You are on page 1of 24

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO DIRETORIA DE POLTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAO ESTADUAL DO PDE UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL

DO PARAN

JOGOS DE TABULEIRO CONFECCIONADOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS: AJUDANDO A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

GUARATUBA 2008

MARCOS CUNHA BORST

JOGOS DE TABULEIRO CONFECCIONADOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS: AJUDANDO A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Produo didtico-pedaggica apresentada ao Programa em de Desenvolvimento ao Plano Educacional solicitao

Integrado de Formao Continuada - 2008. Orientador: Msc. Srgio Roberto Molletta

GUARATUBA 2008

INTRODUO
Esta unidade didtica-experincia tem o propsito de atender as necessidades dos alunos em relao a criar subsdios na elaborao de novas idias, favorecendo a aprendizagem criadora e o desenvolvimento da imaginao, ampliando o rol de inovaes na construo de jogos de tabuleiro com materiais alternativos. A partir das sugestes de atividades apresentadas nesta unidade, com o intuito de despertar alternativas criativas e acessveis que valorizam a confeco de jogos de tabuleiro construdos pelos prprios alunos e despertem a conscincia em ajudar a preservar o meio ambiente com a utilizao de materiais reciclveis. Antes de partirmos para confeco dos jogos de tabuleiro, necessrio conhecermos um pouco mais suas caractersticas, origens e relao sobre a necessidade da preservao do meio ambiente, quando utilizamos materiais reciclveis, na sua construo. Apresentamos alguns jogos de tabuleiro como: xadrez, damas e jogo da velha, que posteriormente sero confeccionados conforme modelo nas atividades propostas.

1 JOGO DE XADREZ
O xadrez um jogo de tabuleiro praticado entre duas pessoas, com o objetivo de dar o xeque-mate. Vamos mais adiante conhecer um pouco da sua histria e a constituio dos elementos que fazem parte do jogo.

Origem do Xadrez
Acredita-se que o xadrez se desenvolveu a partir de um jogo de guerra hindu, no sculo VII d.C. chamado Chaturanga (ver diagrama Chaturanga abaixo), palavra snscrita que se refere aos quatro elementos dos exrcitos na poca: elefantes, cavalaria, carruagens e infantaria que era conduzido pelo raj (rei) e seu conselheiro-chefe, o mantri, s vezes chamado de vizir. Da ndia, o xadrez migrou para Europa atravs da China e da Prsia (atual Ir). O antigo jogo baseava-se na estrutura dos exrcitos da ndia e de fato era passatempo para os governantes, sendo divertido para a realeza indiana fingir que estava travando uma guerra quando no estava engajada numa batalha de verdade.

2 Na poca em que o jogo chegou Europa, havia consideravelmente mudado e continuou a mudar at o final do sculo XV. As mudanas basicamente alteraram o jogo a fim de torn-lo mais familiar para os europeus. O raj virou rei, o mantri virou dama, a infantaria, pees; a cavalaria, cavalos; as carruagens, as torres; e os elefantes, os bispos. O jogo permaneceu estvel desde aquele tempo. Nos dias de hoje, o xadrez jogado no mundo inteiro com as mesmas regras sob o controle da (FIDE), Federao Internacional de Xadrez.

Chaturanga. www.ludomania.com.br

Objetivo do Jogo
Antigamente, ou at hoje em alguns pases, o rei a figura mais importante. Como o propsito do invento era proporcionar alegria ao rei, no poderia ser diferente: seu objetivo nico a morte do rei adversrio! Isso se d atravs de uma jogada que se generalizou chamar de xeque-mate (do persa "shah mat", que significa rei morto), representando uma posio em que o monarca no pode ser defendido.

Elementos do Jogo
O Jogo de Xadrez composto dos elementos: tabuleiro, peas e movimento das peas.

