You are on page 1of 14

Daniela Martins Pereira

EXPERINCIA RELIGIOSA DA F E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Trabalho apresentado disciplina de Trabalho de Concluso de Curso I, do Curso de Psicologia, da Universidade So Francisco, como requisito bsico para aprovao da disciplina, sob a orientao da Prof Patrcia Pazinato.

So Paulo 2008

INTRODUO O presente trabalho aborda o tema Experincia Religiosa da F e o Desenvolvimento Humano, a partir do referencial da psicologia. Partindo desse referencial, esse trabalho prope uma discusso entre os autores que abordam a questo da experincia religiosa, o que considerado o objeto de estudo da Psicologia da Religio. O assunto da religiosidade tem encontrado espao para discusses no campo da psicologia. Tericos de diversas correntes da psicologia abordam o tema, pois a vivncia religiosa algo presente na vida de um relevante nmero de pessoas, mas, cada uma com sua experincia em particular. O interesse pelo estudo desse tema surgiu ao longo da vida da pesquisadora, a qual participou e observou informalmente comunidades de diferentes religies como o protestantismo, catolicismo, budismo, entre outras, pessoas que por meio da experincia religiosa, obtiveram bem estar de sade, sentiram-se mais felizes e tiveram benefcios na qualidade de vida. Portanto, procurou-se compreender neste trabalho, se existe, a relao: da experincia religiosa da f com a promoo de sade e verificar os efeitos emocionais da experincia da f. Explorou-se tambm os aspectos psicolgicos da experincia da f religiosa e, sua relao na vida do ser humano. Para a realizao dessa pesquisa de carter exploratrio e qualitativo, a escolha do material utilizado se realizou em dois momentos. Primeiramente realizamos um levantamento bibliogrfico no referencial terico da psicologia, explorando os autores das diferentes abordagens do campo psicolgico, a fim de verificar como o tema da religio foi abordado e discutido pelos autores. Em um segundo momento se realizou leituras e, as escolhas dos textos que retratavam sobre o tema Psicologia e Religio com enfoque na experincia religiosa da f e o desenvolvimento humano, extrado das bases de dados www.bvs-psi.org.br, www.dedalus.usp.br, www.bireme.br e nas bibliotecas das Universidades: So Francisco, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC e Universidade de So Paulo USP, utilizando artigos cientficos, livros especficos, dissertaes de mestrado e teses de doutorado. Portanto, este estudo objetiva-se em discutir luz do referencial terico da psicologia a experincia religiosa da f e o desenvolvimento humano.

1. LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO

1.1 A Psicologia da Religio A psicologia da religio nasce na dcada de 1880. Seu nascimento est associado entre outros autores a Starbuck, Wilhelm Wundt, William James, James H. Leuba, Sigmund Freud, C.G Jung. Caracteriza-se por ser a perspectiva da psicologia no estudo da religio. De acordo com vila (2003) professor de Psicologia do Instituto de Pastoral e da Faculdade de Teologia So Dmaso, em Madri, a psicologia da religio, desde seu nascimento um campo suspeito, pois, por alguns acusada de irreligiosa, outros, as excees, consideram que deve ser desenvolvida a partir das instituies religiosas. Com notveis transformaes tericas e metodolgicas, perdura at os nossos dias, o estudo do fato religioso por parte da psicologia. Em meados dos anos 1960, essa orientao se viu enriquecida com uma nova forma de apresentao das coisas, que passou literatura com o enfoque psicologia e religio (Parsons, Jonte-Pace, 2001, p.2). Com essa nova orientao se pretende no fazer um estudo da religio a partir da psicologia, mas um dilogo mtuo entre a psicologia e religio. Um difcil dilogo, mas que encontra seu ponto de unio na busca de sentido do ser humano. H os precursores da temtica que se tornou necessria nos estudos da histria da psicologia, a religio. Com isto, apresentaremos alguns dos autores que foram marcantes tornando-se referncia no assunto da psicologia da religio, dentre eles temos: Jung nasce na sua, filho de um pastor protestante e fillogo arabista. Sua me, por sua sensibilidade, passava grandes momentos em depresses, sendo as relaes do casal conflituosas. Tal relao deixou marca profunda em sua personalidade. Em um de seus diversos trabalhos, Jung foi convidado pela Universidade de Yale com a oportunidade de trazer sua contribuio para o esclarecimento do problema da religio. Em sua fala, Jung considera que sua tarefa seria mostrar o que o ramo da Psicologia mdica, da qual era representante, tinha a ver com a religio...
Visto que a religio constitui, sem dvida alguma, uma das expresses mais antigas e universais da alma humana, subtende-se que todo o tipo de psicologia que ocupa da estrutura psicolgica da personalidade humana deve pelo menos constatar que a religio, alm de ser um fenmeno sociolgico ou histrico,

tambm um assunto importante para grande nmero de indivduos. (JUNG, 1978, p.6)

