You are on page 1of 3

Mdulo 1: Introduo

A HISTRIA ORIGAMI
Histria

Segundo estudiosos, a origem do Origami to antiga quanto origem do papel.

O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. TSai Lun (administrador do palcio do imperador chins) foi o responsvel por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de rvores. No imprio chins essa tcnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no sculo VI ela chegou ao Japo, por intermdio dos monges budistas chineses, mas s a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).

O origami foi introduzido nessas festas:

Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a unio dos noivos;

Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos no podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras;

Os samurais se presenteavam com o Noshi, que so pedaos de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.

Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessvel e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de me para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.

Os primeiros livros de Origami surgiram no perodo de 1603 a 1867, mas o primeiro com instrues foi Como Dobrar Mil Tsurus - Senbazuru Orikata, em 1797. A partir da o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro Kan No Mado, publicado em 1845, inclua cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o origami de sapo. Este o marco do cresimento do Origami como atividade recrativa no Japo.

Akira Yoshizawa o pai da Origami Moderno, ele inventou os Smbolos usados nas atuais instrues passo-a-passo, para ele o Origami uma filosofia de vida. Depois da inveno do papel o mais importante para o Origami o Sistema Yoshizawa Randlett, 1956, pois ele permite a difuso internacional das diversas criaes.

Valley fold Dobra em Vale

Quando uma folha ou camada de uma folha dobrada de modo a que se forme uma depresso no local onde feita a dobra temos uma Valley fold. Esta indicada com uma linha tracejada e com uma seta com a ponta simtrica (uma seta em que a ponta tem dois anzis, digamos assim) e seta esta que indica o movimentos do papel. No exemplo, a parte de cima do papel dobrada de modo a encontrar-se coma parte de baixo, fazendo uma Valley fold.

Mountain fold Dobra em Montanha

Quando uma folha ou camada de folha de papel dobrada para longe de si de modo a que a dobra forme um pico temos uma chamada Mountain fold. Esta representada com uma linha de traos alternando com dois pontos e uma seta assimtrica (ponta da seta com apenas um anzol) que indica o movimento do papel. De modo geral, se a seta simtrica o papel move-se da nossa direco, se a seta assimtrica o papel move-se para l de ns, para longe. No exemplo, embora o efeito final seja o mesmo que o exemplo anterior, a parte de cima encontra-se com parte de baixo do papel mas passando o papel por trs, movendo-se na direco que o afasta de ns.

Fold and Unfold Dobrar e desdobrar

Quando se v uma seta que vai e volta sobre ela mesma o smbolo que indica que se tem de dobrar conforme indicado e depois tornar a desdobrar. Desta feita, o resultado final o mesmo donde se partiu tendo, porm, uma dobra a mais no local onde se dobrou. Esta dobra, depois, indicada com uma linha continua e fina.

Push Here Empurrar aqui

Uma seta pequena e sem preenchimento com uma cauda mais grossa e igualmente sem preenchimento indica uma dobra de Push Here. Isto significa que, invs do papel ser dobrado que na nossa direco quer para longe de ns, o papel empurrado para dentro simetricamente ou ainda invertido. Para mais exemplos desta dobra ver Inside reverse Fold, Petal Fold e Sinks na seco de dobras bsicas.

Configuraes Das Bordas Do Papel

Quando uma folha com diversas camadas dobrada num pequeno zig zag existem diferentes formas para isto ser conseguido: toda a folha (incluindo todas as camadas) pode ser dobrada para trs e para a frente (uma Valley seguida de uma Mountain) que traduz o exemplo da esquerda, ou pode ser dobrado dentro da prpria folha e depois tornar a sair (exemplo da direita). Para se distinguir estes dois casos, so desenhadas linhas em zig zag junto da borda do modelo que simbolizam o modo como o zig zag vai ser feito se olharmos em direco borda (compare a borda do papel no exemplo dado com a linha em zig zag que lhe corresponde por baixo).

Dar Ateno A Pontos

Quando uma dobra pouco usual feita (o exemplo traduz uma Petal fold que ser referida na seco de dobras bsicas) e se quer dar ateno a um ponto marca-se esse ponto com um X para assim se seguir bem o movimento do papel.

Rodar

A rotao do modelo mostrada com um circulo com duas seta desenhada nele mostrando a direco da rotao (segundo os ponteiros do relgio ou contra o sentido dos ponteiros do relgio). O espao que vai entre as setas indica o quanto se roda o modelo, isto , se roda-se um quarto de volta (exemplo de cima) ou metade de uma volta (exemplo de baixo). Imagine-se o modelo pousado numa mesa, todo o modelo roda sobre ele mesmo.

Distncias Iguais

A dobras so feitas de modo a que duas ou mais distncias sejam iguais. As distncias so marcadas com os smbolos demonstrados.

ngulos Iguais

Se pretendido que dois ou mais ngulos sejam iguais eles so marcados com arcos semelhantes.

Mdulo 2: Simbologia

SIMBOLOGIA

You might also like