3 Tabuleiro O jogo disputado em um tabuleiro de 64 casas (8x8) de cores alternadas. O tabuleiro se divide em casas, colunas, fileiras e diagonais. Descrio Casa Menor parte do tabuleiro, sendo em seu total 64 Representao

Colunas

Conjunto de casas dispostas em uma mesma linha vertical.

Fileiras

Conjunto de casas dispostas em uma mesma horizontal.

Diagonais

Conjunto de casas da mesma cor em direo inclinada. Ao todo so 26 diagonais, sendo a menor duas casas e a maior oito.

Peas A partida disputada por 16 peas brancas e 16 peas pretas conforme diagrama abaixo. Nome da Pea Rei Peas Brancas Peas Pretas

4 Nome da Pea Dama Peas Brancas Peas Pretas

Torre

Bispo

Cavalo

Peo

Peo

Movimento das Peas Rei - J que o objetivo do jogo prend-lo, no seria coerente ele ficar movimentando com freqncia. Por isso seus movimentos so to limitados. Por ele ser o rei, tem o livre-arbtrio de mover para todos os lados, com a seguinte limitao: apenas de uma em uma casa de cada vez.

Movimentos do Rei. www.clubedexadrez.com.br

Dama - Tambm conhecida pelos amadores por rainha, a pea mais poderosa do jogo de xadrez. Por ter um raio de ao muito grande, com ela voc

5 pode mover nas horizontais, verticais ou diagonais, semelhante aos movimentos do rei, com a diferena de poder mover quantas casas desejar! Dica: a dama tem os mesmos movimentos da torre e bispo em uma s pea.

Movimentos da Dama. www.clubedexadrez.com.br

Torre - Antigamente era usada como arma de guerra. Subiam nela soldados armados para poder observar com segurana quando houvesse aproximao de tropas inimigas. Essas torres eram mveis, porm muito pesadas, tendo que ser movimentadas somente em linha reta, pois possua rodas que poderiam ser quebradas se empurrada em diagonal, alm da facilidade de tomb-la. Por tudo isso a torre anda somente pelas horizontais e verticais quantas casa tiver disposio.

Movimentos da Torre. www.clubedexadrez.com.br

Bispo - Representa a religio do reino. Alguns historiadores contam que antigamente ao invs de bispo, curiosamente, essa figura era representada no "jogo dos reis" atravs do elefante, que na ndia sagrado e aclamado com venerao religiosa. Obs.: no jogo de xadrez existem dois bispos no incio de cada partida, um fica na casa branca (mais clara) e o outro na casa preta (mais escura); podendo cada

6 um andar quantas casa dispuser, contando que no saia da diagonal de sua cor e no utilize duas diagonais em um s movimento. Dica: os bispos fazem o movimento contrrio ao das torres.

Movimentos do Bispo. www.clubedexadrez.com.br

Cavalo - Representa os cavaleiros do rei, que conseqentemente eram os mais bem treinados soldados da guarda real. O cavalo anda somente em "L" de quatro casas. Contando a casa em que est como 1, a seguinte 2, a outra como 3, forma-se uma reta e ento s virar para a direita ou esquerda completando a 4 casa e automaticamente o lance estar completo. Dica: o cavalo a nica pea que salta sobre as outras.

Movimento do Cavalo. www.clubedexadrez.com.br

Peo - O peo nada mais que um soldado do rei. Tendo por objetivo a promoo e a defesa de seu superior. O peo movimenta-se de uma em uma casa sempre para frente, sendo que se estiver em sua casa inicial poder andar duas casas de uma s vez. Dica: o peo a nica pea que captura de maneira diferente da qual se move, ou seja, anda para frente, mas captura na diagonal no raio de uma casa.