Observa-se que na concepo de Jung a religio alm de ser um fenmeno sociolgico ou histrico, tambm um assunto importante para grande nmero de indivduos, assim como outros autores consideram a religio um tema a ser discutido na psicologia. Assim como Jung faz referncia a William James, esse um dos pioneiros a tratar do assunto da religiosidade na perspectiva psicolgica. Em seus estudos William James foi um filsofo e psiclogo, considerado, ao lado de Charles Sanders Peirce um dos fundadores do pragmatismo o qual escreveu livros influentes sobre a jovem cincia da psicologia, as variedades da experincia religiosa e do misticismo e a filosofia do pragmatismo. Segundo Ballone (2005) William James rejeitava absoluto, tais como Deus, verdade ou idealismo, em favor da experincia pessoal e da descoberta do que funciona para o auto-aperfeioamento de uma pessoa. Um freqente tema em suas obras que a evoluo pessoal possvel que todos tm uma capacidade inerente de modificar ou mudar comportamentos e atitudes. Ele conclui que h um depsito de experincias latentes ou realizadas que subjaz ao impulso em direo ao crescimento. esta a fundamentao das idias prticas e sensveis que James desenvolveu para serem usadas. A maior expresso deste ncleo subjacente exemplificada, para James, nas experincias religiosas. Tais experincias no tm uma sada intelectual prpria, mas pertencem a uma regio mais profunda, mais vital e prtica do que aquela ocupada pelo intelecto, por isso so tambm indestrutveis a argumentos e crticas intelectuais. Para James:
Tornamo-nos, portanto convincentemente conscientizados da presena de uma esfera de vida maior e mais poderosa do que nossa conscincia habitual...As impresses, impulsos, emoes e excitaes que desde ento recebemos ajudam-nos a viver, encontram uma segurana invencvel em um mundo alm dos sentidos, derretem nossos coraes, transmitem significado e valor a tudo e fazem-no, felizes.(JAMES apud BALLONE, 2005, p.3).

No incio da psicologia no sculo XIX surge Wilhelm Wundt (1830-1920) o qual considerado o primeiro psiclogo a desenvolver a psicologia como uma cincia autnoma. Em seus estudos, o autor contribuiu de maneira decisiva o estudo psicolgico da religio, porm sob uma tica diferente dos autores citados at o momento, pois Wundt atuava no campo da psicologia experimental. Para Wundt, a psicologia era a cincia da experincia e os seus dados eram os fenmenos. Segundo Filoramo (1999) sua funo consistia em decompor os elementos que formavam os processos conscientes e descobrir as leis que os ligavam entre si,

porm, tais elementos no eram unidades estticas, mas processos mentais dinmicos. Wundt destacou a importncia da lei da causalidade psquica, que atua como um momento do paralelismo psicofsico e, outro aspecto tambm importante de sua psicologia, a lei das relaes psquicas, segundo a qual todo contedo psquico adquire significao a partir de suas relaes. De acordo com Filoramo (1999) as grandes religies so explicadas por Wundt seguindo um tpico esquema evolutivo, em sua gnese, como representaes fantsticas projetivas, ligadas a reaes psicolgicas diante do ambiente externo. Outro no menos importante autor da psicologia na explorao desse tema seria Leuba o qual segundo Filoramo (1999) fora um importante colaborador no tema da religio, pois sempre foi um apaixonado estudioso da religio; assim seus trabalhos cientficos voltaram-se para a Psicologia da Religio. Filoramo (1999) nos mostra em seu trabalho que Leuba se considerava um idealista emprico o qual se encarregou de pesquisar, em base emprica, o complexo mundo das experincias religiosas, para compreender no somente sua gnese, mas, seguindo uma orientao que o pragmatismo ajudara a afirmar, tambm a sua funo e o seu objetivo. Darwinianamente, a religio era para Leuba uma realidade biolgica, isto , um modo de comportamento adotado pelo sujeito em sua luta pela vida, tendo como principal objetivo alcanar a salvao material e espiritual.

