You are on page 1of 3

CET Instalao e Manuteno de Redes e Sistemas Informticos Comportamento Organizacional A comunicao nas organizaes Os factores que influenciam a comunicao

pessoal tambm se aplicam na comunicao das organizaes. Entretanto existem factores que so peculiares na comunicao das organizaes. A. Factores que influenciam a comunicao nas organizaes 1. Canais formais de comunicao: influenciam de 2 maneiras a eficcia da comunicao. 1oas distncias aumentam de acordo com o tamanho (ex: filiais) das organizaes. 2o- inibem o fluxo livre de informaes entre os diversos nveis das organizaes. 2. Estrutura de autoridade: a comunicao respeita o nvel hierrquico da empresa, isto , quem se comunicar com quem. 3. Especializao do trabalho: a diviso e simplificao das tarefas facilitam a comunicao, devido aos indivduos de um mesmo grupo possurem um mesmo tipo de linguagem. 4. Propriedade da informao: so informaes que os indivduos de uma organizao detm sobre um determinado assunto. Estas informaes dificilmente so divididas com os outros membros da organizao. B. Redes de comunicao nas organizaes: A rede de comunicao um conjunto de canais dentro de uma organizao, atravs dos quais a comunicao se processa. a) Comunicao Vertical: A comunicao vertical qualquer comunicao que se processe para cima ou para baixo na cadeia de comando. Eventuais problemas Na comunicao de cima para baixo, as informaes normalmente so filtradas, modificadas ou interrompidas. Os superiores s passam aquilo que relevante aos subordinados. - Na comunicao de baixo para cima, acontece a mesma coisa por razes diferentes. Os gerentes mdios no passam as informaes irrelevantes (e principalmente aquelas que vo de encontro com os seus interesses) aos superiores, para evitarem que estes fiquem sobrecarregados com informaes desnecessrias. b) Comunicao lateral e informal: A comunicao lateral uma comunicao entre os departamentos de uma organizao, geralmente seguindo o fluxo do trabalho, proporcionando um canal directo para a coordenao e a soluo dos problemas. C. Para superar as barreiras organizacionais comunicao

Tornar explcito o mximo possvel de aspectos relevantes numa situao, levar a uma comunicao mais eficaz e significativa. A fonte deve passar de forma clara e simples "todos" os dados que pretende passar ao receptor. O espao fsico e suas divises influenciaram na privacidade e na interaco das informaes.

D. Modelo do processo de comunicao A comunicao segue um processo padro que obedecido nas mais diversas situaes. Este processo o conjunto dos elementos comuns, que esto presentes em todas as situaes. O processo funciona como um "efeito cascata", isto , o primeiro elemento interfere e/ou influencia no segundo, o segundo no terceiro, e assim sucessivamente. Acreditava-se que o mundo era dividido em coisas e processos, e que um independia do outro. Mas com a Revoluo da Filosofia, esta crena foi desmentida com duas explicaes: Os elementos da comunicao so: 1. Fonte ou Emissor: quem deseja passar a mensagem. 2. Codificador: o smbolo ou cdigo que ser utilizado pela fonte na transmisso da mensagem. 3. Mensagem: a informao codificada mandada do emissor para o receptor. 4. Canal: o meio de comunicao entre o emissor e o receptor (o fio condutor da mensagem). 5. Descodificador: a interpretao e traduo de uma mensagem. 6. Receptor: a quem se deseja passar e/ou tem a finalidade de receber a mensagem. 7. Possvel feedback 8. E. A importncia da comunicao 1. A comunicao o processo atravs do qual os administradores realizam as funes de planeamento, organizao, liderana e controle. 2. A comunicao uma actividade qual os administradores dedicam a maioria do seu tempo. A acelerao da tecnologia e o novo entendimento da comunicao pela existncia de diversas culturas numa determinada regio e at mesmo pela globalizao, fez com que esta aumentasse a sua complexibilidade e a sua rea de desenvolvimento. Comunicao: "o processo do qual as pessoas tentam compartilhar significados atravs da transmisso de mensagens simblicas".

F. O papel da comunicao na Administrao, segundo Mintzberg: 1. Papis interpessoais dos administradores: interagir na organizao com os subordinados, clientes, fornecedores e outros gestores.

2. Papis informativos dos administradores: buscar informaes com outros administradores, subordinados e outros contactos pessoais sobre qualquer coisa que possa afectar o seu trabalho e suas responsabilidades. 3. Papis decisrios dos administradores: implementar novos projectos, resolver problemas e destinar recursos para os membros e departamentos de sua unidade. Essas decises devem ser comunicadas a outras pessoas.

G. Barreiras comunicao interpessoal eficaz As possveis barreiras comunicao interpessoal eficaz so: 1. Percepes diferentes: pessoas com conhecimentos e experincias distintas costumam perceber o mesmo fenmeno de diferentes formas. 2. Diferenas de linguagem: o uso de palavras que possibilitam diferentes interpretaes (percepes diferentes); termos tcnicos para as pessoas leigas em determinados assuntos. 3. Rudo: qualquer factor que perturbe, confunda ou interfira na comunicao. 4. Reaces emocionais: qualquer tipo de emoo pode influenciar a maneira em que vamos compreender ou passar a mensagem. 5. Inconsistncia nas comunicaes verbais e no-verbais: as mensagens so fortemente influenciadas por factores no-verbais, como os movimentos do corpo, postura, gestos, expresses faciais, contacto fsico etc. 6. Desconfiana: a confiana ou no na mensagem pode gerar credibilidade ao emissor.

Formas de superar as barreiras comunicao interpessoal eficaz: 1. Superar as diferenas de percepo: preciso observar o ponto de vista da outra pessoa. Adiar as reaces at que a informao relevante seja entendida diminuir a ambiguidade da mensagem. 2. Superar as diferenas de linguagem: os termos tcnicos devem ser substitudos por uma linguagem simples e directa. Os receptores devem tirar suas possveis dvidas e repetir os principais tpicos da mensagem. 3. Superar o rudo: procurar elimin-lo, se no for possvel aumentar a clareza e a fora da mensagem. 4. Superar as reaces emocionais: aceitando-as como parte do processo de comunicao e procurando compreende-las, tentando melhorar a atmosfera e mudando o seu prprio comportamento. 5. Superar as inconsistncias nas comunicaes verbais e no-verbais: estar consciente delas e evitar o envio de mensagens falsas. 6. Superar a desconfiana: um bom relacionamento com as pessoas com as quais nos comunicamos, usando sempre a honestidade e as boas intenes. 7. Redundncia: a repetio ou reformulao da mensagem para assegurar sua recepo ou reforar o seu impacto.

You might also like