Movimento do Peo. www.clubedexadrez.com.br

Movimento do Peo. www.clubedexadrez.com.br

Tabuleiro e Peas O tabuleiro de xadrez no pode ser colocado de qualquer maneira. A regra diz o seguinte: a casa de cor branca (a mais clara) deve ficar sempre do lado direito. Voc que est aprendendo, agora vamos montar as peas no tabuleiro. Utilizando a primeira fileira do tabuleiro, faa o seguinte: 1 passo - Pegue as duas torres de mesma cor e coloque uma em cada canto do tabuleiro. 2 passo - Pegue os dois cavalos de mesma cor e coloque um do lado de uma torre e o outro da outra torre. 3 passo - Pegue os dois bispos de mesma cor e coloque uma do lado de um cavalo e o outro do outro cavalo. 4 passo - Agora que sobrarem duas casas, fcil. Se a dama for de cor branca ficar na casa branca e se for de cor preta ficar na casa preta. 5 passo - J o rei, ser colocado na casa que sobrar dessa fileira. 6 e ltimo passo - Os pees visam a defesa das peas maiores, portanto existe em maior quantidade sendo que cada um fica na frente de cada pea, completando a segunda fileira do tabuleiro.

Tabuleiro e Peas www.clubexadrez.com.br

2 JOGO DE DAMAS
Damas um jogo de tabuleiro jogado por duas pessoas, o elemento tabuleiro o mesmo do xadrez. No considerado um esporte, pois no possui regras oficiais, suas regras bsicas variam muito de regio para regio. Vamos conhecer um pouco de sua histria e suas principais regras utilizadas.

Origem do Jogo de Damas


O mais popular dos jogos de tabuleiro. H indcios de que o jogo de Damas seja originrio da Espanha, mas o primeiro registro que se tem dele foi encontrado no testamento de uma nobre francesa no ano de 1531. Dama foi criada a partir de elementos de trs outros jogos: o Gamo, o Xadrez e o Alquerque. Do Gamo foram utilizadas as peas, do Alquerque o sistema de movimentao, e do Xadrez o tabuleiro. O jogo se popularizou no sculo XVII, expandindo-se rapidamente pela Europa e, logo em seguida, sendo levado para a Amrica do Norte, de onde se espalhou por todo o mundo.

Objetivo do Jogo
O objetivo do jogo de Damas capturar ou imobilizar a totalidade das peas do adversrio, sendo declarado vencedor aquele que conseguir alcanar este objetivo.

Regras Bsicas do Jogo


O Incio O Jogo de Damas pratica-se entre dois parceiros, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas. O tabuleiro coloca-se de forma que a casa escura do canto do tabuleiro fique esquerda do jogador (diagrama abaixo).

Tabuleiro de Jogo de Damas. www.regrasdosjogos.com.br

9 No inicio da partida, as pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas trs primeiras filas horizontais, as pedras brancas; e, nas trs ltimas, as pedras pretas. (diagrama abaixo).

Colocao das pedras. www.regrasdosjogos.com.br

O Movimento A pedra movimenta-se para frente, em diagonal, sobre as casas escuras, e uma casa de cada vez. A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra, no obstruda, situada na mesma diagonal. A diagonal est obstruda para a dama, quando nela houver uma ou mais peas da mesma cor, ou duas ou mais peas adversrias, em casas contguas. A Coroao A pedra que chegar ltima travessa (oitava fileira) ser coroada dama. A coroao assinalada colocando-se sobre a pedra coroada outra pedra da mesma cor. No ser coroada a pedra que, numa tomada, apenas passe pela travessa de coroao. A Tomada A tomada obrigatria. A pedra toma tanto para frente quanto para trs. (Isto pode ser configurado na tela Novo Jogo do Damas Master conforme a sua preferncia). A tomada denomina-se simples se toma apenas uma pea e em cadeia se captura mais de uma pea no mesmo lance.

10 Se no mesmo lance existir mais de uma forma de tomar, obrigatrio obedecer "Lei da Maioria", ou seja, fazer o lance que tome o maior nmero de peas. (diagrama abaixo).

Tomada simples das pedras. www.regrasdosjogos.com.br

Numa tomada em cadeia, a pea pode passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, mas proibido tomar a mesma pea mais de uma vez. (diagrama abaixo).