1.2 A Experincia Religiosa Segundo Valle (1998) para explicar o que para ele seria experincia religiosa, o autor fez meno do termo alemo Erlebins. Essa palavra significa experincia, e pelo povo alemo, ela utilizada sempre que a experincia est no sentido de algo fundo, vivenciado desde dentro e dotado de um sentido ou valor evidente em si para o indivduo. Tal palavra traz consigo um sentido de emocionalidade a qual traduzida nos dicionrios por vivncia. Portanto a nfase est mais na vivncia da pessoa do que naquilo que lhe ensinado ou aprendido a partir de fora, isto , pelos sentidos fisiolgicos ou influncias sociais.

Importantes autores como Amatuzzi ressalta a importncia da experincia religiosa na vida do indivduo ressaltando que ...a experincia religiosa tem uma repercusso direta na vida da pessoa. Ela tal que transforma ou modifica a vida (AMATUZZI, 1997, p.35). E segue: A experincia religiosa abre a pessoa para um mundo inteiramente novo e diferente do cotidiano, do qual s possvel dar conta a partir de dentro dele mesmo (AMATUZZI, 1997, p. 37). Na obra de Valle (1998), o autor cita diversos autores que foram destaques no tema psicologia e experincia religiosa, dentre eles o autor menciona W.James o qual concentra seu interesse na experincia direta e imediata do religioso, pois a estaria a fonte do conhecimento psicolgico da religiosidade humana. A f religiosa necessita ser submetida a uma avaliao emprica de sua validade psicolgica humana. O autor ainda contribui sobre a f religiosa da seguinte maneira:
Sua veracidade no uma questo metafsica e sim de ponderao dos efeitos que ela provoca em que o princpio de aferio da veracidade psicolgica dessa experincia pervasiva o mesmo que se usa na cincia: sua fecundidade terica e aplicativa. (VALLE, 1998, p. 80).

vila (2003) assinala cinco pontos, junto ao termo experincia religiosa, utilizadas na literatura psicolgica:
1. As experincias procedentes de um conhecimento intuitivo, estvel e habitualmente acessvel; 2. As vivncias, freqentemente afetivas, que surpreendem o indivduo, o interpelam e o transformam momentnea ou perenemente; 3. O conhecimento fruto de um contato pessoal e prolongado; 4. As iluminaes msticas culminantes de um processo; 5. As vises e revelaes privadas. (VILA, 2003, p. 98).

O autor coloca ainda a dificuldade que foi para a psicologia compreender a religiosidade das pessoas, sendo de difcil preciso e observao, indicar onde termina propriamente a experincia religiosa, indicar quando ela a vivncia que motiva e sustenta os comportamentos e as atitudes religiosas, e quando no h mais que atos vazios de experincia. Ao observar as colocaes dos autores citados sobre o tema abordado, vemos que a maioria deles citam em referncia de experincia religiosa a experincia mstica, como algo vivenciado na experincia da religiosidade. Vejamos a seguir sobre tais vivncias.

1.2.1 Mstica e experincia religiosa O termo mstica procede do grego e significa fechar os olhos. Nessa perspectiva o autor define da seguinte forma:
um fechar de olhos no com o desejo de fugir da realidade, de se distanciar dela, mas com a inteno de no se deixar enganar pelo imediato recebido pelos sentidos, de entrar na realidade de uma forma mais profunda, chegando a capt-la em plenitude. No , portanto, um processo de distanciamento, mas de maior comunho. uma tentativa de escuta da prpria profundidade do ser. (VILA, 2003, p. 105).

De acordo com Valle (1998) h uma distino entre a experincia mstica e a experincia religiosa. O autor cita que:
A pessoa chamada de mstica usualmente a que tem ou julga ter uma capacidade fora do comum para captar e entrar em contato por meio de insights, terceiras vises e dons preternaturais com os segredos do conhecimento, da vida ntima e do poder de Deus. As vivncias acusadas por tais pessoas tangenciam o campo nada fcil da magia, que no pode sem mais ser separado da religio (VALLE, 1998, p. 59).

