You are on page 1of 2

1230/01 TERA-FEIRA

37 Semana depois de Pentecostes. Kathisma do 3 Tom. Ss. Trs Hierarcas: Baslio, o Grande, Gregrio, o Telogo e Joo Crisstomo. A festa comum dos Santos Trs Hierarcas foi instituda por volta do ano 1100, durante o reinado de Aleixo I Comneno, como resultado de discusses acaloradas que foram levantadas a respeito deles por homens piedosos e distintos da poca, alguns preferindo So Baslio, o Grande, outros So Gregrio o Telogo, e outros ainda So Joo Crisstomo. A tradio diz que no tempo do imperador Aleixo I Comneno, uma discusso foi levantada entre os piedosos estudiosos de Constantinopla sobre qual dos trs hierarcas comemorado no ms de janeiro foi o maior: Baslio, o Grande (01 de janeiro), Joo Crisstomo (27 de janeiro), ou Gregrio de Nazianzo (25 de janeiro)? Alguns decidiram em favor de So Baslio, o Grande, por causa de sua grande inteligncia e moralidade austera, outros para So Joo Crisstomo, insupervel na mansido convincente de seus discursos, e outros foram atrados para So Gregrio de Nazianzo por sua retrica elegante, esperteza dialtica, e estilo mgico. Para resolver a questo, o Bispo So Joo, o Metropolita de Euchaita comeou a orar e teve o prazer de ter uma apario na noite seguinte por trs grandes mestres, que lhe disse: "Diga a esses cristos para cessar essas discusses inteis Diante de Deus, nenhum de ns trs maior do que os outros; entre ns no h nem discordncia nem diviso. O que se acredita e tm ensinado, os outros acreditam e tm ensinado. Levanta-te ento, e avis-os a permanecer em paz e concrdia. Finalmente, para afirmar esta unidade da nossa f escolham um dia e em que celebrem a liturgia em nossa homenagem para agradecer a Deus as graas que Ele concedeu a ns trs e por ns para a Igreja, e especialmente na f ortodoxa e em seus ensinamentos, nos quais Deus sempre nos manteve em comum acordo com a Santa Igreja Catlica". Foi feito desta forma. O Bispo So Joo escolheu o dia 30 de janeiro para celebrar esta nova solenidade e comps ele mesmo seu ofcio. Typika e Bem-aventuranas. Isodikon comum.
Troprio dos Santos Trs Hierarcas e Doutores da Igreja 4 tom.
Baslio o Grande, Gregrio o Telogo e Joo Crisstomo Iguais aos Apstolos

mulos dos Apstolos na sua vida e Doutores do Universo, /Baslio o Grande, Gregrio o Telogo e Joo Crisstomo,/rogai ao Mestre do Universo que conceda a Paz o mundo /e a Sua grande misericrdia s nossas almas. Troprios do Padroeiro da Igreja. Kondakion do perodo. Epstola e Evangelho do Santo.
PROKIMENON

1 - Por toda a terra espalhou-se a sua voz, E at aos confins do mundo foram as suas palavras. 2 - Os cus narram a glria de Deus; E o firmamento anuncia a obra de suas mos.

EPSTOLA

Hebreus 13:7-16.
ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia! Deus admirvel nos seus santos, o Deus de Israel. Aleluia, aleluia, aleluia! Bendizei o Senhor nas vossas assemblias, bendizei o Senhor, Filhos de Israel. Aleluia, aleluia, aleluia!
EVANGELHO

Mateus 5:14-19.
KINONIKON Kinonikon do Santo. Louvai o Senhor nos cus! louvai-o nas alturas. (3x) Alegrai-vos no Senhor, vs justos aos retos convm o louvor. Aleluia, Aleluia, Aleluia!

You might also like