Tomada em cadeia das pedras. www.regrasdosjogos.com.br

A pedra e a dama tm o mesmo valor para tomar ou ser tomada (diagrama abaixo).

Valor da pedra e da dama. www.regrasdosjogos.com.br

11 A Vitria Ganha a partida o jogador que capturar todas as peas adversrias ou as deixar sem movimento possvel. A partida considerada ganha quando o adversrio abandona ou se recusa a cumprir o regulamento. O Empate Ocorrer o empate se tiverem sido jogados 20 lances sucessivos s de damas sem que haja tomada ou movimento de pedra.

3 JOGO DA VELHA
O jogo da velha muito conhecido e praticado, joga-se com dois jogadores, sua prtica no requer muitos recursos, pode utilizar-se de caneta e papel ou um tabuleiro e peas, mais elaborado. Vamos conhecer sua histria e suas regras, que so simples.

Origem do Jogo da Velha


Vem sendo jogado h milhares de anos. Nos templos do antigo Egito, at hoje se vem tabuleiros escavados na rocha empregada em sua construo. Eles foram provavelmente, feitos pelos escravos que ergueram os templos h 3500 anos. Conhecido tambm como Jogo do Galo, e Tic Tac Toe, um jogo extremamente simples, mas tambm s suas grandes possibilidades estratgicas. Seu nome tambm teria se originado na Inglaterra, quando nos finais de tarde, mulheres se reuniriam para conversar e bordar. As mulheres idosas, por no terem mais condies de bordar em razo da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da velha.

Objetivo do Jogo
conseguir marcar trs crculos ou trs xis em linha reta, quer horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo, quando possvel, impedir o adversrio de ganhar na prxima jogada.

12

Regras do Jogo
a) O tabuleiro uma matriz de trs linhas por trs colunas (conforme diagrama abaixo).

Tabuleiro do Jogo da Velha. www.regrasdosjogos.com.br

b) Dois jogadores escolhem uma marcao cada, geralmente um crculo (O) e um xis (X). Popularmente chama-se o jogador "X" de "xis" ou "xizinho" e o jogador "O" de "crculo" ou "bolinha" (diagrama abaixo).

Normas do Jogo da Velha. www.regrasdosjogos.com.br

c) Os jogadores jogam alternadamente, uma marcao por vez, numa lacuna que esteja vazia. d) O objetivo conseguir trs crculos ou trs xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo, quando possvel, impedir o adversrio de ganhar na prxima jogada (conforme diagrama abaixo).

Objetivos da Jogo da Velha. www.regrasdosjogos.com.br

13 e) Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os trs smbolos. (conforme diagrama abaixo).

Final do Jogo. www.regrasdosjogos.com.br

4 AJUDANDO A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE


Na confeco dos jogos de tabuleiro utilizaremos materiais reciclveis, para obtermos este material necessrio separarmos no lixo o material que ser reaproveitado como: papelo, tampinhas, garrafas pet e outros. Alm de confeccionarmos jogos que sero utilizados como recurso pedaggico, estaremos contribuindo para preservao do meio ambiente, aprendendo a separar o lixo, exerceremos a nossa cidadania, colocando em prtica a conscincia ambiental.

Separe o Lixo
Quando deixamos nosso lixo na porta de casa, inconscientemente assumimos que ali o fim de tudo. Como se o caminho de coleta o levasse para um buraco negro na via lctea e o lixo simplesmente desaparecesse. No bem assim que funciona. Alis, bem diferente. Cerca de 40% a 50% do lixo domstico produzido nas grandes cidades constitudo por materiais reciclveis. Claro que isso uma simplificao grosseira, uma vez que a caracterstica do lixo domstico varia de cidade para cidade, faixa de renda e condio scio-cultural. Mas de qualquer forma, essa aproximao pode ser feita. A destinao final dos resduos no Brasil no das melhores. Na maioria dos casos a disposio feita nos chamados lixes, que nada mais so do que grandes reas onde se coloca o lixo e s vezes cobre-se com uma pequena camada de terra. Lixes so verdadeiros cnceres urbanos, pois aos poucos vo degradando tudo ao seu redor. So cenrios que atraem vetores de doenas (humanos, insetos,

