You are on page 1of 6

Projeto Testes Intermdios 2012/2013

Secundrio
PORTUGUS Informao n. 2

Ano de escolaridade Data

12. ano 20 de fevereiro de 2013

OBJETO DE AVALIAO O teste intermdio tem por referncia o Programa de Portugus do Ensino Secundrio (homologado em 2002). O teste permite avaliar a aprendizagem passvel de avaliao numa prova escrita de durao limitada. Relativamente aos contedos de Leitura, o teste no integra itens sobre a leitura das obras literrias que constituem o corpus obrigatrio do 12. ano, de modo a salvaguardar as decises tomadas por cada Escola em matria de gesto do Programa. Nos itens de Funcionamento da Lngua, so usados termos do Programa, atualizados pelo Dicionrio Terminolgico em linha (http://dt.dgidc.min-edu.pt). CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Leitura Reconhecer a matriz discursiva do texto; Explicitar o sentido global do texto; Processar a informao veiculada pelo texto, em funo de um determinado objetivo; Distinguir factos de sentimentos e de opinies; Explicitar relaes representadas no texto (planos sinttico, semntico-lexical, pragmtico); Detetar linhas temticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto; Apreender sentidos explcitos; Inferir sentidos implcitos a partir de indcios vrios; Determinar a intencionalidade comunicativa; Identificar elementos de estruturao do texto, ao nvel das componentes genolgica, retrica e estilstica; Avaliar aspetos textuais relativos dimenso esttica e simblica da lngua; Utilizar informao paratextual, contextual e intertextual na construo de sentidos; Relacionar elementos do texto com o contexto de produo;
1/6

Informao n. 2 Portugus ES

Formular juzos de valor fundamentados; Interpretar relaes entre linguagem verbal e cdigos no verbais; Distinguir as funes argumentativa e crtica da imagem.

Expresso Escrita Planificar a atividade de escrita de acordo com a tipologia textual requerida; Adequar o discurso situao comunicativa; Mobilizar informao pertinente, em funo da tarefa a realizar; Expressar ideias, opinies, vivncias e factos, de forma pertinente, estruturada e fundamentada; Estruturar um texto, com recurso a estratgias discursivas adequadas explicitao e defesa de um ponto de vista ou de uma tese; Cumprir as propriedades da textualidade (continuidade, progresso, coeso e coerncia); Produzir um discurso correto nos planos lexical, morfolgico, sinttico, semntico, pragmtico, ortogrfico e da pontuao.

Funcionamento da Lngua Dominar a norma lingustica do portugus europeu; Reconhecer produes lingusticas desviantes em relao norma; Identificar elementos bsicos da lngua nos planos fonolgico, morfolgico, lexical, sinttico, semntico e pragmtico; Identificar e analisar processos de inovao lexical; Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos coesivos (gramaticais e lexicais); Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de referncia (deixis, anfora e correferncia); Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos interfrsicos (estruturas de coordenao e de subordinao); Explicitar valores semnticos na estrutura frsica (expresses nominais, tempo, aspeto e modalidade); Explicitar a funo de marcadores de continuidade e de progresso textual; Identificar e analisar a estrutura e as caractersticas de textos de diferentes tipologias.

Informao n. 2 Portugus ES

2/6

CARACTERIZAO DO TESTE So disponibilizadas duas verses do teste (Verso 1 e Verso 2). O teste intermdio apresenta trs grupos de itens. No Grupo I, avaliam-se conhecimentos e capacidades de Leitura e de Expresso Escrita atravs de itens de construo. Este grupo tem como suporte um texto literrio. Os itens deste grupo visam avaliar desempenhos no domnio da leitura do texto literrio, sem exigir conhecimentos especficos relativos a autores ou a obras. No Grupo II, avaliam-se conhecimentos e capacidades de Leitura e de Funcionamento da Lngua. Este grupo, que tem como suporte um texto, pode incluir itens de seleo e itens de construo. O Grupo III, em que se avaliam conhecimentos e capacidades no domnio da Expresso Escrita, constitudo por um item de construo (resposta extensa). Este item orientado no que respeita tipologia textual, ao tema e extenso (de 200 a 300 palavras). A estrutura do teste sintetiza-se nos Quadros 1 e 2.

