You are on page 1of 12

Criar um logotipo

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design grfico baseado em vetores para o profissional grfico. Neste tutorial, voc vai criar um logotipo para um caf imaginrio. O logotipo final ficar assim:

Voc aprender a
Neste tutorial, voc aprender a: desenhar formas adicionar cor a objetos duplicar objetos girar objetos espelhar objetos importar imagens de outro arquivo ajustar texto a um caminho usar a ferramenta Desenho inteligente usar a ferramenta Elipse usar a ferramenta Retngulo usar a ferramenta Sombreamento interativo usar a ferramenta Curva com 3 pontos usar a ferramenta Texto

Criar o fundo
Para comear a criar o logotipo, voc primeiro vai criar um novo documento em branco. A seguir, com a ferramenta Desenho inteligente, vai criar as tringulos que compem a forma do fundo, girar, espelhar e mover os tringulos para as suas posies e, em seguida, vai criar os crculos decorativos do logotipo. Pgina 1 de 12 Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo


Para criar tringulos para o fundo
1 Clique no menu Arquivo Novo. 2 Na caixa de listagem Nveis de zoom, na barra de ferramentas Padro, escolha Para largura. 3 Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Desenho inteligente .

4 Na caixa de listagem Nvel de reconhecimento de forma, na barra de propriedades, escolha Mais alto. 5 Na caixa de listagem Nvel de suavizao inteligente, escolha Mdio. 6 Digite 1 pt na caixa Espessura do contorno na barra de propriedades. 7 Desenhe um tringulo. 8 Desenhe um tringulo menor. 9 Clique na ferramenta Seleo 11 Clique no menu Editar . Objetos.

10 Selecione o tringulo menor e coloque-o dentro do tringulo maior. Selecionar tudo Agrupar. 12 Clique no menu Organizar

O grupo de tringulos fica assim:

Para organizar os tringulos e criar o fundo


1 Clique no menu Exibir Alinhar pelos objetos. .

2 Clique na ferramenta Seleo 3 Selecione o grupo de tringulos. 4 Na caixa ngulo de rotao Enter. 5 Clique no menu Editar

, na barra de propriedades, digite 45 e pressione

Duplicar para criar outro grupo de tringulos. na barra de propriedades.

6 Clique no boto Espelhamento horizontal

7 Arraste o grupo de tringulos duplicado para a direita do primeiro grupo. Certifique-se de que os cantos se encostem. 8 Clique no menu Editar 9 Clique no menu Editar Selecionar tudo Duplicar. Objetos.

Pgina 2 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo


10 Clique no boto Espelhamento vertical na barra de propriedades.

11 Arraste os grupos de tringulos duplicados abaixo do primeiro conjunto. Certifique-se de que os cantos se encostem. O desenho deve ficar assim:

Para criar crculos decorativos para o fundo


1 Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Elipse .

2 Arraste para criar uma elipse em uma rea em branco do desenho. Se quiser desenhar um crculo perfeito, mantenha pressionada a tecla Ctrl para forar a forma medida que a desenha. 3 Clique na ferramenta Seleo e selecione o crculo.

4 Arraste o crculo para a borda de um dos grupos de tringulos. Coloque-o entre o tringulo superior e o inferior. Consulte a imagem que vem depois deste procedimento para ver onde colocar os crculos. 5 Clique no menu Editar Duplicar. Repita esta etapa at ter criado mais 5 crculos. Voc precisa de 6 crculos ao todo. 6 Arraste os demais crculos para as bordas dos grupos de tringulos. Coloque cada crculo entre o tringulo superior e o inferior. O desenho deve ficar assim:

Pgina 3 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo


Adicionar cor
Agora que a forma bsica do logotipo est completa, voc pode adicionar cores a ela. O logotipo da The Coffee Shop usa trs cores. Voc vai adicionar verde aos tringulos externos, amarelo-escuro aos tringulos internos e amarelo-claro aos crculos.

Para adicionar cor aos tringulos externos


1 Clique no menu Editar Selecionar tudo Objetos. 2 Clique no menu Organizar Desagrupar tudo. .

3 Clique na ferramenta Seleo

4 Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione os quatro tringulos externos. 5 Abra o menu desdobrvel Preenchimento no boto Caixa de dilogo Cor de preenchimento 6 Clique na guia Modelos. 7 Na caixa de listagem Modelo, escolha RGB. 8 Na caixa R, digite 153. 9 Na caixa G, digite 153. 10 Na caixa B, digite 51. 11 Clique em OK. . e clique

