You are on page 1of 4

Ana Baio e Raquel Correia 2008/2009 IV Encontro das reas Artsticas na Educao

Resumo: A disciplina de Didctica das Actividades Expressivas na Escola Superior de Educao de Faro, foi pensada para dar resposta aplicao das actividades expressivas como uma ferramenta de trabalho, de apoio s diferentes reas curriculares veiculadas em percursos alternativos sala de aula. Didctica das Actividades Expressivas Enquadramento e Contextualizao da disciplina: Disciplina do 3 ano, 1 semestre do Curso de Formao de Professores do Ensino Bsico, 1 ciclo nas trs vertentes das Expresses. Expresso Plstica, Expresso Dramtica e Expresso Musical. Objectivos Gerais da Disciplina: Valorizar o estudo das Actividades Expressivas no 1 ciclo com base em conhecimentos anteriormente adquiridos nas diferentes expresses, Desenvolver uma linguagem artstica articulada entre as trs vertentes bem como estratgias de articulao tendo em conta as orientaes curriculares para este nvel de ensino. A partir destes pressupostos, seguiu se uma metodologia de trabalho para explorao e articulao das actividades expressivas em percursos alternativos sala de aula Porqu da escolha dos percursos alternativos: - Sair da sala de aula um espao artificial da aprendizagem da realidade que nos rodeia. - Olhar para aquilo que nos rodeia, numa leitura mais consciente, mais atenta despidos de preconceitos preparados para redescobrir os espaos e seus rituais a partir de linguagens expressivas. - Escolha de espaos com realidades histricas, com realidades sociais e realidades culturais. A partir deste porqu os alunos fizeram uma recolha de dados segundo os seguintes parmetros: Recolha de elementos no local relativos realidade sonora realidade dramtica e realidade plstica. No campo visual, recolha de todos os aspectos visuais de interesse a observveis, como o espao, a luz, as pocas arquitectnicas, as texturas, a matria No campo dramtico recolha do quotidiano inerente ao espao no que concerne ao ritmo das pessoas, estados de espritos das pessoas que intervm no espao, de diferentes sensaes que os espaos suscitam e histrias de vida No Campo musical, recolha de todas as sonoridades a audveis como fontes sonoras naturais, humanas e materiais, caracterizao dos sons e classificao dos mesmos. Estes parmetros obrigava-os j a uma postura artstica expressiva. Os objectivos desta recolha seria o de autonomizar e responsabilizar os alunos dos projectos em curso. (postura de descoberta em conjunto com os professores). Autonomia ligada motivao, s vocaes, aos dons aos gostos artsticos diferentes dentro de um grupo na recolha dos elementos. Nesta recolha os alunos descobriam se nas diferentes sensibilidades e na captao intuitiva dos dados.

Os alunos descobriam capacidades de explorao musical, dramtica e plstica e muitas vezes se surpreendiam na sua postura criativa dentro do grupo no espao a explorar. A primeira fase do processo de trabalho prendiase com a aquisio, utilizao e seleco de elementos expressivos. Recolha completamente autnoma sem influncia dos professores, descoberta em conjunto com os professores, porque ainda que houvesse previamente por parte dos professores uma caracterizao dos percursos escolhidos e uma primeira abordagem na visita em conjunto com os professores a recolha dos dados dependia sempre dos alunos bem como a seleco dos mesmos. A metodologia de trabalho dentro da sala de aula, aps recolha de dados implicava, debate, brain storm, troca de informaes e partilha das primeiras sensaes na primeira visita ao espao escolhido. Esta aula serviria para os fazer reflectir sobre a diferena entre a perspectiva do gosto pessoal e a perspectiva educacional intencional da visita. Para recolha dos dados os alunos podiam filmar, fotografar, desenhar, entrevistar, gravar e obtnhamos sempre diferentes perspectivas de grupo para grupo. O que implicava logo diferentes propostas de projectos finais. Essa recolha e essa seleco iria tambm influenciar a escolha dos temas, segundo as reas curriculares do ciclo em questo. Temas diferentes de grupo para grupo, temas para diferentes faixas etrias, temas que fossem futuramente explorados tambm segundo esta metodologia. Os temas eram apresentados numa globalizao que podia ser a perspectiva dramtica, o uso de meios audiovisuais, jogos de orientao, musicais e outros. Os percursos at hoje explorados enquanto espaos alternativos sala de aula foram: O Museu municipal, O teatro Lethes, a estao de comboios, a fbrica da cerveja e espaos exteriores dentro do campus. Estes espaos continham em si a perspectiva histrica, social, cultural, utilitria e era tambm segundo estas perspectivas que os alunos podiam escolher os temas a desenvolver ou nos espaos ou na sala de expresso dramtica da ESE. No museu municipal, os projectos foram desenvolvidos nos diferentes espaos do museu, nomeadamente a sala rabe, a sala renascentista e os claustros. No teatro Lethes tambm houve a presentao de um trabalho. Na fbrica da cerveja os projectos apresentaram se nas diferentes salas da fbrica. Na estao de comboios os projectos foram apresentados na Escola mas com projeces, filmagens e gravaes da estao. Nos espaos exteriores do Campus os alunos tiveram que primeiro saber as reas curriculares que iriam trabalhar e posteriormente escolher um tema para ento pensarem qual o espao a explorar. Aqui os parmetros acima mencionados serviam para os grupos distanciarem se dos preconceitos de caracterizao dos espaos e pensarem que at uma proposta de matemtica poderia ser explorada fora da sala de aula.

Concluso: O objectivo desta disciplina era a de dar aos futuros professores ferramentas para estes utilizarem na preparao das suas intervenes expressivas fora da sala de aula com os alunos, nomeadamente visitas de estudo e actividades exteriores escola. Estas ferramentas eram adquiridas ao longo de um processo de trabalho que os responsabilizava mais nas suas opes criativas. Que os obrigava a distanciarem se das suas superficialidades interpretativas e interventivas, como questes do gosto ou no gosto Que os obrigava a uma maior disponibilidade emocional, sensorial e esttica Ferramentas que permitisse a preparao prvia de um guio de activao e interveno dos alunos. No esquecendo a postura da descoberta em conjunto. Ferramentas que permitisse uma participao atenta, intencional e no superficial e passiva. Ferramentas que explorassem questes mais amplas passveis de debate, de interaco e de preparao para uma postura de melhor compreenso e interveno social. Referncias Bibliogrficas: Ferreira, C ( SD) Brincar tambm Poesia. Lisboa: Pltano Laban, R ( 1990) Dana Educativa Moderna, S. Paulo: cone Munari, B ( 1978) A Arte como Ofcio, Lisboa: Ed. 70; Col. Wuytack, J(1992) Canes de Mimar, Porto: Associao Wuytack de Pedagogia Musical Brook, Peter (1968) The Empty Space, Penguin Kishimoto, Tizuko, Morchida, (1999) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educao, 3 edio Ed. Crtez

You might also like