14 ratos e outros animais), poluem o ar, o solo, guas subterrneas e superficiais, alm do pssimo impacto visual, que invariavelmente desvalorizar terrenos e atrair toda espcie de gente miservel que tentar sobreviver catando restos no meio do lixo. Atividade extremamente perigosa. A alternativa a isso comumente utilizada a disposio em aterros sanitrios. Um aterro sanitrio um empreendimento dotado de impermeabilizao do solo, compactao dos resduos dispostos, drenagem e tratamento dos efluentes e gases gerados, dispositivos de proteo ambiental que impossibilitem a contaminao da regio e permitem o monitoramento ambiental, alm de vigilncia e cercamento. Vamos supor que todos os habitantes de uma cidade separassem o seu lixo reciclvel do no reciclvel. Se o aterro sanitrio dessa cidade foi projetado para durar 15 anos, se houvesse a separao e os resduos reciclveis deixassem de ir para o aterro, a vida til deste no mnimo dobraria para 30 anos, pois os resduos reciclveis so, alm de tudo, mais volumosos e de difcil compactao no aterro sanitrio. Quanto antes um aterro sanitrio se esgotar, pior para as prefeituras e para a sociedade em geral, pois o lixo tem de ser levado para aterros cada vez mais distantes e os custos oneram absurdamente o servio de limpeza pblica.

Ento? Vamos separar o Lixo?


Sugerimos que o lixo seja separado em dois tipos: reciclveis e no reciclveis. Como saber se reciclvel ou no? Algumas embalagens possuem o selo indicativo de material reciclvel, mas outras no. Pense da seguinte forma: tudo o que seco provavelmente reciclvel e tudo que mido provavelmente orgnico. Separe o lixo dessa forma, em seco e mido, assim precisar de dois recipientes na sua casa. Quando for separar embalagens de alimentos, cuide para que os restos no contaminem o restante do lixo reciclvel, pois se isso acontecer, j era: o que era reciclvel ficou contaminado e deixou de ser. Vale a pena lavar com gua rpida para tirar os excessos de alimentos que ficam impregnados nessas embalagens. E agora? O que fazer com o lixo separado? Acesse o site da prefeitura da sua cidade e tente entrar em contato com a Secretaria de Limpeza Pblica. Se no houver essa Secretaria, tente a de Urbanismo. Informe-se se existe a coleta seletiva na sua cidade e quais os locais, dias e horrios que o caminho passa. Se no

15 houver a coleta seletiva, pode ser que d mais trabalho. Pesquise as escolas, shoppings e supermercados que recebem esses materiais, ou mesmo as cooperativas de reciclagem.

5 JOGOS DE TABULEIRO CONFECTIONADOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS: Ajudando a Preservar o Meio Ambiente Objetivo
Objetivo Geral
Orientar os alunos na confeco de novos modelos de jogos de tabuleiro utilizando materiais alternativos, relacionados preservao do meio ambiente, na busca de materiais reciclveis. A partir das sugestes de atividades apresentadas nesta unidade.

Objetivos Especficos
1. Estimular a curiosidade, autoconfiana, coordenao motora, socializao, concentrao, criatividade, percepo ttil, visual e espacial; 2. Resgatar a importncia do prprio brinquedo que construiu; 3. Conscientizar em relao a preservao do meio-ambiente, atravs do reaproveitamento do lixo seco; 4. Investigar a busca de materiais alternativos na confeco de jogos de tabuleiro como recurso pedaggico.