Contudo o autor ainda coloca que, at pouco tempo, tal estado era visto como algo excepcional, diferente da experincia religiosa do homem comum, considerada normal. Essa definio do termo mstica varia de acordo com os autores, pois cada um aborda o termo com diferentes conotaes, mas sempre referindo experincia da religiosidade, apenas colocam de modos diferenciados. J conforme vila (2003) o autor utiliza a experincia mstica, ou mstica como chamada, para assinalar o pice da experincia religiosa, destacando que no um tipo concreto de experincia religiosa diferente, mas de intensidade da vivncia religiosa, em que nela podem ocorrer xtases acompanhados ou no de outros fenmenos extraordinrios, como vises, vozes, levitaes etc., ressaltando que os xtases no sejam necessrios para a experincia mstica. Importante salientar que a experincia mstica, ou mstica, est atrelada experincia religiosa e, portanto, destacada nesse trabalho afins de pontuar sua relevncia nos estudos da experincia religiosa, uma vez que a mstica algo presente em todas as culturas, porm de formas variadas.

1.2.2 O efeito da F na Experincia religiosa A f algo universal, independente da crena e da cultura, o homem busca respostas em algo que est alm da sociedade, alm das regras impostas pelo cotidiano e muitas vezes, alm da medicina e da cincia. Tentando compreender o sentido do termo buscando em dicionrio, o Larousse da lngua Portuguesa define a f como:
1.Adeso total do homem a um ideal que o excede, a uma crena religiosa. - 2.Fidelidade em honrar seus compromissos; lealdade garantia. 3. Confiana em algum ou em alguma coisa. 4. Crena nos dogmas de uma religio; esta mesma religio. 5. Crena fervorosa. 6. Afirmao, comprovao. -7. Dar f de notar, tomar conhecimento. (LARROUSSE, 2001, p. 424)

De acordo com a Bblia Sagrada Crist, (1997) no livro do novo testamento carta aos Hebreus captulo11 e versculo 1, o autor aborda a f da seguinte maneira: Ora, a f firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se no vem. Neste contexto vemos a f como o agir sobrenatural, isto , a crena em algo que no existe leva o homem a conquistar seu objetivo atravs da f. De acordo com Fabry (1984), em A Busca do Significado, o homem tem f na existncia de uma dimenso divina, mas, ainda que seja incapaz de conceb-la, sente a necessidade de estabelecer uma relao com este mistrio. A base da religio seja qual for o nome que chamemos, no pode desintegrar-se, diminuir ou desaparecer, porque eterna e infinita. A religio recobrou hoje, o carter existencial que possua nos tempos bblicos: no lhe interessam as teorias religiosas, seno a experincia cotidiana. O que interessa ao homem aprender a viver de acordo com as suas potencialidades, a suportar o sofrimento inevitvel, a viver diante de uma constante incerteza e a encontrar sentido e contedo em sua existncia individual. Pereira (2003, p.5) foi um autor que procurou compreender a problemtica da f no mbito da psicologia e o psicolgico como elemento presente no ato de crer, para ele
a f um fenmeno pessoal e exclusivo do sujeito que cr, vinda de reas profundas de seu inconsciente, e impulsionada pelo numinoso,

independentemente da vontade. Logo, ela no seno um fenmeno psicolgico, embora seja transcendente e tenha sua origem primordial no divino.

Ainda na viso de Pereira (2003), os contedos conscientes e inconscientes so o que constituem a f em um nvel da relao do sujeito que cr com a divindade, ou seja, uma realidade exterior, o meio ambiente e, uma realidade interior, o eu. O ato de crer, que se constitui na f, no processado somente por uma deciso consciente e espontnea do sujeito, mas movido por impulsos mais profundos, oriundos de substratos inconscientes podendo muitas vezes se manifestar como ao volitiva ou deciso racional. Isto nada mais do que racionalizaes, para alvio das tenses produzidas por sentimentos no compreendidos. A f para o autor :
inseparvel do ser humano, pois se constitui em atributo essencial da existncia, pela prpria natureza, est intimamente ligada realidade psicolgica do ser que cr, pois envolve sentimentos, emoes, vontade, desejos, atitudes e demais aspectos da personalidade (PEREIRA, 2003, p. 23).

