurea ferreira chagas manuela Pita santos Pedro rubens martin felcio teixeira Viviane silveira teixeira las neri da silva Pimentel rodrigo matos mandarino eliane costaldello celio de assuno belem milton eullio Perptuo Assistente de Restaurao aloizio gonalves marinho Coordenao Geral christina gabaglia Penna Assistente de Coordenao Patricia galliez de salles Gerente de Projeto maria beatriz scarabotollo

ANLISE CIENTFICA DE MATERIAIS E DOCUMENTAO CIENTFICA POR IMAGEM lacicor laboratrio de cincia da conservao escola de belas artes da universidade federal de minas gerais Cientista da Conservao luiz a. c. souza Materiais e Tcnicas Pictricas alessandra rosado Documentao Cientfica alexandre leo Anlise de Materiais e Espectrometria de Fluorescncia de Raios X isolda mendes Bolsistas marcos gohn laura guimares do rego macedo

MUSEOGRAFIA rm arquitetos Projeto e Execuo marcus Pencai reinaldo marques Gerente de Espao fernanda andrada Montagem das Vitrines alessandra labate rosso sandra sautter suely avellar

IDENTIDADE VISUAL PROJETO GRFICO eg.design evelyn grumach carolina ferman Direo de Arte e Coordenao evelyn grumach Designers carolina ferman tatiana buratta Estagirias deborah Piragibe lais tavares Finalizao carlos alberto da silva

crditOs caPa Dana de Roda, 1955 Desenho a grafite, crayon, crayon colorido, sangunea e spia/carto 35,5 x 35,5cm Estudo para o painel Paz Me com Filho Morto, 1955 Desenho a grafite, crayon e sangunea/papel 32,5 x 34,5cm Estudo para o painel Guerra Mos Entrelaadas, 1955 Desenho a grafite e crayon colorido/papel 10 x 10cm Estudo para o painel Paz crditOs 4 caPa Paz, 1955 Desenho a grafite e lpis de cor/papel 101 x 70.5cm Estudo para o painel Paz Portinari pintando o painel Guerra no galpo da TV Tupi. Rio de Janeiro, 1955.

83

www.guerraepaz.org.br

84

REALIZAO E DIREO

APOIO

PATROCNIO PROGRAMA EDUCATIVO

PATROCNIO

APOIO FINANCEIRO

You might also like