Para adicionar cor aos tringulos internos


1 Clique no menu Editar Selecionar tudo . Objetos.

2 Clique na ferramenta Seleo

3 Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione os quatro tringulos internos. 4 Abra o menu desdobrvel Preenchimento no boto Caixa de dilogo Cor de preenchimento 5 Clique na guia Modelos. 6 Na caixa de listagem Modelo, escolha RGB. 7 Na caixa R, digite 255. 8 Na caixa G, digite 204. 9 Na caixa B, digite 0. 10 Clique em OK. . e clique

Para adicionar cor ao crculo


1 Clique no menu Editar Selecionar tudo Objetos.

Pgina 4 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo


2 Clique na ferramenta Seleo

3 Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione os seis crculos. 4 Abra o menu desdobrvel Preenchimento no boto Caixa de dilogo Cor de preenchimento 5 Clique na guia Modelos. 6 Na caixa de listagem Modelo, escolha RGB. 7 Na caixa R, digite 255. 8 Na caixa G, digite 249. 9 Na caixa B, digite 116. 10 Clique em OK. O desenho deve ficar assim: . e clique

Criar o losango
Para que a xcara de caf se destaque do fundo, o logotipo usa um losango sobreposto ao fundo para a xcara. O losango consiste em dois quadrados sobrepostos, um ligeiramente menor do que o outro, que so agrupados e depois sofrem uma rotao de 90 graus para formar o losango.

Para criar o quadrado externo


1 Usando a ferramenta Retngulo , arraste para criar um quadrado em uma rea em branco do desenho. O quadrado deve ser menor que o fundo, mas grande o bastante para cobrir o meio do fundo. Se quiser desenhar um quadrado perfeito, mantenha pressionada a tecla Ctrl para forar a forma medida que a desenha. 2 No menu desdobrvel Editar forma , clique na ferramenta Forma .

3 Arraste um n de canto para arredondar o canto do quadrado.

Pgina 5 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo


Para criar o quadrado externo
1 Clique na ferramenta Seleo 2 Clique no menu Editar 3 Clique no menu Editar original. Copiar. Colar para colocar uma duplicata do quadrado sobre o quadrado e selecione o quadrado.

O quadrado de cima cobre completamente o quadrado original. 4 Clique na ferramenta Seleo .

5 Mantenha pressionada a tecla Shift e arraste as alas de seleo de canto at que o quadrado fique ligeiramente menor que o quadrado original. Pressionando a tecla Shift, voc est redimensionando o quadrado a partir do centro.

Para adicionar cor ao quadrado externo


1 Com a ferramenta Seleo , selecione o quadrado maior.

2 Na paleta de cores, clique em uma amostra de cor Vermelha. Se voc no moveu a paleta de cores, ela deve estar encaixada do lado esquerdo da rea de trabalho. 3 Na caixa Largura do contorno , na barra de propriedades, digite 2,5 e pressione Enter para tornar mais grosso o contorno do quadrado.

Para adicionar cor ao quadrado interno


1 Com a ferramenta Seleo , selecione o quadrado menor. e clique no boto Caixa de

2 Abra o menu dobrvel Preenchimento dilogo Cor de preenchimento 3 Clique na guia Modelos. 4 Na caixa de listagem Modelo, escolha RGB. 5 Na caixa R, digite 229. 6 Na caixa G, digite 255. 7 Na caixa B, digite 229. .

8 Clique em OK para preencher o quadrado com a cor especificada. 9 Na caixa Espessura do contorno , na barra de propriedades, digite 2,5 e pressione Enter para tornar mais grosso o contorno do quadrado. O desenho deve ficar assim:

Pgina 6 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo

Para girar os quadrados e criar losangos


1 Com a ferramenta Seleo , selecione o quadrado menor.

2 Mantenha pressionada a tecla Shift e clique no quadrado maior. Ambos os quadrados agora esto selecionados 3 Clique no menu Organizar Agrupar para agrupar os dois quadrados.

Quando objetos esto agrupados, podem ser tratados como um nico objeto. 4 Na caixa ngulo de rotao Enter. , na barra de propriedades, digite 45 e pressione

Isso aplicar uma rotao os quadrados para criar um losango. O desenho deve ficar assim:

5 Arraste o losango resultante para cima do fundo. Se o losango estiver grande ou pequeno demais, redimensione-o arrastando uma das alas de seleo de canto. O desenho deve ficar assim:

Pgina 7 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo

Adicionar a xcara de caf e o sombreamento


Agora que criou os losangos, voc pode adicionar a xcara de caf ao logotipo. A xcara de caf e j existe como um arquivo do CorelDRAW (CDR). Para adicion-la, voc vai importar o arquivo correspondente. Para que a xcara de caf se destaque do resto do logotipo, voc pode adicionar um sombreamento usando a ferramenta Sombreamento interativo. O sombreamento d a impresso da xcara estar flutuando acima do resto do logotipo, dando imagem uma maior profundidade.

