You are on page 1of 10

Cdigo:

PR 21

PROCEDIMENTO DE ROTINAS Reviso: 04 DO DEPARTAMENTO DE Pgina: 1 de 9 RECURSOS HUMANOS Data: 10/04/08 Arquivo: PR 21_04.doc Aprovao: Olavo R. Tomasini Rubrica:

OBJETIVO

Estabelecer a sistemtica adotada para contratao, efetivao, demisso e solicitao de frias de colaboradores internos da Sulcatarinense Minerao, Artefatos de Cimento, Britagem e Construes Ltda.

RESPONSABILIDADE

A responsabilidade pela elaborao, implementao e reviso deste documento do coordenador da qualidade e gerente administrativo.

ABRANGNCIA
Minerao,

Setor administrativo industrial, departamento tcnico (obras) da Sulcatarinense Artefatos de Cimento, Britagem e Construes Ltda.

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

DR 03 - Manual de funes.

DEFINIES

No se aplica.

6
6.1

DESCRIO DAS ATIVIDADES


RECRUTAMENTO E SELEO

A antes de qualquer contratao deve-se: Ao definir necessidade de contratao por uma vaga, o responsvel pelo departamento ou pela obra dever enviar por e-mail ao departamento pessoal a funo que est necessitando, horrio de trabalho e a possvel data de incio.

PROCEDIMENTO DE ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PR 21

Reviso 04 Pgina 2 de 9

Antes de negociar qualquer funo ou salrio com o candidato os envolvidos devero verificar na tabela de cargos e salrios, onde ele se enquadra. O responsvel pela contratao dever estar atento ao perfil do candidato vaga definido no DR 03 Manual de Funes. O departamento pessoal dever buscar os candidatos da seguinte forma: 1- Promoo Interna, currculos recebidos, anncios de jornais, internet, empresas de recursos humanos terceirizados. 2- Ao Selecionar e marcar entrevistas. Nunca marcar entrevistas em um mesmo horrio, marcar sempre com um espaamento que ache necessrio para entrevistar o candidato a vaga. Nunca deixar o candidato esperando por tempo demais; 3- Verificar se o candidato ex-funcionrio da empresa, caso seja, solicitar documentao do mesmo, para averiguar o motivo da sada anterior; 4- Verificar junto ao funcionrio a necessidade de plano de sade. O encarregado do departamento pessoal deve verificar de acordo com a funo o plano em que o contratado se enquadra.

6.2

CONTRATAO PROCEDIMENTO ADMISSIONAL


Encaminhar o candidato escolhido ao Depto Pessoal juntamente com a autorizao para admisso, devidamente preenchida e assinada pelo encarregado responsvel e pelo engenheiro responsvel no caso de obra (verificar FP 21 01 Formulrio de Autorizao para Admisso); Verificar se o candidato est em ordem com todas as documentaes abaixo, principalmente CTPS e Certificado de Reservista; Verificar se o seu CPF est regular (www.receita.fazenda.gov.br) para abertura de conta no Banco BESC, ou se j tem conta no BESC; Encaminhar o candidato escolhido ao mdico do trabalho para os devidos exames;

Documentos exigidos dos candidatos pela Sulcatarinense: - Cpia RG; -Cpia CPF; - Cpia de Ttulo de Eleitor; - Cpia do certificado de reservista para maiores de 18 anos e menores de 45; - Cpia da CTPS da pgina onde consta o nmero e tambm da pgina de qualificao civil; - CTPS carteira de trabalho;

- Cpia de comprovante de endereo (gua, luz, telefone, contrato de locao,...);

PROCEDIMENTO DE ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - Cpia do PIS; - Cpia da Carteira de Habilitao, quando tiver; - 3 fotos 3x4;