Pblico Alvo
A unidade didtica ser destinada para uma turma de quinta srie do ensino fundamental da escola pblica da rede, no Colgio Estadual 29 de Abril, composta de 40 alunos, turma mista e faixa etria entre dez a doze anos.

16

Roteiro de Atividade
Partindo da relao de exerccios propostos no anexo, desenvolve o seguinte roteiro de atividades: 1. Analisar e interpretar os trs exerccios propostos conforme ANEXO. 2. Aps realizar os trs exerccios acima, os alunos individualmente iro confeccionar os jogos de tabuleiro. No primeiro momento iro em busca do material reciclvel, aprendendo a separar o lixo, o que orgnico e o que reciclvel, selecionando os materiais possveis para confeco dos jogos, e os demais sero encaminhados para reciclagem; 3. Com base nos modelos vivenciados, os alunos sero organizados em grupos com mximo de seis alunos. Cada equipe ficar responsvel em criar novos modelos de jogos de tabuleiro com material alternativo, confeccionando os seguintes jogos: xadrez, damas, trilha, ludo, jogo da velha, banco imobilirio e imagem & ao; 4. Aps a confeco dos novos modelos de jogos de tabuleiro, os alunos em equipes devero apresentar os seus modelos, expondo a experincia de criar e os materiais alternativos que foram utilizados; 5. Terminada as apresentaes dos jogos confeccionados, os alunos iro interagir, jogando com os colegas da classe, em seguida compartilhar com outros colegas das demais sries, famlia e comunidade socializando-se atravs dos jogos de tabuleiro. 6. Pesquisa: Pesquisar na internet ou na biblioteca as origens e caractersticas dos seguintes jogos de tabuleiro: trilha, ludo, imagem & ao e banco imobilirio; Pesquisar o destino do lixo do municpio. Se ocorre reciclagem; se o municpio possui aterro sanitrio ou se vai tudo para o lixo e se alguma escola ou grupo j desenvolve projetos similar de confeco de jogos recreativos a partir de materiais reciclveis.

17

Avaliao
Avaliao ser processual, atravs da observao e envolvimento dos alunos nas atividades participativas dentro dos objetivos propostos. Os trabalhos dos grupos e as situaes individuais sero acompanhadas continuamente, observando as ocorrncias referentes a avanos, retomadas e redirecionamentos dentro de cada atividade proposta. Atividades Avaliativas: a) Quais so os objetivos dos seguintes jogos de tabuleiro: xadrez, damas e jogo da velha? b) Relacione os elementos que constituem o jogo de xadrez? c) Qual elemento do jogo que utilizado tanto para o xadrez como para as damas? d) Diferencie o que lixo orgnico e o que lixo reciclvel? e) Realizar uma exposio na escola dos jogos de tabuleiro confeccionados. f) Separar o lixo reciclvel em casa, trazer para escola, organizar um mutiro e doar os recursos arrecadados para uma instituio de caridade.

18

6 ANEXO
Este anexo apresenta os exerccios de confeco dos Jogos de Tabuleiro com material alternativo.

Exerccio 01: Tabuleiro e Peas do Jogo de Xadrez

Tabuleiro e peas de Xadrez. www.fexpar.esp.br/utilidades/xadrezparatodos.doc

Materiais necessrios
Pedaos de papelo de caixas; 16 tampinhas brancas de garrafas de refrigerante ou de gua mineral; 16 tampinhas de outra cor; Cpias das pginas que contm os desenhos das peas e do tabuleiro; Tesoura, cola, pincel e fita adesiva.

Instrues para a montagem


1. Recorte as peas (diagrama Modelo de Peas abaixo) e cole-as sobre tampinhas de garrafas descartveis de refrigerante. As peas brancas em tampas brancas e as pretas sobre tampas de outra cor (todas em azul ou todas em vermelho, etc.); 2. Recorte as partes (diagrama Modelo de Tabuleiro abaixo) do tabuleiro conforme as linhas pontilhadas e cole-as sobre o papelo. Pode ser feito em duas partes, unidas depois com fita adesiva no meio do tabuleiro, ficando assim um tabuleiro dobrvel;

19 3. Para maior conservao, pode-se pintar as peas do jogo e o tabuleiro com cola branca utilizando um pincel macio. Isto deixar com uma camada plastificada; 4. Para guardar as peas do jogo utilize uma lata de leite em p ou um saco plstico.

