You are on page 1of 4

Instituto Politcnico de Bragana

Escola Superior de Educao ___________________________________________________________________________

Polgonos
Polgono uma superfcie plana limitada por uma linha poligonal fechada. Linha poligonal uma linha que formada apenas por segmentos de recta. Linha mista formada por pores de linhas curvas e segmentos de recta. Polgono = Poli (muitos) + gono (ngulos) O nmero de lados de um polgono coincide com o nmero de ngulos. Assim, podemos classific-los em:

E ainda, um polgono com 9 ngulos enegono um polgono com 11 ngulos undecgono um polgono com 15 ngulos pentadecgono um polgono com 20 ngulos icosgono

Os outros polgonos no tm um nome especial, dizemos polgono de treze lados ou polgono de treze ngulos, etc. Diagonal de um polgono um qualquer segmento de recta que une dois vrtices no consecutivos.

Eixo de simetria de uma figura uma recta que a divide em duas partes geometricamente iguais. Polgono convexo aquele que no atravessado pelo prolongamento de nenhum dos seus lados.

___________________________________________ Matemtica Carla Alves (Assistente do 2 Trinio)

Polgono convexo

Polgono no convexo

1/4

Polgono regular quando os lados tm o mesmo comprimento e os ngulos a mesma amplitude. Exemplo: polgono regular tringulo equiltero (todos os lados =) Polgono no regular tringulo escaleno (todos os lados )

Tringulos
Todo o polgono decomponvel em tringulos, por isso o tringulo o polgono mais simples que podemos considerar. Classificao dos tringulos Quanto ao comprimento dos lados (quanto aos lados): issceles pelo menos dois lados geometricamente iguais; escaleno lados todos diferentes; equiltero os trs lados geometricamente iguais ( um caso particular do tringulo issceles) Quanto aos ngulos (quanto amplitude dos ngulos) rectngulo tem um ngulo recto (= 90); obtusngulo um dos seus ngulos obtuso (> 90); acutngulo tem os trs ngulos agudos (< 90).

A soma das amplitudes dos ngulos internos de um tringulo de 180. Actividade 1: Verifique se sempre possvel construir um tringulo dados trs comprimentos ao acaso. (Sugesto: utilize as barras de Cruisenaire para os seguintes casos: i) 3,6,9; ii) 2,3,6; iii) 6,8,9.) Que pode concluir? S no ltimo caso que se obtm um tringulo, nos dois primeiros casos impossvel construir um tringulo com estes segmentos. Isto devido chamada, Desigualdade triangular, que nos afirma que, num tringulo o comprimento de qualquer lado menor do que a soma dos comprimentos dos outros dois.
___________________________________________ Matemtica Carla Alves (Assistente do 2 Trinio)

2/4

Quadrilteros
Classificao dos quadrilteros Podem ser: Trapzios

trapzios quadriltero com pelo menos dois lados paralelos;

- trapzio issceles - tem os lados no paralelos geometricamente iguais no - trapzio rectngulo - tem um lado perpendicular aos seus contguos paralelogramos - trapzio escaleno - tem os lados no paralelos geometricamente diferentes

paralelogramos quadriltero com lados paralelos dois a dois (caso particular dos trapzios).

Paralelogramos os ngulos opostos so geometricamente iguais; os lados opostos so geometricamente iguais; os ngulos adjacentes a um mesmo lado so suplementares; cada diagonal divide o paralelogramo em dois tringulos iguais; as diagonais cortam-se mutuamente em segmentos geometricamente iguais as diagonais bissectam-se.

Exemplos de paralelogramos: Losango paralelogramo que tem os lados todos geometricamente iguais. As diagonais so perpendiculares. Rectngulos paralelogramos que tm os ngulos todos geometricamente iguais e, por consequncia todos os ngulos rectos. Num rectngulo as diagonais so geometricamente iguais. Quadrados rectngulo que tem os lados geometricamente iguais. Por esta razo tambm um losango. Actividade 2: Represente no geoplano 55 todos os quadrilteros distintos. Indique, justificando, os que so: i) convexos; vi) paralelogramos no rectngulos; ii) no convexos; vii) rectngulos; iii) trapzios viii) rectngulos no quadrados; iv) trapzios no paralelogramos; ix) quadrados; v) paralelogramos; x) losangos.
___________________________________________ Matemtica Carla Alves (Assistente do 2 Trinio)

3/4

___________________________________________ Matemtica Carla Alves (Assistente do 2 Trinio)

4/4

You might also like