Quadro 1 - Valorizao dos conhecimentos e das capacidades na prova Grupos I II III Conhecimentos e capacidades Leitura e Expresso Escrita Leitura e Funcionamento da Lngua Expresso Escrita Cotao por grupo
(em pontos)

100 50 50

Quadro 2 Tipologia, nmero de itens e cotao Tipologia de itens ITENS DE SELEO Escolha mltipla Associao / Correspondncia Resposta curta ITENS DE CONSTRUO Resposta restrita Resposta extensa Nmero de itens 3a5 Cotao por item
(em pontos)

10 a 20

4a9 1

10 a 25 50

NOTAS: Alguns dos itens de escolha mltipla, de associao / correspondncia e de resposta curta podem apresentar-se sob a forma de tarefas de completamento. Alguns dos itens de resposta curta e de resposta restrita podem apresentar-se sob a forma de tarefas de transformao.

Informao n. 2 Portugus ES

3/6

CRITRIOS DE CLASSIFICAO A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item e expressa por um nmero inteiro, previsto na grelha de classificao. A ausncia de indicao inequvoca da verso (Verso 1 ou Verso 2) implica a classificao com zero pontos de todas as respostas aos itens de seleo do Grupo II. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. No entanto, em caso de omisso ou de engano na identificao de uma resposta, esta pode ser classificada se for possvel identificar inequivocamente o item a que diz respeito. Se o aluno responder a um mesmo item mais do que uma vez, no eliminando inequivocamente a(s) resposta(s) que no deseja que seja(m) classificada(s), deve ser considerada apenas a resposta que surgir em primeiro lugar. A classificao dos testes nos quais se apresente, pelo menos, uma resposta escrita integralmente em maisculas sujeita a uma desvalorizao de cinco pontos. At ao ano letivo 2013/2014, na classificao dos testes, continuaro a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no Acordo atualmente em vigor. ITENS DE SELEO Escolha mltipla A cotao total do item s atribuda s respostas que apresentem de forma inequvoca a nica opo correta. So classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada: uma opo incorreta; mais do que uma opo. No h lugar a classificaes intermdias. Associao / Correspondncia A classificao atribuda de acordo com o nvel de desempenho. Considera-se incorreta qualquer associao / correspondncia que relacione um elemento de um dado conjunto com mais do que um elemento do outro conjunto. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho. ITENS DE CONSTRUO Nos critrios de classificao organizados por nveis de desempenho, atribuda, a cada um desses nveis, uma nica pontuao. No caso de, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permanecerem dvidas quanto ao nvel a atribuir, deve optar-se pelo nvel mais elevado de entre os dois tidos em considerao. As respostas classificadas por nveis de desempenho podem no apresentar exatamente os termos e / ou as expresses constantes dos critrios especficos de classificao, desde que o seu contedo seja cientificamente vlido e adequado ao solicitado.
Informao n. 2 Portugus ES 4/6

Resposta curta Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta curta podem apresentar-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho. Nos itens em que os critrios especficos no se apresentem organizados por nveis de desempenho, as respostas corretas so classificadas com a cotao total do item e as respostas incorretas so classificadas com zero pontos. Nestes casos, no h lugar a classificaes intermdias. Se a resposta contiver dados que revelem contradio em relao aos elementos considerados corretos, ou se apresentar dados cuja irrelevncia impossibilite a identificao objetiva dos elementos solicitados, atribuda a classificao de zero pontos. Nos itens em que se solicita o uso de terminologia lingustica, sero classificadas com zero pontos as respostas que contenham abreviaturas ou representaes ortogrficas incorretas dos termos. Resposta restrita Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta restrita apresentam-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho. No Grupo I, a cotao distribuda por parmetros de contedo e de organizao e correo lingustica. Resposta extensa Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta extensa apresentam-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. A cotao distribuda por parmetros de estruturao temtica e discursiva e de correo lingustica. classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinja o nvel 1 de desempenho no parmetro de estruturao temtica e discursiva. So desvalorizadas as respostas que no respeitem as indicaes apresentadas relativamente tipologia textual, ao tema e extenso. MATERIAL Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de dicionrio. No permitido o uso de corretor. DURAO O teste intermdio tem a durao de 90 minutos, no podendo a sua aplicao ultrapassar este limite de tempo.

Informao n. 2 Portugus ES

5/6

GRELHA DE CLASSIFICAO A grelha de classificao disponibilizada permite aceder a subtotais relativos a cada um dos grupos do teste. Pretende-se, desta forma, fornecer informao relevante aos docentes, para que estes possam desenvolver estratgias de atuao especficas. Cumulativamente, a divulgao destes resultados aos alunos pode constituir um fator de regulao da sua aprendizagem. Juntamente com a grelha de classificao, poder ser facultado um guio de anlise de resultados. Este guio fornecer linhas de leitura que podero orientar a interpretao dos resultados do teste. A anlise permitir fundamentar tomadas de deciso para posterior interveno didtica.

Publicado em 25.out.2012

Informao n. 2 Portugus ES

6/6

You might also like