Para importar a xcara de caf


1 Clique no menu Arquivo Importar. 2 Na caixa de listagem Arquivos do tipo, escolha CDR - CorelDRAW. 3 Escolha a pasta Program files\Corel\Corel Graphics 12\Languages\BR\Tutorials\Sample files. 4 Escolha o arquivo cup.cdr. 5 Clique em Importar. 6 Posicione o ponteiro em uma rea em branco da pgina de desenho e clique para posicionar a imagem grfica da xcara de caf. 7 Arraste a xcara para centraliz-la em cima do losango. Se a imagem estiver grande ou pequena demais, redimensione-a arrastando uma das alas de seleo de canto. O desenho deve ficar assim:

Pgina 8 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo

Para adicionar sombreamento xcara de caf


1 Abra o menu desdobrvel Ferramentas interativas ferramenta Sombreamento interativo . e clique na

2 Clique na imagem grfica da xcara de caf. 3 Arraste do centro da imagem para o canto inferior esquerdo at que o sombreamento atinja o tamanho desejado. Aplicar mais zoom pode tornar mais fcil definir o tamanho do sombreamento. O desenho deve ficar assim:

Adicionar uma faixa


Agora que voc j adicionou a xcara de caf, pode acrescentar a faixa ao logotipo. Como a xcara de caf, a faixa tambm j existe como um arquivo do CorelDRAW (CDR). Para adicionar a faixa ao logotipo, voc vai importar o arquivo correspondente.

Para importar a faixa


1 Clique no menu Arquivo Importar.

Pgina 9 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo


2 Na caixa de listagem Arquivos do tipo, escolha CDR - CorelDRAW. 3 Escolha a pasta Program files\Corel\Corel Graphics 12\Languages\BR\Tutorials\Sample files. 4 Escolha o arquivo banner.cdr. 5 Clique em Importar. 6 Posicione o ponteiro em uma rea em branco da pgina de desenho e clique para colocar a imagem grfica da faixa. 7 Arraste para colocar a imagem grfico da faixa abaixo da xcara de caf. Se a imagem estiver grande ou pequena demais, redimensione-a arrastando uma das alas de seleo de canto. O desenho deve ficar assim:

Adicionar texto ao logotipo


Todos os elementos grficos do logotipo agora esto posicionados. S falta o texto. Para que o texto acompanhe a curvatura da faixa, use a ferramenta Curva com trs pontos para criar um caminho curvo dentro da faixa e depois use a ferramenta Texto para adicionar texto ao caminho.

Para criar um caminho curvo


1 Abra o menu desdobrvel Curva 3 pontos . e clique na ferramenta Curva com

2 Clique na extremidade da linha pequena esquerda da faixa e arraste at o final da linha pequena direita da faixa. 3 Mova o ponteiro para baixo e para a esquerda. Quando a linha visualizada traar o caminho curvo desejado ao longo do centro vertical da faixa, clique para definir a linha:

Pgina 10 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo

Para adicionar o texto ao caminho


1 Clique na ferramenta Texto .

2 Aponte para o caminho criado no procedimento anterior. Quando o ponteiro se transformar na letra A com uma curva por baixo, clique no caminho. 3 Na caixa de listagem Lista de fontes, na barra de propriedades, escolha Kabel Bk Bt e pressione Enter. Se a fonte Kabel Bk Bt no estiver instalada, possvel instal-la ou escolher outra fonte sans serif. 4 Na caixa de listagem Tamanho da fonte 5 Digite The Coffee Shop. O texto deve acompanhar a curvatura do caminho. 6 Clique na ferramenta Seleo e selecione o caminho. , na barra de propriedades, escolha 14.

7 Na paleta de cores, clique com o boto direito do mouse na Amostra sem cor para tornar o caminho invisvel. 8 Com o glifo (a ala em forma de losango), arraste o texto at o centro vertical da faixa. O desenho deve ficar assim:

Salvar o trabalho
Agora que voc acabou de criar o logotipo, salve o arquivo para uso futuro.

Pgina 11 de 12

Tutorial do CorelDRAW

Tutorial: Criar um logotipo


1 Clique no menu Arquivo Salvar.

2 Na caixa de listagem Salvar em, escolha a unidade e a pasta em que deseja salvar o arquivo. 3 Na caixa Nome do arquivo, digite coffee_logo.cdr. 4 Clique em Salvar.

Daqui ...
Voc pode explorar o CorelDRAW sozinho ou tornar-se produtivo rapidamente acompanhando outros tutoriais do CorelTUTOR. Para obter mais informaes sobre os tpicos e as ferramentas abordados neste tutorial, consulte a Ajuda.

Copyright 2002 - 2003 Corel Corporation. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais ou marcas registradas so de propriedade das respectivas empresas.

Pgina 12 de 12

Tutorial do CorelDRAW

You might also like