PR 21

Reviso 04 Pgina 3 de 9

- Cpia de certido de nascimento para os solteiros, separados legalmente, ou que morem com companheiro(a) (ajuntados); - Cpia de certido de casamento para os casados legalmente, ou termo de compromisso registrado em cartrio da convivncia conjugal. (Todo funcionrio que no tenha certido ou termo de compromisso considerado como solteiro e entra no item anterior); - Atestado mdico admissional devidamente preenchido pelo mdico e assinado pelo funcionrio (Algumas funes exigem exames extras para contratao, verificar com o tcnico de segurana quais exames e quais funes e encaminhar com o atestado). Obs.: os atestados e os exames devem ser feitos antes da admisso do funcionrio e enviados juntamente com a documentao do funcionrio; - Recomendvel Carta de referncia do ltimo emprego (no obrigatrio); - Cpia da certido de nascimento dos filhos menores de 14 anos (filhos legtimos, filhos legalmente adotados, ou com paternidade reconhecida); - Cpia da carteira de vacinao dos filhos menores de 5 anos; - Cpia do diploma de 3o grau e outros quando exigidos na contratao, - Certido de antecedentes criminais. Para a funo de motorista e operadores, exige-se ainda: - Exame psicotcnico; - Certido negativa de inqurito por acidente de trnsito; - Carta de referncia dos 2 ltimos empregos; - Cpia da carteira de habilitao. Para certido negativa de antecedentes criminais (Retirar no Frum). Nota: O Formulrio de Autorizao de Admisso FP 21 01 deve estar devidamente preenchido com nome, funo, salrio e data de admisso, local onde ir trabalhar, bem como assinatura do Engenheiro Responsvel pela Obra e do Encarregado do Setor. O FP 21 02 Formulrio de Relao Necessrios para a Admisso dever estar devidamente preenchido para a efetivao da contratao. Aps a contratao: Quando da contratao fora da sede da empresa, toda documentao dever ser encaminhada para o departamento de pessoal da Sulcatarinense, juntamente com o nmero da conta corrente e da agncia para depsito dos proventos, antes mesmo de o funcionrio comear a trabalhar;

PROCEDIMENTO DE ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PR 21

Reviso 04 Pgina 4 de 9

de responsabilidade do departamento pessoal: - Colher assinatura do funcionrio nos documentos admissionais elaborados pelo RH e devolver uma via. - Encaminhar o candidato para o curso de integrao; de responsabilidade do responsvel pela contratao: O responsvel pela contratao dever devolver folha de aprovao ou no de contrato de experincia devidamente preenchido e assinado em 03 dias antes do vencimento (30 dias aps contratao).

6.3

EFETIVAO DOS COLABORADORES INTERNOS DA SULCATARINENSE

Todo funcionrio admitido com contrato de experincia de 30 dias prorrogados dos mais 30 dias, conforme conveno coletiva. Aps o vencimento desses 60 dias que ocorrer ou no a efetivao do funcionrio. de responsabilidade do responsvel pela contratao: Nos casos de no efetivao o encarregado do funcionrio dever avisar com no mnimo dois dias de antecedncia ao RH . No dia do vencimento da experincia, encaminhar o funcionrio ao deprtamento pessoal junto com fomulrio de desligamento. de responsabilidade do departamento pessoal: Encaminhar o vencimento do prazo de experincia para as pessoas envolvidas com a contratao dos funcionrios. Caso no haja manifestao contrria o funcionrio automaticamente efetivado passando a ter todos os direitos legais em regime de contrato por prazo indeterminado. Nota: Ser encaminhado a pessoa responsvel pela contratao o formulrio vencimento do Prazo de Experincia emitido pelo Sistema operacional Logix. Nos casos em que a contratao no atenda as especificaes necessrias para a funo, descrita no DR 03 - Manual de Funes da Sulcatarinense, o formulrio Vencimento do Prazo de Experincia emitido pelo Sistema operacional Logix, destinar um campo o qual o responsvel pela contratao poder avaliar o funcionrio no prazo de experincia se ele est apto para o realizao das atribuies da funo.

6.4

DEMISSO

DESLIGAMENTO DE FUNCIONRIOS

Antes da demisso o encarregado dever verificar junto ao RH se o funcionrio est em alguma modalidade de estabilidade ou se tem alguma pendncia ou situao que impea a sua demisso; Verificar tambm sobre as datas para dar um aviso ao funcionrio para no coincidir com o fechamento da folha de pagamento; (esto suspensas as contrataes e demisses no perodo de 25 a 31 de cada ms)

PROCEDIMENTO DE ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PR 21

Reviso 04 Pgina 5 de 9

Encaminhar ao departamento pessoal o formulrio FP 21 04 solicitao de demisso e FP 21 07 Motivo de demisso devidamente preenchido e assinado pelos responsveis de cada setor , comunicar ao funcionrio e solicitar que se apresente ao departamento pessoal para assinar seu aviso. O RH ir colher a assinatura do funcionrio no aviso e passar ao funcionrio um formulrio de quitao FP 21 03, para que este passe nos setores da empresa para verificar alguma pendncia, tais como, adiantamento de salrio, entre outros. Ser marcado com o funcionrio as datas para realizao dos exames demissionais necessrios e a data para o pagamento dos seus direitos rescisrios.