Alguns autores ao abordar o tema sobre a f demarcam-na em territrios especficos como f crist, f judaica, isto , trabalham sob a viso de religies especficas. Portanto no podemos deixar de citar suas importantes contribuies sobre o assunto. Brki (1979), em seu trabalho Psicologia e a Realidade da F Crist, em uma abordagem jungiana sobre os aspectos projetivos da f, afirma que a psicologia, longe de ser uma ameaa validez da f crist, pode ajudar-nos a compreender melhor nossas prprias reaes, a fim de que possamos aprender a nos conhecermos melhor a ns prprios, a nosso prximo e a Deus. Sendo assim, segundo Pereira (2003) a f pode ser entendida como
a resposta dvida, em que o ser humano levado pela necessidade premente buscando a soluo do que lhe perturba o ser. Pressionado pelas possveis conseqncias de seu mal e a reposta, tambm desconhecida, mas esperada, do objeto de sua f, ele cegamente salta na aventura da incerteza, esperanoso da resposta certa do divino no qual cr. Isto f, confiar em meio desconfiana (PEREIRA, 2003, p. 26)

1.3 F e Promoo de sade Esta discusso trata-se de dois trabalhos escritos por diferentes autores, porm, ambos abordam a questo da Religiosidade e Sade Mental. O objetivo deste relatrio elucidar as propostas de ambos autores no que cada um se assemelha e divergem em suas idias. A Religiosidade e a Sade Mental so assuntos que esto sendo alvos de estudos e pesquisas, pois busca-se explorar a experincia da f religiosa no benefcio das pessoas e como essa afeta diretamente o indivduo. De acordo com Moreira-Almeida, Lotufo Neto e Koenig (2006. p.242) os estudos de boa qualidade apontam que os nveis mais elevados no envolvimento religioso associam-se de forma positiva a indicadores de bem estar psicolgico ...(satisfao com a vida, felicidade, afeto positivo e moral mais elevado) e a menos depresso, pensamentos e comportamentos suicidas, e uso/abuso de lcool/drogas. Neste trabalho os autores trabalharam com diversas bases de dados resultando em 850 artigos publicados no decorrer do sculo XX, incluindo contextualizao histrica e metodolgica, artigos publicados aps 2000 e tambm pesquisas conduzidas no Brasil. Ao concluir este trabalho os autores contribuem dizendo que as evidncias confirmam que o envolvimento religioso habitualmente est associado a melhor sade mental (Moreira-Almeida; Lotufo Neto; Koenig, 2006, p.243). Em outro contexto de acordo com o autor Dalgalarrondo (2006) nos traz que as pessoas que se consideram mais religiosas, tais como participantes nas atividades religiosas, ...como freqncia a cultos, oraes e leitura de textos religiosos tambm apresenta maior bem estar psicolgico. Dalgalarrondo (2006) associa que vrios fatores e vrios fenmenos aja em sinergia:
... o apoio social dos grupos religiosos, a disponibilidade de um sistema de crenas que propicia sentido vida e ao sofrimento, o incentivo a comportamentos saudveis e regras referentes a estilos de vida propiciadores da sade (relacionados alimentao, ao uso de substncias, ao comportamento sexual, criao dos filhos, etc.).

O autor coloca uma importante observao dizendo que: um dos pontos que gera limitaes nesta linha de pesquisa que grande parte das pesquisas que demonstram a ao positiva da religio que quase foram totalmente realizadas num contexto cultural anglo-saxo sendo a maioria nos EUA, Canad e Europa ocidental. Segundo Dalgalarrondo (2006):
Abordar a religiosidade como algo homogneo e universal, torna-la quase um fenmeno natural, diretamente analisvel e generalizvel por procedimentos epidemiolgicos e psicomtricos, implica no risco de se perder o que h de mais original e prprio dessa dimenso da experincia humana: o seu carter social, histrico, essencialmente simblico.

De acordo com a viso destes dois trabalhos e autores, podemos observar que ambos se complementam nos aspectos dos benefcios que a religiosidade pode contribuir na vida do indivduo agindo positivamente sobre a sade mental daqueles que se consideram mais religiosos. Eles colocam de forma clara a eficcia das atividades religiosas tais como, oraes, freqncia nos cultos e leitura de textos para os que se consideram mais religiosos, trazendo um bem estar psicolgico. No trabalho de Dalgalarrondo (2006) vimos o quanto ele acentua a importncia do contexto social cultural e o quanto a religio importante para cada indivduo, enquanto que no trabalho de Moreira-Almeida, Lotufo Neto e Koenig (2006) eles apontam mais a conexo entre a religiosidade-sade mental com as implicaes clnicas e a compreenso dos fatores mediadores desta associao.