Modelo de Peas

Modelo de Tabuleiro

Exerccio 02: Tabuleiro e Peas de Damas


Materiais necessrios
Pedaos de papelo; 16 tampinhas de garrafas pet, sendo 8 de uma determinada cor e 8 de outra; Canetinhas hidrocor; Rgua, lpis, cola, tesoura e papel dobradura da cor desejada.

20

Instrues para a montagem


1. Pegue um pedao de papelo e recorde nas seguintes medidas, 50 cm por 50 cm; 2. No papelo faa linhas na vertical e horizontal, medindo entre as linhas um espao de 5 cm por 5 cm, formando assim os quadrados do tabuleiro; 3. Pinte ou cole papel da cor da sua preferncia, na primeira dezena de cada lado do tabuleiro, formando a borda do tabuleiro; 4. Cole ou pinte os quadrados alternadamente; 5. Posicione as tampinhas e agora s brincar.

Modelo Jogo Damas. www.satc.edu.br/satc/fotos/2008/1010/materiasi-reciclaveis.pdf

Exerccio 03: Tabuleiro e Peas do Jogo da Velha


Materiais necessrios:
Duas caixas de fsforo grande; EVA de duas cores; 10 tampinhas de garrafas pet, sendo 5 de uma determinada cor e 5 de outra;

21 Adesivos para colar nas tampinhas; Tesoura, cola, pincel atmico e rgua.

Instrues para montagem


1. Colar as duas caixas de fsforo, uma ao lado da outra; 2. Recortar o EVA no tamanho das caixas unidas; 3. Colar o EVA sobre as caixas, em seguida riscar as linhas do tabuleiro com pincel atmico, 4 cm por 4 cm; 4. Recortar duas tiras de 1 cm por 12 cm, colar nas extremidades da caixa, e fazer as bordas; 5. Colar adesivos iguais, em cada 5 tampinhas.

Modelo Jogo da Velha. aprenderecia.blogspot.com/2008/jogo-da-velhareciclado.html

22

7 REFERNCIAS
1. A PGINA dos Jogos de Tabuleiro e Mesa. Disponvel em: http://www.angelfire.com/ab/jogos/modernos/jogos_modernos.html . Acessado no dia 24/04/2008. 2. APRENDER para Aprender e Ensinar. Disponvel em: http://aprenderecia.blogspot.com/2008/06/jogo-da-velha-reciclado.html. Acessado no dia 22/09/2008. 3. ASSOCIAO Beneficente da Indstria Carbonfera de Santa Catarina-SATC. Disponvel em: http://www.satc.edu.br/satc/fotos/2008/1010/materiaisreciclaveis.pdf. Acessado no dia 23/09/2008. 4. CAPELA Xadrez Clube. Disponvel http://www.clubedexadrez.com.br/portal/capelaxadrezclube/origens.htm Acessado no dia 15/10/2008. em: .

5. PAPO de homem. Disponvel em: http://papodehomem.com.br/como-preservar-omeio-ambiente-sem-frescuras. Acessado no dia 17/10/2008. 6. PROJETO Jogo de Xadrez para Todos. Disponvel http://www.fexpar.esp.br/utilidades/xadrezparatodos.doc. Acessado no 24/09/2008. 7. REGRAS dos Jogos. Disponvel http://www.regrasdosjogos.com.br/ntc/default.asp?cod=32. Acessado 14/10/2008. 8. TODOS OS JOGOS. So Paulo- Ed. Abril, 1978. em: dia

em: no dia

You might also like