6.5

FRIAS

PROCEDIMENTO DE SOLICITAO

SOLICITAO PELO ENCARREGADO: solicitar por escrito, com 30 dias de antecedncia, definindo perodo de gozo, compra abono pecunirio sim ou no, pagamento e gozo conforme CLT por meio do FP 21 05 - Formulrio de Comunicao de Lanamento de Frias; SOLICITAO PELO EMPREGADO: sempre atravs do encarregado imediato, que ir analisar o pedido e proceder conforme descrito acima; LANAMENTO POR INICIATIVA DEPARTAMENTO PESSOAL: prximo ao vencimento do segundo perodo aquisitivo, com comunicao e respectiva assinatura do encarregado, inclusive determinando abono pecunirio quando de interesse de ambas as partes, com gozo e pagamento conforme CLT. Para recebimento o empregado ter que apresentar CTPS para anotaes das respectivas frias. No termino do perodo de gozo o empregado dever comparecer ao Departamento de pessoal, para confirmar seu retorno ao trabalho.

6.6

SOLICITAO DE ALTERAO DE FUNO E SALRIO

Nos casos de alterao de funo e ou salrio necessrio que os responsveis pela solicitao encaminhe junto ao departamento pessoal da Sulcatarinense o Formulrio FP 21 06 devidamente preenchido e assinados. Somente ser efetivado o reajuste quando da aprovao do Diretor Administrativo Financeiro e Diretor Presidente.

REGISTROS
Cpia RG; Cpia CPF; Cpia de Ttulo de Eleitor;

PROCEDIMENTO DE ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PR 21

Reviso 04 Pgina 6 de 9

Cpia do certificado de reservista para maiores de 18 anos e menores de 45; Cpia da CTPS da pgina onde consta o nmero e tambm da pgina de qualificao civil; CTPS carteira de trabalho;

Cpia de comprovante de endereo (gua, luz, telefone, contrato de locao,...); Cpia do PIS; Cpia da Carteira de Habilitao, quando tiver; Cpia de certido de nascimento para os solteiros, separados legalmente, ou que morem com companheiro(a) (ajuntados); Cpia de certido de casamento para os casados legalmente, ou termo de compromisso registrado em cartrio da convivncia conjugal. (Todo funcionrio que no tenha certido ou termo de compromisso considerado como solteiro e entra no item anterior); Atestado mdico admissional devidamente preenchido pelo mdico e assinado pelo funcionrio (Algumas funes exigem exames extras para contratao, verificar com o tcnico de segurana quais exames e quais funes e encaminhar com o atestado). Obs.: os atestados e os exames devem ser feitos antes da admisso do funcionrio e enviados juntamente com a documentao do funcionrio; Carta de referncia do ltimo emprego (no obrigatrio); Certido de antecedentes criminiais Cpia da certido de nascimento dos filhos menores de 14 anos (filhos legtimos, filhos legalmente adotados, ou com paternidade reconhecida); Cpia da carteira de vacinao dos filhos menores de 5 anos; Cpia do diploma de 30 grau e outros quando exigidos na contratao; FP 21 01 FP 21 02 Formulrio de Autorizao para Admisso. Formulrio de Relao de Documentos para Admisso. Emitido pelo Logix.

Formulrio de Vencimento do Prazo de Experincia FP 21 03 FP 21 04 FP 21 05 FP 21 06 FP 21 07 Formulrio de Quitao Interna. Carta de Aviso Prvio de Demisso.

Formulrio de Comunicao de Lanamento de Frias. Formulrio de Comunicao Interna de Alterao de Funo e Salrio. Formulrio de Motivo de demisso.

PROCEDIMENTO DE ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PR 21

Reviso 04 Pgina 7 de 9

ANEXOS

FP 21 01 FP 21 02 FP 21 03 FP 21 04 FP 21 05 FP 21 06 FP 21 07

Formulrio de Autorizao Admisso. Formulrio de Relao de Documentos para Admisso. Formulrio de Quitao Interna. Carta de Aviso Prvio de Demisso. Formulrio de Comunicao de Lanamento de Frias. Formulrio de Comunicao Interna de Alterao de Funo e Salrio. Formulrio de Motivo de demisso.

9
Item 7e 8 7e 8 6.4 6.3

QUADRO DE ALTERAES
Resumo das alteraes Alterao dos formulrios FP 21 01, 21 02 Criao do Formulrio FP 21 07 Colocao de formulrio de motivo de demisso Necessidade de carta de antecedentes criminais e carta de referncia apenas para operadores e motoristas

10

QUADRO DE ASSINATURA DOS ENVOLVIDOS


Data Nome Assinatura

PROCEDIMENTO DE ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Data Nome

PR 21

Reviso 04 Pgina 8 de 9

Assinatura

PROCEDIMENTO DE ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PR 21

Reviso 04 Pgina 9 de 9

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like