CONSIDERAES FINAIS Em relao aos objetivos propostos, ao explorar os aspectos psicolgicos da experincia da f religiosa existe a possibilidade de tal experincia influenciar na construo e na transformao da subjetividade do ser humano. O trabalho apresentado demonstrou que podem existir relaes entre a Psicologia e a Experincia Religiosa, pois uma vez que as vivncias envolvem os aspectos psicolgicos do indivduo, esse ao ser envolvido com a religiosidade, passa por vivncias que englobam os sentimentos, despertam emoes, modificando algo que poder permitir novas experincias ao indivduo. A f conforme averiguado nos trabalhos encontrados, pode vir a ser um facilitador na busca da promoo da sade interferindo positivamente para uma vida mais amena, sendo uma forma de confortar-se diante de um possvel mal, pois de acordo com alguns autores, a pessoa ao se refugiar em algo que vai alm de suas capacidades e limitaes, isto , um ser divino, ela procura atingir seus objetivos e at mesmo alcanar benefcios ao que se refere a promoo da sade Portanto relevante incentivar que sejam produzidos mais trabalhos referentes Psicologia e Religio: f e promoo de sade verificando os efeitos emocionais da experincia da f na vida do ser humano, principalmente no que se relaciona ao que a Psicologia tem a explicar sobre estes processos. Contudo, no pretendemos dar o assunto por acabado, mas sim que este trabalho possa contribuir para o conhecimento do tema aqui estudado.

REFERNCIAS AMATUZZI, Mauro Martins. Psicologia e espiritualidade. So Paulo: Paulus, 2005 __________. A experincia religiosa: uma pesquisa em andamento. A psicologa e o Senso Religioso: Anais do Seminrio. Ribeiro Preto, 1997. VILA, Antonio. Para conhecer a Psicologia da Religio. S;ao Paulo: Loyola, 2003. BALLONE. GJ - William James, in. PsiqWeb. Disponvel <www.psiqweb.med.br>. >. Acesso em: 25 abr. 2008. BAPTISTA, Adriana Said Daher. Estudo sobre as prticas religiosas e sua relao com a sade mental de idosos: um estudo na comunidade. So Paulo: s.n, 2004 BRKI, Hans. Psicologia e a Realidade da F Crist. So Paulo: ABU, 1979 CAMPOS, L. F.L. Mtodos e tcnicas de pesquisa em psicologia. So Paulo: Alnea, 2004. CAMPBELL, Joseph. Isto tu: redimensionando a metfora religiosa. So Paulo: Landy, 2002. DALGALARRONDO, Paulo. Relaes entre duas dimenses fundamentais da vida: sade mental e religio. Revista Brasileira de Psiquiatria. So Paulo, V. 28 (3), 177:178, 2006. Disponvel em <www.scielo.br >. Acesso em: 13 set. 2007. DROGUETT, Juan Guillermo. Desejo de Deus: dilogo entre psicanlise e f. Petrpolis: Vozes, 2000. FABRY, Joseph B. A Busca do Significado. So Paulo: ECE, 1984. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Editora Atlas, 2006. GOLDSMITH, Joel S. A Arte de Curar pelo Esprito. So Paulo: Alvorada,1976 JORGE, Pimentel Cintra, Deus e os Cientistas. So Paulo: Quadrante, 2006. JUNG, Carl Gustav, Psicologia e Religio. Rio de Janeiro: Vozes, 1978. LUKAS, Elisabeth. Psicologia Espiritual. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. MARINO, Jr Raul, A Religio do Crebro: As novas descobertas da neurocincia respeito da f humana. So Paulo: Gente, 2006. MOREIRA, A.A. et al. Religiosidade e sade mental: uma reviso. Revista Brasileira de Psiquiatria. So Paulo, V. 28 (3), 242:250,2006. Disponvel em <www.scielo.br >. Acesso em: 13 set. 2007.

PAIVA, Geraldo Jos, A Religio dos Cientistas: Uma Leitura Psicolgica. So Paulo: Loyola, 2000. PEREIRA, Jos. A f como fenmeno psicolgico. So Paulo: Escrituras, 2003. VALENTE, Nelson. Psicanlise Freudiana. So Paulo: Panorama do Saber, 2002. VALLE, Ednio. Psicologia e experincia religiosa. So Paulo: Loyola, 1998.

You might also like